Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNINASSAU
CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO 
PROFESSORES EXECUTORES: FELIPE ANILTON GOMES BARBOSA 
TUTOR: ANA FLÁVIA ROCHA
ALUNO: MARIA DA PAZ VIEIRA DA SILVA
Os sindicatos começaram a ser organizados durante a Revolução Industrial na Inglaterra (século XVIII). No começo, as associações eram chamadas de trade unions. O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais). Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados. Os sindicatos de trabalhadores também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.
De acordo com as informações acima os sindicatos tem como objetivo principal o auxilio aos trabalhadores, independente de sua função, fazendo a ponte entre o contratado e o seu contratador tornado possível um estudo detalhado da situação e com isso buscando soluções para resolução do problema. Os sindicatos também dão assistências básicas como educação, saúde, colocação, lazer, fundação de cooperativas e serviços jurídicos.
Com a crise econômica atual os sindicatos podem oferecer ajuda jurídica e com isso procurar soluções e até mesmo recolocação no mercado de trabalho para as pessoas que foram demitidas e não sabe como fazer, mesmo que não seja filiado ao sindicato. A assistência jurídica é gratuita e obrigatória então quem não sabe o que fazer tem a oportunidade de tirar suas dúvidas e buscar um caminho por onde seguir, infelizmente nem todas as pessoas sabem seus direitos e acabam perdendo a chance de se recolocar no mercado de trabalho.
 
 
Referências Bibliográficas 
 Lupion, Bruno. COMO FUNCIONAM OS SINDICATOS NO BRASIL E QUAL A RELAÇÃO DELES COM A REFORMA TRABALHISTA. Nexo Jornal.
Disponível em:< https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/02/12/Como-funcionam-os-sindicatos-no-Brasil-e-qual-a-rela%C3%A7%C3%A3o-deles-com-a-reforma-trabalhista> Acesso em: 18 set. 2019.
SINDICATO. Disponível em:< https://www.suapesquisa.com/o_que_e/sindicato.htm> Acesso em: 18 set. 2019.
Frota, Jorge Henrique Souza. AS CINCO FUNÇÕES BÁSICAS DOS SINDICATOS. Jusbrasil. Disponível em:< https://jhfrota.jusbrasil.com.br/noticias/301850906/as-cinco-funcoes-basicas-dos-sindicatos > Acesso em: 18 set. 2019.