Logo Passei Direto
Buscar

avaliação laboratorial urina exercicio

User badge image
Andrea Sousa

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

1. 
O sistema renal é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo. Os rins representam os principais órgãos desse sistema e desempenham funções biológicas importantes, além de contribuírem para a homeostasia do organismo.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta as principais funções dos rins.
Você acertou!
B. 
Produção de hormônios, manutenção do equilíbrio ácido-base e da pressão arterial e excreção dos produtos indesejados do metabolismo.
As bases conceituais do sistema renal centram-se na homeostase, que é a capacidade do corpo de manter o equilíbrio interno, e os rins desempenham funções essenciais nesse processo. Eles filtram o sangue continuamente, removendo resíduos metabólicos (principalmente compostos nitrogenados) e transformando-os em urina. São responsáveis por regular os níveis de água e eletrólitos, garantindo a estabilidade do ambiente interno. Além disso, controlam a pressão arterial através do sistema renina-angiotensina-aldosterona e influenciam a produção de glóbulos vermelhos pela secreção de eritropoetina. Os rins também participam da ativação da vitamina D, essencial para a saúde óssea. Outra função fundamental dos rins é a regulação do pH sanguíneo, ajustando a excreção de ácidos e bases, através da reabsorção ou excreção de íons H+ e bicarbonato.
2. 
A análise física da urina é uma etapa fundamental no diagnóstico de diversas condições de saúde. Nesse exame, observam-se parâmetros como cor, odor, aspecto, densidade e volume, que podem indicar alterações metabólicas ou infecções. Amostras de urina podem apresentar cores variadas de acordo com a condição fisiopatológica do paciente.
Assinale a alternativa que correlaciona corretamente a alteração na cor da urina com a sua possível causa.
Você acertou!
A. 
A urina amarelo-alaranjada é sugestiva de desidratação. Também pode indicar alimentação rica em carotenoides.
A urina normal tem cor amarelada (amarelo claro), devido à presença dos pigmentos urocromo (amarelo), uroeritrina (vermelho) e urobilina (laranja), além de ser translúcida e com odor suave.
Já a urina amarelo-alaranjada indica urina concentrada, o que sugere desidratação. No entanto, essa coloração também pode ser encontrada em condições normais em indivíduos com alimentação rica em compostos carotenoides, como a cenoura e o mamão.
A urina âmbar sugere presença de bilirrubina, ao passo que a urina avermelhada indica a presença de hemácias/hemoglobina.
A urina de coloração escura, como marrom ou preta, sugere a presença de melanina ou ainda pode ser causada pelo uso do medicamento antibacteriano metronidazol.
Por fim, urinas azuladas ou esverdeadas indicam a presença de corantes, como azul de metileno ou fenol, que, por sua vez, são encontrados em antissépticos urinários. Pode indicar também infecção por Pseudomonas spp.
3. 
O diabetes mellitus é uma enfermidade crônica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia), resultantes de defeitos na produção ou ação da insulina (Rodacki et al., 2024). Tal condição afeta principalmente o metabolismo dos carboidratos, que, em consequência, promove alterações nas características físicas e químicas da urina.
Assinale a alternativa que indica corretamente os principais achados que auxiliam no diagnóstico de diabetes mellitus.
E. 
Urina diluída, cor amarela pálida, ou incolor, e densidade da urina alta. No exame químico, é comum encontrar glicosúria e cetonúria.
Pessoas com diabetes apresentam alterações físicas e químicas na urina, especialmente quando a doença não está bem controlada.
Fisicamente, a urina pode estar diluída (poliúria = maior volume), consequência do excesso de glicose no sangue (hiperglicemia) que leva à sua excreção na urina acompanhada de água. Além disso, pode ocorrer um cheiro adocicado característico devido à presença de glicose (glicosúria).
Quimicamente, a urina desses indivíduos pode conter corpos cetônicos em casos de cetose diabética, indicando a utilização de gorduras como fonte de energia.
Também podem surgir alterações no pH e maior concentração de proteínas (proteinúria) se houver comprometimento renal. Essas mudanças são indicativos importantes para monitorização e diagnóstico de complicações associadas ao diabetes.
4. 
A observação do sedimento urinário é uma técnica laboratorial (urinálise) que avalia os elementos presentes na urina após centrifugação, permitindo a identificação e a quantificação de elementos figurados. Trata-se de um método complementar importante na investigação de alterações urinárias.
Entre os componentes que podem ser visualizados ao microscópio durante a urinálise, qual deles é exclusivamente de origem tubular?
C. 
Cilindros.
A urinálise é um exame que identifica células, cristais, cilindros, bactérias e outros componentes microscópicos, fornecendo informações valiosas sobre a saúde renal e urinária.
Presença de glóbulos vermelhos pode indicar hemorragias, e leucócitos e bactérias sugerem infecções.
Já cristais e cilindros podem apontar para distúrbios metabólicos ou doenças renais. Os cilindros são estruturas mucoproteicas formadas exclusivamente na luz dos túbulos renais, fato este que reflete seu formato cilíndrico.
Cristais, muco, hemácias e leucócitos no sedimento urinário podem ter diversas outras origens além da tubular.
5. 
Os exames de urina são divididos em três tipos principais: análise física, química e microscópica. Cada tipo complementa os outros, fornecendo uma visão detalhada sobre a saúde do sistema urinário e metabólico. O exame de urina de 24 horas é um teste que avalia a composição urinária, o qual é requisitado quando se deseja obter informações a respeito do clareamento de compostos pelos rins e/ou para a dosagem da proteinúria.
Em relação a esse exame, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
A. 
A amostra de urina para a realização do exame é obtida pela coleta de todo o volume urinário excretado em um período de 24 horas.
O exame de urina de 24 horas é um teste essencial para diagnosticar e monitorar condições como insuficiência renal, cálculos renais e distúrbios metabólicos.
A realização do exame de urina 24 horas requer que o paciente realize a coleta de todo o volume urinário durante o período de 24 horas.
A amostra deve ser coletada em frasco adequado e armazenada devidamente. Como a coleta ocorre fora do ambiente laboratorial e depende da correta execução pelo paciente, o exame de urina 24 horas está suscetível a uma série de interferentes pré-analíticos.
Esse exame é usado para a avaliação da função renal por meio da depuração ou do clareamento de creatinina e/ou dosagem da proteinúria. Com a depuração de creatinina, é possível avaliar o ritmo de filtração glomerular. Valores fisiológicos da proteinúria não ultrapassam 50 mg/24 horas.

Mais conteúdos dessa disciplina