Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Individual Semipresencial Educação e diversidade

User badge image
josiane

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O etnocentrismo é uma tendência comum a qualquer grupo humano. É o hábito que faz com que os elementos da própria cultura sejam qualificados ou comentados em termos positivos, descrevendo pejorativamente as crenças e os costumes de outrem. As práticas que nos sejam próprias são consideradas normais e, inclusive, lógicas, ao contrário dos comportamentos alheios, que consideramos exóticos e que pouco ou nada entendemos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O etnocentrismo é uma visão de mundo na qual as noções do nosso grupo social ocupam posição de centralidade.
II- O etnocentrismo é apenas uma visão de mundo.
III- O etnocentrismo é uma visão em que noções do nosso grupo social não ocupam posição de centralidade.
IV- O etnocentrismo é uma visão de mundo em que nosso grupo social ocupa posição de centralidade.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

No ambiente escolar se constroem valores, relações sociais, fala-se de respeito e se promove tolerância às diferenças. É no ambiente escolar que o educador pode transformar a realidade de insucesso da inclusão. Sabemos que o bom funcionamento da escola se dá pela prática pedagógica do professor, e para isso, a própria instituição escolar deverá ter todos os processos de ensino e aprendizagem bem fundamentados. Sobre o assunto exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O homem é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí, que a inteligência é herdada biologicamente, ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
( ) O homem não é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí, que a inteligência não é herdada biologicamente, ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
( ) O homem é um ser histórico e o que é inscrito no código genético não se trata da possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
( ) O homem é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí, que a inteligência não é herdada biologicamente, ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
a) V - F - F - F.
b) V - V - F - F.
c) F - F - F - V.
d) F - V - V - F.

Segundo Lima (2006, p. 17): a diversidade é norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, ainda, diversidade biológica. Algumas dessas diversidades provocam impedimentos de natureza distinta no processo de desenvolvimento das pessoas (as comumente chamadas de "portadoras de necessidades especiais"). Como toda forma de diversidade é hoje recebida na escola, há a demanda óbvia, por um currículo que atenda a essa universalidade. Para tanto, compete analisar as características do ensino regular brasileiro a fim de melhor compreender as políticas de inclusão adotas e perceber seus pontos positivos e os negativos no cenário educacional da inclusão no ensino regular.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
II- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende não se torna imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
III- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível, porém não possibilitam mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

O pensar em inclusão escolar no Brasil é bem atual e tem como marco referencial, na década de 1990, a Conferência Mundial referente às necessidades educativas especiais, na cidade de Salamanca, em 1994, em que vários países, incluindo o Brasil, assumiram o acordo de incluir alunos com deficiências em salas de aula do ensino regular, sendo este o marco inicial para se buscar a inclusão. Essa atitude demarcou na história uma possibilidade que até então não se teve, de se buscar a construção deste sujeito dentro da sociedade. A inclusão não se encaixa neste modelo tradicional de educação, que ainda tem uma formação "clássica" na qual o professor repassa seus conhecimentos para alunos ditos "normais" com metodologias universais, mas sim em um modelo que exija uma forma diferente de pensar. Desse modo, pode-se perceber uma realidade preocupante: a função do professor e sua formação têm como meta refletir e analisar os desafios encontrados dentro da inclusão, mediante sua prática. Sobre a inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola, do Estado e das comunidades locais. Significa preocupar-se, de fato, com o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar.
( ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola.
( ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola, do Estado e das comunidades locais; e não significa preocupar-se, de fato, com o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar.
( ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola, do Estado e das comunidades locais.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - F.
c) V - V - V - V.
d) V - F - F - F.

Uma forma simples de entender o que é a estratificação social é enxergá-la como um conjunto de desigualdades que atingem diferentes sujeitos de uma sociedade, separando-os de alguma forma dos demais. Um grupo de pessoas que pertence a uma camada mais pobre de uma sociedade, por exemplo, acaba não tendo acesso aos mesmos serviços disponibilizados a uma pessoa de melhor condição econômica. Isso também é visto de forma ainda mais clara na composição e na organização da maior parte das grandes cidades. Os bairros periféricos, ou as "periferias", onde se encontram a maior parte da população mais pobre, estão localizados, comumente, mais afastados dos centros das cidades. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A noção de gênero é socialmente construída e representa em papéis e identidades, porém tais concepções não são neutras e representam formas de estratificação social.
II- A noção de gênero é socialmente construída e se representa em papéis e identidades, não sendo neutras e representando formas de estratificação social.
III- A noção de gênero é socialmente construída e representa em papéis e identidades de homens e mulheres, porém tais concepções não são neutras e representam formas de estratificação social.
IV- A noção de gênero é socialmente construída e se representa em papéis e identidades de homens e mulheres.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

A diversidade é um aspecto marcante da cultura brasileira. A histórica miscigenação da nossa população, baseada no tripé: indígenas, europeus e negros, formou o Brasil que conhecemos hoje. Somos uma sociedade multirracial e esta multiplicidade de cores, raças e etnias pode ser interpretada de variadas formas. Sobre a diversidade no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As desigualdades raciais no Brasil são sobrepostas ao mito da democracia racial e à formação social brasileira.
( ) As desigualdades raciais no Brasil não são sobrepostas ao mito da democracia racial e à formação social brasileira.
( ) As desigualdades raciais no Brasil são sobrepostas na democracia à formação social brasileira.
( ) As desigualdades raciais no Brasil não são sobrepostas à formação social brasileira.
a) V - F - F - F.
b) F - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - V.

Classe social, uma divisão dos povos em grupos onde uns detêm mais poder devido ao trabalho e sua renda, e outros, no extremo, sem trabalho e muitas vezes excluídos. Atualmente, não se tem apenas uma divisão da sociedade por causa do capital, mas também devido às diferenças de cor da pele, estilos musicais, gênero e etnia. No entanto, a má distribuição do capital é o que mais traz impacto no mundo causando a exclusão pelas classes sociais.
Sobre as classes sociais, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- A exclusão pelas classes sociais tem implicações em aspectos econômicos, políticos e sociais.
II- A exclusão pelas classes sociais não tem implicações em aspectos econômicos, políticos e sociais.
III- A exclusão pelas classes sociais tem implicações apenas em aspectos econômicos e sociais.
IV- A exclusão pelas classes sociais tem implicações em aspectos diferentes.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Nenhum corpo social é homogêneo, mas sim profundamente heterogêneo, nele, os indivíduos não ocupam a mesma posição, status ou poder. Ao contrário, a ordem social é sempre múltipla: há, em seu interior, uma série de camadas, de estratos, de níveis sociais diferentes. Esses níveis diferenciam os indivíduos no meio social a partir dos mais diversos âmbitos, seja o econômico, o político, o cultural etc. Na prática, a estratificação social é tão somente isto: a divisão da sociedade em estratos, em camadas, em níveis sociais hierárquicos, isto é, superiores e inferiores. Sobre a estratificação social, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A estratificação social não pode ser delimitada por critérios econômicos.
II- A estratificação social pode ser delimitada por critérios sociais.
III- A estratificação social pode ser delimitada por critérios econômicos e políticos.
IV- A estratificação social pode ser delimitada por critérios econômicos.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

De acordo com o ECA, Art. 58, no processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No ECA, o respeito à diversidade cultural integra o aporte dos direitos das crianças e dos adolescentes.
II- No ECA, o respeito à diversidade cultural integra o aporte dos direitos das crianças e dos adolescentes. Em outras palavras, as diversas formas culturais devem ser respeitadas e, além disso, deve-se estimular o contato com diferentes representações culturais.
III- No ECA, o respeito à diversidade cultural não integra o aporte dos direitos das crianças e dos adolescentes.
IV- No ECA, as diversas formas culturais devem ser respeitadas e, além disso, deve-se estimular o contato com diferentes representações culturais.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O etnocentrismo é uma tendência comum a qualquer grupo humano. É o hábito que faz com que os elementos da própria cultura sejam qualificados ou comentados em termos positivos, descrevendo pejorativamente as crenças e os costumes de outrem. As práticas que nos sejam próprias são consideradas normais e, inclusive, lógicas, ao contrário dos comportamentos alheios, que consideramos exóticos e que pouco ou nada entendemos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O etnocentrismo é uma visão de mundo na qual as noções do nosso grupo social ocupam posição de centralidade.
II- O etnocentrismo é apenas uma visão de mundo.
III- O etnocentrismo é uma visão em que noções do nosso grupo social não ocupam posição de centralidade.
IV- O etnocentrismo é uma visão de mundo em que nosso grupo social ocupa posição de centralidade.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

No ambiente escolar se constroem valores, relações sociais, fala-se de respeito e se promove tolerância às diferenças. É no ambiente escolar que o educador pode transformar a realidade de insucesso da inclusão. Sabemos que o bom funcionamento da escola se dá pela prática pedagógica do professor, e para isso, a própria instituição escolar deverá ter todos os processos de ensino e aprendizagem bem fundamentados. Sobre o assunto exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O homem é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí, que a inteligência é herdada biologicamente, ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
( ) O homem não é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí, que a inteligência não é herdada biologicamente, ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
( ) O homem é um ser histórico e o que é inscrito no código genético não se trata da possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
( ) O homem é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí, que a inteligência não é herdada biologicamente, ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
a) V - F - F - F.
b) V - V - F - F.
c) F - F - F - V.
d) F - V - V - F.

Segundo Lima (2006, p. 17): a diversidade é norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, ainda, diversidade biológica. Algumas dessas diversidades provocam impedimentos de natureza distinta no processo de desenvolvimento das pessoas (as comumente chamadas de "portadoras de necessidades especiais"). Como toda forma de diversidade é hoje recebida na escola, há a demanda óbvia, por um currículo que atenda a essa universalidade. Para tanto, compete analisar as características do ensino regular brasileiro a fim de melhor compreender as políticas de inclusão adotas e perceber seus pontos positivos e os negativos no cenário educacional da inclusão no ensino regular.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
II- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende não se torna imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
III- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível, porém não possibilitam mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

O pensar em inclusão escolar no Brasil é bem atual e tem como marco referencial, na década de 1990, a Conferência Mundial referente às necessidades educativas especiais, na cidade de Salamanca, em 1994, em que vários países, incluindo o Brasil, assumiram o acordo de incluir alunos com deficiências em salas de aula do ensino regular, sendo este o marco inicial para se buscar a inclusão. Essa atitude demarcou na história uma possibilidade que até então não se teve, de se buscar a construção deste sujeito dentro da sociedade. A inclusão não se encaixa neste modelo tradicional de educação, que ainda tem uma formação "clássica" na qual o professor repassa seus conhecimentos para alunos ditos "normais" com metodologias universais, mas sim em um modelo que exija uma forma diferente de pensar. Desse modo, pode-se perceber uma realidade preocupante: a função do professor e sua formação têm como meta refletir e analisar os desafios encontrados dentro da inclusão, mediante sua prática. Sobre a inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola, do Estado e das comunidades locais. Significa preocupar-se, de fato, com o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar.
( ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola.
( ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola, do Estado e das comunidades locais; e não significa preocupar-se, de fato, com o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar.
( ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola, do Estado e das comunidades locais.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - F.
c) V - V - V - V.
d) V - F - F - F.

Uma forma simples de entender o que é a estratificação social é enxergá-la como um conjunto de desigualdades que atingem diferentes sujeitos de uma sociedade, separando-os de alguma forma dos demais. Um grupo de pessoas que pertence a uma camada mais pobre de uma sociedade, por exemplo, acaba não tendo acesso aos mesmos serviços disponibilizados a uma pessoa de melhor condição econômica. Isso também é visto de forma ainda mais clara na composição e na organização da maior parte das grandes cidades. Os bairros periféricos, ou as "periferias", onde se encontram a maior parte da população mais pobre, estão localizados, comumente, mais afastados dos centros das cidades. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A noção de gênero é socialmente construída e representa em papéis e identidades, porém tais concepções não são neutras e representam formas de estratificação social.
II- A noção de gênero é socialmente construída e se representa em papéis e identidades, não sendo neutras e representando formas de estratificação social.
III- A noção de gênero é socialmente construída e representa em papéis e identidades de homens e mulheres, porém tais concepções não são neutras e representam formas de estratificação social.
IV- A noção de gênero é socialmente construída e se representa em papéis e identidades de homens e mulheres.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

A diversidade é um aspecto marcante da cultura brasileira. A histórica miscigenação da nossa população, baseada no tripé: indígenas, europeus e negros, formou o Brasil que conhecemos hoje. Somos uma sociedade multirracial e esta multiplicidade de cores, raças e etnias pode ser interpretada de variadas formas. Sobre a diversidade no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As desigualdades raciais no Brasil são sobrepostas ao mito da democracia racial e à formação social brasileira.
( ) As desigualdades raciais no Brasil não são sobrepostas ao mito da democracia racial e à formação social brasileira.
( ) As desigualdades raciais no Brasil são sobrepostas na democracia à formação social brasileira.
( ) As desigualdades raciais no Brasil não são sobrepostas à formação social brasileira.
a) V - F - F - F.
b) F - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - V.

Classe social, uma divisão dos povos em grupos onde uns detêm mais poder devido ao trabalho e sua renda, e outros, no extremo, sem trabalho e muitas vezes excluídos. Atualmente, não se tem apenas uma divisão da sociedade por causa do capital, mas também devido às diferenças de cor da pele, estilos musicais, gênero e etnia. No entanto, a má distribuição do capital é o que mais traz impacto no mundo causando a exclusão pelas classes sociais.
Sobre as classes sociais, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- A exclusão pelas classes sociais tem implicações em aspectos econômicos, políticos e sociais.
II- A exclusão pelas classes sociais não tem implicações em aspectos econômicos, políticos e sociais.
III- A exclusão pelas classes sociais tem implicações apenas em aspectos econômicos e sociais.
IV- A exclusão pelas classes sociais tem implicações em aspectos diferentes.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Nenhum corpo social é homogêneo, mas sim profundamente heterogêneo, nele, os indivíduos não ocupam a mesma posição, status ou poder. Ao contrário, a ordem social é sempre múltipla: há, em seu interior, uma série de camadas, de estratos, de níveis sociais diferentes. Esses níveis diferenciam os indivíduos no meio social a partir dos mais diversos âmbitos, seja o econômico, o político, o cultural etc. Na prática, a estratificação social é tão somente isto: a divisão da sociedade em estratos, em camadas, em níveis sociais hierárquicos, isto é, superiores e inferiores. Sobre a estratificação social, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A estratificação social não pode ser delimitada por critérios econômicos.
II- A estratificação social pode ser delimitada por critérios sociais.
III- A estratificação social pode ser delimitada por critérios econômicos e políticos.
IV- A estratificação social pode ser delimitada por critérios econômicos.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

De acordo com o ECA, Art. 58, no processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No ECA, o respeito à diversidade cultural integra o aporte dos direitos das crianças e dos adolescentes.
II- No ECA, o respeito à diversidade cultural integra o aporte dos direitos das crianças e dos adolescentes. Em outras palavras, as diversas formas culturais devem ser respeitadas e, além disso, deve-se estimular o contato com diferentes representações culturais.
III- No ECA, o respeito à diversidade cultural não integra o aporte dos direitos das crianças e dos adolescentes.
IV- No ECA, as diversas formas culturais devem ser respeitadas e, além disso, deve-se estimular o contato com diferentes representações culturais.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637530) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O etnocentrismo é uma tendência comum a qualquer grupo humano. É o hábito que faz com que os elementos da própria cultura sejam qualificados ou comentados em termos positivos, descrevendo pejorativamente as crenças e os costumes de outrem. As práticas que nos sejam próprias são consideradas normais e, inclusive, lógicas, ao contrário dos comportamentos alheios, que consideramos exóticos e que pouco ou nada entendemos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O etnocentrismo é uma visão de mundo na qual as noções do nosso grupo social ocupam posição de centralidade.
II- O etnocentrismo é apenas uma visão de mundo. 
III- O etnocentrismo é uma visão em que noções do nosso grupo social não ocupam posição de centralidade.
IV- O etnocentrismo é uma visão de mundo em que nosso grupo social ocupa posição de centralidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://conceito.de/etnocentrismo. Acesso em: 20 mar. 2020.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	No ambiente escolar se constroem valores, relações sociais, fala-se de respeito e se promove tolerância às diferenças. É no ambiente escolar que o educador pode transformar a realidade de insucesso da inclusão. Sabemos que o bom funcionamento da escola se dá pela prática pedagógica do professor, e para isso, a própria instituição escolar deverá ter todos os processos de ensino e aprendizagem bem fundamentados. Sobre o assunto exposto, analise as sentenças a seguir:
(    ) O homem é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí, que a inteligência é herdada biologicamente, ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
(    ) O homem não é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí, que a inteligência não é herdada biologicamente, ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
(    ) O homem é um ser histórico e o que é inscrito no código genético não se trata da possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
(    ) O homem é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí, que a inteligência não é herdada biologicamente, ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	3.
	Segundo Lima (2006, p. 17): a diversidade é norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, ainda, diversidade biológica. Algumas dessas diversidades provocam impedimentos de natureza distinta no processo de desenvolvimento das pessoas (as comumente chamadas de "portadoras de necessidades especiais"). Como toda forma de diversidade é hoje recebida na escola, há a demanda óbvia, por um currículo que atenda a essa universalidade. Para tanto, compete analisar as características do ensino regular brasileiro a fim de melhor compreender as políticas de inclusão adotas e perceber seus pontos positivos e os negativos no cenário educacional da inclusão no ensino regular. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
II- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende não se torna imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
III- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível, porém não possibilitam mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA, Elvira de Souza. Currículo e desenvolvimento humano. In: MOREIRA, Antonio Flávio; ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2006.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	O pensar em inclusão escolar no Brasil é bem atual e tem como marco referencial, na década de 1990, a Conferência Mundial referente às necessidades educativas especiais, na cidade de Salamanca, em 1994, em que vários países, incluindo o Brasil, assumiram o acordo de incluir alunos com deficiências em salas de aula do ensino regular, sendo este o marco inicial para se buscar a inclusão. Essa atitude demarcou na história uma possibilidade que até então não se teve, de se buscar a construção deste sujeito dentro da sociedade. A inclusão não se encaixa neste modelo tradicional de educação, que ainda tem uma formação "clássica" na qual o professor repassa seus conhecimentos para alunos ditos "normais" com metodologias universais, mas sim em um modelo que exija uma forma diferente de pensar. Desse modo, pode-se perceber uma realidade preocupante: a função do professor e sua formação têm como meta refletir e analisar os desafios encontrados dentro da inclusão, mediante sua prática. Sobre a inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola, do Estado e das comunidades locais. Significa preocupar-se, de fato, com o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar.
(    ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola. 
(    ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola, do Estado e das comunidades locais; e não significa preocupar-se, de fato, com o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar.
(    ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola, do Estado e das comunidades locais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	Uma forma simples de entender o que é a estratificação social é enxergá-la como um conjunto de desigualdades que atingem diferentes sujeitos de uma sociedade, separando-os de alguma forma dos demais. Um grupo de pessoas que pertence a uma camada mais pobre de uma sociedade, por exemplo, acaba não tendo acesso aos mesmos serviços disponibilizados a uma pessoa de melhor condição econômica. Isso também é visto de forma ainda mais clara na composição e na organização da maior parte das grandes cidades. Os bairros periféricos, ou as "periferias", onde se encontram a maior parte da população mais pobre, estão localizados, comumente, mais afastados dos centros das cidades. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A noção de gênero é socialmente construída e representa em papéis e identidades, porém tais concepções não são neutras e representam formas de estratificação social.
II- A noção de gênero é socialmente construída e se representa em papéis e identidades, não sendo neutras e representando formas de estratificação social.
III- A noção de gênero é socialmente construída e representa em papéis e identidades de homens e mulheres, porém tais concepções não são neutras e representam formas de estratificação social.
IV- A noção de gêneroé socialmente construída e se representa em papéis e identidades de homens e mulheres.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/estratificacao-desigualdade-social.htm Acesso em: 20 mar. 2020.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	A diversidade é um aspecto marcante da cultura brasileira. A histórica miscigenação da nossa população, baseada no tripé: indígenas, europeus e negros, formou o Brasil que conhecemos hoje. Somos uma sociedade multirracial e esta multiplicidade de cores, raças e etnias pode ser interpretada de variadas formas. Sobre a diversidade no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As desigualdades raciais no Brasil são sobrepostas ao mito da democracia racial e à formação social brasileira.
(    ) As desigualdades raciais no Brasil não são sobrepostas ao mito da democracia racial e à formação social brasileira.
(    ) As desigualdades raciais no Brasil são sobrepostas na democracia à formação social brasileira.
(    ) As desigualdades raciais no Brasil não são sobrepostas à formação social brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	Classe social, uma divisão dos povos em grupos onde uns detêm mais poder devido ao trabalho e sua renda, e outros, no extremo, sem trabalho e muitas vezes excluídos. Atualmente, não se tem apenas uma divisão da sociedade por causa do capital, mas também devido às diferenças de cor da pele, estilos musicais, gênero e etnia. No entanto, a má distribuição do capital é o que mais traz impacto no mundo causando a exclusão pelas classes sociais. Sobre as classes sociais, analise as sentenças a seguir:
I- A exclusão pelas classes sociais tem implicações em aspectos econômicos, políticos e sociais. 
II- A exclusão pelas classes sociais não tem implicações em aspectos econômicos, políticos e sociais. 
III- A exclusão pelas classes sociais tem implicações apenas em aspectos econômicos e sociais.
IV- A exclusão pelas classes sociais tem implicações em aspectos diferentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	Nenhum corpo social é homogêneo, mas sim profundamente heterogêneo, nele, os indivíduos não ocupam a mesma posição, status ou poder. Ao contrário, a ordem social é sempre múltipla: há, em seu interior, uma série de camadas, de estratos, de níveis sociais diferentes. Esses níveis diferenciam os indivíduos no meio social a partir dos mais diversos âmbitos, seja o econômico, o político, o cultural etc. Na prática, a estratificação social é tão somente isto: a divisão da sociedade em estratos, em camadas, em níveis sociais hierárquicos, isto é, superiores e inferiores. Sobre a estratificação social, analise as sentenças a seguir:
I- A estratificação social não pode ser delimitada por critérios econômicos.
II- A estratificação social pode ser delimitada por critérios sociais.
III- A estratificação social pode ser delimitada por critérios econômicos e políticos.
IV- A estratificação social pode ser delimitada por critérios econômicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://descomplica.com.br/blog/filosofia/o-que-e-estratificacao-social/. Acesso em: 20 mar. 2020.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	9.
	De acordo com o ECA, Art. 58, no processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No ECA, o respeito à diversidade cultural integra o aporte dos direitos das crianças e dos adolescentes. 
II- No ECA, o respeito à diversidade cultural integra o aporte dos direitos das crianças e dos adolescentes. Em outras palavras, as diversas formas culturais devem ser respeitadas e, além disso, deve-se estimular o contato com diferentes representações culturais.
III- No ECA, o respeito à diversidade cultural não integra o aporte dos direitos das crianças e dos adolescentes.
IV- No ECA, as diversas formas culturais devem ser respeitadas e, além disso, deve-se estimular o contato com diferentes representações culturais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10610616/artigo-58-da-lei-n-8069-de-13-de-julho-de-1990. Acesso em: 20 mar. 2020.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	10.
	Diante de um cenário em que ainda existe preconceitos, agressões verbais, físicas, e o próprio bullying, ainda encontramos pessoas que participam de movimentos que evidenciam a violência, mesmo sabendo que precisamos reconhecer a multiplicidade e a inclusão de todos. Todavia, partimos do pressuposto de que todos tem direitos perante a lei e precisamos respeitar as diferenças. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O desafio com relação à diversidade remete à compreensão das relações sociais com uma visão que reconheça a multiplicidade e a inclusão.
II- O desafio com relação à diversidade não remete à compreensão das relações sociais com uma visão que reconheça a multiplicidade e a inclusão.
III- O desafio com relação à diversidade remete à compreensão das relações sociais. 
IV- O desafio com relação à diversidade é uma visão que reconheça a multiplicidade e a inclusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina