Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO DE MAQUETE DE INSTALAÇÃO COMPOST BARN
IAGNESZ, Erica de Almeida[footnoteRef:1] [1: Acadêmica do 2º período do curso de Medicina Veterinária; Ugv – Centro Universitário.] 
HAMMERSCHMIDT, Mariana[footnoteRef:2] [2: Acadêmica do 2º período do curso de Medicina Veterinária; Ugv – Centro Universitário.] 
EDDINE, Mauren Cador[footnoteRef:3] [3: Acadêmica do 2º período do curso de Medicina Veterinária; Ugv – Centro Universitário.] 
RESUMO: Dentre os modelos de sistema de confinamento de bovinos de leite, destaca-se o Compost barn (CB). Um sistema de confinamento que fornece aos animais um espaço mais amplo para descanso visando ao melhor conforto e bem estar animal. Também é característico desse sistema o corredor de alimentação onde estão presentes os bebedouros. O intuito do CB é melhorar a saúde e a longevidade dos animais e também facilitar as praticas de manejo. O objetivo dessa pesquisa é o desenvolvimento de uma maquete de instalação do sistema de Compost Barn. 
Palavras-chave: sistema de confinamento. bovinos de leite. Compost barn. 
1 INTRODUÇÃO 
O Brasil é o quinto maior produtor mundial de leite (7% do total), sendo Minas Gerais o principal Estado produtor, seguido pelo Rio Grande do Sul e Paraná, que se alternam na segunda e terceira posição (CONAB, 2018).
Para que a bovinocultura de leite possa garantir a manutenção de resultados satisfatórios na produção, demanda-se, cada vez mais, dedicação e investimentos por parte dos produtores. 
Assim, é crescente o número de confinamentos para vacas leiteiras, pois é uma alternativa que tende a aumentar a produção média por animal, além de propiciar melhor aproveitamento das áreas agricultáveis (BEWLEY et al., 2017).
A literatura reporta que o sistema Compost barn provavelmente tenha surgido por volta de 1980 na Virgínia, nos EUA (BEWLEY et al., 2017).
Mas passou a ser mais explorado somente a partir de 2001, quando o primeiro sistema foi construído no estado de Minnesota (EUA) e, posteriormente, foi se difundindo pelos estados de Kentucky, Ohio e Nova York (BARBERG et al., 2007; BEWLEY et al., 2017). 
O sistema de produção de leite de Minessota (EUA), é baseado em uma instalação aberta, com piso de terra batida, sobre a qual é adicionada a serragem, formando uma área de descanso para os animais se deitarem (JANNI et al., 2007; PETZEN et al., 2009).
Em Israel, o primeiro sistema de Compost barn foi desenvolvido em 2006 e espalhou-se rapidamente entre os produtores de leite. Diferentemente do sistema americano, não há adição de material orgânico na cama, somente fezes e urina dos animais, necessitando revolver o material uma ou duas vezes por dia (KLAAS et al.,2010). Isso se deve às condições áridas de Israel, onde a cama não requer material adicional (BALCELLS et al.,2020).
Já no Brasil, o sistema de Compost barn surgiu em 2012 no Estado de São Paulo, na Fazenda Santa Andrea (LEITE INTEGRAL, 2012), seguindo o modelo norte-americano. 
Os motivos que tem despertado o interesse dos produtores brasileiros a optar por este tipo de sistema de confinamento dizem respeito ao maior conforto, saúde, longevidade dos animais, manejo dos dejetos e facilidade para completar as tarefas diárias (BARBEG et al., 2007). As instalações CB têm sido consideradas um sistema de confinamento mais sustentável do que as tradicionais instalações de produção de leite (BEWLEY et al., 2017). 
Mas para que esse sistema funcione de forma correta, algumas orientações técnicas devem ser observadas. Esse estudo visa auxiliar no desenvolvimento da maquete de instalação do sistema Compost barn (modelo americano).
2 DESENVOLVIMENTO 
Compost barn,	propriamente dito, é o sistema que consiste em vacas soltas dentro de um galpão e exercendo seu livre arbítrio, tendo sempre o bem-estar animal e o conforto das mesmas como objetivo (DAMASCENO, 2012). O autor relata que os barracões de CB oferecem uma instalação de ventilação distribuída a cada 15 metros quadrados, para que a cama dos animais permaneça seca, diminuindo o número de bactérias e possíveis casos de mastite, além de permitir que o animal realize sua troca de calor. Auxiliam também na retirada do excesso de gases e odores, fatores que podem prejudicar a saúde dos animais. 
Esse modelo de sistema proporciona melhores condições sanitárias ao rebanho; maior conforto térmico aos animais; redução de problemas de cascos; aumento na produção de leite; diminuição na contaminação dos tetos e aumento na detecção de cio. Com a redução dos problemas de cascos, tem se uma melhoria na sanidade dos mesmos, e as vacas apresentam maior facilidade de manifestação de cios, melhorando a taxa de detecção de cio pelos tratadores (BARBERG, 2007). 
Para que o sistema Compost barn funcione de forma correta, são necessárias algumas orientações técnicas primordiais, como: bebedouros fora da cama, muretas laterais, abertura da cumeeira (telhado) do barracão, corredor de alimentação com piso e coberto e cocho revestido (ENDRES, 2007).
O material a ser utilizado na cama, é um ponto importante no CB. Os principais materiais utilizados para compor a cama são: palhas de soja, casca de arroz, cascas de café, semente de linhaça, bagaço e palha de trigo (SHANE, 2010).
Normalmente, a utilização exclusiva de materiais alternativos pode não ser possível, mas sua associação com a serragem pode produzir bom resultado (JANNI et al., 2007).
Para o sucesso do sistema, é necessário o revolvimento diário da cama, que deve ter uma camada de 25 a 30 cm de profundidade, e sua reviragem deve ser realizada duas vezes ao dia. 
Outro fator importante no sistema de CB é a pista de alimentação concretada, pois cerca de 20% a 25% do volume de urina e de fezes é retido nesse local, auxiliando assim na manutenção da umidade adequada da cama (BARBERG et al., 2007). Já os bebedouros deverão ser posicionados obrigatoriamente fora da área de descanso dos animais e devem oferecer vedação adequada, a fim de evitar vazamentos que possam umedecer a cama. Os mesmos devem ser limpados com frequência. 
Quanto ao consumo de água, vale ressaltar que este está diretamente ligado à produção de leite, uma vez que vacas em lactação necessitam de 4 a 5 litros de água para cada kg de leite produzido (PERISSINOTTO et al., 2005; DEGASPARI; PIERKASKI, 1998). 
É necessário a construção da fossa, segundo FREITAS (2008), ela deve estar posicionada no mínimo a 50 m dos galpões e estar no mínimo 200m de residências. Além de que os resíduos gerados no CB podem ser utilizados na adubação de terras da própria fazenda ou até mesmo gerar renda extra com a venda desse composto (DELPRETE, 2012). 
O investimento para a implantação do sistema CB é alto, devido ao tamanho de sua instalação e aos cuidados com a adequação do local visando ao bem-estar dos animais, e os custos também podem ser majorados devido ao material da cama que deve ser reposto com frequência. Porém, com um manejo de qualidade é possível um aumento da produtividade e consequentemente um resultado financeiro satisfatório, dando o retorno do investimento inicial. 
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Deve-se considerar que independente do sistema de confinamento adotado, é necessário boas práticas de manejo que proporcionem produção, aliada ao conforto e ao bem-estar dos animais. O tipo de instalação escolhida para abrigar vacas leiteiras tem forte influência nos índices de produtividade, bem como na sanidade do rebanho e na qualidade do leite extraído (BRIGATTI, 2014).
O sistema Compost barn, fornece um ambiente confortável aos animais, gerando assim alto grau de bem-estar para as vacas, propiciando ambiente confortável e seco (PILATTI, 2017).
Conclui-se por fim que o sistema de confinamento de vacas leiteiras apresentado traz inúmeros benefícios a longo prazo ao produtor tais como: melhora na produtividade, facilidade de manejo, melhores condições de trabalho e conforto e bem-estar animal. 
4 REFERÊNCIAS
BALCELLS, J.; FUERTES, E.; SERADJ, A. R.; MAYNEGRE, J.; VILLALBA, D., de la Fuente, G. Study of nitrogen fluxes across conventionalsolid floor cubicle and compost-bedded pack housing systems in dairy cattle barns located in the Mediterranean area: Effects of seasonal variation. Journal of Dairy Science, v. 103, n. 11, 2020.
BARBERG, A.E; ENDRES, M.I; SALFER, J.A; RENEAU, J.K. Performance and welfare of dairy cows in an alternative housing system in Minnesota. Journal of Dairy Science, v.90, 2007.
BEWLEY, J.M; ROBERTSON, L.M; ECKELKAMP, E.A. A 100 year review: lactating dairy cattle housing management. Journal of Dairy Science, v.100, n.12, 2017.
BRIGATTI, A.M. Compost Barn e a produtividade leiteira. IEPEC. Minesota, 2014. Disponível em: 
 
COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO - CONAB. Brasil é responsável por cerca de 7% do leite produzido no mundo. Disponível em: 
DAMASCENO, F.A. Compost Barn como alternativa para a pecuária leiteira. 1. ed. Divinópolis: Adelante, 2020. 
DEGASPARI, S.A.R.; PIEKARSKI, P.R.B. Bovinocultura leiteira: planejamento, manejo e instalações. Curitiba, 1998. 
DELPRETE, F.A. Compost bedded pack barns system and computational simulation of airflow through naturally ventilated reduced model. Universidade Federal de Viçosa, 2012.
ENDRESS, M.I.; BARBERG, A.E. Behavior of dairy cows in alternative bedded-pack housing system. Journal of Dairy Sciencie, v.90, 2007.
FREITAS, J.Z. Esterqueiras para dejetos de bovinos. Niterói: Programa Rio Rural, 2008.
JANNI, K.A.; ENDRES, M.I; RENEAU, J.K; SCHOPER, W.W . Compost dairy barn layout and management recommendations. Applied Engineering in Agriculture. v.23 n.1, 2007.
KLAAS, I.C.;BJERG, B.S.; FRIEDMANN, S.; BAR, D. Cultivated barns for dair cows: an option to promote cattle welfare and environmental protection in Denmark? Dansk Veterinrertidsskrift, v. 93, 2010. 
LEITE INTEGRAL. Compost barn em túnel de vento: uma nova alternativa para confinamento de vacas leiteiras. Disponível em: 
 
PERISSINOTTO, M.; MOURA, D.J.; SILVA,I.J.O.; MATARAO, S.V. Influência do ambiente na ingestão de água por vacas leiteiras. Revista de Engenharia Agrícola e Ambiental. v.9,n.2,2005. 
PETZEN, J.; WOLFANGER, C.; BONHOTAL, J.; SCHWARZ, M.; TERRY, Timothy; YOUNGERS, N. Case study: Eagleview compost dairy barn. Cornell Cooperative Extension of Wyoming 153 County, Warsaw, NY. 2009
PILATTI, J.A. O comportamento diurno e bem-estar de vacas em sistema de confinamento Compost barn. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2017.
 
SHANE, E.M.; ENDRES, M.I JOHNSON, D.G.; RENEAU, J.K. Bedding options for an alternative housing system for dairy cows: A descriptive study. Applied Engineering in Agriculture, v.26, n.4, 2010.
 
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina