Logo Passei Direto
Buscar

prova final objetiva comércio exterior

User badge image
Winters z

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Consideram-se capitais estrangeiros para os efeitos da Lei n° 4.131 os bens, as máquinas e os equipamentos ingressados no Brasil que sejam destinados à produção de bens ou serviços, bem como os recursos financeiros ou monetários introduzidos no país para aplicação em atividades econômicas. Em ambas as hipóteses, o referido capital deve pertencer a pessoas físicas ou jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no exterior. É assegurado ao capital estrangeiro tratamento jurídico idêntico ao capital nacional, proibida qualquer discriminação não prevista em lei. Há disposições que devem ser observadas com relação a investimentos estrangeiros em setores específicos da economia, como é o caso dos investimentos em instituições financeiras, em energia nuclear, propriedade e administração de jornais, revistas e demais publicações, assim como em redes de rádio e televisão, entre outros. No Brasil, temos alguns canais principais que são responsáveis pela entrada de capitais estrangeiros. Sobre as principais formas de entrada de capital estrangeiro em nosso país, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Importação de bens sem cobertura cambial.
II- Negociação de derivativos com os fundos de investimentos.
III- Investimento em moeda.
IV- Mercado de capitais.
V- Investimentos compensatórios.
VI- Conversão de créditos externos.
a) As opções I, III, IV e VI estão corretas.
b) As opções II, III, IV e V estão corretas.
c) As opções I, II, IV e V estão corretas.
d) As opções II, III e VI estão corretas.

Na busca pelo crescimento econômico, há uma enorme competição econômica entre as nações. Competir sozinho no comércio internacional é bastante árduo. Consequentemente, os países com interesses em comum estruturaram blocos econômicos, formando países parceiros e estabelecendo relações econômicas e sociais com interesses mútuos, facilitando o comércio entre eles e fortalecendo suas economias. Um destes blocos tem por objetivo proporcionar o fim das barreiras comerciais, uma economia livre, permitindo o livre trânsito de pessoas e estabelecendo residências livremente, eliminando o controle das fronteiras entre os países-membros e passando a ter uma moeda oficial/única.
Estas informações pertencem a qual bloco econômico?
a) Mercado Comum do Sul.
b) Associação de Livre Comércio das Américas.
c) União Europeia.
d) Associação Latino-Americana de Livre Comércio.

Para controle e defesa do Comércio Internacional Brasileiro, o país dispõe de uma equipe de entidades públicas federais participantes no Comércio Exterior. A Câmara de Comércio Exterior - CAMEX - é um órgão integrante do Conselho de Governo da Presidência da República e tem por objetivo a formulação, a adoção, a implementação e a coordenação de políticas e atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, incluindo o turismo. É composta pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a quem cabe à presidência da CAMEX, e pelos Ministros de Estado Chefe da Casa Civil; das Relações Exteriores; da Fazenda; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Planejamento, Orçamento e Gestão; e do Desenvolvimento Agrário. O Brasil atua de forma intensa na gestão do comércio exterior. Para que sua ação seja eficaz, ele conta com órgãos responsáveis pelas intervenções na área de comércio exterior brasileira. Sobre as principais atividades desempenhadas pela CAMEX no Comércio Exterior do Brasil, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Camex é o principal órgão na área de comércio exterior e sua ligação é direta com o Governo Federal e o Banco Central.
II- Suas principais atribuições estão voltadas para definir diretrizes e procedimentos relativos à implementação da política de comércio exterior, visando à inserção competitiva do Brasil na economia internacional.
III- Estabelecer as diretrizes para as negociações de acordos e convênios relativos ao comércio exterior, de natureza bilateral, regional ou multilateral; orientar a política aduaneira, observada a competência específica do Ministério da Fazenda.
IV- Formular diretrizes básicas da política tarifária na importação e exportação; fixar as alíquotas do Imposto de Exportação; fixar as alíquotas do Imposto de Importação; e fixar direitos antidumping e compensatórios, provisórios ou definitivos e salvaguardas.
a) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.

As organizações bancárias privadas e os bancos governamentais ofertam diferentes linhas de financiamento, auxiliando as empresas de comércio exterior. As exportações são ainda mais privilegiadas com estas linhas de financiamento, pois ajudam aumentar a produtividade do mercado interno e também na criação de empregos e renda para a população brasileira. O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) é uma destas linhas de financiamento que beneficiam os exportadores. Sobre o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio, analise as sentenças a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- O ACC é possível somente se o exportador já tiver o contrato fechado e com previsão de embarque da mercadoria.
II- O ACC é solicitado pelo exportador após o embarque da mercadoria, na qual tenha sido negociada anteriormente.
III- O ACC tem o prazo máximo de 390 dias.
IV- O ACC tem prazo de adiantamento de 360 dias.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Os Incoterms 2010 apresentam inovações significativas, mas não apresentam mudanças estruturais substanciais. Nesta revisão foram mantidos os termos EXW, FAS FOB, FCA, CFR, CIP, CPT e DDP constantes na versão 2000, sendo excluídos quatro termos do grupo D da versão. Os termos DAF (Delivered at frontier), DES (delivered ex ship), DEQ (Delivered ex quay) e DDU (delivered duty unpaid), termos estes incorporados ou substituídos pelos novos termos DAT (delivered at terminal) e DAP (delivered at place). A versão 2010 reclassifica as regras e regulamenta os termos de acordo com os modais. As alterações mais significativas decorrentes da revisão 2010 são evidenciadas nos Incoterms 'D'. As novas regras DAT e DAP mantêm a característica fundamental dos termos D e o DDP (delivered Duty paid) único remanescente da versão 2000.
Sobre os novos Incoterms, analise as sentenças a seguir:
I- Nas Regras DAT, o vendedor se obriga a entregar as mercadorias descarregadas no terminal ou de outro lugar de destino estipulado.
II- No Termo DAP, o vendedor entrega a mercadoria desembaraçada ao comprador.
III- Nas vendas DAP, o vendedor entrega as mercadorias no local de destino convencionado, mas sem descarregá-las.
IV- Nas regras DAT, o vendedor entrega a mercadoria desembaraçada ao comprador.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Os países buscam a formação de blocos econômicos como forma de fortalecimento de suas economias e estreitamento do relacionamento com países que têm o mesmo interesse comercial. O mercado internacional é formado por muitos blocos econômicos que se apresentam em diferentes estágios de formação. Um desses acordos é o NAFTA.
Sobre esse bloco, assinale a alternativa CORRETA:
a) Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos, o México e a Guatemala.
b) Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos e os países da América Central.
c) Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, a Guatemala e os Estados Unidos.
d) Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos e o México.

O Sistema Harmonizado é um método internacional que permite a classificação de mercadoria com base nas características apresentadas em sua estrutura. Foi criado para promover o desenvolvimento do comércio internacional em toda sua estrutura, facilitando as comercializações internacionais. Esse sistema serviu como parâmetro para que os países membros do Mercosul criassem a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Sobre a estrutura da NCM, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As NCMs são formadas por capítulos que inicialmente descrevem a categoria em que estão agrupados.
( ) O Mercosul utiliza a NCM no âmbito internacional, em que todos os países fora do bloco têm que utilizar esse parâmetro para suas importações.
( ) A Nomenclatura Comum do Mercosul é composta por oito dígitos, subdivididos da seguinte maneira: os seis primeiros dígitos estão ligados ao Sistema Harmonizado, o sétimo e oitavo descrevem o desdobramento direcionado ao âmbito do Mercosul.
( ) Na formação do código, podemos identificar: capítulo, posição, subposição, item e subitem.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) F - F - F - V.
d) V - V - F - F.

(ENADE, 2015) Os chamados Incoterms (international Commercial Terms/Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e as obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições e determinando regras e práticas neutras, como onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete e quem é o responsável pela contratação do seguro.
Considerando uma exportação em que o vendedor deva entregar as mercadorias ao comprador, utilizando o Incoterm EXW (Ex Works), assinale a opção em que se apresentam corretamente as responsabilidades do vendedor.
a) O vendedor é o responsável pelo desembaraço da mercadoria para exportação e encerra suas obrigações quando a mercadoria transpõe a amurada do navio (ship's rail) no porto de embarque indicado.
b) O vendedor encerra suas responsabilidades no momento em que a mercadoria é colocada à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, ou em outro local nomeado (fábrica, armazém etc.), não desembaraçada para exportação e não carregada em qualquer veículo coletor.
c) O vendedor deve entregar a mercadoria no ponto combinado na fronteira, porém antes.

e práticas neutras, como onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete e quem é o responsável pela contratação do seguro. Considerando uma exportação em que o vendedor deva entregar as mercadorias ao comprador, utilizando o Incoterm EXW (Ex Works), assinale a opção em que se apresentam corretamente as responsabilidades do vendedor.
Assinale a opção em que se apresentam corretamente as responsabilidades do vendedor.
a) O vendedor é o responsável pelo desembaraço da mercadoria para exportação e encerra suas obrigações quando a mercadoria transpõe a amurada do navio (ship's rail) no porto de embarque indicado.
b) O vendedor encerra suas responsabilidades no momento em que a mercadoria é colocada à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, ou em outro local nomeado (fábrica, armazém etc.), não desembaraçada para exportação e não carregada em qualquer veículo coletor.
c) O vendedor deve entregar a mercadoria no ponto combinado na fronteira, porém antes da divisa aduaneira do país limítrofe, arcando com todos os custos e riscos até esse ponto; é, também, responsável pelo desembaraço da exportação, mas não pelo desembaraço da importação.
d) O vendedor é o responsável tanto pelo pagamento dos custos e do frete necessários para levar a mercadoria até o porto destino indicado quanto pelo desembaraço das mercadorias para exportação, devendo contratar e pagar o prêmio de seguro do transporte principal.

O desenvolvimento sustentável vem conquistando lugar na definição e implementação das ações de algumas empresas, incluindo as que atuam no mercado externo.
Nesse contexto, suponha que uma empresa de alimentos seja reconhecida pela qualidade dos seus produtos e por sua preocupação com questões ligadas à sustentabilidade. Suponha ainda que a participação das vendas destinadas à exportação sobre o total faturado seja pequena, e que, para aumentá-la, a empresa acredite em investir em produtos ecologicamente corretos seja uma estratégia oportuna, principalmente pela experiência adquirida com tais ofertas no mercado brasileiro. Tendo em vista tal situação, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A experiência no mercado brasileiro com a venda de produtos ecologicamente corretos não garante o sucesso de tal estratégia no exterior.
II. Barreiras não tarifárias aumentam a competitividade do produto ecologicamente correto da empresa na venda ao exterior.
III. A divulgação no exterior da preocupação da empresa com o desenvolvimento sustentável poderá interferir de maneira positiva na percepção de valor dos consumidores.
a) I e III, apenas.
b) I, II e III.
c) I, apenas.
d) II e III, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Consideram-se capitais estrangeiros para os efeitos da Lei n° 4.131 os bens, as máquinas e os equipamentos ingressados no Brasil que sejam destinados à produção de bens ou serviços, bem como os recursos financeiros ou monetários introduzidos no país para aplicação em atividades econômicas. Em ambas as hipóteses, o referido capital deve pertencer a pessoas físicas ou jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no exterior. É assegurado ao capital estrangeiro tratamento jurídico idêntico ao capital nacional, proibida qualquer discriminação não prevista em lei. Há disposições que devem ser observadas com relação a investimentos estrangeiros em setores específicos da economia, como é o caso dos investimentos em instituições financeiras, em energia nuclear, propriedade e administração de jornais, revistas e demais publicações, assim como em redes de rádio e televisão, entre outros. No Brasil, temos alguns canais principais que são responsáveis pela entrada de capitais estrangeiros. Sobre as principais formas de entrada de capital estrangeiro em nosso país, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Importação de bens sem cobertura cambial.
II- Negociação de derivativos com os fundos de investimentos.
III- Investimento em moeda.
IV- Mercado de capitais.
V- Investimentos compensatórios.
VI- Conversão de créditos externos.
a) As opções I, III, IV e VI estão corretas.
b) As opções II, III, IV e V estão corretas.
c) As opções I, II, IV e V estão corretas.
d) As opções II, III e VI estão corretas.

Na busca pelo crescimento econômico, há uma enorme competição econômica entre as nações. Competir sozinho no comércio internacional é bastante árduo. Consequentemente, os países com interesses em comum estruturaram blocos econômicos, formando países parceiros e estabelecendo relações econômicas e sociais com interesses mútuos, facilitando o comércio entre eles e fortalecendo suas economias. Um destes blocos tem por objetivo proporcionar o fim das barreiras comerciais, uma economia livre, permitindo o livre trânsito de pessoas e estabelecendo residências livremente, eliminando o controle das fronteiras entre os países-membros e passando a ter uma moeda oficial/única.
Estas informações pertencem a qual bloco econômico?
a) Mercado Comum do Sul.
b) Associação de Livre Comércio das Américas.
c) União Europeia.
d) Associação Latino-Americana de Livre Comércio.

Para controle e defesa do Comércio Internacional Brasileiro, o país dispõe de uma equipe de entidades públicas federais participantes no Comércio Exterior. A Câmara de Comércio Exterior - CAMEX - é um órgão integrante do Conselho de Governo da Presidência da República e tem por objetivo a formulação, a adoção, a implementação e a coordenação de políticas e atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, incluindo o turismo. É composta pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a quem cabe à presidência da CAMEX, e pelos Ministros de Estado Chefe da Casa Civil; das Relações Exteriores; da Fazenda; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Planejamento, Orçamento e Gestão; e do Desenvolvimento Agrário. O Brasil atua de forma intensa na gestão do comércio exterior. Para que sua ação seja eficaz, ele conta com órgãos responsáveis pelas intervenções na área de comércio exterior brasileira. Sobre as principais atividades desempenhadas pela CAMEX no Comércio Exterior do Brasil, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Camex é o principal órgão na área de comércio exterior e sua ligação é direta com o Governo Federal e o Banco Central.
II- Suas principais atribuições estão voltadas para definir diretrizes e procedimentos relativos à implementação da política de comércio exterior, visando à inserção competitiva do Brasil na economia internacional.
III- Estabelecer as diretrizes para as negociações de acordos e convênios relativos ao comércio exterior, de natureza bilateral, regional ou multilateral; orientar a política aduaneira, observada a competência específica do Ministério da Fazenda.
IV- Formular diretrizes básicas da política tarifária na importação e exportação; fixar as alíquotas do Imposto de Exportação; fixar as alíquotas do Imposto de Importação; e fixar direitos antidumping e compensatórios, provisórios ou definitivos e salvaguardas.
a) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.

As organizações bancárias privadas e os bancos governamentais ofertam diferentes linhas de financiamento, auxiliando as empresas de comércio exterior. As exportações são ainda mais privilegiadas com estas linhas de financiamento, pois ajudam aumentar a produtividade do mercado interno e também na criação de empregos e renda para a população brasileira. O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) é uma destas linhas de financiamento que beneficiam os exportadores. Sobre o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio, analise as sentenças a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- O ACC é possível somente se o exportador já tiver o contrato fechado e com previsão de embarque da mercadoria.
II- O ACC é solicitado pelo exportador após o embarque da mercadoria, na qual tenha sido negociada anteriormente.
III- O ACC tem o prazo máximo de 390 dias.
IV- O ACC tem prazo de adiantamento de 360 dias.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Os Incoterms 2010 apresentam inovações significativas, mas não apresentam mudanças estruturais substanciais. Nesta revisão foram mantidos os termos EXW, FAS FOB, FCA, CFR, CIP, CPT e DDP constantes na versão 2000, sendo excluídos quatro termos do grupo D da versão. Os termos DAF (Delivered at frontier), DES (delivered ex ship), DEQ (Delivered ex quay) e DDU (delivered duty unpaid), termos estes incorporados ou substituídos pelos novos termos DAT (delivered at terminal) e DAP (delivered at place). A versão 2010 reclassifica as regras e regulamenta os termos de acordo com os modais. As alterações mais significativas decorrentes da revisão 2010 são evidenciadas nos Incoterms 'D'. As novas regras DAT e DAP mantêm a característica fundamental dos termos D e o DDP (delivered Duty paid) único remanescente da versão 2000.
Sobre os novos Incoterms, analise as sentenças a seguir:
I- Nas Regras DAT, o vendedor se obriga a entregar as mercadorias descarregadas no terminal ou de outro lugar de destino estipulado.
II- No Termo DAP, o vendedor entrega a mercadoria desembaraçada ao comprador.
III- Nas vendas DAP, o vendedor entrega as mercadorias no local de destino convencionado, mas sem descarregá-las.
IV- Nas regras DAT, o vendedor entrega a mercadoria desembaraçada ao comprador.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Os países buscam a formação de blocos econômicos como forma de fortalecimento de suas economias e estreitamento do relacionamento com países que têm o mesmo interesse comercial. O mercado internacional é formado por muitos blocos econômicos que se apresentam em diferentes estágios de formação. Um desses acordos é o NAFTA.
Sobre esse bloco, assinale a alternativa CORRETA:
a) Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos, o México e a Guatemala.
b) Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos e os países da América Central.
c) Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, a Guatemala e os Estados Unidos.
d) Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos e o México.

O Sistema Harmonizado é um método internacional que permite a classificação de mercadoria com base nas características apresentadas em sua estrutura. Foi criado para promover o desenvolvimento do comércio internacional em toda sua estrutura, facilitando as comercializações internacionais. Esse sistema serviu como parâmetro para que os países membros do Mercosul criassem a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Sobre a estrutura da NCM, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As NCMs são formadas por capítulos que inicialmente descrevem a categoria em que estão agrupados.
( ) O Mercosul utiliza a NCM no âmbito internacional, em que todos os países fora do bloco têm que utilizar esse parâmetro para suas importações.
( ) A Nomenclatura Comum do Mercosul é composta por oito dígitos, subdivididos da seguinte maneira: os seis primeiros dígitos estão ligados ao Sistema Harmonizado, o sétimo e oitavo descrevem o desdobramento direcionado ao âmbito do Mercosul.
( ) Na formação do código, podemos identificar: capítulo, posição, subposição, item e subitem.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) F - F - F - V.
d) V - V - F - F.

(ENADE, 2015) Os chamados Incoterms (international Commercial Terms/Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e as obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições e determinando regras e práticas neutras, como onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete e quem é o responsável pela contratação do seguro.
Considerando uma exportação em que o vendedor deva entregar as mercadorias ao comprador, utilizando o Incoterm EXW (Ex Works), assinale a opção em que se apresentam corretamente as responsabilidades do vendedor.
a) O vendedor é o responsável pelo desembaraço da mercadoria para exportação e encerra suas obrigações quando a mercadoria transpõe a amurada do navio (ship's rail) no porto de embarque indicado.
b) O vendedor encerra suas responsabilidades no momento em que a mercadoria é colocada à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, ou em outro local nomeado (fábrica, armazém etc.), não desembaraçada para exportação e não carregada em qualquer veículo coletor.
c) O vendedor deve entregar a mercadoria no ponto combinado na fronteira, porém antes.

e práticas neutras, como onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete e quem é o responsável pela contratação do seguro. Considerando uma exportação em que o vendedor deva entregar as mercadorias ao comprador, utilizando o Incoterm EXW (Ex Works), assinale a opção em que se apresentam corretamente as responsabilidades do vendedor.
Assinale a opção em que se apresentam corretamente as responsabilidades do vendedor.
a) O vendedor é o responsável pelo desembaraço da mercadoria para exportação e encerra suas obrigações quando a mercadoria transpõe a amurada do navio (ship's rail) no porto de embarque indicado.
b) O vendedor encerra suas responsabilidades no momento em que a mercadoria é colocada à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, ou em outro local nomeado (fábrica, armazém etc.), não desembaraçada para exportação e não carregada em qualquer veículo coletor.
c) O vendedor deve entregar a mercadoria no ponto combinado na fronteira, porém antes da divisa aduaneira do país limítrofe, arcando com todos os custos e riscos até esse ponto; é, também, responsável pelo desembaraço da exportação, mas não pelo desembaraço da importação.
d) O vendedor é o responsável tanto pelo pagamento dos custos e do frete necessários para levar a mercadoria até o porto destino indicado quanto pelo desembaraço das mercadorias para exportação, devendo contratar e pagar o prêmio de seguro do transporte principal.

O desenvolvimento sustentável vem conquistando lugar na definição e implementação das ações de algumas empresas, incluindo as que atuam no mercado externo.
Nesse contexto, suponha que uma empresa de alimentos seja reconhecida pela qualidade dos seus produtos e por sua preocupação com questões ligadas à sustentabilidade. Suponha ainda que a participação das vendas destinadas à exportação sobre o total faturado seja pequena, e que, para aumentá-la, a empresa acredite em investir em produtos ecologicamente corretos seja uma estratégia oportuna, principalmente pela experiência adquirida com tais ofertas no mercado brasileiro. Tendo em vista tal situação, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A experiência no mercado brasileiro com a venda de produtos ecologicamente corretos não garante o sucesso de tal estratégia no exterior.
II. Barreiras não tarifárias aumentam a competitividade do produto ecologicamente correto da empresa na venda ao exterior.
III. A divulgação no exterior da preocupação da empresa com o desenvolvimento sustentável poderá interferir de maneira positiva na percepção de valor dos consumidores.
a) I e III, apenas.
b) I, II e III.
c) I, apenas.
d) II e III, apenas.

Prévia do material em texto

1. Consideram-se capitais estrangeiros para os efeitos da Lei n° 4.131 os bens, as máquinas e 
os equipamentos ingressados no Brasil que sejam destinados à produção de bens ou 
serviços, bem como os recursos financeiros ou monetários introduzidos no país para 
aplicação em atividades econômicas. Em ambas as hipóteses, o referido capital deve 
pertencer a pessoas físicas ou jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no exterior. É 
assegurado ao capital estrangeiro tratamento jurídico idêntico ao capital nacional, proibida 
qualquer discriminação não prevista em lei. Há disposições que devem ser observadas com 
relação a investimentos estrangeiros em setores específicos da economia, como é o caso 
dos investimentos em instituições financeiras, em energia nuclear, propriedade e 
administração de jornais, revistas e demais publicações, assim como em redes de rádio e 
televisão, entre outros. No Brasil, temos alguns canais principais que são responsáveis pela 
entrada de capitais estrangeiros. Sobre as principais formas de entrada de capital 
estrangeiro em nosso país, analise as opções a seguir: 
 
I- Importação de bens sem cobertura cambial. 
II- Negociação de derivativos com os fundos de investimentos. 
III- Investimento em moeda. 
IV- Mercado de capitais. 
V- Investimentos compensatórios. 
VI- Conversão de créditos externos. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As opções I, II, IV e V estão corretas. 
 b) As opções II, III e VI estão corretas. 
 c) As opções II, III, IV e V estão corretas. 
 d) As opções I, III, IV e VI estão corretas. 
 
2. O comércio internacional vem aumentando gradativamente, refletindo-se nos altos 
volumes, tanto das exportações como das importações dos países. Apesar de o Brasil ser 
um país abundante em terra, o que o leva a ser um fornecedor em grande potencial de 
commodities, ainda está à mercê de outros países, pois não produz internamente todos os 
produtos necessários diante da demanda interna. Com relação às exportações brasileiras, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) As empresas exportadoras são beneficiadas unicamente pela isenção da tributação do 
imposto sobre produtos industrializados - IPI -, através do órgão governamental 
competente. 
( ) A conquista de novos mercados e a experiência na comercialização internacional são 
um diferencial competitivo. 
( ) As vendas no mercado internacional tornam possível o aproveitamento máximo da 
produtividade, mesmo quando a empresa apresentar uma capacidade produtiva ociosa. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMTMxNA==&action2=RU1EMDM=&action3=NjM3Mjgz&action4=MjAyMC8x&prova=MTc1NTEyNjU=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMTMxNA==&action2=RU1EMDM=&action3=NjM3Mjgz&action4=MjAyMC8x&prova=MTc1NTEyNjU=#questao_2%20aria-label=
 a) V - F - F. 
 b) V - V - F. 
 c) F - V - V. 
 d) F - F - V. 
 
3. Na busca pelo crescimento econômico, há uma enorme competição econômica entre as 
nações. Competir sozinho no comércio internacional é bastante árduo. Consequentemente, 
os países com interesses em comum estruturaram blocos econômicos, formando países 
parceiros e estabelecendo relações econômicas e sociais com interesses mútuos, 
facilitando o comércio entre eles e fortalecendo suas economias. Um destes blocos tem por 
objetivo proporcionar o fim das barreiras comerciais, uma economia livre, permitindo o 
livre trânsito de pessoas e estabelecendo residências livremente, eliminando o controle das 
fronteiras entre os países-membros e passando a ter uma moeda oficial/única. Estas 
informações pertencem a qual bloco econômico? 
 a) Associação de Livre Comércio das Américas. 
 b) Associação Latino-Americana de Livre Comércio. 
 c) Mercado Comum do Sul. 
 d) União Europeia. 
 
4. Para controle e defesa do Comércio Internacional Brasileiro, o país dispõe de uma equipe 
de entidades públicas federais participantes no Comércio Exterior. A Câmara de Comércio 
Exterior - CAMEX - é um órgão integrante do Conselho de Governo da Presidência da 
República e tem por objetivo a formulação, a adoção, a implementação e a coordenação de 
políticas e atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, incluindo o turismo. 
É composta pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a 
quem cabe à presidência da CAMEX, e pelos Ministros de Estado Chefe da Casa Civil; das 
Relações Exteriores; da Fazenda; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do 
Planejamento, Orçamento e Gestão; e do Desenvolvimento Agrário. O Brasil atua de forma 
intensa na gestão do comércio exterior. Para que sua ação seja eficaz, ele conta com órgãos 
responsáveis pelas intervenções na área de comércio exterior brasileira. Sobre as principais 
atividades desempenhadas pela CAMEX no Comércio Exterior do Brasil, analise as 
afirmativas a seguir: 
 
I- A Camex é o principal órgão na área de comércio exterior e sua ligação é direta com o 
Governo Federal e o Banco Central. 
II- Suas principais atribuições estão voltadas para definir diretrizes e procedimentos 
relativos à implementação da política de comércio exterior, visando à inserção competitiva 
do Brasil na economia internacional. 
III- Estabelecer as diretrizes para as negociações de acordos e convênios relativos ao 
comércio exterior, de natureza bilateral, regional ou multilateral; orientar a política 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMTMxNA==&action2=RU1EMDM=&action3=NjM3Mjgz&action4=MjAyMC8x&prova=MTc1NTEyNjU=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMTMxNA==&action2=RU1EMDM=&action3=NjM3Mjgz&action4=MjAyMC8x&prova=MTc1NTEyNjU=#questao_4%20aria-label=
aduaneira, observada a competência específica do Ministério da Fazenda. 
IV- Formular diretrizes básicas da política tarifária na importação e exportação; fixar as 
alíquotas do Imposto de Exportação; fixar as alíquotas do Imposto de Importação; e fixar 
direitos antidumping e compensatórios, provisórios ou definitivos e salvaguardas. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Somente a afirmativa II está correta. 
 b) As afirmativas II, III e IV estão corretas. 
 c) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 d) As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
 
5. Quando uma empresa decide entrar no mercado internacional, deve ter conhecimento dos 
prazos e condições de pagamentos estabelecidos com a mercadoria que deseja exportar, 
levando-se em consideração a competitividade do mercado, a margem de lucro e os 
aspectos políticos, sociais e econômicos do país importador. Portanto, a escolha da 
modalidade de pagamento é feita de comum acordo entre o exportador e o importador e 
vai depender, basicamente, do grau de confiança comercial existente entre as partes, das 
exigências do país importador e das disponibilidades das linhas de financiamento, sendo de 
extrema importância para que a operação tenha êxito, pois ela determinará o risco da 
operação. Com relação às modalidades de pagamento, associe os itens, utilizando o código 
a seguir: 
 
I- Pagamento antecipado. 
II- Cobrança documentária. 
III- Remessa sem saque. 
IV- Carta de crédito. 
 
( ) É caracterizada pelo manuseio de documentos pelos bancos, em que os documentos 
originais são enviados através de uma instituição financeira autorizada. 
( ) Modalidade de pagamento de alto risco para o exportador, pois os documentos 
originais são enviados diretamente para o importador. 
( ) Pagamento ocorre antes do embarque das mercadorias. 
( ) Sendo uma ordem de pagamento condicionada, o banco emissor assume o 
compromisso de pagar o crédito se atender a todas as exigências por ela convencionada.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: Disponível em: 
<http://www.mdic.gov.br/sistemas_web/aprendex/default/index/conteudo/id/91>. 
Acesso em: 20 out. 2015. 
 a) III - II - I - IV. 
 b) II - I - III - IV. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMTMxNA==&action2=RU1EMDM=&action3=NjM3Mjgz&action4=MjAyMC8x&prova=MTc1NTEyNjU=#questao_5%20aria-label=
 c) II - III - I - IV. 
 d) IV - III - I - II. 
 
6. As empresas exportadoras têm a viabilidade dos canais de comercialização pelos quais 
podem optar por conseguir exportar seus produtos, sendo de forma direta, indireta e via 
Trading Company. Ao iniciar o processo de comercialização é importante saber o canal mais 
apropriado para se verificar a distribuição que a empresa irá utilizar, que depende de 
alguns elementos relacionados com o conhecimento do mercado para o qual irá exportar, 
as prioridades comerciais, estratégias, custos/benefícios e a estrutura administrativa da 
empresa. Cada canal de comercialização apresenta vantagens e desvantagens para a 
empresa, cabe a empresa decidir qual o melhor canal que atendam as práticas estruturais 
da empresa. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- As empresas intervenientes têm participação direta com a empresa exportadora que são 
responsáveis na comercialização das mercadorias para exterior. 
II- A exportação equiparada é aquela em que o fabricante/exportador vende suas 
mercadorias a uma trading companies para posterior exportação. 
III- As empresas que optam pela exportação indireta são aquelas em que o exportador 
comercializa sua mercadoria com uma empresa interveniente e esta posteriormente vende 
ao mercado internacional. 
IV- Numa exportação direta pode haver uma intermediação de agenciamento na venda, 
pois o que determina o canal de exportação é a emissão dos documentos em nome do 
cliente no exterior. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e III estão corretas. 
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 c) As sentenças I e IV estão corretas. 
 d) Somente a sentença II está correta. 
 
7. As organizações bancárias privadas e os bancos governamentais ofertam diferentes linhas 
de financiamento, auxiliando as empresas de comércio exterior. As exportações são ainda 
mais privilegiadas com estas linhas de financiamento, pois ajudam aumentar a 
produtividade do mercado interno e também na criação de empregos e renda para a 
população brasileira. O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) é uma destas linhas 
de financiamento que beneficiam os exportadores. Sobre o Adiantamento sobre Contrato 
de Câmbio, analise as sentenças a seguir. 
 
I- O ACC é possível somente se o exportador já tiver o contrato fechado e com previsão de 
embarque da mercadoria. 
II- O ACC é solicitado pelo exportador após o embarque da mercadoria, na qual tenha sido 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMTMxNA==&action2=RU1EMDM=&action3=NjM3Mjgz&action4=MjAyMC8x&prova=MTc1NTEyNjU=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMTMxNA==&action2=RU1EMDM=&action3=NjM3Mjgz&action4=MjAyMC8x&prova=MTc1NTEyNjU=#questao_7%20aria-label=
negociada anteriormente. 
III- O ACC tem o prazo máximo de 390 dias. 
IV- O ACC tem prazo de adiantamento de 360 dias. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 c) As sentenças I e IV estão corretas. 
 d) Somente a sentença III está correta. 
 
8. Os Incoterms 2010 apresentam inovações significativas, mas não apresentam mudanças 
estruturais substanciais. Nesta revisão foram mantidos os termos EXW, FAS FOB, FCA, CFR, 
CIP, CPT e DDP constantes na versão 2000, sendo excluídos quatro termos do grupo D da 
versão. Os termos DAF (Delivered at frontier), DES (delivered ex ahip), DEQ (Delivered ex 
quay) e DDU (delivered duty unpaid), termos estes incorporados ou substituídos pelos 
novos temos DAT (delivered at terminal) e DAP (delivered at place). A versão 2010 
reclassifica as regras e regulamenta os termos de acordo com os modais. As alterações 
mais significativas decorrentes da revisão 2010 são evidenciadas nos Incoterms "D". As 
novas regras DAT e DAP, matem a característica fundamental dos termos D e o DDP 
(delivered Duty paid) único remanescente da versão 2000. Sobre os novos Incoterms, 
analise as sentenças a seguir: 
 
I- Nas Regras DAT, o vendedor se obriga a entregar as mercadorias descarregadas no 
terminal ou de outro lugar de destino estipulado. 
II- No Termo DAP, o vendedor entrega a mercadoria desembaraçada ao comprador. 
III- Nas vendas DAP, o vendedor entrega as mercadorias no local de destino convencionado, 
mas sem descarregá-las. 
IV- Nas regras DAT, o vendedor entrega a mercadoria desembaraçada ao comprador. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: MARTINS Eliane M.O. Curso de Direito Marítimo. 2. ed. Barueri: Manole, 2013. 
 a) Somente a sentença I está correta. 
 b) As sentenças I e III estão corretas. 
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 d) Somente a sentença II está correta. 
 
9. Os países buscam a formação de blocos econômicos como forma de fortalecimento de suas 
economias e estreitamento do relacionamento com países que têm o mesmo interesse 
comercial. O mercado internacional é formado por muitos blocos econômicos que se 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMTMxNA==&action2=RU1EMDM=&action3=NjM3Mjgz&action4=MjAyMC8x&prova=MTc1NTEyNjU=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMTMxNA==&action2=RU1EMDM=&action3=NjM3Mjgz&action4=MjAyMC8x&prova=MTc1NTEyNjU=#questao_9%20aria-label=
apresentam em diferentes estágios de formação. Um desses acordos é o NAFTA. Sobre esse 
bloco, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os 
Estados Unidos e o México. 
 b) Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os 
Estados Unidos e os países da América Central. 
 c) Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, a 
Guatemala e os Estados Unidos. 
 d) Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os 
Estados Unidos, o México e a Guatemala. 
 
10. O Sistema Harmonizado é um método internacional que permite a classificação de 
mercadoria com base nas características apresentadas em sua estrutura. Foi criado para 
promover o desenvolvimento do comércio internacional em toda sua estrutura, facilitando 
as comercializações internacionais. Esse sistema serviu como parâmetro para que os países 
membros do Mercosul criassem a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Sobre a 
estrutura da NCM, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) As NCMs são formadas por capítulos que inicialmente descrevem a categoria em que 
estão agrupados. 
( ) O Mercosul utiliza a NCM no âmbito internacional, em que todos os países fora do 
bloco têm que utilizar esse parâmetro para suas importações. 
( ) A Nomenclatura Comum do Mercosul é composta por oito dígitos, subdivididos da 
seguinte maneira: os seis primeiros dígitos estão ligados ao Sistema Harmonizado, o sétimo 
e oitavo descrevem o desdobramento direcionado ao âmbito do Mercosul. 
( ) Na formação do código, podemos identificar: capítulo, posição, subposição, item e 
subitem. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - F - F - V. 
 b) F - V - V - F. 
 c) V - V - F - F. 
 d) V - F - V - V. 
 
11. (ENADE, 2015) Os chamados Incoterms (international Commercial Terms/Termos 
Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estruturade um contrato de 
compra e venda internacional, os direitos e as obrigações recíprocos do exportador e do 
importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições e determinando regras 
e práticas neutras, como onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o 
frete e quem é o responsável pela contratação do seguro. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMTMxNA==&action2=RU1EMDM=&action3=NjM3Mjgz&action4=MjAyMC8x&prova=MTc1NTEyNjU=#questao_10%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMTMxNA==&action2=RU1EMDM=&action3=NjM3Mjgz&action4=MjAyMC8x&prova=MTc1NTEyNjU=#questao_11%20aria-label=
Considerando uma exportação em que o vendedor deva entregar as mercadorias ao 
comprador, utilizando o Incoterm EXW (Ex Works), assinale a opção em que se apresentam 
corretamente as responsabilidades do vendedor. 
 
FONTE: Disponível em:<http//WWW.mdic.gov.br>. Acesso em: 3 ago. 2015. 
 a) O vendedor é o responsável pelo desembaraço da mercadoria para exportação e 
encerra suas obrigações quando a mercadoria transpõe a amurada do navio (ship's rail) 
no porto de embarque indicado. 
 b) O vendedor encerra suas responsabilidades no momento em que a mercadoria é 
colocada à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, ou em outro 
local nomeado (fábrica, armazém etc.), não desembaraçada para exportação e não 
carregada em qualquer veículo coletor. 
 c) O vendedor deve entregar a mercadoria no ponto combinado na fronteira, porém antes 
da divisa aduaneira do país limítrofe, arcando com todos os custos e riscos até esse 
ponto; é, também, responsável pelo desembaraço da exportação, mas não pelo 
desembaraço da importação. 
 d) O vendedor é o responsável tanto pelo pagamento dos custos e do frete necessários 
para levar a mercadoria até o porto destino indicado quanto pelo desembaraço das 
mercadorias para exportação, devendo contratar e pagar o prêmio de seguro do 
transporte principal. 
 
12. (ENADE, 2015) O desenvolvimento sustentável vem conquistando lugar na definição e 
implementação das ações de algumas empresas, incluindo as que atuam no mercado 
externo. Nesse contexto, suponha que uma empresa de alimentos seja reconhecida pela 
qualidade dos seus produtos e por sua preocupação com questões ligadas à 
sustentabilidade. Suponha ainda que a participação das vendas destinadas à exportação 
sobre o total faturado seja pequena, e que, para aumentá-la, a empresa acredite em 
investir em produtos ecologicamente corretos seja uma estratégia oportuna, 
principalmente pela experiência adquirida com tais ofertas no mercado brasileiro. Tendo 
em vista tal situação, avalie as afirmações a seguir. 
 
I. A experiência no mercado brasileiro com a venda de produtos ecologicamente corretos 
não garante o sucesso de tal estratégia no exterior. 
II. Barreiras não tarifárias aumentam a competitividade do produto ecologicamente correto 
da empresa na venda ao exterior. 
III. A divulgação no exterior da preocupação da empresa com o desenvolvimento 
sustentável poderá interferir de maneira positiva na percepção de valor dos consumidores. 
 
É correto o que afirma em: 
 a) I, II e III. 
 b) I, apenas. 
 c) I e III, apenas. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMTMxNA==&action2=RU1EMDM=&action3=NjM3Mjgz&action4=MjAyMC8x&prova=MTc1NTEyNjU=#questao_12%20aria-label=
 d) II e III,apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina