A deficiência auditiva consiste na surdez leve e moderada, já a surdez consiste na surdez severa e profunda. No que se refere ao indivíduo que apresenta perda auditiva entre quarenta e setenta decibéis, podemos dizer que esta pessoa possui uma determinada surdez. Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é seu grau de surdez:
A Pessoa com surdez leve. B Pessoa com surdez profunda. C Pessoa com surdez moderada. D Pessoa com surdez severa.
Assinale a alternativa CORRETA a respeito da função do ouvido interno:
A Formado pela membrana timpânica e por três ossos minúsculos, que são chamados de martelo, bigorna e estribo, pois são parecidos com esses objetos. B Responsável pela transmissão auricular coronariana. C Nesse canal auditivo, certas glândulas produzem cera, para proteger o ouvido. D É responsável pela percepção auditiva. Os sons recebidos na cóclea são transformados em impulsos elétricos que caminham até o cérebro, onde são entendidos pela pessoa. A B C D
Assinale a alterativa que apresenta a sequência CORRETA: A V – F – F – V. B F – V – V – V. C V – V – V – V. D F – V – V – F.
A B C D
Classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas: ( ) Na Roma, não perdoavam os surdos porque achavam que eram pessoas castigadas ou enfeitiçadas. ( ) Na Idade Média, não davam tratamento digno aos surdos, colocavam-nos em imensa fogueira. ( ) Na Idade Média, existiam leis que amparavam os surdos a receberem heranças e de votar. ( ) Na Grécia, os surdos eram considerados inválidos e muito incômodos para a sociedade, por isto eram condenados à morte. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – V – F – V. B V – F – F – V. C F – F – V – V. D F – V – V – F.
Algumas conquistas do movimento social e político das pessoas com deficiência foram alcançados nas ultimas décadas, em especial as que tratam dos direitos das pessoas com deficiência auditiva e surdez, como por exemplo o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Assinale a alternativa CORRETA que indica do que ele trata:
A Regulamentação da Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. B Dispõe sobre a Lingua Brasileira de Sinais e dá outras providências. C Dispõe sobre a utilização de recursos visuais, destinados as pessoas com deficiência auditiva, na veiculação de propaganda oficial. D Regulamenta a profissão de Tradutor de e Intérprete de Lingua Brasileira de Sinais – LIBRAS.