Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Então, com base nos conceitos estudados e no conteúdo do texto e do gráfico, discorra respondendo as seguintes questões (o texto das respostas deve ter no mínimo 30 linhas):
a) Quais as principais considerações sobre o movimento do crédito e dos juros ao consumidor no mercado brasileiro?
b) Como se comportou a taxa do spread bancário no mercado, e por que podemos afirmar que esta não representa o lucro dos bancos? 
c) Faça uma análise dos dados da tabela, com base no conceito de spread e da taxa Selic.
Quais as principais considerações sobre o movimento do crédito e dos juros ao consumidor no mercado brasileiro?
 Baseado na estatística do Banco Central de 28 de agosto de 2023 teve como considerações o crédito ampliado as famílias que alcançou 34,3% do PIB em julho, com o complemento de empréstimos do sistema financeiro nacional.
O saldo de crédito com recursos livres às famílias concentrou-se, principalmente, nas carteiras de cartão de crédito à vista, financiamento para a aquisição de veículos e crédito pessoal consignado para trabalhadores do setor público, com aumentos de 1,2%, 0,7% e 0,4%, respectivamente.
Com taxas de juros mais baixas, os custos de captação de recursos podem diminuir, permitindo que as empresas invistam em projetos de crescimento, modernização e inovação, não apenas fortalecendo o desempenho dessas empresas, mas também pode gerar expectativas positivas no mercado de ações.
E quando a taxa de juros sobe, impulsa para cima o preço de serviços financeiros como financiamentos, empréstimos bancários, taxa do cartão, etc., por outro lado, os investimentos em renda fixa se valoriza como CDB (certificado de depósito bancário), LCI, LCA (letras de crédito imobiliário e do agronegócio).
O juros é fundamental no mercado financeiro, pois ajuda a controlar a inflação, atua no poder de compra dos consumidores e nas ofertas de créditos das instituições financeiras.
 
 
Como se comportou a taxa do spread bancário no mercado, e por que podemos afirmar que esta não representa o lucro dos bancos? 
 
A taxa do spread bancários a partir de 2020, entrou em uma nova tendência de alta, após a mínima de 14,20% em novembro de 2020, em janeiro de 2021 chegou a quase 16%, teve mais uma queda até setembro de 2021, quando atingiu a marca de 14,44%, a partir de então, o spread bancário brasileiro vem subindo.
O Brasil é o país com um dos spreads bancários mais altos do mundo, e a razão está desde problemas estruturais e macroeconômicos, se estendendo pelo recorde de inadimplentes no país.
O spread bancário afeta o acesso ao crédito e tem impactos no dia a dia da população, pois se refere à diferença entre o preço pago em um produto e o preço pelo qual ele será vendido e pode ser aplicado em diversos segmentos, em vendas, empréstimos, negociações e outras áreas, devido a diferença entre as taxas cobradas pelos bancos e as que eles pagam na captação de recursos.
O spread bancário não representa o lucro dos bancos, porque a instituição financeira disponibiliza vários recursos como: empréstimos e financiamentos; os bancos precisam pagar despesas de suas próprias operações; custos com os imóveis e os equipamentos utilizados; transporte de valores; contratações de empresas prestadoras de serviço, e ainda existe a chance de que o cidadão tomador de crédito fique inadimplente, exigindo preparo da instituição para lidar com a questão e essa falta de pagamento pelos clientes é um risco e leva a prejuízos, com isso, a instituição financeira aumenta as taxas para que as quitações realizadas em dia consigam cobrir a parcela de inadimplentes.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina