Conceitos de diferença e igualdade se opõem, porém o conceito de igualdade inclui o direito à diferença. Diante da perspectiva que entende diferença e desigualdade como opostas e entende na igualdade a inclusão da diferença, o contexto educativo deveria fazer valer de fato o direito de todos à educação. No entanto, apenas pensar diferente não significa mudar. Nesse contexto, sobre as ações que uma escola deve ter para que possa chegar ao ideal de inclusão, analise as sentenças a seguir: I- Promover a formação da equipe pedagógica e gestora em prol da inclusão. II- Rever de forma reflexiva todos os segmentos que compõem e interferem na escola. III- Reelaborar a avaliação do Projeto Político-Pedagógico, os recursos didáticos, métodos e estratégias de ensino e aprendizagem utilizados e também as formas de avaliação. IV- Utilizar recursos tecnológicos avançados e disponibilizar para os que possuem entendimento e condições para utilizar. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas. B As sentenças II e IV estão corretas. C Somente a sentença I está correta. D As sentenças III e IV estão corretas.
Considerando o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos promove o combate à opressão e à discriminação, valorizando a igualdade entre as pessoas e luta pelos direitos humanos. Adotada e proclamada pela Resolução nº 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Conforme os textos legais expressados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, analise as sentenças a seguir: I- Todos são iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distinção, à igual proteção da lei. Todos têm direito à igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. II- Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular. III- Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas. B As sentenças I e III estão corretas. C As sentenças II e III estão corretas. D Todas as sentenças estão corretas.
Considerando o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos promove o combate à opressão e à discriminação, valorizando a igualdade entre as pessoas e luta pelos direitos humanos. Adotada e proclamada pela Resolução nº 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Conforme os textos legais expressados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, analise as sentenças a seguir: I- Todos têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular. II- Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. III- Toda pessoa tem direito à igualdade perante a lei e à proteção igual da lei, sem qualquer discriminação e contra qualquer incitamento à discriminação. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas. B As sentenças II e III estão corretas. C Todas as sentenças estão corretas. D Somente a sentença III está correta.
Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA:
Trata dos direitos de liberdade e igualdade. Faz referência aos partidos políticos e seus direitos. Não se refere aos direitos culturais. Trata das políticas econômicas necessárias à implantação dos direitos humanos. A Trata dos direitos de liberdade e igualdade. B Faz referência aos partidos políticos e seus direitos. C Não se refere aos direitos culturais. D Trata das políticas econômicas necessárias à implantação dos direitos humanos.
A nação brasileira tem como objetivo ser uma nação igualitária e democrática. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V. B V - V - F. C F - V - F. D F - F - V.
Pesquisas apontam duas características relevantes para entendermos a realidade da educação brasileira: uma se refere à diferença entre a média de anos de ensino de brancos e negros, e a outra que a população branca passa maior tempo na escola que a população negra. Nesse contexto, salientamos que não é suficiente ampliar o acesso à educação sem conhecer e considerar a diversidade de nossa população, principalmente no que tange às desigualdades. Sobre o reflexo da desigualdade no contexto social, assinale a alternativa CORRETA:
A Pesquisas indicam que cor/raça não tem relação com a desigualdade social. B Pesquisas indicam que homens brancos são os mais afetados com altos índices de desemprego. C Pesquisas apontam que homens negros estão sujeitos ao desemprego mais do que mulheres negras. D Pesquisas indicam que mulheres negras são as que mais sofrem com a desigualdade e o desemprego.
Para que a discriminação social não se torne algo conflituoso, muito importante é que, na sala de aula, diferentes temas sejam discutidos, a exemplo de classe social, raça, gênero, habilidades físicas. Estas relações, dentro da sociedade, muitas vezes, são contraditórias e acarretam também discriminação, à medida que uns passam a receber maior atenção, quando não mais valorizados até. Exemplo disso é a relação de gênero, que muitas vezes se atém simplesmente à diferença homem/mulher, um considerado inferior e outro superior. A respeito do conceito de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
A A questão do gênero diz respeito a que isso é um produto da realidade social e não uma decorrência da anatomia corporal do homem e da mulher. B A questão de gênero relaciona-se diretamente à anatomia do corpo da mulher em relação ao corpo do homem, à medida que cada um tem já definido seu sexo. C O gênero diz respeito ao homem (ser superior) e à mulher (socialmente considerada inferior). D Gênero diz respeito ao fato de mulheres e homens serem considerados diferentes, à medida que o homem possui maior força física que a mulher.
conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende não se torna imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social. III- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível, porém não possibilitam mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: LIMA, Elvira de Souza. Currículo e desenvolvimento humano. In: MOREIRA, Antonio Flávio; ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2006.
I - Conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende é imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem e possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social. II - Conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende não é imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, mas é importante para possibilitar mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social. III - O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível, mas não possibilita mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social. A As sentenças I e II estão corretas. B As sentenças I e III estão corretas. C As sentenças II e III estão corretas. D Somente a sentença I está correta.