Logo Passei Direto
Buscar

Questões 2 - Semântica, pragmática

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia a passagem de texto: “A perspectiva bakhtiniana de língua e enunciado como fenômenos dialógicos por natureza e socio-historicamente determinados vai nortear a teoria e, claro, a noção de gênero discursivo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 145.
Com base na passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique corretamente a alternativa que apresenta a relação que Bakhtin estabelece entre enunciado e gênero:
A O enunciado é coletivo e os gêneros são particulares.
B Os gêneros são irrepetíveis e o enunciado é sempre histórico.
C O enunciado é irrepetível e os gêneros são históricos.
D Tanto o enunciado quanto o gênero possuem características únicas.
E As características impessoais determinam o gênero e as pessoais o enunciado.

Atente para a citação: “[...] segundo o raciocínio de Orlandi [...], haverá diferentes maneiras de leituras, as quais visam a um trabalho de análise e interpretação textual que contemple o contexto da produção do texto, no qual se dão seus objetivos [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p.175.
Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique a alternativa que apresenta corretamente o que Orlandi compreende sobre a contextualização do texto:
A Observa apenas a literalidade do texto.
B Considera apenas o que está implícito.
C Considera o que está dito e o que está implícito.
D Compreende apenas a objetividade do texto.
E Considera apenas a subjetividade do leitor.

Leia a passagem de texto: “O tempo todo analisamos discursos. Nossa vida social depende disso. [...] Em virtude disso, a AD [...] tem muito a contribuir para as bases da educação básica”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p.167.
De acordo com a passagem de texto e com conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, assinale a alternativa que apresenta corretamente a preocupação da AD em relação ao ensino da língua:
A Preocupa-se com as práticas e técnicas da língua escrita.
B Produção textual é o campo principal da AD.
C Preocupa-se apenas com o texto escrito.
D Preocupa-se com o ensino e práticas de leitura.
E Caráter interdisciplinar das várias matérias.

Leia o extrato de texto: “[...] firmando-nos justamente na concepção de texto/discurso adotada, acreditamos que a diferença terminológica reside muito mais no fato de as teorias adotarem pressupostos teóricos e, principalmente, metodologias diferentes do que na referência a fenômenos, objetos diferentes”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 144.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, evidencie a alternativa que demonstra corretamente a diferença do percurso entre a Linguística Textual (LT) e a Análise do Discurso (AD):
A A LT parte do texto para o discurso e a AD se ocupa apenas com a gramática.
B As AD e a LT partem de princípios textuais e pragmáticos.
C A LT parte do texto para o discurso e a AD parte do discurso para o texto.
D A LT ocupa-se com as questões gramaticais e a AD com a linguagem informal.
E A LT é indiferente às questões textuais e a AD se ocupa apenas com elas.

Leia o extrato de texto: “É nessa mesma ordem que se desenvolve a evolução real da língua: as relações sociais evoluem [...], depois a comunicação e a interação verbais evoluem no quadro das relações sociais, as formas dos atos de fala evoluem em consequência da interação verbal [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 142.
Com base no extrato e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, assinale corretamente a alternativa que apresenta as duas teorias sobre a evolução da língua:
A Teorias discursivas e teorias textuais
B Teorias objetivas e subjetivas
C Texto e contexto
D Teoria analítica e teoria discursiva
E Análise textual e teorias acadêmicas

Leia a passagem de texto: “Vários autores distinguem texto e discurso, principalmente os filiados à AD ou a uma perspectiva enunciativa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 140.
Com base na passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, relacione os itens a seguir às suas respectivas definições: 1. Texto 2. Discurso ( ) É ao mesmo tempo um processo e um produto ( ) Diz respeito à própria materialização do texto ( ) É o texto em seu funcionamento sócio-histórico Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 1 - 2 - 1.
B 2 - 2 - 1.
C 2 - 1 - 1.
D 1 - 2 - 2.
E 2 - 1 - 2.

Leia o excerto de texto: “[...] se considerarmos nossa capacidade de articulação de textos orais e escritos, as paráfrases são as versões mais extensas e explicativas de qualquer texto que somos capazes de criar, a fim de mediar e facilitar a compreensão de algum texto e/ou assunto”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p.172.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique a alternativa que demonstra corretamente a importância da interpretação dos textos:
A A leitura é um gesto de imaginação.
B Facilita a escrita e a compreensão de mais textos.
C Amplia a capacidade de oratória do sujeito.
D Coleta mais informações para uso do sujeito em questões pessoais.
E Liga as informações externas ao sujeito à compreensão do ato de ler.

Leia o extrato de texto: “[...] Swales [...] preocupou-se [...] em construir uma ponte entre a teoria e a efetiva análise e aplicação dos gêneros. Em seu caso, privilegiou e elaborou todo o seu arcabouço teórico sobre o gênero acadêmico, visando ao ensino da língua inglesa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 134.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, assinale corretamente a alternativa que contém duas noções propostas por Swales:
A Cultura popular e gênero.
B Comunidade pragmática e sintaxe.
C Comunidade discursiva e gênero.
D Comunidade objetiva e interação subjetiva.
E Gênero e Cultura popular.

Leia o fragmento de texto: “[...] para chegarmos ao êxito da compreensão dos enunciados e dos discursos manifestados em todos os tipos de textos e também ensinarmos isso na escola, é preciso transcendermos, ir além; por meio da interpretação devemos promover uma leitura mais aprofundada”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p.176.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, por que há a necessidade de transcender texto? Assinale a alternativa correta:
A Complementar o texto com as próprias ideias.
B Compreender apenas o que está claro no texto.
C Desvendar o tipo de linguagem do texto.
D Ler o texto com maior fluidez.
E Decifrar o que não está claro ou explícito no texto.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia a passagem de texto: “A perspectiva bakhtiniana de língua e enunciado como fenômenos dialógicos por natureza e socio-historicamente determinados vai nortear a teoria e, claro, a noção de gênero discursivo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 145.
Com base na passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique corretamente a alternativa que apresenta a relação que Bakhtin estabelece entre enunciado e gênero:
A O enunciado é coletivo e os gêneros são particulares.
B Os gêneros são irrepetíveis e o enunciado é sempre histórico.
C O enunciado é irrepetível e os gêneros são históricos.
D Tanto o enunciado quanto o gênero possuem características únicas.
E As características impessoais determinam o gênero e as pessoais o enunciado.

Atente para a citação: “[...] segundo o raciocínio de Orlandi [...], haverá diferentes maneiras de leituras, as quais visam a um trabalho de análise e interpretação textual que contemple o contexto da produção do texto, no qual se dão seus objetivos [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p.175.
Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique a alternativa que apresenta corretamente o que Orlandi compreende sobre a contextualização do texto:
A Observa apenas a literalidade do texto.
B Considera apenas o que está implícito.
C Considera o que está dito e o que está implícito.
D Compreende apenas a objetividade do texto.
E Considera apenas a subjetividade do leitor.

Leia a passagem de texto: “O tempo todo analisamos discursos. Nossa vida social depende disso. [...] Em virtude disso, a AD [...] tem muito a contribuir para as bases da educação básica”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p.167.
De acordo com a passagem de texto e com conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, assinale a alternativa que apresenta corretamente a preocupação da AD em relação ao ensino da língua:
A Preocupa-se com as práticas e técnicas da língua escrita.
B Produção textual é o campo principal da AD.
C Preocupa-se apenas com o texto escrito.
D Preocupa-se com o ensino e práticas de leitura.
E Caráter interdisciplinar das várias matérias.

Leia o extrato de texto: “[...] firmando-nos justamente na concepção de texto/discurso adotada, acreditamos que a diferença terminológica reside muito mais no fato de as teorias adotarem pressupostos teóricos e, principalmente, metodologias diferentes do que na referência a fenômenos, objetos diferentes”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 144.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, evidencie a alternativa que demonstra corretamente a diferença do percurso entre a Linguística Textual (LT) e a Análise do Discurso (AD):
A A LT parte do texto para o discurso e a AD se ocupa apenas com a gramática.
B As AD e a LT partem de princípios textuais e pragmáticos.
C A LT parte do texto para o discurso e a AD parte do discurso para o texto.
D A LT ocupa-se com as questões gramaticais e a AD com a linguagem informal.
E A LT é indiferente às questões textuais e a AD se ocupa apenas com elas.

Leia o extrato de texto: “É nessa mesma ordem que se desenvolve a evolução real da língua: as relações sociais evoluem [...], depois a comunicação e a interação verbais evoluem no quadro das relações sociais, as formas dos atos de fala evoluem em consequência da interação verbal [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 142.
Com base no extrato e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, assinale corretamente a alternativa que apresenta as duas teorias sobre a evolução da língua:
A Teorias discursivas e teorias textuais
B Teorias objetivas e subjetivas
C Texto e contexto
D Teoria analítica e teoria discursiva
E Análise textual e teorias acadêmicas

Leia a passagem de texto: “Vários autores distinguem texto e discurso, principalmente os filiados à AD ou a uma perspectiva enunciativa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 140.
Com base na passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, relacione os itens a seguir às suas respectivas definições: 1. Texto 2. Discurso ( ) É ao mesmo tempo um processo e um produto ( ) Diz respeito à própria materialização do texto ( ) É o texto em seu funcionamento sócio-histórico Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 1 - 2 - 1.
B 2 - 2 - 1.
C 2 - 1 - 1.
D 1 - 2 - 2.
E 2 - 1 - 2.

Leia o excerto de texto: “[...] se considerarmos nossa capacidade de articulação de textos orais e escritos, as paráfrases são as versões mais extensas e explicativas de qualquer texto que somos capazes de criar, a fim de mediar e facilitar a compreensão de algum texto e/ou assunto”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p.172.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique a alternativa que demonstra corretamente a importância da interpretação dos textos:
A A leitura é um gesto de imaginação.
B Facilita a escrita e a compreensão de mais textos.
C Amplia a capacidade de oratória do sujeito.
D Coleta mais informações para uso do sujeito em questões pessoais.
E Liga as informações externas ao sujeito à compreensão do ato de ler.

Leia o extrato de texto: “[...] Swales [...] preocupou-se [...] em construir uma ponte entre a teoria e a efetiva análise e aplicação dos gêneros. Em seu caso, privilegiou e elaborou todo o seu arcabouço teórico sobre o gênero acadêmico, visando ao ensino da língua inglesa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 134.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, assinale corretamente a alternativa que contém duas noções propostas por Swales:
A Cultura popular e gênero.
B Comunidade pragmática e sintaxe.
C Comunidade discursiva e gênero.
D Comunidade objetiva e interação subjetiva.
E Gênero e Cultura popular.

Leia o fragmento de texto: “[...] para chegarmos ao êxito da compreensão dos enunciados e dos discursos manifestados em todos os tipos de textos e também ensinarmos isso na escola, é preciso transcendermos, ir além; por meio da interpretação devemos promover uma leitura mais aprofundada”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p.176.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, por que há a necessidade de transcender texto? Assinale a alternativa correta:
A Complementar o texto com as próprias ideias.
B Compreender apenas o que está claro no texto.
C Desvendar o tipo de linguagem do texto.
D Ler o texto com maior fluidez.
E Decifrar o que não está claro ou explícito no texto.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Atente para a afirmação: 
 “[...] a perspectiva sistêmico-funcionalista, liderada por Halliday, define uma relação estreita entre texto-gênero-contexto de situação. É uma abordagem semiológica, na qual o contexto social, com suas multifunções, vai configurar contextualmente o texto”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020.   p. 133.
 
De acordo com a afirmação e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, indique corretamente a alternativa que apresenta as características do texto para os hallidianos:
Nota: 10.0
	
	A
	Estrutura e textura.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: "Para os hallidianos, o texto caracteriza-se por sua estrutura e textura, por isso, o gênero seria justamente uma das propriedades dessa textura, estando ligado aos aspectos discursivo e social” (livro-base, p.133).
	
	B
	Estrutura e gênero.
	
	C
	Textura e normas gramaticais.
	
	D
	Norma culta e linguagem coloquial.
	
	E
	Objetividade e subjetividade.
Questão 2/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia a passagem de texto: 
“A perspectiva bakhtiniana de língua e enunciado como fenômenos dialógicos por natureza e socio-historicamente determinados vai nortear a teoria e, claro, a noção de gênero discursivo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 145.
 
Com base na passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique corretamente a alternativa que apresenta a relação que Bakhtin estabelece entre enunciado e gênero:
Nota: 10.0
	
	A
	O enunciado é coletivo e os gêneros são particulares.
	
	B
	Os gêneros são irrepetíveis e o enunciado é sempre histórico.
	
	C
	O enunciado é irrepetível e os gêneros são históricos.
 
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Para que fique mais clara essa noção, é importante e interessante observar a relação que Bakhtin estabelece entre o enunciado e gênero, uma vez que o enunciado é tido como irrepetível, individual, único, ao passo que os gêneros são relativamente estáveis, quase impessoais, já que históricos” (livro-base, p.145).
	
	D
	Tanto o enunciado quanto o gênero possuem características únicas.
	
	E
	As características impessoais determinam o gênero e as pessoais o enunciado.
Questão 3/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Atente para a citação:  
“[...] segundo o raciocínio de Orlandi [...], haverá diferentes maneiras de leituras, as quais visam a um trabalho de análise e interpretação textual que contemple o contexto da produção do texto, no qual se dão seus objetivos [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p.175.
 
Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique a alternativa que apresenta corretamente o que Orlandi compreende sobre a contextualização do texto:
Nota: 10.0
	
	A
	Observa apenas a literalidade do texto.
	
	B
	Considera apenas o que está implícito.
	
	C
	Considera o que está dito e o que está implícito.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Outra questão bastante pertinente que Orlandi [...] reforça a respeito de uma perspectiva discursiva do desenvolvimento da leitura como um gesto de interpretação é que esse conceito prevê que, quando se lê, não deveria ser considerado apenas o que está dito, mas também aquilo que está implícito [...]" (livro-base, p. 174).
	
	D
	Compreende apenas a objetividade do texto.
	
	E
	Considera apenas a subjetividade do leitor.
Questão 4/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia a passagem de texto:
 “O tempo todo analisamos discursos. Nossa vida social depende disso. [...] Em virtude disso, a AD [...] tem muito a contribuir para as bases da educação básica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p.167.
 
De acordo com a passagem de texto e com conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, assinale a alternativa que apresenta corretamente a preocupação da AD em relação ao ensino da língua:
Nota: 0.0
	
	A
	Preocupa-se com as práticas e técnicas da língua escrita.
	
	B
	Produção textual é o campo principal da AD.
	
	C
	Preocupa-se apenas com o texto escrito.
	
	D
	Preocupa-se com o ensino e práticas de leitura.
Esta é a alternativa correta porque: “[...] a AD, em sua essência, é uma teoria que envolve muita leitura e (inter)age pela interpretação [...] como campo de estudos preocupa-se bastante com o ensino de leitura e com as práticas de leitura de modo geral [...]” (livro-base, p.167).
	
	E
	Caráter interdisciplinar das várias matérias.
Questão 5/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia o extrato de texto: 
 “[...] firmando-nos justamente na concepção de texto/discurso adotada, acreditamos que a diferença terminológica reside muito mais no fato de as teorias adotarem pressupostos teóricos e, principalmente, metodologias diferentes do que na referência a fenômenos, objetos diferentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 144.
 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, evidencie a alternativa que demonstra corretamente a diferença do percurso entre a Linguística Textual (LT) e a Análise do Discurso (AD):
 
Nota: 10.0
	
	A
	A LT parte do texto para o discurso e a AD se ocupa apenas com a gramática.
	
	B
	As AD e a LT partem de princípios textuais e pragmáticos.
	
	C
	A LT parte do texto para o discurso e a AD parte do discurso para o texto.
 
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Como mostramos antes, o percurso da análise é o que vai determinar essa ou aquela terminologia, uma vez que, como a LT parte do texto para o discurso, a AD parte do discurso para o texto” (livro-base, p.144).
	
	D
	A LT ocupa-se com as questões gramaticais e a AD com a linguagem informal.
	
	E
	A LT é indiferente às questões textuais e a AD se ocupa apenas com elas.
Questão 6/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia o extrato de texto:  
“É nessa mesma ordem que se desenvolve a evolução real da língua: as relações sociais evoluem [...], depois a comunicação e a interação verbais evoluem no quadro das relações sociais, as formas dos atos de fala evoluem em consequência da interação verbal [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 142.
 
Com base no extrato e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, assinale corretamente a alternativa que apresenta as duas teorias sobre a evolução da língua:
Nota: 10.0
	
	A
	Teorias discursivas e teorias textuais
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “O movimento de análise que as correntes ligadas ao texto e ao discurso realizam ocorrem de forma contrária: nas teorias discursivas a análise é feita top-down, ou seja, partimosda situação, do já dito para a materialidade do texto: nas teorias textuais, ocorre o contrário: partimos do texto para recorrer ao contexto. (livro-base, p.142).
	
	B
	Teorias objetivas e subjetivas
	
	C
	Texto e contexto
	
	D
	Teoria analítica e teoria discursiva
	
	E
	Análise textual e teorias acadêmicas
Questão 7/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia a passagem de texto:  
“Vários autores distinguem texto e discurso, principalmente os filiados à AD ou a uma perspectiva enunciativa”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 140.
 
Com base na passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, relacione os itens a seguir às suas respectivas definições:
 
1. Texto
2. Discurso
 
(   ) É ao mesmo tempo um processo e um produto
(   ) Diz respeito à própria materialização do texto
(   ) É o texto em seu funcionamento sócio-histórico
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1 - 2 - 1
	
	B
	2 - 2 - 1
	
	C
	2 - 1 - 1
	
	D
	1 - 2 - 2
Comentário: a sequência correta é 1 - 2 - 2: “Trata-se, num primeiro momento, do objeto linguístico visto em sua condição de organicidade e com base em seus princípios gerais de produção e funcionamento em nível superior à frase e não preso ao sistema da língua; é ao mesmo tempo um processo e um produto [...]” (livro-base, p.140). “De uma maneira geral, o discurso diz respeito à própria materialização do texto e é o texto em seu funcionamento sócio-histórico” (livro-base, p.140).
	
	E
	2 - 1 - 2
Questão 8/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia o excerto de texto:
 
“[...] se considerarmos nossa capacidade de articulação de textos orais e escritos, as paráfrases são as versões mais extensas e explicativas de qualquer texto que somos capazes de criar, a fim de mediar e facilitar a compreensão de algum texto e/ou assunto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020.  p.172.
 
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique a alternativa que demonstra corretamente a importância da interpretação dos textos:
Nota: 10.0
	
	A
	A leitura é um gesto de imaginação.
	
	B
	Facilita a escrita e a compreensão de mais textos.
	
	C
	Amplia a capacidade de oratória do sujeito.
	
	D
	Coleta mais informações para uso do sujeito em questões pessoais.
	
	E
	Liga as informações externas ao sujeito à compreensão do ato de ler.
 
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A AD assimila os elementos leitura e interpretação. As essências metodológica e da proposta de análise da AD encontram-se na ação e na interação pela leitura por intermédio dos chamados gestos de interpretação. Portanto, isso faz da interpretação a ponte que liga as informações externas ao sujeito à compreensão do ato de ler; assim, a leitura um gesto de interpretação” (livro-base, p. 172).
Questão 9/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia o extrato de texto:  
“[...] Swales [...] preocupou-se [...] em construir uma ponte entre a teoria e a efetiva análise e aplicação dos gêneros. Em seu caso, privilegiou e elaborou todo o seu arcabouço teórico sobre o gênero acadêmico, visando ao ensino da língua inglesa”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020.  p. 134.
 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, assinale corretamente a alternativa que contém duas noções propostas por Swales:
Nota: 10.0
	
	A
	Cultura popular e gênero.
	
	B
	Comunidade pragmática e sintaxe.
	
	C
	Comunidade discursiva e gênero.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Para viabilizar esse estudo, ele propôs as noções de comunidade discursiva, gênero e tarefas, que ora são trazidas à tona para ser ratificadas, ora para ser refutadas” (livro-base, p.134).
	
	D
	Comunidade objetiva e interação subjetiva.
	
	E
	Gênero e Cultura popular.
Questão 10/10 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto: 
“[...] para chegarmos ao êxito da compreensão dos enunciados e dos discursos manifestados em todos os tipos de textos e também ensinarmos isso na escola, é preciso transcendermos, ir além; por meio da interpretação devemos promover uma leitura mais aprofundada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020.  p.176.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, por que há a necessidade de transcender texto? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Complementar o texto com as próprias ideias.
	
	B
	Compreender apenas o que está claro no texto.
	
	C
	Desvendar o tipo de linguagem do texto.
	
	D
	Ler o texto com maior fluidez.
	
	E
	Decifrar o que não está claro ou explícito no texto.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: "[...] conforme a definição apresentada por Orlandi [...], o gesto de interpretação requer uma leitura mais aprofundada capaz de enxergar informações apresentadas diretamente no texto e, sobretudo, consiste em decifrar aquilo que não está claro ou explícito no texto que se está lendo” (livro-base, p. 176).