Logo Passei Direto
Buscar

AOL 3 Podologia Estética

User badge image
Dita Silveira

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O lixamento na podologia é um procedimento que faz parte da podoprofilaxia, com uso de lixas profissionais e próprias para os pés. O seu uso deve ser dosado e aplicado da maneira adequada para atender à necessidade de cada paciente e deve ser observada a correta maneira de uso das lixas.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as lixas na podologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As lixas podem ser usadas para limpeza da superfície das unhas e acabamento na podoprofilaxia.
II. ( ) O desgaste da unha micótica pode ser feito com lixas mais grossas, identificadas pela alta numeração da lixa.
III. ( ) O descarte da lixa grana deve ser realizado sempre após o uso, ela é descartável e não deve ser compartilhada.
IV. ( ) A remoção de calos e calosidades pode ser realizada totalmente apenas com o uso da lixa.
F, F, F, V.
V, F, F, F.
Resposta corretaV, F, V, F.
F, V, F, V.
V, F, V, V.

Leia o excerto a seguir: “Diante do exposto, destaca-se a importância do atendimento primário no setor saúde, por meio da ampliação das ações básicas direcionadas aos cuidados com o diabetes e, particularmente, à prevenção de lesões nos membros inferiores resultantes do mau controle da doença e de práticas inadequadas aplicadas aos pés e unhas. Quanto às intervenções de baixa complexidade, estas podem e devem contribuir, decisivamente, para a prevenção de úlceras, minimizando a influência dos riscos, bem como o número de amputações”.
Considerando o enunciado e o conteúdo sobre a onicotomia no pé diabético, é correto afirmar que:
em estudo, foram discutidas as principais causas de amputação de membro em pacientes diabéticos no Brasil. Uma delas é o corte das unhas realizados por profissionais qualificados.
os ferimentos na lâmina ungueal e nas laterais da lâmina ungueal são alterações recorrentes no pé diabético e independem do corte das unhas, que são lesões inevitáveis.
Resposta correta a inflamação ou ferimento no leito ungueal ou nas laterais da lâmina ungueal, causados por incorreta onicotomia no pé diabético, pode levar à ulceração ou até mesmo amputação de membro.
a onicotomia profissional no pé diabético é um procedimento de risco para o paciente e é uma das maiores causas de ulcerações e amputações de membro registradas nos últimos anos.
as lesões no pé e nos membros inferiores do diabético são causados pelo frequente corte das unhas micóticas. Ao mexer nessas alterações, o podólogo agrava o quadro da lesão.

Podemos dizer que o lixamento realizado pela podologia é considerado de leve para médio, devido à sua profundidade na capacidade de remoção de células mortas e queratina. O lixamento pode ser realizado em toda a planta do pé, com extensão para dedos e unhas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre lixamento, analise as afirmativas a seguir.
I. O lixamento da planta do pé pode ser realizado em pacientes que apresentem uma pele mais espessa, e casos de rachaduras.
II. Pés que apresentam fissuras podem ser lixados levemente e com cuidado, desde que essas fissuras não sejam muito profundas.
III. O lixamento da lâmina ungueal deve ser realizado apenas em casos de unhas acometidas por micoses e que estão muito espessas.
IV. Quando o paciente apresenta fissuras os pés, eles não podem ser lixados, para evitar que as fissuras se abram ainda mais.
Está correto apenas o que se afirma em: I e IV.
Resposta corretaI e II.
I e III.
II e III.
III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Estudos já realizados identificaram que os problemas nos pés afetam significativamente, a qualidade de vida da população idosa. Pesquisa publicada em 2014, que teve como objetivo verificar as características dos problemas com os pés em 50 idosos pertencentes à área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família em um município no interior do estado de São Paulo constatou alterações nos pulsos, unhas compridas, deformadas e grossas, pele seca e com hiperqueratose, diminuição da sensibilidade dolorosa e vibratória, além de dor nos pés que limitavam as atividades.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a podoprofilaxia no tratamento de alterações dos pés, é correto afirmar que:
o ressecamento da pele, as calosidades e o mau corte das unhas são tratados por procedimentos à parte da sessão de podoprofilaxia.
uma sessão de podoprofilaxia é voltada para tratar o ressecamento e acertar o corte das unhas de paciente com unhas e pele saudáveis.
o acerto do corte da unha feito pela onicotomia é um procedimento à parte da podoprofilaxia, por ser um tratamento com outros objetivos.
Resposta corretaas alterações comumente encontradas nos pés, como mau corte das unhas, excesso de queratina e ressecamento, são tratados durante uma podoprofilaxia.
a podoprofilaxia é um tratamento desenvolvido para unhas espessas em idosos e paciente diabéticos.

Para limpar adequadamente e tratar os pés através dos procedimentos realizados pela podoprofilaxia, é necessário uma prévia avaliação dos pés e da saúde geral do paciente. Além disso, a emoliência prepara a pele para receber o tratamento adequadamente, sendo uma técnica indispensável.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a técnica de emoliência, analise as afirmativas a seguir:
I. Os emolientes usados na técnica de emoliência aquecem a queratina, deixando-a mais maleável.
II. O objetivo da emoliência é maleabilizar a queratina endurecida, facilitando a sua remoção.
III. A emoliência usa sustâncias que degradam e umidificam a queratina para favorecer sua maleabilidade.
IV. Em associação ao uso do emoliente é necessário aquecer a pele para deixar a queratina maleável.
Está correto apenas o que se afirma em: III e IV.
II e IV.
Resposta corretaII e III.
I e III.
I e IV.

Leia o excerto a seguir: “A onicomicose é a mais frequente das doenças ungueais, pode ser causada por dermatófitos, leveduras e fungos – não dermatófitos. A infecção caracteriza-se por unhas quebradiças, espessas e despigmentadas ou com excesso de pigmentação”.
Considerando o texto citado e o conteúdo estudado sobre podoprofilaxia, analise as afirmativas a seguir:
I. A podoprofilaxia é um procedimento contraindicado para pacientes diabéticos e pessoas com fissuras.
II. As unhas micóticas não podem ser tratadas durante a podoprofilaxia, para evitar contaminação das outras unhas.
III. As unhas micóticas esfarelam e durante a podoprofilaxia podem ser deslaminadas e depois cortadas aos poucos.
IV. Durante a podoprofilaxia, podem ser tratadas unhas, calos e fissuras desde que avaliados antes da sessão.
Está correto apenas o que se afirma em: I e III.
II e IV.
I e IV.
II e III.
Resposta corretaIII e IV.

Leia o trecho a seguir: “As células conhecidas como queratinócitos constituem 95% da epiderme. Elas são perdidas continuamente pela descamação e substituídas por novas células que vão até a superfície. Esse processo é conhecido como rotatividade celular. A taxa média de rotatividade é a cada 28 dias ou mais, dependendo da idade.”
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado referente ao lixamento dos pés, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O lixamento de pé realizado em casa é um procedimento que pode ser feito com frequência para remoção de superfícies secas nos pés, desde que o paciente faça a hidratação diária.
II. O lixamento adequado dos pés respeita o tempo de renovação celular para tratar os pés evitando estímulo de hiperqueratinização. O objetivo desse processo é tratar adequadamente a pele.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Resposta corretaA asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Os equipamentos e instrumentos do podólogo precisam ser bem conservados e esterilizados, para facilitar o seu trabalho e não colocar o paciente em risco. Os instrumentais são muito importantes para a execução dos tratamentos, portanto, é primordial que o podólogo saiba a finalidade de cada um e tenha técnica o suficiente para usá-los com precisão.
De acordo com essas informações e com o conteúdo estudado referente aos instrumentos como brocas e fresas, analise as estruturas a seguir e associe-as às suas respectivas características:
1) Deslaminação
2) Brocas
3) Micromotor
4) Fresas
( ) Processo de afinamento das unhas espessas.
( ) Feita de Tugstênio, muito abrasiva, esférica ou cilíndrica.
( ) Aparelho com motor de baixa rotação com caneta.
( ) Diamantada e vários modelos, baixa durabilidade.

Leia o trecho a seguir: “[...] Em uma avaliação preliminar das pessoas diabéticas (n=45) para verificar os riscos de ulcerações nos pés, no ano de 2002, encontramos a presença de onicomicoses em 70%; unha encravada em 56%, corte inadequado das unhas em 78%; presença de ressecamento em 100% e calos em 98%. Além disso, foi encontrada história de varizes (60%), cãibra (56%), elevação do dorso plantar e dedo em garra (50%) e ausência de sensibilidade ao monofilamento de 10g em pelo menos um ponto (25%)”.
Considerando o texto citado e o conteúdo estudado sobre o correto corte das unhas, analise as afirmativas a seguir:
I. O corte incorreto das unhas é um dos principais motivos que levam ao encravamento de unha.
II. Para fazer o correto corte de uma unha muito grossa, é preciso que ela esteja rígida para evitar esfarelamento.
III. As unhas com micoses esfarelam ao serem cortadas, o que faz do procedimento uma opção inviável.
Está correto apenas o que se afirma em: Apenas III.
I, II e III.
Resposta corretaI e III.
II e III.
Incorreta: I e II.

Leia o trecho a seguir: “Ao analisarmos os comportamentos inadequados, verificamos que 54 (98,2%) usam calçado aberto em casa e para sair, 49 (89,1%) usam calçados com ou sem costura, 47 (85,4%) removem calos com lixas inadequadas ou calicidas, 46 (83,6%) cortam as unhas de maneira inadequada, rente ao dedo e redonda [...].
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a maneira correta de cortar as unhas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Cortador de unha é uma das melhores ferramentas para fazer o correto corte das unhas, devido à sua precisão.
II. ( ) As unhas devem ser cortadas muito próximas à pele, mesmo nas laterais.

os os comportamentos inadequados, verificamos que 54 (98,2%) usam calçado aberto em casa e para sair, 49 (89,1%) usam calçados com ou sem costura, 47 (85,4%) removem calos com lixas inadequadas ou calicidas, 46 (83,6%) cortam as unhas de maneira inadequada, rente ao dedo e redonda [...]. Fonte: ROCHA, R. M. Pé Diabético: Fatores Comportamentais para sua Prevenção. Programa de Doutoramento em Enfermagem Fundamental, USP, Ribeirão Preto, 2005. Disponível em: . Acesso em: 28/06/2019.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a maneira correta de cortar as unhas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Cortador de unha é uma das melhores ferramentas para fazer o correto corte das unhas, devido à sua precisão.
II. ( ) As unhas devem ser cortadas muito próximas à pele, mesmo nas laterais, assim demoram mais para crescer, evitando encravamento.
III. ( ) O corte da unha do pé diabético deve ser realizado por um podólogo, para evitar corte inadequado.
IV. ( ) As unhas devem ser cortadas com alicate de corte por um podólogo. O corte deve ser reto e rente ao dedo.
F, V, F, V.
F, F, F, V.
V, F, F, F.
V, F, V, V.
Resposta corretaF, F, V, V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O lixamento na podologia é um procedimento que faz parte da podoprofilaxia, com uso de lixas profissionais e próprias para os pés. O seu uso deve ser dosado e aplicado da maneira adequada para atender à necessidade de cada paciente e deve ser observada a correta maneira de uso das lixas.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as lixas na podologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As lixas podem ser usadas para limpeza da superfície das unhas e acabamento na podoprofilaxia.
II. ( ) O desgaste da unha micótica pode ser feito com lixas mais grossas, identificadas pela alta numeração da lixa.
III. ( ) O descarte da lixa grana deve ser realizado sempre após o uso, ela é descartável e não deve ser compartilhada.
IV. ( ) A remoção de calos e calosidades pode ser realizada totalmente apenas com o uso da lixa.
F, F, F, V.
V, F, F, F.
Resposta corretaV, F, V, F.
F, V, F, V.
V, F, V, V.

Leia o excerto a seguir: “Diante do exposto, destaca-se a importância do atendimento primário no setor saúde, por meio da ampliação das ações básicas direcionadas aos cuidados com o diabetes e, particularmente, à prevenção de lesões nos membros inferiores resultantes do mau controle da doença e de práticas inadequadas aplicadas aos pés e unhas. Quanto às intervenções de baixa complexidade, estas podem e devem contribuir, decisivamente, para a prevenção de úlceras, minimizando a influência dos riscos, bem como o número de amputações”.
Considerando o enunciado e o conteúdo sobre a onicotomia no pé diabético, é correto afirmar que:
em estudo, foram discutidas as principais causas de amputação de membro em pacientes diabéticos no Brasil. Uma delas é o corte das unhas realizados por profissionais qualificados.
os ferimentos na lâmina ungueal e nas laterais da lâmina ungueal são alterações recorrentes no pé diabético e independem do corte das unhas, que são lesões inevitáveis.
Resposta correta a inflamação ou ferimento no leito ungueal ou nas laterais da lâmina ungueal, causados por incorreta onicotomia no pé diabético, pode levar à ulceração ou até mesmo amputação de membro.
a onicotomia profissional no pé diabético é um procedimento de risco para o paciente e é uma das maiores causas de ulcerações e amputações de membro registradas nos últimos anos.
as lesões no pé e nos membros inferiores do diabético são causados pelo frequente corte das unhas micóticas. Ao mexer nessas alterações, o podólogo agrava o quadro da lesão.

Podemos dizer que o lixamento realizado pela podologia é considerado de leve para médio, devido à sua profundidade na capacidade de remoção de células mortas e queratina. O lixamento pode ser realizado em toda a planta do pé, com extensão para dedos e unhas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre lixamento, analise as afirmativas a seguir.
I. O lixamento da planta do pé pode ser realizado em pacientes que apresentem uma pele mais espessa, e casos de rachaduras.
II. Pés que apresentam fissuras podem ser lixados levemente e com cuidado, desde que essas fissuras não sejam muito profundas.
III. O lixamento da lâmina ungueal deve ser realizado apenas em casos de unhas acometidas por micoses e que estão muito espessas.
IV. Quando o paciente apresenta fissuras os pés, eles não podem ser lixados, para evitar que as fissuras se abram ainda mais.
Está correto apenas o que se afirma em: I e IV.
Resposta corretaI e II.
I e III.
II e III.
III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Estudos já realizados identificaram que os problemas nos pés afetam significativamente, a qualidade de vida da população idosa. Pesquisa publicada em 2014, que teve como objetivo verificar as características dos problemas com os pés em 50 idosos pertencentes à área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família em um município no interior do estado de São Paulo constatou alterações nos pulsos, unhas compridas, deformadas e grossas, pele seca e com hiperqueratose, diminuição da sensibilidade dolorosa e vibratória, além de dor nos pés que limitavam as atividades.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a podoprofilaxia no tratamento de alterações dos pés, é correto afirmar que:
o ressecamento da pele, as calosidades e o mau corte das unhas são tratados por procedimentos à parte da sessão de podoprofilaxia.
uma sessão de podoprofilaxia é voltada para tratar o ressecamento e acertar o corte das unhas de paciente com unhas e pele saudáveis.
o acerto do corte da unha feito pela onicotomia é um procedimento à parte da podoprofilaxia, por ser um tratamento com outros objetivos.
Resposta corretaas alterações comumente encontradas nos pés, como mau corte das unhas, excesso de queratina e ressecamento, são tratados durante uma podoprofilaxia.
a podoprofilaxia é um tratamento desenvolvido para unhas espessas em idosos e paciente diabéticos.

Para limpar adequadamente e tratar os pés através dos procedimentos realizados pela podoprofilaxia, é necessário uma prévia avaliação dos pés e da saúde geral do paciente. Além disso, a emoliência prepara a pele para receber o tratamento adequadamente, sendo uma técnica indispensável.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a técnica de emoliência, analise as afirmativas a seguir:
I. Os emolientes usados na técnica de emoliência aquecem a queratina, deixando-a mais maleável.
II. O objetivo da emoliência é maleabilizar a queratina endurecida, facilitando a sua remoção.
III. A emoliência usa sustâncias que degradam e umidificam a queratina para favorecer sua maleabilidade.
IV. Em associação ao uso do emoliente é necessário aquecer a pele para deixar a queratina maleável.
Está correto apenas o que se afirma em: III e IV.
II e IV.
Resposta corretaII e III.
I e III.
I e IV.

Leia o excerto a seguir: “A onicomicose é a mais frequente das doenças ungueais, pode ser causada por dermatófitos, leveduras e fungos – não dermatófitos. A infecção caracteriza-se por unhas quebradiças, espessas e despigmentadas ou com excesso de pigmentação”.
Considerando o texto citado e o conteúdo estudado sobre podoprofilaxia, analise as afirmativas a seguir:
I. A podoprofilaxia é um procedimento contraindicado para pacientes diabéticos e pessoas com fissuras.
II. As unhas micóticas não podem ser tratadas durante a podoprofilaxia, para evitar contaminação das outras unhas.
III. As unhas micóticas esfarelam e durante a podoprofilaxia podem ser deslaminadas e depois cortadas aos poucos.
IV. Durante a podoprofilaxia, podem ser tratadas unhas, calos e fissuras desde que avaliados antes da sessão.
Está correto apenas o que se afirma em: I e III.
II e IV.
I e IV.
II e III.
Resposta corretaIII e IV.

Leia o trecho a seguir: “As células conhecidas como queratinócitos constituem 95% da epiderme. Elas são perdidas continuamente pela descamação e substituídas por novas células que vão até a superfície. Esse processo é conhecido como rotatividade celular. A taxa média de rotatividade é a cada 28 dias ou mais, dependendo da idade.”
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado referente ao lixamento dos pés, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O lixamento de pé realizado em casa é um procedimento que pode ser feito com frequência para remoção de superfícies secas nos pés, desde que o paciente faça a hidratação diária.
II. O lixamento adequado dos pés respeita o tempo de renovação celular para tratar os pés evitando estímulo de hiperqueratinização. O objetivo desse processo é tratar adequadamente a pele.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Resposta corretaA asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Os equipamentos e instrumentos do podólogo precisam ser bem conservados e esterilizados, para facilitar o seu trabalho e não colocar o paciente em risco. Os instrumentais são muito importantes para a execução dos tratamentos, portanto, é primordial que o podólogo saiba a finalidade de cada um e tenha técnica o suficiente para usá-los com precisão.
De acordo com essas informações e com o conteúdo estudado referente aos instrumentos como brocas e fresas, analise as estruturas a seguir e associe-as às suas respectivas características:
1) Deslaminação
2) Brocas
3) Micromotor
4) Fresas
( ) Processo de afinamento das unhas espessas.
( ) Feita de Tugstênio, muito abrasiva, esférica ou cilíndrica.
( ) Aparelho com motor de baixa rotação com caneta.
( ) Diamantada e vários modelos, baixa durabilidade.

Leia o trecho a seguir: “[...] Em uma avaliação preliminar das pessoas diabéticas (n=45) para verificar os riscos de ulcerações nos pés, no ano de 2002, encontramos a presença de onicomicoses em 70%; unha encravada em 56%, corte inadequado das unhas em 78%; presença de ressecamento em 100% e calos em 98%. Além disso, foi encontrada história de varizes (60%), cãibra (56%), elevação do dorso plantar e dedo em garra (50%) e ausência de sensibilidade ao monofilamento de 10g em pelo menos um ponto (25%)”.
Considerando o texto citado e o conteúdo estudado sobre o correto corte das unhas, analise as afirmativas a seguir:
I. O corte incorreto das unhas é um dos principais motivos que levam ao encravamento de unha.
II. Para fazer o correto corte de uma unha muito grossa, é preciso que ela esteja rígida para evitar esfarelamento.
III. As unhas com micoses esfarelam ao serem cortadas, o que faz do procedimento uma opção inviável.
Está correto apenas o que se afirma em: Apenas III.
I, II e III.
Resposta corretaI e III.
II e III.
Incorreta: I e II.

Leia o trecho a seguir: “Ao analisarmos os comportamentos inadequados, verificamos que 54 (98,2%) usam calçado aberto em casa e para sair, 49 (89,1%) usam calçados com ou sem costura, 47 (85,4%) removem calos com lixas inadequadas ou calicidas, 46 (83,6%) cortam as unhas de maneira inadequada, rente ao dedo e redonda [...].
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a maneira correta de cortar as unhas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Cortador de unha é uma das melhores ferramentas para fazer o correto corte das unhas, devido à sua precisão.
II. ( ) As unhas devem ser cortadas muito próximas à pele, mesmo nas laterais.

os os comportamentos inadequados, verificamos que 54 (98,2%) usam calçado aberto em casa e para sair, 49 (89,1%) usam calçados com ou sem costura, 47 (85,4%) removem calos com lixas inadequadas ou calicidas, 46 (83,6%) cortam as unhas de maneira inadequada, rente ao dedo e redonda [...]. Fonte: ROCHA, R. M. Pé Diabético: Fatores Comportamentais para sua Prevenção. Programa de Doutoramento em Enfermagem Fundamental, USP, Ribeirão Preto, 2005. Disponível em: . Acesso em: 28/06/2019.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a maneira correta de cortar as unhas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Cortador de unha é uma das melhores ferramentas para fazer o correto corte das unhas, devido à sua precisão.
II. ( ) As unhas devem ser cortadas muito próximas à pele, mesmo nas laterais, assim demoram mais para crescer, evitando encravamento.
III. ( ) O corte da unha do pé diabético deve ser realizado por um podólogo, para evitar corte inadequado.
IV. ( ) As unhas devem ser cortadas com alicate de corte por um podólogo. O corte deve ser reto e rente ao dedo.
F, V, F, V.
F, F, F, V.
V, F, F, F.
V, F, V, V.
Resposta corretaF, F, V, V.

Prévia do material em texto

10/05/2021 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_52948_1/outline/assessment/_3549400_1/overview/attempt/_12075902_1/review/inline-feedback?… 1/8
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 -- /1
O lixamento na podologia é um procedimento que faz parte da podoprofilaxia, com uso de lixas profissionais e 
próprias para os pés. O seu uso deve ser dosado e aplicado da maneira adequada para atender à necessidade 
de cada paciente e deve ser observada a correta maneira de uso das lixas.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as lixas na podologia, analise as afirmativas 
a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As lixas podem ser usadas para limpeza da superfície das unhas e acabamento na podoprofilaxia.
II. ( ) O desgaste da unha micótica pode ser feito com lixas mais grossas, identificadas pela alta numeração da 
lixa.
III. ( ) O descarte da lixa grana deve ser realizado sempre após o uso, ela é descartável e não deve ser 
compartilhada.
IV. ( ) A remoção de calos e calosidades pode ser realizada totalmente apenas com o uso da lixa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
F, F, F, V.
V, F, F, F.
Resposta corretaV, F, V, F.
F, V, F, V.
V, F, V, V.
Pergunta 2 -- /1
Leia o excerto a seguir:
“Diante do exposto, destaca-se a importância do atendimento primário no setor saúde, por meio da ampliação 
das ações básicas direcionadas aos cuidados com o diabetes e, particularmente, à prevenção de lesões nos 
membros inferiores resultantes do mau controle da doença e de práticas inadequadas aplicadas aos pés e 
unhas. Quanto às intervenções de baixa complexidade, estas podem e devem contribuir, decisivamente, para a 
prevenção de úlceras, minimizando a influência dos riscos, bem como o número de amputações”.
Fonte: VIGO, K. O.; PACE, A. E. Pé Diabético: estratégias para prevenção. Acta Paul Enferm. v. 18, nº1, 2015. 
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v18n1/a14v18n1> Acesso em: 28/06/2019.
Considerando o enunciado e o conteúdo sobre a onicotomia no pé diabético, é correto afirmar que:
10/05/2021 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_52948_1/outline/assessment/_3549400_1/overview/attempt/_12075902_1/review/inline-feedback?… 2/8
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
em estudo, foram discutidas as principais causas de amputação de membro em pacientes diabéticos 
no Brasil. Uma delas é o corte das unhas realizados por profissionais qualificados.
os ferimentos na lâmina ungueal e nas laterais da lâmina ungueal são alterações recorrentes no pé 
diabético e independem do corte das unhas, que são lesões inevitáveis.
Resposta correta
a inflamação ou ferimento no leito ungueal ou nas laterais da lâmina ungueal, 
causados por incorreta onicotomia no pé diabético, pode levar à ulceração ou até 
mesmo amputação de membro.
a onicotomia profissional no pé diabético é um procedimento de risco para o paciente e é uma das 
maiores causas de ulcerações e amputações de membro registradas nos últimos anos. 
as lesões no pé e nos membros inferiores do diabético são causados pelo frequente corte das unhas 
micóticas. Ao mexer nessas alterações, o podólogo agrava o quadro da lesão.
Pergunta 3 -- /1
Podemos dizer que o lixamento realizado pela podologia é considerado de leve para médio, devido à sua 
profundidade na capacidade de remoção de células mortas e queratina. O lixamento pode ser realizado em toda 
a planta do pé, com extensão para dedos e unhas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre lixamento, analise as afirmativas a seguir.
I. O lixamento da planta do pé pode ser realizado em pacientes que apresentem uma pele mais espessa, e 
casos de rachaduras.
II. Pés que apresentam fissuras podem ser lixados levemente e com cuidado, desde que essas fissuras não 
sejam muito profundas.
III. O lixamento da lâmina ungueal deve ser realizado apenas em casos de unhas acometidas por micoses e que 
estão muito espessas.
IV. Quando o paciente apresenta fissuras os pés, eles não podem ser lixados, para evitar que as fissuras se 
abram ainda mais.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
Resposta corretaI e II.
I e III.
10/05/2021 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_52948_1/outline/assessment/_3549400_1/overview/attempt/_12075902_1/review/inline-feedback?… 3/8
Ocultar opções de resposta 
I e III.
II e III.
III e IV.
Pergunta 4 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“Estudos já realizados identificaram que os problemas nos pés afetam significativamente, a qualidade de vida da 
população idosa. Pesquisa publicada em 2014, que teve como objetivo verificar as características dos 
problemas com os pés em 50 idosos pertencentes à área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família 
em um município no interior do estado de São Paulo constatou alterações nos pulsos, unhas compridas, 
deformadas e grossas, pele seca e com hiperqueratose, diminuição da sensibilidade dolorosa e vibratória, além 
de dor nos pés que limitavam as atividades.”
Fonte: SILVA, S. J.; SANTO, F. H. E.; CHIBANTE, C. L. P. Alterações nos pés do idoso hospitalizado: um olhar 
cuidadoso da enfermagem. Universidade Federal, RJ, Esc Anna Nery. v. 21, n. 1, 2017. Disponível em: 
<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=127749356010> Acesso em: 10/07/02019
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a podoprofilaxia no tratamento de alterações dos 
pés, é correto afirmar que:
o ressecamento da pele, as calosidades e o mau corte das unhas são tratados por procedimentos à 
parte da sessão de podoprofilaxia.
uma sessão de podoprofilaxia é voltada para tratar o ressecamento e acertar o corte das unhas de 
paciente com unhas e pele saudáveis.
o acerto do corte da unha feito pela onicotomia é um procedimento à parte da podoprofilaxia, por ser 
um tratamento com outros objetivos.
Resposta correta
as alterações comumente encontradas nos pés, como mau corte das unhas, 
excesso de queratina e ressecamento, são tratados durante uma podoprofilaxia.
a podoprofilaxia é um tratamento desenvolvido para unhas espessas em idosos e paciente 
diabéticos.
10/05/2021 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_52948_1/outline/assessment/_3549400_1/overview/attempt/_12075902_1/review/inline-feedback?… 4/8
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 5 -- /1
Para limpar adequadamente e tratar os pés através dos procedimentos realizados pela podoprofilaxia, é 
necessário uma prévia avaliação dos pés e da saúde geral do paciente. Além disso, a emoliência prepara a pele 
para receber o tratamento adequadamente, sendo uma técnica indispensável.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a técnica de emoliência, analise as afirmativas a 
seguir:
I. Os emolientes usados na técnica de emoliência aquecem a queratina, deixando-a mais maleável.
II. O objetivo da emoliência é maleabilizar a queratina endurecida, facilitando a sua remoção.
III. A emoliência usa sustâncias que degradam e umidificam a queratina para favorecer sua maleabilidade.
IV. Em associação ao uso do emoliente é necessário aquecer a pele para deixar a queratina maleável.
Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
II e IV.
Resposta corretaII e III.
I e III.
I e IV.
Pergunta 6 -- /1
Leia o excerto a seguir:
“A onicomicose é a mais frequente das doenças ungueais, pode ser causada por dermatófitos, leveduras e 
fungos – não dermatófitos. A infecção caracteriza-se por unhas quebradiças, espessas e despigmentadas ou 
com excesso de pigmentação”.
Fonte: SILVA, A. P. Inativação dos microrganismos causadores da onicomicose por terapia fotodinâmica – 
estudo invítro e clínico. Tese de Mestrado, Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos, 2013. 
Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-30042013-142038/pt-br.php> Acesso 
em: 10/07/2019.
Considerando o texto citado e o conteúdo estudado sobre podoprofilaxia, analise as afirmativas a seguir:10/05/2021 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_52948_1/outline/assessment/_3549400_1/overview/attempt/_12075902_1/review/inline-feedback?… 5/8
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
I. A podoprofilaxia é um procedimento contraindicado para pacientes diabéticos e pessoas com fissuras.
II. As unhas micóticas não podem ser tratadas durante a podoprofilaxia, para evitar contaminação das outras 
unhas.
III. As unhas micóticas esfarelam e durante a podoprofilaxia podem ser deslaminadas e depois cortadas aos 
poucos.
IV. Durante a podoprofilaxia, podem ser tratadas unhas, calos e fissuras desde que avaliados antes da sessão.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e III.
II e IV.
I e IV.
II e III.
Resposta corretaIII e IV.
Pergunta 7 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“As células conhecidas como queratinócitos constituem 95% da epiderme. Elas são perdidas continuamente 
pela descamação e substituídas por novas células que vão até a superfície. Esse processo é conhecido como 
rotatividade celular. A taxa média de rotatividade é a cada 28 dias ou mais, dependendo da idade.”
Fonte: GERSON, J.; et. al. Fundamentos de Estética 3 – Ciências Gerais. 10 ed. São Paulo: Cengage Learning, 
2012.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado referente ao lixamento dos pés, analise as asserções 
a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O lixamento de pé realizado em casa é um procedimento que pode ser feito com frequência para remoção de 
superfícies secas nos pés, desde que o paciente faça a hidratação diária.
Porque:
II. O lixamento adequado dos pés respeita o tempo de renovação celular para tratar os pés evitando estímulo de 
hiperqueratinização. O objetivo desse processo é tratar adequadamente a pele.
Agora, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
10/05/2021 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_52948_1/outline/assessment/_3549400_1/overview/attempt/_12075902_1/review/inline-feedback?… 6/8
Ocultar opções de resposta 
Resposta corretaA asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas. 
Pergunta 8 -- /1
Os equipamentos e instrumentos do podólogo precisam ser bem conservados e esterilizados, para facilitar o seu 
trabalho e não colocar o paciente em risco. Os instrumentais são muito importantes para a execução dos 
tratamentos, portanto, é primordial que o podólogo saiba a finalidade de cada um e tenha técnica o suficiente 
para usá-los com precisão.
De acordo com essas informações e com o conteúdo estudado referente aos instrumentos como brocas e 
fresas, analise as estruturas a seguir e associe-as às suas respectivas características:
1) Deslaminação
2) Brocas
3) Micromotor
4) Fresas
( ) Processo de afinamento das unhas espessas.
( ) Feita de Tugstênio, muito abrasiva, esférica ou cilíndrica.
( ) Aparelho com motor de baixa rotação com caneta.
( ) Diamantada e vários modelos, baixa durabilidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta correta1, 4, 3, 2.
3, 1, 4, 2.
3, 2, 4, 1.
2, 3, 4, 1.
4, 2, 1, 3.
10/05/2021 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_52948_1/outline/assessment/_3549400_1/overview/attempt/_12075902_1/review/inline-feedback?… 7/8
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 9
--
Leia o trecho a seguir:
“[...] Em uma avaliação preliminar das pessoas diabéticas (n=45) para verificar os riscos de ulcerações nos pés, 
no ano de 2002, encontramos a presença de onicomicoses em 70%; unha encravada em 56%, corte inadequado
das unhas em 78%; presença de ressecamento em 100% e calos em 98%. Além disso, foi encontrada história 
de varizes (60%), cãibra (56%), elevação do dorso plantar e dedo em garra (50%) e ausência de sensibilidade 
ao monofilamento de 10g em pelo menos um ponto (25%)”.
Fonte: ROCHA, R. M. Pé Diabético: Fatores Comportamentais para sua Prevenção. Programa de Doutoramento 
em Enfermagem Fundamental, USP, Ribeirão Preto, 2005. Disponível em: 
<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-08122005-090107/pt-br.php>. Acesso em: 28/06/2019.
Considerando o texto citado e o conteúdo estudado sobre o correto corte das unhas, analise as afirmativas a 
seguir:
I. O corte incorreto das unhas é um dos principais motivos que levam ao encravamento de unha.
II. Para fazer o correto corte de uma unha muito grossa, é preciso que ela esteja rígida para evitar 
esfarelamento.
III. As unhas com micoses esfarelam ao serem cortadas, o que faz do procedimento uma opção inviável.
Está correto apenas o que se afirma em:
Apenas III.
I, II e III.
Resposta corretaI e III.
II e III.
Incorreta: I e II.
Pergunta 10 -- /1
Leia o trecho a seguir:
10/05/2021 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_52948_1/outline/assessment/_3549400_1/overview/attempt/_12075902_1/review/inline-feedback?… 8/8
Ocultar opções de resposta 
“Ao analisarmos os comportamentos inadequados, verificamos que 54 (98,2%) usam calçado aberto em casa e 
para sair, 49 (89,1%) usam calçados com ou sem costura, 47 (85,4%) removem calos com lixas inadequadas ou 
calicidas, 46 (83,6%) cortam as unhas de maneira inadequada, rente ao dedo e redonda [...].
Fonte: ROCHA, R. M. Pé Diabético: Fatores Comportamentais para sua Prevenção. Programa de Doutoramento 
em Enfermagem Fundamental, USP, Ribeirão Preto, 2005. Disponível em: 
<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-08122005-090107/pt-br.php>. Acesso em: 28/06/2019.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a maneira correta de cortar as unhas, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Cortador de unha é uma das melhores ferramentas para fazer o correto corte das unhas, devido à sua 
precisão.
II. ( ) As unhas devem ser cortadas muito próximas à pele, mesmo nas laterais, assim demoram mais para 
crescer, evitando encravamento.
III. ( ) O corte da unha do pé diabético deve ser realizado por um podólogo, para evitar corte inadequado.
IV. ( ) As unhas devem ser cortadas com alicate de corte por um podólogo. O corte deve ser reto e rente ao 
dedo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
F, V, F, V.
F, F, F, V.
V, F, F, F.
V, F, V, V.
Resposta corretaF, F, V, V.

Mais conteúdos dessa disciplina