Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
 RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
CURSO: ESTÉTICA E COSMETOLOGIA
DISCIPLINA: TÉCNICAS EM ESTÉTICA COMPLEMENTARES E HOLÍSTICAS
NOME DO ALUNO: ANDRÉA DE MELO QUINTELA MUNIZ
R.A: 2220253 	POLO: SANTOS-RANGEL
DATA: 17/11/2023
TÍTULO ROTEIRO: TÉCNICAS EM ESTÉTICA COMPLEMENTARES E HOLÍSTICAS
INTRODUÇÃO
O seguinte relatório visa descrever o aprendizado e desenvolvimento da disciplina Técnicas Estéticas Complementares e Holísticas, baseado em revisão bibliográfica e nas aulas práticas ministradas no laboratório LAMEC do Polo Rangel da UNIP Santos, nos dias 06, 08, 09 e 13 de novembro de 2023 pela professora Ticiana Carvalho Pereira Escrobat.
Nos últimos anos a busca pelo equilíbrio do corpo tem crescido cada vez mais. Sabemos que a correria do dia a dia, a quantidade de funções e o querer cada vez mais têm sido motivos para o desenvolvimento de estresse nas pessoas, permitindo, dessa maneira, um desequilíbrio nos indivíduos. Sabemos que esse desequilíbrio pode estar relacionado a vários aspectos, mas sempre irá afetar a mente e o corpo das pessoas, assim como o equilíbrio entre esses dois aspectos: o aspecto mental e emocional e o aspecto físico. Muitas empresas têm aderido ao tratamento alternativo como forma de melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, uma vez que um indivíduo feliz e de bem consigo mesmo irá produzir muito mais. (SOUZA, 2020, p. 07)
O objetivo é permitir aos alunos o desenvolvimento prático das diversas técnicas complementares e holísticas na estética.
No roteiro 1, a aula 1 descreve o protocolo de aromaterapia, cromoterapia e reflexologia podal. Já na aula 2, temos o protocolo de ariculoterapia e oligoterapia. A massagem com pedras quentes e a massagem com bambus são os protocolos descritos na aula 3. Enfim, na aula 4, temos o protocolo de shiatsu e quick massage.
A técnica estética complementar e holística está cada vez mais forte, como uma nova ciência, capaz de promover o bem-estar físico, social e psicológico de todo ser humano que nela procura o socorro. 
Em todas as aulas, seguindo o roteiro, houve uma quantidade de materiais e produtos cosméticos a serem utilizados e a descrição da técnica, além do uso de EPI e normas de segurança.
AULA 1 – ROTEIRO 1 – PROTOCOLO: AROMATERAPIA, CROMOTERAPIA E REFLEXOLOGIA PODAL
	Nesta aula, mergulhamos nas sutilezas terapêuticas que permeiam a aromaterapia, a cromoterapia e a reflexologia podal, explorando os aromas envolventes, as cores vibrantes e os toques revitalizantes que compõem essas práticas holísticas. Esses protocolos buscam equilibrar corpo, mente e espírito através da harmonia destas técnicas milenares.
	
Tratamentos de beleza podem ser aprimorados com o uso de substâncias naturais. De alta eficácia na regeneração e estruturação de tecidos, as substâncias naturais compatíveis com a pele humana, podem ser aplicadas em conjunto com cosméticos utilizados em protocolo de estética. Estas formas de aplicação pretendem facilitar a penetração, diminuir dores nos tratamentos injuriosos, aliviar a pigmentação de manchas e favorecer o meio celular a uma estruturação equilibrada. Nasce desse conhecimento a estética estrutural com óleos essenciais. O único objetivo é fortalecer os tecidos deixando-os aptos para a absorção dos tratamentos, aumentando a velocidade dos resultados e agradando aos clientes. (POSSER, 2022, p. 99)
	Na aromaterapia, sentimos o aroma de vários óleos essenciais e vimos a diferença entre óleo essencial e óleo vegetal, assim como a diferença de óleo essencial e essências. A professora ainda nos mostrou que os óleos essenciais têm o poder único de desencadear uma onda de memórias, transportando-nos para momentos distintos de nossa vida, memórias conectadas ao cheiro conectadas ao nosso sistema límbico. O aroma doce da lavanda pode evocar lembranças serenas de campos ensolarados, enquanto o cítrico revigorante do limão pode nos transportar instantaneamente a dias radiantes de verão. No entanto, assim como há fragrâncias que nos envolvem em conforto nostálgico, há aquelas que podem despertar lembranças desafiadoras, às vezes resgatando recordações difíceis que não fazemos questão de lembrar. Por isso, a importância de aos poucos ir conhecendo os aromas preferidos da paciente que está em tratamento estético. Como exemplo, citei minha própria experiência, tive depressão na gravidez e usava o óleo de amêndoas, atualmente esse aroma não me agrada, pois desperta lembranças que houve sofrimento, consequentemente esse aroma não deve ser utilizado em meus tratamentos estéticos. 
	Há três formas de utilização na terapia com aromas: aplicar diretamente na pele com o uso de um carreador (óleo de coco, óleo de amêndoas, creme neutro etc.), utilizar como aroma pingando algumas gotas no travesseiro, nas mãos ou no algodão, e utilizar em um difusor.
	Já na cromoterapia, fizemos uma revisão sobre essa terapia alternativa, relacionada principalmente à atuação das cores nos chakras energéticos. Vimos a importância dos sete chakras principais, alinhados ao longo da coluna vertebral. Cada chakra tem uma cor e uma música (entonação e vibração). Chakra coronário – cor violeta ou branco, situado no topo da cabeça, é o chakra da espiritualidade. Chakra frontal – cor azul escuro, conhecido como o terceiro olho, está relacionado à intuição, percepção e insight. Chakra laríngeo – cor azul claro (turquesa), associado à comunicação, expressão criativa e verdade. Chakra cardíaco – cor verde ou rosa, centro do amor, compaixão e equilíbrio. Chakra plexo solar ou umbilical – cor amarelo, relacionado ao poder pessoal, autoestima e controle. Chakra sacral – cor laranja, associado à criatividade, sexualidade e emoções. Chakra raiz ou básico – cor vermelho, conectado à estabilidade, segurança e instintos básicos. Após essa teoria, fizemos o alinhamento dos chakras com o bastão cromático, promovendo o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
Figura 1 – Principais Chakras
Fonte: Sicchierolli, 2018
	A aula de reflexologia podal mostrou como esse protocolo pode beneficiar o cliente com o estímulo dos pontos na planta e dorso dos pés relacionados a órgãos e sistemas do corpo humano, promovendo relaxamento e equilíbrio.
A reflexologia é uma técnica que se baseia no princípio que existem áreas reflexas nos pés e nas mãos correspondentes a todos	 os órgãos, glândulas e estruturas do corpo.	É considerada uma técnica terapêutica, alternativa e complementar ao tratamento de diversas doenças, incluindo câncer e estresse. (SICCHIEROLLI, 2018, p. 68)
Com a prática regular desse protocolo, o cliente terá redução do estresse, melhora da circulação e alívio de algumas condições físicas. Ao estimular os pés, a energia corpórea produzida é liberada e utilizada pelo organismo do paciente. Quando o fluxo de energia é desimpedido, mantemo-nos saudáveis. Quando há bloqueio ou congestão, a doença aparece. Tratando os reflexos, os bloqueios são desfeitos e a harmonia de todos os sistemas é restaurada. Para esse protocolo, seguimos os seguintes passos: higienização com loção bactericida, esfoliação dos pés, massagem com óleo ou creme corporal (figura 2), filme plástico e bota metalizada por 15 minutos, retirar o excesso de creme e colocar no ofurô ou tina por 10 minutos, finalizar com 3 gotas de óleo essencial de melaleuca em cada pé. Orientar a não ficar descalço pós procedimento, nem pisar no chão frio para não prejudicar o organismo. 
Figura 2 – Massagem da Reflexologia
Fonte: Própria (sala de aula), 2023
AULA 2 – ROTEIRO 1 – PROTOCOLO: AURICULOTERAPIA E OLIGOTERAPIA
	A auriculoterapia na estética é uma técnica que utiliza estímulos em pontos específicos na orelha para promover benefícios. Acredita-se que essa prática pode ajudar na redução de estresse, melhoria da circulação sanguínea e até mesmo influenciar positivamente no equilíbrio hormonal. O protocolo segue os seguintes passos: higienização da orelha sem esfregar (não promover hiperemia), identificação de possíveis alterações na orelha (pontos avermelhados,veias mais acentuadas, descamações etc.), identificar o órgão correspondente aquela região alterada e estimular com cotonete. 
	Na estética, a oligoterapia é muitas vezes mencionada como uma abordagem que utiliza oligoelementos para melhorar a saúde da pele. Acredita-se que minerais como zinco, cobre e selênio, em doses mínimas, possam ter benefícios estéticos, promovendo a saúde da pele e combatendo problemas relacionados à pele.
A oligoterapia defende o equilíbrio do corpo através dos alimentos, do uso de suplementos nutricionais e de oligoelementos catalíticos. O objetivo principal dessa técnica é a preservação do nosso organismo, bem como o equilíbrio das moléculas que compõem nosso corpo. Para que isso aconteça, a oligoterapia aumenta as defesas imunológicas equilibrando os minerais e combatendo o estresse físico e o estresse emocional. Uma das principais diferenças entre essa medicina e a medicina tradicional está no fato de que ela não espera a doença se manifestar, pelo contrário, ela já começa a estudar o terreno biológico que está desequilibrado, além de suas tendências para manifestação de alguma doença. Sabendo disso, a medicina funcional começa a trabalhar tornando o terreno biológico impróprio para a manifestação da doença e dessa maneira entende que, se o organismo ficou doente, é porque ele já não estava bem. (SOUZA, 2020, p. 84)
Seguimos o protocolo iniciando com a perimetria, relembrando a forma correta de verificar medidas na região escolhida, já que é um protocolo no qual há também redução de medidas. Em seguida, a higienização da área escolhida para o tratamento, massagem modeladora e aplicação da talassoterapia e filme plástico de 15 a 30 minutos (opcional utilizar a manta térmica ou o lençol de Mayler). Retirar o produto com água e aplicar o creme lipolítico. Finalizar com a realização das medidas novamente para verificar o resultado.
 AULA 3 – ROTEIRO 1 – PROTOCOLO: MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES E MASSAGEM COM BAMBU
Terapias com pedras quentes e bambuterapia são técnicas distintas, porém com objetivos similares. Essas terapias se encontram no sentido de equilibrar, tratar e melhorar de um modo alternativo e terapêutico a saúde e a beleza dos seres humanos. São técnicas que em suas particularidades trazem inovações aos protocolos convencionais de massoterapia e estética. (SICCHIEROLLI, 2018, p. 189)
A massagem com pedras quentes é uma técnica relaxantes que envolve o uso de pedras aquecidas colocadas no corpo para aliviar a tensão muscular. Pode proporcionar uma experiência terapêutica e melhorar a circulação sanguínea. As pedras utilizadas para a técnica de pedras quentes são diferentes das pedras utilizadas para a aplicação	 da terapia com pedras frias. As pedras quentes são de origem vulcânica, localizadas na parte mais baixa dos vulcões. Por se localizarem na parte mais baixa, elas resfriaram lentamente ao longo dos anos, permitindo uma constituição ideal de armazenamento de calor, emitindo a temperatura até 4 cm abaixo da pele, explicando assim seus efeitos térmicos sobre o sistema do nosso corpo. Para a terapia de pedras frias, mais indicada para a face, a esteticista utiliza pedras derivadas do mármore. O mármore é uma rocha metamórfica, devido às mudanças químicas do calcário. O mármore	 não é um bom condutor de calor, por isso ele passa a sensação térmica de que está sempre frio, pois a taxa de transferência de calor é muito rápida e ele mantém o calor longe da pele.
Figura 3 – Pedras repousando
Fonte: Souza, 2020
Essa técnica está contraindicada para pessoas que estejam passando por processos inflamatórios e infecciosos, gestantes, neoplasias malignas em atividade, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, asma brônquica grave, flebites, hipotensão arterial, ferimentos, erupções de pele, hipertireoidismo não tratado e febre.
O protocolo da massagem com pedras quentes inicia com a higienização, aplicação do creme ou óleo, e massagem segurando as pedras, tendo o cuidado de deixar a parte mais lisa da pedra voltada para o paciente (testar a temperatura antes de aplicar no paciente para não ter o risco de queimaduras). Os movimentos da massagem são suaves e rítmicos, incluindo deslizamento, amassamento, pressão e pequenas rotações. As pedras quentes são posicionadas estrategicamente ao longo do corpo para promover relaxamento e alívio da tensão muscular. Pode-se finalizar com as pedras no meio da coluna, cobertas por uma toalha.
A massagem com bambu, conhecida também como bambuterapia, envolve o uso de bambus de diferentes tamanhos e diâmetros como extensões naturais das mãos da esteticista. Ela utiliza manobras relacionadas com as manobras de drenagem linfática manual quando o intuito é relaxar, mas também utiliza pressões mais firmes para liberar tensões musculares. O objetivo é promover relaxamento e estimular a circulação sanguínea. O protocolo de uma massagem corporal com bambu segue o protocolo de uma massagem relaxante, a diferença está na utilização dos bambus no lugar da mão. Já na massagem facial com bambu, temos o seguinte protocolo: higienização da face, esfoliação, tônico facial, aplicação de creme próprio para o rosto para permitir um melhor deslizamento dos bambus, massagem seguindo as manobras da drenagem linfática de pescoço e face.
AULA 4 – ROTEIRO 1 – PROTOCOLO: SHIATSU E QUICK MASSAGE
A quick massage e o shiatsu facial, corporal e capilar são técnicas de massagens diferenciadas em sua prática, mas com benefícios e efeitos muito semelhantes no corpo e mente de quem as recebe. Todas as suas aplicações têm indicações específicas e objetivos semelhantes, como o bem-estar físico, mental, energético e emocional. (SICCHIEROLLI, 2018, p. 211)
Segundo Sicchierolli (2018), o shiatsu foi desenvolvido no Japão no início do século XX. SHI = dedo e ATSU = pressão, pressionar com os dedos. Essa técnica de massagem segue a filosofia da Medicina Tradicional Japonesa, a qual acreditam reequilibrar as energias estagnadas dos meridianos baseados nas forças opostas Yin e Yang. Atualmente, essa técnica é associada com as técnicas clássicas de massagem facial e massagem corporal. Seguindo o roteiro, realizamos a prática do shiatsu capilar. Esse protocolo se concentra especificamente na região do couro cabeludo e área ao redor da cabeça. Massagear essa região pode ter benefícios para a saúde capilar, estimulando a circulação sanguínea, relaxando os músculos e promovendo um ambiente mais saudável para os folículos capilares. Essa técnica envolve pressão em pontos específicos, com movimentos suaves e circulares, com repetições de pelo menos três vezes cada movimento. O protocolo inicia pela sobrancelha, subindo em linha reta até a inserção do cabelo, seguido por toda a linha da inserção do cabelo até chegar nas orelhas, após as repetições desse movimento, iniciar novamente pela sobrancelha e percorrer todo o couro cabeludo até chegar na nuca, pressionar com dois ou três dedos toda a região do occipital até chegar atrás da orelha, pressionar a região temporal, parietal e finalizar com pressão na cabeça utilizando a mão inteira.
Na quick massage, utilizamos a cadeira própria para essa massagem, conhecida como cadeira de massagem portátil ou cadeira de massagem corporativa, é um equipamento projetado para fornecer massagens rápidas e eficientes em ambientes diversos. Ela sempre deve ser higienizada antes e após o uso, de preferência com uma touca (fazer um furo no meio) na região onde colocamos a cabeça.
Figura 4 – Cadeira de Quick Massage
Fonte: Souza, 2020
	As manobras da quick massage envolvem técnicas simples e eficazes aplicadas com o paciente posicionado na cadeira própria para essa massagem. Essas técnicas são projetadas para proporcionar relaxamento e alívio rápido da tensão, especialmente em áreas mais propícias ao acúmulo de estresse, como pescoço, ombros, costas e braços. Na aula, realizamos as manobras de amassamento, pressão (utilizando mãos, braços e cotovelos), fricção, percussão (inclusive tapotagem), deslizamento superficial e profundo. As regiõesmais massageadas são costas, músculo trapézio, braços, mãos, pescoço e cabeça.
 	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
POSSER, Lígia da Luz. Terapias em Estética: Bioenergética, Oxigenoterapia e Óleos Essenciais. Santo André: Difusão Editora, 2022.
SICCHIEROLLI, Carolina Ferreira Leite. Spas e Terapias Alternativas. Indaial: UNIASSELVI, 2018.
SOUZA, Lilian de Ávila Lima. Técnicas Estéticas Complementares e Holísticas. São Paulo: Editora Sol, 2020. 
image1.png
image2.jpg
image3.png
image4.png

Mais conteúdos dessa disciplina