Logo Passei Direto
Buscar

Enfermagem

Biológicas / Saúde
''A sílica ou dióxido de silício é um composto natural formado pelos dois elementos químicos mais abundantes na crosta terrestre, o oxigênio e o silício. É encontrada na natureza nas formas amorfa e cristalina, que quando combinadas com metais e óxidos dão origem a silicatos como o talco, feldspato, caulim e mica. A forma amorfa, embora não seja inerte, é menos tóxica do que a cristalina, sendo encontrada em rochas vulcânicas vitrificadas, terras diatomáceas não aquecidas, sílica gel, no vidro sintético e na lã de vidro.'' Fonte: FILHO, M., T.; SANTOS, U., P. Silicosis. J Bras Pneumol. 2006;32(Supl 1):S41-S7. Inaladas, podem gerar silicose. Sobre essa doença e as relações entre elas: I. Pacientes com silicose têm mais chances de desenvolver câncer de pulmão, e são mais suscetíveis à tuberculose. Porque II. Ocorre redução da capacidade dos macrófagos pulmonares em fagocitar e eliminar o Mycobacterium tuberculosis. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
User badge image
Paloma Souto

há 3 anos

User badge image
Paloma Souto

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

A opção correta é a letra A) A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é uma explicação correta da primeira. A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de poeira contendo sílica cristalina, que pode levar a uma inflamação crônica e fibrose pulmonar. Pacientes com silicose têm maior risco de desenvolver câncer de pulmão e são mais suscetíveis à tuberculose, pois a exposição à sílica pode reduzir a capacidade dos macrófagos pulmonares em fagocitar e eliminar o Mycobacterium tuberculosis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Tamires Batista

há 3 anos

Letra A

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

Gabriel Gomes

há 2 anos

A

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O tipo de morte celular que ocorre em um organismo vivo e que é seguido de um processo de autólise é denominado necrose. A respeito de suas principais características, assinale a alternativa correta:
Todas as alterações nucleares na necrose são resultado da diminuição excessiva do pH celular e ação de proteases, especialmente desoxirribonucleases. A digestão da cromatina, que acarreta a indistinção dos núcleos na coloração histológica, é conhecida como cariorrexe. O processo de infarto e anóxia, independente do órgão afetado, resulta na progressão para a necrose coagulativa. No processo de necrose, há o extravasamento de hidrolases lisossomais para o citoplasma, onde são ativadas pela alta concentração de íons fósforo e iniciam a autólise. Com o desacoplamento de ribossomos e desnaturação proteica há o aumento da basofilia, visualizado com clareza na coloração por hematoxilina e eosina.

A degeneração hidrópica é a primeira manifestação em quase todas as formas de agressão às células. Porém, embora as causas sejam variadas, as consequências são as mesmas. Qual das alternativas abaixo refere-se às características desse tipo de degeneração?
Diminuição de sódio, saída de água do citoplasma. Diminuição da pressão osmótica, retração celular. Aumento de potássio, expansão isosmótica da célula. Retenção de sódio, aumento da pressão osmótica intracelular. Retenção de sódio, aumento de potássio.

Qual a relação entre o paratormônio (PTH) e a calcificação? Analise as asserções a seguir e as relações entre elas:
I. O aumento do hormônio paratormônio pode gerar a calcificação metastática. Porque II. O PTH é capaz de estimular o aumento de cálcio pela ativação de osteoclastos, induzir produção da forma mais ativa de vitamina D e aumentar a reabsorção renal de sais de cálcio. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Adaptado de PUC PR - Farmacêutico e Bioquímico (Pref. Faz RG)/2018). A icterícia é definida como coloração amarelada da pele, escleróticas e membranas mucosas. Nesses locais, ocorre a deposição de pigmento biliar (bilirrubina), a qual se encontra em níveis elevados no plasma (hiperbilirrubinemia). O termo kernicterus é utilizado para designar o efeito deletério da bilirrubina nas células do tronco cerebral e tem um prognóstico reservado. Sobre esse pigmento, analise as afirmativas a seguir:
I. Em recém natos, a hiperbilirrubinemia é conhecida como icterícia neonatal e acontece pela falta de amadurecimento dos mecanismos de conjugação. II. A Bilirrubina não conjugada é solúvel e a Bilirrubina conjugada é insolúvel, sendo assim facilmente depositadas nos tecidos; III. A bilirrubina não conjugada é excretada na bile, nas fezes e na urina. É correto o que se afirma em:

Com relação às características observadas na reposta inflamatória crônica, a seguir são listadas uma série de características. Analise as alternativas a seguir:
I. Na resposta inflamatória crônica observa-se predomínio de células mononucleares e mesenquimais proliferando-se na área da lesão. II. Durante a resposta inflamatória crônica pode-se observar áreas de destruição e reparação tecidual. III. A inflamação crônica é uma resposta com característica predominantemente vascular. É correto que se afirma em:

Um aluno de pós graduação estava analisando suas lâminas histológicas de rim de camundongos e notou a presença de líquido fracamente corado, pobre em proteínas, extravasado no espaço intersticial renal. Para documentar corretamente o observado, qual par de conceitos deve ser utilizado?

O que são os oncogenes?

Em uma biopsia o paciente revelou a presença de um tumor com células pertencentes a mais de uma camada germinativa (endoderma, mesoderma e ectoderma), e a presença de osso, epitélio, gordura e até nervos, tudo de maneira desordenada. Qual o tumor apresentado por esse paciente?

Mais conteúdos dessa disciplina