Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

¿O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos?. (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. ¿ Brasília : 144p.) Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, assinale a alternativa que apresenta os objetivos que são propostos para o ensino de Língua Portuguesa:
Estão corretas as alternativas:
1) posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
2) utilizar as diferentes linguagens ¿ verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal ¿ como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
3) saber utilizar diferentes fontes de comunicação e recursos financeiros para adquirir e construir conhecimentos;
4) conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
5) compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
1,2, 4 e 5
2,3,4,e 5
1,2,3,4 e 5
1, 3,4 e 5
Todas as alternativas estão corretas

Segundo os PCN, o ensino de Língua Portuguesa deve partir de atividades que envolvam a língua em uso, o que engloba a produção e compreensão de textos orais e escritos em diferentes gêneros discursivos, complementadas por atividades de reflexão sobre a língua e a linguagem com o objetivo de aprimorar o nível de linguagem do aluno e desenvolver em sala as possibilidades de uso da língua.
Nesse sentido, é correto afirmar que:
O professor deve seguir a tradição gramatical, que analisa unidades menores como fonemas, classes de palavras, frases conforme a metodologia de definição, classificação e exercitação.
O trabalho de análise linguística deve priorizar a memorização de regras gramaticais antes de aplicá-las aos textos escritos.
Por meio da análise, não deve ser abordada a constituição de sentido do texto, coesão e coerência.
O texto deve ser usado como unidade de ensino através da qual, considerem-se os aspectos semânticos e pragmáticos que se encaixam em determinado gênero textual, além de aspectos gramaticais.
A reescrita de texto não é uma atividade adequada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende gramática.

De que maneira o professor pode aprimorar o seu conhecimento e perceber que a língua portuguesa não está dissociada de seu mundo:
Não tendo, em seu cotidiano, espaços para a leitura.
Percebendo que a leitura e outras formas de contato com a língua devem ser uma constante em sua vida.
Através da falta de leitura de clássicos.
Não comprando livros; sem formar, em casa, como uma pequena biblioteca particular.
Aprimorando o conhecimento linguístico apenas com o uso da gramática normativa.

Selecione a opção que dá continuidade ao texto abaixo de acordo com os PCNs: Nas sociedades contemporâneas, expressar­se segundo a norma, falar ¿certo¿ continua sendo valorizado. No entanto, a excessiva ênfase do ensino da gramática normativa e a insistência nas regras de exceção, em detrimento da comunicação real em situações do cotidiano,
deve continuar a ser o principal objetivo do ensino da língua materna, à medida que a língua é um produto social e cultural, portanto todos devem falar da mesma maneira
é necessária porque o domínio das regras gramaticais está associado às classes instruídas e deve ser o objetivo principal do ensino da língua materna
ocorre porque língua culta é uma das marcas distintivas das classes dominantes e deve prevalecer em qualquer situação de comunicação.
tem como consequência o preconceito contra as formas de oralidade e as variedades não padrão.
ocorre porque o ensino da língua deve se fundamentar na língua culta, a língua de Camões , entre outros clássicos da Literatura

Smolka afirma que a escrita é o espaço onde a criança incorpora novas formas de interação, transformando sua realidade sociocultural. É na escrita que a criança vai-se explicitando segundo suas falas e lugares sociais.
Tal colocação revela que:
A escrita e a fala não são vistas como processo de construção.
A fala é uma modalidade que não insere o indivíduo socialmente.
A escrita é a expressão de significados em uma situação interativa social.
A fala é que garante a inclusão social da criança.
A aquisição da escrita está ligada à fala espontânea.

O principal objetivo da disciplina de Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa é:
Contribuir para que o aluno utilize de sua língua materna, sem observar as diferentes variantes presentes na cultura.
Promover o aprendizado da escrita correta, padrão, sem que os alunos mantenham contato com outras culturas.
Contribuir para que o professor utilize somente o uso da língua padrão em sala de aula.
Promover a interação entre os alunos para que tenham uniformidade no uso da língua falada.
Promover a compreensão das diferenças culturais de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, de dialetos nos municípios e estados brasileiros.

O trabalho com a língua portuguesa nas salas de aula tem sido revisto nos últimos anos. Sai-se de uma visão centrada no ensino da gramática para uma visão que deve privilegiar os usos da linguagem e focar na leitura e na escrita.
Considerando-se essas premissas, qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?
Atualmente exigem-se níveis de leitura e escrita diferentes e muito superiores aos que satisfizeram as demandas sociais até bem pouco tempo atrás.
Cabe à escola pensar em alternativas de trabalho com a Língua Portuguesa, embora se saiba que fala e escrita não são atividades comunicativas e nem práticas sociais.
Os índices brasileiros de repetência nas séries iniciais estão diretamente ligados à dificuldade que a escola tem de ensinar o aluno a ler e a escrever.
O objetivo da escola é ampliar as competências e habilidades nos usos da língua.
A escola precisa rever as práticas de ensino que tratam a língua como algo sem vida e os textos como um conjunto de regras a serem aprendidas.

A única afirmação que NÃO corresponde ao processo de aquisição da escrita é:
Quanto mais os profissionais se aprofundam nos estudos sobre o processo de aquisição da escrita, mais eles identificam possíveis dificuldades.
Nos estudos sobre a aquisição da linguagem escrita existem diferentes modelos teóricos que descrevem esse processo.
É importante e necessário que todo profissional que trabalhe com a escrita conheça o processo de aquisição normal da mesma, para que só então possa diferenciar o que é normal e o que está alterado.
Os erros não fazem parte do sistema de apropriação da escrita, não sendo realizados por todo iniciante no processo de aquisição da escrita.
A aprendizagem da escrita pode ter início na vida da criança muito antes de que qualquer tentativa formal de ensino seja proposta.

Levando em consideração os tipos de gramática que foram apresentados nessa disciplina.
Marque a alternativa que define o conceito de gramática internalizada.
Sistema de regras que constituem a estrutura de organização e funcionamento do idioma.
Sistema de normas que têm como referência os usos tradicionais do sistema linguístico.
Sistema de variedades linguísticas usadas em situações formais de comunicação.
Sistema de normas usadas em situações formais de comunicação.
Sistema de enunciados compreendidos a partir de uma ordem no discurso.

A aquisição da escrita, para muitas crianças brasileiras, ¿inicia-se muito antes da educação formal e, mesmo durante a fase escolar, pode-se detectar indícios de autoaprendizagem ao lado de progressos devidos à condição de aprendizagem¿ (KATO, 2002, p.7). I - A busca da coesão e da coerência na escrita infantil pode ser visualizada desde o início, em que a criança tem a concepção do que seja o texto, de sua unidade formal e conceptual. Torna-se necessário, no entanto, encontrar estratégias de segmentação do texto em unidades menores, sem romper a coesão ou a coerência. II - Pode-se considerar que o desenvolvimento da escrita adquirida pela criança é um processo que não apresenta significativas variações e que as etapas são extremamente discretas. Acrescenta-se ainda, que as etapas não se sobrepõem, uma vez que envolvem fases em que duas ou mais concepções se divergem. III - O estudo de caso realizado pela autora pretendeu contribuir para a compreensão do que de fato ocorre em um aprendizagem bem-sucedida, e, neste contexto, ambiente familiar e escola contribuem de forma positiva. Verifica-se que estão CORRETAS as afirmativas:
b) apenas III.
Todas as alternativas
c) apenas II.
a) apenas I e II.
d) apenas I e III.

O ensino de língua portuguesa, conforme as orientações oficiais mais recentes, deve priorizar:
a norma-padrão da língua portuguesa, com o objetivo de se alcançar no Brasil um uso exemplar dessa língua.
a exploração da oralidade formal, a fim de se preservar a qualidade lingüística do idioma brasileiro.
o estudo, numa visão interativa e funcional, de todos os usos – orais e escritos – da língua, expressos em gêneros textuais.
o domínio da nomenclatura e das classificações morfossintáticas, a fim de se dominar a gramática da língua.
a análise das diferentes escolas literárias, visando trazer para o público exemplos de uma língua portuguesa culta.

Assinale o item que melhor completa a frase abaixo: Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que o professor...
domine somente as técnicas e teorias do ensino da língua além dos conteúdos a serem trabalhados;
desenvolva sua linguagem oral através da participação de debates em seminários sobre o ensino da língua portuguesa.
frequente todos os espaços culturais que sua cidade natal ofereça e, principalmente, da capital do seu estado;
projete em seu planejamento a ida com os alunos ao cinema e teatro duas vezes por semana, promovendo análise e debate sobre o tema abordado;
seja um leitor competente de jornais, revistas, obras literárias, assim como ter acesso aos meios eletrônicos de informação, além de dominar o conteúdo dos usos linguísticos textuais e gramaticais;

Leia as alternativas e marque a opção que as analisa corretamente.
I. Ensinar Língua Portuguesa é ensinar como a língua funciona e quais os seus usos, treinando os alunos nesses usos.
II. O ensino de Língua Portuguesa na alfabetização difere do de outras séries não pelo objetivo em si, que deve ser o mesmo para todas as séries, mas pela especificidade desse primeiro momento, devido o grau de desconhecimento que o aluno tem da escrita e da leitura.
III. O aprendizado da leitura e da escrita não termina na alfabetização.
Todas estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas II e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão incorretas.

Os PCNs têm apontado falhas nos critérios adotados nas escolas com relação ao ensino de língua portuguesa no que concerne ao desenvolvimento da leitura e escrita.
Assinale a alternativa considerada adequada ao desenvolvimento das competências e habilidades linguísticas, segundo os princípios norteadores dos PCNs:
A desconsideração da realidade cultural e dos interesses dos alunos, já que a língua é um conjunto de regras que serão apreendidas à medida que os alunos leiam os clássicos da Literatura
A apresentação da norma gramatical como objetivo máximo do ensino da língua materna, pois as estratégias de leitura são secundárias , logo , se um aluno aprende as regras , saberá ler bem.
O uso do texto como estratégia para ensinar valores morais e como pretexto para o ensino de aspectos gramaticais.
O ensino descontextualizado das regras gramaticais, associado a exercícios mecânicos de identificação de classes gramaticais e funções sintáticas em frases soltas.
A leitura como meio de atingir o objetivo do texto permitindo ao leitor informar o quanto entendeu ou não a mensagem lida ou qual a importância da leitura daquele texto para as atividades cotidianas

Esta afirmação quer dizer que:
A fala e a escrita apresentam níveis de variação conforme o uso.
A fala sempre vai conservar um nível de informalidade.
A fala é uma modalidade da língua que não sofre variações.
A escrita apresenta variações de acordo com o contexto de uso.
A escrita apresenta um nível mais formal de linguagem.

Nesse sentido, considera-se que a escolha do livro didático na escola, por meio do PNLD, pode se tornar um rico recurso para o docente. Sobre esse processo de escolha do livro didático e a oportunidade de aprendizagem por meio desta escolha, todas as alternativas abaixo estão corretas EXCETO:
O livro didático de português pode oferecer um rico material de cultura escrita para os alunos, por meio da exploração de diferentes gêneros textuais.
Ao escolherem o livro didático este deve conduzir de forma rígida e sistemática todos os conteúdos que devem ser trabalhados durante o ano letivo.
Os professores podem utilizar os livros didáticos criticamente em sala de aula, ou seja, como apoio didático, e não como substituto do planejamento pedagógico e do trabalho docente.
As redes de ensino tem a oportunidade de escolherem da forma mais qualificada possível os 'seus' livros didáticos.
Os docentes devem articular o uso do livro didático com todos os demais materiais disponíveis para a consecução dos objetivos de ensino-aprendizagem estabelecidos pelo projeto político-pedagógico da escola.

Acerca dessa habilidade, assinale a alternativa CORRETA.
A competência escritora dos alunos só será desenvolvida se o professor pedir que eles produzam textos na língua padrão.
O hipertexto, uma nova forma de produção textual que não obedece a sequências fixadas, deve ser trabalhado pelo professor de Língua Portuguesa.
Hoje a escrita não precisa ser prioridade nas escolas, pois com o advento do computador, essa habilidade não tem sido muito exigida no ambiente de trabalho.
Para o aluno desenvolver sua competência escritora, basta o professor pedir que ele faça uma boa redação durante a prova.
O professor não precisa insistir que todos os alunos produzam textos, pois escrever é uma habilidade que somente algumas pessoas possuem.

No ensino de língua portuguesa é fundamental distinguir três tipos de atividades ligadas respectivamente:
Leitura-releitutra-escrita
escrita-ortografia-gramática
Gramática-leitura-decorar
Fala-escrita-leitura
Texto-gramática-fonética

A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo.
I ¿ A linguagem oral tem um papel secundário no processo de ensino, sendo uma atividade decorrente da linguagem escrita.
II ¿ O trabalho com a linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como, por exemplo, dramatizações teatrais e simulações de programas de rádio.
III ¿ O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno é favorecido quando, na escola, há respeito às diferenças e à diversidade.
(D) I e II
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(E) II e III.

Todas as afirmativas abaixo referem-se aos tipos de estratégias que o leitor competente realiza durante uma leitura, EXCETO:
Aciona conhecimentos prévios;
Estabelece objetivos para a leitura;
Faz diversos questionamentos, buscando levantar o que já sabe sobre o assunto;
Inventa sentidos que não são autorizados pelo material linguístico;
Faz previsões, suposições, levanta hipóteses.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

¿O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos?. (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. ¿ Brasília : 144p.) Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, assinale a alternativa que apresenta os objetivos que são propostos para o ensino de Língua Portuguesa:
Estão corretas as alternativas:
1) posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
2) utilizar as diferentes linguagens ¿ verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal ¿ como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
3) saber utilizar diferentes fontes de comunicação e recursos financeiros para adquirir e construir conhecimentos;
4) conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
5) compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
1,2, 4 e 5
2,3,4,e 5
1,2,3,4 e 5
1, 3,4 e 5
Todas as alternativas estão corretas

Segundo os PCN, o ensino de Língua Portuguesa deve partir de atividades que envolvam a língua em uso, o que engloba a produção e compreensão de textos orais e escritos em diferentes gêneros discursivos, complementadas por atividades de reflexão sobre a língua e a linguagem com o objetivo de aprimorar o nível de linguagem do aluno e desenvolver em sala as possibilidades de uso da língua.
Nesse sentido, é correto afirmar que:
O professor deve seguir a tradição gramatical, que analisa unidades menores como fonemas, classes de palavras, frases conforme a metodologia de definição, classificação e exercitação.
O trabalho de análise linguística deve priorizar a memorização de regras gramaticais antes de aplicá-las aos textos escritos.
Por meio da análise, não deve ser abordada a constituição de sentido do texto, coesão e coerência.
O texto deve ser usado como unidade de ensino através da qual, considerem-se os aspectos semânticos e pragmáticos que se encaixam em determinado gênero textual, além de aspectos gramaticais.
A reescrita de texto não é uma atividade adequada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende gramática.

De que maneira o professor pode aprimorar o seu conhecimento e perceber que a língua portuguesa não está dissociada de seu mundo:
Não tendo, em seu cotidiano, espaços para a leitura.
Percebendo que a leitura e outras formas de contato com a língua devem ser uma constante em sua vida.
Através da falta de leitura de clássicos.
Não comprando livros; sem formar, em casa, como uma pequena biblioteca particular.
Aprimorando o conhecimento linguístico apenas com o uso da gramática normativa.

Selecione a opção que dá continuidade ao texto abaixo de acordo com os PCNs: Nas sociedades contemporâneas, expressar­se segundo a norma, falar ¿certo¿ continua sendo valorizado. No entanto, a excessiva ênfase do ensino da gramática normativa e a insistência nas regras de exceção, em detrimento da comunicação real em situações do cotidiano,
deve continuar a ser o principal objetivo do ensino da língua materna, à medida que a língua é um produto social e cultural, portanto todos devem falar da mesma maneira
é necessária porque o domínio das regras gramaticais está associado às classes instruídas e deve ser o objetivo principal do ensino da língua materna
ocorre porque língua culta é uma das marcas distintivas das classes dominantes e deve prevalecer em qualquer situação de comunicação.
tem como consequência o preconceito contra as formas de oralidade e as variedades não padrão.
ocorre porque o ensino da língua deve se fundamentar na língua culta, a língua de Camões , entre outros clássicos da Literatura

Smolka afirma que a escrita é o espaço onde a criança incorpora novas formas de interação, transformando sua realidade sociocultural. É na escrita que a criança vai-se explicitando segundo suas falas e lugares sociais.
Tal colocação revela que:
A escrita e a fala não são vistas como processo de construção.
A fala é uma modalidade que não insere o indivíduo socialmente.
A escrita é a expressão de significados em uma situação interativa social.
A fala é que garante a inclusão social da criança.
A aquisição da escrita está ligada à fala espontânea.

O principal objetivo da disciplina de Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa é:
Contribuir para que o aluno utilize de sua língua materna, sem observar as diferentes variantes presentes na cultura.
Promover o aprendizado da escrita correta, padrão, sem que os alunos mantenham contato com outras culturas.
Contribuir para que o professor utilize somente o uso da língua padrão em sala de aula.
Promover a interação entre os alunos para que tenham uniformidade no uso da língua falada.
Promover a compreensão das diferenças culturais de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, de dialetos nos municípios e estados brasileiros.

O trabalho com a língua portuguesa nas salas de aula tem sido revisto nos últimos anos. Sai-se de uma visão centrada no ensino da gramática para uma visão que deve privilegiar os usos da linguagem e focar na leitura e na escrita.
Considerando-se essas premissas, qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?
Atualmente exigem-se níveis de leitura e escrita diferentes e muito superiores aos que satisfizeram as demandas sociais até bem pouco tempo atrás.
Cabe à escola pensar em alternativas de trabalho com a Língua Portuguesa, embora se saiba que fala e escrita não são atividades comunicativas e nem práticas sociais.
Os índices brasileiros de repetência nas séries iniciais estão diretamente ligados à dificuldade que a escola tem de ensinar o aluno a ler e a escrever.
O objetivo da escola é ampliar as competências e habilidades nos usos da língua.
A escola precisa rever as práticas de ensino que tratam a língua como algo sem vida e os textos como um conjunto de regras a serem aprendidas.

A única afirmação que NÃO corresponde ao processo de aquisição da escrita é:
Quanto mais os profissionais se aprofundam nos estudos sobre o processo de aquisição da escrita, mais eles identificam possíveis dificuldades.
Nos estudos sobre a aquisição da linguagem escrita existem diferentes modelos teóricos que descrevem esse processo.
É importante e necessário que todo profissional que trabalhe com a escrita conheça o processo de aquisição normal da mesma, para que só então possa diferenciar o que é normal e o que está alterado.
Os erros não fazem parte do sistema de apropriação da escrita, não sendo realizados por todo iniciante no processo de aquisição da escrita.
A aprendizagem da escrita pode ter início na vida da criança muito antes de que qualquer tentativa formal de ensino seja proposta.

Levando em consideração os tipos de gramática que foram apresentados nessa disciplina.
Marque a alternativa que define o conceito de gramática internalizada.
Sistema de regras que constituem a estrutura de organização e funcionamento do idioma.
Sistema de normas que têm como referência os usos tradicionais do sistema linguístico.
Sistema de variedades linguísticas usadas em situações formais de comunicação.
Sistema de normas usadas em situações formais de comunicação.
Sistema de enunciados compreendidos a partir de uma ordem no discurso.

A aquisição da escrita, para muitas crianças brasileiras, ¿inicia-se muito antes da educação formal e, mesmo durante a fase escolar, pode-se detectar indícios de autoaprendizagem ao lado de progressos devidos à condição de aprendizagem¿ (KATO, 2002, p.7). I - A busca da coesão e da coerência na escrita infantil pode ser visualizada desde o início, em que a criança tem a concepção do que seja o texto, de sua unidade formal e conceptual. Torna-se necessário, no entanto, encontrar estratégias de segmentação do texto em unidades menores, sem romper a coesão ou a coerência. II - Pode-se considerar que o desenvolvimento da escrita adquirida pela criança é um processo que não apresenta significativas variações e que as etapas são extremamente discretas. Acrescenta-se ainda, que as etapas não se sobrepõem, uma vez que envolvem fases em que duas ou mais concepções se divergem. III - O estudo de caso realizado pela autora pretendeu contribuir para a compreensão do que de fato ocorre em um aprendizagem bem-sucedida, e, neste contexto, ambiente familiar e escola contribuem de forma positiva. Verifica-se que estão CORRETAS as afirmativas:
b) apenas III.
Todas as alternativas
c) apenas II.
a) apenas I e II.
d) apenas I e III.

O ensino de língua portuguesa, conforme as orientações oficiais mais recentes, deve priorizar:
a norma-padrão da língua portuguesa, com o objetivo de se alcançar no Brasil um uso exemplar dessa língua.
a exploração da oralidade formal, a fim de se preservar a qualidade lingüística do idioma brasileiro.
o estudo, numa visão interativa e funcional, de todos os usos – orais e escritos – da língua, expressos em gêneros textuais.
o domínio da nomenclatura e das classificações morfossintáticas, a fim de se dominar a gramática da língua.
a análise das diferentes escolas literárias, visando trazer para o público exemplos de uma língua portuguesa culta.

Assinale o item que melhor completa a frase abaixo: Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que o professor...
domine somente as técnicas e teorias do ensino da língua além dos conteúdos a serem trabalhados;
desenvolva sua linguagem oral através da participação de debates em seminários sobre o ensino da língua portuguesa.
frequente todos os espaços culturais que sua cidade natal ofereça e, principalmente, da capital do seu estado;
projete em seu planejamento a ida com os alunos ao cinema e teatro duas vezes por semana, promovendo análise e debate sobre o tema abordado;
seja um leitor competente de jornais, revistas, obras literárias, assim como ter acesso aos meios eletrônicos de informação, além de dominar o conteúdo dos usos linguísticos textuais e gramaticais;

Leia as alternativas e marque a opção que as analisa corretamente.
I. Ensinar Língua Portuguesa é ensinar como a língua funciona e quais os seus usos, treinando os alunos nesses usos.
II. O ensino de Língua Portuguesa na alfabetização difere do de outras séries não pelo objetivo em si, que deve ser o mesmo para todas as séries, mas pela especificidade desse primeiro momento, devido o grau de desconhecimento que o aluno tem da escrita e da leitura.
III. O aprendizado da leitura e da escrita não termina na alfabetização.
Todas estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas II e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão incorretas.

Os PCNs têm apontado falhas nos critérios adotados nas escolas com relação ao ensino de língua portuguesa no que concerne ao desenvolvimento da leitura e escrita.
Assinale a alternativa considerada adequada ao desenvolvimento das competências e habilidades linguísticas, segundo os princípios norteadores dos PCNs:
A desconsideração da realidade cultural e dos interesses dos alunos, já que a língua é um conjunto de regras que serão apreendidas à medida que os alunos leiam os clássicos da Literatura
A apresentação da norma gramatical como objetivo máximo do ensino da língua materna, pois as estratégias de leitura são secundárias , logo , se um aluno aprende as regras , saberá ler bem.
O uso do texto como estratégia para ensinar valores morais e como pretexto para o ensino de aspectos gramaticais.
O ensino descontextualizado das regras gramaticais, associado a exercícios mecânicos de identificação de classes gramaticais e funções sintáticas em frases soltas.
A leitura como meio de atingir o objetivo do texto permitindo ao leitor informar o quanto entendeu ou não a mensagem lida ou qual a importância da leitura daquele texto para as atividades cotidianas

Esta afirmação quer dizer que:
A fala e a escrita apresentam níveis de variação conforme o uso.
A fala sempre vai conservar um nível de informalidade.
A fala é uma modalidade da língua que não sofre variações.
A escrita apresenta variações de acordo com o contexto de uso.
A escrita apresenta um nível mais formal de linguagem.

Nesse sentido, considera-se que a escolha do livro didático na escola, por meio do PNLD, pode se tornar um rico recurso para o docente. Sobre esse processo de escolha do livro didático e a oportunidade de aprendizagem por meio desta escolha, todas as alternativas abaixo estão corretas EXCETO:
O livro didático de português pode oferecer um rico material de cultura escrita para os alunos, por meio da exploração de diferentes gêneros textuais.
Ao escolherem o livro didático este deve conduzir de forma rígida e sistemática todos os conteúdos que devem ser trabalhados durante o ano letivo.
Os professores podem utilizar os livros didáticos criticamente em sala de aula, ou seja, como apoio didático, e não como substituto do planejamento pedagógico e do trabalho docente.
As redes de ensino tem a oportunidade de escolherem da forma mais qualificada possível os 'seus' livros didáticos.
Os docentes devem articular o uso do livro didático com todos os demais materiais disponíveis para a consecução dos objetivos de ensino-aprendizagem estabelecidos pelo projeto político-pedagógico da escola.

Acerca dessa habilidade, assinale a alternativa CORRETA.
A competência escritora dos alunos só será desenvolvida se o professor pedir que eles produzam textos na língua padrão.
O hipertexto, uma nova forma de produção textual que não obedece a sequências fixadas, deve ser trabalhado pelo professor de Língua Portuguesa.
Hoje a escrita não precisa ser prioridade nas escolas, pois com o advento do computador, essa habilidade não tem sido muito exigida no ambiente de trabalho.
Para o aluno desenvolver sua competência escritora, basta o professor pedir que ele faça uma boa redação durante a prova.
O professor não precisa insistir que todos os alunos produzam textos, pois escrever é uma habilidade que somente algumas pessoas possuem.

No ensino de língua portuguesa é fundamental distinguir três tipos de atividades ligadas respectivamente:
Leitura-releitutra-escrita
escrita-ortografia-gramática
Gramática-leitura-decorar
Fala-escrita-leitura
Texto-gramática-fonética

A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo.
I ¿ A linguagem oral tem um papel secundário no processo de ensino, sendo uma atividade decorrente da linguagem escrita.
II ¿ O trabalho com a linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como, por exemplo, dramatizações teatrais e simulações de programas de rádio.
III ¿ O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno é favorecido quando, na escola, há respeito às diferenças e à diversidade.
(D) I e II
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(E) II e III.

Todas as afirmativas abaixo referem-se aos tipos de estratégias que o leitor competente realiza durante uma leitura, EXCETO:
Aciona conhecimentos prévios;
Estabelece objetivos para a leitura;
Faz diversos questionamentos, buscando levantar o que já sabe sobre o assunto;
Inventa sentidos que não são autorizados pelo material linguístico;
Faz previsões, suposições, levanta hipóteses.

Prévia do material em texto

AULA 1
	¿O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos¿.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. ¿ Brasília : 144p.)
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, assinale a alternativa que apresenta os objetivos que são propostos para o ensino de Língua Portuguesa:
1) posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
2) utilizar as diferentes linguagens ¿ verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal ¿ como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
3) saber utilizar diferentes fontes de comunicação e recursos financeiros para adquirir e construir conhecimentos;
4) conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
5) compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Estão corretas as alternativas:
	
	
	
	1,2, 4 e 5
	
	
	2,3,4,e 5
	
	
	1,2,3,4 e 5
	
	
	1, 3,4 e 5
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
Explicação:
De acordo com os objetivos propostos pelos PCN para o ensino de Língua Portuguesa está correto o que se apresenta nas alternativas 1, 2, 4 e 5. Portanto a resposta correta é a letra D.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		     Segundo os PCN, o ensino de Língua Portuguesa deve partir de atividades que envolvam a língua em uso, o que engloba a produção e compreensão de textos orais e escritos em diferentes gêneros discursivos, complementadas por atividades de reflexão sobre a língua e a linguagem com o objetivo de  aprimorar o nível de linguagem do aluno e desenvolver em sala as possibilidades de uso da língua.
     Nesse sentido, é correto afirmar que
	
	
	
	 por meio da análise, não deve ser  abordada a constituição de sentido do texto,   coesão e  coerência.  
	
	
	o trabalho de análise linguística deve priorizar  a memorização de regras gramaticais antes de  aplicá- las aos textos  escritos. 
	
	
	o professor deve seguir a tradição gramatical, que analisa unidades menores como fonemas, classes de palavras, frases conforme  a metodologia de definição, classificação e exercitação.
	
	
	o texto deve ser usado como unidade de ensino  através da qual,  considerem-se  os aspectos semânticos e pragmáticos que se encaixam em determinado  gênero textual, além de  aspectos gramaticais.
	
	
	a reescrita de texto não é uma atividade adequada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende gramática
	
		3.
		O trabalho com a língua portuguesa sempre foi motivo de divergências, discussões e de problematização acerca dos conceitos, normas e práticas que devem ser estabelecidos como fundamentais no exercício de interação da língua e de seu aprendizado em sala de aula. Isso acontece por que:
	
	
	
	O professor garante ao aluno os saberes linguísticos necessários para sua participação social e cultural de forma efetiva.
	
	
	Rever a prática em sala de aula só confunde a cabeça de alunos e professores.
	
	
	A escola ensina aos alunos a lerem e a escreverem sem problemas: os resultados da Prova Brasil mostram isso.
	
	
	Para trabalharmos a gramática na sala de aula é importante conhecermos os conceitos de língua e linguagem.
	
	
	Os usos da linguagem não são importantes e, portanto, estudá-los é perda de tempo.
	
		4.
		De que maneira o professor pode aprimorar o seu conhecimento e perceber que a língua portuguesa não está dissociada de seu mundo:
	
	
	
	Percebendo que a leitura e outras formas de contato com a língua devem ser uma constante em sua vida.
	
	
	Aprimorando o conhecimento linguístico apenas com o uso da gramática normativa.
	
	
	Não comprando livros; sem formar, em casa, como uma pequena biblioteca particular.
	
	
	Não tendo, em seu cotidiano, espaços para a leitura.
	
	
	Através da falta de leitura de clássicos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Selecione a opção que dá continuidade ao texto abaixo de acordo com os PCNs: Nas sociedades contemporâneas, expressar-se segundo a norma, falar ¿certo¿ continua sendo valorizado. No entanto, a excessiva ênfase do ensino da gramática normativa e a insistência nas regras de exceção, em detrimento da comunicação real em situações do cotidiano,
	
	
	
	ocorre porque o ensino da língua deve se fundamentar na língua culta, a língua de Camões , entre outros clássicos da Literatura
	
	
	é necessária porque o domínio das regras gramaticais está associado às classes instruídas e deve ser o objetivo principal do ensino da língua materna
	
	
	tem como consequência o preconceito contra as formas de oralidade e as variedades não padrão.
	
	
	deve continuar a ser o principal objetivo do ensino da língua materna, à medida que a língua é um produto social e cultural, portanto todos devem falar da mesma maneira
	
	
	ocorre porque língua culta é uma das marcas distintivas das classes dominantes e deve prevalecer em qualquer situação de comunicação.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Smolka afirma que a escrita é o espaço onde a criança incorpora novas formas de interação, transformando sua realidade sociocultural. É na escrita que a criança vai-se explicitando segundo suas falas e lugares sociais. Tal colocação revela que:
	
	
	
	A escrita é a expressão de significados em uma situação interativa social.
	
	
	A aquisição da escrita está ligada à fala espontânea.
	
	
	A escrita e a fala não são vistas como processo de construção.
	
	
	A fala é que garante a inclusão social da criança.
	
	
	A fala é uma modalidade que não insere o indivíduo socialmente.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O principal objetivo da disciplina de Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa é:
	
	
	
	Contribuir para que o professor utilize somente o uso da língua padrão em sala de aula.
	
	
	Promover o aprendizado da escrita correta, padrão, sem que os alunos mantenham contato com outras culturas.
	
	
	Promover a interação entre os alunos para que tenham uniformidade no uso da língua falada.
	
	
	Contribuir para que o aluno utilize de sua língua materna, sem observar as diferentes variantes presentes na cultura.
	
	
	Promover a compreensão das diferenças culturais de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, de dialetos nos municípios e estados brasileiros .
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O trabalho com a língua portuguesa nas salas de aula tem sido revisto nos últimos anos. Sai-se de uma visão centrada no ensino da gramática para uma visão que deve privilegiar os usos dalinguagem e focar na leitura e na escrita. Considerando-se essas premissas, qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?
	
	
	
	Cabe à escola pensar em alternativas de trabalho com a Língua Portuguesa, embora se saiba que fala e escrita não são atividades comunicativas e nem práticas sociais.
	
	
	O objetivo da escola é ampliar as competências e habilidades nos usos da língua.
	
	
	A escola precisa rever as práticas de ensino que tratam a língua como algo sem vida e os textos como um conjunto de regras a serem aprendidas.
	
	
	Atualmente exigem-se níveis de leitura e escrita diferentes e muito superiores aos que satisfizeram as demandas sociais até bem pouco tempo atrás.
	
	
	Os índices brasileiros de repetência nas séries iniciais estão diretamente ligados à dificuldade que a escola tem de ensinar o aluno a ler e a escrever.
		A função primordial do processo de avaliação "tanto em relação à leitura quanto em relação à escrita" é:
	
	
	
	assegurar o controle sobre as condições de estudo dos alunos frente aos conteúdos vistos.
	
	
	permitir o uso de instrumentos de medida mais exatos quanto à eficácia do ensino.
	
	
	permitir o acompanhamento sistemático, pela gestão escolar, do progresso dos alunos.
	
	
	favorecer ao professor o discernimento sobre que notas e conceitos atribuir aos alunos.
	
	
	possibilitar um conhecimento mais global acerca do processo de ensino/aprendizagem.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A única afirmação que NÃO corresponde ao processo de aquisição da escrita é:
	
	
	
	É importante e necessário que todo profissional que trabalhe com a escrita conheça o processo de aquisição normal da mesma, para que só então possa diferenciar o que é normal e o que está alterado.
	
	
	Nos estudos sobre a aquisição da linguagem escrita existem diferentes modelos teóricos que descrevem esse processo.
	
	
	Quanto mais os profissionais se aprofundam nos estudos sobre o processo de aquisição da escrita, mais eles identificam possíveis dificuldades.
	
	
	A aprendizagem da escrita pode ter início na vida da criança muito antes de que qualquer tentativa formal de ensino seja proposta.
	
	
	Os erros não fazem parte do sistema de apropriação da escrita, não sendo realizados por todo iniciante no processo de aquisição da escrita.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Levando em consideração os tipos de gramática que foram apresentados nessa disciplina marque a alternativa que define o conceito de gramática internalizada.
	
	
	
	Sistema de enunciados compreendidos a partir de uma ordem no discurso.
	
	
	Sistema de variedades linguísticas usadas em situações formais de comunicação.
	
	
	Sistema de normas que têm como referência os usos tradicionais do sistema linguístico.
	
	
	Sistema de normas usadas em situações formais de comunicação.
	
	
	Sistema de regras que constituem a estrutura de organização e funcionamento do idioma.
	
Explicação: A gramática internalizada é o conjunto de regras que o falante domina em uma situação de uso.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A aquisição da escrita, para muitas crianças brasileiras, ¿inicia-se muito antes da educação formal e, mesmo durante a fase escolar, pode-se detectar indícios de autoaprendizagem ao lado de progressos devidos à condição de aprendizagem¿ (KATO, 2002, p.7). I - A busca da coesão e da coerência na escrita infantil pode ser visualizada desde o início, em que a criança tem a concepção do que seja o texto, de sua unidade formal e conceptual. Torna-se necessário, no entanto, encontrar estratégias de segmentação do texto em unidades menores, sem romper a coesão ou a coerência. II - Pode-se considerar que o desenvolvimento da escrita adquirida pela criança é um processo que não apresenta significativas variações e que as etapas são extremamente discretas. Acrescenta-se ainda, que as etapas não se sobrepõem, uma vez que envolvem fases em que duas ou mais concepções se divergem. III ¿ O estudo de caso realizado pela autora pretendeu contribuir para a compreensão do que de fato ocorre em um aprendizagem bem-sucedida, e, neste contexto, ambiente familiar e escola contribuem de forma positiva. Verifica-se que estão CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	b) apenas III.
	
	
	Todas as alternativas
	
	
	c) apenas II.
	
	
	a) apenas I e II.
	
	
	d) apenas I e III.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O ensino de língua portuguesa, conforme as orientações oficiais mais recentes, deve priorizar:
	
	
	
	o domínio da nomenclatura e das classificações morfossintáticas, a fim de se dominar a gramática da língua.
	
	
	a norma-padrão da língua portuguesa, com o objetivo de se alcançar no Brasil um uso exemplar dessa língua.
	
	
	a exploração da oralidade formal, a fim de se preservar a qualidade lingüística do idioma brasileiro.
	
	
	o estudo, numa visão interativa e funcional, de todos os usos ¿ orais e escritos ¿ da língua, expressos em gêneros textuais.
	
	
	a análise das diferentes escolas literárias, visando trazer para o público exemplos de uma língua portuguesa culta.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Até o início do século XX, como era o estudo da Língua Portuguesa:
	
	
	
	o professor de língua portuguesa apresentava textos Modernistas e de escritores contemporâneos como primores da beleza da língua.
	
	
	O objetivo na construção de frases ou períodos, ou até mesmo, na apresentação de trechos de parágrafos era a aplicação das regra no uso da língua.
	
	
	consistia no estudo da gramática, no estudo de conceitos, regras e listas de exceções da língua através de frases ou períodos sem o menor sentido.
	
	
	a criança que chegava a primeira vez na escola percebia que esta existia para apresentar, ensinar e fazer praticar o português falado nas diversas regiões do Brasil.
	
	
	havia o estudo ou análise de textos, de palavras que fizessem algum sentido ou remetessem a algum texto para o debate e a produção oral e escrita a partir do texto.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A respeito do papel do professor no ensino da língua materna dentro dos atuais objetivos que recomendam os PCN´s, a única opção INCORRETA é:
	
	
	
	Formar o cidadão com plena competência linguística na comunicação oral, na compreensão da leitura e na produção textual em várias modalidades de gêneros discursivos, levando em consideração os aspectos psicolinguísticos e sociolinguísticos.
	
	
	Compreender o papel fundamental do domínio da Língua Portuguesa, oral e escrita, como instrumento de interação social, nas mais diversas situações da vida.
	
	
	Levar o aluno à participação integral no mundo letrado como exercício de cidadania no mundo contemporâneo.
	
	
	Formar o cidadão com plena competência linguística na comunicação oral, na compreensão da leitura e na produção textual em várias modalidades de gêneros discursivos, levando em consideração as variantes dos dialetos .
	
	
	Formar o cidadão com plena competência linguística na comunicação oral, na compreensão da leitura e na produção textual, levando em consideração somente os princípios que regem a gramática normativa do registro considerado padrão.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		No texto "O que ensinar em Língua portuguesa", consta a afirmação da professora Maria Teresa Tedesco que ressalta: "O aluno precisa entrar em contato com dificuldades progressivas do conteúdo. Desse modo, desenvolve competências e habilidades diferentes ao longo dos anos". Outro a discutir questões do ensino da língua materna, o professor Sírio Possenti afirma,à Revista Presença Pedagógica (Nov./Dez. - 2014). A partir dessa concepção, que "Antes, pedia-se que os alunos destacassem paroxítonas no texto. Hoje, é melhor investigar outras propriedades, como textos racistas, machistas, técnicos, ideológicos, gírias, regionalismos etc., para mostrar sua relevância para o texto. Tendo em vista estas duas afirmativas, analise os itens abaixo e classifique-os como verdadeiras (V) ou falsas (F) os em relação às situações didáticas que favoreçam as competências e habilidades necessárias aos alunos na contemporaneidade. I - Trabalhar com diferentes tipos e gêneros textuais, para que o aluno perceba diferenças de estrutura e objetivos; II - Favorecer reflexão acerca de palavras e expressões usadas em determinado texto (ou textos), percebendo que o contexto produz o sentido; III - Recomendar cópia de textos literários de modo sistemático, como forma de apreender o modelo padrão da língua materna. A análise correta está na seguinte opção
	
	
	
	Apenas o item I é correto.
	
	
	Apenas o itens III é correto.
	
	
	Apenas os itens I e III são corretos.
	
	
	Apenas os itens I e II são corretos.
	
	
	Apenas o item II é correto.
	
Explicação:
O ensino de Língua Portuguesa deve estar relacionado á ideia de que mais importante que as nomenclaturas, é a construção da estrutura da língua pelo aluno, que deve aprender a usá-la de modo proficiente. Diferentes textos devem ser utilizados, assim, na ação didática, favorecendo riqueza de ideias, sentidos e estruturas.
	
		O objetivo do ensino da língua portuguesa é formar um cidadão com posicionamento crítico, responsável e construtivo a partir da utilização de sua língua materna nas várias situações sociais e culturais (formal e informal). Assinale o item que melhor completa a frase abaixo:
Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que o professor...
	
	
	
	domine somente as técnicas e teorias do ensino da língua além dos conteúdos a serem trabalhados;
	
	
	desenvolva sua linguagem oral através da participação de debates emseminários sobre o ensino da língua portuguesa.
	
	
	frequente todos os espaços culturais que sua cidade natal ofereça e, principalmente, da capital do seu estado;
	
	
	projete em seu planejamento a ida com os alunos ao cinema e teatro duas vezes por semana, promovendo análise e debate sobre o tema abordado;
	
	
	seja um leitor competente de jornais, revistas, obras literárias, assim como ter acesso aos meios eletrônicos de informação,além de dominar o conteúdo dos usos linguísticos textuais e gramaticais;
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia as alternativas e marque a opção que as analisa corretamente.
I. Ensinar Língua Portuguesa é ensinar como a língua funciona e quais os seus usos, treinando os alunos nesses usos.
II. O ensino de Língua Portuguesa na alfabetização difere do de outras séries não pelo objetivo em si, que deve ser o mesmo para todas as séries, mas pela especificidade desse primeiro momento, devido o grau de desconhecimento que o aluno tem da escrita e da leitura.
III. O aprendizado da leitura e da escrita não termina na alfabetização.
	
	
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	
	Apenas I e II estão corretas
	
	
	Apenas I e III estão corretas
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Todas estão incorretas.
	
Explicação:
As três opções estão corretas porque o ensino da Língua Portuguesa intenciona explicar seus usos, fazendo com que os alunos compreendam a diversidade de comunicação desse idioma no país. Além disso, no processo de alfabetização o ensino da língua não é feito do mesmo modo que nas séries superiores, até porque o aluno no processo de alfabetização o aluno não compreende a dimensão da leitura e da escrita. Também é válido reforçar que o aprendizado da leitura e da escrita não encerra na alfabetização, muito pelo contrário, será nas séries subsequentes que o aluno aprimorará tanto a escrita quanto a capacidade de decodificação do texto.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os PCNs têm apontado falhas nos critérios adotados nas escolas com relação ao ensino de língua portuguesa no que concerne ao desenvolvimento da leitura e escrita. Assinale a alternativa considerada adequada ao desenvolvimento das competências e habilidades linguísticas, segundo os princípios norteadores dos PCNs :
	
	
	
	A desconsideração da realidade cultural e dos interesses dos alunos, já que a língua é um conjunto de regras que serão apreendidas à medida que os alunos leiam os clássicos da Literatura
	
	
	O ensino descontextualizado das regras gramaticais, associado a exercícios mecânicos de identificação de classes gramaticais e funções sintáticas em frases soltas.
	
	
	A apresentação da norma gramatical como objetivo máximo do ensino da língua materna, pois as estratégias de leitura são secundárias , logo , se um aluno aprende as regras , saberá ler bem.
	
	
	O uso do texto como estratégia para ensinar valores morais e como pretexto para o ensino de aspectos gramaticais.
	
	
	A leitura como meio de atingir o objetivo do texto permitindo ao leitor informar o quanto entendeu ou não a mensagem lida ou qual a importância da leitura daquele texto para as atividades cotidianas
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os autores Fávero, Andrade e Aquino sinalizam para o fato de que tanto a fala como a escrita podem abarcar um nível mais informal ou mais formal, passando por graus intermediários, e demonstram essa variação em dependência com as condições de produção do texto.
Esta afirmação quer dizer que:
	
	
	
	A fala e a escrita apresentam níveis de variação conforme o uso.
	
	
	A fala sempre vai conservar um nível de informalidade.
	
	
	A fala é uma modalidade da língua que não sofre variações.
	
	
	A escrita apresenta variações de acordo com o contexto de uso.
	
	
	A escrita apresenta um nível mais formal de linguagem.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		"Parece muito produtivo, para a educação nacional, que a escola participe, por meio do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD do debate e do esforço conjunto no sentido de estabelecer e de pôr à disposição de ensino público obras e padrões adequados de livro didático-LD."
(Rangel, Egon de Oliveira. A escolha do livro didático de português: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006 p. 16)
Nesse sentido, considera-se que a escolha do livro didático na escola, por meio do PNLD, pode se tornar um rico recurso para o docente. Sobre esse processo de escolha do livro didático e a oportunidade de aprendizagem por meio desta escolha, todas as alternativas abaixo estão corretas EXCETO:
	
	
	
	O livro didático de português pode oferecer um rico material de cultura escrita para os alunos, por meio da exploração de diferentes gêneros textuais.
	
	
	Ao escolherem o livro didático este deve conduzir de forma rígida e sistemática todos os conteúdos que devem ser trabalhados durante o ano letivo.
	
	
	Os professores podem utilizar os livros didáticos criticamente em sala de aula, ou seja, como apoio didático, e não como substituto do planejamento pedagógico e do trabalho docente.
	
	
	As redes de ensino tem a oportunidade de escolherem da forma mais qualificada possível os "seus" livros didáticos.
	
	
	Os docentes devem articular o uso do livro didático com todos os demis materiais disponíveis para a consecução dos objetivos de ensino-aprendizagem estabelecidos pelo projeto político-pedagógico da escola.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Durante as aulas de Língua Portuguesa, o professor deve priorizar uma prática pedagógica que promova o desenvolvimento de várias habilidades, entre elas, a da escrita. Acerca dessahabilidade, assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	
	A competência escritora dos alunos só será desenvolvida se o professor pedir que eles produzam textos na língua padrão.
	
	
	O hipertexto, uma nova forma de produção textual que não obedece a sequências fixadas, deve ser trabalhado pelo professor de Língua Portuguesa.
	
	
	Hoje a escrita não precisa ser prioridade nas escolas, pois com o advento do computador, essa habilidade não tem sido muito exigida no ambiente de trabalho.
	
	
	Para o aluno desenvolver sua competência escritora, basta o professor pedir que ele faça uma boa redação durante a prova.
	
	
	O professor não precisa insistir que todos os alunos produzam textos, pois escrever é uma habilidade que somente algumas pessoas possuem.
	
Explicação:
O ensino de língua portuguesa deve desenvolver e aprimorar a competência leitora e a capacidade de escrita dos alunos, ao mesmo tempo em que estimula o seu senso crítico. Assim, modelos rígidos de ensino, como a produção de textos de acordo com a norma culta, não devem mais ser adotados. Da mesma forma, não se pode aceitar que a competência para produzir textos seja minimizada em função dos avanços tecnológicos.
O professor de língua portuguesa deve incentivar as competências e habilidades de seus alunos para usar adequadamente a língua, utilizando, para tanto, diversos tipos e gêneros textuais. Nesse caso, o hipertexto, que se compõem de diversos gêneros textuais - em linguagem verbal e não verbal - é um ótimo recurso de aprendizagem.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No ensino de língua portuguesa é fundamental distinguir três tipos de atividades ligadas respectivamente:
	
	
	
	Leitura-releitutra-escrita
	
	
	escrita-ortografia-gramática
	
	
	Gramática-leitura-decorar
	
	
	Fala-escrita-leitura
	
	
	Texto-gramática-fonética
	
Explicação:
A criança já chega na escola, normalmente, falando. Logo em seguida começa e escrever e, concomitante a essa prática, vai sendo apresentado à leitura.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		No ensino da linguagem oral, não é suficiente preocupar-se apenas com os aspectos sonoros, como entoação, clareza, altura da voz, dicção e outros. A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo. I ¿ A linguagem oral tem um papel secundário no processo de ensino, sendo uma atividade decorrente da linguagem escrita. II ¿ O trabalho com a linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como, por exemplo, dramatizações teatrais e simulações de programas de rádio. III ¿ O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno é favorecido quando, na escola, há respeito às diferenças e à diversidade. Está correto APENAS o que se afirma em
	
	
	
	(D) I e II
	
	
	(A) I.
	
	
	(B) II.
	
	
	(C) III.
	
	
	(E) II e III.
AULA 2
		A linguagem "corresponde a uma expressão que se constrói no interior da mente e tem na exteriorização apenas uma tradução" (FONSECA; SCORZONI, 2016. p. 16)
PROPOSIÇÃO 1: A linguagem é uma atividade humana que se organiza por meio de signos verbais e não verbais.
PROPOSIÇÃO 2: Por meio da linguagem, o ser humano distanciou-se dos animais, sendo capaz de expressar ideias, sentimentos e emoções de forma organizada. 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	As proposições I e II são falsas.
	
	
	As proposições I e II são verdadeiras, mas a proposição II explica o conceito de "língua".
	
	
	As proposições I e II são verdadeiras, mas apresentam explicações contraditórias sobre o conceito de "linguagem".
	
	
	As proposições I e II são verdadeiras.
	
	
	A proposição I é falsa, e a proposição II é verdadeira.
	
Explicação:
As proposições I e II são verdadeiras, pois a primeira define corretamente o conceito de linguagem e a segunda explica a evolução humana a partir do domínio da linguagem.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Todas as afirmativas abaixo referem-se aos tipos de estratégias que o leitor competente realiza durante uma leitura, EXCETO:
	
	
	
	Inventa sentidos que não são autorizados pelo material linguístico;
	
	
	Estabelece objetivos para a leitura;
	
	
	Aciona conhecimentos prévios;
	
	
	Faz diversos questionamentos, buscando levantar o que já sabe sobre o assunto;
	
	
	Faz previsões, suposições, levanta hipóteses.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Podemos dizer que linguagem é:
	
	
	
	a forma de comunicação dos seres humanos com os animais.
	
	
	um sistema conhecido de comunicação utilizado por animais que só podem expressar um número finito de enunciados que são na sua maioria transmitidos geneticamente.
	
	
	Composta por falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informática, metalúrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros.
	
	
	o modo, meio, maneira, com que naturalmente o ser humano se comunica, seja por meio de expressões, palavras, gestos, imagens, sons, cores, etc., daí classificarmos a linguagem como verbal e não verbal.
	
	
	o conjunto de sinais que determinadas comunidades usam para se comunicar, também entendida como regras gramaticais.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A aquisição da linguagem humana se dá no contexto social das relações humanas, por isso é incorreto afirmar que:
	
	
	
	A linguagem humana está sempre mudando.
	
	
	O homem tem necessidade de se comunicar, quer ser entendido e também entender o outro.
	
	
	O homem não pode utilizar-se de informações deixadas por seus antepassados, pois o desenvolvimento da linguagem não pode depender de registros antigos que não correspondem à realidade atual.
	
	
	A linguagem transmite a cultura de uma sociedade.
	
	
	A linguagem é o "espelho" de uma sociedade.
	
Explicação:
O homem tem um contato com seus antepassados e descendentes, e um sentido de história e tradição. Tudo isso é possível graças à linguagem.
Essa capacidade de comunicação possibilitou a organização do homem em sociedades complexas além de o manter em contínuo estado de mudança.
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A linguagem se manifesta por diferentes meios (simbólico, visual, gestual, etc.). Assim, a linguagem pode ser verbal ou não verbal. De acordo com o que foi estudado na disciplina, encontramos exemplo de linguagem verbal:
	
	
	
	 na fala somente.
	
	
	nos sons e nas cores.
	
	
	nos gestos e nos sinais de trânsito.
	
	
	apenas na escrita somente.
	
	
	na fala e na escrita.
	
Explicação:
As opções B, C, D e E estão incorretas porque não relacionam a linguagem verbal com a escrita e a fala, ou seja, com o uso da palavra. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De acordo com Travaglia (2009) a linguagem é um lugar de interação humana, e interação comunicativa que se efetiva em um contexto sócio histórico e ideológico, possibilitando aos usuários da língua interagir enquanto sujeitos sociais. Neste contexto, podemos entender a linguagem enquanto:
	
	
	
	sistema de interação e transmissão de informações cuja função primordial  é  a de estabelecer comunicação.
	
	
	processo de comunicação, interação e pensamento, que se concretiza a partir de diferentes experiências e dos diferentes usos da Língua. Portanto, a língua é um fato social que se constitui a partir das interações sociais e, desta maneira, não pode ser compreendida fora dos sujeitos.
	
	
	processo de transmissão de cultura que não considera a relação dos sujeitos, mas atribui importante papel ao processo comunicativo.processo de comunicação, que se concretiza independente do contexto sócio histórico, bem como não considera as diferentes experiências e os diferentes usos da Língua.
	
	
	sistema de transmissão, comunicação que se constitui a partir dos fatos e ideias transmitidas de um sujeito para o outro, através da língua.
	
Explicação:
De acordo com a reflexão proposta por Travaglia (2009), a linguagem pode ser compreendida enquanto processo de comunicação, interação e pensamento, que se concretiza a partir de diferentes experiências e dos diferentes usos da Língua. Portanto, a língua é um fato social que se constitui a partir das interações sociais e, desta maneira, não pode ser compreendida fora dos sujeitos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a noção de língua é correto afirmar:
	
	
	
	Limita-se a quem fala ou escreve.
	
	
	Constitui-se a partir de um conjunto de elementos que se organizam através de regras estruturadas a partir de suas relações internas. Ou seja, trata-se de um código estático e imutável.
	
	
	Apenas seres humanos se comunicam através da língua.
	
	
	Seres humanos e animais possuem a capacidade de se comunicar a partir da língua.
	
	
	Apreende diversos processos de comunicação, a exemplo da linguagem dos animais, linguagem corporal, linguagem oral, linguagem escrita.
	
Explicação:
O uso da língua, enquanto forma de comunicação, é uma marca humana.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		"A linguagem é nossa via de acesso ao mundo e ao pensamento, ela nos envolve e nos habita, assim como a envolvemos e a habitamos. Ter experiência da linguagem é ter uma experiência espantosa: emitimos e ouvimos sons, escrevemos e lemos letras, mas, sem que saibamos como, experimentamos e compreendemos sentidos, significados, significações, emoções, desejos, ideias. [...]."
  CHAUÍ, M. A linguagem. In:. Convite à filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 155
O texto acima apresenta uma concepção de Linguagem. Assinale a alternativa que corresponde a essa concepção de Linguagem:
	
	
	
	O processo de comunicação, que se concretiza independente do contexto sócio histórico, bem como não considera as diferentes experiências e os diferentes usos da Língua.
	
	
	Instrumento de comunicação, cuja principal função é a transmissão de informações. É colocado em relevo o circuito da comunicação: um emissor transmite a um receptor, através de um canal, uma informação colocada em código.
	
	
	Forma ou lugar de ação ou interação. Os interlocutores são sujeitos que ocupam determinados lugares sociais num dado contexto sócio histórico e em diferentes situações comunicativas, não só traduzindo e externando pensamentos e sentimentos, transmitindo informações, mas principalmente atuando uns sobre os outros através da linguagem.
	
	
	Sistema de transmissão de informações cuja função primordial  é  a de estabelecer comunicação, independe dos significados atribuídos às palavras para que a comunicação se efetive.
	
	
	Capacidade inata e universal, que faz parte da herança genética do ser humano e permite a ele reconhecer e produzir um número infinito de sentenças gramaticais atribuindo-lhes, respectivamente, uma interpretação semântica e uma interpretação fonológica.
	
Explicação:
Forma ou lugar de ação ou interação. Os interlocutores são sujeitos que ocupam determinados lugares sociais num dado contexto sócio histórico e em diferentes situações comunicativas, não só traduzindo e externando pensamentos e sentimentos, transmitindo informações, mas principalmente atuando uns sobre os outros através da linguagem.
	
		"A importância e o valor dos usos da linguagem são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento."
Com essa afirmação, os Parâmetros ratificam a inter-relação que há entre:
	
	
	
	história e classes sociais.
	
	
	pedagogia e lingüística.
	
	
	linguagem e sociedade.
	
	
	escola e linguagem.
	
	
	ensino e linguagem
	
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com os PCNs, são objetivos do ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental, EXCETO:
	
	
	
	ensinar a gramática da língua padrão por meio de exercícios de análise morfológica e sintática a partir de palavras e frases, pois os alunos ainda não conseguem analisar textos.
	
	
	utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam.
	
	
	valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário.
	
	
	compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.
	
	
	expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos - tanto orais como escritos - coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados.
	
Explicação:
Segundo os PCNs (2000), ¿o domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.¿ (p.23)
Dessa forma, o professor de Língua Portuguesa não deve dar ênfase a estudos gramaticais em seus diversos aspectos normativos em detrimento da inserção do aluno na sociedade e na cultura da qual ele faz parte.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale a única afirmativa INADEQUADA quanto ao conceito sobre a linguagem:
	
	
	
	A linguagem desempenha a tarefa da função social da sociedade.
	
	
	A linguagem apresenta também uma função simbólica, através da qual as palavras adquirem conteúdos significativos.
	
	
	A linguagem verbal é a única forma de comunicação eficiente entre os seres humanos.
	
	
	A linguagem representa o universo real em que o homem vive e o universo imaginário que ele cria.
	
	
	A linguagem constitui e torna possíveis as relações do homem com o mundo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		" A Língua não pode vista como uma questão de certo e errado. " ( Antunes, 2007). Esta afirmação pode ser entendida como:
	
	
	
	O trabalho do professor precisa e deve ser pautado sempre no que está certo e desprezar, principalmente, os falares presentes em sala de aula.
	
	
	A citação acima reforça que o trabalho do professor precisa estar voltado para o que é certo, corrigindo, em sala, toda forma de falar que foge ao padrão.
	
	
	A língua portuguesa possui uma gramática formal, tradicional e o seu uso deve ser obrigatório e rígido em sala. Os alunos não podem desviar da norma em seus falares.
	
	
	A língua deve ser vista muito além de certo e errado. Por ser parte de nós mesmos, traduz as realidades sociais e culturais. É por meio dela que interagimos com o grupo e desenvolvemos nosso pertencimento à uma determinada comunidade.
	
	
	A língua portuguesa deve ser ensinada nas escolas de forma normativa, desprezando-se toda e qualquer variante linguística presente em sala de aula.
	
	Gabarito
Coment.5.
		Durante as aulas de Língua Portuguesa para alunos do 3º ano do ensino fundamental I, o(a) professor(a) recorre, com freqüência, aos exercícios do tipo leia e complete, desconectados de qualquer reflexão sobre o uso da linguagem. Essa prática revela que:
	
	
	
	esses exercícios exigem que os alunos desenvolvam sua capacidade de interpretar e compreender textos de diferentes gêneros.
	
	
	os usuários da língua se comunicam por frases isoladas dos contextos comunicativos;
	
	
	os exercícios com frases são mais adequados aos alunos do 3º ano, já que eles ainda não têm maturidade para aprender a partir de textos completos;
	
	
	completar as lacunas é um exercício eficaz ao desenvolvimento da linguagem, pois conduz o aluno a enriquecer seu repertório;
	
	
	permanece a cultura escolar em que o aprender sobre a língua está desvinculado das práticas de linguagem.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinale a alternativa que não seja uma proposta didática orientada pelos PCNs.
	
	
	
	Práticas de leitura colaborativa.
	
	
	Atividades sequenciadas de leitura.
	
	
	Atividades permanentes de leitura.
	
	
	Memorização de regras gramaticais.
	
	
	Projetos de leitura.
	
Explicação:
Os PCNs não recomendam memorização de regras gramatiais. Esse método antigo de há muito foi abolido no estudo da língua. O aluno precisa compreender o sistema linguístico e entender a normalidade de suas variações, para assim empregar com habilidade as diversas formas de comunicação que a língua propõe de acordo com o ambiente em que se encontra.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Veja esta tira em que Tantra e Luke se comunicam com o amigo Orelha.
Observando a linguagem das personagens, podemos afirmar que:
	
	
	
	a variedade lingüística utilizada por Tantra e Orelha, nessa situação, foge à norma culta, portanto, não serve para se comunicar.
	
	
	só é usada por pessoas de nível intelectual muito baixo e que nunca tiveram acesso à escola.
	
	
	o fato de as personagens serem jovens e abusarem da gíria, não impede de haver interação entre os envolvidos no ato de comunicação.
	
	
	demonstra desleixo com a norma culta e desrespeito para os que lêem.
	
	
	a linguagem utilizada pelas personagens é inadmissível em qualquer ato de comunicação formal ou informal.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O que distingue o homem dos animais é sua capacidade de comunicar ideias, expressar sensações emoções. Partindo-se dessa capacidade de comunicação, temos os conceitos de língua e de linguagem. Nas alternativas a seguir, qual apresenta INCORRETAMENTE o conceito de língua?
	
	
	
	É através da língua, um sistema particular de representações de signos de um mesmo espaço social e cultural que nós, seres humanos, selamos nossa adesão a um determinado grupo.
	
	
	A Língua existe em razão da fala, da comunicação, da expressão que os seres humanos realizam através da interação entre uns com os outros.
	
	
	Língua é um conjunto de sinais (palavras) e de um sistema convencional organizado e estabelecido pelo grupo social que se comunica e interage dentro de uma uniformidade de sentido e contexto
	
	
	Língua é um conjunto de representações que a atividade humana construiu através de uma organização de símbolos verbais ou não verbais.
	
	
	A língua varia, ou seja, mesmo dando sentido a um determinado grupo, possui níveis de ¿falares¿ dos seus diversos contextos de uso.
		Atualmente, considera-se que o trabalho com a produção de textos em diferentes gêneros discursivos amplia a capacidade produtiva dos alunos, melhora sua capacidade linguística e proporciona uma visão de mundo mais ampla e crítica. Qual das alternativas a seguir NÃO está de acordo com essa nova visão acerca do trabalho com a leitura e a escrita nas aulas de Língua Portuguesa?
	
	
	
	Para cada momento da comunicação, seja verbal ou escrito, o indivíduo precisa saber que há uma especificidade, um gênero discursivo que determina os contextos interacionais.
	
	
	É função do professor, enquanto agente de letramento, criar situações de familiarização ou inserção dos alunos nas práticas de usos da escrita.
	
	
	A produção discursiva na escola serve apenas como processo de avaliação e de atividades escolarizadas e não precisam produzir discursos.
	
	
	A diversidade de textos escritos que circulam em nossa sociedade, sejam físicos ou virtuais, devem ser um estímulo e uma fonte de pesquisa tanto da parte do professor como do aluno.
	
	
	Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, as quais geram usos sociais que os determinam.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A Linguagem é uma faculdade específica do ser humano, visto que:
	
	
	
	O ser humano repete ritualisticamente as mesmas falas nas mesmas situações.
	
	
	A linguagem verbal é a única forma de comunicação eficiente entre os seres humanos.
	
	
	O ser humano cria infinitos enunciados para as mesmas situações, inclusive.
	
	
	O ser humano é como o animal, cria infinitamente enunciados.
	
	
	A linguagem é uma faculdade que orienta exclusivamente o comportamento humano em termos físicos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A língua portuguesa está presente nos continentes. Temos nove nações que têm o idioma como oficial, a saber: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabor Verde, São Tomé e Príncipe e:
	
	
	
	Romênia.
	
	
	Gana.
	
	
	Timor Leste.
	
	
	Etiópia.
	
	
	Somália.
	
Explicação:
O Timor Leste é a nação que falta na lista. Macau e Goa, a primeira na China e a segunda na Índia, ambas são regiões na Ásia, mas perderam a força linguística e não possuem o idioma português oficialmente.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre a Linguagem é correto afirmar que:
	
	
	
	é a capacidade de se expressar unicamente por meio da escrita e de signos verbais.
	
	
	a linguagem não-verbal é a forma mais eficiente de comunicação entre os seres humanos.
	
	
	é objeto de interação humana, como o lugar de constituição de relações sociais.
	
	
	é um sistema linguístico acabado, garantindo a sua compreensão pelos locutores de uma comunidade.
	
	
	trata-se de modelo exclusivamente escrito da comunicação humana em sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A professora de uma escola pública municipal afirmou, na reunião de planejamento, que estimula o desenvolvimento da linguagem oral dos seus alunos, uma vez que, com freqüência, pergunta a opinião das crianças sobre os textos lidos em sala de aula. O equívoco presente na afirmação apresentada pela professora diz respeito à concepção de que:
	
	
	
	a atividade proposta propicia a exploração das diferenças e semelhanças entre o oral e o escrito.
	
	
	as atividades lúdicas com a oralidade promovem a interação e o desenvolvimento da habilidade de expressão.
	
	
	as oportunidades para planejar, criteriosamente, diferentes gêneros próprios da linguagem oral estão presentes na atividade proposta pela professora.
	
	
	a atividade proposta permite o uso da linguagem oral apenas em situações em que os alunos deverão expressar o que pensam.
	
	
	a atividade proposta inclui oportunidades para que os alunos possam elaborar diferentes gêneros de textos orais.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A modalidade oral da língua tem estado fora dos programas de ensino da escola. Acredita-se que esse fato se devaà visão equivocada de que, como o aluno se expressa fluentemente na esfera do oral, não é necessário focalizar esse uso. Outro fator que parece influenciar na decisão dos professores de não trabalhar com as práticas orais é a crença de que a escrita tem status superior à fala. Novo equívoco que acompanha o fazer pedagógico na área. De fato, nas sociedades letradas, a escrita possui um valor inestimável, entretanto a oralidade segue ao lado do desenvolvimento da escrita. Sabe-se, por outro lado, que, em situações que exigem um certo grau de formalidade, nossos jovens têm grandes dificuldades no desempenho oral. Mesmo nas ocasiões de apresentação de trabalhos em sala de aula, é comum que os alunos se sintam embaraçados e "embaralhados" com o que têm a dizer. Portanto, os exercícios de oralidade não devem se ausentar das atividades escolares, especialmente quando se dirigem para o desempenho lingüístico em contextos mais formais, já que, na esfera do cotidiano, os alunos já dominam essa forma de expressão. Na escola, portanto, é necessário que os alunos, cientes de que as situações de interação verbal se diferenciam também pelo grau de formalidade que exigem, aprendam a usar a modalidade oral da língua de acordo com o assunto tratado, com os papéis dos interlocutores e com a intenção comunicativa. Para isso, é importante que o professor proponha atividades de produção e interpretação de variados tipos de textos orais, de observação e análise de seus diferentes usos e de reflexão sobre os recursos que a língua apresenta para isso.
(Marcuschi, Luiz Antônio. Critérios para ensino de língua com vistas a uma avaliação da redação de vestibular. 2002.)
Podemos dizer que o principal objetivo do texto é:
	
	
	
	aprofundar a discussão sobre as diferenças entre as modalidades oral e escrita da língua.
	
	
	propor atividades que podem ser utilizadas em sala de aula para trabalhar a língua falada
	
	
	comprovar, por meio de dados objetivos, a dificuldade que têm os alunos no desempenho oral.
	
	
	defender a necessidade do trabalho com a modalidade oral nas escolas.
	
	
	criticar a escola, por não trabalhar adequadamente a modalidade oral da língua.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Leia as afirmações abaixo e assinale a incorreta.
	
	
	
	A linguagem pode se manifestar de forma verbal ou não verbal.
	
	
	No processo de comunicação, utilizamos diversas formas de linguagem. Contudo, ao utilizamos a linguagem não-verbal, imediatamente a transformamos em linguagem verbal para decodificar a imagem visualizada.
	
	
	A escola possui a responsabilidade de garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos, pois estes são necessários a participação social e ao exercício da cidadania discente.
	
	
	O domínio da língua permite a comunicação, interação, acesso à informação e significação de mundo e, portanto, possui estreita relação com a possibilidade de participação social.
	
	
	Não há diferença entre língua e linguagem, pois ambas possibilitam interação e socialização humana.
	
Explicação:
Há diferença sim! A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Historicamente, o ser humano sempre procurou estabelecer contato com o seu semelhante, a fim de transmitir uma informação ou uma ideia. Dessa forma, desenvolveu a linguagem.
Quanto à noção de linguagem, é INCORRETO afirmar:
	
	
	
	Fato social, produto da cultura e, simultaneamente, instrumento de transmissão cultural.
	
	
	Processo de interação dialógica que varia conforme contexto em que se manifesta, o tempo histórico e o grupo social.
	
	
	Atividade de natureza social e dialógica, que se constitui na interação verbal.
	
	
	Processo de comunicação e interação entre os sujeitos, que pode se manifestar por diferentes meios (simbólico, visual, gestual).
	
	
	Sistema de signos empregados na intercomunicação social que se realiza histórica e culturalmente, como os idiomas e a língua dos sinais (LIBRAS). 
	
Explicação:
Conceitua-se como Linguagem uma organização de símbolos verbais ou não verbais, resultado do seu contato com o outro e de suas experiências com o objeto. O sistema de signos organizados que dão origem a idiomas e a LIBRAS denomina-se Língua.
AULA 3
		São etapas da sequência didática de produção de texto apresentada por SCHNEUWLY e DOLZ (2004), EXCETO:
	
	
	
	Produção final
	
	
	Pausa protocolada
	
	
	Produção inicial
	
	
	Apresentação do projeto e situação comunicativa
	
	
	Módulos
	
Explicação:
Na pausa protocolada o professor lê uma parte da estória e faz várias perguntas aos alunos para que eles façam previsões sobre o que vai acontecer. Para fazer isso o aluno tem que ter entendido o que foi lido, e fazer projeções a respeito do que pode vir a acontecer. À medida que se avança no texto, mais informações devem ser lembradas e levadas em consideração, o aluno deve, então, fazer previsões e checar a compatibilidade dessas previsões com o que já é sabido do texto. Essa é uma tarefa interessante porque trabalha com relações de causa / conseqüência.
Neste tipo de atividade existem algumas perguntas que o professor não deve deixar de fazer para os alunos. Entre elas podemos citar: combaseemquêvocêestáfazendoessaprevisão?¿ecombaseemquêvocêestáfazendoessaprevisão?¿eque dicas do texto você está usando?¿. Essas perguntas ajudam os alunos a tornar mais consciente o processo de interpretação de texto.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Vivemos em um mundo de imagens que ganham cada vez mais importância. Muitos criticam a época em que vivemos como fase de empobrecimento da linguagem, esquecendo-se de que a linguagem verbal não é a única maneira que o homem tem de se expressar e comunicar. A esse respeito só NÃO se pode afirmar:
	
	
	
	Nos indivíduos mesclam-se as inteligências verbal, lógico-matemática, musical, espacial/visual, corporal, inter e intra-pessoal, além da naturalística.
	
	
	A leitura linear de textos deve ser mais valorizada em sala de aula, pois a inteligência, em qualquer indivíduo, opera de forma verbal ou lógico matemática.
	
	
	Boa parte dos teóricos da educação entendem que cada indivíduo possui uma combinação das múltiplas inteligencias, com maior ou menor presença de cada tipo.
	
	
	Ao integrar imagens, ilustrações textos e números, essas informações tornam-se aliados poderosos na organização apresentação e transmissão de informações.
	
	
	Como o ser humano é uma espécie visual, ou seja, mais da metade do nosso cérebro tem a ver com o processamento de informação visual, a leitura e compreensão de recursos verbais tende a ser complementada pelos recursos não-verbais.
	
Explicação:
A todo tipo de leitura deve ser valorizada em sala de aula.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Segundo Travaglia, são três as concepções de gramática:
	
	
	
	normativa - descritiva - internalizada.
	
	
	normativa - sintática - verbal.
	
	
	descritiva - internalizada - histórica.
	
	
	normativa - universal - reflexiva.
	
	
	morfológica - normativa - geral.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Segundo os direitos de aprendizagem da leitura (EIXO 3), a criança deve aprender estabelecer relação entre o texto que lê e outros textos já lidos. Essa habilidade diz respeito a:
	
	
	
	Informatividade.Condições de produção.
	
	
	Intertextualidade.
	
	
	Coesão.
	
	
	Coerência.
	
Explicação:
A intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto. 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Leia o texto escrito por uma criança para o mural da escola:
Vendu uma muchila rocha por 10 real.
Marcos 2.º A da manhã
O diagnóstico das necessidades de aprendizagem desse aluno indica que ele:
I. transcreve a fala (vendu, muchila);
II. não usa a concordância nominal da variante culta (10 real);
III. não sabe que o mesmo fonema pode ser grafado com diferentes letras (rocha);
 IV. não sabe que o gênero anúncio deve conter título e identificação do anunciante.
Estão corretas:
	
	
	
	III e IV, apenas.
	
	
	II e IV, apenas.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Leia a afirmativa : "Ser comunicativamente bem sucedido é mais que uma questão de saber gramática" (ANTUNES, 2007).
Considerando-se a metodologia de ensino de gramática, marque a única opção falsa:
	
	
	
	Só o conhecimento das estruturas sintáticas do texto garantem uma comunicação perfeita.
	
	
	O conhecimento de mundo do leitor permite a ele interpretar coerentemente um enunciado.
	
	
	O uso de determinadas categorias gramaticais torna-se fator decisivo no que diz respeito à boa compreensão da seqüência do texto.
	
	
	A exigência da leitura, por parte da escola, é uma forma de facilitar a experiência da troca verbal entre os alunos.
	
	
	A interação verbal (oral ou escrita) completa entre os interlocutores exige não só o conhecimento do mundo, como o uso de estratégias específicas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		"Quando os lusitanos aportaram em terras brasileiras, deparam-se com uma cultura que, até então, para eles era desconhecida." A  a conjunção destacada no texto anterior pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
	
	
	
	sempre que
	
	
	assim que
	
	
	à medida que
	
	
	contudo
	
	
	antes que
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Leia o texto abaixo:
O ensino da Literatura versa como o mais antigo do Brasil, sob a batuta dos padres jesuítas que aqui aportaram com a missão de catequizar o Novo Mundo. Formar catequistas para a conversão de gentios e versados nas ¿belas letras¿, para o culto da arte em si: eis a finalidade do ensino jesuítico. Um ensino completamente destoante do contexto colonial meramente agromercantil. A educação brasileira historicamente primou por manter um abismo entre o ensino e a realidade. Com a Literatura, é claro, não podia ser diferente. Seu ensino tinha objetivos bastante pragmáticos: catequizar índios e produzir uma casta de iniciados. Chega ao século XX substituindo antologias por livro didático, alguns autores antigos por outros contemporâneos. Todavia, continua marcado pelo formalismo, distante da realidade, predominando os estudos historiográficos. Os alunos continuam, de modo diferente, privados de um contato direto com aquilo que deveria ser o seu objeto de estudo: a Literatura. O ranço utilitário do ensino de Literatura impede-nos de conceber o ato de ler como um valor cujo sentido reside nele mesmo. Destinar finalidades outras ao estudo do texto literário, na sala de aula, tais como realizar exercícios de gramática e interpretações óbvias, desenvolver criatividade (dramatizações, jograis, ilustração etc) e dissertações, entre outros, é desconsiderar a leitura do texto literário como uma possibilidade intelectual de orquestrar real, simbólico, imaginário, razão e emoção. A serviço de interesses diversos (estudo da história literária e da cultura, veiculação de conhecimentos instituídos) o texto literário, na escola, tornou-se insensível aos interesses do aluno. (...)
(Marcuschi, Luiz Antônio. Critérios para ensino de língua com vistas a uma avaliação da redação de vestibular)
O fato de o texto literário ter-se tornado, na escola, ¿insensível aos interesses do aluno¿ é, segundo o texto, resultado principalmente de:
	
	
	
	a escola ter optado por substituir as antologias pelos livros didáticos.
	
	
	os professores ainda conservarem o ranço utilitário no ensino de Literatura.
	
	
	os alunos se sentirem forçados a um contato mais direto com os livros.
	
	
	os professores terem desprezado os autores antigos e privilegiado os contemporâneos.
	
	
	o ensino ter abandonado os relevantes estudos historiográficos
	
	
		Considere o texto: 
Em lugar de ajudar o aluno a refletir sobre a ortografia de nossa língua, essas atividades são conduzidas com o espírito de verificar se ele está escrevendo corretamente ou não;  Levam o aluno a assumir ante a ortografia uma atitude mecânica, passiva, de quem aprende "repetindo", "imitando um modelo certo", de modo que ele pode chegar a cumprir as exigências do professor (e acertar!) sem ter deduzido ou inferido nada.
(Artur Gomes de Morais, Ortografia: ensinar e aprender)
As atividades a que o texto se refere estão devidamente exemplificadas em:
	
	
	
	o ditado, a cópia, os exercícios de treino e a recitação de regras.
	
	
	a reescrita de textos, as atividades de classificação, os exercícios de treino e o ditado.
	
	
	o quadro de regras, os exercícios de treino, a classificação de palavras e a comparação.
	
	
	o uso de gramática, a reescrita de texto, a visita à biblioteca e a cópia.
	
	
	a comparação, a cópia, o uso do dicionário e a reescrita de textos
	
Explicação: As atividades a que se refere o texto podem ser exemplificadas a partir do ditado, cópia, exercícios de treino e a recitação de regras. Ou seja, atividades de cunho mecânico, pouco reflexivas e descontextualizadas que apresentam um caráter reducionista do ensino de Língua.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre a fonética é correto dizer:
	
	
	
	Preocupa-se com os sons da língua, mas na perspectiva de sua função. Ocupa-se dos aspectos interpretativos dos sons, de sua estrutura funcional.
	
	
	Estuda o tipo de construção e organização das frases.
	
	
	Estuda o signo linguístico reduzido a sua expressão mais simples (morfemas), e a combinação entre esses morfemas formando unidades maiores, como a palavra e o sintagma.
	
	
	Estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição.
	
	
	Preocupa-se com o significado, a natureza e os usos desses significados.
	
Explicação:
Esta opção, "Estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição." é a explicação adequada para o conceito de fonética.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		"Parece muito produtivo, para a educação nacional, que a escola participe, por meio do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD do debate e do esforço conjunto no sentido de estabelecer e de pôr à disposição de ensino público obras e padrões adequados de livro didático-LD." (Rangel, Egon de Oliveira. A escolha do livro didático de português: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006 p. 16)
Nesse sentido, considera-se que a escolha do livro didático na escola, por meio do PNLD, pode se tornar um rico recurso para o docente. Sobre esse processo de escolha do livro didático e a  oportunidade de aprendizagem por meio desta escolha, todas as alternativas abaixo estão corretas EXCETO:
	
	
	
	As redes de ensino tem a oportunidade de escolherem da forma mais qualificada possível os "seus" livros didáticos.
	
	
	Ao escolherem o livro didático este deve conduzir de forma rígida e sistemática todos os conteúdos que devem ser trabalhados durante oano letivo.
	
	
	Os professores podem utilizar os livros didáticos criticamente em sala de aula, ou seja, como apoio didático, e não como substituto do planejamento pedagógico e do trabalho docente.
	
	
	Os docentes devem articular o uso do livro didático com todos os demis materiais disponíveis para a consecução dos objetivos de ensino-aprendizagem estabelecidos pelo projeto político-pedagógico da escola.
	
	
	O livro didático de portugês pode oferecer um rico material de cultura escrita para os alunos, por meio da exploração de diferentes gêneros textuais.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Indique a resposta ERRADA quanto às afirmações sobre os tipos de gramática.
	
	
	
	A gramática histórica estuda a origem e a evolução de uma língua.
	
	
	A gramática normativa é reconhecidamente a gramática tradicional.
	
	
	A gramática implícita descreve e registra as unidades,categorias e mecanismos de uma determinada língua.
	
	
	A gramática descritiva não se volta somente para o padrão culto da língua.
	
	
	A gramática normativa prescreve o que é considerado correto e errado de acordo com as normas da variante culta.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimentos, validar no texto suposições feitas. (BRASIL, p.69 e 70). Seguindo as orientações dos PCNs o professor de língua materna, ao trabalhar a leitura de um texto, deveria promover no aluno, EXCETO:
	
	
	
	a leitura, sobretudo, como forma de avaliar se os alunos estão prestando atenção nas atividades de sala de aula, nomeando sempre os estudantes para prosseguir a leitura.
	
	
	a leitura como fonte de novas informações tanto para o estudante quanto para o docente.
	
	
	o desfrute ou recusa de informações advindas do texto.
	
	
	a valorização do arquivo cultural construído familiarmente.
	
	
	a avaliação de dados que têm diante de si.
	
Explicação:
Observe que nessa opção, "a leitura, sobretudo, como forma de avaliar se os alunos estão prestando atenção nas atividades de sala de aula, nomeando sempre os estudantes para prosseguir a leitura.", há um equívoco porque os PCNs não tratam da leitura como forma de avaliação, nem dos alunos prestarem atenção nas atividades de sala de aula, nem mesmo a importância de chamar o aluno pelo nome. Claro que esses fatores - tratar o aluno pelo nome e cuidar da atenção que os alunos devem dispensar nas aulas -, interferem na relação professor/aluno e no aprendizado que vem da leitura.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre o ensino da ortografia no Ensino Fundamental I, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	Tão importante quanto ensinar o que é ortografia e quais os mecanismos do nosso sistema de escrita em geral, é ensinar como ter uma dúvida ortográfica e como resolvê-la.
	
	
	É na alfabetização que os alunos devem aprender a ortografia de todas as palavras, aliás, este é um dos critérios para aprovação ou retenção.
	
	
	O uso do ditado como treino ortográfico faz com que o aluno escreva corretamente as palavras desde que pense para escrever.
	
	
	Para garantir a eficiência da escrita sem erros ortográficos deve-se fazer uso diariamente do ditado, visto que tal prática acaba facilitando o trabalho do aluno.
	
	
	Com as novas ideias pedagógicas, a ortografia não é mais tão importante, melhor é que o aluno escreva do seu jeito e o professor evite as correções.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos; que estabeleça relação entre o texto que lê e outros textos já lidos; que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos. (BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, 1º a 4º séries. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997)
Um texto não é uma soma arbitrária de palavras ou frases, mas um todo coeso, coerente e estruturado, isto é, um conjunto de elementos interligados de acordo com uma sequência e com as regras gramaticais da língua portuguesa. Os elementos discursivos, como afirma o texto, exercem as funções abaixo, EXCETO:
	
	
	
	Contribuem para a coesão de um texto (oral ou escrito).
	
	
	Ordenam as informações contidas no texto ajudando na compreensão do mesmo.
	
	
	Podem expressar uma conclusão, uma inferência (dedução lógica a partir do já exposto).
	
	
	Permitem estabelecer conexões entre enunciados, de modo a construir um discurso coeso e coerente.
	
	
	Estabelecem conexão com os conhecimentos prévios do leitor e com outros textos.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em relação ao ensino da gramática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os PCN afirmam que "não é possível tomar como unidades básicas do processo de ensino as que decorrem de uma análise de estratos letras/fonemas, sílabas, palavras, sintagmas, frases que, descontextualizadas, são normalmente tomados como exemplos de estudo descontextualizados, são normalmente tomados como exemplos de estudo gramatical e pouco tem a ver com a competência discursiva.'' (BRASIL, 1998, p.23) Sobre o ensino da gramática os anos iniciais do Ensino Fundamental, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
	
	
	
	O ensino da gramática deve ir além de explorar nomenclaturas e regras que nos apresentam classes granaticais e ses elementos de maneira descontextualizada.
	
	
	Sabemos que para ler, escrever, compreender um texto e se expressar de maneira competente e adequada, precisamos de muito mais que conhecimentos gramaticais.
	
	
	Os PCN propõe desenvolver a gramática a partir de atividades com textos, explorando sua diversidade de gêneros e, desta maneira, contextualizando o ensino da língua.
	
	
	Os alunos antes de ter contao com a escola, fazem uso da língua, sistematizando-a através de diferentes empregos linguisticos. Ou seja, conhem a gramática e fazem uso da mesma sem conhecer as mesmas.
	
	
	O professor dos anos iniciais do ensino fundamental não deve se preocupar com o ensino da gramática. Ele deve apenas valorizar a cultura oral do aluno e explorar a maneira como eles se comunicam (falam e escrevem).
	
Explicação:
É claro que o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental precisa se preocupar com o ensino da gramática, procurando mostrar a diferença entre a linguagem formal e a linguagem informal.
		Sobre a fonologia é correto dizer:
	
	
	
	Estuda o signo linguístico reduzido a sua expressão mais simples (morfemas), e a combinação entre esses morfemas formando unidades maiores, como a palavra e o sintagma.
	
	
	Preocupa-se com os sons da língua, mas na perspectiva de sua função. Ocupa-se dos aspectos interpretativos dos sons, de sua estrutura funcional.
	
	
	Preocupa-se com o significado, a natureza e os usos desses significados.
	
	
	Estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição.
	
	
	Estuda o tipode construção e organização das frases.
	
Explicação:
A opção "Preocupa-se com os sons da língua, mas na perspectiva de sua função. Ocupa-se dos aspectos interpretativos dos sons, de sua estrutura funcional." é a que melhor explica a fonologia.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia o texto abaixo e responda à pergunta:
As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto Recorde-se o célebre e belo quadro de Renoir, La Liseuse: a mulher e seu livro, toda a luz em face e em seu livro, olhos baixos presos ao texto, indiferentes ao espectador, ao em volta; e nem há o em volta, que é feito só de sombras e cores, azuis e verdes e cinzas. Nenhuma forma, ser ou objeto: só a mulher e seu livro, e a luz que ilumina rosto e página, nada mais. Será a leitura esse ato solitário, que afasta o mundo e do mundo? Só o leitor e o texto? O isolamento, o mundo ausente, espaço/tempo de incontaminada intersubjetividade? Não. Leitura não é esse ato solitário; é interação verbal entre indivíduos, e indivíduos socialmente determinados: o leitor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e com os outros; o autor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e os outros; entre os dois: enunciação; diálogo? Enunciação é, portanto, processo de natureza social, não individual, vinculado às condições de comunicação que, por sua vez, vincula-se às estruturas sociais ¿ o social determinando a leitura e constituindo seu significado. (...) (SOARES, M. B. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAN, Regina e Silva, Ezequiel Theodoro da (Orgs.). São Paulo: Ática, 2005, p. 18).
Assinale a alternativa na qual se depreendem CORRETAMENTE as ideias acerca de leitura, apresentadas no texto acima.
	
	
	
	Em um processo de leitura, para que o leitor construa o sentido daquilo que lê, é necessário tão somente a decodificação do que está escrito, e ele assim o faz a partir do seu conhecimento formal do sistema linguístico.
	
	
	A descrição do quadro de Renoir, apresentada no texto acima, nos leva à compreensão de que o ato de leitura exige recolhimento, porque é um ato solitário.
	
	
	No ato da leitura, os sentidos daquilo que se lê são construídos fora do processo de interação texto leitor, isto é, preexistem à interação.
	
	
	No ato de leitura, o sentido daquilo que se lê é construído a partir da mobilização de um conjunto de saberes constituídos formal e socialmente.
	
	
	Tal como é descrito no quadro, para que se leia compreensivamente são necessários apenas o leitor, o livro e a luz, e o afastamento do mundo, ¿nada mais¿.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Uma professora que trabalha com uma turma de PIC, da 3.ª série, leu para seus alunos a história de uma bruxinha muito má, que, depois de se apaixonar por uma flor, queria se tornar uma pessoa boa. A professora pediu a seus alunos que sugerissem formas de ajudar a bruxinha. Depois de muitas sugestões, os alunos elegeram "a poção mágica" para solucionar o problema. A professora problematizou a situação: o que é essa poção? De que é feita? Como é feita? Os alunos procuraram explicar o que consideravam ser essa poção e como poderia ser feita. Um aluno propôs que fizessem uma receita da poção. A professora, atuando como escriba, registrou os ingredientes na lousa. A professora pediu a ajuda dos alunos na escrita de algumas palavras. Em seguida, estruturaram o modo de fazer da poção. Os alunos deram ideias, discutiram, argumentaram e fundamentaram suas opiniões. A professora realizou intervenções, para que os alunos elaborassem melhor seus argumentos.
É correto afirmar que essa atividade:
I. representou um desafio alcançável para os alunos, levando em conta suas competências atuais e fazendo-as avançar com a ajuda necessária;
II. provocou um conflito cognitivo e promoveu a atividade mental dos alunos, necessária para que se estabeleçam relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios;
III. promoveu uma atitude favorável, motivadora em relação à aprendizagem dos novos conteúdos.
Está correto o contido na alternativa:
	
	
	
	I, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Apresenta competência comunicativa aquele que tem capacidade de
	
	
	
	produzir frases que sejam consideradas apenas as estruturas da língua na sua variante padrão - a de maior prestígio social -, sendo assim mais apropriadas ao que se quer dizer em dada circunstância.
	
	
	compreender e interpretar textos de acordo com o contexto social e situacional.
	
	
	preocupar-se com o discurso a ser utilizando nas diferentes situações de vida.
	
	
	usar corretamente as diversas possibilidades presentes na estrutura da língua padrão.
	
	
	usar a língua como forma de produzir e compreender textos adequados a que se obtenha de efeitos de sentido desejados em situações específicas e concretas de interação comunicativa.
	
Explicação: "A competência comunicativa é a capacidade do usuário da língua de produzir e compreender textos adequados à produção de efeitos de sentido desejados em situações específicas e concretas de interação comunicativa. Portanto, é a capacidade de utilizar os enunciados da língua em situações concretas de comunicação. A competência comunicativa envolve a competência linguística ou gramatical para produzir frases que sejam vistas não só como pertencentes à língua, mas apropriadas ao que se quer dizer em dada circunstância. Envolve também a competência textual, vista como a capacidade do usuário de, em situações de interação comunicativa, produzir, compreender, transformar e classificar textos que se mostrem adequados à interação comunicativa pretendida, utilizando regularidades e princípios de organização e construção dos textos e do funcionamento textual, já que os textos são a unidade da língua em uso." Site CEALE, acesso em 29/11/2016.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Ler é interagir... O ato de ler não se dá linearmente, como um processo contínuo, tranqüilo e sem interrupções. Ao contrário. É uma operação mental complexa marcada por tensões, porque envolve ativamente a pessoa. "Ler não é fácil, exige esforço mental e físico. E, como tudo que dá trabalho, muitas vezes tendemos a abandonar", explica Heloísa Cerri Ramos, consultora de Língua Portuguesa. "Por isso, o esforço dos professores deve ser incansável." Quem lê está em contato com quem escreveu o texto, com as idéias de uma ou de várias pessoas. E recorre às próprias idéias para conferir o que conhece sobre um assunto, para criticar ou concordar com o autor. Portanto, a leitura só desperta interesse quando interage com o leitor, quando faz sentido e traz conceitos que se articulam com as informações que já se tem. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/compreender-eis-questao-423576.shtml Acesso em 27/10/2011 às 15:52 horas.
No processo de Alfabetização e Letramento, após a leitura de um texto feita pelo professor, assinale o que NÃO deve ser realizado:
	
	
	
	Verificar se houve dificuldades de compreensão.
	
	
	Recuperar a estrutura do texto através do trabalho oral.
	
	
	Cópia do texto trabalhado.
	
	
	O reconto oral pelos alunos.
	
	
	Conversa informal com as crianças sobre a narrativa.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Quais as três competências constituem os objetivos do ensino de Língua Portuguesa?
	
	
	
	comunicativa - gramatical ou linguística - textual.
	
	
	leitura - escrita - gramática.
	
	
	linguística - textual - sintática.
	
	
	gramatical - linguística - textual.
	
	
	morfológica- fonética - textual.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionasi, "[...] o aprendizado de novas palavras, inclusive de sua forma gráfica, não se esgota nunca. Assim, mais do que investir em ações intensivas e pontuais é preferível optar por um trabalho regular e freqüente, articulado à seleção lexical imposta pelo universo temático dos textos selecionados" (BRASIL - PCN, 1998, p. 85).
Assinale a alternativa correta de como deve ser o ensino de ortografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental:
	
	
	
	o uso de cartilhas favorece que o aluno seja alfabetizado a partir de uma seleção lexical, minimizando assim, os erros de ortografia.
	
	
	conforme o PCN aponta, o aprendizado de novas palavras não se esgota, assim a ortografia perde a sua importância no trabalho de sala de aula.
	
	
	o uso do ditado como treino ortográfico possibilita que o aluno escreva corretamente as palavras selecionadas pelo professor.
	
	
	listar um grande número de palavras é uma boa estratégia para que os alunos aprendam a ortografia.
	
	
	elaborar de textos espontâneos com os alunos para que o professor possa perceber as palavras que precisam ser eleitas à reflexão.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Texto A - O Texto como unidade de ensino
A interação pela linguagem materializa-se em textos, orais ou escritos. Por isso, um ensino de Português que vise ao letramento, isto é, ao aperfeiçoamento da prática social da interação lingüística, através do desenvolvimento das habilidades do aluno de falar e ouvir, escrever e ler, em diferentes situações discursivas, tem de ter como unidade básica o texto.
Texto B - Diversidades de Gênero
Os textos orais ou escritos variam em função de suas finalidades: informar, entreter, emocionar, anunciar, seduzir, convencer... A finalidade do texto determina sua organização, estrutura e estilo, seu tipo ou gênero.
(Soares, M. Português: uma proposta para o letramento. Ensino Fundamental (Manual do Professor). São Paulo: Moderna, 2002.)
Analisando os TEXTOS A e B em relação ao estudo de texto em sala de aula, pode-se dizer que um professor de Língua Portuguesa deve:
	
	
	
	valorizar diversos gêneros de textos, priorizando os mais freqüentes ou os mais necessários nas práticas sociais de leitura.
	
	
	valorizar os diferentes gêneros textuais com diferentes finalidades, diferentes formas de organização e estruturação e diferentes estilos.
	
	
	levar para sala de aula textos orais e escritos que não são originalmente produzidos pelos alunos em sala de aula.
	
	
	ter em mente que a produção de textos tem como objetivo formar escritores para o convívio escolar e científico
	
	
	usar o texto como pretexto para atividade de gramática, de acordo com as necessidades apresentadas pelos alunos.
	
AULA 4
		Apesar de falarmos a língua portuguesa, sabemos que esta se apresenta de maneiras diferentes na fala de nosso povo. Leia atentamente o trecho abaixo e classifique-o quanto ao tipo de variação linguística:
"Eles não tinha mais grana pra banca as prestação."
	
	
	
	Variação geográfica
	
	
	Variação situacional
	
	
	Variação histórica
	
	
	Variação sociocultural
	
	
	Variação de postura
	
Explicação: Essa variação é caracterizada pela idade, sexo, escolaridade, nível social.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Tendo em vista que o ensino da gramática é visto como instrumento norteador para uma melhor adequação das práticas orais e escritas da língua em diferentes situações de comunicação, assinale a alternativa que complementa adequadamente o texto abaixo:
O professor deve trabalhar com textos de gêneros e tipologias variadas, adequados às diferentes necessidades de interação social, criando estratégias por meio de práticas concretas e significativas tais como:
	
	
	
	propor uma atividade de gastronomia com seleção de rótulos que contenham receitas culinárias para desenvolver a leitura, a escrita e, entre outros fatos da língua, o modo imperativo.
	
	
	indicar fontes diversas para coletar textos (jornais, revistas, anúncios etc.) e pedir aos alunos que copiem os textos selecionados, propondo atividades que possibilitem a compreensão de classes gramaticais.
	
	
	propor atividades isoladas de memorização de normas gramaticais e classes de palavras, objetivando o desenvolvimento correto da escrita, com obediência às regras da nova ortografia do português.
	
	
	promover eventos extraclasses, como a contação de histórias e a dramatização, para os quais os alunos elaborem textos dialogais que sejam adequados às diferentes situações de comunicação.
	
	
	garantir aos alunos o desenvolvimento da competência para escrever e falar de acordo com a língua formal, considerando que em todas as situações comunicativas é preciso observar rigorosamente a norma culta do português.
	
Explicação:
O ensino da língua portuguesa não deve se restringir ao conhecimento da Gramática nem à produção de textos. Os professores devem incentivar em seus alunos a capacidade de criar situações dialogais, nas quais possam expressar a sua criatividade com o uso da língua e a desenvolver o senso crítico em relação ao uso da língua, identificando diferentes modos de interagir com seus interlocutores, de acordo com as situações comunicativas nas quais estejam inseridos. A contação de histórias e a dramatização são exemplos de atividades pedagógicas que favorecem esse aprendizado.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		"A língua não pode ser vista tao simplesmente como uma questao apenas, de certo e errado..." (Antunes, 2007). Como base neste fragmento é correto afirmar que:
	
	
	
	As variantes sociais não são objeto de estudo dos professores
	
	
	O professor deve desprezar os falares e as diferenças de em sala de aula.
	
	
	Os alunos não precisam se preocupar com o uso correto da língua, pois as variantes já dao conta do entendimento.
	
	
	O ensino da língua não pressupõe o conhecimento da nossa realidade.
	
	
	O professor tem de ensinar a gramática correta da língua, porém precisa trabalhar com as diferenças linguisticas em sala de aula.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Durante as aulas e Língua Portuguesa, o(a) professor(a) deve levar em consideração o fenômeno da variação linguística. Sobre esse fenômeno, observe as considerações a seguir:
I. Entende-se por variação linguística o uso diferente da língua, num outro modo de expressão aceitável em determinados contextos.
II. A variedade linguística usada em determinado texto deve estar adequada à situação de comunicação vivenciada, ao assunto abordado, aos participantes da interação comunicativa.
III. As variedades que se diferenciam da variedade considerada padrão devem ser vistas como imperfeitas, incorretas e inadequadas.
IV. Como as línguas são heterogêneas e variáveis, os falantes apresentam variações na sua forma de expressão, provenientes de diferentes fatores.
Acerca das considerações acima, pode-se afirmar que:
	
	
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	
	Somente II e III estão corretas.
	
	
	Somente II, III e IV estão corretas.
	
	
	Apenas I e IV estão corretas.
	
Explicação:
A única afirmativa incorreta é a apresentada na alternativa III, tendo em vista que o modo de falar não pode ser considerado imperfeito ou errado. O(a) professor(a) deve orientar seus alunos quanto à adequação da variante linguística ao contexto da comunicação.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Assinale a alternativa INCORRETA do ponto de vista da linguística descritiva da língua:
	
	
	
	Os linguistas querem que as pessoas continuem falandoerrado para continuarem submissas.
	
	
	Todos falam certo quando falam sua língua materna.
	
	
	As variantes populares são consideradas erradas porque este é um preconceito não apenas linguístico, mas social.
	
	
	Quando se fala em língua, não há certo ou errado, há variantes linguísticas.
	
	
	Falar certo ou errado está ligado às regras gramaticais e não à língua falada propriamente dita.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Marque a resposta incorreta:
	
	
	
	A Línguística não é uma ciência, porque não possui um objeto de estudo definido.
	
	
	O código é um conjunto de regras que permite a construção e a compreensão de mensagens.
	
	
	As variedades sociais, geográficas de individuais são inerentes a qualquer língua de cultura.
	
	
	O ato de ler contribui para o conhecimento de si mesmo e do mundo que nos cerca.
	
	
	A linguagem não se manifesta só pelo verbal,mas também pelo não-verbal.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Leia as afirmativas sobre o conceito de Linguística e verifique as que estão corretas:
 
I. A Linguística tem por objetivo o estudo da linguagem.
II. A Linguística prevê um estudo histórico da faculdade humana de usar a linguagem.
III. Os conceitos da Linguística não são necessários para descrever uma língua e seu uso.
IV. O conhecimento dos conceitos da Linguística devem fazer parte da bagagem intelectual de um professor competente.
V. O professor do ensino fundamental não necessita de conhecimentos sobre os conceitos da Linguística.
 
As afirmativas corretas são:
	
	
	
	II, III e V apenas.
	
	
	I, II e IV apenas.
	
	
	I, II e III apenas
	
	
	I, III e IV apenas.
	
	
	II, IV e V apenas.
	
Explicação:
A Linguística define-se por duas abordagens. A primeira seria o estudo da linguagem. Ciência que se ocupa do estudo da linguagem humana manifestada pelas diferentes línguas. A segunda definição é o estudo da faculdade humana de linguagem e das línguas que existem ou existiram, historicamente. Todo professor, de qualquer segmento de ensino, deve possuir conhecimentos sobre Linguística, a fim de desenvolver, em seus alunos, competências no uso da língua. Assim, são corretas as afirmativas I, II e IV.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Observe os trechos abaixo, retirados dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (3º e 4º ciclos):
I. "Linguagem aqui se entende (...) como ação interindividual orientada por uma finalidade específica, um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diversos grupos de uma sociedade nos distintos momentos da sua história." (pág. 6).
II. "A linguagem é uma atividade humana, processo de interlocução no qual as pessoas se constituem e através do qual sentimentos, opiniões, valores e preconceitos são veiculados." (pág. 31)
Essas passagens refletem uma noção de língua:
	
	
	
	como um sistema de regras que poderia ser estudada imanentemente.
	
	
	como uma concepção de linguagem voltada para a mera relação entre emissor e receptor
	
	
	como capacidade inata do ser humano
	
	
	como instrumento de comunicação, capaz de funcionar com transparência e homogeneidade
	
	
	como atividade dialógica, social e histórica.
		Para Saussure, os sinais linguísticos se compõem de duas partes: o significante (padrão sonoro da palavra, imagem acústica) e a outra parte, que é:  
	
	
	
	o significado (o conceito, o que a palavra quer dizer).
	
	
	o enredo (a história, como se há de contar).
	
	
	o significado (padrão social da língua).
	
	
	a estrutura (como o significado se efetiva).
	
	
	a situação inicial (o princípio, como se há de iniciar). 
	
Explicação:
Para Saussure, os sinais linguísticos se compõem de duas partes: o significante (padrão sonoro da palavra, imagem acústica) e o significado (o conceito, o que a palavra quer dizer).
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Nos excertos I e II a seguir, encontram-se algumas atividades propostas em livros didáticos de língua portuguesa.
Excerto I Atividade com trecho do poema O operário em construção, de Vinícius de Moraes. Proposta:(...) Aponte todos os substantivos presentes no texto. Aponte um substantivo abstrato presente no texto. Aponte um substantivo concreto presente no texto. Qual é o único substantivo presente no texto que admite uma forma para o masculino e outra para o feminino? Há, no texto, algum substantivo próprio? Em caso afirmativo, aponte-o.
Excerto II Atividade com o poema Os dias Felizes, de Cecília Meireles. Proposta: 1. Reescreva os versos substituindo as palavras destacadas por suas formas plurais. a) A doçura maior da vida/flui na luz do sol b) formigas ávidas devoram/ a albumina do pássaro frustrado.
 AZEVEDO, D. G. Palavra e criação: língua portuguesa. São Paulo: FTD, 1996. v.8, p. 102 (com adaptações).
As atividades em I e II apresentadas acima:
	
	
	
	enfatizam a relação lúdica do leitor com o poema, o que permite o aprofundamento da leitura
	
	
	exploram o sentido dos poemas, a partir de tópicos de gramática, o que está em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que propõem, para o ensino fundamental, o desenvolvimento das habilidades lingüísticas básicas
	
	
	são coerentes com os Parâmetros Curriculares Nacionais, principalmente por obedecerem o princípio de que não se formam bons leitores oferecendo materiais de leitura empobrecidos
	
	
	usam os poemas como recurso e pretexto para trabalhar com os alunos tópicos de gramática, ignorando aspectos mais relevantes.
	
	
	permitem a aproximação do aluno com a linguagem de poema, atendendo, assim, a um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, o de conhecer e analisar criticamente os usos da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A variação linguística faz parte de todos os sistemas linguísticos e podemos percebê-la, sem grande esforço, se observamos as diferenças na fala e, em algumas situações, até mesmo na escrita, em decorrência das questões geográficas, sociais, históricas, de grupos e familiares. Considerando essa premissa, qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?
	
	
	
	Embora haja diferenças dialetais entre os indivíduos, o que deve ser considerado em questão é o valor da transmissão da informação e da compreensão desta no contexto estabelecido.
	
	
	Os falantes nativos usam a língua conforme as regras próprias de seus dialetos, ou seja, cada falante constrói e segue as regras próprias de sua comunidade linguística.
	
	
	Para cada momento, para cada espaço social, a fala deve ser produzida adequadamente ao contexto de modo que o interlocutor compreenda e possa ter sentido para a situação.
	
	
	O conceito de certo, errado e diferente deve pressupor a relação do falante com os espaços sociais, regionais e os níveis formais e informais.
	
	
	Apesar de toda a variação linguística, a escola não deve ser o espaço da diversidade e deve ignorar os diferentes modos de produção da fala.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Segundo José Carlos de Azeredo, "A linguagem não é apenas mediadora das relações do homem com o mundo que o cerca e com seus semelhantes. Mais que isso, a linguagem constitui e torna possíveis essas relações." 
Com base nesta afirmativa do autor é verdadeiro afirmar que:
	
	
	
	A linguagem tem por única função primordial mediar as relações do homem com o mundo.
	
	
	Sem a linguagem as relações humanas não seriam como são hoje em dia.
	
	
	A linguagem é produto e ferramenta fundamental para as relações humanas.
	
	
	A linguagem não é apenas elemento demediação do homem com o mundo, pois deve respeitar a estrutura padrão da língua.
	
	
	A linguagem é ferramenta de transformação das relações sociais.
	
Explicação: Azeredo, na afirmativa proposta para análise, afirma que a linguagem não pode ser vista apenas como ferramenta de comunicação, mas de interação social.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Linguística tem contribuído para o ensino de Língua Portuguesa, pois acredita que a aprendizagem deva focar no aluno e na forma como ele estabelece sentido. Analise as definições abaixo que tratam da definição de Linguística.
I.                 Ciência que se ocupa do estudo da linguagem humana manifestada pelas diferentes línguas.
II.               É o estudo da faculdade humana de linguagem e das línguas que existem ou existiram, historicamente.
III.              Estudo que aponta o que é certo e errado e dita regras do bom uso da língua.
A partir de sua leitura, podemos considerar que
	
	
	
	Somente III está correta.
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Somente I está correta.
	
	
	I e III estão corretas.
	
	
	I e II estão corretas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O estudo da diversidade linguística começou a ser utilizada pelo professor Mattoso Camara com a finalidade de:
	
	
	
	fazer com que os professores começassem a se interessar pela diversidade linguística da língua em nosso país em razão de suas dimensões geográficas e práticas sociais e culturais tão particulares.
	
	
	não levar em conta a noção de erro presente na fala dos alunos em sala de aula.
	
	
	pensar que os erros cometidos pelos alunos, na verdade se traduz na incapacidade do uso da língua pelos falantes.
	
	
	observar o uso da língua padrão, correta que deve ser usada em todas as regiões do Brasil.
	
	
	não identificar os erros e desvios sofridos pelos alunos em sala de aula.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Como ciência, a Linguística se dedica ao estudo da linguagem humana, analisando os fenômenos sem julgá-los, ou seja, sem estabelecer julgamentos de valor e considerando as variedades trazidas pelos alunos. A partir desse ponto de vista mais moderno acerca do ensino de Língua, leia as afirmativas a seguir.
      I.        Sob o ponto de vista da Linguística, devemos considerar a ideia do erro e da incapacidade do aluno de usar a sua língua.
    II.        Os professores devem se interessar pela diversidade linguística da língua em nosso país em razão de suas dimensões geográficas e práticas sociais e culturais tão particulares.
   III.        O ensino somente pelas regras da gramática deve ser considerado o veículo norteador do ensino da nossa língua.
A partir de sua leitura:
	
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	I e III estão corretas.
	
	
	I e II estão corretas.
	
	
	Somente III está correta.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As variações linguísticas são determinadas por:
	
	
	
	aspectos sociais, culturais e regionais.
	
	
	aspectos apenas sociais.
	
	
	aspectos somente regionais e sociais.
	
	
	aspectos apenas sociais e culturais.
	
	
	aspectos apenas culturais e regionais.
		Para Saussure, os sinais linguísticos se compõem de duas partes: o significante (padrão sonoro da palavra, imagem acústica) e o significado (o conceito, o que a palavra quer dizer). Para Saussure, a língua é social, pertencente a uma comunidade linguística, enquanto a fala é:
	
	
	
	o uso particular e individual da língua sob a efetiva tutela do significante.
	
	
	o uso individual da língua a partir da prática da escrita.
	
	
	o uso individual da Língua que cada sujeito faz a partir de combinações entre as unidades da língua.
 
	
	
	o uso individual da língua alinhado às funções da linguagem e combinado com a escrita.
	
	
	o suporte para que a escrita se efetive na individualidade.
	
Explicação:
Saussure conceitua a fala como particularidade do indivíduo. O uso individual da Língua que cada sujeito faz a partir de combinações entre as unidades da língua. Em sua intimidade, o indivíduo seleciona e elege aquilo que bem quer do todo linguístico.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia a o trecho da canção "Óia eu aqui de novo", de A. Barros.
Óia eu aqui de novo xaxando
Óia eu aqui de novo pra xaxar
Vou mostrar pr'esses cabras
Que eu ainda dou no couro Isso é um desaforo
Que eu não posso levar
Que eu aqui de novo cantando
Que eu aqui de novo xaxando
Óia eu aqui de novo mostrando
Como se deve xaxar.
Vem cá morena linda
Vestida de chita
Você é a mais bonita
Desse meu lugar
Vai, chama Maria, chamá Luzia
Vai, chama Zabé, chamá Raque
Diz que tou aqui com alegria.
(BARROS, A. Óia eu aqui de novo. Disponível em Acesso em 5 mai 2013)
O repertório linguístico e cultural do Brasil é muito amplo e a canção de Antônio de Barros é a mostra de uma variação regional que pode ser confirmada em:
	
	
	
	"Desse meu lugar"
	
	
	"Vem cá, morena linda, vestida de chita"
	
	
	"Vou mostrar pr'esses cabras"
	
	
	"Diz que eu tou aqui com alegria"
	
	
	"Isso é um desaforo"
	
	
	 
		
	
		3.
		O PCN, documento oficial que norteia a elaboração dos currículos das escolas, de Língua Portuguesa, afirma que devem ser ensinados os aspectos linguísticos que precisam ser tematizados em função das necessidades apresentadas pelos alunos nas atividades de produção, leitura e textos, ou seja, tirar o foco do ensino à norma.. Desta forma, o texto deve servir como base para o ensino da gramática e não o contrário. Diante disso, uma professora da quinta-série pediu que seus alunos pegassem um livro na biblioteca da escola, lessem a história e retirassem do livro dois pronomes demonstrativos, três possessivos e dois indefinidos e os classificassem quanto ao número e pessoa. Para que a atividade de leitura e escrita esteja de acordo com os princípios norteadores mencionados acima , é preciso
	
	
	
	usar uma atividade em que os elementos morfológicos como a nomenclatura , classificação e variação em gênero e número dos elementos gramaticais sejam trabalhado em um texto
	
	
	pôr os alunos em contato com textos escritos e exercitar os conhecimentos gramaticais depois da leitura
	
	
	privilegiar o estudo da gramática através do texto em detrimento do entendimento sentidos produzidos no cotidiano
	
	
	usar o texto como pretexto para ensinar a gramática
	
	
	planejar uma atividade em que o uso da gramática seja trabalhado dentro de um contexto .permitindo saber como usar as classes gramaticais dentro de um texto para criar sentidos, bem como as consequências do uso inadequado dos elementos gramaticais da língua.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Leia as afirmativas sobre o conceito de Linguística e verifique as que estão corretas:
I. A Linguística tem por objetivo o estudo da linguagem.
II. A Linguística não envolve um método de ensino.
III. Os conceitos da Línguística devem ser ensinados no ensino fundamental.
IV. O conhecimento dos conceitos da Linguística devem fazer parte da bagagem intelectual de um professor competente.
V.O professor do ensino fundamental não necessita dos conhecimentos dos conceitos da Línguística.
As afirmativas corretas são:
	
	
	
	I, II e IV apenas.
	
	
	I, III e IV apenas.
	
	
	II, III e V apenas.
	
	
	I, II e III apenas.
	
	
	II, IV e V apenas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Considere o texto que segue: O "POBREMA" É NOSSOSegundo Eliana Marquez Fonseca Fernandes, professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, em se tratando de linguagem, não se pode falar em erro ou acerto, mas desvios à norma padrão. "O importante é estabelecer a comunicação. Para isso, usamos a língua em vários níveis, desde o supercuidado ou formal até o não-cuidado ou não-formal." "A gramática tradicional diz que, quando se fala 'nóis vai, nóis foi', isso não é português. Mas é sim. Em outro nível. Estudos mais recentes na área dizem que tais formas de expressão são corretas. Censurar ou debochar de quem faz uso delas é discriminação lingüística." Para a professora, o domínio da norma culta não deve ser exigido da população de modo geral, principalmente de pessoas que têm baixo grau de escolaridade. "Quem tem obrigação de saber o português formal, falar e escrever de acordo com as regras são os professores, os jornalistas, os acadêmicos", diz. ("Diário da Manhã", Goiânia, 05.05.04. Adaptado.)
O texto discute a questão da língua em sua função comunicativa, contrapondo usos mais informais a usos formais. Para tanto, expõe pontos de vista diferentes sobre a concepção de língua e de seu uso: um ponto da professora e outro da gramática tradicional. Assim, para a professora Eliana,
	
	
	
	a norma culta não deve ser ensinada na escola porque em desuso.
	
	
	o português falado pelas pessoas que têm baixo grau de escolaridade enfeiam e desvalorizam a língua.
	
	
	os desvios à norma culta como, por exemplo, 'nóis vai, nóis foi' são erros de português.
	
	
	todos as usos da língua são válidos, desde que atendam às necessidades do homem nas mais variadas situações comunicativas.
	
	
	apenas a norma culta deve ser privilegiada pelos usuários da língua.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		1 ¿ Correlacione as colunas e, em seguida, assinale a sequência correta: 1 Língua 2 Linguagem 3 Fala ( ) Designa a utilização individual e concreta de um sistema linguístico ( ) É um sistema particular de signos e regras (código), historicamente determinado, através do qual se exerce a capacidade da linguagem ( ) Capacidade que os seres humanos têm de transmitirem uns aos outros informações, utilizando signos ( ) Gestos, imagens, sons, gritos, olhares ou expressões ( ) verbo, concordância verbal, regência nominal ( ) é uma ação, um processo, que se esgota no próprio momento em que se conclui
	
	
	
	1-1-2-2-1-3
	
	
	1-2-3-3-2-3
	
	
	3-1-2-2-1-3
	
	
	2-1-3-2-1-3
	
	
	3-1-3-2-3-1
	
	
	 
		
	
		7.
		Nas sociedades contemporâneas, expressar-se segundo a norma culta, falar certo, continua sendo valorizado. No entanto, a excessiva ênfase do ensino da gramática normativa e a insistência nas regras de exceção em detrimento da comunicação real em situações do cotidiano,  
	
	
	
	ocorre porque a norma é uma das marcas distintivas das classes dominantes e deve prevalecer em qualquer situação de comunicação.
	
	
	ocorre porque  o ensino da língua deve se fundamentar na língua culta, a língua de Camões e Machado , entre outros clássicos da Literatura
	
	
	tem como consequência o preconceito contra as formas de oralidade e as variedades não padrão.
	
	
	deve continuar a ser o objetivo principal do ensino da língua materna, à medida que a língua é um produto social e cultural
	
	
	deve prevalecer porque o domínio das regras gramaticais  está associado às classes instruídas e deve ser o objetivo principal do ensino da língua materna
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Durante as aulas e Língua Portuguesa, o(a) professor(a) deve levar em consideração o fenômeno da variação lingüística. Sobre esse fenômeno, observe as considerações a seguir:
I. Entende-se por variação linguística o uso diferente da língua, num outro modo de expressão aceitável em determinados contextos.
II. A variedade linguística usada em determinado texto deve estar adequada à situação de comunicação vivenciada, ao assunto abordado, aos participantes da interação comunicativa.
III. As variedades que se diferenciam da variedade considerada padrão devem ser vistas como imperfeitas, incorretas e inadequadas.
IV. Como as línguas são heterogêneas e variáveis, os falantes apresentam variações na sua forma de expressão, provenientes de diferentes fatores.
Acerca das considerações acima, pode-se afirmas que:
	
	
	
	Apenas I e IV estão corretas.
	
	
	Somente II e III estão corretas;
	
	
	Apenas I e II estão corretas;
	
	
	Somente II, III e IV estão corretas;
	
	
	Apenas I, II e IV estão corretas;
AULA 5
		Marque a única opção correta com relação ao seguinte conceito: "Por preconceito linguístico entende-se..."
	
	
	
	O julgamento positivo que se faz dos falantes da Região Sul em função de serem considerados o fala mais correto da norma padrão.
	
	
	O julgamento negativo que é feito dos falantes em função da variedade linguística que utilizam.
	
	
	O julgamento negativo que se faz dos falantes da região do nordeste em função do dialeto que utilizam ser carregado de expressões desconhecidas por outros lugares.
	
	
	O julgamento negativo que se faz dos falantes em função da variedade sonora que se utilizam.
	
	
	O julgamento positivo que se faz dos falantes do Maranhão em função da sonoridade linguística perfeita em detrimento da fala de outras regiões.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Escolha abaixo a opção que trabalha com a Sociolinguística no ensino de língua portuguesa.
	
	
	
	Cópias,ditados e completar frases.
	
	
	Exercícios de concordância e regência.
	
	
	Conjugar verbos nas frases.
	
	
	Trabalhar com poemas de cordel.
	
	
	Ler textos dos livros didáticos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		"Pelo que se sabe até o presente momento, a língua materna, entendida como primeira língua, é adquirida no convívio com a sociedade, sem ensino formal, sem a presença da escola; nesse sentido, não existe ensino de língua materna. Em matéria de gramática, o que se ensina normalmente na escola é a gramática normativa da língua de uma comunidade, e não a língua dessa comunidade. Então, quando o falante nativo de uma língua explicita o sentimento secular inculcado de que não sabe falar a sua própria língua, ele de fato está confundindo a sua língua com a gramática normativa de parte de sua língua. A língua materna de uma comunidade é o seu legado maior. Tenha ou não prestígio, ela tem de ser respeitada, porque, além de completa e perfeita do ponto de vista lingüístico, ela faz parte da identidade de seus falantes." (Maria Marta P. Scherre. A norma do imperativo e o imperativo da norma ¿ Uma reflexão lingüística sobre o conceito de erro. In: M. Bagno. Lingüística da norma. São Paulo: Loyola, 2002, p. 242 De acordo com o texto,
	
	
	
	o mito segundo o qual o nativo não sabe falar sua própria língua será desfeito se a escola ensinar a gramática normativa.
	
	
	a escola difunde um preconceito linguístico fundamentado na falta de prestígio das variedades não padrão.
	
	
	o professor deve respeitar e considerar a variedade linguística trazida pelo aluno para a escola, pois, do ponto de vista linguístico, ela não apresenta nenhuma imperfeição.
	
	
	o ensino de gramática normativa garante a uniformidade da língua e, portanto, prestígio social aos alunos.
	
	
	hoje, não há mais a necessidade de o professor ensinar a variedade padrão da língua, pois o falante nativo já sabe seu próprio idioma.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As opções abaixo apresentam afirmativas sobre o papel da escola com relação ao preconceito linguístico. Assinale a afirmativa quese opõeao atual papel perante a variação linguística:
	
	
	
	É papel da escola ensinar a língua padrão, mas sempre com respeito às variedades linguísticas de todos os alunos.
	
	
	Linguisticamente, não há erro se o que é falado serve para a comunicação. Pode ser uma forma diferente de outra variedade. Existem, no entanto, formas adequadas e inadequadas para determinados contextos.
	
	
	O papel da escola é consertar a fala dialetal do aluno considerada errada para evitar que ele escreva errado e seja um cidadão desconsiderado socialmente.
	
	
	As variedades linguísticas das classes de menos prestígio não devem ser consideradas como inferiores ou erradas.
	
	
	O problema do preconceito disseminado na sociedade em relação às falas dialetais deve ser enfrentado, na escola, como parte do objetivo educacional mais amplo de educação para o respeito à diferença.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O termo 'multiletramento' enfatiza duas mudanças correlacionadas. São elas;
	
	
	
	Ênfase na norma culta com a influência da linguagem das novas tecnologias.
	
	
	A importância dada à diversidade linguística e cultural com a influência da linguagem das novas tecnologias.
	
	
	Ênfase na norma culta com a importância de algumas variedades linguísticas.
	
	
	Ênfase na norma culta com as técnicas de codificação e decodificação.
	
	
	Ênfase nas técnicas de codificação e decodificação com a influência da linguagem das novas tecnologias.
	
Explicação:
Em tempos de tantas mudanças tecnológicas, o multiletramento objetiva que o aluno entenda a diversidade linguística e cultural do seu país, além de compreender as mudanças que as novas tecnologias trazem para a linguagem, com palavras novas que vão sendo, aos poucos, incorporadas ao nosso idioma.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		"O reconhecimento da existência de muitas normas linguísticas diferentes é fundamental para que o ensino em nossas escolas seja consequente com o fato comprovado de que a norma linguística ensinada em sala de aula é, em muitas situações, uma verdadeira 'língua estrangeira' para o aluno que chega à escola proveniente de ambientes sociais onde a norma linguística empregada no cotidiano é uma variedade de português não padrão". (BAGNO, 2001, P.18-19)
Considerando as múltiplas variações dialetais encontradas no Brasil, observe as afirmações abaixo sobre o ensino de língua falada.
I - A questão do uso de diferentes variações dialetais é uma questão de adequação às circunstâncias de uso, ou seja, da utilização eficaz da linguagem: falar bem é falar adequadamente, saber transmitir uma mensagem de forma clara.
II - A escrita de uma língua corresponde ao modo de falar da variação dialetal culta da mesma língua, advindo daí a importância de corrigir a fala dos alunos para evitar que eles escrevam errado.
III - O problema do preconceito disseminado na sociedade em relação às falas dialetais deve ser enfrentado na escola como parte do objetivo educacional mais amplo de educação para o respeito à diferença.
IV - Cabe à escola ensinar ao aluno a utilização da norma culta da língua por meio do treinamento e da repetição do uso formal da fala, de modo que ele possa usá-la em todas as situações.
Está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais APENAS o que se afirma em:
	
	
	
	III e IV.
	
	
	II e III.
	
	
	I e III.
	
	
	I e II.
	
	
	II e IV.
	
Explicação:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de língua portuguesa declaram: 
¿O problema do preconceito disseminado na sociedade em relação às falas dialetais deve ser enfrentado, na escola como parte do objetivo educacional mais amplo de educação para o respeito à diferença. Para isso e também para poder ensinar língua portuguesa, a escola precisa livrar-se de alguns mitos: o de que existe uma única forma ¿certa¿ de falar ¿ a que se parece com a escrita ¿ e o de que a escrita é o espelho da fala ¿ e, sendo assim, seria preciso ¿consertar¿ a fala do aluno para evitar que ele escreva errado". 
"A questão não é de correção da forma, mas de sua adequação às circunstâncias de uso, ou seja, de utilização eficaz da linguagem: falar bem é falar adequadamente, é produzir o efeito pretendido.¿ (p.31) 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Segundo Marcos Bagno(2006), "falar de língua é falar de política" e não podemos contribuir para o "círculo vicioso do preconceito linguístico e do irmão gêmeo dele, o círculo vicioso da injustiça social".Bagno destacou os seguintes mitos do preconceito linguístico, EXCETO:
	
	
	
	As pessoas sem instrução falam tudo errado.
	
	
	Português é muito difícil.
	
	
	É preciso saber gramática para falar e escrever bem.
	
	
	O lugar onde melhor se fala português no Brasil é Florianópolis.
	
	
	A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Assinale a opção mais adequada que completa a frase abaixo: Atualmente, ainda encontramos vários estudantes que afirmam: "a língua portuguesa é muito difícil". Esse conceito perdura como um mito porque:
	
	
	
	Muitos professores e alunos se prendem somente à leitura de vários textos de gêneros diferentes.
	
	
	Muitos professores priorizam o ensino da gramática normativa desvinculada das práticas da linguagem oral e escrita, não levando em consideração a diversidade linguística das várias regiões brasileiras.
	
	
	Muitos professores não priorizam o ensino da gramática normativa desvinculada das práticas da linguagem oral e escrita , levando em consideração a diversidade linguística das várias regiões brasileiras.
	
	
	Muitos alunos se envolvem nos estudos gramaticais , mas não conseguem adequar-se à cobrança que a escola faz do uso da língua de maior prestígio.
	
	
	Muitos alunos não se envolvem nos estudos gramaticais por causa da cobrança inadequada de muitos professores em relação às regras da norma culta.
		A professora desenvolveu um projeto de leitura e escrita com sua turma: Projeto Nossa Cidade. O planejamento incluiu o preenchimento de um mapa da cidade, identificando as principais vias de acesso, os meios de transporte, os bairros; os alunos fizeram  entrevistas, passeio pela cidade, visita a museus e bibliotecas para buscar fatos históricos e informação sobre   monumentos e atividades mercantis como comércio, agricultura, pesca e turismo. Como resultado dessas atividades, as crianças, em grupo, fizeram relatórios e criaram um jornal em que contaram a história da cidade, escreveram histórias populares narradas por entrevistados e divulgaram notícias sobre os principais eventos culturais da cidade.
 
A partir da leitura  dessa experiência, assinale a alternativa que NÂO preenche adequadamente a frase:
 
Podemos afirmar que a professora...
	
	
	
	considerou a possibilidade de trabalhar a escrita como um sistema de representação da  realidade do aluno e, para isso, adotou  práticas contextualizadas
	
	
	mostrou destreza em relacionar a escrita aos modelos textuais socialmente reconhecidos.
	
	
	aplicou uma abordagem comunicativa em que é preciso levar em conta cuidadosamente um fator crucial: a adoção de uma metodologia que favoreça a motivação aos estudantes a fazerem coisas com a linguagem que eles estão aprendendo,  o que torna a produção de textos uma experiência positiva.
	
	
	valorizou o cotidiano já vivido pelo aluno , mas não considerou que a variedade falada pelo aluno e por seu grupo social pode ser um contraexemplo para estabelecer novas experiências linguísticas, já que é preciso ver o texto como um conjunto de normas gramaticais para que se desenvolva a escrita de acordo com a língua padrão
	
	
	fez uso de  abordagens metodológicas para o ensino da língua , previstas pelosindicadores dos PCNs de Língua Portuguesa, que privilegiam os usos e  funções sociais da língua
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em uma escola, a Professora Maria preocupada com a forma dos alunos se expressarem, pois apresentavam problemas de concordância verbal, resolveu intensificar os exercícios gramaticais; a Professora Julia resolveu o problema, pedindo que os alunos só utilizassem a norma culta.O Professor Jair nvestiu na norma culta de forma natural sem se mportar com o aluno. A Professora Nair fez uma reunião com os pais para sondar os valores da comunidade a qual as crianças pertencem e a partir daí planejar suas aulas Essa situação revela que o ensino de Língua Portuguesa ainda gera muita polêmica. A opção que demonstra uma metodologia que compreende a heterogeneidade da língua, é
	
	
	
	Apenas o Professor Jair compreendeu a forma de ensinar a norma culta.
	
	
	A professora Nair revelou estar preparada para trabalhar com as manifestações linguísticas da língua.
	
	
	Nenhum professor utilizou as variantes linguísticas das crianças.
	
	
	A Professora Julia aceitou a variante dos alunos,mas acrescentou a norma culta.
	
	
	A Professora Maria investiu na língua padrão para chegar às variantes dos alunos
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Podemos dizer que o " falar diferente":
	
	
	
	Deve ser estudado em sala e o professor precisa abandonar o uso da gramática, principalmente nos textos dos alunos.
	
	
	Traduz a realidade de fala escrita, que permite o uso de variantes linguísticas.
	
	
	Constitui um " mito" na Língua portuguesa, uma vez que esta possui vários registros orais, dependendo da localidade onde se está inserido.
	
	
	Deve ser incentivado cada vez mais na escrita, uma vez que aprimora o conhecimento linguístico.
	
	
	Não deve ser considerado em sala de aula e o professor deve sempre impedir que seus alunos utilizem essa linguagem.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um dos mitos criados sobre a língua portuguesa é que ela seria ¿muito difícil¿. Indique a opção que apresenta um aspecto que não determinou o surgimento  desse mito.
	
	
	
	A diversidade linguística era vista como um empecilho para a uniformidade linguística
	
	
	As diferenças linguísticas são tratadas como erradas
	
	
	Estudos demonstraram que a língua portuguesa é a mais difícil entre as demais.
	
	
	Na fala do brasileiro, em suas várias regiões, se apresenta diversidade linguística muito grande
	
	
	O ¿falar diferente¿ é tratado como de difícil compreensão
	
Explicação:
Dentre as várias razões por que surgiu esse mito surge porque na fala do brasileiro se percebe, em suas várias regiões, uma diversidade linguística muito grande que muitas vezes não é prevista ou aceita na gramática normativa da língua, pois não está inserida dentro da língua de prestígio. Logo, as diferenças e ou exceções são tratadas como erradas ou de difícil compreensão. Além disso, o ¿falar diferente¿ é visto como um empecilho para a ideia de uniformidade linguística que muitos gostam de apregoar.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Leia o texto abaixo reproduzido e analise a questão proposta.
Controle o colesterol: Sua saúde agradece! Você já parou pra pensar em tudo que o seu coração aguenta? Ele bate mais forte quando estamos apaixonadas, vibra de alegria com uma conquista, fica apertado quando a tristeza dá as caras e cheio de orgulho quando resolvemos ouvi-lo e, logo depois, descobrimos que foi a melhor decisão. E, acredite, pior do que decepcioná-lo por uma escolha errada ou feri-lo pelo término de um relacionamento seu é não cuidar de seu bem-estar físico. Desses baques impostos pela vida - mesmo que demore um pouco - ele se recupera, mas nem sempre tem a mesma sorte quando sofre os impactos negativos dos nossos maus hábitos. E entre as maiores ameaças à saúde do seu amigo do peito está o desequilíbrio das taxas de colesterol - principalmente na sua versão ruim, o LDL. Apesar de essa substância ser fundamental para diversos processos do organismo, quando ela circula em excesso pela corrente sanguínea é capaz de causar grandes problemas, como o infarto. (...) (REVISTA PENSE E LEVE. O JEITO MAIS GOSTOSO DE SER SAUDÁVEL. Ano 25-nº 299-junho 2017. Cá entre nós. Editorial. Por Paula Bueno, com pequenas adaptações para esta prova).
No texto em questão, observam-se acentuadas marcas de informalidade na linguagem utilizada. Em virtude disso, essa linguagem é:
	
	
	
	adequada, apesar das marcas de informalidade, o que não interfere na compreensão da mensagem.
	
	
	inadequada, uma vez que na escrita não se admitem marcas linguísticas de informalidade tão acentuadas.
	
	
	adequada, porque o público a quem o texto se dirige não poderia entender a mensagem, caso fosse utilizado um registro formal.
	
	
	inadequada, porque o texto deveria ter sido elaborado numa linguagem formal, já que é dirigido a um público de especialistas.
	
	
	inadequada, porque se subentende que o texto não foi elaborado por especialistas.
	
Explicação:
A linguagem utilizada na mensagem é adequada, tendo em vista que o texto pode ser compreendido por todas as pessoas interessadas no assunto. As marcas de informalidade têm o objetivo de seduzir o leitor e não interferem na compreensão da mensagem. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O ensino de língua portuguesa na escola enfrenta muitos desafios.Com as modernas tendências linguísticas, o professor deve:
	
	
	
	Ensinar as regras gramaticais através da leitura, cópia e ditados.
	
	
	Mostrar a importância da norma culta em relação ao repertório linguístico do aluno.
	
	
	Trazer as variantes linguísticas dos alunos e acrescentar a norma culta.
	
	
	Evidenciar as regras gramaticais que devem ser decoradas.
	
	
	Inserir a norma culta e só depois mostrar as variantes linguísticas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Ao se considerar os usos da língua, os estudos Sociolinguísticos têm apontado para uma superação da noção de "correção", apresentando o conceito de "adequação". Assim, a noção de erro passa a ser compreendida a partir de outra vertente. Assinale a alternativa que apresenta o conceito de erro a partir dos estudos da Sociolinguística:
	
	
	
	O erro linguístico está diretamente ligado ao entendimento sobre variação lingüística, cuja não obediência o constitui.
	
	
	A língua é heterogênea, há diferenças de uso e contexto, portanto, é preciso considerar que não existem erros, e sim usos diferentes em cada contexto de emprego da língua.
	
	
	O erro linguístico se constitui a partir da relação entre competência linguística e obediência à norma culta da língua.
	
	
	O erro linguístico está relacionado a não obediência às normas cultas da língua.
	
	
	A existência do erro e o entendimento da necessidade de correção estão alicerçados na crença de que não há superioridade de uma norma em relação à outra e, portanto o erro está relacionado à competência linguística.
	
Explicação:
Os estudos da Sociolinguística  consideram  que a língua heterogênea e, há diferenças de uso e contexto, portanto, é preciso considerar que não existem erros, e sim usos diferentes em cada contexto de emprego da língua.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Durante as aulas de Língua Portuguesa, o professor deve priorizar uma prática pedagógica que promova o desenvolvimento de várias habilidades, entre elas, a habilidade de comunicação oral. 
 I. O tipo de comunicação oral "entrevista" exige a preparação de um questionário ordenado de forma lógica e adaptado às características do entrevistado.II. A "encenação" é um tipo de comunicação oral de grande valia nos primeiros anos do ensino fundamental, pois desenvolve a desinibição e desenvoltura na fala da criança.
III. O "diálogo" é um tipo de comunicação oral interessante, porém só deve ser praticado se houver na turma poucos alunos.
Está correto o que se afirma em
	
	
	
	III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
		A modalidade culta da e uma língua se distingue das demais variedades explicitamente:
	
	
	
	Pela particularidade de cuidar da língua no rigor da forma e conteúdo, conforme  a norma culta padrão. 
	
	
	Pelo uso da gramática normativa tanto na escrita quanto no discurso oral, qualquer que seja a ocasião de uso. 
	
	
	Por fazer a fala imitar a escrita, mesmo nos ambientes menos monitorados e informais da intercomunicação.
	
	
	Porque utiliza o regionalismo na modalidade escrita ou falada com o cuidado da norma padrão.
	
	
	Pelo cuidado que seus usuários apresentam na fala informal e coloquial e pela preferência pela forma  escrita.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Analise as assertivas abaixo utilizando como parâmetro os estudos realizados em sala acerca do conhecimento que as crianças têm, mesmo as menores, quando chegam à escola, bem como sobre o processo de aquisição da língua escrita e marque a alternativa que contém um conceito ERRADO.
	
	
	
	O aprendizado da escrita começa antes mesmo do ingresso da criança na escola, ele se dá em todas as situações em que a criança se relaciona com a forma escrita de comunicação.
	
	
	A escola precisa valorizar apenas um padrão de expressão oral e escrita.
	
	
	Deve-se privilegiar, na aprendizagem inicial da língua escrita, as regras e as cópias, afinal a oralidade (conversas, músicas) e as brincadeiras são passatempo e só devem ser utilizadas na Educação Infantil.
	
	
	A escola deve levar em consideração as diferentes formas de expressão da linguagem oral que as crianças trazem de sua comunidade.
	
	
	As crianças, quando ingressam na escola, possuem domínio da capacidade de uso da linguagem oral.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale a alternativa que não seja um mito que a escola precisa considerar para superar a questão do preconceito linguístico.
	
	
	
	É preciso saber gramática para falar e escrever bem.
	
	
	É preciso falar, escrever e ler bem textos na sala de aula.
	
	
	As pessoas sem instrução falam tudo errado.
	
	
	Português é muito difícil
	
	
	A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam: A questão não é falar certo ou errado e sim saber que forma de fala utilizar, considerando as características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas. É saber coordenar satisfatoriamente o que falar e como fazê-lo, considerando a quem e por que se diz determinada coisa. É saber, portanto, quais variedades e registros da língua oral são pertinentes em função da intenção comunicativa, do contexto e dos interlocutores a quem o texto se dirige. ( PCN ¿ L.P.,1997, p. 26) . Entende-se nesse trecho que deve-se ensinar:
	
	
	
	a boa comunicação oral e escrita que está relacionada, conforme com a gramática normativa,sistema que
	
	
	a linguagem-padrão, para que aos poucos o aluno substitua e abandone a linguagem de sua comunicade.
	
	
	a escrita paraque o aluno possa ter acesso ao melhorvariante,que á a culta, saber que tem sido uma das maiores fontes de poder nas sociedades.
	
	
	o aluno a compreender melhor a sociedade em que vive, o que ela espera de cada um lingüisticamente e o que podemos fazer usando as variações lingüísticas do português.
	
	
	a língua culta como uma variante que precisa ser aprendida porque é a de maior prestígio social e a mais importante.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Considere o texto a seguir:
Norma culta?
É preciso repensar o ensino de português no Brasil. Nas escolas obviamente se enaltece o ensino da norma culta por se achar que ela é a única representação correta de uma língua. Ora, sabemos atualmente que o conceito de certo e errado em língua não é mais que meramente uma questão social. Demonstramos nosso preconceito lingüístico ao dizermos que em tal lugar se fala melhor que em outro. No fundo, estamos expressando um preconceito social e discriminando aqueles que não falam a língua culta por considerá-los pessoas ignorantes, provenientes de classes subalternas, que provavelmente jamais aprenderão a falar e escrever corretamente. Pensamos sempre que o diferente é pior. A verdade é que o modo de falar revela a origem das pessoas. Costumeiramente rejeitamos um falante da modalidade não-padrão porque o associamos à sua origem, e não porque fala de maneira diferente. E falar de maneira diferente não significa não ser capaz de aprender a modalidade culta. Todos nós usamos diferentes níveis de linguagem o tempo todo, de acordo com a situação em que usamos a língua e/ou para nos adequarmos a nossos interlocutores. O fato é que a língua culta, o português padrão é uma abstração. O nosso português, a língua que verdadeiramente falamos não está nas gramáticas, está na boca do povo. Por que aqueles que falam a língua padrão seriam melhores? Apenas por pertencerem à elite ou por possuírem uma educação formal? Já é hora de a escola ensinar a norma culta, sim, mas como uma opção a mais, e não como a única opção lingüística, respeitando os falares de todos nós, falantes nativos do português brasileiro. Sandra Kezen (professora e coordenadora do Laboratório de Línguas da Faculdade de Direito de Campos e da Faculdade de Odontologia de Campos).
Segundo a professora Sandra Kesen:
I. como hoje o registro formal (a norma culta) não é mais usado, a escola não deve ensinar essa variedade lingüística.
II. todas as variedades lingüísticas, inclusive a norma padrão, devem contempladas pelos professores de Língua Portuguesa em sua prática docente.
III. as variedades lingüísticas usadas pelo povo são tão importantes quanto a norma culta.
IV. já que devem ser concebidos como erros lingüísticos, os falares populares e regionais não devem ser valorizados pela escola.
Estão corretas apenas as proposições:
	
	
	
	I e II.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e III.
	
	
	II e III.
	
	
	II e IV.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Linguística, ciência que estuda a linguagem humana, trouxe importantes contribuições à forma como o professor de Língua Portuguesa atua em sala. Sabendo-se que ao chegar à escola, o aluno traz sua variedade da língua do meio em que vive, das alternativas a seguir, qual apresenta um comportamento que o professor NÃO deve seguir?
	
	
	
	Valorizar somente a língua padrão já que ela é o modelo que deve ser seguido.
	
	
	Proporcionar diversos conhecimentos e aprendizagens, de modo que o aluno seja capaz de adequar seus usos ao ambiente.
	
	
	Respeitar a variedade de uso do aluno e ensinar a variedade padrão como mais uma possibilidade de uso da língua, adequada a contextos formais.
	
	
	Desenvolver a competência comunicativa, a reflexão e a capacidade crítica de modo que o aluno compreenda que as aulas de Língua Portuguesa vão muito além do ensino de regras.
	
	
	Propiciar um ensino de qualidade a todos, respeitando os conhecimentos que cada um traz consigo e ampliando esses conhecimentos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		As pessoas sem instrução falam tudo errado.Esta afirmação é um preconceitolinguístico.Escolha a alternativa que não corresponde a este pensamento:
	
	
	
	Qualquer variante linguística, que escape do triângulo escola-gramática-dicionário, é considerado errado.
	
	
	Todo falante nativo de uma língua, sabe essa língua, pois emprega com naturalidade as regras básicas de funcionamento dela.
	
	
	A escola ensina a norma linguística porque ela é de fato comum a todos os brasileiros.
	
	
	O português falado é diferente do português escrito de forma culta.
	
	
	A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Assinale a alternativa cuja variedade linguística é a coloquial.
	
	
	
	O Ernesto, que mora no Brás, convidou nóis para um samba. Nós fumos, mas não encontremos ninguém.
	
	
	A gente não sabe mais o que fazer.
	
	
	Cem mil pessoas morreram com o desabamento da encosta.
	
	
	"Quando oiei a terra ardendo / Quá foguera de são João." 
	
	
	Passe-me o sal, por favor!
	Segundo os PCNs, o principal objetivo do ensino de Língua Portuguesa deverá delinear-se no sentido da formação de "bons usuários da língua" ou, segundo BAGNO, de "motoristas" e não de "mecânicos da língua". Para tal, é necessário que os conteúdos selecionados direcionem-se para:
		
	
	que o aluno classifique as orações segundo seus tipos;
	
	um esforço a fim de que o aluno saiba de cor as classes de palavras;
	
	que o aluno memorize definições de termos gramaticais;
	
	que o aluno saiba identificar todos os termos da oração;
	 
	que o aluno desenvolva as habilidades de ler e escrever.
	Respondido em 03/09/2019 05:27:26
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201902238510)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia as alternativas e marque a opção que as analisa corretamente.
I. Ensinar Língua Portuguesa é ensinar como a língua funciona e quais os seus usos, treinando os alunos nesses usos.
II. O ensino de Língua Portuguesa na alfabetização difere do de outras séries não pelo objetivo em si, que deve ser o mesmo para todas as séries, mas pela especificidade desse primeiro momento, devido o grau de desconhecimento que o aluno tem da escrita e da leitura.
III. O aprendizado da leitura e da escrita não termina na alfabetização.
		
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	Todas estão incorretas.
	
	Apenas I e II estão corretas
	
	Apenas I e III estão corretas
	 
	Todas estão corretas
	Respondido em 03/09/2019 05:01:39
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201902254769)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O conceito de língua se define como um tipo de linguagem que utiliza a palavra escrita e/ou falada como uma forma de comunicação própria de uma comunidade ou de um grupo social. Sendo assim, a língua é:
		
	
	Um fenômeno que depende dos números de falantes de uma região.
	
	Um fenômeno que não se modifica.
	
	Um fenômeno que somente modifica a fala.
	 
	Um fenômeno em constante modificação.
	
	Um fenômeno, mas local, dependendo das circunstâncias ambientais.
	Respondido em 03/09/2019 05:19:37
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201901333242)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Atualmente, considera-se que o trabalho com a produção de textos em diferentes gêneros discursivos amplia a capacidade produtiva dos alunos, melhora sua capacidade linguística e proporciona uma visão de mundo mais ampla e crítica. Qual das alternativas a seguir NÃO está de acordo com essa nova visão acerca do trabalho com a leitura e a escrita nas aulas de Língua Portuguesa?
		
	
	Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, as quais geram usos sociais que os determinam.
	
	A diversidade de textos escritos que circulam em nossa sociedade, sejam físicos ou virtuais, devem ser um estímulo e uma fonte de pesquisa tanto da parte do professor como do aluno.
	 
	A produção discursiva na escola serve apenas como processo de avaliação e de atividades escolarizadas e não precisam produzir discursos.
	
	É função do professor, enquanto agente de letramento, criar situações de familiarização ou inserção dos alunos nas práticas de usos da escrita.
	
	Para cada momento da comunicação, seja verbal ou escrito, o indivíduo precisa saber que há uma especificidade, um gênero discursivo que determina os contextos interacionais.
	Respondido em 03/09/2019 05:03:35
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201902109690)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	 
Marque apenas a questão que trabalha a capacidade de inferir informações a partir de elementos explícitos em uma imagem:
		
	 
	Por que o Cebolinha está pescando esses objetos em vez de peixes?
	
	Por que o Cebolinha disse polcalia ao invés de porcaria? 
	
	Na sua opinião, quem jogou esses objetos no rio? 
	 
	O que os peixinhos disseram quando viram o Cebolinha chegando?
	
	Quais os objetos que o Cebolinha pescou?
	Respondido em 03/09/2019 05:21:59
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201902266440)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Partindo da concepção de que cada aluno já possui uma gramática internalizada ao ingressar na escola, é correto afirmar que:
		
	 
	O aluno deve desenvolver a sua competência comunicativa de tal modo que possa utilizar da melhor maneira possível a sua língua em todas as situações de fala e escrita.
	
	As aulas de português seriam um exercício contínuo do uso da gramática padrão, sem a estratégia de reconhecimento das variações de cada grupo social.
	
	As aulas focariam somente o uso da língua culta, na leitura, na fala de gêneros variados e na escrita.
	
	A escola deve desprezar as variantes sociais, culturais e regionais e desenvolver apenas as modalidades normativas.
	
	As aulas devem procurar sempre privilegiar o uso da variante padrão, sem observar as realidades de fala presentes no ambiente de aprendizagem.
	Respondido em 03/09/2019 05:26:58
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201901929956)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Apesar de falarmos a língua portuguesa, sabemos que esta se apresenta de maneiras diferentes na fala de nosso povo. Leia atentamente o trecho abaixo e classifique-o quanto ao tipo de variação linguística:
"Eles não tinha mais grana pra banca as prestação."
		
	
	Variação histórica
	 
	Variação geográfica
	
	Variação de postura
	
	Variação situacional
	 
	Variação sociocultural
	Respondido em 03/09/2019 05:18:34
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201901315254)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos definir Linguística como:
		
	 
	Ciência que se ocupa do estudo da linguagem humana manifestada pelas diferentes línguas.
	
	Ciência que estuda as diversas manifestações da linguagem no âmbito da formalidade.
	
	Ciência que estuda a faculdade humana de linguagem e das línguas que não existiram, historicamente.
	
	Ciência que estuda a linguagem no seu aspecto meramente formal.
	
	Ciência que estuda a linguagem sem preocupação com as variantes sociais
	Respondido em 03/09/2019 05:14:36
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201901828622)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O ensino de língua portuguesa produtivo é o que:
		
	 
	potencializa a capacidade linguística.
	
	privilegia o ensino da gramática normativa.
	
	seleciona as melhores variantes.
	
	sistematiza as regras gramaticais.
	
	reforça a importância da escrita.
	Respondido em 03/09/2019 05:09:46
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201901828616)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As pessoas sem instrução falam tudo errado.Esta afirmação é um preconceito linguístico.Escolha a alternativa que não corresponde a este pensamento:
		
	
	O portuguêsfalado é diferente do português escrito de forma culta.
	
	A escola ensina a norma linguística porque ela é de fato comum a todos os brasileiros.
	
	A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente.
	
	Qualquer variante linguística, que escape do triângulo escola-gramática-dicionário, é considerado errado.
	 
	Todo falante nativo de uma língua, sabe essa língua, pois emprega com naturalidade as regras básicas de funcionamento dela.

Mais conteúdos dessa disciplina