Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Colégio Objetivo
Quando um fato não foi regulado de modo direto ou específico em lei, ao ser julgado pelo juiz, esse vai buscar a solução em uma lei prevista para uma hipótese distinta, mas semelhante ao caso não regulado. Assinale a alterantiva CORRETA que indica qual é esse conceito:


A Equidade.
B Analogia.
C Doutrina.
D Jurisprudência.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) Analogia. Quando um fato não é regulado de forma direta ou específica em lei, o juiz pode buscar a solução em uma lei prevista para uma hipótese distinta, mas semelhante ao caso não regulado, utilizando o método da analogia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com as Fontes do Direito, mais especificamente, sobre os tipos de leis, tem-se o Decreto Regulamentar. Assinale a alternativa CORRETA que o descreve:


A É ato do Poder Executivo e deve ser baixado para regulamentar norma de hierarquia superior, como, por exemplo, a lei ordinária.
B Relaciona-se à estrutura estatal ou aos serviços do Estado, constituindo as leis de organização básica.
C Serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional. Ainda no mesmo patamar estão as Medidas Provisórias que o Presidente da República poderá utilizar no caso de relevância e urgência, conforme o art. 62 da Constituição Federal.
D Fruto da atividade típica e regular do Poder Legislativo. Como exemplo temos: O Código Civil, o Código de Processo Civil.

As fontes do direito são os meios pelos quais se formam ou se estabelecem as normas jurídicas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta três fontes do direito:


A Coro, princípios geis do direito e doutrina.
B Jurisprudência, lei e foro.
C Lei, jurisprudência e costume.
D Analogia, lei e sentença.

A relação jurídica pode ser definida como aquela que, ocorrida entre pessoas ou grupos, gera vínculos jurídicos e resulta em obrigações e direitos. A respeito da definição e das distintas classificações de relação jurídica, analise as sentenças a seguir: I- Uma relação jurídica é aquela que decorre de um ato ou fato previsto em uma norma jurídica. II- A relação jurídica é um vínculo que produz efeitos jurídicos e que depende apenas da vontade das partes. III- Entre as classificações existentes das relações jurídicas estão aquelas que as dividem entre de direito público ou privado. Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença I está correta.

O direito é composto, inteira ou predominantemente, por normas de ordem pública, que são normas imperativas, de obrigatoriedade inafastável. Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é esse conceito:


A Direito Privado.
B Norma Jurídica.
C Direito Público.
D Direito Civil.

O direito nasce para harmonizar o convívio em sociedade. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O direito atua após a existência do conflito, indicando as regras que deverão ser ajustadas para sua resolução.
( ) Ao dizermos que o direito surgiu para regular o convívio em sociedade, afirmamos ser aplicado preventiva ou repressivamente, diante do conflito.
( ) O direito atua somente depois do conflito instalado e garante a esse sujeito o acesso à justiça com a garantia de um defensor público do mesmo sujeito que não possui condições econômicas de arcar com um defensor.
( ) O direito pode atuar antes do nascimento do conflito, uma vez que esclarece aos sujeitos os direitos de cada um e os limites.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F – V – F – V.
B V – F – V – V.
C F – V – F – F.
D V – V – F – V.

No contexto das normas e condutas de convivência, o direito comina as sanções ou as penalidades que lhe dão eficácia na prática, dirigi-se a evitar que se lese ou prejudique a outrem. Temos também nessas regras os princípios éticos e quando falamos das abordagens conceituais da ética, analise as opções a seguir:
I- Baseia-se no modo social de agir.
II- São normas e regras sociais.
III- Individual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A As opções II e III estão corretas.
B As opções I e II estão corretas.
C As opções I, II e III estão corretas.
D As opções I e III estão corretas.

Ao longo do estudo, vimos que o Direito, a moral, a religião e a política, desempenham papel fundamental na prevenção dos conflitos sociais. Sabemos também que existem semelhanças e divergências entre o Direito e a moral.
Levando isso em consideração, assinale a alternativa INCORRETA:


A Das normas jurídicas decorrem relações com efeitos bilaterais, entre duas ou mais pessoas.
B Da regra moral derivam consequências unilaterais. Isto é, ninguém está obrigado ao seu cumprimento.
C O Direito é incoercível e a moral não é obrigatória coercível.
D A moral atua no foro íntimo do indivíduo, trazendo sanção individual e de foro íntimo.

A lei, ou legislação, como preferem alguns autores, é a primeira e principal fonte do Direito. Ela é o conjunto das normas jurídicas emanadas do Estado, através de seus vários órgãos, dentre os quais, realça-se, com relevo, nesse tema, o Poder Legislativo.
Assinale a alternativa CORRETA em que se enquadra adequadamente a Lei Ordinária:


A Relacionada à estrutura estatal ou aos serviços do Estado, constituindo as leis de organização básica.
B Serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional. Ainda no mesmo patamar estão as Medidas Provisórias que o Presidente da República poderá utilizar no caso de relevância e urgência, conforme o art. 62 da Constituição Federal.
C É ato do Poder Executivo e deve ser baixado para regulamentar norma de hierarquia superior, como, por exemplo, a lei ordinária.
D Fruto da atividade típica e regular do Poder Legislativo. Como exemplo temos: O Código Civil, o Código de Processo Civil.

Mais conteúdos dessa disciplina