Logo Passei Direto
Buscar

COMERCIO EXTERIOR - PROVA 1

User badge image
Luana Almeida

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Vários são os motivos que levam milhares de empresas a enfrentar o mercado internacional, os principais motivos a serem considerados para exportar são as estratégias de desenvolvimento da empresa, utilizar melhor as instalações e a produtividade, otimizar os custos da produção, obter preços mais competitivos em relação a outros mercados; prolongar o ciclo de vida do produto; melhorar a qualidade do produto para acompanhar as exigências do mercado externo; diversificar mercados; oportunidade de uma possível diminuição da carga tributária por meio de incentivos fiscais. Exportar é bom para o país e para a empresa. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A exportação não é apenas uma meta de faturamento: ela é uma importante aliada na estratégia para a empresa se tornar mais competitiva.
II- É uma forma de ganhar conhecimento de mercado, confrontar com outras realidades, outros concorrentes e outras exigências. Colocando assim a empresas em uma posição de maior competitividade perante seus concorrentes.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal que tem como objetivo fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidentes nas atividades de importação e exportação. Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
II- Recolhimento de tributos.
III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente.
IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

A Organização Mundial do Comércio - OMC - iniciou suas atividades em 1º de janeiro de 1995 e desde então tem atuado como a principal instância para administrar o sistema multilateral de comércio. A organização tem por objetivo estabelecer um marco institucional comum para regular as relações comerciais entre os diversos membros que a compõem, estabelecer um mecanismo de solução pacífica das controvérsias comerciais, tendo como base os acordos comerciais atualmente em vigor, e criar um ambiente que permita a negociação de novos acordos comerciais entre os membros, além de supervisionar e controlar as atividades comerciais entre os países-membros. Sobre as atividades principais da OMC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Fiscalizar as normas e os acordos estabelecidos.
( ) Regular e supervisionar o Comércio Internacional.
( ) Solucionar conflitos comerciais entre os países associados.
( ) Aplicar penalidades em forma de pecúnia aos países que não entram num consenso nos desentendimentos comerciais.
a) V - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) F - V - V - V.
d) F - F - F - V.

Foi com os fenícios que as comercializações entre países aconteceram. Assim, atravessaram mares e oceanos para fazer o intercâmbio de produtos e mercadorias entre os povos de uma região a outra. No entanto, com o passar dos séculos, muitas mudanças ocorreram para se ter uma negociação clara e aberta entre países. Nos dias atuais, os países procuram a proteção dos produtos estrangeiros de diversas formas. Não podemos importar qualquer tipo de mercadoria ou produção sem obedecer às regras internacionais de comercialização. Sobre as barreiras ao comércio internacional, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As barreiras técnicas são as características técnicas que os países apontam sobre os produtos como condição para poderem entrar no país, com o objetivo de manter o controle dos produtos importados pelos órgãos anuentes.
II- É considerado dumping quando uma empresa vende seu produto para um determinado país com valor menor do que o valor aplicado para o mesmo produto ou similar em seu próprio mercado interno.
III- As barreiras tarifárias favorecem o importador na redução dos custos. Com isso, os preços aplicados no mercado são imbatíveis, dificultando para o produto estrangeiro competir no mercado.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.

Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre eles. Para isso, geralmente adotam a redução ou a isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Blocos econômicos são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Se o comércio entre os países do bloco se intensifica, ocorre geração de renda e proporciona seu desenvolvimento, melhorando a condição de vida de seus habitantes.
( ) A União Aduaneira é a etapa inicial de formação de um bloco. Nessa primeira etapa, os países concordam em iniciar a redução e, se possível, a eliminação das barreiras alfandegárias, ou seja, o imposto de importação existente para comercializar entre si.
( ) A Zona de Livre Comércio é a segunda etapa de formação de um bloco. Nessa fase, os países evoluem um pouco mais com relação às alíquotas do imposto de importação.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - F - F - F.

Os avanços da tecnologia permitem comunicações imediatas com as mais distintas regiões do planeta, possibilitando que os mais diversos negócios sejam efetuados, diariamente, com empresas de variados e distantes países. No passado, a indústria nacional era protegida por barreiras que hoje já não existem. Isso faz com que empresas estrangeiras possam concorrer com as empresas brasileiras dentro de nosso próprio país. A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, ou para preservar as suas posições no mercado interno. As exportações de mercadorias e serviços são muito importantes para a geração de divisas (reservas internacionais), ajudam a balança comercial de um país e representam as importações e as exportações de bens entre os países. Com relação à exportação de produtos e serviços, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Exportar um produto é o ato de vender mercadoria e serviços para outro país, isto é, além do território nacional e/ou de nossas fronteiras.
( ) O aumento das vendas, gerado pela exportação, resulta em aumento de receita. Além disto, vale lembrar que estas vendas têm um grande peso tributário, gerando um aumento na arrecadação de impostos.
( ) O aumento das vendas, gerado pela exportação, resulta em aumento de receita. Além disto, vale lembrar que estas vendas não são tributadas.
( ) Fazer vendas ao exterior significa interagir com culturas, costumes, mercados e regras diferentes das que uma empresa está habituada, trazendo diferencial competitivo e potencial de ganhos às empresas.
a) V - V - F - F.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - F - V - F.

Uma das primeiras manifestações de comércio exterior de que se tem registro ocorreu com o povo fenício. Este povo viveu na Antiguidade. Eram exímios navegadores e tornaram-se comerciantes, intercambiando produtos de uma região para outra. Com o passar dos anos, os povos foram se desenvolvendo e este desenvolvimento também ocorreu no comércio entre os países. Nos dias atuais, o comércio entre os países se modernizou e tem um papel importante na economia de cada país. Com a evolução das comercializações entre as nações nas últimas décadas e em como é diferenciado o comércio internacional em relação ao comércio exterior, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O comércio internacional engloba todas as relações comerciais executadas por um único país e o resto do mundo.
II- O comércio exterior aborda todas as operações comerciais executadas por um determinado país e o resto do mundo.
III- O comércio exterior compreende as relações comerciais praticadas no mundo entre os diversos países que exercem no comércio mundial.
IV- O comércio internacional abrange todas as operações comerciais realizadas no mundo entre os demais países que atuam no comércio mundial.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Há séculos as mercadorias atravessam mares e oceanos, e hoje o mercado internacional tornou-se competitivo. Com isso, surgiram os blocos econômicos que são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva.
Sobre as características do Acordo Mercosul, analise as afirmativas a seguir: I- O Mercosul é uma união aduaneira perfeita. II- A tarifa externa comum do Mercosul não cobre todos os produtos importáveis. III- A alíquota de importação é padronizada para as mercadorias comercializadas internacionalmente entre países signatários do Acordo Mercosul. IV- A diferença entre os idiomas dos países-membros do Mercosul tem constituído forte obstáculo ao processo de integração. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa III esta correta.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.

Há séculos as mercadorias atravessam mares e oceanos, e hoje o mercado internacional tornou-se competitivo. Com isso, surgiram os blocos econômicos que são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Se o comércio entre os países do bloco se intensifica, ocorre geração de renda e proporciona seu desenvolvimento, melhorando a condição de vida de seus habitantes. Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A união econômica é a etapa em que os países unificam suas políticas econômicas a partir do estágio de mercado comum, uniformizando suas legislações trabalhistas, defesa do consumidor e optam por uma moeda comum.
II- A união aduaneira é a etapa inicial de formação de um bloco. Nesta primeira etapa, ela designa a eliminação das restrições sobre produtos, e os estados-membros determinam a livre circulação dos demais fatores produtivos.
III- A zona de livre comércio é a segunda etapa de formação de um bloco. Nessa fase, os países evoluem um pouco mais com relação às alíquotas do imposto de importação e adotam uma Tarifa Externa Comum (TEC) ao comércio com outros países.
IV- O Mercosul é uma união aduaneira, não sendo cobradas tarifas de importação entre os países-membros.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, estende-se também à integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles, podendo beneficiá-los, e ter um crescimento maior e em conjunto. A criação dos blocos econômicos foi de grande importância para o comércio internacional.
Com relação ao processo de formação de blocos econômicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A zona de livre comércio é a etapa inicial de um processo de formação de bloco econômico.
( ) A quarta etapa é o Mercado Comum, no qual as fronteiras são abertas para as pessoas e os investimentos.
( ) Na etapa de união econômica, é estabelecida a moeda única.
( ) Na etapa de união aduaneira, os países pertencentes ao bloco acordam as alíquotas do imposto de importação, para produtos importados extra-bloco são iguais.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - F - V - V.
d) F - F - V - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Vários são os motivos que levam milhares de empresas a enfrentar o mercado internacional, os principais motivos a serem considerados para exportar são as estratégias de desenvolvimento da empresa, utilizar melhor as instalações e a produtividade, otimizar os custos da produção, obter preços mais competitivos em relação a outros mercados; prolongar o ciclo de vida do produto; melhorar a qualidade do produto para acompanhar as exigências do mercado externo; diversificar mercados; oportunidade de uma possível diminuição da carga tributária por meio de incentivos fiscais. Exportar é bom para o país e para a empresa. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A exportação não é apenas uma meta de faturamento: ela é uma importante aliada na estratégia para a empresa se tornar mais competitiva.
II- É uma forma de ganhar conhecimento de mercado, confrontar com outras realidades, outros concorrentes e outras exigências. Colocando assim a empresas em uma posição de maior competitividade perante seus concorrentes.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal que tem como objetivo fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidentes nas atividades de importação e exportação. Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
II- Recolhimento de tributos.
III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente.
IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

A Organização Mundial do Comércio - OMC - iniciou suas atividades em 1º de janeiro de 1995 e desde então tem atuado como a principal instância para administrar o sistema multilateral de comércio. A organização tem por objetivo estabelecer um marco institucional comum para regular as relações comerciais entre os diversos membros que a compõem, estabelecer um mecanismo de solução pacífica das controvérsias comerciais, tendo como base os acordos comerciais atualmente em vigor, e criar um ambiente que permita a negociação de novos acordos comerciais entre os membros, além de supervisionar e controlar as atividades comerciais entre os países-membros. Sobre as atividades principais da OMC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Fiscalizar as normas e os acordos estabelecidos.
( ) Regular e supervisionar o Comércio Internacional.
( ) Solucionar conflitos comerciais entre os países associados.
( ) Aplicar penalidades em forma de pecúnia aos países que não entram num consenso nos desentendimentos comerciais.
a) V - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) F - V - V - V.
d) F - F - F - V.

Foi com os fenícios que as comercializações entre países aconteceram. Assim, atravessaram mares e oceanos para fazer o intercâmbio de produtos e mercadorias entre os povos de uma região a outra. No entanto, com o passar dos séculos, muitas mudanças ocorreram para se ter uma negociação clara e aberta entre países. Nos dias atuais, os países procuram a proteção dos produtos estrangeiros de diversas formas. Não podemos importar qualquer tipo de mercadoria ou produção sem obedecer às regras internacionais de comercialização. Sobre as barreiras ao comércio internacional, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As barreiras técnicas são as características técnicas que os países apontam sobre os produtos como condição para poderem entrar no país, com o objetivo de manter o controle dos produtos importados pelos órgãos anuentes.
II- É considerado dumping quando uma empresa vende seu produto para um determinado país com valor menor do que o valor aplicado para o mesmo produto ou similar em seu próprio mercado interno.
III- As barreiras tarifárias favorecem o importador na redução dos custos. Com isso, os preços aplicados no mercado são imbatíveis, dificultando para o produto estrangeiro competir no mercado.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.

Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre eles. Para isso, geralmente adotam a redução ou a isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Blocos econômicos são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Se o comércio entre os países do bloco se intensifica, ocorre geração de renda e proporciona seu desenvolvimento, melhorando a condição de vida de seus habitantes.
( ) A União Aduaneira é a etapa inicial de formação de um bloco. Nessa primeira etapa, os países concordam em iniciar a redução e, se possível, a eliminação das barreiras alfandegárias, ou seja, o imposto de importação existente para comercializar entre si.
( ) A Zona de Livre Comércio é a segunda etapa de formação de um bloco. Nessa fase, os países evoluem um pouco mais com relação às alíquotas do imposto de importação.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - F - F - F.

Os avanços da tecnologia permitem comunicações imediatas com as mais distintas regiões do planeta, possibilitando que os mais diversos negócios sejam efetuados, diariamente, com empresas de variados e distantes países. No passado, a indústria nacional era protegida por barreiras que hoje já não existem. Isso faz com que empresas estrangeiras possam concorrer com as empresas brasileiras dentro de nosso próprio país. A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, ou para preservar as suas posições no mercado interno. As exportações de mercadorias e serviços são muito importantes para a geração de divisas (reservas internacionais), ajudam a balança comercial de um país e representam as importações e as exportações de bens entre os países. Com relação à exportação de produtos e serviços, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Exportar um produto é o ato de vender mercadoria e serviços para outro país, isto é, além do território nacional e/ou de nossas fronteiras.
( ) O aumento das vendas, gerado pela exportação, resulta em aumento de receita. Além disto, vale lembrar que estas vendas têm um grande peso tributário, gerando um aumento na arrecadação de impostos.
( ) O aumento das vendas, gerado pela exportação, resulta em aumento de receita. Além disto, vale lembrar que estas vendas não são tributadas.
( ) Fazer vendas ao exterior significa interagir com culturas, costumes, mercados e regras diferentes das que uma empresa está habituada, trazendo diferencial competitivo e potencial de ganhos às empresas.
a) V - V - F - F.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - F - V - F.

Uma das primeiras manifestações de comércio exterior de que se tem registro ocorreu com o povo fenício. Este povo viveu na Antiguidade. Eram exímios navegadores e tornaram-se comerciantes, intercambiando produtos de uma região para outra. Com o passar dos anos, os povos foram se desenvolvendo e este desenvolvimento também ocorreu no comércio entre os países. Nos dias atuais, o comércio entre os países se modernizou e tem um papel importante na economia de cada país. Com a evolução das comercializações entre as nações nas últimas décadas e em como é diferenciado o comércio internacional em relação ao comércio exterior, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O comércio internacional engloba todas as relações comerciais executadas por um único país e o resto do mundo.
II- O comércio exterior aborda todas as operações comerciais executadas por um determinado país e o resto do mundo.
III- O comércio exterior compreende as relações comerciais praticadas no mundo entre os diversos países que exercem no comércio mundial.
IV- O comércio internacional abrange todas as operações comerciais realizadas no mundo entre os demais países que atuam no comércio mundial.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Há séculos as mercadorias atravessam mares e oceanos, e hoje o mercado internacional tornou-se competitivo. Com isso, surgiram os blocos econômicos que são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva.
Sobre as características do Acordo Mercosul, analise as afirmativas a seguir: I- O Mercosul é uma união aduaneira perfeita. II- A tarifa externa comum do Mercosul não cobre todos os produtos importáveis. III- A alíquota de importação é padronizada para as mercadorias comercializadas internacionalmente entre países signatários do Acordo Mercosul. IV- A diferença entre os idiomas dos países-membros do Mercosul tem constituído forte obstáculo ao processo de integração. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa III esta correta.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.

Há séculos as mercadorias atravessam mares e oceanos, e hoje o mercado internacional tornou-se competitivo. Com isso, surgiram os blocos econômicos que são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Se o comércio entre os países do bloco se intensifica, ocorre geração de renda e proporciona seu desenvolvimento, melhorando a condição de vida de seus habitantes. Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A união econômica é a etapa em que os países unificam suas políticas econômicas a partir do estágio de mercado comum, uniformizando suas legislações trabalhistas, defesa do consumidor e optam por uma moeda comum.
II- A união aduaneira é a etapa inicial de formação de um bloco. Nesta primeira etapa, ela designa a eliminação das restrições sobre produtos, e os estados-membros determinam a livre circulação dos demais fatores produtivos.
III- A zona de livre comércio é a segunda etapa de formação de um bloco. Nessa fase, os países evoluem um pouco mais com relação às alíquotas do imposto de importação e adotam uma Tarifa Externa Comum (TEC) ao comércio com outros países.
IV- O Mercosul é uma união aduaneira, não sendo cobradas tarifas de importação entre os países-membros.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, estende-se também à integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles, podendo beneficiá-los, e ter um crescimento maior e em conjunto. A criação dos blocos econômicos foi de grande importância para o comércio internacional.
Com relação ao processo de formação de blocos econômicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A zona de livre comércio é a etapa inicial de um processo de formação de bloco econômico.
( ) A quarta etapa é o Mercado Comum, no qual as fronteiras são abertas para as pessoas e os investimentos.
( ) Na etapa de união econômica, é estabelecida a moeda única.
( ) Na etapa de união aduaneira, os países pertencentes ao bloco acordam as alíquotas do imposto de importação, para produtos importados extra-bloco são iguais.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - F - V - V.
d) F - F - V - V.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Comércio Exterior (EMD03)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637284) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17617905
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Vários são os motivos que levam milhares de empresas a enfrentar o mercado internacional,  os principais motivos a serem considerados para exportar são as estratégias de desenvolvimento da empresa, utilizar melhor as instalações e a produtividade, otimizar os custos da produção, obter preços mais competitivos em relação a outros mercados; prolongar o ciclo de vida do produto; melhorar a qualidade do produto para acompanhar as exigências do mercado externo; diversificar mercados; oportunidade de uma possível diminuição da carga tributária por meio de incentivos fiscais. Exportar é bom para o país e para a empresa. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A exportação não é apenas uma meta de faturamento: ela é uma importante aliada na estratégia para a empresa se tornar mais competitiva.
PORQUE
II- É uma forma de ganhar conhecimento de mercado, confrontar com outras realidades, outros concorrentes e outras exigências. Colocando assim a empresas em uma posição de maior competitividade perante seus concorrentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MINERVINI, Nicola. O exportador. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	2.
	Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal que tem como objetivo fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidentes nas atividades de importação e exportação. Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise as sentenças a seguir:
I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
II- Recolhimento de tributos.
III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente.
IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	A Organização Mundial do Comércio - OMC - iniciou suas atividades em 1º de janeiro de 1995 e desde então tem atuado como a principal instância para administrar o sistema multilateral de comércio. A organização tem por objetivo estabelecer um marco institucional comum para regular as relações comerciais entre os diversos membros que a compõem, estabelecer um mecanismo de solução pacífica das controvérsias comerciais, tendo como base os acordos comerciais atualmente em vigor, e criar um ambiente que permita a negociação de novos acordos comerciais entre os membros, além de supervisionar e controlar as atividades comerciais entre os países-membros. Sobre as atividades principais da OMC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fiscalizar as normas e os acordos estabelecidos.
(    ) Regular e supervisionar o Comércio Internacional.
(    ) Solucionar conflitos comerciais entre os países associados.
(    ) Aplicar penalidades em forma de pecúnia aos países que não entram num consenso nos desentendimentos comerciais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	Foi com os fenícios que as comercializações entre países aconteceram. Assim, atravessaram mares e oceanos para fazer o intercâmbio de produtos e mercadorias entre os povos de uma região a outra. No entanto, com o passar dos séculos, muitas mudanças ocorreram para se ter uma negociação clara e aberta entre países. Nos dias atuais, os países procuram a proteção dos produtos estrangeiros de diversas formas. Não podemos importar qualquer tipo de mercadoria ou produção sem obedecer às regras internacionais de comercialização. Sobre as barreiras ao comércio internacional, analise as afirmativas a seguir:
I- As barreiras técnicas são as características técnicas que os países apontam sobre os produtos como condição para poderem entrar no país, com o objetivo de manter o controle dos produtos importados pelos órgãos anuentes.
II- É considerado dumping quando uma empresa vende seu produto para um determinado país com valor menor do que o valor aplicado para o mesmo produto ou similar em seu próprio mercado interno.
III- As barreiras tarifárias favorecem o importador na redução dos custos. Com isso, os preços aplicados no mercado são imbatíveis, dificultando para o produto estrangeiro competir no mercado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	5.
	Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre eles. Para isso, geralmente adotam a redução ou a isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Blocos econômicos são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Se o comércio entre os países do bloco se intensifica, ocorre geração de renda e proporciona seu desenvolvimento, melhorando a condição de vida de seus habitantes.
(    ) A União Aduaneira é a etapa inicial de formação de um bloco. Nessa primeira etapa, os países concordam em iniciar a redução e, se possível, a eliminação das barreiras alfandegárias, ou seja, o imposto de importação existente para comercializar entre si.
(    ) A Zona de Livre Comércio é a segunda etapa de formação de um bloco. Nessa fase, os países evoluem um pouco mais com relação às alíquotas do imposto de importação.
(    ) O Mercosul significa Mercado Comum do Sul, e fazem parte como sócios plenos o Brasil, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e, recentemente, a Venezuela aderiu ao Mercosul como sócio pleno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.infoescola.com/economia/blocos-economicos/>. Acesso em: 30 nov. 2017.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	6.
	Os avanços da tecnologia permitem comunicações imediatas com as mais distintas regiões do planeta, possibilitando que os mais diversos negócios sejam efetuados, diariamente, com empresas de variados e distantes países. No passado, a indústria nacional era protegida por barreiras que hoje já não existem. Isso faz com que empresas estrangeiras possam concorrer com as empresas brasileiras dentro de nosso próprio país. A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, ou para preservar as suas posições no mercado interno. As exportações de mercadorias e serviços são muito importantes para a geração de divisas (reservasinternacionais), ajudam a balança comercial de um país e representam as importações e as exportações de bens entre os países. Com relação à exportação de produtos e serviços, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Exportar um produto é o ato de vender mercadoria e serviços para outro país, isto é, além do território nacional e/ou de nossas fronteiras. 
(    ) O aumento das vendas, gerado pela exportação, resulta em aumento de receita. Além disto, vale lembrar que estas vendas têm um grande peso tributário, gerando um aumento na arrecadação de impostos.
(    ) O aumento das vendas, gerado pela exportação, resulta em aumento de receita. Além disto, vale lembrar que estas vendas não são tributadas.
(    ) Fazer vendas ao exterior significa interagir com culturas, costumes, mercados e regras diferentes das que uma empresa está habituada, trazendo diferencial competitivo e potencial de ganhos às empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Uma das primeiras manifestações de comércio exterior de que se tem registro ocorreu com o povo fenício. Este povo viveu na Antiguidade. Eram exímios navegadores e tornaram-se comerciantes, intercambiando produtos de uma região para outra. Com o passar dos anos, os povos foram se desenvolvendo e este desenvolvimento também ocorreu no comércio entre os países. Nos dias atuais, o comércio entre os países se modernizou e tem um papel importante na economia de cada país. Com a evolução das comercializações entre as nações nas últimas décadas e em como é diferenciado o comércio internacional em relação ao comércio exterior, analise as sentenças a seguir:
I-  O comércio internacional engloba todas as relações comerciais executadas por um único país e o resto do mundo.
II- O comércio exterior aborda todas as operações comerciais executadas por um determinado país e o resto do mundo.
III- O comércio exterior compreende as relações comerciais praticadas no mundo entre os diversos países que exercem no comércio mundial.
IV- O comércio internacional abrange todas as operações comerciais realizadas no mundo entre os demais países que atuam no comércio mundial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	Há séculos as mercadorias atravessam mares e oceanos, e hoje o mercado internacional tornou-se competitivo. Com isso, surgiram os blocos econômicos que são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Sobre as características do Acordo Mercosul, analise as afirmativas a seguir:
I- O Mercosul é uma união aduaneira perfeita.
II- A tarifa externa comum do Mercosul não cobre todos os produtos importáveis.
III- A alíquota de importação é padronizada para as mercadorias comercializadas internacionalmente entre países signatários do Acordo Mercosul.
IV- A diferença entre os idiomas dos países-membros do Mercosul tem constituído forte obstáculo ao processo de integração.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III esta correta.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	9.
	Há séculos as mercadorias atravessam mares e oceanos, e hoje o mercado internacional tornou-se competitivo. Com isso, surgiram "os blocos econômicos que são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Se o comércio entre os países do bloco se intensifica, ocorre geração de renda e proporciona seu desenvolvimento, melhorando a condição de vida de seus habitantes" (TREDESINI, 2013, p. 21). Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A união econômica é a etapa em que os países unificam suas políticas econômicas a partir do estágio de mercado comum, uniformizando suas legislações trabalhistas, defesa do consumidor e optam por uma moeda comum.
II- A união aduaneira é a etapa inicial de formação de um bloco. Nesta primeira etapa, ela designa a eliminação das restrições sobre produtos, e os estados-membros determinam a livre circulação dos demais fatores produtivos.
III- A zona de livre comércio é a segunda etapa de formação de um bloco. Nessa fase, os países evoluem um pouco mais com relação às alíquotas do imposto de importação e adotam uma Tarifa Externa Comum (TEC) ao comércio com outros países.
IV- O Mercosul é uma união aduaneira, não sendo cobradas tarifas de importação entre os países-membros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TREDESINI, Elis Regina. Comércio Exterior. Indaial: Uniasselvi, 2013.
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	10.
	Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, estende-se também à integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles, podendo beneficiá-los, e ter um crescimento maior e em conjunto. A criação dos blocos econômicos foi de grande importância para o comércio internacional. Com relação ao processo de formação de blocos econômicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A zona de livre comércio é a etapa inicial de um processo de formação de bloco econômico.
(    ) A quarta etapa é o Mercado Comum, no qual as fronteiras são abertas para as pessoas e os investimentos.
(    ) Na etapa de união econômica, é estabelecida a moeda única.
(    ) Na etapa de união aduaneira, os países pertencentes ao bloco acordam as alíquotas do imposto de importação, para produtos importados extra-bloco são iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://blocos-economicos.info/o-que-sao-blocos-economicos.html. Acesso em: 20 set. 2019.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina