Logo Passei Direto
Buscar

Direito de Família

Colégio Objetivo
Rogério e Matilde foram casados no regime da comunhão parcial de bens e tiveram dois filhos, que são menores. Durante o casamento, adquiriram onerosamente uma única casa, que serve de moradia para a família. Matilde faleceu sem deixar outros bens ou disposição testamentária e, além do marido e filhos, também deixou os pais, idosos, vivos. Diante desses fatos,


A) como os filhos são comuns do casal, o imóvel deve ser destinado exclusivamente ao cônjuge supérstite, em razão da meação e da sucessão, pois os filhos receberão a herança de seu genitor oportunamente.
B) o imóvel deve ser partilhado por cabeça, em porções iguais entre Rogério, os dois filhos do casal e os ascendentes da autora da herança.
C)Rogério é proprietário de metade do imóvel, em razão da meação, e a outra metade deve ser dividida em porções iguais entre os pais e os filhos da autora da herança.
D)o imóvel deve ser dividido somente entre os filhos da autora da herança, uma vez que são menores, cabendo a Rogério somente o direito real de habitação, não havendo direitos sucessórios aos ascendentes nesse caso.
E)Rogério é proprietário de metade do imóvel, em razão da meação, e tem direito real de habitação, ao passo que a outra metade deve ser dividida entre os dois filhos, excluídos os ascendentes.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o regime de comunhão parcial de bens, no caso do falecimento de um dos cônjuges, os bens adquiridos onerosamente durante o casamento serão divididos entre o cônjuge sobrevivente e os herdeiros. No entanto, é importante considerar que a resposta correta depende das leis específicas do país em questão. Como você não especificou o país, não posso fornecer uma resposta precisa. Recomendo consultar um advogado especializado em direito de família para obter uma resposta adequada à sua situação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante desses fatos, qual é a alternativa correta?

Rogério é proprietário de metade do imóvel, em razão da meação, e a outra metade deve ser dividida em porções iguais entre os pais e os filhos da autora da herança.
O imóvel deve ser dividido somente entre os filhos da autora da herança, uma vez que são menores, cabendo a Rogério somente o direito real de habitação, não havendo direitos sucessórios aos ascendentes nesse caso.
Rogério é proprietário de metade do imóvel, em razão da meação, e tem direito real de habitação, ao passo que a outra metade deve ser dividida entre os dois filhos, excluídos os ascendentes.
Como os filhos são comuns do casal, o imóvel deve ser destinado exclusivamente ao cônjuge supérstite, em razão da meação e da sucessão, pois os filhos receberão a herança de seu genitor oportunamente.
O imóvel deve ser partilhado por cabeça, em porções iguais entre Rogério, os dois filhos do casal e os ascendentes da autora da herança.
A
B
C
D
E

Assinale a correta:
a) Apenas as assertivas II, III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as assertivas I, II e IV são verdadeiras.
c) Todas as assertivas são falsas.
d) Apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.

I- A irmã unilateral deve receber metade do que couber a cada um dos irmãos.
II- Os filhos do herdeiro Ricardo não podem renunciar a herança.
III- Os filhos do herdeiro Ricardo são representantes deste na sucessão.
IV- A irmã unilateral deve receber a mesma parte que cada um dos irmãos.
a) Apenas as assertivas II, III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as assertivas I, II e IV são verdadeiras.
c) Todas as assertivas são falsas.
d) Apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.

Mais conteúdos dessa disciplina