Logo Passei Direto
Buscar

Saúde Mental

Colégio Objetivo
Além de reconhecer a existência e identificar o tipo de crise, cabe ao enfermeiro realizar a intervenção mais adequada às necessidades do cliente. Veja este exemplo de crise: Maria de Fátima conta à enfermeira da Unidade Básica de Saúde que seu filho é usuário de crack e não aceita nenhum tipo de ajuda. Diz que não sabe o que fazer e compartilha sua angústia com a profissional. Qual seria a conduta apropriada por parte da enfermeira?


A. Encorajá-la a expulsar o filho de casa para afastar o estressor de Maria.
B. Encaminhá-la ao psiquiatra para avaliar se possui um transtorno mental desencadeado pela situação de crise.
C. Explicar sobre os danos que o crack faz no organismo.
D. Ajudá-la a perceber os aspectos positivos de sua vida e a não se focar nos problemas.
E. Encaminhá-la para acompanhamento no Amor-Exigente ou ONGs similares.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A conduta apropriada por parte da enfermeira seria a alternativa E: Encaminhá-la para acompanhamento no Amor-Exigente ou ONGs similares. Essas organizações podem oferecer suporte e orientação tanto para o usuário de drogas quanto para seus familiares, ajudando-os a lidar com a situação de forma mais adequada. É importante buscar ajuda especializada nesses casos para garantir o melhor cuidado possível.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A luta antimanicomial brasileira se iniciou na década de 70. Um movimento com participação significativa foi o Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental (MTSM). Assinale a alternativa correta a respeito do MTSM.


A. Trata-se de um partido político (hoje extinto) cuja principal bandeira era a luta pelos direitos dos trabalhadores de saúde mental, assim como dos usuários. O MTSM era constituído por trabalhadores de saúde mental, inclusive aqueles que trabalhavam nos manicômios e não concordavam com a violação de direitos humanos. Ademais, o movimento também contava com portadores de transtorno mental, familiares e sindicalistas. O movimento criticava o modelo asilar por conta da violência cometida nos manicômios, desrespeito aos direitos humanos, hegemonia da rede privada de assistência hospitalar e crítica ao saber psiquiátrico. Assim, não se tratava de um partido político ou sindicato de trabalhadores e sua criação precede a existência do SUS.
B. Trata-se de um movimento sindicalista que se propunha a lutar por melhores condições de trabalho para os trabalhadores de saúde mental, assim como fechamento dos manicômios. O MTSM era constituído por trabalhadores de saúde mental, inclusive aqueles que trabalhavam nos manicômios e não concordavam com a violação de direitos humanos. Ademais, o movimento também contava com portadores de transtorno mental, familiares e sindicalistas. O movimento criticava o modelo asilar por conta da violência cometida nos manicômios, desrespeito aos direitos humanos, hegemonia da rede privada de assistência hospitalar e crítica ao saber psiquiátrico. Assim, não se tratava de um partido político ou sindicato de trabalhadores e sua criação precede a existência do SUS.
C. Seus participantes eram os trabalhares de saúde mental dos CAPS, ambulatórios de psiquiatria e outros serviços de saúde mental extra-hospitalares, já que os últimos defendiam o sistema vigente. O MTSM era constituído por trabalhadores de saúde mental, inclusive aqueles que trabalhavam nos manicômios e não concordavam com a violação de direitos humanos. Ademais, o movimento também contava com portadores de transtorno mental, familiares e sindicalistas. O movimento criticava o modelo asilar por conta da violência cometida nos manicômios, desrespeito aos direitos humanos, hegemonia da rede privada de assistência hospitalar e crítica ao saber psiquiátrico. Assim, não se tratava de um partido político ou sindicato de trabalhadores e sua criação precede a existência do SUS.
D. Além de trabalhadores de saúde mental, também participaram acometidos por transtornos mentais, seus familiares e sindicalistas que criticavam o modelo de assistência vigente. O MTSM era constituído por trabalhadores de saúde mental, inclusive aqueles que trabalhavam nos manicômios e não concordavam com a violação de direitos humanos. Ademais, o movimento também contava com portadores de transtorno mental, familiares e sindicalistas. O movimento criticava o modelo asilar por conta da violência cometida nos manicômios, desrespeito aos direitos humanos, hegemonia da rede privada de assistência hospitalar e crítica ao saber psiquiátrico. Assim, não se tratava de um partido político ou sindicato de trabalhadores e sua criação precede a existência do SUS.
E. Dentre suas bandeiras estava a luta pelos direitos humanos, defesa do SUS, críticas ao saber psiquiátrico e defesa de assistência multiprofissional de base comunitária. O MTSM era constituído por trabalhadores de saúde mental, inclusive aqueles que trabalhavam nos man

Dentre as opções a seguir, qual delas expressa o ponto que deverá ser observado pelo examinador que faz referência ao exposto?


A. Aparência.
B. Comportamento.
C. Linguagem.
D. Relação com o meio.

A agressividade é um dos exemplos de comportamento externalizante relacionado aos comportamentos na vida adulta de indivíduos que sofreram estresse precoce na infância. Comportamentos externalizantes dizem respeito àqueles em que o indivíduo expressa a outros, de forma externa, suas angústias, podendo ocorrer, além da agressividade, situações de delinquência e/ou comportamentos sexuais inapropriados ou prejudiciais. Os comportamentos internalizantes refletem-se de maneira a afetar a saúde mental do indivíduo, sendo exemplos a ocorrência de ansiedade e depressão, a presença de queixas somáticas e a inibição de comportamento.


Resposta incorreta. D. Depressão.
Resposta incorreta. E. Inibição.

Mais conteúdos dessa disciplina