Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Nome: Maria Rita Queiroz Bonnora RA: 1871442
Curso: Odontologia – 2º Termo
Disciplina: Histologia Bucal
Professor Fábio Augusto Freiria Barbosa
Professora Percyleine Pelegrine Herculiani
Questões de Embriologia Geral e da Face – Referente à aula do dia 20 de julho 
01. Faça a definição de gametas e cite os gametas masculino e feminino.
São células germinativas produzidas pelos órgãos reprodutivos que contêm somente a metade do número de cromossomos presente nas células somáticas. Os gametas são, nos homens: Espermatozoides e nas mulheres: Ovócitos, ao se unirem darão origem ao zigoto que mais tarde será um embrião.
02. O que é fecundação? Quais suas principais etapas?
Processo em que o espermatozoide penetra o ovócito originando o zigoto/ célula ovo.
03. O que é zigoto (célula ovo)? Após essa etapa, o que ocorre com o embrião até a implantação no útero?
Zigoto (célula ovo) é o resultado da fusão dos pro núcleos masculino e feminino que restaura o número diploide normal de cromossomos (46), sendo então a primeira célula de um ser vivo. Após a união dos pro núcleos, inicia-se o processo de clivagem do zigoto, o que consiste em várias divisões mitóticas, resultando numa rápida proliferação de blastômeros que se compactam formando a Mórula. (Ainda há presença de zona pelúcida).
04. O que é blastocisto? Quais suas regiões?
O Blastocisto se dá conforme a mórula é penetrada por secreções uterinas que formam a blastocele: cavidade que divide a mórula em 2 grandes núcleos: Embrioblasto - grupo de blastômeros que dará origem ao embrião e Trofoblasto - camada celular externa que origina a parte embrionária da placenta. Conforme há aumento da blastocele, ocorre o rompimento da zona pelúcida.
05. Após a etapa de blastocisto, o que ocorre com o embrião até a formação dos três folhetos embrionários?
Após a formação do blastocisto, 6 a 7 dias após a fecundação ocorre o início da Implantação Embrionária: 
Fixação do embrião no endométrio a partir de proliferação e de diferenciação de células do trofoblasto para que o embrião possa buscar nutriente da mãe de maneira mais eficiente; este processo de fixação dá origem a duas novas diferenciações do trofoblasto:
Sinciciotrofolasto - novas células do trofoblasto que se proliferam e se fundem formando uma massa celular que invade a parede do endométrio.
Citotrofoblasto – Camada única de células periféricas em contato com o sinciciotrofoblasto Ao passo que o trofoblasto se diferencia, o embrioblasto também da origem à duas novas estruturas: 
Epiblasto – Conjunto de células cúbicas que originará o Âmnio / Cavidade amniótica.
Hipoblasto – Camada de células correspondentes ao teto da blastocele cuja proliferação resulta no seu revestimento – membrana exocelômica – originando o Saco vitelino primitivo.
Após a implantação embrionária, na segunda semana ocorre a formação do disco embrionário bilaminar (constituído por epiblasto + hipoblasto). O eixo do embrião é estabelecido e é representado por um ligeiro alargamento das células epiblásticas e hipoblásticas na extremidade cefálica do embrião em uma região conhecida como placa pré-cordal, onde o epiblasto e o hipoblasto estão em contato. Durante a terceira semana de desenvolvimento, o embrião entra no período de gastrulação, durante o qual o disco embrionário bilaminar é convertido em um disco trilaminar.
06. Como ocorre a neurulação?
Na 4ª semana de gestação o embrião está totalmente incluso no endométrio, a partir do desenvolvimento do processo notocordal o embrião se alonga, e sobre esse processo é estimulado o desenvolvimento da placa neural que evidencia ondulações a partir da proliferação de células, formando um sulco neural que origina duas pregas neurais. 
Lateralmente à extensão do processo notocordal surgem duas laminas dorsais que formarão o esqueleto axial após passarem por fragmentação no sentido craniocaudal dando origem aos somitos. O processo notocordal estimula o desenvolvimento do neuroectoderma, caracterizando a formação das pregas neurais que se proliferam de forma acentuada e se fundem dorsalmente, projetando então, o Tubo neural que irá se posicionar entre os pares de somitos, empurrando ventralmente a notocorda. 
Algumas células das pregas neurais se unem formando a Crista neural (dará origem aos nervos, gânglios e terminações nervosas), localizada à cima do tubo neural. O tubo neural é a estrutura embrionária que dará origem ao sistema nervoso.
07. Como ocorre a formação do encéfalo? (Cite o nome das vesículas primárias e secundárias)
Através de dilatações do tubo neural, são formadas as vesículas encefálicas primárias: prosencéfalo, mesencéfalo e rombemcéfalo. E a partis dessas, respectivamente, serão formadas a vesículas encefálicas secundárias: telencéfalo e diencéfalo, mesencéfalo e, metencéfalo e mielencéfalo.
08. O que é membrana bucofaríngea? Quando ela aparece no embrião?
É a região onde as massas em crescimento da ectoderme e da endoderme entram em contato direto entre si, o que constitui uma membrana fina que forma um septo entre a boca e a faringe primitivas. Surge na 3ºsemana de desenvolvimento humano. 
09. O que são arcos branquiais? Quais seus principais constituintes?
Os arcos faríngeos começam a se desenvolver no início da quarta semana, quando as células da crista neural migram para a futura região da cabeça e do pescoço. Inicialmente, cada arco faríngeo consiste em um núcleo de mesênquima (tecido conjuntivo embrionário) e é coberto externamente pelo ectoderma e internamente pelo endoderma.
10. Qual a importância do primeiro arco branquial na formação da face?
O primeiro par de arcos faríngeos desenvolve os processos maxilar (musculatura ossos e arcada dentária superior) e mandibular (musculatura ossos e arcada dentária inferior).
11. Qual a localização e função da cartilagem de Meckel?
Serve como guia de ossificação intramembranosa para o crescimento da mandíbula, e surge a partir do primeiro arco faríngeo.
12. Quando ocorre o início do desenvolvimento da face humana? Quais os principais processos embrionários responsáveis por essa formação?
Os arcos branquiais, originários do mesoderma, dão à cabeça e ao pescoço a sua aparência típica na 4ª semana de gestação.
13. Como ocorre a formação do lábio superior e inferior?
A partir da fusão do processo maxilar com o processo nasal medial, surge uma estrutura chamada de filtro do lábio, que forma parte do lábio superior; já o lábio inferior surge a partir do processo mandibular / 1º arco.
14. O que é palato primário e secundário? Como eles são formados? 
O palato primário começa a se desenvolver a partir do segmento intermaxilar da maxila, inicialmente este segmento é uma massa de mesênquima em forma de cunha entre as superfícies internas das proeminências maxilares das maxilas em desenvolvimento.
O palato secundário (palato definitivo) é o primórdio das partes duras e moles do palato, se desenvolve a partir de duas projeções mesenquimais que se estendem das faces internas das proeminências maxilares.
15. Como ocorre a formação da língua.
A língua surge no final da 4a semana a partir da formação de 5 saliências mesenquimais, originadas do 1º a 4º par de arcos faríngeos: a saliência lingual mediana, as duas saliências linguais laterais, a cópula e a saliência hipofaríngea. A língua é um órgão que desempenha funções fisiológicas essenciais.

Mais conteúdos dessa disciplina