Logo Passei Direto
Buscar

Eletrônica Digital e Sistemas Digitais 02 2019 2 s

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “A memória semicondutora tem a capacidade de armazenar dados e informações por meio de bits. Estes bits, por sua vez, devem ser inseridos e copiados para serem utilizados quando solicitados.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 555.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se dizer que a memória semicondutora executa, basicamente, as operações de:
a. escrita e leitura.
b. escrita e endereçamento.
c. endereçamento e gravação.
d. leitura e verificação.
e. gravação e escrita.

Leia o trecho a seguir: "Um CPLD com arquitetura CoolRunner II usa uma estrutura do tipo PLA. Esse dispositivo tem múltiplos blocos de funções (FBs), os quais são análogos aos LABs na arquitetura MAX 7000 da Altera." Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 637.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os dispositivos lógicos programáveis MAX 7000 da Altera e CoolRunner II da Xilinx, analise as afirmativas abaixo e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os blocos de funções do CoolRunner II são interconectados por uma matriz de interconexões avançadas (AIM), análoga ao PIA em um MAX 7000.
II. ( ) Dependendo da série do CPLD MAX 7000, a densidade pode variar entre 2 a 16 LABs.
III. ( ) A Xilinx manufatura dispositivos lógicos CPLDs de diversos tipos e séries, incluindo a família MAX III, MAX 6000 e MAX 7000.
IV. ( ) Existem diversas famílias e séries de CPLDs produzidos pela Xilinx, como, por exemplo: a família CoolRunner II séries XC2C32A e XC2C64A.
A. V, F, F, V.
B. V, V, F, F.
C. F, V, F, V.
D. V, F, V, F.
E. V, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “A arquitetura do CPLD MAX 7000 é semelhante ao arranjo em blocos do CPLD genérico. Isto significa que a sua estrutura contempla dispositivos lógicos programáveis SPLD PAL e GAL, os quais produzem funções de soma de produtos.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 630.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre CPLD MAX 7000, pode-se afirmar que os principais atributos são:
a. o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,3 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação.
b. o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,3 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação.
c. o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,3 e 7,5 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação.
d. o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 1,3 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação.
e. o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,5 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação.
f. o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EPROM. A tensão de operação pode variar entre 1,3 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação.

Leia o excerto a seguir: “A maioria dos fabricantes de dispositivos lógicos programáveis produz uma série de CPLDs que variam em densidade, tecnologia de processo, consumo de potência, tensão de alimentação e velocidade. Os fabricantes geralmente especificam a densidade de um CPLD em termos de macrocélulas ou blocos de arranjo lógico.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 629.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre dispositivos lógicos programáveis – CPLDs, é possível afirmar que:
a. a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de miliwatts.
b. a maioria das CPLDs não são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de EPROM.
c. a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de microwatts.
d. a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de miliwatts.
e. a maioria das CPLDs são programáveis e usam tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de microwatts.
f. a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de PROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de miliwatts.

Leia o excerto a seguir: “O CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas AND programável e 1 porta lógica OR.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 630.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre CPLD MAX 7000, pode-se afirmar que:
a. o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas AND programável e 1 porta lógica OR.
b. o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas AND programável e 1 porta lógica OR.
c. o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas AND programável e 1 porta lógica NOR.
d. o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas AND programável e 4 portas lógicas OR.
e. o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas NAND programável e 1 porta lógica OR.
f. o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas AND programável e 1 porta lógica XOR.

Leia o excerto a seguir: “Uma memória ideal tem uma alta capacidade de armazenamento, é não volátil, tem capacidade de leitura e escrita no sistema, é compatível com operações rápidas e tem um custo eficaz. As tecnologias tradicionais de memória como ROM, PROM, EPROM, EEPROM, SRAM e DRAM exibem individualmente um ou mais dessas características, porém nenhuma apresenta todas essas características, exceto a memória flash.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 579.
Considerando esse excerto e o conteúdo estudado sobre a memória flash, pode-se afirmar que:
a. a memória flash é uma memória não volátil de escrita e de leitura, possuindo grande capacidade de armazenar dados e informações.
b. a memória flash é uma memória não volátil de escrita e de leitura, possuindo grande capacidade de armazenar dados e informações.
c. a memória flash é uma memória volátil de escrita e de leitura. Como exemplos de memória flash, podemos mencionar as PROMS e as EPROMs.
d. a memória flash é uma memória não volátil de escrita, possuindo pequena capacidade de armazenar informações. Como exemplos de memória flash, podemos mencionar a memória SRAM.
e. a memória flash é uma memória volátil de escrita. Como exemplos de memória flash, podemos mencionar o disco rígido.
f. a memória flash é uma memória volátil de escrita e de leitura. Como exemplos de memória flash, podemos mencionar o pendrive, as memórias DRAMS e as memórias ROMs.

Leia o trecho a seguir: “Os computadores usam discos rígidos como um meio de armazenamento em massa interno. Os discos rígidos são discos (‘pratos’) rígidos feitos de uma liga de alumínio ou uma mistura de vidro e cerâmica cobertos com uma camada magnética.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 595.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado, pode-se afirmar que:
a. o drive de disco rígido é hermeticamente fechado (selado).
b. o drive de disco rígido é composto por dois eixos e três braços atuadores para a sincronização das cabeças de escrita e leitura de dados / informações.
c. juntamente com a memória RAM, o disco rígido é considerado a memória principal do computador.
d. a gravação das informações no disco rígido é realizada apenas em um dos lados da superfície do disco.
e. na manufatura de discos rígidos, normalmente utiliza-se ligas de ferro.

Leia o trecho a seguir: “Um CPLD com arquitetura CoolRunner II usa uma estrutura do tipo PLA. Esse dispositivo tem múltiplos blocos de funções (FBs), os quais são análogos aos LABs na arquitetura MAX 7000 da Altera.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 637.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre CPLD CoolRunner II, pode-se afirmar que:
a. da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Altera, variam de acordo com a sua arquitetura, densidade, tecnologia de processo, consumo de potência elétrica, tensão elétrica de alimentação e velocidade de processamento.
b. da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Altera, variam de acordo com a sua arquitetura, densidade, tecnologia de processo, consumo de potência elétrica, tensão elétrica de alimentação e velocidade de processamento.
c. da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Altera, variam de acordo com as suas portas lógicas AND e OR, arquitetura, densidade e velocidade de processamento.
d. da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Cypress, possuem blocos de funções interconectados por uma matriz de interconexões avançadas (AIM – Advanced Interconnect Matrix).
e. da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Atmel, variam de acordo com a sua tecnologia de processo, consumo de potência elétrica e tensão elétrica de alimentação.
f. da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Vantis, variam de acordo com a sua arquitetura e velocidade de processamento.

A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o armazenamento óptico, é possível dizer que o laser:
detecta a distribuição e a configuração de pits e lands ao longo da trilha para informar a presença de 0s e 1s presentes no disco.
opera como um receptor da luz inserida no CD-ROM.
detecta a luz inserida no plástico policarbonato.
realiza a escrita das informações gravadas no CD-ROM.
realiza a escrita e a leitura das informações gravadas no CD-ROM.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “A memória semicondutora tem a capacidade de armazenar dados e informações por meio de bits. Estes bits, por sua vez, devem ser inseridos e copiados para serem utilizados quando solicitados.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 555.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se dizer que a memória semicondutora executa, basicamente, as operações de:
a. escrita e leitura.
b. escrita e endereçamento.
c. endereçamento e gravação.
d. leitura e verificação.
e. gravação e escrita.

Leia o trecho a seguir: "Um CPLD com arquitetura CoolRunner II usa uma estrutura do tipo PLA. Esse dispositivo tem múltiplos blocos de funções (FBs), os quais são análogos aos LABs na arquitetura MAX 7000 da Altera." Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 637.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os dispositivos lógicos programáveis MAX 7000 da Altera e CoolRunner II da Xilinx, analise as afirmativas abaixo e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os blocos de funções do CoolRunner II são interconectados por uma matriz de interconexões avançadas (AIM), análoga ao PIA em um MAX 7000.
II. ( ) Dependendo da série do CPLD MAX 7000, a densidade pode variar entre 2 a 16 LABs.
III. ( ) A Xilinx manufatura dispositivos lógicos CPLDs de diversos tipos e séries, incluindo a família MAX III, MAX 6000 e MAX 7000.
IV. ( ) Existem diversas famílias e séries de CPLDs produzidos pela Xilinx, como, por exemplo: a família CoolRunner II séries XC2C32A e XC2C64A.
A. V, F, F, V.
B. V, V, F, F.
C. F, V, F, V.
D. V, F, V, F.
E. V, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “A arquitetura do CPLD MAX 7000 é semelhante ao arranjo em blocos do CPLD genérico. Isto significa que a sua estrutura contempla dispositivos lógicos programáveis SPLD PAL e GAL, os quais produzem funções de soma de produtos.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 630.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre CPLD MAX 7000, pode-se afirmar que os principais atributos são:
a. o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,3 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação.
b. o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,3 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação.
c. o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,3 e 7,5 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação.
d. o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 1,3 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação.
e. o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,5 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação.
f. o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora EPROM. A tensão de operação pode variar entre 1,3 e 5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de operação.

Leia o excerto a seguir: “A maioria dos fabricantes de dispositivos lógicos programáveis produz uma série de CPLDs que variam em densidade, tecnologia de processo, consumo de potência, tensão de alimentação e velocidade. Os fabricantes geralmente especificam a densidade de um CPLD em termos de macrocélulas ou blocos de arranjo lógico.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 629.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre dispositivos lógicos programáveis – CPLDs, é possível afirmar que:
a. a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de miliwatts.
b. a maioria das CPLDs não são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de EPROM.
c. a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de microwatts.
d. a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de miliwatts.
e. a maioria das CPLDs são programáveis e usam tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de microwatts.
f. a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam tecnologia de processo de PROM, tendo em vista que o consumo de potência é da ordem de miliwatts.

Leia o excerto a seguir: “O CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas AND programável e 1 porta lógica OR.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 630.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre CPLD MAX 7000, pode-se afirmar que:
a. o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas AND programável e 1 porta lógica OR.
b. o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas AND programável e 1 porta lógica OR.
c. o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas AND programável e 1 porta lógica NOR.
d. o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas AND programável e 4 portas lógicas OR.
e. o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas NAND programável e 1 porta lógica OR.
f. o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle para a entrada e saída de dados que atente os subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas lógicas AND programável e 1 porta lógica XOR.

Leia o excerto a seguir: “Uma memória ideal tem uma alta capacidade de armazenamento, é não volátil, tem capacidade de leitura e escrita no sistema, é compatível com operações rápidas e tem um custo eficaz. As tecnologias tradicionais de memória como ROM, PROM, EPROM, EEPROM, SRAM e DRAM exibem individualmente um ou mais dessas características, porém nenhuma apresenta todas essas características, exceto a memória flash.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 579.
Considerando esse excerto e o conteúdo estudado sobre a memória flash, pode-se afirmar que:
a. a memória flash é uma memória não volátil de escrita e de leitura, possuindo grande capacidade de armazenar dados e informações.
b. a memória flash é uma memória não volátil de escrita e de leitura, possuindo grande capacidade de armazenar dados e informações.
c. a memória flash é uma memória volátil de escrita e de leitura. Como exemplos de memória flash, podemos mencionar as PROMS e as EPROMs.
d. a memória flash é uma memória não volátil de escrita, possuindo pequena capacidade de armazenar informações. Como exemplos de memória flash, podemos mencionar a memória SRAM.
e. a memória flash é uma memória volátil de escrita. Como exemplos de memória flash, podemos mencionar o disco rígido.
f. a memória flash é uma memória volátil de escrita e de leitura. Como exemplos de memória flash, podemos mencionar o pendrive, as memórias DRAMS e as memórias ROMs.

Leia o trecho a seguir: “Os computadores usam discos rígidos como um meio de armazenamento em massa interno. Os discos rígidos são discos (‘pratos’) rígidos feitos de uma liga de alumínio ou uma mistura de vidro e cerâmica cobertos com uma camada magnética.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 595.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado, pode-se afirmar que:
a. o drive de disco rígido é hermeticamente fechado (selado).
b. o drive de disco rígido é composto por dois eixos e três braços atuadores para a sincronização das cabeças de escrita e leitura de dados / informações.
c. juntamente com a memória RAM, o disco rígido é considerado a memória principal do computador.
d. a gravação das informações no disco rígido é realizada apenas em um dos lados da superfície do disco.
e. na manufatura de discos rígidos, normalmente utiliza-se ligas de ferro.

Leia o trecho a seguir: “Um CPLD com arquitetura CoolRunner II usa uma estrutura do tipo PLA. Esse dispositivo tem múltiplos blocos de funções (FBs), os quais são análogos aos LABs na arquitetura MAX 7000 da Altera.” Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 637.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre CPLD CoolRunner II, pode-se afirmar que:
a. da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Altera, variam de acordo com a sua arquitetura, densidade, tecnologia de processo, consumo de potência elétrica, tensão elétrica de alimentação e velocidade de processamento.
b. da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Altera, variam de acordo com a sua arquitetura, densidade, tecnologia de processo, consumo de potência elétrica, tensão elétrica de alimentação e velocidade de processamento.
c. da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Altera, variam de acordo com as suas portas lógicas AND e OR, arquitetura, densidade e velocidade de processamento.
d. da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Cypress, possuem blocos de funções interconectados por uma matriz de interconexões avançadas (AIM – Advanced Interconnect Matrix).
e. da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Atmel, variam de acordo com a sua tecnologia de processo, consumo de potência elétrica e tensão elétrica de alimentação.
f. da mesma forma que o dispositivo lógico programável CPLD MAX da Vantis, variam de acordo com a sua arquitetura e velocidade de processamento.

A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o armazenamento óptico, é possível dizer que o laser:
detecta a distribuição e a configuração de pits e lands ao longo da trilha para informar a presença de 0s e 1s presentes no disco.
opera como um receptor da luz inserida no CD-ROM.
detecta a luz inserida no plástico policarbonato.
realiza a escrita das informações gravadas no CD-ROM.
realiza a escrita e a leitura das informações gravadas no CD-ROM.

Prévia do material em texto

Unidade 1 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - QuestionárioH
Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2
(AOL 2) - Questionário(AOL 2) - Questionário
Usuário Marcelo Martins dos Santos Silva
Curso 16549 . 7 - Eletrônica Digital e Sistemas Digitais - 20192.B
Teste Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Iniciado 10/10/19 16:20
Enviado 14/10/19 21:05
Status Completada
Resultado
da
tentativa
10 em 10 pontos 
Tempo
decorrido
Instruções
Resultados
exibidos
Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Perguntas
respondidas incorretamente
Atenção! Você terá 1 opção de envio. Você pode salvar e retornar quantas
vezes desejar, pois a tentativa só será contabilizada quando você decidir
acionar o botão ENVIAR.
Após o envio da atividade, você poderá conferir sua nota e o feedback,
acessando o menu lateral esquerdo (Notas).
IMPORTANTE: verifique suas respostas antes do envio desta atividade.
Pergunta 1
Leia o excerto a seguir:
“A memória semicondutora tem a capacidade de armazenar dados e
informações por meio de bits. Estes bits, por sua vez, devem ser
inseridos e copiados para serem utilizados quando solicitados.” Fonte:
FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e
ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 555.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se dizer
que a memória semicondutora executa, basicamente, as operações de:
Disciplinas Cursos
1 em 1 pontos
Marcelo Martins dos Santos Silva35
Resposta Selecionada: e. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
escrita e leitura.
escrita e endereçamento.
endereçamento e gravação.
leitura e verificação.
gravação e escrita.
escrita e leitura.
Pergunta 2
Resposta Selecionada: e. 
Leia o trecho a seguir:
“Um CPLD com arquitetura CoolRunner II usa uma estrutura do tipo
PLA. Esse dispositivo tem múltiplos blocos de funções (FBs), os quais
são análogos aos LABs na arquitetura MAX 7000 da Altera.”
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed.
rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 637.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os
dispositivos lógicos programáveis MAX 7000 da Altera e CoolRunner II
da Xilinx, analise as afirmativas abaixo e assinale V para a(s)
verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os blocos de funções do CoolRunner II são interconectados por
uma matriz de interconexões avançadas (AIM), análoga ao PIA em um
MAX 7000.
II. ( ) Dependendo da série do CPLD MAX 7000, a densidade pode
variar entre 2 a 16 LABs.
III. ( ) A Xilinx manufatura dispositivos lógicos CPLDs de diversos tipos
e séries, incluindo a família MAX III, MAX 6000 e MAX 7000. 
IV. ( ) Existem diversas famílias e séries de CPLDs produzidos pela
Xilinx, como, por exemplo: a família CoolRunner II séries XC2C32A e
XC2C64A. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, F, V.
1 em 1 pontos
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
V, V, F, V.
Pergunta 3
Resposta
Selecionada:
a.
Respostas: a.
b.
c.
Leia o trecho a seguir:
“A arquitetura do CPLD MAX 7000 é semelhante ao arranjo em blocos
do CPLD genérico. Isto significa que a sua estrutura contempla
dispositivos lógicos programáveis SPLD PAL e GAL, os quais produzem
funções de soma de produtos.”
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed.
rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 630.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre CPLD
MAX 7000, pode-se afirmar que os principais atributos são:
o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora
EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,3 e
5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da
tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência
elétrica de operação. 
o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora
EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,3 e
5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da
tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência
elétrica de operação. 
o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora
EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,3 e
7,5 V e o consumo de potência (energia) depende da
tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência
elétrica de operação. 
1 em 1 pontos
d.
e.
o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora
EEPROM. A tensão de operação pode variar entre 1,3 e
5,0 V e o consumo de potência (energia) depende da
tensão e da corrente elétrica, bem como da frequência
elétrica de operação. 
o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora
EPROM. A tensão de operação pode variar entre 3,5 e 5,0
V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e
da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de
operação. 
o CPLD MAX 7000 utiliza a memória semicondutora
EPROM. A tensão de operação pode variar entre 1,3 e 5,0
V e o consumo de potência (energia) depende da tensão e
da corrente elétrica, bem como da frequência elétrica de
operação. 
Pergunta 4
Resposta
Selecionada:
c.
Respostas: a.
b.
c.
Leia o excerto a seguir:
“A maioria dos fabricantes de dispositivos lógicos programáveis produz
uma série de CPLDs que variam em densidade, tecnologia de processo,
consumo de potência, tensão de alimentação e velocidade. Os
fabricantes geralmente especificam a densidade de um CPLD em
termos de macrocélulas ou blocos de arranjo lógico.” 
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed.
rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 629.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre dispositivos
lógicos programáveis – CPLDs, é possível afirmar que: 
a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam
tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o
consumo de potência é da ordem de miliwatts.
a maioria das CPLDs não são reprogramáveis e usam
tecnologia de processo de EPROM. 
a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam
tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o
consumo de potência é da ordem de microwatts.
1 em 1 pontos
d.
e.
a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam
tecnologia de processo de EEPROM, tendo em vista que o
consumo de potência é da ordem de miliwatts.
a maioria das CPLDs são programáveis e usam tecnologia
de processo de EEPROM, tendo em vista que o consumo
de potência é da ordem de microwatts.
a maioria das CPLDs são reprogramáveis e usam
tecnologia de processo de PROM, tendo em vista que o
consumo de potência é da ordem de miliwatts.
Pergunta 5
Resposta Selecionada: d. 
Leia o excerto a seguir:
“Os dois tipos principais de dispositivos lógicos programáveis simples
(SPLDs) são o PAL e o GAL. PAL significa lógica de arranjo programável
e GAL significa lógica de arranjo genérico. Geralmente, o dispositivo
PAL é programável uma vez (OTP – One-Time Programmable) e um
dispositivo GAL é um tipo de PAL reprogramável […]”.
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed.
rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 622.
Com base no trecho acima, bem como de acordo com os estudos
realizados sobre dispositivos lógicos programáveis, analise as
alternativas a seguir:
I. Um dispositivo lógico programável SPLD – PAL consiste em um
arranjo de portas lógicas AND (portas AND) e OR (portas OR).
II. O dispositivo lógico programável SPLD – GAL é, na verdade, um
dispositivo SPLD – PAL que utiliza tecnologias para reprogramação
como se fosse uma memória semicondutora EEPROM.
III. Os principais fabricantes de dispositivos lógicos programáveis SPLDs
(PAL e GAL) são: Altera, Artimel, Cypress, LG, Philips e Nantis.
IV. GAL é marca registrada da Lattice Semiconductor Corporation. 
Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
1 em 1 pontos
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
I, II e IV.
II e III.
Pergunta 6
Resposta
Selecionada:
a.
Respostas: a.
b.
c.
Leia o excerto a seguir:
“O CPLD MAX 7000 da Altera possui 4 LABs, onde cada LAB possui 16
macrocélulas. Os LABs,por sua vez, são interconectados por PIA, a
qual consiste em barramento um global que conecta todos os LABs do
dispositivo lógico (CPLD MAX 7000).” 
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed.
rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 630.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre CPLD
MAX 7000, pode-se afirmar que:
o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle
para a entrada e saída de dados que atente os
subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas
lógicas AND programável e 1 porta lógica OR. 
o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle
para a entrada e saída de dados que atente os
subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas
lógicas AND programável e 1 porta lógica OR. 
o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle
para a entrada e saída de dados que atente os
subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas
lógicas AND programável e 1 porta lógica NOR. 
o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle
para a entrada e saída de dados que atente os
subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas
lógicas AND programável e 4 portas lógicas OR. 
1 em 1 pontos
d.
e.
o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle
para a entrada e saída de dados que atente os
subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas
lógicas NAND programável e 1 porta lógica OR.
o CPLD MAX 7000 ainda integra um sistema de controle
para a entrada e saída de dados que atente os
subsistemas do dispositivo lógico, bem como 5 portas
lógicas AND programável e 1 porta lógica XOR. 
Pergunta 7
Resposta
Selecionada:
a.
Respostas: a.
b.
c.
Leia o excerto a seguir:
“Uma memória ideal tem uma alta capacidade de armazenamento, é não
volátil, tem capacidade de leitura e escrita no sistema, é compatível com
operações rápidas e tem um custo eficaz. As tecnologias tradicionais de
memória como ROM, PROM, EPROM, EEPROM, SRAM e DRAM
exibem individualmente um ou mais dessas características, porém
nenhuma apresenta todas essas características, exceto a memória
flash.” 
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9.
ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 579.
Considerando esse excerto e o conteúdo estudado sobre a memória
flash, pode-se afirmar que:
a memória flash é uma memória não volátil de escrita e de
leitura, possuindo grande capacidade de armazenar dados
e informações. 
a memória flash é uma memória não volátil de escrita e de
leitura, possuindo grande capacidade de armazenar dados
e informações. 
a memória flash é uma memória volátil de escrita e de
leitura. Como exemplos de memória flash, podemos
mencionar as PROMS e as EPROMs. 
a memória flash é uma memória não volátil de escrita,
possuindo pequena capacidade de armazenar
informações. Como exemplos de memória flash, podemos
mencionar a memória SRAM. 
1 em 1 pontos
d.
e.
a memória flash é uma memória volátil de escrita. Como
exemplos de memória flash, podemos mencionar o disco
rígido. 
a memória flash é uma memória volátil de escrita e de
leitura. Como exemplos de memória flash, podemos
mencionar o pendrive, as memórias DRAMS e as
memórias ROMs. 
Pergunta 8
Resposta
Selecionada:
e.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Leia o trecho a seguir:
“Os computadores usam discos rígidos como um meio de
armazenamento em massa interno. Os discos rígidos são discos
(‘pratos’) rígidos feitos de uma liga de alumínio ou uma mistura de vidro
e cerâmica cobertos com uma camada magnética.”
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed.
rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 595.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado, pode-se afirmar
que:
o drive de disco rígido é hermeticamente fechado
(selado). 
o drive de disco rígido é composto por dois eixos e três
braços atuadores para a sincronização das cabeças de
escrita e leitura de dados / informações.
juntamente com a memória RAM, o disco rígido é
considerado a memória principal do computador. 
a gravação das informações no disco rígido é realizada
apenas em um dos lados da superfície do disco. 
na manufatura de discos rígidos, normalmente utiliza-se
ligas de ferro. 
o drive de disco rígido é hermeticamente fechado
(selado). 
1 em 1 pontos
Pergunta 9
Resposta
Selecionada:
a.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Leia o trecho a seguir:
“Um CPLD com arquitetura CoolRunner II usa uma estrutura do tipo
PLA. Esse dispositivo tem múltiplos blocos de funções (FBs), os quais
são análogos aos LABs na arquitetura MAX 7000 da Altera.”
Fonte: FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9.
ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 637.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre CPLD
CoolRunner II, pode-se afirmar que:
da mesma forma que o dispositivo lógico programável
CPLD MAX da Altera, variam de acordo com a sua
arquitetura, densidade, tecnologia de processo, consumo
de potência elétrica, tensão elétrica de alimentação e
velocidade de processamento. 
da mesma forma que o dispositivo lógico programável
CPLD MAX da Altera, variam de acordo com a sua
arquitetura, densidade, tecnologia de processo, consumo
de potência elétrica, tensão elétrica de alimentação e
velocidade de processamento. 
da mesma forma que o dispositivo lógico programável
CPLD MAX da Altera, variam de acordo com as suas
portas lógicas AND e OR, arquitetura, densidade e
velocidade de processamento. 
da mesma forma que o dispositivo lógico programável
CPLD MAX da Cypress, possuem blocos de funções
interconectados por uma matriz de interconexões
avançadas (AIM – Advanced Interconnect Matrix).
da mesma forma que o dispositivo lógico programável
CPLD MAX da Atmel, variam de acordo com a sua
tecnologia de processo, consumo de potência elétrica e
tensão elétrica de alimentação. 
da mesma forma que o dispositivo lógico programável
CPLD MAX da Vantis, variam de acordo com a sua
arquitetura e velocidade de processamento. 
1 em 1 pontos
Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019 21h06min47s BRT
Pergunta 10
Resposta
Selecionada:
d.
Respostas: a. 
b. 
c.
d.
e.
Leia o excerto a seguir:
“[…] o laser infravermelho realiza a leitura dos dados gravados a partir
das trilhas em espiral estampadas no plástico policarbonato […].”Fonte:
FLOYD, T. L. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9. ed. rev. e
ampl. Porto Alegre: Bookman, 2007. p. 600.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o
armazenamento óptico, é possível dizer que o laser:
detecta a distribuição e a configuração de pits e lands ao
longo da trilha para informar a presença de 0s e 1s
presentes no disco. 
opera como um receptor da luz inserida no CD-ROM.
detecta a luz inserida no plástico policarbonato.
realiza a escrita das informações gravadas no CD-ROM.
detecta a distribuição e a configuração de pits e lands ao
longo da trilha para informar a presença de 0s e 1s
presentes no disco. 
realiza a escrita e a leitura das informações gravadas no
CD-ROM.
←← OKOK
1 em 1 pontos
Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)
http://www.tcpdf.org

Mais conteúdos dessa disciplina