Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Prática de Ensino Em Educação Infantil
	Aluno(a):Keila Eliza Grimberg 	
	RGM: 20805187
	Polo: Cruzeiro do Sul – São Carlos
	Tutor: Juliana Fraga 
O Professor tem um olhar reflexivo na sua Práxis Pedagógica?
A relação dos conteúdos estudados na Prática de Ensino com a experiência do Estágio na Educação Infantil nos orienta para uma reflexão no exercício das atividades diárias do professor. Existe uma preocupação constante em direcionar à sua prática pedagógica a um processo contínuo de reflexão- ação- reflexão, o qual chamou de “Práxis Pedagógica”.
O professor demonstra um comprometimento na aprendizagem das crianças, através de atividades com métodos diferenciados, embora tenha, muitas vezes, que enfrentar uma prática pré-estabelecida pela escola.
No entender de Freire, o homem não pode ser entendido fora de suas relações com o mundo, de vez que é um “ser- em- situação”, é também um ser do trabalho e da transformação do mundo. O homem é um ser da “práxis”: da ação e da reflexão.
É fundamental que o professor na reflexão de sua ação pedagógica faça relações entre teoria e prática, considerando às vivências dos alunos, além de ser polivalente, ou seja, trabalhar com diversos conteúdos, os quais abrangem desde cuidados básicos (cuidar) até os conhecimentos específicos (educar).
Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:
“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal e de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança,e o acesso pelas crianças,aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural(1998 p.24).”
Portanto, os professores da Educação Infantil precisam equilibrar continuamente os processos de cuidar e educar para assim, garantir uma formação integral da criança para uma vida em sociedade.
Referências:
Universidade Cruzeiro do sul EaD.Unidade1- Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1998.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em. Acesso em dez.2015.

Mais conteúdos dessa disciplina