Prévia do material em texto
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em Direitos Humanos: de que se trata?. Programa Ética e Cidadania. 2007. A educação em direitos humanos deve ter três limiares: uma educação permanente, contínua e global, ter uma mudança cultural e uma educação em valores e soma-se que ela deve atingir educadores e educandos de forma igualitária. Valores criados devem transformar-se em práticas,a cultura de respeito à dignidade humana deve ser o cerne orientador para eliminar tudo que está enraizado, e é contrário. No Brasil, esta mudança implica na mudança de valores que foram culturalmente enraizados por processos discriminatórios de minorias que tiveram seus direitos violados inúmeras vezes pela sociedade civil e por instituições.A mudança cultural deve levar a enfrentar essa herança e ainda ao enfrentamento a comum deturpação dos direitos humanos. Comumente propagados como “direitos de bandidos contra o direito das pessoas direitas”, fruto da ignorância e também da perversidade que manipula os fatos, estes ataques provindos desde os instrumentos de comunicação das massas que lucram com a exploração sensacionalista da violência e miséria e até mesmo de grupos específicos que temem a perda de seus privilégios. Outra deturpação é decorrente de um meio mais instruído, aqueles que se denominam liberais, defendem que os direitos humanos se reduzem às liberdades individuais. Direitos humanos são aqueles considerados essenciais a todas as pessoas, são indispensáveis a uma vida com dignidade, os direitos humanos são naturais e universais, são independentes e indivisíveis, são históricos. A educação deve estar ligada à vivência da igualdade e dignidade de direitos para todos, e deve propiciar o desenvolvimento de sentimentos e atitudes de cooperação e solidariedade, vinculado à solidariedade e não apenas como tolerância passiva da mera aceitação do outro. Deve estar ligado à capacidade de perceber as consequências pessoais sociais e de cada escolha. Adiciona-se a responsabilidade. Aqui, desenvolve-se um cidadão participante, crítico, responsável e comprometido com a mudança daquelas práticas e condições da sociedade que violam ou negam os direitos humanos. Para educar em direitos humanos, devemos fazer nossa escolha, a depender de variados fatores. Há o que distinguir entre educação formal e informal. É uma utopia, mas que se cumpre no ato de tentar se realizar.