Logo Passei Direto
Buscar

A separação de poderes é um dos pilares fundamentais do Estado Democrático de Direito, tendo como objetivo evitar a concentração de poder e prevenir abusos por parte dos governantes. Inspirada nas ide

User badge image
DL ASSESSORIA

em

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 - ADM - CIÊNCIAS POLÍTICAS - 54_2025
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
A separação de poderes é um dos pilares fundamentais do Estado Democrático de Direito, tendo como objetivo evitar a concentração de poder e prevenir abusos por parte dos governantes. Inspirada nas ideias de Montesquieu, a Constituição Federal de 1988 estabelece a divisão das funções estatais entre Executivo, Legislativo e Judiciário, cada um com competências próprias, mas interdependentes, por meio do sistema de freios e contrapesos.
No Brasil, essa estrutura busca assegurar que nenhum poder se sobreponha aos demais, mantendo o equilíbrio institucional. No entanto, crises políticas, disputas por competências e interpretações divergentes da Constituição colocam à prova a eficácia desse modelo.
Diante desse cenário, compreender o funcionamento da separação de poderes é essencial para analisar os mecanismos de controle e proteção da democracia, especialmente quando um poder intervém para conter excessos de outro.
Elaborado pelo autor.
Com base nos conceitos apresentados no livro, explique como funciona o princípio da separação de poderes no Brasil e apresente um exemplo concreto de atuação de cada um dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – que demonstre seu papel no equilíbrio e na preservação da democracia.
21
image2.png
image3.png
image4.png

Mais conteúdos dessa disciplina