De maneira geral, temos três tipos de dispositivos de proteção contra sobretensões (DPS), que também podem ser classificados de acordo com o uso de elementos como centelhadores, varistores e, até mesmo, diodos. Desta forma, também serão mais indicados para instalação, de acordo com o tipo, em um determinado local da instalação.
Com base no apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Um DPS tipo I deve ser instalado, geralmente, na entrada do sistema da instalação elétrica industrial.
II. Um DPS tipo II será instalado, geralmente, em tomadas e permite interromper correntes internas.
III. Um DPS tipo II pode ser utilizado para outros tipos de proteção, além da indireta a descargas atmosféricas.
IV. Um DPS tipo III, pela forma como é usado, precisa ser fabricado utilizando um centelhador, ou um varistor, ou um elemento como um diodo.
É correto o que se afirma em:
Raphael Melo
há 3 anos
I e III , apenas
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Rafah Games
há 2 anos
Sua resposta está correta.
Alternativa correta. A afirmativa I está correta, pois o DPS tipo I serve para a inibição de correntes devido a descargas atmosféricas, de forma direta e, com isto, são instalados na entrada da instalação. A afirmativa II está incorreta, pois, neste caso da descrição, trata-se, na verdade, de um DPS tipo III, em termos da instalação, que permite interromper correntes de descargas atmosféricas indiretas, por exemplo. A afirmativa III está correta, pois o DPS tipo II pode, de fato, ser utilizado para outras questões, como a proteção contra efeitos que surgem por conta de manobras. A afirmativa IV está incorreta, pois, na verdade, os DPS são feitos com a combinação de dois ou três tipos de elementos: varistores, diodos ou centelhadores.
Cristiano de Paula
há 2 anos
I e III , apenas