Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1. Elaborar o Roteiro de Observação (em grupo), realizar as Observações na Sala de Aula e no Ambiente Escolar (individual), compreender o contexto e as necessidades das turmas, fazendo o registro das Observações das Aulas/Diário de Campo; elaboração do Texto Síntese das Observações.
2. Elaborar as Sequências Didáticas com o desenvolvimento de um Produto Educacional cada uma, que pode ser físico (mapa, jogo etc.) ou virtual/digital (e-book, game, quiz, podcast, vídeo etc.).
3. Aplicar as Sequências Didáticas elaboradas.
4. Registrar as frequências no campo por meio da Geolocalização.
5. Reunir o seu grupo de trabalho, trazendo o relato de cada participante sobre sua Observação e Prática. Em conjunto, construir um Texto Síntese da aplicação e impressões sobre a Prática.
6. Elaborar o Portfólio em equipe.
7. Imprimir a Ficha de Frequência e Questionário Avaliativo e anexar esse documento no Portfólio.
8. Realizar a Socialização.
A postagem das etapas deverá ser realizada por um dos integrantes da equipe em Produção Acadêmica, vinculando todos os integrantes no seguinte caminho: AVA > Semestres > Clicar na disciplina Prática Pedagógica > Produção Acadêmica > Incluir.
Quantas horas devo realizar no campo?
Esta Prática tem a carga horária total de 100 horas, distribuídas da seguinte forma:
· 20 horas presencialmente na instituição concedente (escola – aulas de Matemática): Observações (dez horas nos Anos Finais do Ensino Fundamental) + Regências (dez horas nos Anos Finais do Ensino Fundamental). Essas 20 horas devem ser comprovadas por meio do Registro de Frequência por Geolocalização, obrigatoriamente.
· 80 horas são destinadas às demais atividades realizadas por você, estudante (leitura da Trilha de Aprendizagem, visualização dos materiais, vídeos, organização dos documentos, escrita do Portfólio e a Socialização).
Observação de Aulas e Ambiente Escolar
Estudante, após a sua apresentação na instituição escolhida, é o momento de realizar as Observações em Sala de Aula.
Este é o momento que você poderá compreender mais sobre como o professor regente trabalha sua disciplina com seus alunos, qual é o método adotado para o ensino da disciplina, entre outras coisas. Será a oportunidade que você terá de avaliar a relação dos alunos com o professor, bem como a maneira como eles participam nas aulas e o envolvimento deles com o conteúdo da disciplina, além de conhecer as dinâmicas do trabalho docente no espaço escolar. Tirar foto ambiente escola, fachada, área interna, movimentação.
10H observação
Dia 1 4H – 26/05 Segunda
Apresentação, espaços, professor, turma, aluno (foto área comum, fachada escola)
Hoje quando cheguei logo depois de me identificar na portaria da escola fui encaminhado até a secretaria, conversei com a assessora Joana que já estava sabendo do meu estágio, me apresentou para professor Roberto que acompanha 3 alunos especiais na mesma turma do nono ano; Arthur, Lucas e Isabela da turma 93 junto com mais 26 alunos e professores de áreas especificas.
Fomos conhecer a escola que está bem conservada e limpa, tem dois andares com rampa de acesso e escadas, banheiros adaptados nos dois andares e sete salas bem grandes em cada andar. No térreo fica a cozinha, refeitório, pátio, auditório, secretaria e um ginásio coberto mais no fundo.
Dia 2 4H – 27/05 Terça
Conhecer aluno, método de trabalho adaptado, horários aulas (foto geral interação alunos/ professor)
Hoje professor Roberto falou mais das especificidades dos seus alunos especiais e como que desenvolve seu trabalho em sala de aula.
Arthur tem crises de epilepsia, crise convulsiva e toma medicamento, mas precisa de apoio e sempre alguém vigiando para evitar quedas e crises de ausência. Participa das aulas com os demais colegas tranquilamente sem adaptações necessárias.
Isabela é autista TEA de suporte I, não utiliza medicamento se comunica verbalmente, faz bastante perguntas, não gosta muito de barulho e sala agitada, quando ocorre usa fone de proteção auricular. Materiais adaptados são poucos para ela. Utiliza carta de comunicação alternativa e cronograma das atividades a serem feitas sempre seguindo uma ordem padrão.
Lucas tem diagnóstico de TEA, TOD, TDAH e TPAC, utiliza medicamento é o aluno que mais precisa de atenção e orientação, pois tem dificuldade em compreender e executar as atividades em sala, apresenta mudanças de comportamento, pouco interage com professores e colegas.
Dia 3 2H – 28/05 Quarta (foto ginásio interação atividades)
Vivencia atividades, acompanhar aluno, lanche, educação física
Hoje pude observar um pouco mais a rotina dos alunos fora da sala de aula com os demais colegas no ambiente do recreio e aula de Educação Física.
Apenas Isabela veio hoje, talvez pelo motivo da chuva e frio poucos alunos vieram. Professor Roberto antes do recreio fez atividades em sala com a aluna e logo depois do lanche teve aula de Educação Física no ginásio.
No recreio notei que Isabela trouxe seu próprio lanche e interagiu tranquilamente com as colegas no refeitório até acabar o intervalo ficou na mesa com mais alguns colegas por uns 15 minutos. Depois disso procurou professor que me disse para ir no ginásio. Era próxima aula lá só que ainda estava fechado. Voltou para refeitório e depois que bateu sinal foi junto com a turma e mais o professor de Educação Física para aula. No ginásio participou pouco da aula, ficou boa parte na arquibancada sentada até acabar.
10H regência
Dia 4 4H – 29/05 Quinta
Dia 5 4H – 30/05 Sexta
Dia 6 2H – 02/06 Segunda
· Observar o trabalho de um professor/gestor que atue na área do seu curso e o seu local de trabalho​.
· Identificar as ferramentas utilizadas no dia a dia do professor/gestor (como: plano de aula, diário, registros avaliativos, livro didático, outros recursos didáticos ou tecnológicos).
· Perceber a atuação do professor/gestor nas diferentes atividades escolares (como: saídas a campo, conselhos de classe, reuniões, recreio assistido, projetos interdisciplinares).
· Ser assíduo e pontual em todas as atividades da disciplina.
· Ter atitude receptiva e colaboradora.
· Vestir-se adequadamente.
· Não fumar no ambiente escolar.
· Utilizar o celular somente para o registro fotográfico. O celular deve ser mantido no silencioso quando o aluno estiver no local e horário do espaço escolar.
· Dirigir-se de forma cordial a todas as pessoas.
· Aplicar atitudes de bom senso.
· Adotar postura adequada no que se refere à linguagem utilizada, não usar gírias.
· Para evitar quaisquer problemas, sugere-se fazer registros em que as pessoas estejam de costas ou em que o rosto não esteja nítido. 
Exemplo foto:
· Se optar pela observação do contexto escolar, é possível direcionar sua atenção a uma concepção de professor como mediador na construção de conhecimentos e não como alguém cujo papel seja repassar conteúdos. Dessa forma, procure fazer fotos que sejam capazes de demonstrar tal concepção.
· A partir dessa imagem central, você poderá desenvolver os conceitos mais relevantes em relação a tal concepção, como: mediação, aluno ativo, protagonismo, colaboração, etc.
· Se, por outro lado, a escola na qual você faz suas observações dispõe de uma organização do espaço físico e das metodologias de ensino que remetem a uma educação mais tradicional, procure realizar registros que demonstrem isso.
· Partindo dessa imagem central, você poderá recuperar em seu mapa conceitual reflexões e conceitos mais relevantes que remetam a ela: a concepção de educação implícita, a concepção de sujeito, os tipos de avaliação predominantes, as metodologias de ensino tradicionais que aparecem etc.

Mais conteúdos dessa disciplina