Logo Passei Direto
Buscar

ed. física

User badge image
Alex Santos

em

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Crescimento e Desenvolvimento Humano (LEF05)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637659) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20303338
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A qualidade da atividade motora é de grande importância no desenvolvimento global do indivíduo, considerando que um bom controle motor permitirá que a criança explore seu meio, oferecendo experiências concretas sobre as quais se formarão as noções básicas para o seu desenvolvimento intelectual. Para que haja um bom desenvolvimento motor, a criança se aperfeiçoa por tentativas e erros, adaptando suas experiências sensório-motoras utilizando a visão, tato e a propriocepção. Por exemplo, realizar tarefas simples como beber um copo de água, desviar de pessoas nas ruas ou como pegar uma bola. É de grande importância para o professor de Educação Física conhecer os sistemas sensoriais, pois o profissional necessita saber identificar qualquer alteração para uma intervenção adequada. Disserte sobre a importância do tato, propriocepção e visão.
FONTE: LLANO, Débora Ceratti. Evolução da motricidade fina e da coordenação durante três anos consecutivos em crianças de 4 e 5 anos de idade. 2011. 18 f. Monografia (Especialização) - Curso de Fisioterapia, Ciências da Saúde, Unijuí, Ijuí, 2011. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/516/Débora Ceratti Llano.pdf?sequence=1>. Acesso em: 6 dez. 2016.
	Resposta Esperada:
Tato: relacionado diretamente na manipulação do objeto, da pessoa (judô) ou do ambiente (chão, grama, piso cerâmico etc.). Quando tocamos em algo, os mecanorreceptores da pele (localizados abaixo da superfície da pele) tornam-se operante para fornecer ao sistema nervoso central as informações relacionadas como dor, temperatura e movimento. A função do tato para realizar habilidades motoras é de dar precisão aos movimentos, coerência do movimento, ajustes da força do movimento, distância do movimento (quando há contato com a superfície).
Propriocepção: sensação e percepção da posição e movimento dos membros, tronco e cabeça. Relacionado à informação sensorial sobre o caráter do movimento direção, localização espacial, velocidade, ativação muscular que é transmitida ao sistema nervoso central (SNC). 
Visão: quando realizamos alguma atividade o que mais utilizamos é a visão quando comparado aos outros sentidos. A visão tem inúmeras funções de grande importância no controle motor, tais como: perceber a profundidade para saber onde estão os objetos, pessoas e demais componentes do ambiente, fornece informações que possibilitam a movimentação no ambiente, coordena o movimento ou realiza o reparo do movimento enquanto o indivíduo se move.
	2.
	O Brasil nos últimos anos vem impondo uma grande desigualdade na distribuição de renda e elevação no nível de pobreza, que exclui parte significativa de sua população do acesso a condições mínimas de dignidade e cidadania. Pobreza não pode ser definida de forma única, mas ela se comprova quando parte da população não é capaz de gerar renda suficiente para ter acesso fundamental aos recursos básicos que garantam uma qualidade de vida nobre. Estes recursos são: água, saúde, educação, alimentação, moradia, renda e cidadania. Cite quatro fatores de risco que indicam o impacto indireto das condições socioeconômicas para o desenvolvimento do indivíduo.
FONTE: GOMES, Mônica Araújo; PEREIRA, Maria Lúcia Duarte. Família em situação de vulnerabilidade social: uma questão de políticas públicas. Ciência e Saúde Coletiva, Forlaleza, v. 10, n. 2, p. 357-363, dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v10n2/a13v10n2>. Acesso em: 10 maio 2017.
	Resposta Esperada:
Os fatores de risco que indicam o impacto indireto das condições socioeconômicas são: local onde as pessoas residem, o estado emocional dos pais das crianças, as práticas de criação dos filhos e o ambiente doméstico.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina