Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

As lutas na Base Nacional Comum Curricular
Júlio Cesar Ferreira 
Cleiton Marino Santana 
RESUMO: A luta é uma forma de manifestação corporal que podem ocorrer com duas ou mais pessoas através de diversas formas técnicas, táticas e de estratégias. No contexto educacional as lutas estão inseridas na BNCC - Base Nacional Comum Curricular como uma unidade temática. O objetivo desse trabalho é conhecer objetivos de conhecimentos das lutas e também as habilidades a ser exploradas em cada ano do contexto escolar. Esse estudo caracteriza-se como um estudo bibliográfico, que visa identificar através das literaturas informações relevante para a fundamentação do trabalho. A categoria combate foi criada dentro da unidade temática de esportes, e através dela podem ser empregadas técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrios, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço por meio de combinações de ações de ataque e defesa ela é explorada dentro do 8.º e 9.º como objetos de conhecimento. As lutas como unidades temáticas são inseridas do 3.º ao 9.º ano e tem como objetivo valorizando a cultura regional e comunitária, a cultura indígena e africana, a cultura Brasileira bem como a cultura mundial e proporcionar vivências significativas para aprendizagem sobre as lutas no contexto histórico, social e prático. 
PALAVRAS-CHAVE: Lutas, BNCC, Combate. 
INTRODUÇÃO: A luta pode ser entendida como manifestação corporal de oposição e enfrentamento que pode acontecer entre duas ou mais pessoas, gerando conceitos de técnicas de ataque, defesa e contra-ataque, envolvendo táticas e estratégias (FERREIRA, 2012). No contexto educacional as lutas estão inseridas na BNCC - Base Nacional Comum Curricular como uma unidade temática junto a brincadeiras e jogos, danças, esporte, ginástica e práticas corporais de aventura e também como um objeto de conhecimento no 8º e 9º ano como esportes de combate. (BRASIL, 2018). A partir dessa nova classificação as lutas passam a ser explorada de uma nova perspectiva, então, nossa proposta é conhecer os objetivos de conhecimentos das lutas e também as habilidades a ser ensinadas em cada ano do contexto escolar. Esse estudo caracteriza-se como um estudo bibliográfico, que visa identificar através das literaturas informações relevante para a fundamentação do trabalho (MARCONI; LAKATOS, 2011).
ANÁLISE E COMENTÁRIO DE CONTEÚDO: As lutas na unidade temática apresentam-se como disputas corporais, onde os praticantes aplicam-se de técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinada ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário (BRASIL, 2018). Na unidade temática do esporte foram criadas sete categorias esportivas, são elas: marca, precisão, técnico-combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, inversão ou territorial e combate (BRASIL, 2018). O objetivo de conhecimento “esporte de combate” compõe características nas quais o oponente deve ser subjugado com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrios, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço por meio de combinações de ações de ataque e defesa, como exemplo as lutas de judô, esgrima, boxe, tae kwond (BRASIL, 2018). Como unidade temática, as lutas estão inseridas do 3.º ao 5.º ano, 6.º ao 7.º e do 8.º ao 9.º, como propostas diferentes, apenas do 1.º a 2.º ano a proposta de lutas não foi inserida. No 3.º ao 5.º ano foram descritas como conteúdos as lutas nos contextos comunitários e regionais e a lutas de matriz indígena e africana, no 6.º ao 7.º ano as lutas do Brasil e do 8.º ao 9.º as lutas do mundo (BRASIL, 2018). Já no desenvolvimento das habilidades, que são as aprendizagens essências que deve ser assegurada aos alunos, a BNCC apresenta as habilidades centradas nas propostas do aluno experimentar, fruir, recriar, planejar, utilizar e identificar, problematizar e discutir questões relacionadas às lutas, de modo que o aluno tenha uma vivência global das lutas nas suas diversas formas de atuação (BRASIL, 2018). 
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Podemos verificar que a BNCC inclui o ensino das lutas a partir de uma nova perspectiva, valorizando a cultura regional e comunitária, a cultura indígena e africana, a cultura Brasileira bem como a cultura mundial. As habilidades descritas possibilitarão o aluno vivenciar de forma mais ampla e real todas as possibilidades das lutas no contexto histórico, social e prático. 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, 1998.
FERREIRA, H.S. Ensino das Lutas na escola. Fortaleza. Peter Rohl Edição e Comunicação. 2012.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. – 6. reimpr. São Paulo: Atlas: 2011.

Mais conteúdos dessa disciplina