Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CARTOGRAFIA
			Cartografia é a ciência de produzir mapas (representação visual de aspectos naturais, políticos, populacionais e outros de uma região) a partir de dados e técnicas matemáticas.
Com a realização de constantes guerras e com o crescimento do comércio, das cidades e dos países, os mapas deixaram de ser usados apenas para facilitar e indicar deslocamentos. Passaram a ter também a função de transmitir conhecimentos para favorecer a dominação e o controle de territórios. Isso levou a cartografia a grandes avanços técnicos, tornando os mapas cada vez mais fiéis à realidade.
Em cartografia, diferenciam-se os mapas de outras representações, como a carta. Enquanto os mapas oferecem representações mais genéricas e menos detalhadas do espaço (como planisférios), a carta representa espaços mais restritos com mais detalhes (como os guias de rua).
Os mapas são instrumentos de comunicação, servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre.
Existem diferentes tipos de mapas, os quais se classificam segundo a sua temática. E esses são conhecidos como mapas temáticos.
Um mapa temático é um mapa que reúne apenas determinados dados ou informações sobre, por exemplo, um bioma ou vegetação. Em outras palavras, esse mapa foca em somente um tema.
Nisso podemos ter:
– Mapas econômicos: esse tipo de mapa é utilizado para representar as atividades econômicas de uma determinada área e também a distribuição de dados estatísticos;
– Mapa cultural: nele são contidos os fenômenos culturais de uma determinada região;
– Mapa demográfico: tem por objetivo fazer a representação espacial da população de uma determinada região, como, por exemplo, a quantidade de pessoa em uma determinada região;
– Mapa político: tem o objetivo de indicar a divisão entre países, tal divisão estabelece onde começa e onde termina a autonomia de um país ou de unidades federativas estabelecidas de forma política;
– Mapa da vegetação: representa informações sobre a vegetação de um determinado local;
– Mapa turístico: faz a representação dos locais onde o turismo é tido como uma atividade econômica crucial;
– Mapa físico: nele são contidas informações sobre os aspectos físicos de uma região, tais como altitude ou relevo, por exemplo.
Há ainda os mapas: climáticos (que apresentam os tipos de climas existentes numa região), topográficos (representação gráfica e detalhada dos relevos em níveis de altura) e os hidrográficos (apresenta os rios e bacias de uma região).
MAPAS
São instrumentos de comunicação, servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre.
ELEMENTOS DO MAPA
Para entender um mapa é preciso notar alguns elementos básicos:
A: Título do Mapa – Ele é o elemento que identifica de imediato o assunto do seu mapa.
B: Grade de Coordenadas – Indica a referência localização espacial do lugar mapeado.
C: Mapa de Localização (opcional) – Indica onde o mapa está localizado num contexto de área maior. Por exemplo, se seu mapa mostra um bairro, o mapa de localização poderá mostrar a cidade.
D: Legenda – Descreve cada camada explicando o que cada cor e simbologia no mapa significa.
E: Referências (Selo) – Descrição da fonte dos dados, data, sistema de referência e projeção adotados, autor, entre outras informações.
F: Norte – Fundamental para indicar a orientação do mapa.
G: Escala – Indica a proporção em que o mapa foi reduzido em relação ao tamanho real da área.
H: Tabela de Dados (opcional) – Em alguns casos é interessante que se tenha por escrito no mapa algumas informações tabulares.
image3.png
image1.png
image2.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina