Karl Marx não tratou diretamente da educação. Mas, em diversos textos, discutiu o seu papel numa sociedade capitalista, a partir do seu método, o materialismo histórico dialético. Para Marx, a educação burguesa não estava voltada à ampliação da capacidade humana. Ele defendia a escola pública, laica e articulada com o trabalho. Um conceito importante da reflexão de Marx é sobre a educação num perfil omnilateral. Com base no conceito de educação omnilateral, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I - A educação omnilateral tem um sentido multilateral e integral, estando voltada ao estímulo da personalidade de forma a tornar o ser humano capaz de produzir e fruir ciência, arte, técnica. POR QUE II – A educação é produtora da ideologia predominante na escola, estando desconectada da sociedade, percebendo-a como um aparelho ideológico que exerce influência nas formas de pensar e agir dos indivíduos, sejam alunos ou profissionais. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. • As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. • A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. • A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. • As asserções I e II são proposições falsas.
I - A educação omnilateral tem um sentido multilateral e integral, estando voltada ao estímulo da personalidade de forma a tornar o ser humano capaz de produzir e fruir ciência, arte, técnica. II – A educação é produtora da ideologia predominante na escola, estando desconectada da sociedade, percebendo-a como um aparelho ideológico que exerce influência nas formas de pensar e agir dos indivíduos, sejam alunos ou profissionais. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.
Todos nós temos na memória a imagem das salas de aula tradicionais que se espalharam pelo mundo ao longo do século XIX. O advento da sociedade capitalista e sua consolidação na segunda metade do citado século, foram registrados por Marx no chamado Manifesto Comunista (1848), expuseram os avanços e as contradições do sistema econômico e social. Isso porque, com raríssimas exceções, todos fomos educados a partir dessa lógica criticada por Marx. Por essa razão ele criticou profundamente o modelo de educação promovido pela sociedade capitalista, pois via nele uma fragmentação. Uma educação para a emancipação humana a partir dos pressupostos de Marx seria: • o único caminho possível para potencializar uma transformação radical da sociedade capitalista. O autor acreditava ser o caminho que levaria o ser humano a criar uma nova e melhor sociedade capitalista, para além da desigual, injusta e alienante
Uma educação para a emancipação humana a partir dos pressupostos de Marx seria o único caminho possível para potencializar uma transformação radical da sociedade capitalista. O autor acreditava ser o caminho que levaria o ser humano a criar uma nova e melhor sociedade capitalista, para além da desigual, injusta e alienante. Verdadeiro Falso
Complete the sentence: The capitalism, for Marx, is a mode of ____________ that is based on the accumulation of ____________, in a private way, generating a structural inequality in the ____________, dividing it into two antagonistic classes, the ____________ and the ____________.
a) production - capital - society - bourgeoisie - proletariat. b) capital - production - society - bourgeoisie - proletariat. c) society - production - capital - bourgeoisie - proletariat. d) capital - society - production - bourgeoisie - proletariat. e) production - proletariat - society - bourgeoisie - capital.