Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Epidemiologia da Atividade Física
 Ler em voz alta
Leia o excerto de texto:
“[...] a maior parte da população adulta brasileira não relata conhecimento sobre os programas públicos de atividade física em seus municípios [...] O conhecimento foi maior entre as mulheres, porém a prática de atividade física em programas públicos é similar entre os sexos. Indivíduos mais velhos relataram maior conhecimento sobre os programas públicos de atividade física [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, Rodrigo Wiltgen et al. Acesso aos programas públicos de atividade física no Brasil: Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, p. e00008618, 2019. p. 4. https://www.scielosp.org/pdf/csp/2019.v35n2/e00008618/pt. Acesso em: 7 fev. 2023.
De acordo com o excerto de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 2 - Programas de Atividade Física no SUS, de Epidemiologia da atividade física, relacione corretamente os programas de atividade física CuritibAtiva e Projeto Viver Saudável com os seus respectivos elementos:
1. CuritibAtiva
2. Projeto Viver Saudável
( ) Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população da cidade.
( ) Programa desenvolvida na capital paranaense.
( ) Tem como objetivo a promoção da saúde entre os estudantes da rede pública de ensino.
( ) Projeto desenvolvido na capital de Goiás.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	2 – 2 – 1 – 1
	
	B
	
	1 – 1 – 2 – 2
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é a 1 – 1 – 2 – 2. “O programa CuritibAtiva, por exemplo, foi desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) da cidade de Curitiba em parceria com a Secretaria de Saúde por conta da propagação das doenças crônicas na capital paranaense [1]. O programa, iniciado em 1998, teve o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população [1] por meio de campanhas educativas e aulas de atividade física supervisionadas, as quais eram realizadas nos espaços públicos de lazer do município. [...] No contexto escolar, o Projeto Viver Saudável, desenvolvido pela Secretaria de Saúde do munícipio de Goiânia – GO [2], tem por finalidade promover a saúde dos escolares da rede pública de ensino [2]” (Rota de Aprendizagem da Aula 6, p. 4-5).
	
	C
	
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	
	1 – 2 – 1 – 1
	
	E
	
	2 – 1 – 1 – 1
Questão 2/10 - Epidemiologia da Atividade Física
 Ler em voz alta
Leia o extrato de texto:
“[...] podemos apontar pelo avanço na inserção da promoção à saúde na agenda do SUS, institucionalizando a práticas de promoção da atividade física. Destacamos que as mesmas ainda não estão consolidadas mas expressam um novo formato, uma tendência crescente nos diversos níveis de gestão. Destacamos avanços, quer seja, na inserção dos programas da promoção da saúde na peça orçamentária, financiamentos [...] em projetos de AF”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Acesso em: MALTA, Deborah Carvalho et al. A promoção da saúde e da atividade física no Sistema Único de Saúde. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 13, n. 1, p. 24-27, 2008. p. 26. https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/779. Acesso em: 15 jan. 2023.
De acordo com o extrato de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 2 - Programas de Atividade Física no SUS, de Epidemiologia da atividade física sobre programas de atividade física no Sistema Único de Saúde (SUS), analise as seguintes afirmativas:
I. A abrangência territorial e a diversidade de serviços da atenção primária à saúde não interferem na implementação dos programas relacionados ao comportamento ativo.
II. Como parte de diferentes políticas públicas nacionais, é possível destacar a promoção da atividade física.
III. A promoção de atividade física no SUS ocorre principalmente na esfera da atenção básica.
IV. A promoção de hábitos de saúdes pode ser considerada inerente à atenção básica da saúde no Brasil.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	
	I e II
	
	B
	
	I e III
	
	C
	
	III e IV
	
	D
	
	I, II e IV
	
	E
	
	II, III e IV
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: As afirmativas II, III e IV são verdadeiras. “A promoção da atividade física faz parte da agenda de diferentes políticas públicas nacionais [II] [...]. Em decorrência disso, programas e ações vêm sendo implementados na esfera do SUS, principalmente na APS [atenção primária à saúde] ou atenção básica, que é o primeiro nível de atendimento em saúde [III], sendo responsável, entre outras coisas, pela promoção de saúde e prevenção de doenças no contexto individual e coletivo. Ou seja, a propagação de hábitos saudáveis, como a prática de atividades física, é inerente à atenção básica [IV] [...]” (Rota de Aprendizagem da Aula 6, p. 4).
A afirmativa I é falsa. “[...] a abrangência territorial e a diversidade de serviços ofertados na APS fazem com que os programas ligados à promoção do comportamento ativo não sejam aplicados especificamente nos espaços físicos da atenção básica [I], pois boa parte destes é desenvolvido em parceria com outros setores públicos ou privados” (Rota de Aprendizagem da Aula 6, p. 4).
Questão 3/10 - Epidemiologia da Atividade Física
 Ler em voz alta
Considere o fragmento de texto:
"Estudos relatam que as barreiras e facilitadores para a prática de atividades físicas são diversos [...], podendo variar desde aspectos pessoais [...] e sociais [...] a ambientais [...]. No entanto, as barreiras e os facilitadores identificados em um parque público são específicos daquela região, pois as poucas evidências mostraram que a depender de características sociais, demográficas e regionais, especificas de cada local, estes fatores inibidores ou estimuladores podem assumir diferentes formas de percepção [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. A. S.; PETROSKI, E. L.; REIS, R. S. Barreiras e facilitadores de atividades físicas em frequentadores de parques públicos. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 2, p. 219-227, abr./jun. 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2243. Acesso em: 08 fev. 2024. p. 220.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 4, Videoaula do Tema 4 – Barreiras e facilitadores para a atividade física, de Epidemiologia da Atividade Física, sobre barreiras e facilitadores para a prática de atividade física, assinale a alternativa que indica uma barreira para prática de atividade física para adultos: 
Nota: 10.0
	
	A
	
	Segurança para praticar atividade física ao ar livre.
	
	B
	
	Disponibilidade de ciclovias próximas.
	
	C
	
	Falta de apoio familiar.
	
	D
	
	Morar em áreas urbanas.
	
	E
	
	Problemas de saúde.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: "[...] a percepção [de barreiras] [...] varia de acordo com o público [...] Pessoas de meia idade, acima dos 50 anos, quais são as principais barreiras que elas reportam? Problemas de saúde [...] [e] falta de segurança" (Aula 4, Videoaula do Tema 4 – Barreiras e facilitadores para a atividade física – Tempo: 4’30” - 5’20”).
Questão 4/10 - Epidemiologia da Atividade Física
 Ler em voz alta
Considere a passagem de texto:
“[...] os projetos urbanos devem ser mais sensíveis às tradições próprias da região, às histórias locais, gerando formas arquitetônicas especializadas que podem variar [...]. Destaca que o ambiente construído constitui elemento de um complexo de experiências urbanas [...] o modo como os espaços de uma cidade se organizam formam uma base material a partir da qual é possível pensar e realizar novas sensações e práticas sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RECHIA, Simone. Espaço e planejamento urbano na sociedade contemporânea: políticas públicas e a busca por uma marca identitária na cidade de Curitiba. Movimento,v. 11, n. 3, p. 49-66, 2005. p. 53. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115315216004.pdf. Acesso em: 7 fev. 2023.
De acordo com a passagem de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 2 - Atividade física e o Ambiente Urbano, de Epidemiologia da atividade física, relacione corretamente a infraestrutura de transporte público e a conectividade das ruas com as suas respectivas considerações:
1. Infraestrutura de transporte público
2. Conectividade das ruas
( ) Ter maior quantidade de ponto de ônibus perto das residências pode elevar a prática de atividade física das pessoas.
( ) A caminhada até o ponto de ônibus e o uso de ônibus aumenta o transporte ativo do sujeito.
( ) A caminhada até o ponto de ônibus e o uso de ônibus diminui a utilização de carros e motos.
( ) Podem ser acessados mais serviços e locais a partir de caminhadas e ciclismo, o que pode aumentar o volume semanal da atividade física.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	2 – 2 – 1 – 1
	
	B
	
	1 – 1 – 1 – 2
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é a 1 – 1 – 1 – 2. “Sobre a [1] infraestrutura de transporte público, por exemplo, é visto que quem reside em locais com maior quantidade de pontos de ônibus no entorno residencial (1000 metros) pode aumentar a atividade física semanal em até 32 minutos [...]. [1] Isso se deve, principalmente, pela facilidade que esses moradores têm de caminhar até o ponto de ônibus para utilizar o transporte coletivo, o que [1] diminui, de certa forma, o uso de transporte motorizado privado e aumenta o transporte ativo. Com relação à [2] conectividade das ruas e ao uso do solo não é diferente, pois morar em locais com ruas mais conectadas permite o acesso a diferentes locais e serviços (uso do solo mais diversificado), como mercados, farmácias, lotéricas, bancos, prédios do governo e academias, por meio da caminhada e do ciclismo, algo inviável em regiões com poucas conexões e com solo pouco diversificado. Nesse contexto, indivíduos que residem em locais com maior conectividade das ruas e maior diversificação de uso do solo podem aumentar o volume semanal de atividade física de 30 a 179 minutos [...]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 4, p. 6-7).
	
	C
	
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	
	1 – 2 – 1 – 1
	
	E
	
	2 – 1 – 1 – 1
Questão 5/10 - Epidemiologia da Atividade Física
 Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“[...] o direito à saúde, hoje garantido parcial ou totalmente em diversos países do mundo, é fruto de uma longa trajetória e deve ser visto como uma construção histórica, nascida das condições derivadas do desenvolvimento do modo de produção capitalista. Contudo [...] a forma específica como o acesso à saúde se conforma e se organiza em cada país [...] decorre de um conjunto de fatores próprios de cada sociedade [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARQUES, Rosa Maria. O direito à saúde no mundo. In: MARQUES, Rosa Maria; PIOLA, Sérgio Francisco; ROA, Alejandra Carrillo (orgs.). Sistema de saúde no Brasil: organização e financiamento. Rio de Janeiro: ABrES; Brasília, DF: MS; 2016. p. 11.-16. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Alejandra-Carrillo-Roa-2/publication/309455421_Sistema_de_Saude_no_Brasil_organizacao_e_financiamento/links/5810edb308ae009606be74e9/Sistema-de-Saude-no-Brasil-organizacao-e-financiamento.pdf#page=13. Acesso em: 7 fev. 2023.
De acordo com a citação de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 1 - Sistema único de Saúde (SUS), de Epidemiologia da atividade física, relacione corretamente os sistemas de saúde do Canadá e Alemanha com os seus respectivos atributos:
1. Sistema de saúde do Canadá
2. Sistema de saúde da Alemanha
( ) É do tipo socializado.
( ) Cada federação responsável gera suas estruturas hospitalares.
( ) Quem financia os cursos é o Estado.
( ) Quem provém os serviços é o setor privado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	2 – 2 – 1 – 1
Comentário: A sequência correta é a 2 – 2 – 1 – 1. “No Canadá, por exemplo, o Estado financia os custos [1] e o setor privado provém os serviços [1]. Nesse sistema misto, o acesso à saúde é garantido a todo cidadão/residente legal por meio do seguro nacional, embora possa haver disparidade do recurso investido com relação às áreas de maior necessidade da população. Já na Alemanha, o sistema de saúde é do tipo socializado [2], o qual é financiado e provido pelo Estado, com cada ente da federação responsável por legislar ou gerir as estruturas hospitalares [2]; embora universalizado, esse sistema onera o Estado. Afinal, ainda que não haja necessidade, os recursos públicos são despendidos e isso gera a falsa impressão ao pagador de imposto de que o custo não é dele(a), pois foi ‘pago’ pelo Estado [...]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 6, p. 2-3).
	
	B
	
	1 – 1 – 2 – 2
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	
	1 – 2 – 1 – 1
	
	E
	
	2 – 1 – 1 – 1
Questão 6/10 - Epidemiologia da Atividade Física
 Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“A atividade física apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, sendo recomendada como uma estratégia de promoção da saúde para a população. [...] Atualmente vários estudos têm sido [...] discutidos na literatura científica a respeito dos benefícios da prática da atividade física associados à saúde e ao bem-estar, assim como os riscos que predispõe ao aparecimento e ao desenvolvimento de disfunções orgânicas relacionadas ao sedentarismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA JUNIOR, Sérgio Luis Peixoto; BIER, Anelise. A importância da atividade física na promoção de saúde da população infanto-juvenil. Revista Digital EFDeportes, v. 13, n. 119, p. 1, 2008. p. 1. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd119/atividade-fisica-na-promocao-de-saude.htm#:~:text=A%20crian%C3%A7a%20que%20%C3%A9%20fisicamente,do%20sedentarismo%20na%20idade%20adulta%2C. Acesso em: 14 jan. 2023.
Considerando a citação de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 1 - Desafios e estratégias no mundo, de Epidemiologia da atividade física sobre os desafios e estratégias no mundo voltados para a atividade física, analise as seguintes afirmativas:
I. Os estudos sobre as intervenções em atividade física são abundantes e concretos no campo científico.
II. Um dos desafios do campo científico é aumentar o número de pesquisas sobre intervenção da atividade em regiões desfavorecidas economicamente.
III. A partir dos resultados obtidos em estudos de intervenção é possível replicar as ações exitosas em contextos reais.
IV. A intervenção é considerada escalável quando sai do ambiente de pesquisa e é incorporada em um sistema.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	
	I e II
	
	B
	
	I e III
	
	C
	
	III e IV
	
	D
	
	I, II e IV
	
	E
	
	II, III e IV
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: As afirmativas II, III e IV são verdadeiras. “[...] o primeiro desafio nessa área é aumentar a quantidade de estudos de intervenção em uma escala global, sobretudo em regiões economicamente desfavorecidas [II] [...]. Estudos experimentais, ou de intervenção, são capazes de fornecer relações causais entre a exposição e o desfecho, o que é inviável, por exemplo, em estudos transversais [...]. A partir disso, é possível mensurar a eficácia de uma determinada intervenção e analisar a viabilidade de replicá-la no contexto real [III], considerando ainda os ambientes pequenos e controlados, comumente utilizados em pesquisas científicas. Ou seja, quando a intervenção sai do ambiente da pesquisa e acaba incorporada a um sistema, ela pode ser considerada escalável [IV] [...]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 5, p. 2,3).
A afirmativa I é falsa. “Desde a publicação do primeiro estudo sobre atividadefísica e saúde, em meados da década de 50, milhares de outras pesquisas foram desenvolvidas até os dias atuais. Contudo, ainda são escassos os estudos que avaliam a intervenção em atividade física, que nada mais são do que pesquisas experimentais [I] [...]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 5, p. 2).
Questão 7/10 - Epidemiologia da Atividade Física
 Ler em voz alta
Considere o excerto de texto:
“É consensual que aspectos demográfico-biológicos (idade, sexo, estatuto sócio-econômico), psicológicos (motivação) e sócio-culturais [...] influenciam a heterogeneidade populacional nos hábitos de atividade física [...]. Em razão disso, nas últimas décadas, diferentes linhas de pesquisa têm tentado identificar [...] aqueles que mais influenciavam a atividade física [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEABRA, André F. et al. Determinantes biológicos e sócio-culturais associados à prática de atividade física de adolescentes. Cadernos de saúde pública, v. 24, n. 4, p. 721-736, 2008. p. 723. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/VR7d6Y9MdWQfNWJNwsK9LYz/?lang=pt&format=html. Acesso em: 7 fev. 2023.
De acordo com o excerto de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 5 - Normas Sociais e Culturais, de Epidemiologia da atividade física sobre normas sociais e culturais associadas à atividade física, analise as seguintes afirmativas:
I. É notável que os comportamentos de uma sociedade são os mesmos, ou seja, não mudam, entre famílias de um mesmo país.
II. É possível perceber práticas de atividades físicas diferentes de sujeitos de mesma idade e sexo, porém de países diferentes.
III. Questões religiosas podem influenciar na desigualdade de prática de atividades físicas de alguns grupos.
IV. Em países que em que a religião mulçumana é predominante é possível verificar uma grande prevalência da prática de atividade física por homens em relação às mulheres.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	
	I e II
	
	B
	
	I e III
	
	C
	
	III e IV
	
	D
	
	I, II e IV
	
	E
	
	II, III e IV
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: As afirmativas II, III e IV são verdadeiras. “[...] indivíduos do mesmo sexo e idade, mas que residem em países e regiões distintas, apresentam prevalências de atividade física heterógenas [II] [...]. Essa variabilidade pode ser parcialmente explicada por questões sociais e culturais, de origem macro ou micro [...], como os costumes religiosos dos países (macro) ou das famílias (micro). Embora o islamismo não pregue a inatividade física aos seus adeptos, os costumes que fazem parte dessa religião podem contribuir para a maior desigualdade de atividade física observada em países com predomínio muçulmano em relação aos países não muçulmanos [III] [...]. Um exemplo prático dessa desigualdade pode ser visto no Iraque e no Irã, que são países predominantemente muçulmanos, nos quais a prevalência de atividade física dos homens supera em mais de 20 pontos percentuais a prevalência de atividade física das mulheres [IV] [...]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 4, p. 12).
A afirmativa I é falsa. “[...] os valores e/ou comportamentos de uma sociedade podem variar entre os países, estados, cidades ou até mesmo entre as famílias de uma mesma região [I]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 4, p. 12).
Questão 8/10 - Epidemiologia da Atividade Física
 Ler em voz alta
Leia o trecho de texto:
“O fato concreto é que o SUS [Sistema Único de Saúde] foi implantado, mas não se encontra consolidado. Pesquisas recentes estão apontando fenômenos mais complexos no âmbito da saúde do que as análises de conjunturas permitem indicar [...] a) quais os vetores positivos que têm sustentado o SUS? b) quais têm sido os obstáculos e as ameaças? c) quais são as alternativas que se apresentam? [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIM, Jairnilson Silva. Sistema Único de Saúde (SUS) aos 30 anos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 1723-1728, 2018. p. 1724. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/Qg7SJFjWPjvdQjvnRzxS6Mg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2023.
De acordo com o trecho de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 1 - Sistema Único de Saúde (SUS), de Epidemiologia da atividade física sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), analise as seguintes afirmativas:
I. Os princípios de universalização, equidade e integralidade compõem o SUS.
II. O Estado assegura que o SUS seja um direito para todos.
III. Educação sanitária não está dentre as responsabilidades do SUS.
IV. O SUS abrange aspectos que vão desde a promoção da saúde até a reabilitação.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	
	I e II
	
	B
	
	I e III
	
	C
	
	III e IV
	
	D
	
	I, II e IV
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I, II e IV são verdadeiras. “O SUS é pautado pelos princípios da universalização, equidade e integralidade [I]. Universalização porque a saúde é um direito de todos e cabe ao Estado assegurar esse direito [II]; equidade por tratar desigualmente os desiguais; e integralidade por atender ao cidadão de modo integral, desde a promoção da saúde até a reabilitação [IV] [...]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 6, p. 3).
A afirmativa III é falsa. O Sistema Único de Saúde (SUS) “trata-se de um dos sistemas mais complexos e completos do mundo, responsável por atuar na promoção de saúde, vigilância em saúde, educação sanitária [III], além de assegurar a continuidade do cuidado nos níveis primário, ambulatorial e hospitalar” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 6, p. 3).
	
	E
	
	II, III e IV
Questão 9/10 - Epidemiologia da Atividade Física
 Ler em voz alta
Considere a citação de texto:
“[...] o ambiente apresenta um importante aspecto na formação do comportamento das pessoas. A premissa é que como as pessoas praticam AF [atividade física] em um espaço físico e as características ali presentes são fundamentais para a formação dos padrões de AF. [...] De fato, aspectos do ambiente natural [...] parecem influenciar a AF, no entanto, as características do ambiente construído têm sido aquelas mais amplamente estudadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HINO, Adriano Akira Ferreira; REIS, Rodrigo Siqueira; FLORINDO, Alex Antonio. Ambiente construído e atividade física: uma breve revisão dos métodos de avaliação. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 12, n. 5, p. 387-394, 2010. p. 388. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcdh/a/hjZW8qwwyZYZM3W3s3z97Kn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 fev. 2023.
De acordo com a citação de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 2 - Atividade Física e o Ambiente Urbano, de Epidemiologia da atividade física sobre ambiente humano e atividade física, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Espaços públicos de lazer ao redor das residências podem ser um fator que afete a prática de atividade física.
II. ( ) O ambiente construído, visto como uma parte do ambiente humano, tem relação com a natureza, que é minimamente modificada pelo homem.
III. ( ) A conectividade das ruas e o uso diversificado do solo são aspectos do ambiente construído que podem interferir na prática de atividade física.
IV. ( ) A discussão sobre ambiente construído e atividade física vem perdendo força, sobretudo a partir dos anos 2000. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	V – F – V – F
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V – F – V – F.
As afirmativas I e III são verdadeiras. “São vários os atributos do ambiente construído que podem afetar a atividade física. A presença de espaços públicos de lazer no entorno residencial é um exemplo. Estudos têm demonstrado que residir de 500 a 1500 metrosde distância dos espaços públicos de lazer, como parques, praças e ciclovias, aumenta o nível de atividade física dos moradores do entorno [I] [...]. Outros aspectos do ambiente construído que podem afetar a atividade física, mas são menos perceptíveis aos olhos de quem não é da área da epidemiologia da atividade física, é a infraestrutura de transporte público, a conectividade das ruas e o uso diversificado do solo [III]. Essas características acabam sendo menos óbvias para leigos, pois envolvem outros domínios da atividade física, que diferem do domínio do lazer [...]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 4, p. 6).
As afirmativas II e IV são falsas. “[...] dentro do ambiente urbano, destaca-se o ambiente construído, que trata das estruturas e dos sistemas modificados pelo ser humano [II], como os espaços e lugares onde as pessoas trabalham, habitam e socializam [...]. A análise do ambiente construído como um fator relevante para a atividade física foi fortalecida a partir dos anos 2000 [IV], sendo observada uma crescente nas evidências até os dias atuais [...]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 4, p. 6).
	
	B
	
	V – F – V – V
	
	C
	
	F – V – V – F
	
	D
	
	V – V – V – F
	
	E
	
	F – V – F – F
Questão 10/10 - Epidemiologia da Atividade Física
 Ler em voz alta
Atente para a citação de texto:
“Na opinião de Nahas [...], a atividade física regular é importante na prevenção de diversas doenças, uma vez que os esportes, os exercícios, as tarefas domésticas, o caminhar para o trabalho e a própria atividade laboral pode ser útil, pois também promovem um gasto calórico determinado. A prática de atividade física requer a adequação de um conjunto de fatores [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, José Antonio S.; BANKOFF, Antonia Dalla Pria. Estudo do nível de participação num programa de atividade física e suas relações com as doenças crônicas não transmissíveis. Revista Movimento & Percepção, v. 9, n. 12, 2008. p. 198. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Antonia-Bankoff/publication/26517403_Estudo_do_nivel_de_participacao_num_programa_de_atividade_fisica_e_suas_relacoes_com_as_doencas_cronicas_nao_transmissiveis/links/5d3612e04585153e5919638b/Estudo-do-nivel-de-participacao-num-programa-de-atividade-fisica-e-suas-relacoes-com-as-doencas-cronicas-nao-transmissiveis.pdf. Acesso em: 07 fev. 2023.
Considerando a citação de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 3 - Intervenções em Atividade Física para Grupos Especiais, de Epidemiologia da atividade física sobre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), câncer e diabetes, relacionadas a intervenções de atividade física, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) Em pacientes com diabetes, foi visto que os exercícios físicos estruturados e com supervisão podem diminuir os níveis da hemoglobina glicada.
II. ( ) Diferente do exercício físico estruturado e supervisionado, apenas o aconselhamento em saúde para diabéticos não surte o efeito esperado nas taxas da hemoglobina glicada.
III. ( ) Em certo estudo, foi verificado que pessoas com câncer que realizaram atividade física estruturada tiveram uma melhora considerável na qualidade de vida.
IV. ( ) A partir de um estudo, foi visto que as práticas não supervisionadas para pessoas com câncer tiveram o mesmo efeito do exercícios físicos supervisionados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	V – F – V – F
	
	B
	
	V – F – V – V
	
	C
	
	F – V – V – F
	
	D
	
	V – V – V – F
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V – V – V – F. As afirmativas I, II e III são verdadeiras. “[...] a revisão sistemática, conduzida para verificar os efeitos das intervenções em atividade física sobre a qualidade de vida e a função física de pacientes com câncer [...], demonstrou que os pacientes alocados nos grupos de exercícios físicos (atividade física estruturada) tiveram uma melhora [III] [...]. Em pacientes diabéticos, parece haver certa similaridade, pois o engajamento em exercícios físicos estruturados e supervisionados (aeróbio, resistido ou combinado) pode reduzir a taxa da hemoglobina glicada (HbA1C) [I] de 0,67% a 0,89%, enquanto o aconselhamento em saúde, isolado, pode não surtir o efeito esperado [II] [...]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 5, p. 8).
A afirmativa IV é falsa. “[...] os resultados [da revisão sistemática, conduzida para verificar os efeitos das intervenções em atividade física de pacientes com câncer] foram atrelados apenas ao exercício físico supervisionado, já que as práticas não supervisionadas tiveram o mesmo efeito dos grupos que não praticaram atividade física [IV]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 5, p. 8).
	
	E
	
	F – V – F – F

Mais conteúdos dessa disciplina