Logo Passei Direto
Buscar

Prova Aluno - Fundamentos da Linguística Aplicada - 220766(EXAME)

User badge image
ALYNE SANTOS

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

1º "Produção de textos" é uma denominação que se aplica ao exercício tradicional da redação escolar, mas abrange além disso vários outros gêneros textuais em que o educando e o educador podem trabalhar juntos; uma das ideias implícitas no uso dessa denominação é que há muito mais a fazer, em matéria de textos, do que o velho exercício da redação escolar, pois nessa área, os avanços da Linguística textual, trazem à baila um conjunto denso de questões ligadas aos conceitos de coerência, coesão, interação e gênero, que dão evidência a um fato óbvio, que os rituais escolares haviam por assim dizer tornado invisível: na sala de aula, produzir um texto (seja ele uma dissertação, uma narração, uma descrição, ou mais simplesmente um bilhete ou um recado) é muito diferente de trabalhar sentenças.
Assinale, a respeito dessas asserções, a opção correta:
a) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é explicação da primeira.
b) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é explicação da primeira.
c) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
d) A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

2º Acerca do Estruturalismo Americano não é correto o que se afirma:
Assinale a alternativa que não é correta:
a) Franz Boas, Edward Sapir e Leonard Bloomfield foram os responsáveis pela vertente do estruturalismo americano.
b) A preocupação maior de Boas não era reunir informações sobre as línguas e culturas dos americanos nativos, mas dos europeus nativos.
c) Os métodos que Boas e seus alunos desenvolveram para a descrição das línguas deram a base para o estruturalismo americano.
d) Boas, com seu aluno Sapir, defendia que as línguas deveriam ser descritas em seus próprios termos, em vez de aos moldes das línguas europeias.
e) A preocupação primária de Bloomfield era estabelecer a linguística como ciência. Sua abordagem, focada na metodologia, era força dominante na linguística americana.

3º Numa sala de aula de terceiro ano do ensino fundamental, com crianças oriundas de várias regiões do Brasil, um aluno pronunciou a palavra olho como [oio]. Outra criança da turma chamou-lhe a atenção, corrigindo-lhe a fala. A professora aproveitou a oportunidade e pediu a todos para que, a partir dali, falassem sempre como se escreve, ou seja: os que falassem [sau] deveriam sempre falar [sal]; os que falassem [viage] deveriam sempre falar [viagem]; os que falassem [bodi] deveriam sempre falar [bode]; os que falassem [cantano] deveriam sempre falar [cantando]. Rapidamente as crianças perceberam que ficou muito difícil falar e que seria impossível falar sempre exatamente como se escreve. A professora aproveitou para explicar que ninguém fala exatamente como se escreve.
Essa professora sabe que:
a) as relações arbitrárias e não perfeitas entre sons e letras são raras.
b) as variações dialetais de origem social e regional devem ser superadas.
c) as variações da língua falada têm significados afetivos e culturais.
d) a língua portuguesa escrita não é fonética.
e) a correspondência entre os sons da fala e a escrita fonética é invariável.

4º Leia os textos a seguir. "Ter-se ciência de que as línguas variam e de que, por isso, há mais de uma norma a ser reconhecida na comunidade linguística representa um avanço extraordinário no campo das investigações da ciência da linguagem, no que tange à compreensão da maleabilidade, da flexibilidade, de seu objeto de estudo. Mas, por outro lado, no que se refere à conduta que o indivíduo tem de assumir diante do conhecimento dessa realidade, é preciso que esse saiba adequar sua expressão verbal às inúmeras ações de linguagem que realiza (informar, explicar, argumentar, divertir, relatar, narrar, divulgar, dialogar, explanar, persuadir, elogiar, contratar, prescrever e outras) no seu dia-a-dia, segundo as conveniências interlocucionais. Nesse sentido, não se pode descurar o primordial papel que a escola tem a cumprir como centro de orientação do cidadão-aprendiz."
Considerando o sentido dos termos destacados nos textos acima, assinale a alternativa correta.
a) A expressão norma carreia valores elitizantes e autoritários, porque nesse substantivo estão contidas as ideias básicas de modelo, comando e sanção.
b) Tentar compreender o erro como revelador de mecanismos linguísticos outros que não os da norma não significa validar o erro como nova norma. Explicar e compreender os desvios não implica que não se possam continuar a ver como desvios.
c) Os falantes de uma mesma língua se reconhecerão por respeitarem as mesmas normas linguísticas.
d) A norma gramatical é um conjunto de regras estabelecidas pelas gramáticas, com base em grandes escritores, a serem observadas por qualquer falante que deseje usar a língua de maneira correta, civilizada e elegante.
e) O conjunto de ideias que subjaz ao conceito de norma é o de uma língua ideal, baseada em um modelo abstrato e homogêneo.

7º Sobre a linguagem e a escola é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
a) A criança no espaço escolar, certamente, não vivenciará questões desafiadoras porque a escola é o local formal, de ensino/aprendizagem.
b) A ação educativa das crianças na escola confere ao professor a responsabilidade de ensiná-las a adquirir novos conhecimentos.
c) Na escola a criança vivenciará muitas situações comunicativas porém todas devem voltar-se ao ensino gramatical.
d) No processo de aquisição das linguagens verbal, escrita, visual, corporal a comunicação nem sempre será um ponto fundamental para o aumento de vocabulário.
e) Com as vivências e experiências desafiadoras da escola, o desenvolvimento intelectual será antecipado exclusivamente tomando a qualidade.

8º Considerando a escola como um mosaico multicultural e linguístico torna-se fundamental a elaboração de uma metodologia de ensino de línguas que dialogue com o contexto em questão. Diante do exposto e com base as proposições de uma pedagogia linguística, avalie as afirmativas seguintes. Assinale a incorreta.
Assinale a alternativa incorreta:
a) Uma pedagogia linguística busca enfatizar o ensino de línguas como fator essencial à capacitação do aluno em todas as demais disciplinas, incluindo o desenvolvimento das aptidões para a vida produtiva.
b) A prática de uma pedagogia linguística deve combater a intimidação ideológica resultante de censura ao uso de dialetos não padrão, ou de baixo prestígio social.
c) Cabe ao professor questionar/avaliar o material didático, entre os quais a gramática normativa, adequando-o à realidade político-cultural e linguístico-funcional, diante de seu contexto de atuação.
d) Diante das diversas linguagens presentes na escola, as mesmas devem ser consideradas como um fator de afirmação regional (diatópica) e cultural, tanto coletiva quanto individual (diastráticas).
e) A ilusão de uma língua única contribui para uma prática pedagógica excludente, em que todos os falares fora da norma culta não se encaixam, assim um saber compatível com a Linguística, implica em uma atuação voltada ao senso comum, da ordem do ideológico, no qual a ilusão de uma língua perfeita se estabelece.

9º Sobre a competência e o desempenho é certo o que se afirma em:
Assinale a alternativa correta:
a) Referente ao desempenho(língua) é aquilo que efetivamente realizamos quando falamos, ouvimos, escrevemos ou lemos.
b) O desempenho linguístico leva em conta fatores como conhecimento da língua, condições físicas e psicológicas do falante, elementos de contexto situacional etc.
c) Quanto à competência (fala), essa designa o conjunto de normas internalizadas, ou regras, que nos permite emitir, receber e julgar enunciados de nossa língua.
d) A competência é o conhecimento que têm os falantes de sua fala; mas, ao se falar de "conhecimento", não se deve pensar em algo a que os falantes tenham pronto acesso.
e) O conhecimento das regras contrasta com o uso que fazemos delas; porém estar cansado ou nervoso não influencia no uso.

10º O professor de comunicação e expressão ou língua materna vive um desafio multifacetado, que não são obstáculos diferentes daqueles encontrados pelos demais professores das outras disciplinas. Em geral, este professor sente-se incapaz de:
Assinale a alternativa correta:
a) munir-se de um instrumental teórico que o conduza a desenvolver atividades mecânicas que abordem o ensino tradicional da Língua portuguesa.
b) questionar/avaliar o material didático, entre os quais a gramática normativa, adequando-o à realidade político-cultural e linguístico-funcional.
c) evitar o fracasso escolar por meio de estratégias de valorização do conhecimento do aluno o qual se de por meio de atividades.
d) atualizar-se nas formulações e reformulações teóricas das ciências sociais, para que possa adequar sua ação pedagógica aos desafios que tenham como meta o ensino tradicional da gramática.
e) dominar as novas metodologias de ensino, que constituem, hoje, a linguagem das transformações sociais sem uso da tecnologia.

11º Conforme o que estudamos sobre A linguística teórica -LT-x a aplicada -LA- é certo afirmarmos que:
Assinale a alternativa correta:
a) A LT tem a preocupação em descrever a língua numa prática teórica.
b) A LA tem como objeto de estudo a linguagem voltada à teoria, sem direcionar-se à prática social.
c) A LT volta-se à prática social – atualmente não só em relação às línguas estrangeiras, mas também no contexto de aprendizagem da língua materna.
d) A LT foi vista como uma forma de aplicar a Linguística teórica ao ensino de línguas.
e) A LA tem como objeto de estudo apenas a linguagem não verbal s voltada à teoria.

12º Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido. Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro (Oswald de Andrade. In Poesia Pau-Brasil)
Analise as seguintes afirmacoes a respeito desse poema:
I-No texto, encontramos exemplos do Português tanto no seu uso padrão quanto no seu uso coloquial.
II-Para manifestar sua tendência à coloquialidade, o texto ignora completamente procedimentos do Português padrão.
III- Ao adotar a norma culta como mecanismo de julgamento estilístico, o texto implicitamente condena o analfabetismo.
IV-O uso do Português padrão no primeiro verso, em contraste com a adoção da linguagem coloquial no último, insinua a superioridade daquele sobre este.
V- A coexistência da norma culta com a linguagem coloquial indica a diversidade dos usos do Português no Brasil.
a) todas as afirmações estão corretas.
b) estão corretas as afirmações I e V.
c) estão corretas as afirmações II e III.
d) estão corretas as afirmações III e IV.
e) todas as afirmações estão incorretas.

Dentre as características inerentes a Linguística Teórica e Linguística Aplicada, avalie as afirmativas seguintes:
É correto apenas o que se afirma em
I. A Linguística Teórica (doravante LT) não apresenta um método de estudo que possibilite testar as suas teorias em algo aplicado.
II. As questões direcionadas ao o ensino de línguas, são de incumbência da Linguística Aplicada (LA).
III. Os estudos diacrônicos e sincrônicos são realizados pelos estudiosos da área da Linguística Teórica.
IV. A LA é entendida como a utilização de conteúdos linguísticos para aprimorar a prática nas disciplinas que usam a linguagem, ou seja, desvincula as teorias da LT em suas atividades aplicadas.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

Sobre o estudo da Linguística, que é o estudo científico da linguagem humana, podemos afirmar QUE:
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
I. é científico quando se baseia na observação dos fatos e se propõe a escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais.
II. no caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e prescritivo do estudo, como o objeto dessa ciência, constituindo-se uma atividade humana. E é grande a tentação de investir no domínio da observação prescritiva para ditar determinado comportamento.
III. o fundador dessa ciência foi Ferdinand de Saussure, um linguista suíço cujas contribuições em muito auxiliaram para o caráter autônomo adquirido por essa ciência de estudo.
IV. a língua é concebida como um conjunto de valores que se opõem uns aos outros e que está inserida na mente humana como um produto individual, razão pela qual é heterogênea.
V. o signo linguístico se compõe de duas faces básicas: a do significado - relativo ao conceito, isto é, à imagem acústica, e a do valor prescritivo - caracterizado pela realização material de tal conceito, por meio dos sentidos.
a) Apenas I
b) IV e V
c) Apenas III
d) III e II
e) I e IV

A dificuldade em:
Essas dificuldades são próprias:
a) Ao professor de comunicação e expressão ou língua materna.
b) Ao professor de comunicação ou dialetos.
c) Ao professor de cálculos e expressão ou língua materna.
d) Ao professor de comunicação e expressão ou Língua portuguesa.
e) Ao professor de artes, comunicação e expressão ou língua estrangeiras.

Para Saussure o objeto de estudo da linguística:
a) Era a língua
b) Era a fala
c) Era a análise do discurso
d) Era a morfologia
e) Era a abstração

Considerando que um texto não é um aglomerado de frases, avalie as afirmativas seguintes:
É correto o que se afirma em:
I) É necessário considerar que para a realização uma boa leitura, deve-se sempre levar em conta o contexto em que está inserida a passagem a ser lida.
II) Os elementos da situação em que se produz o texto podem dispensar maiores esclarecimentos e dar como pressuposto o contexto em que ele se situa.
III) Para melhor compreender um texto é necessário considerar que nenhum texto é uma peça isolada, nem a manifestação da individualidade de quem o produziu.
IV) Para entender qualquer passagem de um texto, é necessário buscar um diálogo com as demais partes que o compõem, sob pena de dar-lhe um significado condizente ao que ela de fato tem.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV

Sobre a evolução da gramática avalie as afirmacoes a seguir.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Essa evolução deu-se bem cedo na Índia antiga.
II. A mesma apareceu entre os italianos e alemães antigos.
III. Foram os Hindus que fundaram a tradição europeia.
a) I
b) III
c) II
d) I e II

A partir da leitura do texto, podemos inferir que a língua:
A língua:
a) é um conjunto de variedades linguísticas, dentre as quais uma alcança maior valor social e passa a ser considerada exemplar.
b) é um sistema que não admite nenhum tipo de variação linguística, sob pena de empobrecimento do léxico.
c) na modalidade oral alcança maior prestígio social, pois é o resultado das adaptações linguísticas produzidas pelos falantes.
d) padrão deve ser preservada na modalidade oral e escrita, pois toda modificação é prejudicial a um sistema linguístico.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

1º "Produção de textos" é uma denominação que se aplica ao exercício tradicional da redação escolar, mas abrange além disso vários outros gêneros textuais em que o educando e o educador podem trabalhar juntos; uma das ideias implícitas no uso dessa denominação é que há muito mais a fazer, em matéria de textos, do que o velho exercício da redação escolar, pois nessa área, os avanços da Linguística textual, trazem à baila um conjunto denso de questões ligadas aos conceitos de coerência, coesão, interação e gênero, que dão evidência a um fato óbvio, que os rituais escolares haviam por assim dizer tornado invisível: na sala de aula, produzir um texto (seja ele uma dissertação, uma narração, uma descrição, ou mais simplesmente um bilhete ou um recado) é muito diferente de trabalhar sentenças.
Assinale, a respeito dessas asserções, a opção correta:
a) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é explicação da primeira.
b) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é explicação da primeira.
c) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
d) A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

2º Acerca do Estruturalismo Americano não é correto o que se afirma:
Assinale a alternativa que não é correta:
a) Franz Boas, Edward Sapir e Leonard Bloomfield foram os responsáveis pela vertente do estruturalismo americano.
b) A preocupação maior de Boas não era reunir informações sobre as línguas e culturas dos americanos nativos, mas dos europeus nativos.
c) Os métodos que Boas e seus alunos desenvolveram para a descrição das línguas deram a base para o estruturalismo americano.
d) Boas, com seu aluno Sapir, defendia que as línguas deveriam ser descritas em seus próprios termos, em vez de aos moldes das línguas europeias.
e) A preocupação primária de Bloomfield era estabelecer a linguística como ciência. Sua abordagem, focada na metodologia, era força dominante na linguística americana.

3º Numa sala de aula de terceiro ano do ensino fundamental, com crianças oriundas de várias regiões do Brasil, um aluno pronunciou a palavra olho como [oio]. Outra criança da turma chamou-lhe a atenção, corrigindo-lhe a fala. A professora aproveitou a oportunidade e pediu a todos para que, a partir dali, falassem sempre como se escreve, ou seja: os que falassem [sau] deveriam sempre falar [sal]; os que falassem [viage] deveriam sempre falar [viagem]; os que falassem [bodi] deveriam sempre falar [bode]; os que falassem [cantano] deveriam sempre falar [cantando]. Rapidamente as crianças perceberam que ficou muito difícil falar e que seria impossível falar sempre exatamente como se escreve. A professora aproveitou para explicar que ninguém fala exatamente como se escreve.
Essa professora sabe que:
a) as relações arbitrárias e não perfeitas entre sons e letras são raras.
b) as variações dialetais de origem social e regional devem ser superadas.
c) as variações da língua falada têm significados afetivos e culturais.
d) a língua portuguesa escrita não é fonética.
e) a correspondência entre os sons da fala e a escrita fonética é invariável.

4º Leia os textos a seguir. "Ter-se ciência de que as línguas variam e de que, por isso, há mais de uma norma a ser reconhecida na comunidade linguística representa um avanço extraordinário no campo das investigações da ciência da linguagem, no que tange à compreensão da maleabilidade, da flexibilidade, de seu objeto de estudo. Mas, por outro lado, no que se refere à conduta que o indivíduo tem de assumir diante do conhecimento dessa realidade, é preciso que esse saiba adequar sua expressão verbal às inúmeras ações de linguagem que realiza (informar, explicar, argumentar, divertir, relatar, narrar, divulgar, dialogar, explanar, persuadir, elogiar, contratar, prescrever e outras) no seu dia-a-dia, segundo as conveniências interlocucionais. Nesse sentido, não se pode descurar o primordial papel que a escola tem a cumprir como centro de orientação do cidadão-aprendiz."
Considerando o sentido dos termos destacados nos textos acima, assinale a alternativa correta.
a) A expressão norma carreia valores elitizantes e autoritários, porque nesse substantivo estão contidas as ideias básicas de modelo, comando e sanção.
b) Tentar compreender o erro como revelador de mecanismos linguísticos outros que não os da norma não significa validar o erro como nova norma. Explicar e compreender os desvios não implica que não se possam continuar a ver como desvios.
c) Os falantes de uma mesma língua se reconhecerão por respeitarem as mesmas normas linguísticas.
d) A norma gramatical é um conjunto de regras estabelecidas pelas gramáticas, com base em grandes escritores, a serem observadas por qualquer falante que deseje usar a língua de maneira correta, civilizada e elegante.
e) O conjunto de ideias que subjaz ao conceito de norma é o de uma língua ideal, baseada em um modelo abstrato e homogêneo.

7º Sobre a linguagem e a escola é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
a) A criança no espaço escolar, certamente, não vivenciará questões desafiadoras porque a escola é o local formal, de ensino/aprendizagem.
b) A ação educativa das crianças na escola confere ao professor a responsabilidade de ensiná-las a adquirir novos conhecimentos.
c) Na escola a criança vivenciará muitas situações comunicativas porém todas devem voltar-se ao ensino gramatical.
d) No processo de aquisição das linguagens verbal, escrita, visual, corporal a comunicação nem sempre será um ponto fundamental para o aumento de vocabulário.
e) Com as vivências e experiências desafiadoras da escola, o desenvolvimento intelectual será antecipado exclusivamente tomando a qualidade.

8º Considerando a escola como um mosaico multicultural e linguístico torna-se fundamental a elaboração de uma metodologia de ensino de línguas que dialogue com o contexto em questão. Diante do exposto e com base as proposições de uma pedagogia linguística, avalie as afirmativas seguintes. Assinale a incorreta.
Assinale a alternativa incorreta:
a) Uma pedagogia linguística busca enfatizar o ensino de línguas como fator essencial à capacitação do aluno em todas as demais disciplinas, incluindo o desenvolvimento das aptidões para a vida produtiva.
b) A prática de uma pedagogia linguística deve combater a intimidação ideológica resultante de censura ao uso de dialetos não padrão, ou de baixo prestígio social.
c) Cabe ao professor questionar/avaliar o material didático, entre os quais a gramática normativa, adequando-o à realidade político-cultural e linguístico-funcional, diante de seu contexto de atuação.
d) Diante das diversas linguagens presentes na escola, as mesmas devem ser consideradas como um fator de afirmação regional (diatópica) e cultural, tanto coletiva quanto individual (diastráticas).
e) A ilusão de uma língua única contribui para uma prática pedagógica excludente, em que todos os falares fora da norma culta não se encaixam, assim um saber compatível com a Linguística, implica em uma atuação voltada ao senso comum, da ordem do ideológico, no qual a ilusão de uma língua perfeita se estabelece.

9º Sobre a competência e o desempenho é certo o que se afirma em:
Assinale a alternativa correta:
a) Referente ao desempenho(língua) é aquilo que efetivamente realizamos quando falamos, ouvimos, escrevemos ou lemos.
b) O desempenho linguístico leva em conta fatores como conhecimento da língua, condições físicas e psicológicas do falante, elementos de contexto situacional etc.
c) Quanto à competência (fala), essa designa o conjunto de normas internalizadas, ou regras, que nos permite emitir, receber e julgar enunciados de nossa língua.
d) A competência é o conhecimento que têm os falantes de sua fala; mas, ao se falar de "conhecimento", não se deve pensar em algo a que os falantes tenham pronto acesso.
e) O conhecimento das regras contrasta com o uso que fazemos delas; porém estar cansado ou nervoso não influencia no uso.

10º O professor de comunicação e expressão ou língua materna vive um desafio multifacetado, que não são obstáculos diferentes daqueles encontrados pelos demais professores das outras disciplinas. Em geral, este professor sente-se incapaz de:
Assinale a alternativa correta:
a) munir-se de um instrumental teórico que o conduza a desenvolver atividades mecânicas que abordem o ensino tradicional da Língua portuguesa.
b) questionar/avaliar o material didático, entre os quais a gramática normativa, adequando-o à realidade político-cultural e linguístico-funcional.
c) evitar o fracasso escolar por meio de estratégias de valorização do conhecimento do aluno o qual se de por meio de atividades.
d) atualizar-se nas formulações e reformulações teóricas das ciências sociais, para que possa adequar sua ação pedagógica aos desafios que tenham como meta o ensino tradicional da gramática.
e) dominar as novas metodologias de ensino, que constituem, hoje, a linguagem das transformações sociais sem uso da tecnologia.

11º Conforme o que estudamos sobre A linguística teórica -LT-x a aplicada -LA- é certo afirmarmos que:
Assinale a alternativa correta:
a) A LT tem a preocupação em descrever a língua numa prática teórica.
b) A LA tem como objeto de estudo a linguagem voltada à teoria, sem direcionar-se à prática social.
c) A LT volta-se à prática social – atualmente não só em relação às línguas estrangeiras, mas também no contexto de aprendizagem da língua materna.
d) A LT foi vista como uma forma de aplicar a Linguística teórica ao ensino de línguas.
e) A LA tem como objeto de estudo apenas a linguagem não verbal s voltada à teoria.

12º Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido. Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro (Oswald de Andrade. In Poesia Pau-Brasil)
Analise as seguintes afirmacoes a respeito desse poema:
I-No texto, encontramos exemplos do Português tanto no seu uso padrão quanto no seu uso coloquial.
II-Para manifestar sua tendência à coloquialidade, o texto ignora completamente procedimentos do Português padrão.
III- Ao adotar a norma culta como mecanismo de julgamento estilístico, o texto implicitamente condena o analfabetismo.
IV-O uso do Português padrão no primeiro verso, em contraste com a adoção da linguagem coloquial no último, insinua a superioridade daquele sobre este.
V- A coexistência da norma culta com a linguagem coloquial indica a diversidade dos usos do Português no Brasil.
a) todas as afirmações estão corretas.
b) estão corretas as afirmações I e V.
c) estão corretas as afirmações II e III.
d) estão corretas as afirmações III e IV.
e) todas as afirmações estão incorretas.

Dentre as características inerentes a Linguística Teórica e Linguística Aplicada, avalie as afirmativas seguintes:
É correto apenas o que se afirma em
I. A Linguística Teórica (doravante LT) não apresenta um método de estudo que possibilite testar as suas teorias em algo aplicado.
II. As questões direcionadas ao o ensino de línguas, são de incumbência da Linguística Aplicada (LA).
III. Os estudos diacrônicos e sincrônicos são realizados pelos estudiosos da área da Linguística Teórica.
IV. A LA é entendida como a utilização de conteúdos linguísticos para aprimorar a prática nas disciplinas que usam a linguagem, ou seja, desvincula as teorias da LT em suas atividades aplicadas.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

Sobre o estudo da Linguística, que é o estudo científico da linguagem humana, podemos afirmar QUE:
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
I. é científico quando se baseia na observação dos fatos e se propõe a escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais.
II. no caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e prescritivo do estudo, como o objeto dessa ciência, constituindo-se uma atividade humana. E é grande a tentação de investir no domínio da observação prescritiva para ditar determinado comportamento.
III. o fundador dessa ciência foi Ferdinand de Saussure, um linguista suíço cujas contribuições em muito auxiliaram para o caráter autônomo adquirido por essa ciência de estudo.
IV. a língua é concebida como um conjunto de valores que se opõem uns aos outros e que está inserida na mente humana como um produto individual, razão pela qual é heterogênea.
V. o signo linguístico se compõe de duas faces básicas: a do significado - relativo ao conceito, isto é, à imagem acústica, e a do valor prescritivo - caracterizado pela realização material de tal conceito, por meio dos sentidos.
a) Apenas I
b) IV e V
c) Apenas III
d) III e II
e) I e IV

A dificuldade em:
Essas dificuldades são próprias:
a) Ao professor de comunicação e expressão ou língua materna.
b) Ao professor de comunicação ou dialetos.
c) Ao professor de cálculos e expressão ou língua materna.
d) Ao professor de comunicação e expressão ou Língua portuguesa.
e) Ao professor de artes, comunicação e expressão ou língua estrangeiras.

Para Saussure o objeto de estudo da linguística:
a) Era a língua
b) Era a fala
c) Era a análise do discurso
d) Era a morfologia
e) Era a abstração

Considerando que um texto não é um aglomerado de frases, avalie as afirmativas seguintes:
É correto o que se afirma em:
I) É necessário considerar que para a realização uma boa leitura, deve-se sempre levar em conta o contexto em que está inserida a passagem a ser lida.
II) Os elementos da situação em que se produz o texto podem dispensar maiores esclarecimentos e dar como pressuposto o contexto em que ele se situa.
III) Para melhor compreender um texto é necessário considerar que nenhum texto é uma peça isolada, nem a manifestação da individualidade de quem o produziu.
IV) Para entender qualquer passagem de um texto, é necessário buscar um diálogo com as demais partes que o compõem, sob pena de dar-lhe um significado condizente ao que ela de fato tem.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV

Sobre a evolução da gramática avalie as afirmacoes a seguir.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Essa evolução deu-se bem cedo na Índia antiga.
II. A mesma apareceu entre os italianos e alemães antigos.
III. Foram os Hindus que fundaram a tradição europeia.
a) I
b) III
c) II
d) I e II

A partir da leitura do texto, podemos inferir que a língua:
A língua:
a) é um conjunto de variedades linguísticas, dentre as quais uma alcança maior valor social e passa a ser considerada exemplar.
b) é um sistema que não admite nenhum tipo de variação linguística, sob pena de empobrecimento do léxico.
c) na modalidade oral alcança maior prestígio social, pois é o resultado das adaptações linguísticas produzidas pelos falantes.
d) padrão deve ser preservada na modalidade oral e escrita, pois toda modificação é prejudicial a um sistema linguístico.

Prévia do material em texto

Protocolo: 220766 - PROVA DO ALUNO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS 
Curso:Pedagogia
Disciplina: Fundamentos da Linguística Aplicada 2º Semestre
RGM: 053.13804 - PATRICIA DAMARES DA SILVA
PROVA EXAME
Data Aplicação:06.12.2016, Gabarito a partir de: 11.12.2016
1º "Produção de textos" é uma denominação que se aplica ao exercício tradicional da redação escolar,
mas abrange além disso vários outros gêneros textuais em que o educando e o educador podem
trabalhar juntos; uma das ideias implícitas no uso dessa denominação é que há muito mais a fazer, em
matéria de textos, do que o velho exercício da redação escolar,
 
 pois
 
nessa área, os avanços da Linguística textual, trazem à baila um conjunto denso de questões ligadas
aos conceitos de coerência, coesão, interação e gênero,que dão evidência a um fato óbvio, que os
rituais escolares haviam por assim dizer tornado invisível: na sala de aula, produzir um texto (seja ele
uma dissertação, uma narração, uma descrição, ou mais simplesmente um bilhete ou um recado) é
muito diferente de trabalhar sentenças.
 
 
 
Assinale, a respeito dessas asserções, a opção correta:
 
a) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é explicação da primeira.
b) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é explicação da primeira
c) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
d) A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Resposta Correta: (B) 
2º Acerca do Estruturalismo Americano não é correto o que se afirma :
 
a) Franz Boas, Edward Sapir e Leonard Bloomfield foram os responsáveis pela vertente do
estruturalismo americano. 
b) A preocupação maior de Boas não era reunir informações sobre as línguas e culturas dos
americanos nativos, mas dos europeus nativos .
c) Os métodos que Boas e seus alunos desenvolveram para a descrição das línguas deram a base para
o estruturalismo americano.
Prova Unigranet - 220766 
Página 1/10
Arlan
Destacar
Arlan
Destacar
Arlan
Destacar
Arlan
Destacar
Arlan
Destacar
Arlan
Destacar
d) Boas, com seu aluno Sapir, defendia que as línguas deveriam ser descritas em seus próprios
termos, em vez de aos moldes das línguas europeias.
e) A preocupação primária de Bloomfield era estabelecer a linguística como ciência. Sua abordagem,
focada na metodologia, era força dominante na linguística americana .
Resposta Correta: (B) 
3º Numa sala de aula de terceiro ano do ensino fundamental, com crianças oriundas de várias regiões do
Brasil, um aluno pronunciou a palavra olho como [oio]. Outra criança da turma chamou-lhe a
atenção, corrigindo-lhe a fala. A professora aproveitou a oportunidade e pediu a todos para que, a
partir dali, falassem sempre como se escreve, ou seja: os que falassem [sau] deveriam sempre falar
[sal]; os que falassem [viage] deveriam sempre falar [viagem]; os que falassem [bodi] deveriam
sempre falar [bode]; os que falassem [cantano] deveriam sempre falar [cantando]. Rapidamente as
crianças perceberam que ficou muito difícil falar e que seria impossível falar sempre exatamente
como se escreve. A professora aproveitou para explicar que ninguém fala exatamente como se
escreve.
 
Essa professora sabe que :
 
 
 
 
 
a) as relações arbitrárias e não perfeitas entre sons e letras são raras. 
b) as variações dialetais de origem social e regional devem ser superadas. 
c) as variações da língua falada têm significados afetivos e culturais. 
d) a língua portuguesa escrita não é fonética. 
e) a correspondência entre os sons da fala e a escrita fonética é invariável. 
Resposta Correta: (C) 
4º Leia os textos a seguir.
 
 
"Ter-se ciência de que as línguas variam e de que, por isso, há mais de uma norma a ser reconhecida
na comunidade linguística representa um avanço extraordinário no campo das investigações da
ciência da linguagem, no que tange à compreensão da maleabilidade, da flexibilidade, de seu objeto
de estudo. Mas, por outro lado, no que se refere à conduta que o indivíduo tem de assumir diante do
conhecimento dessa realidade, é preciso que esse saiba adequar sua expressão verbal às inúmeras
ações de linguagem que realiza (informar, explicar, argumentar, divertir, relatar, narrar, divulgar,
dialogar, explanar, persuadir, elogiar, contratar, prescrever e outras) no seu dia-a-dia, segundo as
conveniências interlocucionais. Nesse sentido, não se pode descurar o primordial papel que a escola
tem a cumprir como centro de orientação do cidadão-aprendiz."
Prova Unigranet - 220766 
Página 2/10
 
BRITO, Célia. Jornal da Universidade Federal do Pará. Ano VI, n. 76, outubro de 2009.
 
 
 
"Numa sociedade diversificada e estratificada como a brasileira, haverá inúmeras normas linguísticas,
como, por exemplo, a norma característica de comunidades rurais tradicionais, aquela de
comunidades rurais de determinada ascendência étnica, a norma característica de grupos juvenis
urbanos, a(s) norma(s) característica(s) de populações das periferias urbanas, a norma informal da
classe média urbana e assim por diante."
 
 FARACO, Carlos Alberto. Norma-padrão brasileira: desembaraçando alguns nós. In: 
 BAGNO, Marcos (org.) Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. p. 38.
 
 
 
Considerando o sentido dos termos destacados nos textos acima, assinale a alternativa correta.
a) A expressão norma carreia valores elitizantes e autoritários, porque nesse substantivo estão
contidas as ideias básicas de modelo, comando e sanção. 
b) Tentar compreender o erro como revelador de mecanismos linguísticos outros que não os da norma
não significa validar o erro como nova norma. Explicar e compreender os desvios não implica que
não se possam continuar a ver como desvios. 
c) Os falantes de uma mesma língua se reconhecerão por respeitarem as mesmas normas linguísticas.
d) A norma gramatical é um conjunto de regras estabelecidas pelas gramáticas, com base em
grandes escritores, a serem observadas por qualquer falante que deseje usar a língua de maneira
correta, civilizada e elegante.
e) 	O conjunto de ideias que subjaz ao conceito de norma é o de uma língua ideal, baseada em um
modelo abstrato e homogêneo.
Resposta Correta: (C) 
5º Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido.
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Prova Unigranet - 220766 
Página 3/10
Me dá um cigarro
(Oswald de Andrade. In Poesia Pau-Brasil)
 
Analise as seguintes afirmações a respeito desse poema:
I — No texto, encontramos exemplos do Português tanto no seu uso padrão quanto no seu uso
coloquial. II — Para manifestar sua tendência à coloquialidade, o texto ignora completamente
procedimentos do Português padrão. III — Ao adotar a norma culta como mecanismo de
julgamento estilístico, o texto implicitamente condena o analfabetismo. IV — O uso do
Português padrão no primeiro verso, em contraste com a adoção da linguagem coloquial no último,
insinua a superioridade daquele sobre este. V — A coexistência da norma culta com a
linguagem coloquial indica a diversidade dos usos do Português no Brasil.
 
É possível considerar que:
a) Todas as afirmações estão corretas.
b) Estão corretas as afirmações I e V.
c) Estão corretas as afirmações II e III.
d) Estão corretas as afirmações III e IV.
e) Todas as afirmações estão incorretas
Resposta Correta: (B) 
6º Analise as afirmativas a seguir.
 
 I. O termo textualidade foi definido por Robert-Alain de Beaugrande e Wolfgang Dressler, no
livro Introduction to Text Linguistics, e retomado por Beaugrande, no livro New Foundations for a
Science of Text and Discourse, como o conjunto de fatores que fazem com que um texto seja um
texto e não apenas uma sequência de frases ou palavras; em outros termos, esse conjunto de fatores
diferencia textos de não-textos.II. Dentre os padrões de textualidade, destaca-se a coerência, que, nos estudos atuais, é definida
como o princípio da textualidade que faz com que um texto faça sentido numa dada situação de
interação. 
 III. Dos sete padrões de textualidade, a coerência é o que dá origem à textualidade, pois ela
possibilita a produção e compreensão do texto como uma unidade significativa global,
constituindo-se como um princípio de interpretabilidade.
 IV. A construção da coerência depende de elementos linguísticos, do conhecimento de mundo, do
conhecimento partilhado e de fatores pragmáticos e interacionais.
 
 
Sobre textualidade e coerência, assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Resposta Correta: (D) 
7º Sobre a linguagem e a escola é correto afirmar que :
a) A criança no espaço escolar, certamente, não vivenciará questões desafiadoras porque a escola é o
local formal, de ensino/aprendizagem.
b) A ação educativa das crianças na escola confere ao professor a responsabilidade de ensiná-las a
Prova Unigranet - 220766 
Página 4/10
Arlan
Destacar
Arlan
Destacar
Arlan
Destacar
adquirir novos conhecimentos
c) Na escola a criança vivenciará muitas situações comunicativas porém todas devem voltar-se ao
ensino gramatical .
d) No processo de aquisição das linguagens verbal, escrita, visual, corporal a comunicação nem
sempre será um ponto fundamental para o aumento de vocabulário .
e) Com as vivências e experiências desafiadoras da escola, o desenvolvimento intelectual será
antecipado exclusivamente tomando a qualidade.
Resposta Correta: (B) 
8º Considerando a escola como um mosaico multicultural e linguístico torna se fundamental a
elaboração de uma metodologia de ensino de línguas que dialogue com o contexto em questão.
Diante do exposto e com base as proposições de uma pedagogia linguística, avalie as afirmativas
seguintes.Assinale a incorreta.
a) Uma pedagogia linguística busca enfatizar o ensino de línguas como fator essencial à capacitação
do aluno em todas as demais disciplinas, incluindo o desenvolvimento das aptidões para a vida
produtiva.
b) A prática de uma pedagogia linguística deve combater a intimidação ideológica resultante de
censura ao uso de dialetos não padrão, ou de baixo prestígio social.
c) Cabe ao professor questionar/avaliar o material didático, entre os quais a gramática normativa,
adequando-o à realidade político-cultural e linguístico-funcional, diante de seu contexto de atuação.
d) Diante das diversas linguagens presentes na escola, as mesmas devem ser consideradas como um
fator de afirmação regional (diatópica) e cultural, tanto coletiva quanto individual (diastráticas).
e) A ilusão de uma língua única contribui para uma prática pedagógica excludente, em que todos os
falares fora da norma culta não se encaixam, assim um saber compatível com a Linguística, implica
em uma atuação voltada ao senso comum, da ordem do ideológico, no qual a ilusão de uma língua
perfeita se estabelece.
Resposta Correta: (E) 
9º Sobre a competência e o desempenho é certo o que se afirma em:
 
a) Referente ao desempenho(língua) é aquilo que efetivamente realizamos quando falamos, ouvimos,
escrevemos ou lemos.
b) O desempenho linguístico leva em conta fatores como conhecimento da língua , condições físicas
e psicológicas do falante, elementos de contexto situacional etc.
c) Quanto à competência (fala ), essa designa o conjunto de normas internalizadas, ou regras, que nos
permite emitir, receber e julgar enunciados de nossa língua. 
Prova Unigranet - 220766 
Página 5/10
Arlan
Destacar
d) A competência é o conhecimento que têm os falantes de sua fala ; mas, ao se falar de
"conhecimento", não se deve pensar em algo a que os falantes tenham pronto acesso.
e) O conhecimento das regras contrasta com o uso que fazemos delas; porem estar cansado ou
nervoso não influencia no uso.
Resposta Correta: (B) 
10º O professor de comunicação e expressão ou língua materna vive um desafio multifacetado, que não
são obstáculos diferentes daqueles encontrados pelos demais professores das outras disciplinas. Em
geral, este professor sente-se incapaz de:
a) munir-se de um instrumental teórico que o conduza a desenvolver atividades mecânicas que
abordem o ensino tradicional da Língua portuguesa.
b) questionar/avaliar o material didático, entre os quais a gramática normativa, adequando-o à
realidade político-cultural e linguístico-funcional.
c) evitar o fracasso escolar por meio de estratégias de valorização do conhecimento do aluno o qual
se de por meio de atividades 
d) atualizar-se nas formulações e reformulações teóricas das ciências sociais, para que possa adequar
sua ação pedagógica aos desafios que tenham como meta o ensino tradicional da gramática.
e) dominar as novas metodologias de ensino, que constituem, hoje, a linguagem das transformações
sociais sem uso da tecnologia .
Resposta Correta: (B) 
11º Conforme o que estudamos sobre A linguística teórica -LT-x a aplicada -LA- é certo afirmarmos que
:
 
a) A LT tem a preocupação em descrever a língua numa prática teórica.
b) A LA tem como objeto de estudo a linguagem voltada à teoria ,sem direcionar-se `a prática social.
c) A LT volta-se `a prática social – atualmente não só em relação às línguas estrangeiras, mas
também no contexto de aprendizagem da língua materna .
d) A LT foi vista como uma forma de aplicar a Linguística teórica ao ensino de línguas.
e) A LA tem como objeto de estudo apenas a linguagem não verbal s voltada à teoria .
Resposta Correta: (A) 
12º 
Pronominais
 
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido.
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Prova Unigranet - 220766 
Página 6/10
Arlan
Destacar
Arlan
Destacar
(Oswald de Andrade. In Poesia Pau-Brasil)
fonte:
http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com.br/2011/05/atividades-de-tipos-de-linguagem-e.html
 
 
Analise as seguintes afirmações a respeito desse poema:
I-No texto, encontramos exemplos do Português tanto no seu uso padrão quanto no seu uso coloquial.
II-Para manifestar sua tendência à coloquialidade, o texto ignora completamente procedimentos do
Português padrão.
III- Ao adotar a norma culta como mecanismo de julgamento estilístico, o texto implicitamente
condena o analfabetismo.
IV-O uso do Português padrão no primeiro verso, em contraste com a adoção da linguagem coloquial
no último, insinua a superioridade daquele sobre este.
V- A coexistência da norma culta com a linguagem coloquial indica a diversidade dos usos do
Português no Brasil.
 
É possível considerar que:
a) todas as afirmações estão corretas.
b) estão corretas as afirmações I e V.
c) estão corretas as afirmações II e III.
d) estão corretas as afirmações III e IV.
e) todas as afirmações estão incorretas.
Resposta Correta: (B) 
13º Dentre as características inerentes a Linguística Teórica e Linguística Aplicada, avalie as afirmativas
seguintes: 
 
I A Linguística Teórica (doravante LT) não apresenta um método de estudo que possibilite
testar as suas teorias em algo aplicado.
 
II As questões direcionadas ao o ensino de línguas, são de incumbência da Linguística Aplicada
(LA).
 
III Os estudos diacrônicos e sincrônicos são realizados pelos estudiosos da área da Linguística
Teórica. 
 
IV A LA é entendida como a utilização de conteúdos linguísticos para aprimorar a prática nas
disciplinas que usam a linguagem, ou seja, desvincula as teorias da LT em suas atividades aplicadas.
 
 
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.
Resposta Correta: (D) 
14º 
Prova Unigranet - 220766 
Página 7/10
Arlan
Destacar
Arlan
Destacar
Arlan
DestacarConsiderando que um texto não é um aglomerado de frases, avalie as afirmativas seguintes:
I) É necessário considerar que para a realização uma boa leitura, nem sempre deve-se sempre levar
em conta o contexto em que está inserida a passagem a ser lida.
II) Os elementos da situação em que se produz o texto podem dispensar maiores esclarecimentos e
dar como pressuposto o contexto em que ele se situa.
III) Para melhor compreender um texto é necessário considerar que nenhum texto é uma peça isolada,
nem a manifestação da individualidade de quem o produziu.
IV) Para entender qualquer passagem de um texto nao é necessário buscar um diálogo com as demais
partes que o compõem, sob pena de dar-lhe um significado condizente ao que ela de fato tem.
É correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) II e IV. 
c) III e IV.
d) II e III. 
e) I, III e IV.
Resposta Correta: (D) 
15º Sobre o estudo da Linguística, que é o estudo científico da linguagem humana, podemos afirmar
QUE:
I
I- é científico quando se baseia na observação dos fatos e se propõe a escolha entre tais fatos,
em nome de certos princípios estéticos ou morais
 
II- no caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e prescritivo do
estudo, como o objeto dessa ciência ,constituindo-se uma atividade humana.E é grande a tentação de
investir no domínio da observação prescritiva para ditar determinado comportamento.
 
III-o fundador dessa ciência foi Ferdinand de Saussure, um linguista suíço cujas contribuições em
muito auxiliaram para o caráter autônomo adquirido por essa ciência de estudo. 
 
IV-a língua é concebida como um conjunto de valores que se opõem uns aos outros e que está
inserida na mente humana como um produto individual ,razão pela qual é heterogênea.
 
V- o signo linguístico se compõe de duas faces básicas: a do significado - relativo ao conceito, isto é,
à imagem acústica, e a do valor prescritivo - caracterizado pela realização material de tal conceito,
por meio dos sentidos.
 
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
 
a) Apenas I
b) IV e V
c) Apenas III
d) III e II 
e) I e IV
Resposta Correta: (C) 
16º 
Leia:
 
Prova Unigranet - 220766 
Página 8/10
Arlan
Destacar
Arlan
Destacar
A dificuldade em :
 
munir-se de um instrumental teórico que possa embasar sua prática;
questionar/avaliar o material didático, entre os quais a gramática normativa, adequando-o à realidade
político-cultural e linguístico-funcional;
evitar o fracasso escolar por meio de estratégias de valorização do conhecimento do aluno e
incorporação instrumental que respalde suas relações sociais;
atualizar-se nas formulações e reformulações teóricas das ciências sociais, para que possa adequar sua
ação pedagógica aos novos desafios, entre outras.
 
Essas dificuldades são próprias :
a) Ao professor de comunicação e expressão ou língua materna.
b) Ao professor de comunicação ou dialetos.
c) Ao professor de cálculos e expressão ou língua materna.
d) Ao professor de comunicação e expressão ou Língua portuguesa .
e) Ao professor de artes ,comunicação e expressão ou língua estrangeiras .
Resposta Correta: (A) 
17º Para Saussure o objeto de estudo da linguística :
a) Era a língua
b) Era a fala 
c) Era a análise do discurso
d) Era a morfologia
e) Era a abstração
Resposta Correta: (A) 
18º Considerando que um texto não é um aglomerado de frases, avalie as afirmativas seguintes: 
I) É necessário considerar que para a realização uma boa leitura, deve-se sempre levar em
conta o contexto em que está inserida a passagem a ser lida.
 
II) Os elementos da situação em que se produz o texto podem dispensar maiores
esclarecimentos e dar como pressuposto o contexto em que ele se situa.
 
III) Para melhor compreender um texto é necessário considerar que nenhum texto é uma peça
isolada, nem a manifestação da individualidade de quem o produziu. 
 
 
IV) Para entender qualquer passagem de um texto, é necessário buscar um diálogo com as
demais partes que o compõem, sob pena de dar-lhe um significado condizente ao que ela de fato tem.
 
 
 É correto o que se afirma em:
a) I e II. 
b) II e IV.
c) III e IV. 
d) I, II e III. 
e) I, III e IV
Prova Unigranet - 220766 
Página 9/10
Arlan
Destacar
Arlan
Destacar
Resposta Correta: (D) 
19º Sobre a evolução da gramática avalie as afirmações a seguir.
I- Essa evolução deu-se bem cedo na Índia antiga. 
II- A mesma apareceu entre os italianos e alemães antigos.
III- Foram os Hindus que fundaram a tradição europeia. 
É correto apenas o que se afirma em :
a) I
b) III
c) II
d) I e II
Resposta Correta: (A) 
20º "Todas as variedades linguísticas são estruturadas e correspondem a sistemas e subsistemas
adequados às necessidades de seus usuários,mas o fato de estar a língua fortemente ligada à estrutura
social e aos sistemas de valores da sociedade conduz a uma avaliação distinta das características das
suas diversas modalidades regionais, sociais e estilísticas. A língua padrão, por exemplo, embora seja
uma entre as muitas variedades de um idioma, é sempre a mais prestigiosa, porque atua como
modelo, como norma, como ideal linguístico de uma comunidade. Do valor normativo decorre a sua
função coercitiva sobre as outras variedades, com o que se torna uma ponderável força contrária à
variação."
 Celso Cunha. Nova gramática do português contemporâneo. Adaptado. 
Fonte :http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/
A partir da leitura do texto, podemos inferir que a língua :
a) é um conjunto de variedades linguísticas, dentre as quais uma alcança maior valor social e passa a
ser considerada exemplar. 
b) é um sistema que não admite nenhum tipo de variação linguística, sob pena de empobrecimento do
léxico
c) na modalidade oral alcança maior prestígio social, pois é o resultado das adaptações linguísticas
produzidas pelos falantes.
d) padrão deve ser preservada na modalidade oral e escrita, pois toda modificação é prejudicial a um
sistema linguístico.
Resposta Correta: (A) 
Prova Unigranet - 220766 
Página 10/10
Arlan
Destacar

Mais conteúdos dessa disciplina