Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em Direitos Humanos: de que se trata?.
Programa Ética e Cidadania. 2007.
A educação em direitos humanos deve ter três limiares: uma educação
permanente, contínua e global, ter uma mudança cultural e uma educação em
valores e soma-se que ela deve atingir educadores e educandos de forma igualitária.
Valores criados devem transformar-se em práticas,a cultura de respeito à
dignidade humana deve ser o cerne orientador para eliminar tudo que está
enraizado, e é contrário. No Brasil, esta mudança implica na mudança de valores
que foram culturalmente enraizados por processos discriminatórios de minorias que
tiveram seus direitos violados inúmeras vezes pela sociedade civil e por
instituições.A mudança cultural deve levar a enfrentar essa herança e ainda ao
enfrentamento a comum deturpação dos direitos humanos.
Comumente propagados como “direitos de bandidos contra o direito das
pessoas direitas”, fruto da ignorância e também da perversidade que manipula os
fatos, estes ataques provindos desde os instrumentos de comunicação das massas
que lucram com a exploração sensacionalista da violência e miséria e até mesmo
de grupos específicos que temem a perda de seus privilégios.
Outra deturpação é decorrente de um meio mais instruído, aqueles que se
denominam liberais, defendem que os direitos humanos se reduzem às liberdades
individuais. Direitos humanos são aqueles considerados essenciais a todas as
pessoas, são indispensáveis a uma vida com dignidade, os direitos humanos são
naturais e universais, são independentes e indivisíveis, são históricos.
A educação deve estar ligada à vivência da igualdade e dignidade de direitos
para todos, e deve propiciar o desenvolvimento de sentimentos e atitudes de
cooperação e solidariedade, vinculado à solidariedade e não apenas como
tolerância passiva da mera aceitação do outro.
Deve estar ligado à capacidade de perceber as consequências pessoais
sociais e de cada escolha. Adiciona-se a responsabilidade. Aqui, desenvolve-se um
cidadão participante, crítico, responsável e comprometido com a mudança daquelas
práticas e condições da sociedade que violam ou negam os direitos humanos.
Para educar em direitos humanos, devemos fazer nossa escolha, a depender
de variados fatores. Há o que distinguir entre educação formal e informal. É uma
utopia, mas que se cumpre no ato de tentar se realizar.

Mais conteúdos dessa disciplina