Prévia do material em texto
Prova Online
Disciplina: 100941 - TEORIA DA LITERATURA II
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Em relação à rima, esta pode ser definida como:
1. Aguda ou oxítona
2. Grave ou paroxítona
3. Esdrúxula ou proparoxítona
Observe os três trechos de poemas a seguir e classifique-os
de acordo com sua rima.
( ) "Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas..."
BANDEIRA, Manuel. Os Sapos. In: Antologia poética. Rio de Janeiro: J. Olympio, p. 24.
( ) "Estou junto de ti, e não me vês...
Quantas vezes no livro que tu lês
Meu olhar se pousou e se perdeu!"
ESPANCA, Florbela. Silêncio. In: Antologia poética. São Paulo: Martin Claret, 2015, p. 167.
( ) "De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento."
MORAES, Vinicius de. Soneto de fidelidade. In: Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 116.
a )
3 - 2 - 1
b )
2 - 1 - 3
c )
3 - 1 - 2
d )
1 - 2 - 2
e )
2 - 3 - 1
Ver justificativa da resposta
Justificativa
O trecho do poema de Manuel Bandeira é um exemplo de rima esdrúxula ou proparoxítona, pois a palavra final (poéticas) é proparoxítona. O segundo exemplo, de Florbela Spanca, tem rima aguda, pois sua palavra final é oxítona. O último excerto, de Vinicius de Moraes, tem rima grave, pois o verso termina em palavra paroxítona.
QUESTÃO 2
Do ponto de vista textual e em sua elaboração escrita a crônica atende a quais tipos textuais?
a )
A paráfrase, a resenha, o diálogo e a narração.
b )
A descrição, a narração, o diálogo e a dissertação.
c )
A novela, a carta, o diálogo e a dissertação.
d )
A descrição, o resumo, o diálogo e a resenha.
e )
A paráfrase, o resumo, o diálogo e a carta.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
A crônica, do ponto de vista textual e em sua elaboração escrita, atende aos quatro tipos textuais: a descrição, a narração, o diálogo e a dissertação. Convém advertir que nem sempre encontramos crônicas em sua forma puramente descritiva, narrativa, dialogada ou dissertativa: o que existe é um predomínio bastante intenso de algum desses tipos textuais.
QUESTÃO 3
As técnicas e formatos utilizados para composição dos romances se desenvolveu e ganhou novas caraterísticas com o passar do tempo, acompanhando as mudanças de pensamento na sociedade. Algumas dessas formas se desenvolveram e se desdobraram em muitas outras, algumas perduraram e outras desapareceram.
Certos romances também cabem em mais de uma definição, o que torna impossível a classificação definitiva e estanque de um texto como pertencente a uma forma em detrimento de todas as outras.
Sendo assim, ao considerarmos algumas das formas de romance, é possível afirmar, a respeito de suas características marcantes:
a )
O romance histórico compreende uma ação ocorrida em algum período histórico específico, o romance sentimental apresenta uma personagem principal que supera variados obstáculos com a coragem e o romance de aventura assumiu os valores da burguesia e se apoiou em situações convencionais.
b )
O romance histórico assumiu os valores da burguesia e se apoiou em situações convencionais, o romance sentimental apresenta uma personagem principal que supera variados obstáculos com a coragem e o romance de aventura compreende uma ação ocorrida em algum período histórico específico.
c )
O romance histórico apresenta uma personagem principal que supera variados obstáculos com a coragem, o romance sentimental assumiu os valores da burguesia e se apoiou em situações convencionais e o romance de aventura compreende uma ação ocorrida em algum período histórico específico.
d )
O romance histórico compreende uma ação ocorrida em algum período histórico específico, o romance sentimental assumiu os valores da burguesia e se apoiou em situações convencionais e o romance de aventura apresenta uma personagem principal que supera variados obstáculos com a coragem.
e )
O romance histórico assumiu os valores da burguesia e se apoiou em situações convencionais, o romance sentimental compreende uma ação ocorrida em algum período histórico específico e o romance de aventura apresenta uma personagem principal que supera variados obstáculos com a coragem.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
O romance histórico se desenrola em algum período histórico relevante; o romance sentimental está diretamente ligado ao Romantismo, retratava os valores da burguesia e apresentava situações convencionais com personagens familiares, dando ênfase ao sofrimento; já o romance de aventura apresenta um herói ou heroína que, por meio da coragem, supera situações adversas, passando por cenários exóticos e episódios de muita tensão.
QUESTÃO 4
"Ao procurar um critério de literariedade, caímos numa aporia a que a filosofia da linguagem nos habituou. A definição de um termo como literatura não oferecerá mais que o conjunto das circunstâncias em que os usuários de uma língua aceitam empregar esse termo. É possível ultrapassar essa formulação de aparência circular? Um pouco, porque os textos literários são justamente aqueles que uma sociedade utiliza, sem remetê-los necessariamente a seu contexto de origem. Presume-se que sua significação (sua aplicação, sua pertinência) não se reduz ao contexto de sua enunciação inicial. É uma sociedade que, pelo uso que faz dos textos, decide se certos textos são literários fora de seus contextos originais."
COMPAGNON, Antoine. O Demônio da Teoria. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999, p. 44-45.
O conceito de literatura vem sendo alterado com o passar do tempo, uma vez que questionamentos a respeito dessa manifestação artística existem desde Platão até os dias de hoje.
Ao apresentar e contrapor várias teorias a respeito da literatura, Compagnon sintetiza que são necessários cinco elementos fundamentais como base da literatura. São eles:
a )
Um autor, um leitor, um texto, uma língua e um referente.
b )
Um texto, a criatividade, uma língua, o pensamento crítico e uma ideologia.
c )
O pensamento crítico, um fato histórico, um leitor, um texto e uma ideologia.
d )
Um fato histórico, o pensamento crítico, a criatividade, uma língua e um referente.
e )
Um autor, um leitor, um fato histórico, a criatividade e uma ideologia.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Costa (2018) afirma que os cinco elementos (autor, leitor, texto, língua e referente) são a base para qualquer reflexão teórica a respeito da literatura.
QUESTÃO 5
A relação da literatura com a representação da realidade, ou seja, com a ficção, se alterou de acordo com as perspectivas filosóficas a respeito do papel da literatura, e consequentemente, do romance. Sobre tal relação, analise as informações a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(_) Platão condena o poeta por fazer uma imitação do real.
(_) Para Aristóteles, a imitação da realidade é arte, podendo ser utilizada para exaltação ou para censura.
(_) O Realismo entendia que retratar a realidade social e humana era uma forma de censurar comportamentos, e assim, modificá-los.
(_) A literatura simbolista tinha como objetivo apresentar um retrato fiel da realidade da qual fazia parte.
(_) Todo romance de ficção se dissocia completamente da realidade.
A sequência correta é:
a )
V - F - V - V - F
b )
V - V - F - V - V
c )
V - V - V - F - F
d )
F - F - F - V - F
e )
F - V - V - F - F
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Para Platão, o poeta cria a representação do que mantém as pessoas na ignorância, ato digno de condenação. Já Aristóteles contrapõe Platão, defendendo que a imitação é natural e é arte, podendo ser utilizada para exaltação ou censura. O Realismo incorporou a ideia de que ao retratar a sociedade e os comportamentos humanos de forma explícita, apresentaria uma crítica capaz de mudar a sociedade. Já o Simbolismo, assim como a literatura fantástica, se concentrou em idealizações e alterações da realidade. O termo ficção se relaciona com o imaginado,inventado; entretanto, o romance se mantém sempre vinculado, de alguma forma, à realidade.
QUESTÃO 6
Uma das características marcantes da poesia é a utilização de recursos linguísticos para gerar plurissignificação para o leitor, provocando efeitos expressivos.
A respeito da metáfora e da metonímia, relacione as características a seguir à figura de linguagem correspondente:
1.Metáfora
2.Metonímia
(_) Relação de contiguidade
(_) Associação de características de uma coisa à outra
(_) Relação de similaridade
(_) Conteúdo pelo continente
A sequência correta seria:
a )
2 - 2 - 1 - 1
b )
1 - 1 - 2 - 2
c )
1 - 2 - 1 - 2
d )
2 - 1 - 1 - 2
e )
1 - 2 - 2 - 1
Ver justificativa da resposta
Justificativa
A metáfora consiste no empréstimo de características de uma coisa para outra, criando uma relação de similaridade, enquanto a metonímia estabelece uma relação de contiguidade, podendo ser representada ao se falar do conteúdo pelo continente. Sendo assim, a sequência correta é 2 - 1 - 1 - 2.
QUESTÃO 7
De Statua - Alberti
(Disponível em: http://www.educational.rai.it/materiali/file_lezioni/63184_636258318637322770.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018)
O conceito de mimese foi adotado por muitos estudiosos renascentistas, uma vez que a qualidade dos gêneros literários aumentou, e por consequência, os consolidou. A defesa da mimese se perpetuou no período renascentista e passou a ser vista como característica quase que obrigatória em produções artísticas. Na imagem apresentada, é possível avaliar o conceito de mímesis, pois:
a )
O artista alcançou o objetivo de expressar a natureza humana em sua obra por meio da idealização corporal do homem.
b )
A arte de imitação só pode ser completa na pintura, nas esculturas os artistas não conseguem aproximar a natureza do homem da arte.
c )
Quanto mais a arte copiasse a natureza, mais perfeita ela seria. O artista, por sua vez, buscou expressar todas as formas da natureza do homem em sua obra.
d )
Seja nas artes plásticas ou literárias, a mimese tem por objetivo satirizar a natureza.
e )
A obra de Alberti representa a natureza do homem de forma idealizada.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
No Renascimento muitos estudiosos, de vertentes artísticas e literárias compuseram suas obras a partir da consolidação da arte da imitação (mímesis) e defendiam que quanto mais a obra imitasse a natureza, mais perfeita seria.
QUESTÃO 8
"Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas."
("Violões que Choram", Cruz e Sousa)
SOUSA apud BOSI. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2015, p. 290
"Berro pelo aterro, pelo desterro
Berro por seu berro, pelo seu erro
Quero que você ganhe, que você me apanhe
Sou o seu bezerro gritando mamãe"
"Qualquer coisa", Caetano Veloso. Disponível em: https://www.paroles-musique.com/paroles-Caetano_Veloso-Qualquer_Coisa-lyrics,p0847206. Acesso em: 1 dez. 2018.
O poema é composto por muito mais recursos além da sua estrutura e rima. Acima, temos dois exemplos de recursos sonoros utilizados por escritores desde a era simbolista até a contemporaneidade. A partir do estudo dos trechos de Cruz e Sousa e Caetano Veloso, destaque quais recursos rítmicos os escritores utilizaram.
a )
Cruz e Sousa cria o ritmo de seus versos a partir de repetição de palavras, com a intenção de enfatizar o que expressa no poema, enquanto Caetano Veloso faz uso da onomatopeia.
b )
Caetano Veloso faz uso da repetição de palavras (berro, erro) para dar ritmo aos seus versos, enquanto Cruz e Sousa desenvolve seu poema simbolista a partir do uso da onomatopeia, que representa o som real.
c )
Cruz e Sousa fez uso da aliteração, recurso que tem a finalidade de repetir consoantes; já Caetano Veloso utiliza a assonância, que se expressa pela repetição de vogais.
d )
Tanto Cruz e Sousa quanto Caetano Veloso fazem uso da aliteração e da assonância em seus versos, assim, os textos apresentam ritmo e musicalidade.
e )
Cruz e Sousa faz uso da assonância, repetição de consoantes para dar ritmo ao seu poema; Caetano Veloso, por sua vez, compõe seu texto a partir do uso de aliteração, que é o ritmo a partir da repetição de vogais.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
O poema de Cruz e Sousa é desenvolvido a partir do uso dos efeitos rítmicos da aliteração, que utiliza a repetição de consoantes em sua composição. No poema de Cruz e Sousa, praticamente toda as palavras começam com som da letra "v". Já o texto de Caetano Veloso conta com a presença da repetição de vogais, principalmente "e" e "o", fazendo o ritmo do verso ser criado pela assonância.
Parte inferior do formulário