Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

APA Comunicação e Expressão 
Curso de Biblioteconomia e Curso de Pedagogia
Análise do Filme “Uma Mente Brilhante”
Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind) é um drama biográfico que narra a trajetória do matemático John Forbes Nash Jr., lançado em 2001, foi dirigido por Ron Howard (vencedor do Prêmio Nobel de Economia). O filme, com Russell Crowe no papel principal, explora a genialidade e os conflitos mentais de Nash, proporcionando ao público uma narrativa poderosa sobre genialidade, loucura e superação.
O filme conta a história de Nash desde sua época como aluno em Princeton, onde ele já se sobressai por sua mente brilhante, apesar de ser socialmente recluso. Ele possui um desejo compulsivo para encontrar uma ideia que seja original, e isso o impulsiona a fazer contribuições significativas para a teoria dos jogos. Estas contribuição no futuro trazem avanços significativos na área de economia e biologia.
No entanto, a genialidade de Nash, é acompanhada de um lado sombrio em sua vida, a esquizofrenia paranoide. O filme traz o início e a piora de sua condição, apresentando de uma maneira quase imperceptível a mistura entre a realidade e alucinação. Howard em sua direção do filme, usa a estratégia de narrativa, o que aumentou a empatia do público pelo personagem.
O filme traz ainda a relação de Nash com sua esposa, Alicia (vivida pela atriz Jennifer Connelly). Sua esposa se transforma em sua base emocional e se torna uma ponte na conexão entre o mundo real e as fantasias de Nash. 
De uma maneira geral o filme retrata a batalha interna de Nash com sua condição de saúde, que oscila entre momentos de genialidade, fragilidade e resistência. Apesar das adaptações do filme em relação a realidade, pois o filme é baseado em fatos reais, o filme ameniza aspectos mais difíceis da vida de Nash e omite detalhes polêmicos.

Mais conteúdos dessa disciplina