Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I Direito Tributário e Empresarial Grupo UNIASSELVI

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As fontes do direito tributário são formais e materiais. As fontes materiais são os fatos do mundo real sobre os quais haverá a incidência tributária, já as formais são os atos normativos que introduzem regras tributárias no sistema.
Sobre as fontes do Direito Tributário, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Constituição Federal. II- Lei Complementar. III- Lei Ordinária. IV- Decretos Regulamentares. ( ) Tem como principal objetivo a regulamentação da lei, fixando os pontos básicos, assim como promover o detalhamento do respectivo assunto. ( ) Além de regulamentar as limitações constitucionais à força tributária do Estado, também estabelece as normas gerais em matéria de legislação tributária. ( ) É a principal fonte do direito tributário, constituindo a base de sustentação de todo o sistema tributário. ( ) É responsável pela criação de tributos ou a sua extinção, assim como definição de fato gerador da obrigação tributária principal, fixação da alíquota do tributo e da sua base de cálculo, dentre outros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) IV - II - I - III.
b) III - II - IV - I.
c) I - IV - III - II.
d) I - III - II - IV.

Para entendermos o Direito Financeiro e Tributário, é importante termos em mente que estes ramos estão intimamente ligados à atividade financeira do Estado. Isso se resume em sendo a atividade despendida pelo Estado (União, estados, Distrito Federal e municípios) para realizar a captação, gestão e aplicação dos recursos públicos com o objetivo de manter a execução das necessidades públicas.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A terminologia ?direito tributário? vem sendo adotada no ordenamento jurídico brasileiro desde a Emenda Constitucional nº 18 de 1965. ( ) O Direito Financeiro é um ramo do Direito Público. ( ) O Direito Financeiro tem por objetivo a disciplina do orçamento público, das receitas públicas, da despesa pública e a dívida pública. ( ) O Direito Tributário é um ramo do direito público que trata das relações entre o fisco, os contribuintes e os responsáveis. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - V - V - V.

A Constituição Federal poderá ser alterada, desde que não modifique as cláusulas chamadas pétreas, ou seja, aquelas que procuram abolir a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes, e, os direitos e garantias individuais. Sobre o processo de alteração da Constituição Federal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O processo de alteração é feito através de emenda constitucional.
( ) Não poderá haver emendas constitucionais quando o país estiver em estado de sítio.
( ) A Constituição Federal poderá ser alterada também através de lei complementar.
( ) Uma vez rejeitada ou prejudicada, a proposta de alteração não poderá ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
a) F - F - V - F.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - V.

Sabe-se que o direito surgiu para regular as relações sociais, e não pode ser visto de forma isolada, haja vista que se torna clara sua interdisciplinaridade quando uma norma remete a outra contida em diverso diploma legal. Sobre o direito tributário e sobre sua relação com os outros ramos do direito, analise as seguintes afirmativas:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O Direito Penal é um ramo do direito público, mas não mantém qualquer relação direta ou até mesmo indireta com o Direito Tributário.
II- O Direito Administrativo é um ramo do direito público e tem importância fundamental para o Direito Tributário, pois toda a operação visando à arrecadação e fiscalização de tributos é operada pelos órgãos que compõem a administração pública do Estado, que são subordinados ao direito administrativo.
III- O Direito Civil fornece vários conceitos para a lei fiscal.
IV- O Direito Constitucional contém as bases do ordenamento jurídico tributário.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Por vezes, a lei por si só não é de comando suficientemente claro ou necessita de uma complementação para que possa ser efetivamente cumprida. Essa complementação é chamada de normas complementares. Sobre normas complementares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São normas complementares os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas.
( ) São as normas editadas pelo Presidente da República, com autorização expressa do legislativo.
( ) São também conhecidas como convênios celebrados entre os entes federativos (União, Estado, Distrito Federal e municípios).
( ) Têm força de lei, e após sessenta dias precisam ser apresentados ao Congresso, para que a referende ou não.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.

Uma distinção clássica adotada entre direito público e privado é o interesse preponderante e os sujeitos das normas jurídicas. O Direito Tributário é um ramo do direito público e por consequência utiliza alguns princípios no processo de integração. Com relação aos Princípios Gerais de Direito Público, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O princípio da ampla defesa em processo administrativo e judicial está previsto expressamente na Constituição Federal de 1988, e possibilita ao litigante o uso de todos os meios de prova em direito admitidos para sua defesa, como testemunhal, pericial e documental.
( ) O princípio da equidade reconhece aos litigantes o direito de igualdade de tratamento perante o processo administrativo e judicial, para a consecução do justo.
( ) O princípio da isonomia ou da igualdade perante a lei visa impedir a força tributária do Estado, impedindo que a imposição tributária retroceda sobre fatos geradores anteriores ao início de vigência da lei que instituiu ou majorou determinado tributo.
( ) O princípio do contraditório em processo administrativo e judicial está previsto expressamente na Constituição Federal de 1988, e significa que todo acusado terá o direito de resposta contra a acusação que lhe foi feita, utilizando, para tanto, todos os meios de defesa admitidos em direito.
a) V - F - V - V.
b) V - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - V - F.

A Lei ordinária também é um instrumento normativo que cria tributo, podendo ser elaborada pelo Poder Público da União, estados, Distrito Federal e municípios.
Sobre as fontes do direito tributário, analise as seguintes sentenças: I- A analogia, que é aplicada na falta da norma escrita, pode ser usada para criar tributos. II- A doutrina também é uma fonte do direito tributário, observado sempre o princípio da legalidade. III- A jurisprudência, que é o entendimento dos tribunais sobre determinada temática, serve como fonte do direito tributário. IV- A fonte básica é a lei, referendada pelo princípio da legalidade. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença IV está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A lei, que passou por todo o processo legislativo e foi aprovada, ao final passa a vigorar no ordenamento jurídico após sua publicação no órgão oficial.
Quanto à vigência da lei no espaço e tempo, analise as seguintes afirmativas: I- Mesmo que conste a data que entra em vigor na publicação, só terá vigência 45 dias após. II- Não existe possibilidade da lei ter validade fora do território do ente político. III- A lei federal tem vigência em todo o país. IV- Via de regra, a lei começa a vigorar 45 dias após sua publicação. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa IV está correta.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Sendo de competência exclusiva do Presidente da República, sua edição é condicionada à demonstração de relevância e urgência. Desse modo, não é por qualquer motivo que elas podem ser validamente editadas. A partir da publicação o Congresso Nacional tem prazo de sessenta dias, prorrogável, por igual período, para aprová-la ou rejeitá-la. Sua aprovação poderá ser feita na íntegra ou com alterações. Isto é válido para:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Leis Delegadas.
b) Medidas Provisórias.
c) Lei Ordinária.
d) Lei Complementar.

A Constituição Federal é a principal fonte do direito tributário, haja vista que nela estão contempladas as normativas básicas que fazem referência aos tributos. Sobre a Constituição Federal como fonte do direito tributário, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A Constituição Federal não cria tributos, apenas delimita a competência.
II- A competência para criar tributos é da lei infraconstitucional.
III- Por ser mutável, a Constituição somente poderá criar tributos federais.
IV- A Constituição Federal, além de criar tributos, delega a competência de cobrança a seus entes.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As fontes do direito tributário são formais e materiais. As fontes materiais são os fatos do mundo real sobre os quais haverá a incidência tributária, já as formais são os atos normativos que introduzem regras tributárias no sistema.
Sobre as fontes do Direito Tributário, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Constituição Federal. II- Lei Complementar. III- Lei Ordinária. IV- Decretos Regulamentares. ( ) Tem como principal objetivo a regulamentação da lei, fixando os pontos básicos, assim como promover o detalhamento do respectivo assunto. ( ) Além de regulamentar as limitações constitucionais à força tributária do Estado, também estabelece as normas gerais em matéria de legislação tributária. ( ) É a principal fonte do direito tributário, constituindo a base de sustentação de todo o sistema tributário. ( ) É responsável pela criação de tributos ou a sua extinção, assim como definição de fato gerador da obrigação tributária principal, fixação da alíquota do tributo e da sua base de cálculo, dentre outros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) IV - II - I - III.
b) III - II - IV - I.
c) I - IV - III - II.
d) I - III - II - IV.

Para entendermos o Direito Financeiro e Tributário, é importante termos em mente que estes ramos estão intimamente ligados à atividade financeira do Estado. Isso se resume em sendo a atividade despendida pelo Estado (União, estados, Distrito Federal e municípios) para realizar a captação, gestão e aplicação dos recursos públicos com o objetivo de manter a execução das necessidades públicas.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A terminologia ?direito tributário? vem sendo adotada no ordenamento jurídico brasileiro desde a Emenda Constitucional nº 18 de 1965. ( ) O Direito Financeiro é um ramo do Direito Público. ( ) O Direito Financeiro tem por objetivo a disciplina do orçamento público, das receitas públicas, da despesa pública e a dívida pública. ( ) O Direito Tributário é um ramo do direito público que trata das relações entre o fisco, os contribuintes e os responsáveis. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - V - V - V.

A Constituição Federal poderá ser alterada, desde que não modifique as cláusulas chamadas pétreas, ou seja, aquelas que procuram abolir a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes, e, os direitos e garantias individuais. Sobre o processo de alteração da Constituição Federal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O processo de alteração é feito através de emenda constitucional.
( ) Não poderá haver emendas constitucionais quando o país estiver em estado de sítio.
( ) A Constituição Federal poderá ser alterada também através de lei complementar.
( ) Uma vez rejeitada ou prejudicada, a proposta de alteração não poderá ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
a) F - F - V - F.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - V.

Sabe-se que o direito surgiu para regular as relações sociais, e não pode ser visto de forma isolada, haja vista que se torna clara sua interdisciplinaridade quando uma norma remete a outra contida em diverso diploma legal. Sobre o direito tributário e sobre sua relação com os outros ramos do direito, analise as seguintes afirmativas:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O Direito Penal é um ramo do direito público, mas não mantém qualquer relação direta ou até mesmo indireta com o Direito Tributário.
II- O Direito Administrativo é um ramo do direito público e tem importância fundamental para o Direito Tributário, pois toda a operação visando à arrecadação e fiscalização de tributos é operada pelos órgãos que compõem a administração pública do Estado, que são subordinados ao direito administrativo.
III- O Direito Civil fornece vários conceitos para a lei fiscal.
IV- O Direito Constitucional contém as bases do ordenamento jurídico tributário.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Por vezes, a lei por si só não é de comando suficientemente claro ou necessita de uma complementação para que possa ser efetivamente cumprida. Essa complementação é chamada de normas complementares. Sobre normas complementares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São normas complementares os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas.
( ) São as normas editadas pelo Presidente da República, com autorização expressa do legislativo.
( ) São também conhecidas como convênios celebrados entre os entes federativos (União, Estado, Distrito Federal e municípios).
( ) Têm força de lei, e após sessenta dias precisam ser apresentados ao Congresso, para que a referende ou não.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.

Uma distinção clássica adotada entre direito público e privado é o interesse preponderante e os sujeitos das normas jurídicas. O Direito Tributário é um ramo do direito público e por consequência utiliza alguns princípios no processo de integração. Com relação aos Princípios Gerais de Direito Público, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O princípio da ampla defesa em processo administrativo e judicial está previsto expressamente na Constituição Federal de 1988, e possibilita ao litigante o uso de todos os meios de prova em direito admitidos para sua defesa, como testemunhal, pericial e documental.
( ) O princípio da equidade reconhece aos litigantes o direito de igualdade de tratamento perante o processo administrativo e judicial, para a consecução do justo.
( ) O princípio da isonomia ou da igualdade perante a lei visa impedir a força tributária do Estado, impedindo que a imposição tributária retroceda sobre fatos geradores anteriores ao início de vigência da lei que instituiu ou majorou determinado tributo.
( ) O princípio do contraditório em processo administrativo e judicial está previsto expressamente na Constituição Federal de 1988, e significa que todo acusado terá o direito de resposta contra a acusação que lhe foi feita, utilizando, para tanto, todos os meios de defesa admitidos em direito.
a) V - F - V - V.
b) V - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - V - F.

A Lei ordinária também é um instrumento normativo que cria tributo, podendo ser elaborada pelo Poder Público da União, estados, Distrito Federal e municípios.
Sobre as fontes do direito tributário, analise as seguintes sentenças: I- A analogia, que é aplicada na falta da norma escrita, pode ser usada para criar tributos. II- A doutrina também é uma fonte do direito tributário, observado sempre o princípio da legalidade. III- A jurisprudência, que é o entendimento dos tribunais sobre determinada temática, serve como fonte do direito tributário. IV- A fonte básica é a lei, referendada pelo princípio da legalidade. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença IV está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A lei, que passou por todo o processo legislativo e foi aprovada, ao final passa a vigorar no ordenamento jurídico após sua publicação no órgão oficial.
Quanto à vigência da lei no espaço e tempo, analise as seguintes afirmativas: I- Mesmo que conste a data que entra em vigor na publicação, só terá vigência 45 dias após. II- Não existe possibilidade da lei ter validade fora do território do ente político. III- A lei federal tem vigência em todo o país. IV- Via de regra, a lei começa a vigorar 45 dias após sua publicação. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa IV está correta.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Sendo de competência exclusiva do Presidente da República, sua edição é condicionada à demonstração de relevância e urgência. Desse modo, não é por qualquer motivo que elas podem ser validamente editadas. A partir da publicação o Congresso Nacional tem prazo de sessenta dias, prorrogável, por igual período, para aprová-la ou rejeitá-la. Sua aprovação poderá ser feita na íntegra ou com alterações. Isto é válido para:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Leis Delegadas.
b) Medidas Provisórias.
c) Lei Ordinária.
d) Lei Complementar.

A Constituição Federal é a principal fonte do direito tributário, haja vista que nela estão contempladas as normativas básicas que fazem referência aos tributos. Sobre a Constituição Federal como fonte do direito tributário, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A Constituição Federal não cria tributos, apenas delimita a competência.
II- A competência para criar tributos é da lei infraconstitucional.
III- Por ser mutável, a Constituição somente poderá criar tributos federais.
IV- A Constituição Federal, além de criar tributos, delega a competência de cobrança a seus entes.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

Prévia do material em texto

22/10/2018 Avaliações - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 1/4
Acadêmico: Táfila Monique Bartikoski (1241483)
Disciplina: Direito Tributário e Empresarial (DIR98)
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:423652) ( peso.:1,50)
Prova: 7932384
Nota da Prova: 9,00
Gabarito da Prova: Resposta Certa Sua Resposta Errada
1. As fontes do direito tributário são formais e materiais. As fontes materiais são os fatos do
mundo real sobre os quais haverá a incidência tributária, já as formais são os atos
normativos que introduzem regras tributárias no sistema. Sobre as fontes do Direito
Tributário, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I- Constituição Federal.
 II- Lei Complementar.
 III- Lei Ordinária.
 IV- Decretos Regulamentares.
 
( ) Tem como principal objetivo a regulamentação da lei, fixando os pontos básicos, assim
como promover o detalhamento do respectivo assunto.
 ( ) Além de regulamentar as limitações constitucionais à força tributária do Estado,
também estabelece as normas gerais em matéria de legislação tributária.
 ( ) É a principal fonte do direito tributário, constituindo a base de sustentação de todo o
sistema tributário.
 ( ) É responsável pela criação de tributos ou a sua extinção, assim como definição de fato
gerador da obrigação tributária principal, fixação da alíquota do tributo e da sua base de
cálculo, dentre outros.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) IV - II - I - III.
 b) III - II - IV - I.
 c) I - IV - III - II.
 d) I - III - II - IV.
2. Para entendermos o Direito Financeiro e Tributário, é importante termos em mente que
estes ramos estão intimamente ligados à atividade financeira do Estado. Isso se resume
em sendo a atividade despendida pelo Estado (União, estados, Distrito Federal e
municípios) para realizar a captação, gestão e aplicação dos recursos públicos com o
objetivo de manter a execução das necessidades públicas.
 Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A terminologia ?direito tributário? vem sendo adotada no ordenamento jurídico
brasileiro desde a Emenda Constitucional nº 18 de 1965. 
 ( ) O Direito Financeiro é um ramo do Direito Público.
 ( ) O Direito Financeiro tem por objetivo a disciplina do orçamento público, das receitas
públicas, da despesa pública e a dívida pública.
 ( ) O Direito Tributário é um ramo do direito público que trata das relações entre o fisco,
os contribuintes e os responsáveis.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - F.
22/10/2018 Avaliações - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 2/4
 b) V - V - V - V.
 c) V - F - V - F.
 d) F - V - V - F.
3. A Constituição Federal poderá ser alterada, desde que não modifique as cláusulas
chamadas pétreas, ou seja, aquelas que procuram abolir a forma federativa de Estado; o
voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes, e, os direitos e
garantias individuais. Sobre o processo de alteração da Constituição Federal, classifique V
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) O processo de alteração é feito através de emenda constitucional.
 ( ) Não poderá haver emendas constitucionais quando o país estiver em estado de sítio.
 ( ) A Constituição Federal poderá ser alterada também através de lei complementar.
 ( ) Uma vez rejeitada ou prejudicada, a proposta de alteração não poderá ser objeto de
nova proposta na mesma sessão legislativa.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
 b) V - F - F - V.
 c) V - V - F - V.
 d) F - F - V - F.
4. Sabe-se que o direito surgiu para regular as relações sociais, e não pode ser visto de
forma isolada, haja vista que se torna clara sua interdisciplinaridade quando uma norma
remete a outra contida em diverso diploma legal. Sobre o direito tributário e sobre sua
relação com os outros ramos do direito, analise as seguintes afirmativas:
 
I- O Direito Penal é um ramo do direito público, mas não mantém qualquer relação direta
ou até mesmo indireta com o Direito Tributário.
 II- O Direito Administrativo é um ramo do direito público e tem importância fundamental
para o Direito Tributário, pois toda a operação visando à arrecadação e fiscalização de
tributos é operada pelos órgãos que compõem a administração pública do Estado, que são
subordinados ao direito administrativo.
 III- O Direito Civil fornece vários conceitos para a lei fiscal.
 IV- O Direito Constitucional contém as bases do ordenamento jurídico tributário.
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a afirmativa I está correta.
 b) Somente a afirmativa III está correta.
 c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
 d) As afirmativas I e III estão corretas.
5. Por vezes, a lei por si só não é de comando suficientemente claro ou necessita de uma
complementação para que possa ser efetivamente cumprida. Essa complementação é
chamada de normas complementares. Sobre normas complementares, classifique V para
as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) São normas complementares os atos normativos expedidos pelas autoridades
administrativas.
 ( ) São as normas editadas pelo Presidente da República, com autorização expressa do
legislativo.
 ( ) São também conhecidas como convênios celebrados entre os entes federativos
(União, Estado, Distrito Federal e municípios).
 ( ) Têm força de lei, e após sessenta dias precisam ser apresentados ao Congresso, para
que a referende ou não.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
22/10/2018 Avaliações - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 3/4
 a) V - V - F - V.
 b) F - F - V - F.
 c) V - F - V - F.
 d) F - V - F - V.
6. Uma distinção clássica adotada entre direito público e privado é o interesse preponderante
e os sujeitos das normas jurídicas. O Direito Tributário é um ramo do direito público e por
consequência utiliza alguns princípios no processo de integração. Com relação aos
Princípios Gerais de Direito Público, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para
as falsas: 
 
( ) O princípio da ampla defesa em processo administrativo e judicial está previsto
expressamente na Constituição Federal de 1988, e possibilita ao litigante o uso de todos os
meios de prova em direito admitidos para sua defesa, como testemunhal, pericial e
documental.
 ( ) O princípio da equidade reconhece aos litigantes o direito de igualdade de tratamento
perante o processo administrativo e judicial, para a consecução do justo.
 ( ) O princípio da isonomia ou da igualdade perante a lei visa impedir a força tributária do
Estado, impedindo que a imposição tributária retroceda sobre fatos geradores anteriores ao
início de vigência da lei que instituiu ou majorou determinado tributo.
 ( ) O princípio do contraditório em processo administrativo e judicial está previsto
expressamente na Constituição Federal de 1988, e significa que todo acusado terá o direito
de resposta contra a acusação que lhe foi feita, utilizando, para tanto, todos os meios de
defesa admitidos em direito.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) V - F - V - V.
 c) V - V - F - V.
 d) F - V - V - F.
7. A Lei ordinária também é um instrumento normativo que cria tributo, podendo ser
elaborada pelo Poder Público da União, estados, Distrito Federal e municípios. Sobre as
fontes do direito tributário, analise as seguintes sentenças:
 
I- A analogia, que é aplicada na falta da norma escrita, pode ser usada para criar tributos.II- A doutrina também é uma fonte do direito tributário, observado sempre o princípio da
legalidade.
 III- A jurisprudência, que é o entendimento dos tribunais sobre determinada temática, serve
como fonte do direito tributário.
 IV- A fonte básica é a lei, referendada pelo princípio da legalidade.
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença IV está correta.
 b) Somente a sentença I está correta.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e III estão corretas.
8. A lei, que passou por todo o processo legislativo e foi aprovada, ao final passa a vigorar no
ordenamento jurídico após sua publicação no órgão oficial. Quanto à vigência da lei no
espaço e tempo, analise as seguintes afirmativas:
 
I- Mesmo que conste a data que entra em vigor na publicação, só terá vigência 45 dias
após.
 II- Não existe possibilidade da lei ter validade fora do território do ente político.
 III- A lei federal tem vigência em todo o país.
 IV- Via de regra, a lei começa a vigorar 45 dias após sua publicação.
22/10/2018 Avaliações - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 4/4
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a afirmativa IV está correta.
 b) As afirmativas I e II estão corretas.
 c) As afirmativas III e IV estão corretas.
 d) As afirmativas I e III estão corretas.
9. Sendo de competência exclusiva do Presidente da República, sua edição é condicionada à
demonstração de relevância e urgência. Desse modo, não é por qualquer motivo que elas
podem ser validamente editadas. A partir da publicação o Congresso Nacional tem prazo
de sessenta dias, prorrogável, por igual período, para aprová-la ou rejeitá-la. Sua
aprovação poderá ser feita na íntegra ou com alterações. Isto é válido para:
 Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Lei Complementar.
 b) Lei Ordinária.
 c) Medidas Provisórias.
 d) Leis Delegadas.
10.A Constituição Federal é a principal fonte do direito tributário, haja vista que nela estão
contempladas as normativas básicas que fazem referência aos tributos. Sobre a
Constituição Federal como fonte do direito tributário, analise as seguintes sentenças:
 
I- A Constituição Federal não cria tributos, apenas delimita a competência.
 II- A competência para criar tributos é da lei infraconstitucional.
 III- Por ser mutável, a Constituição somente poderá criar tributos federais.
 IV- A Constituição Federal, além de criar tributos, delega a competência de cobrança a
seus entes.
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) Somente a sentença IV está correta.
 c) Somente a sentença III está correta.
 d) As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina