Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O valor atribuível ao lucro por ação é evidenciado no resultado ligado aos acionistas da empresa controladora, para o resultado de operações continuadas relacionadas aos acionistas da empresa controladora e, também, para quaisquer operações descontinuadas. Para efeitos de informação adicional a ser divulgada, as operações descontinuadas podem figurar em Notas Explicativas às demonstrações contábeis.
Assim, podemos afirmar que:
a. Entre os instrumentos financeiros convertidos, podem ser citados os exemplos de opções ou bônus de adição que sejam exercidos ou de ações extraordinárias que tenham sido emitidas, pois algumas condições básicas de diluição foram atendidas.
b. Para o cálculo do lucro por ação básico, devem ser encontrados o numerador e o denominador da operação. O numerador do lucro é o EBITDA.
c. No que se refere à diluição dos lucros, é essencial depreender que tal diluição somente está relacionada a um aumento do prejuízo por ação com base na situação em que todos os instrumentos financeiros conversíveis sejam, de fato, convertidos, ocorrendo tal diluição.
d. Para ser encontrado o denominador do lucro por ação básico, deve-se encontrar a média ponderada da quantidade de ações que estão em circulação no intervalo de tempo em questão.

O Pronunciamento Internacional - IFRS: diz que os estoques devem ser baixados como perda. Para a Apimec (SP), uma questão fundamental na contabilização é o valor do custo ser reconhecido como um ativo. A Comissão de Normas Contábeis da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-SP) abriu a discussão de alguns pronunciamentos técnicos do Comitê de Procedimentos Contábeis (CPC) que estão em audiência pública. Os documentos se referem à transação dos modelos contábeis brasileiros aos moldes internacionais do IFRS.
Como resultado podemos afirmar que:
I - Na avaliação dos técnicos, uma questão fundamental na contabilização dos estoques é o valor do custo ser reconhecido como um ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas.
II - Conforme o comunicado, os estoques devem ser mensurados pelo menor valor entre o valor de custo ou o valor realizável líquido, e deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.
III - O valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
IV - Esses conceitos são próximos ao dos pronunciamentos contábeis brasileiros anteriores e não devem trazer modificações fundamentais na prática contábil dos emissores de valores mobiliários.
a. I, II, III e IV.
b. I, II e III.
c. II e IV.
d. III e IV.
e. I e IV.

Estudamos que há duas formas de serem realizados os cálculos do lucro por ação: o lucro por ação básico e o lucro por ação diluído. Para o cálculo do lucro por ação básico, devem ser encontrados o numerador e o denominador da operação. O numerador do lucro é o resultado depois de serem deduzidas todas as despesas incorridas, incluindo os impostos, além da dedução das participações não controladoras e da distribuição de dividendos preferenciais.
Para o cálculo do lucro por ação de modo diferente do básico deve-se considerar o lucro por ação na forma diluída. Para tanto analise as afirmacoes abaixo:
I - Deve-se encontrar o numerador do lucro por ação diluído. Ele deve ser correspondente ao valor do lucro líquido do exercício financeiro associado a ações ordinárias, acrescido do valor dos dividendos após os impostos e dos juros registrados no período, relacionados a potenciais ações ordinárias dilutivas, tais como opções, bônus de subscrição, títulos conversíveis e contratos de seguros contingentes.
II - As opções, bônus de subscrição, títulos conversíveis e contratos de seguros contingentes devem ser, ainda, ajustados por outras variações eventuais do resultado que sejam decorrentes da conversão de potenciais ações ordinárias dilutivas.
III - O denominador deve representar o número de ações que seriam emitidas quando da conversão de todas as potenciais ações ordinárias dilutivas em ações ordinárias. Para o conceito das potenciais ações ordinárias, o Bacen (2011) define que ação ordinária é um instrumento financeiro ou outro contrato que dá ao seu detentor o direito a ações ordinárias.
IV - Potenciais ações ordinárias antidilutivas são excluídas de ambos os cálculos.
a. I, II e IV.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV.
d. I e II.
e. II e III.

Todas as operações, quando realizadas em moeda estrangeira, devem ser reconhecidas, em princípio, utilizando-se a taxa de câmbio corrente à data da transação. Eventualmente, uma taxa aproximada pode ser utilizada, como uma taxa média de um determinado período, desde que não tenham ocorrido variações cambiais consideradas relevantes. Quando forem levantadas as demonstrações contábeis em cada data-base, a conversão das operações realizadas em moeda estrangeira reconhecidas no Balanço Patrimonial terá tratamentos diferenciados tratando-se de itens monetários e não monetários.
Assinale a opção abaixo, que apresenta corretamente os procedimentos indicados para realização de uma correta tradução das demonstrações:
a. Os ganhos ou as perdas na tradução são registrados na estrutura do Balanço numa conta chamada de translation gain or loss (TGL) ativa ou passiva conforme o caso.
b. Ativos e passivos monetários devem ser traduzidos pela média ponderada entre a taxa de câmbio histórica e a taxa corrente.
c. Ativos e passivos não monetários devem ser traduzidos pela taxa de câmbio corrente.
d. As receitas e as despesas devem ser traduzidas sendo utilizada a taxa de câmbio média, incluindo a depreciação e amortização. A exceção diz respeito ao custo da mercadoria vendida que é traduzido pelas taxas de câmbio em que sejam efetivadas as transações.
e. Os ganhos ou as perdas na tradução, os quais são registrados na estrutura da demonstração do resultado, em uma conta chamada Translation Gain or Loss (TGL).

Inicialmente, não se deve confundir a moeda funcional com a moeda de report ou moeda de apresentação de relatórios, as quais são as moedas em que serão evidenciadas as demonstrações financeiras convertidas. Define-se como moeda funcional de uma empresa a moeda do sistema econômico principal no qual essa empresa tenha operações. Na prática, acaba por ser a respectiva moeda em que a empresa realiza os seus gastos gerais, sejam estes operacionais ou não.
Assim, a moeda funcional deve apresentar as características abaixo, em conformidade com os normativos internacionais:
I - É a moeda que influencia os preços dos produtos ou serviços de modo direto, sendo também a moeda de um país, no qual as forças e regulamentações de mercado determinam o preço desses produtos ou serviços.
II - É a moeda em que são apurados e pagos os principais valores incorridos para a elaboração dos bens ou para o fornecimento dos serviços prestados.
III - É a moeda em que são captados todos os recursos, sejam eles recursos próprios ou recursos de terceiros, utilizados para financiar suas atividades.
IV - É a moeda em que são recebidas as receitas das atividades principais.
a. I e II.
b. II e III.
c. I, II, III e IV.
d. III e IV.
e. IV.

Sobre as estimativas é correto afirmar que:
Mudanças nas estimativas podem acontecer em decorrência de situações de incerteza para a realização de estimativa passada, ou de modificação de cenário para situações futuras para mais do que dois exercícios sociais, sucessivos ou não, podendo o nível de incerteza se alterar no decorrer dos períodos.
a. Mudanças nas estimativas podem acontecer em decorrência de situações de incerteza para a realização de estimativa passada, ou de modificação de cenário para situações futuras para mais do que dois exercícios sociais, sucessivos ou não, podendo o nível de incerteza se alterar no decorrer dos períodos.
b. No Brasil, o pronunciamento publicado com base na norma internacional IAS 8 é o CPC 23, o qual reforça que a revisão de uma estimativa contábil não pode estar associada a exercícios financeiros anteriores.
c. Devem ser periodicamente revisadas, sempre que existirem situações novas ou fatos considerados inéditos na avaliação patrimonial. As mudanças de estimativas contábeis devem ser refletidas sempre no resultado do exercício e, se necessário devem gerar alterações em demonstrações contábeis de períodos passados, conforme a abrangência, extensão e complexidade das estimativas alteradas.
d. É comum e verdadeira a noção técnica que tanto a alteração de estimativa como a retificação de erros, têm o mesmo significado, já que significam a utilização de maneira incorreta ou, ainda, a ausência de informação provida de contabilidade.
e. Nunca pode acontecer de essas mudanças afetarem tanto ativos quanto passivos e, ainda, contas do patrimônio líquido, quando forem ajustados todos os componentes patrimoniais relacionados à mudança em cada período, presente ou passado.

A alternativa correta que a administração deve considerar é que:
a. Na falta de norma aplicável deverá tomar como referência o julgamento próprio para o desenvolvimento e aplicação das políticas contábeis relevantes para os usuários de suas demonstrações.
b. Todas as políticas contábeis determinadas pelos governos devem ser aplicadas de maneira inconsistente e uniforme quando forem tomadas como base atividades financeiras similares.
c. As políticas contábeis determinadas pela administração são de observação compulsória para os processos de gestão empresarial, mas podem ser flexibilizadas caso necessário para melhor evidenciar as estratégias econômicas da empresa.
d. Em primeiro lugar a legislação local para posteriormente, usando a discricionariedade, observar as normas internacionais.
e. Mudanças substanciais nas políticas contábeis são de divulgação interna obrigatória.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O valor atribuível ao lucro por ação é evidenciado no resultado ligado aos acionistas da empresa controladora, para o resultado de operações continuadas relacionadas aos acionistas da empresa controladora e, também, para quaisquer operações descontinuadas. Para efeitos de informação adicional a ser divulgada, as operações descontinuadas podem figurar em Notas Explicativas às demonstrações contábeis.
Assim, podemos afirmar que:
a. Entre os instrumentos financeiros convertidos, podem ser citados os exemplos de opções ou bônus de adição que sejam exercidos ou de ações extraordinárias que tenham sido emitidas, pois algumas condições básicas de diluição foram atendidas.
b. Para o cálculo do lucro por ação básico, devem ser encontrados o numerador e o denominador da operação. O numerador do lucro é o EBITDA.
c. No que se refere à diluição dos lucros, é essencial depreender que tal diluição somente está relacionada a um aumento do prejuízo por ação com base na situação em que todos os instrumentos financeiros conversíveis sejam, de fato, convertidos, ocorrendo tal diluição.
d. Para ser encontrado o denominador do lucro por ação básico, deve-se encontrar a média ponderada da quantidade de ações que estão em circulação no intervalo de tempo em questão.

O Pronunciamento Internacional - IFRS: diz que os estoques devem ser baixados como perda. Para a Apimec (SP), uma questão fundamental na contabilização é o valor do custo ser reconhecido como um ativo. A Comissão de Normas Contábeis da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-SP) abriu a discussão de alguns pronunciamentos técnicos do Comitê de Procedimentos Contábeis (CPC) que estão em audiência pública. Os documentos se referem à transação dos modelos contábeis brasileiros aos moldes internacionais do IFRS.
Como resultado podemos afirmar que:
I - Na avaliação dos técnicos, uma questão fundamental na contabilização dos estoques é o valor do custo ser reconhecido como um ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas.
II - Conforme o comunicado, os estoques devem ser mensurados pelo menor valor entre o valor de custo ou o valor realizável líquido, e deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.
III - O valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
IV - Esses conceitos são próximos ao dos pronunciamentos contábeis brasileiros anteriores e não devem trazer modificações fundamentais na prática contábil dos emissores de valores mobiliários.
a. I, II, III e IV.
b. I, II e III.
c. II e IV.
d. III e IV.
e. I e IV.

Estudamos que há duas formas de serem realizados os cálculos do lucro por ação: o lucro por ação básico e o lucro por ação diluído. Para o cálculo do lucro por ação básico, devem ser encontrados o numerador e o denominador da operação. O numerador do lucro é o resultado depois de serem deduzidas todas as despesas incorridas, incluindo os impostos, além da dedução das participações não controladoras e da distribuição de dividendos preferenciais.
Para o cálculo do lucro por ação de modo diferente do básico deve-se considerar o lucro por ação na forma diluída. Para tanto analise as afirmacoes abaixo:
I - Deve-se encontrar o numerador do lucro por ação diluído. Ele deve ser correspondente ao valor do lucro líquido do exercício financeiro associado a ações ordinárias, acrescido do valor dos dividendos após os impostos e dos juros registrados no período, relacionados a potenciais ações ordinárias dilutivas, tais como opções, bônus de subscrição, títulos conversíveis e contratos de seguros contingentes.
II - As opções, bônus de subscrição, títulos conversíveis e contratos de seguros contingentes devem ser, ainda, ajustados por outras variações eventuais do resultado que sejam decorrentes da conversão de potenciais ações ordinárias dilutivas.
III - O denominador deve representar o número de ações que seriam emitidas quando da conversão de todas as potenciais ações ordinárias dilutivas em ações ordinárias. Para o conceito das potenciais ações ordinárias, o Bacen (2011) define que ação ordinária é um instrumento financeiro ou outro contrato que dá ao seu detentor o direito a ações ordinárias.
IV - Potenciais ações ordinárias antidilutivas são excluídas de ambos os cálculos.
a. I, II e IV.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV.
d. I e II.
e. II e III.

Todas as operações, quando realizadas em moeda estrangeira, devem ser reconhecidas, em princípio, utilizando-se a taxa de câmbio corrente à data da transação. Eventualmente, uma taxa aproximada pode ser utilizada, como uma taxa média de um determinado período, desde que não tenham ocorrido variações cambiais consideradas relevantes. Quando forem levantadas as demonstrações contábeis em cada data-base, a conversão das operações realizadas em moeda estrangeira reconhecidas no Balanço Patrimonial terá tratamentos diferenciados tratando-se de itens monetários e não monetários.
Assinale a opção abaixo, que apresenta corretamente os procedimentos indicados para realização de uma correta tradução das demonstrações:
a. Os ganhos ou as perdas na tradução são registrados na estrutura do Balanço numa conta chamada de translation gain or loss (TGL) ativa ou passiva conforme o caso.
b. Ativos e passivos monetários devem ser traduzidos pela média ponderada entre a taxa de câmbio histórica e a taxa corrente.
c. Ativos e passivos não monetários devem ser traduzidos pela taxa de câmbio corrente.
d. As receitas e as despesas devem ser traduzidas sendo utilizada a taxa de câmbio média, incluindo a depreciação e amortização. A exceção diz respeito ao custo da mercadoria vendida que é traduzido pelas taxas de câmbio em que sejam efetivadas as transações.
e. Os ganhos ou as perdas na tradução, os quais são registrados na estrutura da demonstração do resultado, em uma conta chamada Translation Gain or Loss (TGL).

Inicialmente, não se deve confundir a moeda funcional com a moeda de report ou moeda de apresentação de relatórios, as quais são as moedas em que serão evidenciadas as demonstrações financeiras convertidas. Define-se como moeda funcional de uma empresa a moeda do sistema econômico principal no qual essa empresa tenha operações. Na prática, acaba por ser a respectiva moeda em que a empresa realiza os seus gastos gerais, sejam estes operacionais ou não.
Assim, a moeda funcional deve apresentar as características abaixo, em conformidade com os normativos internacionais:
I - É a moeda que influencia os preços dos produtos ou serviços de modo direto, sendo também a moeda de um país, no qual as forças e regulamentações de mercado determinam o preço desses produtos ou serviços.
II - É a moeda em que são apurados e pagos os principais valores incorridos para a elaboração dos bens ou para o fornecimento dos serviços prestados.
III - É a moeda em que são captados todos os recursos, sejam eles recursos próprios ou recursos de terceiros, utilizados para financiar suas atividades.
IV - É a moeda em que são recebidas as receitas das atividades principais.
a. I e II.
b. II e III.
c. I, II, III e IV.
d. III e IV.
e. IV.

Sobre as estimativas é correto afirmar que:
Mudanças nas estimativas podem acontecer em decorrência de situações de incerteza para a realização de estimativa passada, ou de modificação de cenário para situações futuras para mais do que dois exercícios sociais, sucessivos ou não, podendo o nível de incerteza se alterar no decorrer dos períodos.
a. Mudanças nas estimativas podem acontecer em decorrência de situações de incerteza para a realização de estimativa passada, ou de modificação de cenário para situações futuras para mais do que dois exercícios sociais, sucessivos ou não, podendo o nível de incerteza se alterar no decorrer dos períodos.
b. No Brasil, o pronunciamento publicado com base na norma internacional IAS 8 é o CPC 23, o qual reforça que a revisão de uma estimativa contábil não pode estar associada a exercícios financeiros anteriores.
c. Devem ser periodicamente revisadas, sempre que existirem situações novas ou fatos considerados inéditos na avaliação patrimonial. As mudanças de estimativas contábeis devem ser refletidas sempre no resultado do exercício e, se necessário devem gerar alterações em demonstrações contábeis de períodos passados, conforme a abrangência, extensão e complexidade das estimativas alteradas.
d. É comum e verdadeira a noção técnica que tanto a alteração de estimativa como a retificação de erros, têm o mesmo significado, já que significam a utilização de maneira incorreta ou, ainda, a ausência de informação provida de contabilidade.
e. Nunca pode acontecer de essas mudanças afetarem tanto ativos quanto passivos e, ainda, contas do patrimônio líquido, quando forem ajustados todos os componentes patrimoniais relacionados à mudança em cada período, presente ou passado.

A alternativa correta que a administração deve considerar é que:
a. Na falta de norma aplicável deverá tomar como referência o julgamento próprio para o desenvolvimento e aplicação das políticas contábeis relevantes para os usuários de suas demonstrações.
b. Todas as políticas contábeis determinadas pelos governos devem ser aplicadas de maneira inconsistente e uniforme quando forem tomadas como base atividades financeiras similares.
c. As políticas contábeis determinadas pela administração são de observação compulsória para os processos de gestão empresarial, mas podem ser flexibilizadas caso necessário para melhor evidenciar as estratégias econômicas da empresa.
d. Em primeiro lugar a legislação local para posteriormente, usando a discricionariedade, observar as normas internacionais.
e. Mudanças substanciais nas políticas contábeis são de divulgação interna obrigatória.

Prévia do material em texto

19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 1/23
Painel / Minhas disciplinas / Contabilidade Internacional / Exercício de Fixação 1
/ Exercício de Fixação 1 (E1)
Contabilidade Internacional
Atividade anterior Próxima atividade
Iniciado em segunda, 19 Nov 2018, 11:45
Estado Finalizada
Concluída em segunda, 19 Nov 2018, 12:00
Nota 4,00 de um máximo de 10,00(40%)


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 2/23
Questão 1
Incorreto
O valor atribuível ao lucro por ação é evidenciado no resultado ligado aos
acionistas da empresa controladora, para o resultado de operações
continuadas relacionadas aos acionistas da empresa controladora e,
também, para quaisquer operações descontinuadas. Para efeitos de
informação adicional a ser divulgada, as operações descontinuadas podem
�gurar em Notas Explicativas às demonstrações contábeis. Assim, podemos
a�rmar que:
Escolha uma:
a. Entre os instrumentos �nanceiros convertidos, podem ser citados os
exemplos de opções ou bônus de adição que sejam exercidos ou de ações
extraordinárias que tenham sido emitidas, pois algumas condições básicas
de diluição foram atendidas.
b. Para o cálculo do lucro por ação básico, devem ser encontrados o
numerador e o denominador da operação. O numerador do lucro é o
EBITDA.
c. No que se refere à diluição dos lucros, é essencial depreender que tal
diluição somente está relacionada a um aumento do prejuízo por ação com
base na situação em que todos os instrumentos �nanceiros conversíveis
sejam, de fato, convertidos, ocorrendo tal diluição.
d. Para ser encontrado o denominador do lucro por ação básico, deve-se
encontrar a média ponderada da quantidade de ações que estão em
circulação no intervalo de tempo em questão.
O valor atribuível ao lucro por ação é evidenciado no resultado ligado aos
acionistas da empresa controladora, para o resultado de operações continuadas
relacionadas aos acionistas da empresa controladora e, também, para quaisquer
operações descontinuadas. Para efeitos de informação adicional a ser divulgada, as
operações descontinuadas podem �gurar em Notas Explicativas às demonstrações
contábeis. Assim, é corretor a�rmar que: Para ser encontrado o denominador do
lucro por ação básico, deve-se encontrar a média ponderada da quantidade de
ações que estão em circulação no intervalo de tempo em questão. Na sequência, as
demais opções discordam do nosso estudo, acompanhe: Especi�camente sobre as
demonstrações contábeis consolidadas, o lucro por ação tem o objetivo de re�etir
os lucros que sejam atribuíveis aos acionistas da empresa controladora; Alguns
e. Especi�camente sobre as demonstrações contábeis consolidadas, o lucro
por ação tem o objetivo de re�etir os lucros que sejam atribuíveis aos
acionistas da empresa como um todo e não apenas aos da controladora.



19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 3/23
A resposta correta é: Para ser encontrado o denominador do lucro por ação
básico, deve-se encontrar a média ponderada da quantidade de ações que estão
em circulação no intervalo de tempo em questão..
pontos conceituais devem ser reforçados. Um deles está relacionado à diluição dos
lucros. Ela está relacionada à redução do lucro por ação ou a um aumento do
prejuízo por ação com base na situação em que todos os instrumentos �nanceiros
conversíveis sejam, de fato, convertidos, ocorrendo tal diluição. Entre esses
instrumentos �nanceiros convertidos, podem ser citados os exemplos de opções ou
bônus de subscrição que sejam exercidos ou de ações ordinárias que tenham sido
emitidas, pois algumas condições básicas de diluição foram atendidas; Para o
cálculo do lucro por ação básico, devem ser encontrados o numerador e o
denominador da operação. O numerador do lucro é o resultado depois de serem
deduzidas todas as despesas incorridas, incluindo os impostos, além da dedução
das participações não controladoras e da distribuição de dividendos preferenciais;
Entre esses instrumentos �nanceiros convertidos, podem ser citados os exemplos
de opções ou bônus de subscrição que sejam exercidos ou de ações ordinárias que
tenham sido emitidas, pois algumas condições básicas de diluição foram
atendidas.Capítulo 5.2.1 – Principais aspectos conceituais - página 98.


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 4/23
Questão 2
Correto
Conforme estudado sobre os critérios de apuração do custo, aprendemos no
que se refere à apuração do custo, sendo conhecidos todos os componentes
do custo de aquisição, o maior entrave reside no fato de a empresa adquirir
quantidades diferentes de um mesmo produto com custos diferenciados e
em datas diferentes. Com base nessa problemática, surge a dúvida maior
sobre qual valor deve �gurar nos estoques na data do levantamento do
Balanço Patrimonial. Assim, analisando esse enfoque é correto a�rmar que:
Escolha uma:
Conforme estudado sobre os critérios de apuração do custo, aprendemos no
que se refere à apuração do custo, sendo conhecidos todos os componentes do
custo de aquisição, o maior entrave reside no fato de a empresa adquirir
quantidades diferentes de um mesmo produto com custos diferenciados e em
datas diferentes. Com base nessa problemática, surge a dúvida maior sobre qual
valor deve �gurar nos estoques na data do levantamento do Balanço Patrimonial.
Assim, analisando esse enfoque é correto a�rmar que: Segundo a norma
internacional, o custo dos estoques de itens que não sejam intercambiáveis e de
bens ou serviços produzidos e separados para projetos especí�cos deve ser
atribuído pelo uso da identi�cação dos respectivos custos individualizados. No caso
de itens que permaneçam em estoque, a contabilização deve ser feita pelo método
PEPS ou pelo custo médio ponderado, mas para os itens de mesma natureza,
devem seguir critérios semelhantes de avaliação. Já as demais questões apresentam
discordância com o tema estudado, acompanhe: Para o caso do Brasil, a legislação
do Imposto de Renda permite (correto: apenas permite) a utilização indiscriminada
(incorreto) dos métodos denominados de preço especí�co, do custo médio
ponderado móvel ou o dos bens com aquisição mais recente (chamado de PEPS, do
inglês, FIFO) desde que a empresa obtenha preliminarmente autorização da RFB
para utilização de um deles no período compreendido entre, no mínimo três e no
máximo cinco exercícios sociais; Com a publicação da norma nacional (correto:
internacional) IAS 2, essa última prática continuou contabilmente proibida, o que fez
com que a maioria das empresas sediadas no Brasil continuassem com os seus
registros da forma habitual, mais comumente associada ao uso do custo médio
ponderado móvel para a correta desvalorização (correto: avaliação) dos custos e
a. Segundo a norma internacional, o custo dos estoques de itens que não
sejam intercambiáveis e de bens ou serviços produzidos e separados para
projetos especí�cos deve ser atribuído pelo uso da identi�cação dos
respectivos custos individualizados. No caso de itens que permaneçam em
estoque, a contabilização deve ser feita pelo método PEPS ou pelo custo
médio ponderado, mas para os itens de mesma natureza, devem seguir
critérios semelhantes de avaliação.



19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 5/23
A resposta correta é: Segundo a norma internacional, o custo dos estoques de
itens que não sejam intercambiáveis e de bens ou serviços produzidos e
separados para projetos especí�cos deve ser atribuído pelo uso da identi�cação
dos respectivos custos individualizados.No caso de itens que permaneçam em
estoque, a contabilização deve ser feita pelo método PEPS ou pelo custo médio
dos estoques de mercadorias ou produtos acabados; O preço especí�co, embora
legalmente autorizado, é economicamente inconveniente na maioria dos casos
(correto: mais economicamente viável na maioria dos casos), apresentando-se
como completamente inviável em outros. A aplicabilidade deste critério está ligada
à valorização de cada unidade do estoque ao preço efetivamente pago pela
aquisição de cada item componente do estoque; Na utilização do UEPS (correto:
PEPS), a baixa dos itens dos estoques é realizada pelo custo de aquisição, seguindo
as iniciais da sigla UEPS (correto: PEPS): Último que Entra Primeiro que Sai (do inglês
LIFO – Last-In-Last-Out). Conforme as operações vão acontecendo, por meio de
vendas ou do consumo, a baixa é realizada sempre pelas primeiras compras
realizadas como prioridade, sendo consumidas ou dada baixa de venda das
unidades adquiridas da quantidade adquirida em data mais antiga.Capítulo 4.2.1.2 –
Apuração do custo – página 79
b. Para o caso do Brasil, a legislação do Imposto de Renda permite a
utilização indiscriminada dos métodos denominados de preço especí�co,
do custo médio ponderado móvel ou o dos bens com aquisição mais
recente (chamado de PEPS, do inglês, FIFO) desde que a empresa obtenha
preliminarmente autorização da RFB para utilização de um deles no
período compreendido entre, no mínimo três e no máximo cinco exercícios
sociais.
c. O preço especí�co, além de ser legalmente autorizado, costuma se
demonstrar como o mais economicamente viável na maioria dos casos. A
aplicabilidade deste critério está ligada à valorização de cada unidade do
estoque ao preço efetivamente pago pela aquisição de cada item
componente do estoque.
d. Com a publicação da norma nacional IAS 2, essa última prática continuou
contabilmente proibida, o que fez com que a maioria das empresas
sediadas no Brasil continuassem com os seus registros da forma habitual,
mais comumente associada ao uso do custo médio ponderado móvel para
a correta desvalorização dos custos e dos estoques de mercadorias ou
produtos acabados.
e. Na utilização do UEPS, a baixa dos itens dos estoques é realizada pelo
custo de aquisição, seguindo as iniciais da sigla UEPS: Último que Entra
Primeiro que Sai (do inglês LIFO – Last-In-Last-Out). Conforme as operações
vão acontecendo, por meio de vendas ou do consumo, a baixa é realizada
sempre pelas primeiras compras realizadas como prioridade, sendo
consumidas ou dada baixa de venda das unidades adquiridas da
quantidade adquirida em data mais antiga.


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 6/23
ponderado, mas para os itens de mesma natureza, devem seguir critérios
semelhantes de avaliação..


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 7/23
Questão 3
Correto
Estudamos que conforme a norma internacional, as transações que
envolvem pagamentos baseados em ações são aquelas em que as empresas
recebem produtos, mercadorias ou serviços em troca de títulos patrimoniais
ou quando elas adquirem produto, mercadorias ou serviços assumindo a
obrigação com o fornecedor (prestador do serviço) de realizar o pagamento
futuro com base nos preços dos títulos patrimoniais emitidos por elas. O
principal entrave para os pagamentos baseados em ações está na
mensuração e no reconhecimento dessas transações, quando efetivamente
realizadas. E, no sentido mais amplo, analise as a�rmações abaixo sob o
ponto de vista de quem deve arcar com o maior prejuízo quando há
pagamentos feitos com ações ou opções, a empresa ou os acionistas dela:
I - Quando a remuneração está baseada no direito adquirido à subscrição,
não há qualquer desembolso efetivo por parte da empresa, haja vista que
ela apenas arcará com o custo de oportunidade. Para os acionistas, o
prejuízo é visível. Com mais ações em circulação, signi�ca que o percentual
de participação acaba sendo diminuído, por diluição, pela entrega de novas
ações aos bene�ciários.
II - Quando se fala em registros, a necessidade de serem controlados pelos
sistemas contábeis das empresas não se torna presente, tal como já
discutido nos Estados Unidos, já que o prejuízo era para os acionistas e não
para as empresas. No entanto, com os escândalos ocorridos envolvendo
empresas não somente norte-americanas, mas europeias, passou a
prevalecer a corrente que exigia esse reconhecimento e registro para as
empresas. Uma coisa não desencadeava a outra (o não registro e os
escândalos), mas houve uma descon�ança elevada devido à ausência desses
registros nos sistemas contábeis das empresas.
III - Segundo a norma internacional, as transações que envolvem
pagamentos baseados em ações são aquelas em que as empresas recebem
produtos, mercadorias ou serviços em troca de títulos patrimoniais ou
quando elas adquirem produto, mercadorias ou serviços assumindo a
obrigação com o fornecedor (prestador do serviço) de realizar o pagamento
futuro com base nos preços dos títulos patrimoniais emitidos por elas.
IV - Uma transação que envolva um empregado como parte dela, não é
caracterizada como transação de pagamento baseada em ações. O ponto
conceitual que versa sobre essa matéria é o item 4 do pronunciamento
emitido pelo CPC.


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 8/23
Após a sua análise, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
A resposta correta é: I, II, III e IV..
a. I, II e IV.
b. I e II.
c. II e III.
d. III e IV.
Estudamos que conforme a norma internacional, as transações que envolvem
pagamentos baseados em ações são aquelas em que as empresas recebem
produtos, mercadorias ou serviços em troca de títulos patrimoniais ou quando elas
adquirem produto, mercadorias ou serviços assumindo a obrigação com o
fornecedor (prestador do serviço) de realizar o pagamento futuro com base nos
preços dos títulos patrimoniais emitidos por elas. O principal entrave para os
pagamentos baseados em ações está na mensuração e no reconhecimento dessas
transações, quando efetivamente realizadas. E, no sentido mais amplo, analise as
a�rmações abaixo sob o ponto de vista de quem deve arcar com o maior prejuízo
quando há pagamentos feitos com ações ou opções, a empresa ou os acionistas
dela, podemos a�rmar que todas as opções são corretas, acompanhe: I - Quando a
remuneração está baseada no direito adquirido à subscrição, não há qualquer
desembolso efetivo por parte da empresa, haja vista que ela apenas arcará com o
custo de oportunidade. Para os acionistas, o prejuízo é visível. Com mais ações em
circulação, signi�ca que o percentual de participação acaba sendo diminuído, por
diluição, pela entrega de novas ações aos bene�ciários. II - Quando se fala em
registros, a necessidade de serem controlados pelos sistemas contábeis das
empresas não se torna presente, tal como já discutido nos Estados Unidos, já que o
prejuízo era para os acionistas e não para as empresas. No entanto, com os
escândalos ocorridos envolvendo empresas não somente norte-americanas, mas
europeias, passou a prevalecer a corrente que exigia esse reconhecimento e
registro para as empresas. Uma coisa não desencadeava a outra (o não registro e os
escândalos), mas houve uma descon�ança elevada devido à ausência desses
registros nos sistemas contábeis das empresas; III - Segundo a norma internacional,
as transações que envolvem pagamentos baseados em ações são aquelas em que
as empresas recebem produtos, mercadorias ou serviços em troca de títulos
patrimoniais ou quando elas adquirem produto, mercadorias ou serviços
assumindo a obrigação com o fornecedor (prestador do serviço) de realizar opagamento futuro com base nos preços dos títulos patrimoniais emitidos por elas;
IV - Uma transação que envolva um empregado como parte dela, não é
caracterizada como transação de pagamento baseada em ações. O ponto conceitual
que versa sobre essa matéria é o item 4 do pronunciamento emitido pelo
CPC.Capítulo 5.1.2 – Principais características - página 91.
e. I, II, III e IV.



19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 9/23


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 10/23
Questão 4
Incorreto
O Pronunciamento Internacional - IFRS: diz que os estoques devem ser
baixados como perda. Para a Apimec (SP), uma questão fundamental na
contabilização é o valor do custo ser reconhecido como um ativo. A
Comissão de Normas Contábeis da Associação dos Analistas e Pro�ssionais
de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-SP) abriu a discussão de
alguns pronunciamentos técnicos do Comitê de Procedimentos Contábeis
(CPC) que estão em audiência pública. Os documentos se referem à
transação dos modelos contábeis brasileiros aos moldes internacionais do
IFRS. Como resultado podemos a�rmar que:
I - Na avaliação dos técnicos, uma questão fundamental na contabilização
dos estoques é o valor do custo ser reconhecido como um ativo e mantido
nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas.
II - Conforme o comunicado, os estoques devem ser mensurados pelo
menor valor entre o valor de custo ou o valor realizável líquido, e deve incluir
todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos
incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.
III - O valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal
dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos
gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
IV - Esses conceitos são próximos ao dos pronunciamentos contábeis
brasileiros anteriores e não devem trazer modi�cações fundamentais na
prática contábil dos emissores de valores mobiliários.
Após a análise das a�rmações, assinale a alternativa correta:_____.
Escolha uma:
a. I, II, III e IV.
Conforme estudado, o Pronunciamento Internacional - IFRS: diz que os
estoques devem ser baixados como perda. Para a Apimec (SP), uma questão
fundamental na contabilização é o valor do custo ser reconhecido como um ativo. A
Comissão de Normas Contábeis da Associação dos Analistas e Pro�ssionais de
Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-SP) abriu a discussão de alguns
pronunciamentos técnicos do Comitê de Procedimentos Contábeis (CPC) que estão
em audiência pública. Os documentos se referem à transação dos modelos
contábeis brasileiros aos moldes internacionais do IFRS. Como resultado podemos
b. I, II e III.



19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 11/23
A resposta correta é: I, II, III e IV..
a�rmar que todas as alternativas estão corretas, acompanhe: I - Na avaliação dos
técnicos, uma questão fundamental na contabilização dos estoques é o valor do
custo ser reconhecido como um ativo e mantido nos registros até que as
respectivas receitas sejam reconhecidas; II - Conforme o comunicado, os estoques
devem ser mensurados pelo menor valor entre o valor de custo ou o valor realizável
líquido, e deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como
outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais;
III - O valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos
negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos
estimados necessários para se concretizar a venda; IV - Esses conceitos são
próximos ao dos pronunciamentos contábeis brasileiros anteriores e não devem
trazer modi�cações fundamentais na prática contábil dos emissores de valores
mobiliários.Capítulo 5.1 – IFRS 2 – Pagamentos baseados em ações - página 90
c. II e IV.
d. III e IV.
e. I e IV.


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 12/23
Questão 5
Incorreto
Estudamos que há duas formas de serem realizados os cálculos do lucro por
ação: o lucro por ação básico e o lucro por ação diluído. Para o cálculo do
lucro por ação básico, devem ser encontrados o numerador e o
denominador da operação. O numerador do lucro é o resultado depois de
serem deduzidas todas as despesas incorridas, incluindo os impostos, além
da dedução das participações não controladoras e da distribuição de
dividendos preferenciais. Para o cálculo do lucro por ação de modo diferente
do básico deve-se considerar o lucro por ação na forma diluída. Para tanto
analise as a�rmações abaixo:
I - Deve-se encontrar o numerador do lucro por ação diluído. Ele deve ser
correspondente ao valor do lucro líquido do exercício �nanceiro associado a
ações ordinárias, acrescido do valor dos dividendos após os impostos e dos
juros registrados no período, relacionados a potenciais ações ordinárias
dilutivas, tais como opções, bônus de subscrição, títulos conversíveis e
contratos de seguros contingentes.
II - As opções, bônus de subscrição, títulos conversíveis e contratos de
seguros contingentes devem ser, ainda, ajustados por outras variações
eventuais do resultado que sejam decorrentes da conversão de potenciais
ações ordinárias dilutivas.
III - O denominador deve representar o número de ações que seriam
emitidas quando da conversão de todas as potenciais ações ordinárias
dilutivas em ações ordinárias. Para o conceito das potenciais ações
ordinárias, o Bacen (2011) de�ne que ação ordinária é um instrumento
�nanceiro ou outro contrato que dá ao seu detentor o direito a ações
ordinárias.
IV - Potenciais ações ordinárias antidilutivas são excluídas de ambos os
cálculos.
Após a análise das a�rmações, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I, II e IV.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV.


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 13/23
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Conforme estudamos, há duas formas de serem realizados os cálculos do lucro
por ação: o lucro por ação básico e o lucro por ação diluído. Para o cálculo do lucro
por ação básico, devem ser encontrados o numerador e o denominador da
operação. O numerador do lucro é o resultado depois de serem deduzidas todas as
despesas incorridas, incluindo os impostos, além da dedução das participações não
controladoras e da distribuição de dividendos preferenciais. Para o cálculo do lucro
por ação de modo diferente do básico deve-se considerar o lucro por ação na forma
diluída. Assim, todas as a�rmações são corretas, acompanhe: I - Deve-se encontrar
o numerador do lucro por ação diluído. Ele deve ser correspondente ao valor do
lucro líquido do exercício �nanceiro associado a ações ordinárias, acrescido do valor
dos dividendos após os impostos e dos juros registrados no período, relacionados a
potenciais ações ordinárias dilutivas, tais como opções, bônus de subscrição, títulos
conversíveis e contratos de seguros contingentes. II - As opções, bônus de
subscrição, títulos conversíveis e contratos de seguros contingentes devem ser,
ainda, ajustados por outras variações eventuais do resultado que sejam
decorrentes da conversão de potenciais ações ordinárias dilutivas; III - O
denominador deve representar o número de ações que seriam emitidas quando da
conversão de todas as potenciais ações ordinárias dilutivas em ações ordinárias.
Para o conceito das potenciais ações ordinárias, o Bacen (2011) de�ne que ação
ordinária é um instrumento �nanceiro ououtro contrato que dá ao seu detentor o
direito a ações ordinárias; IV - Potenciais ações ordinárias antidilutivas são excluídas
de ambos os cálculos.Capítulo 5.2.2 – Cálculo do resultado por ação - página 99.

d. I e II.
e. II e III.


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 14/23
Questão 6
Incorreto
Todas as operações, quando realizadas em moeda estrangeira, devem ser
reconhecidas, em princípio, utilizando-se a taxa de câmbio corrente à data
da transação. Eventualmente, uma taxa aproximada pode ser utilizada,
como uma taxa média de um determinado período, desde que não tenham
ocorrido variações cambiais consideradas relevantes. Quando forem
levantadas as demonstrações contábeis em cada data- -base, a conversão
das operações realizadas em moeda estrangeira reconhecidas no Balanço
Patrimonial terá tratamentos diferenciados tratando-se de itens monetários
e não monetários. Assinale a opção abaixo, que apresenta corretamente os
procedimentos indicados para realização de uma correta tradução das
demonstrações:
Escolha uma:
a. Os ganhos ou as perdas na tradução são registrados na estrutura do
Balanço numa conta chamada de translation gain or loss (TGL) ativa ou
passiva conforme o caso.
b. Ativos e passivos monetários devem ser traduzidos pela média
ponderada entre a taxa de câmbio histórica e a taxa corrente.
Estudamos que as operações, quando realizadas em moeda estrangeira,
devem ser reconhecidas, em princípio, utilizando-se a taxa de câmbio corrente à
data da transação. Eventualmente, uma taxa aproximada pode ser utilizada, como
uma taxa média de um determinado período, desde que não tenham ocorrido
variações cambiais consideradas relevantes. Quando forem levantadas as
demonstrações contábeis em cada data- -base, a conversão das operações
realizadas em moeda estrangeira reconhecidas no Balanço Patrimonial terá
tratamentos diferenciados tratando-se de itens monetários e não monetários.
Assim, os procedimentos indicados para realização de uma correta tradução das
demonstrações são: Os ganhos ou as perdas na tradução, os quais são registrados
na estrutura da demonstração do resultado, em uma conta chamada Translation
Gain or Loss (TGL). Já as opções apresentadas na sequência, apresentavam
distorções com o tema de nosso estudo, acompanhe: Ativos e passivos monetários
devem ser traduzidos pela taxa de câmbio corrente; Ativos e passivos não
monetários devem ser traduzidos pela taxa de câmbio histórica; As receitas e as
despesas devem ser traduzidas sendo utilizada a taxa de câmbio média, com
exceção para a depreciação, e também para o custo da mercadoria vendida e para a
amortização dos bens intangíveis, as quais são traduzidas pelas taxas de câmbio em
c. Ativos e passivos não monetários devem ser traduzidos pela taxa de
câmbio corrente.



19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 15/23
A resposta correta é: Os ganhos ou as perdas na tradução, os quais são
registrados na estrutura da demonstração do resultado, em uma conta chamada
Translation Gain or Loss (TGL)..
que sejam efetivadas as transações; Os ganhos ou as perdas na tradução são
registrados na estrutura da DRE numa conta chamada de translation gain or loss
(TGL).Capítulo 6.1.4 – Procedimentos para tradução das demonstrações - página
115.
d. As receitas e as despesas devem ser traduzidas sendo utilizada a taxa de
câmbio média, incluindo a depreciação e amortização. A exceção diz
respeito ao custo da mercadoria vendida que é traduzido pelas taxas de
câmbio em que sejam efetivadas as transações.
e. Os ganhos ou as perdas na tradução, os quais são registrados na
estrutura da demonstração do resultado, em uma conta chamada
Translation Gain or Loss (TGL).


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 16/23
Questão 7
Incorreto
Inicialmente, não se deve confundir a moeda funcional com a moeda de
report ou moeda de apresentação de relatórios, as quais são as moedas em
que serão evidenciadas as demonstrações �nanceiras convertidas. De�ne-se
como moeda funcional de uma empresa a moeda do sistema econômico
principal no qual essa empresa tenha operações. Na prática, acaba por ser a
respectiva moeda em que a empresa realiza os seus gastos gerais, sejam
estes operacionais ou não. Assim, a moeda funcional deve apresentar as
características abaixo, em conformidade com os normativos internacionais:
I - É a moeda que in�uencia os preços dos produtos ou serviços de modo
direto, sendo também a moeda de um país, no qual as forças e
regulamentações de mercado determinam o preço desses produtos ou
serviços.
II - É a moeda em que são apurados e pagos os principais valores incorridos
para a elaboração dos bens ou para o fornecimento dos serviços prestados.
III - É a moeda em que são captados todos os recursos, sejam eles recursos
próprios ou recursos de terceiros, utilizados para �nanciar suas atividades.
IV - É a moeda em que são recebidas as receitas das atividades principais.
Após a análise das a�rmações, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I e II.
Conforme estudamos, inicialmente, não se deve confundir a moeda funcional
com a moeda de report ou moeda de apresentação de relatórios, as quais são as
moedas em que serão evidenciadas as demonstrações �nanceiras convertidas.
De�ne-se como moeda funcional de uma empresa a moeda do sistema econômico
principal no qual essa empresa tenha operações. Na prática, acaba por ser a
respectiva moeda em que a empresa realiza os seus gastos gerais, sejam estes
operacionais ou não. Assim, é correto a�rmar que a moeda funcional deve
apresentar as características em conformidade com os normativos internacionais: I
- É a moeda que in�uencia os preços dos produtos ou serviços de modo direto,
sendo também a moeda de um país, no qual as forças e regulamentações de
mercado determinam o preço desses produtos ou serviços; II - É a moeda em que
são apurados e pagos os principais valores incorridos para a elaboração dos bens
ou para o fornecimento dos serviços prestados; III - É a moeda em que são captados
todos os recursos, sejam eles recursos próprios ou recursos de terceiros, utilizados
b. II e III.



19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 17/23
A resposta correta é: I, II, III e IV..
para �nanciar suas atividades; IV - É a moeda em que são recebidas as receitas das
atividades principais.Capítulo 6.1.2 – Características da moeda funcional - página
113.
c. I, II, III e IV.
d. III e IV.
e. IV.


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 18/23
Questão 8
Correto
Apesar do CPC ainda não ter se manifestado a respeito dessa norma para o
setor �nanceiro, já existe a resolução 3059 de 2002, alterada pela resolução
3355 de 2006, que estabelece padrões de consolidação e divulgação
consonantes a essa IAS, não consegui enxergar como na normatização
contábil que temos hoje, vamos conseguir anular todos os efeitos das
diferenças temporárias e tempestivas com relação ao imposto sobre a renda
que não seja com a nossa velha muleta �scal (o Lalur). Assim, a norma IAS 12
prevê que o imposto corrente ou imposto diferido deve ser debitado ou
creditado diretamente no capital social quando:
Escolha uma:
a. A norma permite o desconto a valor presente do crédito tributário e da
obrigação �scal.
b. Exige que sejam divulgadas as seguintes informações de forma conjunta:
gastos por impostos correntes e quantia de perdas �scais não reconhecidas
anteriormente para cobertura de impostos correntese diferidos.
c. Trata ainda a norma da única divulgação adicional: o imposto diferido
agregado debitado ou creditados diretamente na conta de capital social.
d. A norma veda a compensação dos ativos diferidos com os passivos
diferidos por imposto, independente de: a empresa ter um direito
legalmente executável e compensar esses deferimentos, os ativos e
passivos se relacionarem com impostos sobre o rendimento lançados pela
mesma autoridade �scal.
Apesar do CPC ainda não ter se manifestado a respeito dessa norma para o
setor �nanceiro, já existe a resolução 3059 de 2002, alterada pela resolução 3355 de
2006, que estabelece padrões de consolidação e divulgação consonantes a essa IAS,
não consegui enxergar como na normatização contábil que temos hoje, vamos
conseguir anular todos os efeitos das diferenças temporárias e tempestivas com
relação ao imposto sobre a renda que não seja com a nossa velha muleta �scal (o
Lalur). Assim, a norma IAS 12 prevê que o imposto corrente ou imposto diferido
deve ser debitado ou creditado diretamente no capital social quando: Constituir
e. Constituir uma alteração na quantia escriturada proveniente da
revalorização do ativo �xo, um ajustamento no saldo de abertura de
resultados provenientes de acertos regulados pela IAS 08, diferenças de
câmbio na transição de demonstrações de uma unidade do exterior (IAS
21), quantias provenientes do reconhecimento inicial do componente de
capital social de um instrumento �nanceiro composto.



19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 19/23
A resposta correta é: Constituir uma alteração na quantia escriturada
proveniente da revalorização do ativo �xo, um ajustamento no saldo de abertura
de resultados provenientes de acertos regulados pela IAS 08, diferenças de
câmbio na transição de demonstrações de uma unidade do exterior (IAS 21),
quantias provenientes do reconhecimento inicial do componente de capital social
de um instrumento �nanceiro composto..
uma alteração na quantia escriturada proveniente da revalorização do ativo �xo,
um ajustamento no saldo de abertura de resultados provenientes de acertos
regulados pela IAS 08, diferenças de câmbio na transição de demonstrações de uma
unidade do exterior (IAS 21), quantias provenientes do reconhecimento inicial do
componente de capital social de um instrumento �nanceiro composto. As opções
apresentadas na sequência, apresentavam distorções com nosso estudo,
acompanhe-as corretamente: A norma permite que uma empresa compense os
ativos diferidos com os passivos diferidos por imposto, se e somente se: a empresa
tiver um direito legalmente executável e compensar esses deferimentos, os ativos e
passivos se relacionarem com impostos sobre o rendimento lançados pela mesma
autoridade �scal. Essa norma exige que sejam divulgadas as seguintes informações
de forma separada: gastos por impostos correntes, qualquer ajuste reconhecido no
período, a quantia de gastos por imposto diferido relacionada à origem e reversão
de diferenças temporárias, a quantia de gastos relacionados à mudança de faixa de
tributação (no nosso caso, adicional do imposto de renda seria um exemplo) ou
lançamento de novos impostos, quantia de perdas �scais não reconhecidas
anteriormente para cobertura de impostos correntes e diferidos, a quantia de
gastos com impostos provenientes das alterações tratadas de acordo com as IAS 08.
Uma empresa deve divulgar, também: o imposto diferido agregado debitado ou
creditados diretamente na conta de capital social, uma explicação do
relacionamento entre o gasto com impostos e o lucro contábil informando a
alíquota média aplicada em relação à alíquota efetiva, uma explicação sobre
alterações de taxas de impostos em comparação com o período anterior, a quantia
e a data de expiração de uso das bases negativas de impostos, perdas �scais ou
créditos por impostos não usados, a quantia agregada de diferenças temporárias
advindas de investimentos em associadas, a perda ou ganho de impostos
comparados com o período anterior relacionados à descontinuação de atividades
ou segmentos operacionais, a divulgação da quantia de ativos diferidos e a natureza
das provas que suportam seu reconhecimento. A norma não permite o desconto a
valor presente do crédito tributário e da obrigação �scal.Capítulo 5 – Ampliando
seus conhecimentos - página 107.


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 20/23
Questão 9
Incorreto
Mudanças nas estimativas contábeis são aquelas que in�uenciam
diretamente os critérios ou métodos de avaliação dos valores previamente
estimados, que devem estar descritos em notas explicativas, já que
acarretam impactos na comparabilidade dos números apresentados. Tais
estimativas contábeis estão relacionadas diretamente com estimativas de
perdas relacionadas a clientes considerados duvidosos, perdas relacionadas
a estoques obsoletos, vidas úteis de bens imobilizados para �ns dos cálculos
das depreciações, prazos de benefícios de ativos intangíveis para �ns de
cálculos das amortizações etc. Sobre as estimativas é correto a�rmar que:
Escolha uma:
Mudanças nas estimativas contábeis são aquelas que in�uenciam diretamente
os critérios ou métodos de avaliação dos valores previamente estimados, que
devem estar descritos em notas explicativas, já que acarretam impactos na
comparabilidade dos números apresentados. Tais estimativas contábeis estão
relacionadas diretamente com estimativas de perdas relacionadas a clientes
considerados duvidosos, perdas relacionadas a estoques obsoletos, vidas úteis de
bens imobilizados para �ns dos cálculos das depreciações, prazos de benefícios de
ativos intangíveis para �ns de cálculos das amortizações etc. Sobre as estimativas é
correto a�rmar que: No Brasil, o pronunciamento publicado com base na norma
internacional IAS 8 é o CPC 23, o qual reforça que a revisão de uma estimativa
contábil não pode estar associada a exercícios �nanceiros anteriores. Já as questões
apresentadas na sequência, apresentavam discordância com o tema estudado,
acompanhe: O conjunto dessas estimativas deve ser periodicamente revisado,
sempre nas situações em que existirem situações novas ou fatos considerados
inéditos na avaliação patrimonial. As mudanças de estimativas contábeis devem ser
re�etidas sempre no resultado do exercício, não acarretando alterações em
quaisquer demonstrações contábeis de períodos passados; Dessa forma, elas
podem acontecer em decorrência de situações de incerteza para a realização de
estimativa passada, podendo o nível de incerteza se alterar no decorrer dos
períodos; Como consequência, não pode ser confundida a alteração de estimativa
com a reti�cação de erros, já que este signi�ca a utilização de maneira incorreta ou,
ainda, a ausência de informação provida de con�abilidade na época da estimativa;
Ainda pode acontecer de essas mudanças afetarem tanto ativos quanto passivos e,
ainda, contas do patrimônio líquido, quando deverão ser ajustados todos os
a. Mudanças nas estimativas podem acontecer em decorrência de
situações de incerteza para a realização de estimativa passada, ou de
modi�cação de cenário para situações futuras para mais do que dois
exercícios sociais, sucessivos ou não, podendo o nível de incerteza se
alterar no decorrer dos períodos.



19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 21/23
A resposta correta é: No Brasil, o pronunciamento publicado com base na norma
internacional IAS 8 é o CPC 23, o qual reforça que a revisão de uma estimativa
contábil não pode estar associada a exercícios �nanceiros anteriores..
componentes patrimoniais relacionados à mudança em cada período, presente ou
futuro.Capítulo 7.1.2 – Mudanças nas estimativascontábeis - página 135.
b. No Brasil, o pronunciamento publicado com base na norma internacional
IAS 8 é o CPC 23, o qual reforça que a revisão de uma estimativa contábil
não pode estar associada a exercícios �nanceiros anteriores.
c. Devem ser periodicamente revisadas, sempre que existirem situações
novas ou fatos considerados inéditos na avaliação patrimonial. As
mudanças de estimativas contábeis devem ser re�etidas sempre no
resultado do exercício e, se necessário devem gerar alterações em
demonstrações contábeis de períodos passados, conforme a abrangência,
extensão e complexidade das estimativas alteradas.
d. É comum e verdadeira a noção técnica que tanto a alteração de
estimativa como a reti�cação de erros, têm o mesmo signi�cado, já que
signi�cam a utilização de maneira incorreta ou, ainda, a ausência de
informação provida de con�abilidade.
e. Nunca pode acontecer de essas mudanças afetarem tanto ativos quanto
passivos e, ainda, contas do patrimônio líquido, quando forem ajustados
todos os componentes patrimoniais relacionados à mudança em cada
período, presente ou passado.


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 22/23
Questão 10
Correto
No que se refere o pronunciamento internacional IAS 8, deve ser aplicado
por empresas para a de�nição das políticas contábeis, a contabilização dos
efeitos de mudanças das políticas contábeis adotadas, e efetiva
contabilização dos efeitos de mudanças de estimativas contábeis e correção
de erros. Durante o processo de seleção das políticas contábeis
empresariais, a administração deve considerar, em princípio, as normas
internacionais, divididas entre pronunciamentos IAS e IFRS, além das
interpretações SIC e IFRIC. No processo de seleção das políticas contábeis,
assinale a alternativa correta que a administração deve considerar:
Escolha uma:
Estudamos que no que se refere o pronunciamento internacional IAS 8, deve
ser aplicado por empresas para a de�nição das políticas contábeis, a contabilização
dos efeitos de mudanças das políticas contábeis adotadas, e efetiva contabilização
dos efeitos de mudanças de estimativas contábeis e correção de erros. Durante o
processo de seleção das políticas contábeis empresariais, a administração deve
considerar, em princípio, as normas internacionais, divididas entre
pronunciamentos IAS e IFRS, além das interpretações SIC e IFRIC. No processo de
seleção das políticas contábeis, a alternativa correta que a administração deve
considerar é que: Na falta de norma aplicável deverá tomar como referência o
julgamento próprio para o desenvolvimento e aplicação das políticas contábeis
relevantes para os usuários de suas demonstrações. Já as questões apresentadas
na sequência, apresentavam discordância com o tema estudado, acompanhe: As
normas internacionais e interpretações aplicáveis às especi�cidades das atividades
empresariais; As políticas contábeis determinadas pela administração devem ser
aplicadas de modo consistente e uniforme; Qualquer mudança nas políticas
contábeis e também de estimativas e correção de erros é de divulgação obrigatória;
Todas as políticas contábeis determinadas pelas empresas devem ser aplicadas de
maneira consistente e uniforme quando forem tomadas como base atividades
operacionais similares.Capítulo 7.1 – Generalidades sobre a norma internacional -
página 134.
a. Na falta de norma aplicável deverá tomar como referência o julgamento
próprio para o desenvolvimento e aplicação das políticas contábeis
relevantes para os usuários de suas demonstrações.

b. Todas as políticas contábeis determinadas pelos governos devem ser
aplicadas de maneira inconsistente e uniforme quando forem tomadas
como base atividades �nanceiras similares.


19/11/2018 Exercício de Fixação 1 (E1)
https://saladeaula.fael.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=8347514&cmid=220217 23/23
A resposta correta é: Na falta de norma aplicável deverá tomar como referência o
julgamento próprio para o desenvolvimento e aplicação das políticas contábeis
relevantes para os usuários de suas demonstrações..
c. As políticas contábeis determinadas pela administração são de
observação compulsória para os processos de gestão empresarial, mas
podem ser �exibilizadas caso necessário para melhor evidenciar as
estratégias econômicas da empresa.
d. Em primeiro lugar a legislação local para posteriormente, usando a
discricionariedade, observar as normas internacionais.
e. Mudanças substanciais nas políticas contábeis são de divulgação interna
obrigatória.



Mais conteúdos dessa disciplina