Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise as assertivas e responda à questão:
Apenas as assertivas I e II estão corretas; Nenhuma das assertivas está correta; Apenas a assertiva I está correta; Apenas as assertivas I e III estão corretas; Apenas as assertivas II e III estão corretas;
I - O Princípio do juiz natural é aplicável ao processo do trabalho e tem como objetivo garantir a solução célere dos processos;
II- A informalidade do processo do trabalho permite o jus postulandi ao longo de todo o processo do trabalho, inclusive para interpor recursos no Tribunal Superior do Trabalho (TST), independentemente de advogado;
III - O princípio da imparcialidade do juiz não é aplicável ao processo do trabalho, uma vez que a justiça laboral possui caráter tutelar que visa à proteção do trabalhador, hipossuficiente em face do seu empregador.

O Direito Processual do Trabalho brasileiro se apropria de determinados métodos de solução de conflitos interindividuais e sociais, como a autodefesa, a autocomposição e a heterocomposição, podendo ser identificados como exemplos práticos destas, respectivamente:
greve - transação - jurisdição.
renúncia - jurisdição - convenção coletiva de trabalho.
greve - renúncia - transação extrajudicial.
lockout - greve - transação.
jurisdição - lockout - arbitragem.

Segundo o princípio do dispositivo,
As demais alternativas são incorretas;
O reclamante pode desistir da reclamação em qualquer fase do processo, mesmo depois do oferecimento da defesa, bastando que o juiz considere que a continuidade da demanda é prejudicial ao hipossuficiente;
O processo começa por iniciativa do juiz;
O processo pode começar por iniciativa da parte ou do juiz;
O processo começa por iniciativa da parte;

A prova deve ser produzida perante o juiz que julgará a causa, que buscará os elementos necessários para formar o seu livre convencimento motivado. Tal afirmação sintetiza o seguinte princípio de direito processual:
Princípio da oralidade; Todas as demais respostas são falsas; Princípio da busca da verdade real: Princípio da imediatidade ou da imediação; Princípio da lealdade processual;

O princípio da oralidade é próprio do Direito Processual Civil, embora no Processo do Trabalho ele tenha maior destaque. A doutrina NÃO considera subprincípio derivado da oralidade o princípio da
identidade física do juiz.
perpetuatio jurisdictionis.
concentração dos atos processuais em audiência.
irrecorribilidade das decisões interlocutórias.
imediatidade do juiz na colheita da prova.

Segundo as normas processuais, em uma ação trabalhista a reclamada deverá alegar toda a matéria de defesa na contestação, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir (art. 300 do Código de Processo Civil).
Trata-se especificamente do Princípio:
Da Instrumentalidade.
Da Insignificância.
Da Eventualidade.
Inquisitivo.
Da Estabilidade da Lide.

A negociação coletiva é uma forma de:
autocomposição dos conflitos individuais de trabalho;
Nenhuma das demais alternativas é verdadeira
autocomposição dos conflitos coletivos de trabalho;
heterocomposição dos conflitos individuais de trabalho;
heterocomposição dos conflitos individuais e coletivos de trabalho;

Genoveva, quando residia em São Paulo, recebeu um telefonema de um parente, empresário acreano, que a convidou para trabalhar como balconista na Loja de Auto Peças do Migué, na cidade de Xapuri. A empresa possui um único estabelecimento. Após um período de três meses de trabalho, Genoveva foi despedida por seu empregador, sem que lhe fossem pagas as parcelas rescisórias. Genoveva reside atualmente em Porto Seguro, na Bahia, onde trabalha com artesanato, e pretende ingressar com reclamação trabalhista contra seu ex-empregador.
O foro competente para apreciar a reclamação, em princípio, é o:
de São Paulo, cidade onde ela foi contratada;
de Xapuri ou São Paulo, à livre escolha da empregada;
de Xapuri, Porto Seguro ou São Paulo, à livre escolha da empregada;
de Xapuri, cidade onde ela prestava serviços;
de Porto Seguro, porque é onde a empregada reside.

(Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT 24ª Região Cargo: Técnico Judiciário) A Constituição Federal de 1988 dispõe expressamente sobre a competência material da Justiça do Trabalho e, entre essas disposições, NÃO prevê a competência da Justiça do Trabalho para processar e julgar
os crimes contra a organização do trabalho e as causas acidentárias em face do Instituto Nacional do Seguro Social.
as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores.
as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.
as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição.

São princípios norteadores do Direito Processual do Trabalho
Princípio da proteção
Princípio da conciliação
Todas as demais respostas são corretas
Princípio da normatização coletiva
Princípio da celeridade

Tratando-se de representante comercial pessoa natural, inscrito no Conselho Regional respectivo, que promova realização das atividades fora do lugar da celebração do contrato de trabalho, as demandas da relação de trabalho devem ser levadas:
a Justiça Comum, mas limitadas ao pagamento das comissões;
a Justiça Comum, quanto a todos direitos decorrentes daquela relação de trabalho;
a Justiça do Trabalho, quanto a todos direitos decorrentes daquela relação de trabalho;
tanto na Justiça do Trabalho quanto na Justiça Comum, todos os direitos decorrentes daquela relação de trabalho;
a Justiça do Trabalho, mas limitadas ao pagamento das comissões;

São isentos do pagamento de custas processuais:
os beneficiários da justiça gratuita, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica e o Ministério Público do Trabalho.
os beneficiários da justiça gratuita, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica, as associações civis, o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Brasil.
a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que explorem ou não atividade econômica, as sociedades de economia mista, o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Brasil.
a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que explorem ou não atividade econômica, os sindicatos profissionais, o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Brasil.
os beneficiários da justiça gratuita, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que explorem ou não atividade econômica, as sociedades de economia mista, os sindicatos profissionais, as associações civis e o Ministério Público do Trabalho.

Referente à Competência Material da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta:
É incompetente para julgar as Ações Possessórias que envolvam exercício do direito de greve dos trabalhadores da iniciativa privada.
Os mandados de segurança, habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição, sendo impossível habeas corpus, por força da incompetência para ações penais na Justiça do trabalho.
As ações oriundas da relação de trabalho e os estatutários dos entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, são de competência da Justiça do Trabalho.
É incompetente para julgar as Ações que envolvam exercício do direito de greve.
As ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

Márcio, advogado, teve o seu contrato de trabalho rescindido pela sua empregadora, a empresa ¿A¿. Em razão do recebimento de valor menor que o devido, Márcio ajuizou reclamação trabalhista, advogando em causa própria. Nesse caso, no tocante aos honorários de sucumbência da mencionada reclamação trabalhista, sobre o valor que resultar da liquidação da sentença do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa,
mesmo em caso de procedência total do pedido, não serão devidos honorários de sucumbência a Márcio porque o mesmo está atuando em causa própria.
em caso de procedência total do pedido, serão devidos honorários de sucumbência a Márcio, ainda que esteja atuando em causa própria, sendo fixados entre o mínimo de 10% e o máximo de 20%.
em caso de procedência total do pedido, serão devidos honorários de sucumbência a Márcio, ainda que esteja atuando em causa própria, sendo fixados entre o mínimo de 10% e o máximo de 15%.
na hipótese de procedência parcial, o juízo arbitrará honorários de sucumbência recíproca, podendo ocorrer a compensação entre os honorários.
em caso de procedência total do pedido, serão devidos honorários de sucumbência a Márcio, ainda que esteja atuando em causa própria, sendo fixados entre o mínimo de 5% e o máximo de 15%.

Iago Pikachu move reclamação contra a reclamada Construtora Ver-o-Peso Ltda na 13º Vara do Trabalho de Belém. Túlio Maravilha reclama contra a mesma empresa na 16º Vara do Trabalho de Belém e arrola Iago Pikachu como sua testemunha. Nestas circunstâncias:
Não há suspeição de Iago Pikachu
Só haverá suspeição de Iago Pikachu se a empresa em sua defesa arguir a suspeição dele e, esta, seja deferida pelo juiz
Iago Pikachu, por ser suspeito só pode prestar depoimento como informante
Há suspeição de Iago Pikachu
Não se aplica o instituto da suspeição no processo do trabalho

No processo inquérito por falta grave, as partes poderão indicar no máximo:
4 (quatro) testemunhas
3 (três) testemunhas
2 (duas) testemunhas
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
6 (seis) testemunhas

O prazos no processo do trabalho, como regra geral, contam-se
A partir de quarenta e oito horas da ciência pessoal da notificação ou da publicação do jornal oficial ou no que publicar o expediente da justiça do trabalho, ou a partir de quarenta e oito horas a contar do dia em que for afixado o edital na sede do juízo;
Da juntada do mandado de citação aos autos pelo oficial de justiça;
A partir de quarenta e oito horas depois da ciência real ou presumida, em qualquer caso.
Da data da publicação do ato processual no jornal oficial;
Da ciência pessoal da notificação, da publicação no jornal oficial ou no que publicar o expediente da justiça do trabalho, ou do dia em que for afixado o edital na sede do juízo, conforme o caso;

No processo do trabalho, podemos dizer que as testemunhas:
Não são exigíveis
são sempre exigíveis em número de 3 no rito ordinário e em 6 no Inquérito para apuração de falta grave;
são sempre exigíveis em número de 2 no rito ordinário e sumaríssimo;
são sempre exigíveis em número de 4 no rito ordinário e em 2 no rito sumaríssimo;
são sempre exigíveis em número de 6 no rito ordinário e em 3 no rito sumaríssimo;

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Analise as assertivas e responda à questão:
Apenas as assertivas I e II estão corretas; Nenhuma das assertivas está correta; Apenas a assertiva I está correta; Apenas as assertivas I e III estão corretas; Apenas as assertivas II e III estão corretas;
I - O Princípio do juiz natural é aplicável ao processo do trabalho e tem como objetivo garantir a solução célere dos processos;
II- A informalidade do processo do trabalho permite o jus postulandi ao longo de todo o processo do trabalho, inclusive para interpor recursos no Tribunal Superior do Trabalho (TST), independentemente de advogado;
III - O princípio da imparcialidade do juiz não é aplicável ao processo do trabalho, uma vez que a justiça laboral possui caráter tutelar que visa à proteção do trabalhador, hipossuficiente em face do seu empregador.

O Direito Processual do Trabalho brasileiro se apropria de determinados métodos de solução de conflitos interindividuais e sociais, como a autodefesa, a autocomposição e a heterocomposição, podendo ser identificados como exemplos práticos destas, respectivamente:
greve - transação - jurisdição.
renúncia - jurisdição - convenção coletiva de trabalho.
greve - renúncia - transação extrajudicial.
lockout - greve - transação.
jurisdição - lockout - arbitragem.

Segundo o princípio do dispositivo,
As demais alternativas são incorretas;
O reclamante pode desistir da reclamação em qualquer fase do processo, mesmo depois do oferecimento da defesa, bastando que o juiz considere que a continuidade da demanda é prejudicial ao hipossuficiente;
O processo começa por iniciativa do juiz;
O processo pode começar por iniciativa da parte ou do juiz;
O processo começa por iniciativa da parte;

A prova deve ser produzida perante o juiz que julgará a causa, que buscará os elementos necessários para formar o seu livre convencimento motivado. Tal afirmação sintetiza o seguinte princípio de direito processual:
Princípio da oralidade; Todas as demais respostas são falsas; Princípio da busca da verdade real: Princípio da imediatidade ou da imediação; Princípio da lealdade processual;

O princípio da oralidade é próprio do Direito Processual Civil, embora no Processo do Trabalho ele tenha maior destaque. A doutrina NÃO considera subprincípio derivado da oralidade o princípio da
identidade física do juiz.
perpetuatio jurisdictionis.
concentração dos atos processuais em audiência.
irrecorribilidade das decisões interlocutórias.
imediatidade do juiz na colheita da prova.

Segundo as normas processuais, em uma ação trabalhista a reclamada deverá alegar toda a matéria de defesa na contestação, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir (art. 300 do Código de Processo Civil).
Trata-se especificamente do Princípio:
Da Instrumentalidade.
Da Insignificância.
Da Eventualidade.
Inquisitivo.
Da Estabilidade da Lide.

A negociação coletiva é uma forma de:
autocomposição dos conflitos individuais de trabalho;
Nenhuma das demais alternativas é verdadeira
autocomposição dos conflitos coletivos de trabalho;
heterocomposição dos conflitos individuais de trabalho;
heterocomposição dos conflitos individuais e coletivos de trabalho;

Genoveva, quando residia em São Paulo, recebeu um telefonema de um parente, empresário acreano, que a convidou para trabalhar como balconista na Loja de Auto Peças do Migué, na cidade de Xapuri. A empresa possui um único estabelecimento. Após um período de três meses de trabalho, Genoveva foi despedida por seu empregador, sem que lhe fossem pagas as parcelas rescisórias. Genoveva reside atualmente em Porto Seguro, na Bahia, onde trabalha com artesanato, e pretende ingressar com reclamação trabalhista contra seu ex-empregador.
O foro competente para apreciar a reclamação, em princípio, é o:
de São Paulo, cidade onde ela foi contratada;
de Xapuri ou São Paulo, à livre escolha da empregada;
de Xapuri, Porto Seguro ou São Paulo, à livre escolha da empregada;
de Xapuri, cidade onde ela prestava serviços;
de Porto Seguro, porque é onde a empregada reside.

(Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT 24ª Região Cargo: Técnico Judiciário) A Constituição Federal de 1988 dispõe expressamente sobre a competência material da Justiça do Trabalho e, entre essas disposições, NÃO prevê a competência da Justiça do Trabalho para processar e julgar
os crimes contra a organização do trabalho e as causas acidentárias em face do Instituto Nacional do Seguro Social.
as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores.
as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.
as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição.

São princípios norteadores do Direito Processual do Trabalho
Princípio da proteção
Princípio da conciliação
Todas as demais respostas são corretas
Princípio da normatização coletiva
Princípio da celeridade

Tratando-se de representante comercial pessoa natural, inscrito no Conselho Regional respectivo, que promova realização das atividades fora do lugar da celebração do contrato de trabalho, as demandas da relação de trabalho devem ser levadas:
a Justiça Comum, mas limitadas ao pagamento das comissões;
a Justiça Comum, quanto a todos direitos decorrentes daquela relação de trabalho;
a Justiça do Trabalho, quanto a todos direitos decorrentes daquela relação de trabalho;
tanto na Justiça do Trabalho quanto na Justiça Comum, todos os direitos decorrentes daquela relação de trabalho;
a Justiça do Trabalho, mas limitadas ao pagamento das comissões;

São isentos do pagamento de custas processuais:
os beneficiários da justiça gratuita, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica e o Ministério Público do Trabalho.
os beneficiários da justiça gratuita, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica, as associações civis, o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Brasil.
a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que explorem ou não atividade econômica, as sociedades de economia mista, o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Brasil.
a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que explorem ou não atividade econômica, os sindicatos profissionais, o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Brasil.
os beneficiários da justiça gratuita, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que explorem ou não atividade econômica, as sociedades de economia mista, os sindicatos profissionais, as associações civis e o Ministério Público do Trabalho.

Referente à Competência Material da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta:
É incompetente para julgar as Ações Possessórias que envolvam exercício do direito de greve dos trabalhadores da iniciativa privada.
Os mandados de segurança, habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição, sendo impossível habeas corpus, por força da incompetência para ações penais na Justiça do trabalho.
As ações oriundas da relação de trabalho e os estatutários dos entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, são de competência da Justiça do Trabalho.
É incompetente para julgar as Ações que envolvam exercício do direito de greve.
As ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

Márcio, advogado, teve o seu contrato de trabalho rescindido pela sua empregadora, a empresa ¿A¿. Em razão do recebimento de valor menor que o devido, Márcio ajuizou reclamação trabalhista, advogando em causa própria. Nesse caso, no tocante aos honorários de sucumbência da mencionada reclamação trabalhista, sobre o valor que resultar da liquidação da sentença do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa,
mesmo em caso de procedência total do pedido, não serão devidos honorários de sucumbência a Márcio porque o mesmo está atuando em causa própria.
em caso de procedência total do pedido, serão devidos honorários de sucumbência a Márcio, ainda que esteja atuando em causa própria, sendo fixados entre o mínimo de 10% e o máximo de 20%.
em caso de procedência total do pedido, serão devidos honorários de sucumbência a Márcio, ainda que esteja atuando em causa própria, sendo fixados entre o mínimo de 10% e o máximo de 15%.
na hipótese de procedência parcial, o juízo arbitrará honorários de sucumbência recíproca, podendo ocorrer a compensação entre os honorários.
em caso de procedência total do pedido, serão devidos honorários de sucumbência a Márcio, ainda que esteja atuando em causa própria, sendo fixados entre o mínimo de 5% e o máximo de 15%.

Iago Pikachu move reclamação contra a reclamada Construtora Ver-o-Peso Ltda na 13º Vara do Trabalho de Belém. Túlio Maravilha reclama contra a mesma empresa na 16º Vara do Trabalho de Belém e arrola Iago Pikachu como sua testemunha. Nestas circunstâncias:
Não há suspeição de Iago Pikachu
Só haverá suspeição de Iago Pikachu se a empresa em sua defesa arguir a suspeição dele e, esta, seja deferida pelo juiz
Iago Pikachu, por ser suspeito só pode prestar depoimento como informante
Há suspeição de Iago Pikachu
Não se aplica o instituto da suspeição no processo do trabalho

No processo inquérito por falta grave, as partes poderão indicar no máximo:
4 (quatro) testemunhas
3 (três) testemunhas
2 (duas) testemunhas
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
6 (seis) testemunhas

O prazos no processo do trabalho, como regra geral, contam-se
A partir de quarenta e oito horas da ciência pessoal da notificação ou da publicação do jornal oficial ou no que publicar o expediente da justiça do trabalho, ou a partir de quarenta e oito horas a contar do dia em que for afixado o edital na sede do juízo;
Da juntada do mandado de citação aos autos pelo oficial de justiça;
A partir de quarenta e oito horas depois da ciência real ou presumida, em qualquer caso.
Da data da publicação do ato processual no jornal oficial;
Da ciência pessoal da notificação, da publicação no jornal oficial ou no que publicar o expediente da justiça do trabalho, ou do dia em que for afixado o edital na sede do juízo, conforme o caso;

No processo do trabalho, podemos dizer que as testemunhas:
Não são exigíveis
são sempre exigíveis em número de 3 no rito ordinário e em 6 no Inquérito para apuração de falta grave;
são sempre exigíveis em número de 2 no rito ordinário e sumaríssimo;
são sempre exigíveis em número de 4 no rito ordinário e em 2 no rito sumaríssimo;
são sempre exigíveis em número de 6 no rito ordinário e em 3 no rito sumaríssimo;

Prévia do material em texto

isc.: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I   
	Aluno(a): PATRICK FONSECA MOREIRA RIBEIRO
	201702419721
	Acertos: 1,8 de 2,0
	28/08/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201705593392)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Analise as assertivas e responda à questão:
I - O Princípio do juiz natural é aplicável ao processo do trabalho e tem como objetivo garantir a solução célere dos processos;
II- A informalidade do processo do trabalho permite o jus postulandi ao longo de todo o processo do trabalho, inclusive para interpor recursos no Tribunal Superior do Trabalho (TST), independentemente de advogado;
III - O princípio da imparcialidade do juiz não é aplicável ao processo do trabalho, uma vez que a justiça laboral possui caráter tutelar que visa à proteção do trabalhador, hipossuficiente em face do seu empregador.
		
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas;
	 
	Nenhuma das assertivas está correta;
	
	Apenas a assertiva I está correta;
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas;
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705593467)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O Direito Processual do Trabalho brasileiro se apropria de determinados métodos de solução de conflitos interindividuais e sociais, como a autodefesa, a autocomposição e a heterocomposição, podendo ser identificados como exemplos práticos destas, respectivamente:
		
	
	 
lockout − greve − transação.
	
	 
greve − renúncia − transação extrajudicial.
	
	 
renúncia − jurisdição − convenção coletiva de trabalho.
	 
	 
jurisdição − lockout − arbitragem.
	 
	greve − transação − jurisdição.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705594248)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A matéria relativa ao processo do trabalho encontra-se plenamente regulamentada pela CLT − Consolidação das Leis do Trabalho
		
	 
	Não, porque há previsão na CLT determinando que, nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas do Título denominado processo judiciário do trabalho.
	
	Em termos, porque o direito processual comum deve ser aplicado como regra geral e na sua omissão é que se aplica o direito processual do trabalho.
	
	Sim, porque há um título específico na CLT denominado processo judiciário do trabalho que contempla todas as normas processuais necessárias.
	
	Não, porque não há regulamentação específica na CLT sobre matéria processual, devendo assim ser aplicado o direito processual comum para solucionar todas as ações trabalhistas.
	
	Sim, em razão da especificidade do processo do trabalho que não admite aplicação de outras normas processuais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705593457)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Segundo o princípio do dispositivo,
		
	
	As demais alternativas são incorretas;
	
	O processo pode começar por iniciativa da parte ou do juiz;
	
	O reclamante pode desistir da reclamação em qualquer fase do processo, mesmo depois do oferecimento da defesa, bastando que o juiz considere que a continuidade da demanda é prejudicial ao hipossuficiente;
	 
	O processo começa por iniciativa da parte;
	
	O processo começa por iniciativa do juiz;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705593663)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A prova deve ser produzida perante o juiz que julgará a causa, que buscará os elementos necessários para formar o seu livre convencimento motivado. Tal afirmação sintetiza o seguinte princípio de direito processual:
		
	
	Princípio da oralidade;
	
	Todas as demais respostas são falsas;
	
	Princípio da busca da verdade real:
	 
	Princípio da imediatidade ou da imediação;
	
	Princípio da lealdade processual;
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201705594433)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a organização, jurisdição e competência da Justiça do Trabalho, nos termos da legislação vigente, é correto afirmar que
		
	
	pagas em cinco dias da interposição do recurso e comprovadas em cinco dias a contar do recolhimento.
	 
	a lei criará Varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.
	
	a competência das Varas do Trabalho é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, foi contratado, independentemente do local onde prestou seus serviços ao empregador.
	
	a Justiça do Trabalho não é competente para processar e julgar as ações entre trabalhadores portuários e os operadores portuários ou o Órgão Gestor de Mão de Obra decorrentes da relação de trabalho, visto que por envolver trabalho marítimo a competência é da Justiça Federal.
	
	a Justiça do Trabalho tem competência para processar e julgar a execução, de ofício, das contribuições sociais previdenciárias e de imposto de renda, decorrentes das sentenças que proferir.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201705593465)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	O princípio da oralidade é próprio do Direito Processual Civil, embora no Processo do Trabalho ele tenha maior destaque. A doutrina NÃO considera subprincípio derivado da oralidade o princípio da
		
	 
	 
identidade física do juiz.
	
	 
concentração dos atos processuais em audiência.
	 
	 
perpetuatio jurisdictionis.
	
	 
irrecorribilidade das decisões interlocutórias.
	
	 
imediatidade do juiz na colheita da prova.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201705593380)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Segundo as normas processuais, em uma ação trabalhista a reclamada deverá alegar toda a matéria de defesa na contestação, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir (art. 300 do Código de Processo Civil). Trata-se especificamente do Princípio:
		
	
	Da Insignificância.
	
	Inquisitivo.
	
	Da Instrumentalidade.
	 
	Da Eventualidade.
	
	Da Estabilidade da Lide.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201705593609)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(CESPE/OAB - 2009.3) A respeito das comissões de conciliação prévia, assinale a opção correta.
		
	
	e) incorreta, pois o acesso do indiciado, por meio de seu advogado, aos autos do procedimento investigatório é garantia de seu direito de defesa.
	
	A provocação da comissão de conciliação prévia não suspende o prazo prescricional para a propositura da reclamação trabalhista.
	 
	O termo de conciliação é título executivo extrajudicial e terá eficácia liberatória geral, exceto quanto às parcelas expressamente ressalvadas.
	
	As comissões de conciliação prévia compõem a estrutura da justiça do trabalho.
	
	A ausência da empresa na data designada para a tentativa de conciliação prévia implica a penalidade de revelia.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201705593581)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A negociação coletiva é uma forma de:
		
	
	Nenhuma das demais alternativas é verdadeira
	 
	autocomposição dos conflitos coletivos de trabalho; ;
	
	heterocomposição dos conflitos individuais e coletivos de trabalho;
	
	autocomposição dos conflitos individuais de trabalho;
	
	heterocomposição dos conflitos individuais de trabalho;
	
	
		Disc.: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I   
	Aluno(a): PATRICK FONSECA MOREIRA RIBEIRO
	Matríc.: 201702419721
	Acertos: 0,4 de 0,5
	09/11/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201705593585)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Negociação Coletiva, Arbitragem e Greve são, respectivamente,
		
	
	Formas de autotutela, autocomposição e heterocomposição dos conflitos trabalhistas;
	
	Formas de autotutela, heterocomposição e autocomposição dos conflitos trabalhistas;
	 
	Formas de autocomposição, heterocomposição e autotutela dos conflitos trabalhistas;
	
	Formas de heterocomposição, autotutela e autocomposição dos conflitos trabalhistas;
	
	Formas de autocomposição, autotutela e heterocomposição dos conflitos trabalhistas;
	Respondido em 09/11/2019 17:45:19
	
Compare com a sua resposta:
Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:            (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
I as ações oriundasda relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;            (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
II as ações que envolvam exercício do direito de greve;           (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
III as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores;           (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
IV os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data , quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição;          (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
V os conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o;        (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VI as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho;        (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VII as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho;         (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VIII a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, a , e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir;         (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
IX outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei.          (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705593408)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A greve é uma forma de:
		
	 
	autocomposição dos conflitos coletivos de trabalho;
	
	heterocomposição dos conflitos coletivos de trabalho;
	 
	autotutela ou autodefesa;
	
	tutela interventiva do Estado nas negociações coletivas de condições do trabalho;
	
	Nenhuma das demais alternativas é verdadeira;
	Respondido em 09/11/2019 17:45:30
	
Compare com a sua resposta: A) Inquérito para apuração de falta grave, considerando a estabilidade do funcionário. B) Proposição até 30 dias após a suspensão. C) Poderão ser ouvidas até 6 testemunhas de cada parte. D) Os efeitos serão: demissão, reintegração ou indenização.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705593927)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Constituição Federal, o TST é composto de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros:
		
	
	com mais de trinta e menos de sessenta anos;
	
	com mais de trinta e cinco e menos de sessenta anos;
	
	com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos;
	 
	com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos;
	
	com trinta e cinco e menos de sessenta anos;
	Respondido em 09/11/2019 17:46:00
	
Compare com a sua resposta: sim, mas deverá provar claramente sua incapacidade de arcar com aquele processo
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705593993)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O dissídio coletivo constitui forma de:
		
	
	Heterocomposição, tanto dos conflitos coletivos quanto dos conflitos individuais trabalhistas;
	
	Autocomposição dos conflitos coletivos do trabalho, porque pressupõe a aceitação pelas partes do árbitro que será escolhido pelo tribunal trabalhista para prolatar a sentença normativa;
	
	Heterocomposição dos conflitos coletivos do trabalho, exceto nos casos em que a lei permite que os conflitos individuais entre reclamante e reclamado possam ser objeto de dissídio coletivo ajuizado perante o TST.
	 
	Heterocomposição dos conflitos coletivos de trabalho;
	
	Autotutela dos conflitos coletivos do trabalho, porque pressupõe necessariamente a decretação de greve.
	Respondido em 09/11/2019 17:49:06
	
Compare com a sua resposta: Sim. A Lei Complementar nº 150, de 1º de junho de 2015, revogou o inciso I do art. 3º da Lei nº 8.009, de 29 de março de 1990, que permitia a penhora do bem de família em razão dos créditos de trabalhadores da própria residência e das respectivas contribuições previdenciárias. A casa de Gertrudes, portanto, é impenhorável.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705593207)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São princípios que regem o sistema de nulidades que vigora no processo do trabalho, dentre outros:
		
	
	O princípio da proteção do hipossuficiente e o princípio da transcendência.
	 
	O princípio da convalidação e o princípio do prejuízo
	
	O Princípio da condição mais benéfica e o Princípio do prejuízo.
	
	O Princípio do prejuízo e o princípio da proteção do hipossuficiente.
	
	O princípio da convalidação e o Princípio da normatização coletiva.
	Respondido em 09/11/2019 17:50:05
	
Compare com a sua resposta: Os embargos declaratórios, em face da contradição no julgado, a serem apreciados pelo próprio Juiz prolator da sentença, e o recurso ordinário a ser apreciado pelo Tribunal Regional do Trabalho.
	
	
		Disc.: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I   
	Aluno(a): PATRICK FONSECA MOREIRA RIBEIRO
	Matríc.: 201702419721
	Acertos: 0,5 de 0,5
	09/11/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201705593906)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Genoveva, quando residia em São Paulo, recebeu um telefonema de um parente, empresário acreano, que a convidou para trabalhar como balconista na Loja de Auto Peças do Migué, na cidade de Xapuri. A empresa possui um único estabelecimento. Após um período de três meses de trabalho, Genoveva foi despedida por seu empregador, sem que lhe fossem pagas as parcelas rescisórias. Genoveva reside atualmente em Porto Seguro, na Bahia, onde trabalha com artesanato, e pretende ingressar com reclamação trabalhista contra seu ex-empregador. O foro competente para apreciar a reclamação, em princípio, é o:
		
	
	de São Paulo, cidade onde ela foi contratada;
	
	de Xapuri ou São Paulo, à livre escolha da empregada;
	
	de Xapuri, Porto Seguro ou São Paulo, à livre escolha da empregada;
	 
	de Xapuri, cidade onde ela prestava serviços;
	
	de Porto Seguro, porque é onde a empregada reside.
	Respondido em 11/11/2019 20:15:49
	
Compare com a sua resposta: Trata-se do PREQUESTIONAMENTO, que pode ser feito através de oposição de Embargos de Declaração, cuja finalidade é levar ao TST o entendimento do TRT sobre determinada matéria.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705593997)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT 24ª Região Cargo: Técnico Judiciário) A Constituição Federal de 1988 dispõe expressamente sobre a competência material da Justiça do Trabalho e, entre essas disposições, NÃO prevê a competência da Justiça do Trabalho para processar e julgar
		
	 
	os crimes contra a organização do trabalho e as causas acidentárias em face do Instituto Nacional do Seguro Social.
	
	as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores.
	
	as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.
	
	as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
	
	os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data , quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição.
	Respondido em 11/11/2019 20:13:38
	
Compare com a sua resposta: Até seis testemunhas, conforme o Art. 821 da CLT.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705593842)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Vinicius, Jonathan e Mauro, trabalhadores avulsos no Porto Rio Bonito, estão insatisfeitos com as condições de trabalho e pretendem ajuizar ação trabalhista em face do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO). Qual a Justiça competente para processar e julgar a demanda a ser proposta por esses trabalhadores?
		
	
	Poderá optar pela Justiça Comum Estadual ou Justiça comum Federal, caso pretenda requerer salários e benefícios previdenciários;
	
	Justiça Comum Federal, dado que o avulso não tem vínculo de emprego com os réus e a matéria portuária é de âmbito nacional;
	 
	Justiça do Trabalho, caso o objetoda discussão seja dessa relação de trabalho;
	
	Poderá optar pela Justiça Comum Estadual ou Justiça do Trabalho, caso pretenda o reconhecimento de vínculo de emprego;
	
	Justiça Comum Estadual, pela ausência de relação empregatícia, sendo o avulso uma espécie de trabalhador autônomo;
	Respondido em 11/11/2019 20:16:13
	
Compare com a sua resposta: Nos termos o art. 844, § 5º, da CLT, o juiz deverá aceitar a contestação e os documentos eventualmente apresentados.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705593493)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São princípios norteadores do Direito Processual do Trabalho
		
	
	Princípio da proteção
	
	Princípio da conciliação
	 
	Todas as demais respostas são corretas
	
	Princípio da normatização coletiva
	
	Princípio da celeridade
	Respondido em 11/11/2019 20:14:11
	
Compare com a sua resposta:
Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:            (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;            (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
II as ações que envolvam exercício do direito de greve;           (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
III as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores;           (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
IV os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data , quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição;          (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
V os conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o;        (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VI as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho;        (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VII as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho;         (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VIII a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, a , e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir;         (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
IX outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei.          (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705594097)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Tratando-se de representante comercial pessoa natural, inscrito no Conselho Regional respectivo, que promova realização das atividades fora do lugar da celebração do contrato de trabalho, as demandas da relação de trabalho devem ser levadas:
		
	
	a Justiça Comum, mas limitadas ao pagamento das comissões;
	
	a Justiça Comum, quanto a todos direitos decorrentes daquela relação de trabalho;
	 
	a Justiça do Trabalho, quanto a todos direitos decorrentes daquela relação de trabalho;
	
	tanto na Justiça do Trabalho quanto na Justiça Comum, todos os direitos decorrentes daquela relação de trabalho;
	
	a Justiça do Trabalho, mas limitadas ao pagamento das comissões;
	Respondido em 11/11/2019 20:14:57
	
Compare com a sua resposta: até no máximo 5 dias antes da audiência de conciliação
	
	
		Disc.: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I   
	Aluno(a): PATRICK FONSECA MOREIRA RIBEIRO
	Matríc.: 201702419721
	Acertos: 0,5 de 0,5
	11/11/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201705670539)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São isentos do pagamento de custas processuais:
		
	 
	os beneficiários da justiça gratuita, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica e o Ministério Público do Trabalho.
	
	os beneficiários da justiça gratuita, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica, as associações civis, o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Brasil.
	
	a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que explorem ou não atividade econômica, as sociedades de economia mista, o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Brasil.
	
	a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que explorem ou não atividade econômica, os sindicatos profissionais, o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Brasil.
	
	os beneficiários da justiça gratuita, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que explorem ou não atividade econômica, as sociedades de economia mista, os sindicatos profissionais, as associações civis e o Ministério Público do Trabalho.
	Respondido em 11/11/2019 20:18:44
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705593401)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos termos da LEI Nº 13.467, de 13 de julho de 2017 (Reforma Trabalhista),
		
	
	Ao advogado, exceto quando atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 10% (dez por cento) e o máximo de 20% (vinte por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
	
	Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 10% (dez por cento) e o máximo de 20% (vinte por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
	 
	Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
	
	Ao advogado, exceto quando atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
	
	As demais respostas são incorretas;
	Respondido em 11/11/2019 20:22:24
	
Compare com a sua resposta:
Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:            (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;            (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
II as ações que envolvam exercício do direito de greve;           (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
III as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores;           (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
IV os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data , quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição;          (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
V os conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o;        (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VI as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho;        (Incluídopela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VII as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho;         (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VIII a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, a , e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir;         (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
IX outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei.          (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705670529)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conforme jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho − TST, será concedida gratuidade no processo do trabalho às pessoas
		
	 
	jurídicas, não bastando a mera declaração, sendo necessária a demonstração cabal de impossibilidade de a parte arcar com as despesas do processo.
	
	jurídicas, bastando a juntada de declaração pessoal ou por advogado com poderes específicos, de que a parte não possui condições de arcar com as despesas do processo.
	
	físicas apenas, desde que declarem, pessoalmente, ou por advogado, munido de procuração com poderes específicos para este fim, não terem condições de demandar sem prejuízo do sustento próprio ou da família.
	
	físicas, desde que declarem pessoalmente não terem condições de demandar sem prejuízo do sustento próprio ou da família, e estiverem assistidas pelo sindicato de classe
	
	físicas, desde que declarem pessoalmente não terem condições de demandar sem prejuízo do sustento próprio ou da família, não sendo possível o deferimento para as pessoas jurídicas.
	Respondido em 11/11/2019 20:19:57
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705594200)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Referente à Competência Material da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta:
		
	
	É incompetente para julgar as Ações Possessórias que envolvam exercício do direito de greve dos trabalhadores da iniciativa privada.
	
	Os mandados de segurança, habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição, sendo impossível habeas corpus, por força da incompetência para ações penais na Justiça do trabalho.
	
	As ações oriundas da relação de trabalho e os estatutários dos entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, são de competência da Justiça do Trabalho.
	
	É incompetente para julgar as Ações que envolvam exercício do direito de greve.
	 
	As ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.
	Respondido em 11/11/2019 20:21:02
	
Compare com a sua resposta: limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705670519)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Márcio, advogado, teve o seu contrato de trabalho rescindido pela sua empregadora, a empresa ¿A¿. Em razão do recebimento de valor menor que o devido, Márcio ajuizou reclamação trabalhista, advogando em causa própria. Nesse caso, no tocante aos honorários de sucumbência da mencionada reclamação trabalhista, sobre o valor que resultar da liquidação da sentença do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa,
		
	
	mesmo em caso de procedência total do pedido, não serão devidos honorários de sucumbência a Márcio porque o mesmo está atuando em causa própria.
	
	em caso de procedência total do pedido, serão devidos honorários de sucumbência a Márcio, ainda que esteja atuando em causa própria, sendo fixados entre o mínimo de 10% e o máximo de 20%.
	
	em caso de procedência total do pedido, serão devidos honorários de sucumbência a Márcio, ainda que esteja atuando em causa própria, sendo fixados entre o mínimo de 10% e o máximo de 15%.
	
	na hipótese de procedência parcial, o juízo arbitrará honorários de sucumbência recíproca, podendo ocorrer a compensação entre os honorários.
	 
	em caso de procedência total do pedido, serão devidos honorários de sucumbência a Márcio, ainda que esteja atuando em causa própria, sendo fixados entre o mínimo de 5% e o máximo de 15%.
	Respondido em 11/11/2019 20:22:05
	
Compare com a sua resposta:
	
	
		Disc.: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I   
	Aluno(a): PATRICK FONSECA MOREIRA RIBEIRO
	Matríc.: 201702419721
	Acertos: 0,3 de 0,5
	11/11/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201705594043)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Iago Pikachu move reclamação contra a reclamada Construtora Ver-o-Peso Ltda na 13º Vara do Trabalho de Belém. Túlio Maravilha reclama contra a mesma empresa na 16º Vara do Trabalho de Belém e arrola Iago Pikachu como sua testemunha. Nestas circunstâncias:
		
	 
	Não há suspeição de Iago Pikachu
	 
	Só haverá suspeição de Iago Pikachu se a empresa em sua defesa arguir a suspeição dele e, esta, seja deferida pelo juiz
	
	Iago Pikachu, por ser suspeito só pode prestar depoimento como informante
	
	Há suspeição de Iago Pikachu
	
	Não se aplica o instituto da suspeição no processo do trabalho,
	Respondido em 11/11/2019 20:06:28
	
Compare com a sua resposta: RESPOSTA A) O juiz do trabalho não agiu corretamente ao prolatar a sentença. Pois, Tratando-se de ação declaratória que visa apenas a declaração sobre a existência da relação de emprego, com a respectiva anotação na CTPS, como prova perante a Previdência Social, aplica-se o parágrafo primeiro do art. 11 da CLT , que dispõe que não se aplica o prazo prescricional às ações dessa natureza. B) O juiz do trabalho não agiu corretamente, eis que o pedido de gratuidade de justiça está regulamentada no Art. 790, § 3º, da CLT e na Lei n. 1.060/50 e a jurisprudência do TST admite que tal benefício seja requerido em qualquer tempo ou grau de jurisdição, desde que, na fase recursal, e o seja no prazo alusivo ao recurso ( OJ nº 269 da SDI-I do TST ), o que ocorreu no caso em exame, bem como, não há necessidade de se juntar declaração de miserabilidade nos termos da do art.1º da lei 7.115/1983. C) Sim, seria possível o deferimento de ofício da gratuidade de justiça, desde que presentes os requisitos do Art. 790, § 3º, da CLT.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705594099)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	FCC - 2017 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Técnico Judiciário - Área Administrativa Em relação às audiências no Processo do Trabalho, a Consolidação das Leis do Trabalho estabelece:
		
	
	Se, até 30 minutos após a hora marcada, o juiz ou presidente não houver comparecido, os presentes poderão retirar-se, devendo o ocorrido constar do livro de registro das audiências.
	
	As audiências dos órgãos da Justiça do Trabalho serão públicas e realizar-se-ão apenas na sede do Juízo, em dias úteis previamente fixados, entre 8 e 17 horas, não podendo ultrapassar 5 horas seguidas, salvo quando houver matéria urgente.
	
	A audiência de julgamento será contínua, não se admitindo, em nenhum caso, concluí-la em outro dia.
	 
	Terminada a instrução, poderão as partes aduzir razões finais, em prazo não excedente de 10 minutos para cada uma. Em seguida, o juiz ou presidente renovará a proposta de conciliação e, não se realizando esta, será proferida a decisão.
	
	O juiz do trabalho deve manter a ordem nas audiências, mas não poderá mandar retirar do recinto os assistentes que a perturbarem, pois a sala de audiência é local público.
	Respondido em 11/11/2019 20:07:41
	
Compare com a sua resposta: até no máximo 5 dias antes da audiência de conciliação
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705594041)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No processo inquérito por falta grave, as partes poderão indicar no máximo:
		
	
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta
	
	3 (três) testemunhas
	 
	6 (seis) testemunhas
	
	4 (quatro) testemunhas2 (duas) testemunhas
	Respondido em 11/11/2019 20:07:47
	
Compare com a sua resposta: a) Dissídio Coletivo de Natureza Econômica. b) A sentença normativa terá vigência a partir de sua publicação e não na data-base da categoria, vez que o dissídio coletivo não foi ajuizado dentro dos 60 (sessenta) dias que antecediam o término da vigência da norma coletiva em vigor, conforme disposto no artigo 616, §3º e artigo 867, a e b, ambos da CLT.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705594019)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Procurador do Banco Central - 2006) O prazos no processo do trabalho, como regra geral, contam-se
		
	
	Da data da publicação do ato processual no jornal oficial;
	
	Da juntada do mandado de citação aos autos pelo oficial de justiça;
	 
	Da ciência pessoal da notificação, da publicação no jornal oficial ou no que publicar o expediente da justiça do trabalho, ou do dia em que for afixado o edital na sede do juízo, conforme o caso;
	
	A partir de quarenta e oito horas da ciência pessoal da notificação ou da publicação do jornal oficial ou no que publicar o expediente da justiça do trabalho, ou a partir de quarenta e oito horas a contar do dia em que for afixado o edital na sede do juízo;
	
	A partir de quarenta e oito horas depois da ciência real ou presumida, em qualquer caso.
	Respondido em 11/11/2019 20:09:06
	
Compare com a sua resposta:  
 O remédio processual adequado é o agravo de petição. O prazo para a interposição do apelo é de oito dias nos termos do art. 897, alínea "a", da CLT.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705594128)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No processo do trabalho, podemos dizer que as testemunhas:
		
	 
	Não são exigíveis
	 
	são sempre exigíveis em número de 3 no rito ordinário e em 6 no Inquérito para apuração de falta grave;
	
	são sempre exigíveis em número de 2 no rito ordinário e sumaríssimo;
	
	são sempre exigíveis em número de 4 no rito ordinário e em 2 no rito sumaríssimo;
	
	são sempre exigíveis em número de 6 no rito ordinário e em 3 no rito sumaríssimo;
	Respondido em 11/11/2019 20:10:18
	
Compare com a sua resposta: Respostas A) Mesmo possuindo procuradores diferentes, o prazo não será diferenciado porque o TST entende que o disposto no Art. 191 do CPC é inaplicável ao Processo do Trabalho, conforme OJ 310 da SDI-1, do TST. B) Será desnecessário o depósito recursal pela empresa Reparos Hidráulico Ltda, pois havendo condenação solidária e já havendo recolhimento pela empresa A, que não requereu sua exclusão da lide, o depósito por ela feito poderá ser aproveitado pela empresa B, na forma da Súmula n. 128, III, do TST

Mais conteúdos dessa disciplina