Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Quanto aos tipos ou espécies de processo de conhecimento, podemos afirmar que:
A) O processo de conhecimento se classifica em meramente declaratório, condenatório e constitutivo.
B) O processo de conhecimento se classifica em meramente declaratório, condenatório e executivo.
C) O processo de conhecimento se classifica em condanatório, executivo e cautelar.
D) O processo de conhecimento se classifica em condenatório e executivo.
E) Nenhuma das alternativas anteriores.

Quanto aos pressupostos processuais, é correto afirmar:
A) Os pressupostos processuais são os requisitos a serem preenchidos para que o processo possa ter um desenvolvimento válido e regular.
B) Se as condições da ação foram preenchidas, estará prejudicada a análise dos pressupostos processuais, por perda de objeto.
C) Se o não preenchimento dos pressupostos processuais não for alegado pela parte, a matéria torna-se preclusa, não podendo ser reexaminada judicialmente.
D) Se os pressupostos processuais não forem preenchidos, a ação deverá ser julgada extinta com resolução do mérito.
E) Os pressupostos processuais constituem matéria de ordem dispositiva, devendo ser arguidas pela parte para que possam ser examinadas pelo juiz.

Quanto ao tema da capacidade processual, é INCORRETO afirmar que:
A) se trata de um pressuposto de validade da relação processual;
B) a ausência de capacidade para estar em juízo constitui vício que não pode ser sanado, devendo o juiz extinguir o processo sem resolução do mérito assim que constatar o defeito;
C) tem capacidade de ser parte todas as pessoas físicas e jurídicas, além dos entes e massas de bens desprovidos de personalidade jurídica a que a lei atribui tal capacidade, como o espólio e o condomínio de edifício;
D) a capacidade postulatória consiste na aptidão para dirigir petições ao juiz, sendo privativa do advogado e de profissionais do direito que exerçam funções análogas, no âmbito de suas atribuições.
E) o advogado, mesmo sem instrumento de mandato, pode exercer a sua capacidade postulatória em prol de seu cliente, a fim de evitar a consumação da preclusão, prescrição ou decadência, ou praticar ato considerado urgente, caso em que deverá exibir a procuração no prazo de quinze dias, prorrogável por igual período, por despacho do juiz.

Quanto à capacidade processual e postulatória,
(A) os atos praticados por advogado em situação irregular serão tidos por anuláveis, a requerimento da parte adversa, respondendo o advogado por despesas e perdas e danos.
(B) a capacidade de ser parte é exclusiva dos entes personalizados, isto é, das pessoas físicas ou jurídicas que tenham personalidade civil.
(C) se forem demandadas, as sociedades sem personalidade jurídica poderão opor como defesa a irregularidade de sua constituição.
(D) sem instrumento de mandato, o advogado não será admitido a postular em juízo, em nenhuma hipótese.
(E) todas as pessoas, sem exceção, físicas ou jurídicas, têm a capacidade de ser parte, porque são titulares de direitos e obrigações na ordem civil.

Não é causa de suspeição do juiz:
A) inimizade em relação ao advogado do réu.
B) receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, e/ou aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do litígio.
C) amizade com o advogado da parte autora.
D) ter interesse no julgamento da causa em favor de uma das partes.
E) quando seu cônjuge for advogado de uma das partes.

Com base na suspeição e no impedimento do magistrado, assinale a alternativa correta:
A) Há impedimento ao juiz que conheceu em outro grau de jurisdição, tendo proferido decisão.
B) Reputa-se infundada a suspeição de parcialidade do juiz quando este for herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes.
C) O magistrado não pode declarar-se suspeito por motivo íntimo.
D) O magistrado que tenha oficiado como perito no feito não está impedido ou suspeito face à imparcialidade que norteia a perícia.
E) Reputa-se infundada a suspeição de parcialidade do juiz quando receber dádivas antes de iniciado o processo.

Durante a marcha processual civil, quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir, o processo será:
A) Anulado.
B) Encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado em questão para decisão em segunda instância.
C) Arquivado pelo efeito da percepção.
D) Nulo.
E) Extinto sem resolução de mérito.

Com relação à intervenção do Ministério Público no processo civil, assinale a alternativa correta:
A) Quando a lei considerar obrigatória a intervenção do Ministério Público, a parte promover-lhe-á a intimação dos atos em que houver interesse público, sob pena de nulidade do processo.
B) Compete ao Ministério Público intervir nos litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana.
C) Intervindo como fiscal da lei, o Ministério Público terá vista dos autos a qualquer momento.
D) O Ministério Público intervirá no processo civil conforme o livre e prudente arbítrio do juiz.
E) Compete ao Ministério Público intervir em todas as ações que envolvam litígios apenas pela posse da terra rural.

Relativamente à atuação do Ministério Público, de acordo com a disciplina da lei processual civil, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta:
1. Nas causas concernentes ao estado da pessoa, pátrio poder, tutela e curatela, a intervenção do Ministério Público é obrigatória; nas de interdição, casamento, declaração de ausência e disposições de última vontade, facultativa.
2. Intervindo como fiscal da lei, o Ministério Público terá vista dos autos depois das partes, sendo intimado dos atos do processo que lhe digam respeito.
3. O órgão do Ministério Público será civilmente responsável quando, no exercício de suas funções, proceder com dolo ou fraude.
4. O Ministério Público exercerá o direito de ação nos casos previstos em lei, cabendo-lhe, no processo, os mesmos poderes que às partes, sem ter, contudo, os mesmos ônus.
A) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
E) Todas as alternativas são verdadeiras.

No tocante aos deveres das partes e dos procuradores é incorreto afirmar:
A) quando forem dois ou mais os litigantes de má-fé, o juiz condenará cada um na proporção do seu respectivo interesse na causa, ou solidariamente aqueles que se coligaram para lesar a parte contrária.
B) os honorários serão fixados entre o mínimo de dez por cento e o máximo de vinte por cento sobre o valor da condenação.
C) a sentença condenará o vencido a pagar ao vencedor as despesas que antecipou e os honorários advocatícios. Esta verba honorária não será devida nos casos em que o advogado funcionar em causa própria.
D) se cada litigante for em parte vencedor e vencido, serão recíproca e proporcionalmente distribuídos e compensados entre eles os honorários e as despesas. Se um litigante decair de parte mínima do pedido, o outro responderá, por inteiro, pelas despesas e honorários.
E) havendo transação e nada tendo as partes disposto quanto às despesas, estas serão divididas igualmente.

Considere a seguinte situação hipotética: Determinado ato processual deverá ser praticado pela parte no prazo de cinco dias. A publicação efetiva para cumprimento deste ato ocorreu no dia 25 de Março de 2016 (sexta-feira).
O último dia do prazo processual em questão foi:
A) 29 de Março de 2016.
B) 30 de Março de 2016.
C) 2 de abril de 2016.
D) 1º de abril de 2016.
E) 4 de abril de 2016.

Em relação aos prazos processuais, considere:
Está correto o que se afirma apenas em:
I. É defeso às partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptórios. O juiz poderá, na comarca, seção ou subseção judiciária em que for difícil o transporte, prorrogar os prazos por até 02 meses, salvo em caso de calamidade pública, quando então poderá ser excedido esse limite temporal.
II. Decorrido o prazo, deverá o juiz declarar a extinção do direito de praticar o ato processual − como requisito para a extinção −, salvo se a parte provar que o não realizou por justa causa.
III. Salvo disposição em contrário, computar-se-ão os prazos, nos dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o do vencimento.
IV. Não havendo preceito legal nem determinação pelo juiz, será de dez dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.
V. A parte poderá renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor.
A) I, III e V.
B) I, II, III e IV.
C) II, III, IV e V.
D) I, II, IV e V.
E) III, IV e V.

Quanto a prazos e preclusão, é correto afirmar:
A) os prazos das partes e dos terceiros intervenientes em regra são próprios, tendo de ser respeitados sob pena de preclusão temporal, com a perda da faculdade processual da prática do ato.
B) os atos processuais judiciais não estão sujeitos a preclusão em nenhuma hipótese.
C) a preclusão consumativa consiste na perda da faculdade processual de praticar um ato que seja logicamente incompatível com outro consumado anteriormente.
D) os prazos cogentes são dilatórios, podendo ser alterados pela vontade das partes.
E) é possível às partes, desde que de acordo, prorrogar os prazos peremptórios.

Quanto aos prazos, assinale a alternativa correta.
A) Não havendo preceito legal, o prazo será de 10 dias para a parte.
B) Podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar o prazo dilatório.
C) Os prazos começam a correr no dia da intimação.
D) Em regra, computar-se-ão os prazos, incluindo o dia do começo.
E) O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, interrompe-se nos feriados.

Durante as férias e feriados, não se praticarão atos processuais, no entanto poderá ser feita a citação, a fim de se evitar o perecimento de direito, sendo que o prazo para a resposta do réu só começará a correr:
A) no primeiro dia útil, seguinte à juntada do mandado.
B) a partir da data fixada no despacho que ordenar a citação.
C) por ser medida excepcional no prazo estabelecido no mandado.
D) no primeiro dia útil, após a citação.
E) no primeiro dia útil, seguinte ao feriado ou às férias.

Relativamente aos atos processuais leia as assertivas abaixo e marque a resposta correta:
I. Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, Ihe preencham a finalidade essencial;
II. A prática de qualquer ato processual pode ocorrer em qualquer horário até as 24 (vinte e quatro) horas do último dia do prazo;
III. O direito de consultar os autos e de pedir certidões de seus atos é livre às partes a seus procuradores e a terceiro, que demonstrar interesse jurídico; todos entretanto, devem requerer ao juiz;
IV. Poderá ser junto aos autos documento redigido em língua estrangeira, desde que acompanhado de versão traduzida em vernáculo;
A) Somente as assertivas I e III são verdadeiras.
B) Todas as assertivas são verdadeiras.
C) As assertivas I, II e IV são falsas.
D) Somente a assertiva I é verdadeira.
E) Todas as alternativas falsas.

Os atos processuais:
A) podem ser praticados, no processo, por meio de cotas marginais ou interlineares.
B) são sempre públicos a fim de dar transparência ao Poder Judiciário.
C) podem ser aproveitados se atingirem sua finalidade, mesmo quando realizados por meio diverso ao previsto em lei.
D) tem forma prescrita em lei como regra geral, excepcionalmente não obedecendo a formas determinadas.
E) que comportem a desistência da demanda produzem efeito imediato, independente do momento em que o requerimento é apresentado.

Do tempo dos atos processuais previstos pelo Código de Processo Civil de 2015 é correto afirmar, exceto:
A) Os atos processuais realizar-se-ão em dias úteis, das 6 (seis) às 20 (vinte) horas, sem exceção.
B) Serão, todavia, concluídos depois das 20 (vinte) horas os atos iniciados antes, quando o adiamento prejudicar a diligência ou causar grave dano.
C) Quando o ato tiver que ser praticado em determinado prazo, por meio de petição, esta deverá ser apresentada no protocolo, dentro do horário de expediente, nos termos da lei de organização judiciária local.
D) São feriados, para efeito forense, os domingos e os dias declarados por lei.
E) nenhuma das alternativas anteriores.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Quanto aos tipos ou espécies de processo de conhecimento, podemos afirmar que:
A) O processo de conhecimento se classifica em meramente declaratório, condenatório e constitutivo.
B) O processo de conhecimento se classifica em meramente declaratório, condenatório e executivo.
C) O processo de conhecimento se classifica em condanatório, executivo e cautelar.
D) O processo de conhecimento se classifica em condenatório e executivo.
E) Nenhuma das alternativas anteriores.

Quanto aos pressupostos processuais, é correto afirmar:
A) Os pressupostos processuais são os requisitos a serem preenchidos para que o processo possa ter um desenvolvimento válido e regular.
B) Se as condições da ação foram preenchidas, estará prejudicada a análise dos pressupostos processuais, por perda de objeto.
C) Se o não preenchimento dos pressupostos processuais não for alegado pela parte, a matéria torna-se preclusa, não podendo ser reexaminada judicialmente.
D) Se os pressupostos processuais não forem preenchidos, a ação deverá ser julgada extinta com resolução do mérito.
E) Os pressupostos processuais constituem matéria de ordem dispositiva, devendo ser arguidas pela parte para que possam ser examinadas pelo juiz.

Quanto ao tema da capacidade processual, é INCORRETO afirmar que:
A) se trata de um pressuposto de validade da relação processual;
B) a ausência de capacidade para estar em juízo constitui vício que não pode ser sanado, devendo o juiz extinguir o processo sem resolução do mérito assim que constatar o defeito;
C) tem capacidade de ser parte todas as pessoas físicas e jurídicas, além dos entes e massas de bens desprovidos de personalidade jurídica a que a lei atribui tal capacidade, como o espólio e o condomínio de edifício;
D) a capacidade postulatória consiste na aptidão para dirigir petições ao juiz, sendo privativa do advogado e de profissionais do direito que exerçam funções análogas, no âmbito de suas atribuições.
E) o advogado, mesmo sem instrumento de mandato, pode exercer a sua capacidade postulatória em prol de seu cliente, a fim de evitar a consumação da preclusão, prescrição ou decadência, ou praticar ato considerado urgente, caso em que deverá exibir a procuração no prazo de quinze dias, prorrogável por igual período, por despacho do juiz.

Quanto à capacidade processual e postulatória,
(A) os atos praticados por advogado em situação irregular serão tidos por anuláveis, a requerimento da parte adversa, respondendo o advogado por despesas e perdas e danos.
(B) a capacidade de ser parte é exclusiva dos entes personalizados, isto é, das pessoas físicas ou jurídicas que tenham personalidade civil.
(C) se forem demandadas, as sociedades sem personalidade jurídica poderão opor como defesa a irregularidade de sua constituição.
(D) sem instrumento de mandato, o advogado não será admitido a postular em juízo, em nenhuma hipótese.
(E) todas as pessoas, sem exceção, físicas ou jurídicas, têm a capacidade de ser parte, porque são titulares de direitos e obrigações na ordem civil.

Não é causa de suspeição do juiz:
A) inimizade em relação ao advogado do réu.
B) receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, e/ou aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do litígio.
C) amizade com o advogado da parte autora.
D) ter interesse no julgamento da causa em favor de uma das partes.
E) quando seu cônjuge for advogado de uma das partes.

Com base na suspeição e no impedimento do magistrado, assinale a alternativa correta:
A) Há impedimento ao juiz que conheceu em outro grau de jurisdição, tendo proferido decisão.
B) Reputa-se infundada a suspeição de parcialidade do juiz quando este for herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes.
C) O magistrado não pode declarar-se suspeito por motivo íntimo.
D) O magistrado que tenha oficiado como perito no feito não está impedido ou suspeito face à imparcialidade que norteia a perícia.
E) Reputa-se infundada a suspeição de parcialidade do juiz quando receber dádivas antes de iniciado o processo.

Durante a marcha processual civil, quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir, o processo será:
A) Anulado.
B) Encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado em questão para decisão em segunda instância.
C) Arquivado pelo efeito da percepção.
D) Nulo.
E) Extinto sem resolução de mérito.

Com relação à intervenção do Ministério Público no processo civil, assinale a alternativa correta:
A) Quando a lei considerar obrigatória a intervenção do Ministério Público, a parte promover-lhe-á a intimação dos atos em que houver interesse público, sob pena de nulidade do processo.
B) Compete ao Ministério Público intervir nos litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana.
C) Intervindo como fiscal da lei, o Ministério Público terá vista dos autos a qualquer momento.
D) O Ministério Público intervirá no processo civil conforme o livre e prudente arbítrio do juiz.
E) Compete ao Ministério Público intervir em todas as ações que envolvam litígios apenas pela posse da terra rural.

Relativamente à atuação do Ministério Público, de acordo com a disciplina da lei processual civil, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta:
1. Nas causas concernentes ao estado da pessoa, pátrio poder, tutela e curatela, a intervenção do Ministério Público é obrigatória; nas de interdição, casamento, declaração de ausência e disposições de última vontade, facultativa.
2. Intervindo como fiscal da lei, o Ministério Público terá vista dos autos depois das partes, sendo intimado dos atos do processo que lhe digam respeito.
3. O órgão do Ministério Público será civilmente responsável quando, no exercício de suas funções, proceder com dolo ou fraude.
4. O Ministério Público exercerá o direito de ação nos casos previstos em lei, cabendo-lhe, no processo, os mesmos poderes que às partes, sem ter, contudo, os mesmos ônus.
A) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
E) Todas as alternativas são verdadeiras.

No tocante aos deveres das partes e dos procuradores é incorreto afirmar:
A) quando forem dois ou mais os litigantes de má-fé, o juiz condenará cada um na proporção do seu respectivo interesse na causa, ou solidariamente aqueles que se coligaram para lesar a parte contrária.
B) os honorários serão fixados entre o mínimo de dez por cento e o máximo de vinte por cento sobre o valor da condenação.
C) a sentença condenará o vencido a pagar ao vencedor as despesas que antecipou e os honorários advocatícios. Esta verba honorária não será devida nos casos em que o advogado funcionar em causa própria.
D) se cada litigante for em parte vencedor e vencido, serão recíproca e proporcionalmente distribuídos e compensados entre eles os honorários e as despesas. Se um litigante decair de parte mínima do pedido, o outro responderá, por inteiro, pelas despesas e honorários.
E) havendo transação e nada tendo as partes disposto quanto às despesas, estas serão divididas igualmente.

Considere a seguinte situação hipotética: Determinado ato processual deverá ser praticado pela parte no prazo de cinco dias. A publicação efetiva para cumprimento deste ato ocorreu no dia 25 de Março de 2016 (sexta-feira).
O último dia do prazo processual em questão foi:
A) 29 de Março de 2016.
B) 30 de Março de 2016.
C) 2 de abril de 2016.
D) 1º de abril de 2016.
E) 4 de abril de 2016.

Em relação aos prazos processuais, considere:
Está correto o que se afirma apenas em:
I. É defeso às partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptórios. O juiz poderá, na comarca, seção ou subseção judiciária em que for difícil o transporte, prorrogar os prazos por até 02 meses, salvo em caso de calamidade pública, quando então poderá ser excedido esse limite temporal.
II. Decorrido o prazo, deverá o juiz declarar a extinção do direito de praticar o ato processual − como requisito para a extinção −, salvo se a parte provar que o não realizou por justa causa.
III. Salvo disposição em contrário, computar-se-ão os prazos, nos dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o do vencimento.
IV. Não havendo preceito legal nem determinação pelo juiz, será de dez dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.
V. A parte poderá renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor.
A) I, III e V.
B) I, II, III e IV.
C) II, III, IV e V.
D) I, II, IV e V.
E) III, IV e V.

Quanto a prazos e preclusão, é correto afirmar:
A) os prazos das partes e dos terceiros intervenientes em regra são próprios, tendo de ser respeitados sob pena de preclusão temporal, com a perda da faculdade processual da prática do ato.
B) os atos processuais judiciais não estão sujeitos a preclusão em nenhuma hipótese.
C) a preclusão consumativa consiste na perda da faculdade processual de praticar um ato que seja logicamente incompatível com outro consumado anteriormente.
D) os prazos cogentes são dilatórios, podendo ser alterados pela vontade das partes.
E) é possível às partes, desde que de acordo, prorrogar os prazos peremptórios.

Quanto aos prazos, assinale a alternativa correta.
A) Não havendo preceito legal, o prazo será de 10 dias para a parte.
B) Podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar o prazo dilatório.
C) Os prazos começam a correr no dia da intimação.
D) Em regra, computar-se-ão os prazos, incluindo o dia do começo.
E) O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, interrompe-se nos feriados.

Durante as férias e feriados, não se praticarão atos processuais, no entanto poderá ser feita a citação, a fim de se evitar o perecimento de direito, sendo que o prazo para a resposta do réu só começará a correr:
A) no primeiro dia útil, seguinte à juntada do mandado.
B) a partir da data fixada no despacho que ordenar a citação.
C) por ser medida excepcional no prazo estabelecido no mandado.
D) no primeiro dia útil, após a citação.
E) no primeiro dia útil, seguinte ao feriado ou às férias.

Relativamente aos atos processuais leia as assertivas abaixo e marque a resposta correta:
I. Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, Ihe preencham a finalidade essencial;
II. A prática de qualquer ato processual pode ocorrer em qualquer horário até as 24 (vinte e quatro) horas do último dia do prazo;
III. O direito de consultar os autos e de pedir certidões de seus atos é livre às partes a seus procuradores e a terceiro, que demonstrar interesse jurídico; todos entretanto, devem requerer ao juiz;
IV. Poderá ser junto aos autos documento redigido em língua estrangeira, desde que acompanhado de versão traduzida em vernáculo;
A) Somente as assertivas I e III são verdadeiras.
B) Todas as assertivas são verdadeiras.
C) As assertivas I, II e IV são falsas.
D) Somente a assertiva I é verdadeira.
E) Todas as alternativas falsas.

Os atos processuais:
A) podem ser praticados, no processo, por meio de cotas marginais ou interlineares.
B) são sempre públicos a fim de dar transparência ao Poder Judiciário.
C) podem ser aproveitados se atingirem sua finalidade, mesmo quando realizados por meio diverso ao previsto em lei.
D) tem forma prescrita em lei como regra geral, excepcionalmente não obedecendo a formas determinadas.
E) que comportem a desistência da demanda produzem efeito imediato, independente do momento em que o requerimento é apresentado.

Do tempo dos atos processuais previstos pelo Código de Processo Civil de 2015 é correto afirmar, exceto:
A) Os atos processuais realizar-se-ão em dias úteis, das 6 (seis) às 20 (vinte) horas, sem exceção.
B) Serão, todavia, concluídos depois das 20 (vinte) horas os atos iniciados antes, quando o adiamento prejudicar a diligência ou causar grave dano.
C) Quando o ato tiver que ser praticado em determinado prazo, por meio de petição, esta deverá ser apresentada no protocolo, dentro do horário de expediente, nos termos da lei de organização judiciária local.
D) São feriados, para efeito forense, os domingos e os dias declarados por lei.
E) nenhuma das alternativas anteriores.

Prévia do material em texto

Sendo o processo o método imposto pelo Estado-juiz para dirimir a pretensão resistida:
Alternativas:
A: Não existe, em nossa legislação processual, distinção entre as espécies de processo, pois todos visam
ao atendimento do direito material das partes nele envolvidas.
B:
A sua natureza é de relação jurídica de direito público, porque serve à realização de uma função estatal, e de
direito privado, porque vincula autor e requerido, em defesa dos seus interesses.
C: Mesmo assim o Estado nada pode dizer quanto a quem deve postular em juízo, por se tratar esta
capacidade de um direito potestativo;
D:
Sua instauração e desenvolvimento válido são condicionados aos mesmos requisitos de validade do ato
jurídico, devendo ser verificada a capacidade do agente em relação às partes, ao juiz e aos servidores.
E: Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:47 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Assinale a proposição INCORRETA respeito do processo:
Alternativas:
A:
Do ponto de vista científico, processo e procedimento sã conceitos análogos, tendo o mesmo significado
jurídico.
B:
Sob o prisma político, processo é instrumento de que dispõe o Estado e as partes para buscar solução
pacificadora dos conflitos, servindo de meio para a realziação de objetivos afeiçoados ao Estado de Direito.
C:
O procedimento, na praxe também designado rito, embora ligado ao processo, com ele nãos e identifica, pois
é o mecanismo pelo qual se desenvolve diante da juridição.
D:
Processo e procedimento compõe, somando-se um ao outro, a relação jurídica processual, o primeiro como
dado substancial e o segundo como aspecto foraml, de ordem estrutural.
E: Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:48 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
A relação processual completa-se em um dos seguintes momentos:
Alternativas:
A: Com a propositura da ação pelo autor.
B: Com o primeiro despacho do órgão julgador.
C: Com a citação do demandado.
D: Com a prolação do despacho saneador.
E: Com a juntada do mandado aos autos.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:48 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto ao objeto do processo é possível concluir que: (assinale a alternativa correta):
 
Alternativas:
A: é toda matéria que nele deva ser apreciada pelo juiz, seja em termos de simples cognição, seja em
termos de mérito; 
B: o processo tem a mesma finalidade do procedimento, pois ambos os institutos em nada se diferenciam;
 
C: o objeto do processo é o mesmo do direito de ação, qual seja, provocar o exercício da função
jurisdicional; 
D: é somente obter uma decisão condenatória, para obrigar o vencido a pagar uma determinada quantia ao
vencedor. 
E: Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:48 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto aos tipos de processo, assinale a alternativa INCORRETA:
 
Alternativas:
A:
Processo de Conhecimento é aquele que a parte busca uma sentença de mérito voltada ao reconhecimento de
um direito, haja vista a existência de um conflito de interesses. 
B: O processo de conhecimento pode ser classificado em meramente declaratório, condenatório e
constitutivo. 
C:
Processo de Execução é aquele que visa a satisfação de uma obrigação expressa em título produzido em
processo de conhecimento (títulos executivos judiciais) ou em negócio jurídico documentado (títulos
executivos extrajudiciais). 
D:
Processo Cautelar é quele que o requerente objetiva uma proteção emergencial e provisória de bens jurídicos
envolvidos em um litígio, de modo a preservar a situação de fato, enquanto se aguarda a obtenção da tutela
definitiva. 
E: todas as afirmativas anteriores são incorretas.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:49 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto aos tipos de processo de conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
 
Alternativas:
A:
O processo meramente declaratório tem como objetivo remover a incerteza reinante acerca da existência ou
inexistência de uma relação jurídica ou ainda quanto à autenticidade ou falsidade de um documento; 
B:
O processo condenatório é aquele em que se postula a declaração do direito material aplicável, mais a
aplicação de uma sanção, ou seja, a imposição do cumprimento de uma obrigação de fazer, não fazer,
entregar coisa ou pagar quantia certa. 
C:
o processo constitutivo é aquele que além da declaração do direito material aplicável, se postula uma
inovação específica no mundo jurídico. A sentença constitutiva presta-se a criar, modificar ou extinguir um
estado (da pessoa) ou uma relação jurídica.
 
D:
Não é possível existir, no mesmo processo, a cumulação de pedidos, objetivando provimentos de natureza
distinta, devendo o autor sempre especificar uma única pretensão. 
E:
Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:49 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Os tipos de processo existentes e previstos no CPC vigente são:
Alternativas:
A: Condanatório, Execução e Cautelar.
B: Conhecimento e Execução.
C: Conhecimento, Exceução e Cautelar.
D: Conhecimento, Execução e Constitutivo.
E: Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:50 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto aos tipos ou espécies de processo de conhecimento, podemos afirmar que:
Alternativas:
A: O processo de conhecimento se classifica em meramente declaratório, condenatório e constitutivo.
B: O processo de conhecimento se classifica em meramente declaratório, condenatório e executivo.
C: O processo de conhecimento se classifica em condanatório, executivo e cautelar.
D: O processo de conhecimento se classifica em condenatório e executivo.
E: Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:50 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto aos tipos de processo de conhecimento, assinale a alternativa correta:
 
Alternativas:
A:
O processo condenatório tem como objetivo remover a incerteza reinante acerca da existência ou inexistência
de uma relação jurídica ou ainda quanto à autenticidade ou falsidade de um documento; 
B:
O processo constitutivo é aquele em que se postula a declaração do direito material aplicável, mais a
aplicação de uma sanção, ou seja, a imposição do cumprimento de uma obrigação de fazer, não fazer,
entregar coisa ou pagar quantia certa. 
C:
o processo meramente declaratório é aquele que além da declaração do direito material aplicável, se postula
uma inovação específica no mundo jurídico. A sentença constitutiva presta-se a criar, modificar ou extinguir
um estado (da pessoa) ou uma relação jurídica. 
D:
O processo meramente declaratório é aquele em que se postula a declaração do direito material aplicável,
mais a aplicação de uma sanção, ou seja, a imposição do cumprimento de uma obrigação de fazer, não fazer,
entregar coisa ou pagar quantia certa. 
E:
Nenhuma das15:44 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Em relação à assistência, é correto afirmar:
Alternativas:
A: A) Na assistência simples, o assistente assume a condição de litisconsorte do assistido para todos os efeitos, podendo até mesmo impedir
que a demanda termine por desistência a pedido da parte principal.
B: B) A assistência litisconsorcial ocorrerá sempre que a sentença a ser prolatada em determinado feito influenciar a relação entre o
assistente e o adversário do assistido.
C: C) A assistência simples tem lugar em qualquer dos tipos de procedimento e apenas em 1° grau de jurisdição, sendo que o assistente
receberá o feito no estado em que se encontrar.
D: D) Quando ocorrer o pedido de assistência, não haverá qualquer possibilidade de recusa dele pelas partes, ficando sua aceitação a inteira
escolha do juiz mediante exame da conveniência processual. 
E: E) Após o trânsito em julgado da sentença, o assistente simples poderá rediscutir integralmente, e sem exceção, os fatos e os fundamentos
de direito em outro processo, caso isso seja do seu interesse.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:44 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Tratando-se de litisconsórcio e de assistência, é incorreto dizer que:
Alternativas:
A: A) há litisconsórcio necessário quando, por disposição da lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo
uniforme para todas as partes; caso em que a eficácia da sentença dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo;
B: B) considera-se caracterizada a assistência litisconsorcial toda vez que a sentença a ser prolatada houver de influir na relação jurídica
entre o assistente e o adversário do assistido;
C: C) uma diferença entre o assistente simples ou coadjuvante e o litisconsorcial está que aquele não pode assumir, em face do pedido,
posição diversa da do assistido, enquanto que esse último pode fazê-lo;
D: D) a assistência somente pode ocorrer antes de prolatada a sentença no processo de conhecimento, além de que, em alguns casos, pode
ter caráter de obrigatoriedade, cabendo ao juiz determinar, então, o ingresso do assistente; 
E: E) nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:45 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Neves empresta R$ 500,00 para Sílvio e Sandro, sócios em uma empresa que fabrica sapatos, e a quantia deixa de ser paga a Neves na
data estipulada no contrato de empréstimo, razão pela qual Neves opta por cobrar toda a quantia apenas de Silvio, cujo patrimônio é
maior. Sandro resolve então, requerer sua intervenção no processo por temer que Silvio venha a sucumbir e que, ato contínuo, venha a
agir regressivamente contra ele, após ter pagado toda a quantia devida a Neves, com a finalidade de obter de Sandro a sua quota-parte
da dívida. Nessa situação, caracteriza-se a seguinte figura de intervenção de terceiros:
Alternativas:
A: A) assistência litisconsorcial;
B: B) denunciação da lide;
C: C) chamamento ao processo;
D: D) assistência simples; 
E: E) nomeação à autoria.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:45 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Considerando a assistência e as demais formas de intervenção de terceiros previstas no Código de Processo Civil, assinale a alternativa
correta:
Alternativas:
A: A) é admissível o chamamento ao processo daquele que detiver a coisa em nome alheio;
B: B) a oposição consiste na intervenção daquele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar o prejuízo do réu da demanda;
C: C) o terceiro deve demonstrar que possui interesse jurídico que a sentença seja favorável a uma das partes, para ser admitido como
assistente;
D: D) feita a denunciação da lide, se o denunciante aceitar, ele será assistente simples do denunciado; 
E: E) não existem intervenções de terceiro espontâneas, somente provocadas.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:45 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Revendo os seus critérios de distribuição de itinerários de linhas de ônibus, o Poder
Público municipal editou ato administrativo por meio do qual atribuiu à sociedade
empresária “A”, uma das concessionárias do serviço público em questão, uma linha
bastante lucrativa, que, até então, era explorada pela sociedade empresária “B”.
Sentindo-se prejudicada com a alteração, que, em sua ótica, foi promovida com desvio
de finalidade, porquanto visava a beneficiar indevidamente a concorrente, a empresa
“B” ajuizou demanda, sob o rito ordinário, em face da pessoa jurídica de direito
público, pleiteando a anulação do ato administrativo editado. 
No que concerne à empresa contemplada com a nova linha, a sua inclusão na relação
processual deve se dar em razão:
 
Alternativas:
A: do litisconsórcio passivo, necessário e simples. 
B: do litisconsórcio passivo, necessário e unitário. 
C: do litisconsórcio passivo, facultativo e simples. 
D: da assistência simples. 
E: da denunciação da lide.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:45 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Fábia propõe ação de separação judicial em relação a Marcelo, sob o argumento de que
este mantinha relações extraconjugais com Ana, casada com Agamenon. Marcelo,
citado, contesta o pedido e apresenta uma nova ação (reconvenção), alegando que, na
verdade, Fábia é quem mantinha um relacionamento com Agamenom, e também
pleiteia a separação. Regularmente processada a demanda, resta demonstrado que os
fatos alegados por Fábia não são verdadeiros, entretanto, aqueles alegados por Marcelo
sim, razão pela qual a ação de separação judicial proposta pela autora foi rejeitada e a
outra ação apresentada por Marcelo (reconvenção) foi aceita e julgada procedente.
Inconformado, Agamenon requer seu ingresso na demanda na qualidade de terceiro
interessado. Em tal hipótese, o juiz:
Alternativas:
A: deve admitir o ingresso na qualidade de assistente simples, podendo, recorrer da decisão na condição
de aderente; 
B: deve admitir o ingresso de Agamenon na qualidade de assistente litisconsorcial, tendo, portanto,
autonomia para recorrer, independente de eventual recurso da autora; 
C: não deve admitir o ingresso de Agamenon na medida em que, embora tenha interesse moral no
resultado da demanda, não tem interesse jurídico; 
D:
deve receber o pedido de Agamenon como oposição, mandando citar a autora, o réu e Ana para que
contestem a demanda, devendo entretanto, a demanda seguir como ação autônoma.
E: nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:46 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Paulo adquiriu de André um automóvel, para pagar em 10 prestações. Como Paulo
pagou 9 prestações e deixou de pagar a última, alegando ter encontrado defeito oculto
no automóvel, André ajuizou ação em face de Paulo para reaver o bem alienado. No
curso da demanda, Paulo vende o automóvel a Rui. Com relação à situação hipotética
apresentada e à luz do que estabelece o CPC, assinale a opção correta:
 
Alternativas:
A: Paulo deverá promover a nomeação à autoria de Rui, uma vez que este adquiriu a coisa litigiosa; 
B:
O remédio processual adequado à defesa dos direitosde Rui é a promoção da sua denunciação à lide,
porquanto poderá perder o automóvel, caso a decisão seja favorável a André;
 
C: O resultado da ação movida por André contra Paulo não afetará Rui, pois a sentença decorrente dessa
ação só produz efeitos entre as partes, André e Paulo; 
D: Rui, caso não seja admitido como parte da ação em questão, poderá intervir como assistente
litisconsorcial de Paulo, para proteger os próprios interesses.
E: nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:46 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Sobre o litisconsórcio e a assistência, nos termos estabelecidos pelo Código de Processo
Civil, é INCORRETO afirmar:
 
Alternativas:
A: O juiz poderá limitar o litisconsórcio necessário quanto ao número de litigantes, quando este
comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa. 
B:
Exceto no litisconsórcio unitário, os litisconsortes serão considerados, em suas relações com a parte adversa,
como litigantes distintos e os atos e as omissões de um não prejudicarão nem beneficiarão os outros. 
C: A assistência tem lugar em qualquer procedimento e em todos os graus da jurisdição; mas o assistente
recebe o processo no estado em que se encontra. 
D: Na assistência, sendo revel o assistido ou de qualquer outro modo, omisso, o assistente será
considerado seu substituto processual. 
E: A assistência simples não obsta a que a parte principal reconheça a procedência do pedido, desista da
ação renuncie ao direito sobre que se funda a ação ou transija sobre direitos controvertidos.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:46 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
"(...) forma pela qual um terceiro ingressa em processo alheio sempre qua a sentença
influir na relação jurídica entre ele e o adversário do outro sujeito da relação
processual." O trecho acima citado trata-se de:
Alternativas:
A: Assistência simples 
B: Chamamento ao processo 
C: Denunciação a lide 
D: Oposição 
E: Assistência litisconsorcial.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:47 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
No que tange à assistência como forma de intervenção de terceiros, no Código de
Processo Civil em vigor, é CORRETO afirmar: 
 
Alternativas:
A:
O assistente simples, admitido no processo, atuará como auxiliar da parte, exercendo os mesmos poderes e se
sujeitando aos mesmos ônus processuais que o assistido, pelo que pode obstar que este reconheça a
procedência do pedido, desista da ação ou transija sobre direitos controvertidos, desde que o faça antes da
prolação da sentença. 
B: Transitada em julgado a sentença na causa em que interveio o assistente simples, este não poderá, em
processo posterior, discutir a justiça da decisão, pelo que se submete à indiscutibilidade decorrente da coisa
julgada material. 
C:
Pela exceptio male gesti processus, pode o assistente simples alegar e provar que a parte assistida conduziu
mal o processo em que foi derrotada. Obtendo êxito nessa exceção, o assistente simples desconstitui a
eficácia da intervenção e fica autorizado a rediscutir a justiça da decisão em processo posterior. 
D: Descabe a assistência nos Juizados Especiais. 
E: Sendo revel o assistido, não se admite assistência simples, mas se admite a assistência litisconsorcial. 
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:47 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Fernando, de quinze anos de idade, com aprovação e apoio de sua mãe, ajuizou ação
contra o espólio do suposto pai, objetivando a declaração de paternidade post mortem.
Sabendo do ajuizamento da ação, antes mesmo da citação do espólio, Paulo, estudante,
maior de idade e herdeiro do de cujus, postulou seu ingresso no feito como assistente e
contestou o pedido de Fernando. 
Nessa situação hipotética:
 
 
Alternativas:
A: a assistência por parte de Paulo impede o reconhecimento da procedência do pedido pelo espólio. 
B: caso o espólio seja revel, Paulo deverá ser considerado seu substituto processual. 
C: o espólio não tem capacidade de ser parte e é representado pelo inventariante. 
D: Fernando não tem legitimatio ad causam e, por isso, deve ser representado, na ação, por sua mãe. 
E: ao ingressar em juízo, Paulo exerceu capacidade postulatória.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:47 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Acerca do litisconsórcio, da assistência e da intervenção de terceiros, assinale a
alternativa correta:
 
Alternativas:
A: O texto do Código de Processo Civil de 2015 dispõe que o litisconsórcio necessário ocorre nas
hipóteses em que, por disposição da lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de
modo uniforme para todas as partes. 
B:
Na hipótese de litisconsórcio unitário passivo, a ausência de citação de um dos réus dentro do prazo
assinalado pelo juiz não prejudica o andamento do feito, de modo que o processo poderá ser instruído e
julgado. 
 
C:
No litisconsórcio e na assistência litisconsorcial, os litisconsortes serão considerados como litigantes
distintos, de modo que os atos e as omissões de um não prejudicam os outros, mas essa regra não se aplica
para o litisconsórcio unitário.
 
D:
Se parte processual é o sujeito que pede e contra quem se pede, o assistente simples é parte porque requer seu
ingresso no feito, uma vez que a assistência é via voluntária de ingresso na relação jurídica processual. 
E:
Nas hipóteses do Código de Processo Civil de 2015, as modalidades de intervenção de terceiros contemplam
procedimentos que permitem a participação de terceiros, voluntária ou provocada, de modo que contribuam
para o processo sem serem afetados pela sentença.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:47 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Analise as seguintes assertivas sobre a intervenção de terceiros à luz do Código de
Processo Civil:
I. Na assistência simples sendo revel ou, de qualquer outro modo, omisso o assistido, o
assistente será considerado seu gestor de negócios.
II. Tratando-se de denunciação da lide admite-se uma única denunciação sucessiva,
promovida pelo denunciado, contra seu antecessor imediato na cadeia dominial ou
quem seja responsável por indenizá-lo, não podendo o denunciado sucessivo promover
nova denunciação.
III. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica é
dispensada se o requerimento for apresentado na petição inicial.
IV. A intervenção do amicus curiae determinada pelo juiz de ofício ou a requerimento
das partes ou de quem pretenda manifestar-se, poderá acarretar modificação de
competência e autoriza a interposição de recursos.
Está correto o que se afirma APENAS em:
 
Alternativas:
A: I e IV. 
B: I, II e III. 
C: I, III e IV. 
D: I, II e IV. 
E: II e III.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:48 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Sobre as previsões do novo Código de Processo Civil a respeito da intervenção
do amicus curiae, considere:
I. A intervenção de amicus curiae é admitida expressamente tanto no juízo de piso como
perante órgãos colegiados.
II. A intervenção de pessoa natural ou jurídica,órgão ou entidade especializada na
condição de amicus curiae independe de pedido das partes, pois a lei prevê
expressamente a possibilidade de ser determinada de ofício pelo magistrado.
III. A intervenção de pessoa jurídica de direito público na condição de amicus
curiae pode ensejar a modificação da competência e a remessa dos autos ao juízo
competente.
IV. Da decisão que admite a intervenção de amicus curiae, cabe recurso pela parte
interessada.
Está correto o que se afirma APENAS em:
 
Alternativas:
A: I, II e III. 
B: I e IV. 
C: III e IV. 
D: I, II e IV. 
E: I e II. 
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:48 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Considerando as regras estabelecidas pelo Código de Processo Civil de 2015 sobre a
intervenção de terceiros, analise as afirmativas a seguir.
I. Pendendo causa entre duas ou mais pessoas, o terceiro juridicamente interessado no
resultado da sentença poderá intervir no processo, através do instituto nominado pela
doutrina de amicus curiae.
II. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica deve ser instaurado até a
apresentação da contestação, sob pena de preclusão temporal.
IlI. É admissível denunciação da lide, promovida por qualquer das partes, àquele que
estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do
que for vencido no processo.
Está correto o que se afirma em: 
 
Alternativas:
A: I e III, somente. 
B: I e II, somente. 
C: II e III, somente. 
D: III, somente. 
E: I, somente. 
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:49 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Marque a alternativa correta a respeito das hipóteses de Intervenção de Terceiros no
Novo Código de Processo Civil (2015):
 
Alternativas:
A:
Pendendo causa entre duas ou mais pessoas, o terceiro juridicamente interessado em que a sentença seja
favorável a uma delas poderá intervir no processo para assisti-la, até a sentença, não podendo mais fazê-lo
em segundo grau de jurisdição. 
B: Se qualquer parte alegar que falta ao requerente interesse jurídico para intervir, o juiz decidirá o
incidente, suspendendo o processo. 
C:
A assistência simples obsta a que a parte principal reconheça a procedência do pedido, desista da ação,
renuncie ao direito sobre o que se funda a ação ou transija sobre direitos controvertidos. 
D:
É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes, àquele que estiver obrigado, por lei
ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo de quem for vencido no processo. 
E:
O sistema do novo Código de Processo Civil admite sucessivas denunciações, promovida pelo denunciado,
contra seu antecessor imediato na cadeia dominial ou quem seja responsável por indenizá-lo, podendo o
denunciado sucessivo promover nova denunciação.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:49 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Sobre as intervenções de terceiros no Código de Processo Civil (CPC/2015), assinale a
afirmativa INCORRETA:
 
Alternativas:
A: O incidente de desconsideração da personalidade jurídica aplica-se ao processo de competência dos
juizados especiais. 
B:
O ingresso da Ordem dos Advogados do Brasil, na qualidade de amicus curiae, em processo em trâmite
perante a Justiça Estadual, desloca a competência para a Justiça Federal. 
C: Formulada denunciação da lide pelo réu e procedente o pedido da ação principal, pode o autor, se for o
caso, requerer o cumprimento da sentença também contra o denunciado, nos limites da condenação deste na
ação regressiva. 
D: É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes. 
E: O amicus curiae pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:49 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Sobre o instituto do amicus curiae nas ações coletivas, assinale a
afirmativa INCORRETA: 
 
Alternativas:
A:
Um exemplo de situação específica admitida pela doutrina como representativa da atuação do amicus
curiae é a prevista na Lei nº 10.259/2001, que instituiu os Juizados Especiais no âmbito da Justiça Federal.
 
B:
O reconhecimento da importância do amicus curiae se dá pelo caráter fiscalizador sobre determinadas
atividades cuja prática indiscriminada possui potencial lesivo à sociedade. 
C:
O reconhecimento da importância do amicus curiae se dá pelo caráter fiscalizador sobre determinadas
atividades cuja prática indiscriminada possui potencial lesivo à sociedade. 
D:
O amicus curiae pode ser considerado como a própria sociedade representada, legitimada a defender os seus
interesses em juízo, sempre que estes forem afetados pela decisão ali proferida, por meio de instituições
especializadas no assunto. 
E:
O amicus curiae é considerado um terceiro interveniente especial, ao qual deve ser dispensado um tratamento
especial no âmbito de todo o direito processual, considerando a falta de regulamentação legal.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:49 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto à denunciação da lide requerida pelo réu, assinale a afirmação INCORRETA:
 
Alternativas:
A: Se o denunciado contestar o pedido formulado pelo autor, o processo prosseguirá tendo, na ação
principal, em litisconsórcio, denunciante e denunciado. 
B: Se o denunciado for revel, o denunciante fica dispensado de prosseguir com sua defesa, eventualmente
oferecida, encerrando sua intervenção no curso do processo. 
C:
Se o denunciado confessar os fatos alegados pelo autor na ação principal, o denunciante poderá prosseguir
com sua defesa ou, aderindo a tal reconhecimento, pedir apenas a procedência do pedido que formulou na
ação de regresso. 
D:
Procedente o pedido da ação principal, pode o autor, se for o caso, requerer o cumprimento da sentença
também contra o denunciado, nos limites da condenação deste na ação regressiva. 
E: nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:50 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Analise o caso hipotético a seguir.
Armando é motorista contratado da transportadora de cargas ABC Transportes Ltda.
Ao transitar numa rodovia estadual em direção ao porto de Santos/SP, o citado
motorista surpreendeu-se com a repentina aparição de Francisco José, que transitava
em sua bicicleta pela rodovia e veio a colidir com o caminhão dirigido por Armando, o
que lhe causou sérios danos físicos que geraram consideráveis despesas médicas no
tratamento hospitalar e ambulatorial do transeunte.
Sem condições de arcar com os custos do tratamento, Francisco José acionou
judicialmente a transportadora ABC Transportes Ltda., requerendo-lhe indenização
por danos materiais e morais em razão do acidente ocorrido. Independentemente da
discussão acerca da culpa no acidente, o advogado da transportadora pretende, em
contestação, acionar a seguradora Salve Seguros Ltda., que contratualmente torna-se
responsável pela cobertura de eventuais danos provocados a terceiros pela
transportadora em questão.
Nesse caso, como a seguradora não figura originalmente como ré, o advogado deve
utilizar-se do seguinte instituto:
 
Alternativas:
A:
Chamamento ao processo, uma vez que a seguradora Salve Seguros Ltda.,por força do contrato assinado
anteriormente com a transportadora ABC Transportes Ltda., em vigor à época do acidente, responsabiliza-se
solidariamente pelos prejuízos ocorridos em decorrência do transporte de cargas.
 
B:
Denunciação da lide, já que a seguradora Salve Seguros Ltda. está obrigada, por contrato, a indenizar, em
ação regressiva, o prejuízo que a transportadora ABC Transportes Ltda. vier a suportar em uma eventual
procedência da ação de indenização proposta.
 
C:
Oposição, considerado que a ABC Transportes Ltda. é parte ilegítima para figurar no polo passivo da
demanda em razão do contrato de seguro firmado entre ela e a Salve Seguros Ltda. 
D:
Nomeação à autoria, pois apesar de a propriedade do veículo pertencer à transportadora ABC Transportes
Ltda., a legislação processual civil dispõe ser obrigatória a nomeação à autoria em todos os casos em que os
prejuízos da ação devam ser suportados por terceiros não envolvidos no evento que acarretou o dano, a partir
da prévia configuração do nexo causal entre a ação de Armando e o dano sofrido por Francisco José. 
E: Nenhuma das alternativas anteriores.
27/03/2025, 15:50 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/2
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:50 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 2/2
Paulo firmou contrato de locação residencial com Arthur pelo prazo de trinta meses.
Manoel e Patrícia, genitores de Arthur, são os fiadores. Findo o prazo estabelecido em
contrato Arthur desocupou o imóvel, mas deixou de pagar os últimos três alugueres e
demais encargos locatícios. Paulo resolve ajuizar ação de cobrança contra Manoel e
Patrícia. Neste caso, nos termos estabelecidos pelo Código de Processo Civil, Manoel e
Patrícia: 
 
Alternativas:
A: deverão apresentar oposição contra o devedor principal Arthur. 
B: deverão obrigatoriamente denunciar a lide ao devedor principal Arthur. 
C: poderão denunciar a lide ao devedor principal Arthur. 
D: poderão nomear à autoria o devedor principal Arthur. 
E: poderão proceder ao chamamento ao processo do devedor principal Arthur. 
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:50 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
C ajuizou ação contra M no âmbito da qual requereu indenização por danos materiais
em razão de acidente veicular. Citado, M denunciou a lide à Seguradora Z, a qual
apresentou resposta. De acordo com jurisprudência dominante do Superior Tribunal
de Justiça, se o juiz se convencer da existência dos elementos para a responsabilização
civil, a Seguradora Z,:
 
Alternativas:
A: pode ser condenada apenas subsidiariamente a pagar indenização à vítima C, nos limites contratados
na apólice. 
B: não pode ser condenada a pagar indenização à vítima C, ainda que subsidiariamente, em razão do
princípio da relatividade dos contratos. 
C: pode ser condenada direta e solidariamente junto com o segurado M a pagar indenização integral à
vítima C, ainda que supere os limites da apólice. 
D: pode ser condenada direta e solidariamente junto com o segurado M a pagar indenização à vítima C,
nos limites contratados na apólice. 
E: pode ser condenada apenas subsidiariamente a pagar indenização integral à vítima C, ainda que supere
os limites contratados na apólice.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:51 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
João, servidor público municipal, motorista do prefeito, sem conseguir frear o
automóvel que pertence ao referido Município, avançou o sinal de trânsito e colidiu
com o carro particular de Maria, que o conduzia. Maria propõe em face do Município
ação de indenização por danos materiais e morais pelo evento culposo do servidor. 
O Procurador do Município, para defender os interesses da municipalidade, pode:
 
Alternativas:
A:
demandar, à luz da teoria restritiva da denunciação da lide, ação regressiva em face do servidor, para que, no
mesmo processo, este seja condenado a indenizar a Administração em caso de procedência do pedido de
Maria. 
B: requerer a citação do servidor para que ingresse como assistente no processo, uma vez que este tem
interesse jurídico no resultado da demanda. 
C: oferecer contestação negando o fato ou alegando culpa exclusiva de Maria pelo evento. 
D:
proceder ao chamamento ao processo do servidor, para que este forme um litisconsórcio passivo ulterior com
o Município, a fim de que o título executivo, caso seja formado, permita ao Município executar o servidor
em um processo futuro. 
E: proceder à nomeação à autoria do servidor para que este passe a ocupar o polo passivo da lide,
sucedendo ao município.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:51 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Everaldo trabalha como caseiro em um sítio localizado em Veranópolis, há quatro anos.
Ele mora com sua esposa e seus filhos em um pequeno quarto construído na
propriedade. 
É certo que o possuidor do sítio é Benício, que viaja muito e precisa dos serviços de
Everaldo para a manutenção da área. 
Em determinado dia, Samira, julgando ser a legítima possuidora da área, que presume
ter sido invadida, ajuíza em face de Everaldo, única pessoa que vê no sítio, uma ação de
reintegração de posse. 
Everaldo, a fim de indicar Benício, real possuidor do sítio, para o polo passivo da ação,
deve propor, em razão dos dispositivos do Código de Processo Civil de 2015: 
I. denunciação da lide; 
II. oposição; 
III. nomeação à autoria. 
 
Assinale:
Alternativas:
A: se somente as propostas I e II estiverem corretas. 
B: se somente as propostas I e III estiverem corretas. 
C: se somente as propostas II e III estiverem corretas. 
D: se somente a proposta III estiver correta. 
E: se nenhuma delas estiverem corretas.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:51 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	13
	14
	15
	16
	17
	18
	19
	20
	21
	22
	23
	24
	25
	26
	27
	28
	29
	30
	31
	32
	33
	34
	35
	36
	37
	38
	39
	40
	41
	42
	43
	44
	45
	46
	47
	48
	49
	50
	51
	52
	54
	55
	56
	57
	58
	59
	60
	61
	62
	63
	64
	65
	66
	67
	68
	69
	70
	71
	72
	73
	74
	75
	76
	77
	78
	79
	80
	81
	82
	83
	84
	85
	86
	87
	88
	89
	90
	91
	92
	93
	94
	95
	96
	97alternativas anteriores.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:50 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
A respeito do processo e procedimento, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
A: Não existe em nossa legislação procesusal, distinção entre as espécies de processo;
B: Do ponto de vista científico, processo e procedimento são conceitos idênticos, tendo o mesmo
significado;
C: Processo é o instrumento de que dispõe o Estado para solução da lide; Procedimento é a maneira ou a
forma pela qual o processo de desenvolve (aspecto formal do processo).
D: Procedimento, também denominado comumente de rito, está intimamente ligado ao processo e
compõe, juntamente com ele, meio idôeno de composição da lide.
E: Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:51 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto ao processo cautelar e o Código de Processo Civil de 2015, podemos afirmar
que:
Alternativas:
A: O Novo CPC eliminou, definitivamente, a existência do processo cautelar, e também da tutela
cautelar;
B:
O Novo CPC não mais contemplou o processo cautelar como forma autônoma de processo, mas manteve a
disciplina e a previsão para concessão de tutela cautelar;
C: O CPC de 1973 não mais fazia referência ao processo cautelar, sendo que em nada inovou o CPC de
2015.
D: Tanto o CPC de 1973 como o CPC de 2015 não consideravam o processo cautelar como uma forma
autônoma e diferenciada dos demais processos (conhecimento e execução).
E: Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:51 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Situação Hipotética: Se você é credor de uma determinada quantia, e o devedor, quando
do dia do vencimento da obrigação, não adimpliu o pagamento e, não existindo contrato
ou documento escrito repreentaivo da dívida, o processo a ser instaurado para a
cobrança do referido crédito, segundo nossa legislação processual, será o:
Alternativas:
A: Processo de Conhecimento Constitutivo;
B: Processo de Conhecimento Meramente Declaratório;
C: Processo de Execução;
D: Processo Cautelar;
E: Processo de Conhecimento Condenatório.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:51 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
São três os pressupostos processuais intrínsecos:
 
Alternativas:
A: juiz competente, capacidade postulatória e litispendência. 
B: jurisdição, citação válida e legitimidade ad causam. 
C: competência, imparcialidade do juízo e citação válida. 
D: competência, imparcialidade do juízo e coisa julgada. 
E: jurisdição, petição inicial válida e litispendência.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:52 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Diante das afirmações:
I – Capacidade de ser parte ou para a causa é um conceito com regras pré-definidas nas
regras processuais.
II – Capacidade postulatória é aquela referente à pessoa que está em juízo pleiteando
para si um bem da vida.
III – Capacidade e legitimidade são expressões sinônimas, sendo que o que as diferencia
é o momento, ou seja, antes ou depois de proposta demanda, respectivamente.
Pode-se dizer que:
 
Alternativas:
A: apenas I e II estão corretas. 
B: apenas I e III estão corretas. 
C: apenas II e III estão incorretas. 
D: todas estão corretas. 
E: todas estão incorretas.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:52 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto aos pressupostos processuais, é correto afirmar:
 
Alternativas:
A:
Os pressupostos processuais são os requisitos a serem preenchidos para que o processo possa ter um
desenvolvimento válido e regular. 
B: Se as condições da ação foram preenchidas, estará prejudicada a análise dos pressupostos processuais,
por perda de objeto. 
C:
Se o não preenchimento dos pressupostos processuais não for alegado pela parte, a matéria torna-se preclusa,
não podendo ser reexaminada judicialmente. 
D: Se os pressupostos processuais não forem preenchidos, a ação deverá ser julgada extinta com
resolução do mérito. 
E: Os pressupostos processuais constituem matéria de ordem dispositiva, devendo ser arguidas pela parte
para que possam ser examinadas pelo juiz.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:53 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. O postulado refere-se:
 
Alternativas:
A: às condições da ação do interesse processual de agir e da legitimidade para a causa, que em regra dirá
respeito à legitimação ordinária. 
B: aos pressupostos processuais do interesse processual de agir e da legitimidade ordinária para a causa. 
C: às condições da ação do interesse processual de agir e da legitimidade para a causa, que em regra
tratará da legitimação extraordinária. 
D: aos pressupostos processuais do interesse processual de agir e da legitimidade extraordinária para a
causa. 
E: ao interesse processual em demandar e na legitimação para a defesa dos interesses próprios e alheios,
tanto difusos como coletivos.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:53 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Podem ser considerados pressupostos processuais:
 
Alternativas:
A: órgão investido de jurisdição voluntária, citação válida e capacidade processual; 
B: legitimidade para agir, capacidade postulatória e ônus probatório; 
C: capacidade de ser parte, demanda e órgão investido de jurisdição; 
D: interesse processual, juízo competente e partes 
E: órgão investido de jurisdição, questões prejudiciais e agravos.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:54 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
A respeito dos prossupostos processuais é correto afirmar que:
Alternativas:
A:
Os pressupostos processuais e as condições da ação formam o que se denomina juízo de admissibilidade do
processo. 
B:
Os pressupostos processuais, diferentemente do que ocorre com as condições da ação, não podem ser
aferidos de ofício pelo magistrado, haja vista que o sistema processual brasileiro assenta-se no princípio
dispositivo que confere apenas às partes litigantes o poder de provocar o juiz para o exame de tais
pressupostos.
C: São pressupostos processuais o interesse processual de agir e a legitimidade extraordinária para a
causa.
D:
Os pressupostos processuais constituem matéria de ordem dispositiva, devendo ser arguidas pela parte para
que possam ser examinadas pelo juiz.
E: Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:54 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
A respeito dos prossupostos processuais é correto afirmar que:
Alternativas:
A:
Os pressupostos processuais e as condições da ação formam o que se denomina juízo de admissibilidade do
processo. 
B:
Os pressupostos processuais, diferentementedo que ocorre com as condições da ação, não podem ser
aferidos de ofício pelo magistrado, haja vista que o sistema processual brasileiro assenta-se no princípio
dispositivo que confere apenas às partes litigantes o poder de provocar o juiz para o exame de tais
pressupostos.
C: São pressupostos processuais o interesse processual de agir e a legitimidade extraordinária para a
causa.
D:
Os pressupostos processuais constituem matéria de ordem dispositiva, devendo ser arguidas pela parte para
que possam ser examinadas pelo juiz.
E: Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:54 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto ao tema da capacidade processual, é INCORRETO afirmar que:
 
Alternativas:
A: se trata de um pressuposto de validade da relação processual; 
B:
a ausência de capacidade para estar em juízo constitui vício que não pode ser sanado, devendo o juiz
extinguir o processo sem resolução do mérito assim que constatar o defeito; 
C:
tem capacidade de ser parte todas as pessoas físicas e jurídicas, além dos entes e massas de bens desprovidos
de personalidade jurídica a que a lei atribui tal capacidade, como o espólio e o condomínio de edifício;
 
D:
a capacidade postulatória consiste na aptidão para dirigir petições ao juiz, sendo privativa do advogado e
de profissionais do direito que exerçam funções análogas, no âmbito de suas atribuições.
E:
o advogado, mesmo sem instrumento de mandato, pode exercer a sua capacidade postulatória em prol de seu
cliente, a fim de evitar a consumação da preclusão, prescrição ou decadência, ou praticar ato considerado
urgente, caso em que deverá exibir a procuração no prazo de quinze dias, prorrogável por igual período, por
despacho do juiz.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:55 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
João, com 16 (dezesseis) anos de idade, procura o Defensor Público de sua Comarca e
relata ter sido vítima de dano moral praticado por um vizinho, que lhe teria imputado a
prática de crime de furto em um determinado estabelecimento comercial. João, que tem
pais vivos, pretende propor uma demanda judicial para reparação do fato. Nesse
sentido, ele poderá:
 
Alternativas:
A:
ser autor da referida ação, sem representação de seus pais, uma vez que João tem capacidade processual, eis
que se encontra no exercício dos seus direitos e por isso tem capacidade para estar sozinho em juízo; 
B: ser autor da ação, assistido por seus pais, uma vez que os incapazes serão representados em juízo para
que o processo tenha validade; 
C:
aguardar a maioridade civil para propor a referida ação judicial, uma vez que, por não ter capacidade de
juízo, está impedido de postular a pretensão como autor da ação; 
D:
demandar, porém sem ser autor da ação, pois dependerá de que um de seus pais ou ambos o façam em nome
próprio como autor ou autores da ação, uma vez que João não tem capacidade de direito;
 
E:
demandar em conjunto com seus pais, uma vez que somente sendo ele e seus pais autores da ação esta terá
validade, pois João não pode ser autor da ação não tendo capacidade civil.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:55 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto à capacidade processual e postulatória,
 
Alternativas:
A: todas as pessoas, sem exceção, físicas ou jurídicas, tem a capacidade de ser parte, porque são titulares
de direitos e obrigações na ordem civil. 
B:
os atos praticados por advogado em situação irregular serão tidos por anuláveis, a requerimento da parte
adversa, respondendo o advogado por despesas e perdas e danos. 
C: a capacidade de ser parte é exclusiva dos entes personalizados, isto é, das pessoas físicas ou jurídicas
que tenham personalidade civil. 
D: se forem demandadas, as sociedades sem personalidade jurídica poderão opor como defesa a
irregularidade de sua constituição. 
E: sem instrumento de mandato, o advogado não será admitido a postular em juízo, em nenhuma
hipótese.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:56 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
No tocante à capacidade de ser parte, o Código de Processo Civil:
 
Alternativas:
A: só a reconhece para advogados. 
B: a reconhece para alguns entes que não possuem personalidade jurídica. 
C: só a reconhece para as pessoas absoluta ou relativamente incapazes, porque elas devem estar
representadas ou assistidas. 
D: só a reconhece para as pessoas físicas ou jurídicas. 
E: só a reconhece para as pessoas físicas, porque as pessoas jurídicas devem ser representadas por um
administrador.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:56 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Acerca dos pressupostos processuais relativos às partes, é acertado dizer que:
 
Alternativas:
A:
a capacidade de ser parte depende da personalidade jurídica e dela é decorrente, de sorte que somente as
pessoas naturais e as pessoas jurídicas dispõem de capacidade de ser parte. 
B: os incapazes dispõem de capacidade postulatória se devidamente representados ou assistidos por seus
pais, tutores ou curadores. 
C: não obstante tenha capacidade de ser parte, faltará legitimidade processual àquele que intentar, sem
consentimento do cônjuge, ações que versem sobre direitos reais de qualquer natureza. 
D:
Considere que C tenha proposto ação de indenização em face de D, pleiteando a quantia de R$ 50.000,00 a
título de danos materiais e R$ 100.000,00 a título de danos morais, e que o juiz tenha julgado os pedidos
parcialmente procedentes, tendo condenado D ao pagamento integral do valor pleiteado a título de danos
materiais e considerado a ausência de prova do abalo moral. Caso C seja menor de 16 anos de idade, ele terá
tanto legitimidade para a causa quanto legitimidade para o processo.
E: Nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:56 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
No processo “X" foi comprovado que a Parte Autora Gabriela teria provocado
incidente manifestamente infundado. Neste caso, o juiz considerou Gabriela litigante de
má-fé. De acordo com o Código de Processo Civil atual, o litigante de má-fé, dentre
outras penalidades, poderá ser condenado a:
 
Alternativas:
A: pagar multa não excedente a cinco por cento sobre o valor da causa.
 
B: indenizar a parte contrária em valor não superior a dez por cento sobre o valor da causa.
 
C: pagar multa não excedente a dois por cento sobre o valor da causa.
 
D: indenizar a parte contrária em valor não inferior a trinta por cento sobre o valor da causa.
 
 
E:
a pagar multa, que não deverá ser excedente a dez por cento do valor da causa e a indenizar a parte contrária
dos prejuízos que esta sofreu, mais honorários advocatícios e todas as despesas que efetuou.
 
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:57 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Em relação aos deveres das partes e de seus procuradores, considere:
I. É defeso às partes, a seus procuradores, aos juízes, aos membros do Ministério
Público e da Defensoria Pública e a qualquer pessoa que participe do processo
empregar expressões ofensivas nos escritos apresentados.II. Quando expressões ou condutas ofensivas forem manifestadas oral ou
presencialmente, o juiz advertirá o ofensor de que não as deve usar ou repetir, sob pena
de lhe ser cassada a palavra.
III. De ofício ou a requerimento do ofendido, o juiz determinará que as expressões
ofensivas sejam riscadas e, a requerimento do ofendido, determinará a expedição de
certidão com inteiro teor das expressões ofensivas e a colocará à disposição da parte
interessada.
Está correto o que se afirma apenas em:
 
Alternativas:
A: I e II.
 
B: I e III.
 
C: II e III.
 
D: III.
 
 
E: Todas estão corretas.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:57 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
São deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do
processo:
I. Expor os fatos em juízo conforme os seus interesses.
II. Proceder com lealdade e boa-fé.
III. Não formular pretensões, nem alegar defesa, cientes de que são destituídas de
fundamento.
IV. Não produzir provas, nem praticar atos inúteis ou desnecessários à declaração ou
defesa do direito.
V. Cumprir com exatidão os provimentos mandamentais e não criar embaraços à
efetivação de provimentos judiciais, de natureza antecipatória ou final.
É correto o que se afirma em:
 
Alternativas:
A: I, II, III e IV.
 
B: II, IV e V.
 
C: II, III, IV e V.
 
D: I, II, III, IV e V.
 
 
E: nenhuma assertiva está correta.
 
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:58 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Assinale a alternativa correta: O juiz dirigirá processo conforme as disposições do
Código de Processo Civil, incumbindo-lhe:
 
Alternativas:
A: decidir a lide por equanimidade, como regra geral.
 
B: eximir-se de julgar se ausentes normas jurídicas aplicáveis ao caso concreto, determinando a solução
por arbitragem.
 
C: prevenir ou reprimir atos atentatórios à dignidade da justiça, desde que requerido pelas partes.
 
D: velar pela rápida solução do processo.
 
 
E: O juiz não se exime de decidir sob a alegação de lacuna ou obscuridade do ordenamento jurídico.
 
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:58 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
De acordo com o Código de Processo Civil, o juiz:
 
Alternativas:
A: poderá atuar como intérprete, quando dominar idioma estrangeiro, vertendo-o para o português por
ocasião da sentença 
B: promover, a qualquer tempo, a autocomposição, preferencialmente com auxílio de conciliadores e
mediadores judiciais. 
C: decidirá, em regra, por equidade. 
D: apreciará a prova observando, estritamente, apenas as circunstâncias alegadas pelas partes. 
E:
decidirá a lide sempre com vistas ao bem comum, se necessário extrapolando os limites em que foi proposta,
ainda que a questão demande iniciativa da parte.
 
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:58 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Assinale a alternativa incorreta:
 
Alternativas:
A:
Compete ao juiz dirigir o processo, velando pela rápida solução do litígio, assegurando às partes igualdade
de tratamento, reprimindo quaisquer atos contrários à dignidade da justiça e tentando, a qualquer tempo,
conciliar as partes.
 
B:
O juiz não se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da
lide caber-lhe-á aplicar as normas legais; não as havendo, recorrerá à analogia, aos costumes e aos princípios
gerais de direito.
 
C: O juiz decidirá a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questões, não
suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte.
 
D:
Responderá por perdas e danos o juiz, quando, no exercício de suas funções, proceder com culpa, dolo ou
fraude; recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providência que deva ordenar de ofício, ou a
requerimento da parte.
E:
Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo quando nele estiver postulando,
como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou
qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive.
 
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:59 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Não é causa de suspeição do juiz:
 
 
Alternativas:
A: inimizade em relação ao advogado do réu. 
B:
receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, e/ou
aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas
do litígioc) amizade com o advogado da parte autora. 
C: amizade com o advogado da parte autora. 
D: ter interesse no julgamento da causa em favor de uma das partes. 
E: quando seu cônjuge for advogado de uma das partes.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:59 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Com base na suspeição e no impedimento do magistrado, assinale a alternativa correta:
 
Alternativas:
A: Há impedimento ao juiz que conheceu em outro grau de jurisdição, tendo proferido decisão. 
B: Reputa-se infundada a suspeição de parcialidade do juiz quando este for herdeiro presuntivo, donatário
ou empregador de alguma das partes. 
C: O magistrado não pode declarar-se suspeito por motivo íntimo. 
D: O magistrado que tenha oficiado como perito no feito não está impedido ou suspeito face à
imparcialidade que norteia a perícia. 
E: Reputa-se infundada a suspeição de parcialidade do juiz quando receber dádivas antes de iniciado o
processo.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 14:59 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Durante a marcha processual civil, quando o Ministério Público não for intimado a
acompanhar o feito em que deva intervir, o processo será:
 
Alternativas:
A: Anulado. 
B: Encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado em questão para decisão em segunda instância. 
C: Arquivado pelo efeito da percepção. 
D: Nulo. 
E: Extinto sem resolução de mérito.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:00 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Com relação à intervenção do Ministério Público no processo civil, assinale a
alternativa correta:
 
Alternativas:
A:
Quando a lei considerar obrigatória a intervenção do Ministério Público, a parte promover-lhe-á a intimação
dos atos em que houver interesse público, sob pena de nulidade do processo.
 
B: Compete ao Ministério Público intervir nos litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana. 
C: Intervindo como fiscal da lei, o Ministério Público terá vista dos autos a qualquer momento. 
D: O Ministério Público intervirá no processo civil conforme o livre e prudente arbítrio do juiz. 
E: Compete ao Ministério Público intervir em todas as ações que envolvam litígios apenas pela posse da
terra rural.
 
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:00 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Relativamente à atuação do Ministério Público,de acordo com a disciplina da lei
processual civil, considere as seguintes afirmativas:
1. Nas causas concernentes ao estado da pessoa, pátrio poder, tutela e curatela, a
intervenção do Ministério Público é obrigatória; nas de interdição, casamento,
declaração de ausência e disposições de última vontade, facultativa.
2. Intervindo como fiscal da lei, o Ministério Público terá vista dos autos depois das
partes, sendo intimado dos atos do processo que lhe digam respeito.
3. O órgão do Ministério Público será civilmente responsável quando, no exercício de
suas funções, proceder com dolo ou fraude.
4. O Ministério Público exercerá o direito de ação nos casos previstos em lei, cabendo-
lhe, no processo, os mesmos poderes que às partes, sem ter, contudo, os mesmos ônus.
Assinale a alternativa correta:
 
Alternativas:
A: Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
 
B: Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
 
C: Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
 
D: Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
 
 
E: Todas as alternativas são verdadeiras.
 
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:00 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
No tocante aos deveres das partes e dos procuradores é incorreto afirmar:
 
Alternativas:
A:
quando forem dois ou mais os litigantes de má-fé, o juiz condenará cada um na proporção do seu respectivo
interesse na causa, ou solidariamente aqueles que se coligaram para lesar a parte contrária. 
B: os honorários serão fixados entre o mínimo de dez por cento e o máximo de vinte por cento sobre o
valor da condenação. 
C:
a sentença condenará o vencido a pagar ao vencedor as despesas que antecipou e os honorários advocatícios.
Esta verba honorária não será devida nos casos em que o advogado funcionar em causa própria.
 
D:
se cada litigante for em parte vencedor e vencido, serão recíproca e proporcionalmente distribuídos e
compensados entre eles os honorários e as despesas. Se um litigante decair de parte mínima do pedido, o
outro responderá, por inteiro, pelas despesas e honorários. 
E: havendo transação e nada tendo as partes disposto quanto às despesas, estas serão divididas
igualmente.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:01 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Considere a seguinte situação hipotética: Determinado ato processual deverá ser
praticado pela parte no prazo de cinco dias. A publicação efetiva para cumprimento
deste ato ocorreu no dia 25 de Março de 2016 (sexta-feira). O último dia do prazo
processual em questão foi:
 
Alternativas:
A: 29 de Março de 2016.
 
B: 30 de Março de 2016.
 
C: 2 de abril de 2016.
 
D: 1º de abril de 2016.
 
 
E: 4 de abril de 2016.
 
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:02 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Em relação aos prazos processuais, considere:
I. É defeso às partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos
peremptórios. O juiz poderá, na comarca, seção ou subseção judiciária em que for
difícil o transporte, prorrogar os prazos por até 02 meses, salvo em caso de calamidade
pública, quando então poderá ser excedido esse limite temporal.
II. Decorrido o prazo, deverá o juiz declarar a extinção do direito de praticar o ato
processual − como requisito para a extinção −, salvo se a parte provar que o não
realizou por justa causa.
III. Salvo disposição em contrário, computar-se-ão os prazos, nos dias úteis, excluindo o
dia do começo e incluindo o do vencimento.
IV. Não havendo preceito legal nem determinação pelo juiz, será de dez dias o prazo
para a prática de ato processual a cargo da parte.
V. A parte poderá renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor.
Está correto o que se afirma apenas em:
 
Alternativas:
A: I, III e V.
 
B: I, II, III e IV.
 
C: II, III, IV e V.
 
D: I, II, IV e V.
 
 
E: III, IV e V.
 
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:02 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto a prazos e preclusão, é correto afirmar:
 
Alternativas:
A:
os prazos das partes e dos terceiros intervenientes em regra são próprios, tendo de ser respeitados sob pena
de preclusão temporal, com a perda da faculdade processual da prática do ato. 
B: os atos processuais judiciais não estão sujeitos a preclusão em nenhuma hipótese. 
C: a preclusão consumativa consiste na perda da faculdade processual de praticar um ato que seja
logicamente incompatível com outro consumado anteriormente. 
D: os prazos cogentes são dilatórios, podendo ser alterados pela vontade das partes. 
E: é possível às partes, desde que de acordo, prorrogar os prazos peremptórios.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:02 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto aos prazos, assinale a alternativa correta.
 
Alternativas:
A: Não havendo preceito legal, o prazo será de 10 dias para a parte.
 
B: Podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar o prazo dilatório.
 
 
C: Os prazos começam a correr no dia da intimação.
 
D: Em regra, computar-se-ão os prazos, incluindo o dia do começo.
 
 
E: O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, interrompe-se nos feriados.
 
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:03 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Durante as férias e feriados, não se praticarão atos pro cessuais, no entanto poderá ser
feita a citação, a fim de se evitar o perecimento de direito, sendo que o prazo para a
resposta do réu só começará a correr:
 
Alternativas:
A: no primeiro dia útil, seguinte à juntada do mandado. 
B: a partir da data fixada no despacho que ordenar a citação. 
C: por ser medida excepcional no prazo estabelecido no mandado. 
D: no primeiro dia útil, após a citação. 
E: no primeiro dia útil, seguinte ao feriado ou às férias. 
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:04 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto à forma dos atos processuais, é correto afirmar:
 
Alternativas:
A: Os atos processuais realizam-se em dias úteis, das seis às vinte horas, em nenhuma hipótese podendo
ultrapassar esses horários, que são peremptórios. 
B:
Os atos das partes, consistentes em declarações unilaterais ou bilaterais de vontade, produzem imediatamente
a constituição, a modificação ou a extinção de direitos processuais. 
C: Os atos do juiz que lhe competem, exclusivamente são as sentenças, todos os demais podendo ser
praticados pelo escrivão e revistos posteriormente pelo juiz. 
D: É vedado ao juiz determinar prazos para a prática dos atos processuais, pois é sempre a lei que os
determina. 
E: O prazo legal interrompe-se nos feriados e na superveniência de férias, contando-se do início a partir
do primeiro dia útil posterior a elas.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:04 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Relativamente aos atos processuais leia as assertivas abaixo e marque a resposta
correta:
I. Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei
expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizadosde outro modo, Ihe
preencham a finalidade essencial;
II. A prática de qualquer ato processual pode ocorrer em qualquer horário até as 24
(vinte e quatro) horas do último dia do prazo;
III. O direito de consultar os autos e de pedir certidões de seus atos é livre às partes a
seus procuradores e a terceiro, que demonstrar interesse jurídico; todos entretanto,
devem requerer ao juiz;
IV. Poderá ser junto aos autos documento redigido em língua estrangeira, desde que
acompanhado de versão traduzida em vernáculo;
 
Alternativas:
A: Somente as assertivas I e III são verdadeiras.
 
B: Todas as assertivas são verdadeiras.
 
C: As assertivas I, II e IV são falsas.
 
D: Somente a assertiva I é verdadeira.
 
 
E: Todas as alternativas falsas.
 
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:05 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Os atos processuais:
 
Alternativas:
A: podem ser praticados, no processo, por meio de cotas marginais ou interlineares.
 
B: são sempre públicos a fim de dar transparência ao Poder Judiciário.
 
C: podem ser aproveitados se atingirem sua finalidade, mesmo quando realizados por meio diverso ao
previsto em lei.
 
D: tem forma prescrita em lei como regra geral, excepcionalmente não obedecendo a formas
determinadas.
 
 
E: que comportem a desistência da demanda produzem efeito imediato, independente do momento em
que o requerimento é apresentado.
 
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:05 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Do tempo dos atos processuais previstos pelo Código de Processo Civil de 2015 é correto
afirmar, exceto:
 
Alternativas:
A: Os atos processuais realizar-se-ão em dias úteis, das 6 (seis) às 20 (vinte) horas, sem exceção. 
B: Serão, todavia, concluídos depois das 20 (vinte) horas os atos iniciados antes, quando o adiamento
prejudicar a diligência ou causar grave dano. 
C:
Quando o ato tiver que ser praticado em determinado prazo, por meio de petição, esta deverá ser apresentada
no protocolo, dentro do horário de expediente, nos termos da lei de organização judiciária local. 
D: São feriados, para efeito forense, os domingos e os dias declarados por lei. 
E: nenhuma das alternativas anteriores
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:05 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto aos atos e termos processuais:
 
Alternativas:
A: não dependem de forma determinada, senão quando a lei expressamente a exigir.
 
B: reputam-se nulos os que forem realizados de outro modo, atingindo ou não sua finalidade essencial.
 
C: podem ser produzidos, transmitidos, armazenados e assinados por qualquer meio mecânico, excluídos
os meios eletrônicos por ausência de previsão legal.
 
D: correm em regra em segredo de justiça, tornando-se públicos se o juiz autorizar expressamente a
publicidade, devidamente justificada
 
 
E: o uso do vernáculo é facultativo, podendo ser utilizada língua estrangeira nos autos se for do
conhecimento pessoal do juiz da causa e das partes.
 
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:06 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
No tocante ao tempo e lugar dos atos processuais, considere as afirmações abaixo e
assinale a alternativa correta:
I. Durante as férias e nos feriados não se praticarão aos processuais, com a única
exceção das tutelas urgentes.
II. Apenas processam-se durante as férias e não se suspendem pela superveniência delas
os atos de jurisdição voluntária, bem como os necessários à conservação de direitos,
quando possam ser prejudicados pelo adiamento.
III. Os atos processuais realizam-se necessariamente na sede do juízo, só se efetuando
em outro lugar em razão de obstáculo arguido pelo interessado e acolhido pelo juiz.
 
Alternativas:
A: estão corretas as afirmativas I e II;
 
B: estão corretas as afirmativas II e III;
 
C: está correta apenas a afirmativa III;
 
D: está correta apenas a afirmativa I;
 
 
E: nenhuma das alternativas estão corretas.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:06 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Considere as afirmações abaixo, concernentes aos atos processuais.
I - Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a
lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe
preencham a finalidade essencial.
II - Os atos das partes, consistentes em declarações unilaterais ou bilaterais de vontade,
produzem, imediatamente, a constituição, a modificação ou a extinção de direitos
processuais.
III - Os atos meramente ordinatórios, como a juntada e a vista obrigatória, devem ser
praticados pelo servidor somente após o despacho judicial.
Quais estão corretas?
 
 
 
 
Alternativas:
A: Apenas I.
 
B: Apenas III.
 
C: Apenas I e II.
 
D: Apenas II e III.
 
 
E: I, II e III.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:07 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Tendo em conta os princípios que regem o processo, é INCORRETO afirmar que:
 
Alternativas:
A: ao pronunciar a nulidade, o juiz declarará que atos são atingidos, ordenando as providências
necessárias, a fim de que sejam repetidos, ou retificados.
 
B: quando a lei prescrever determinada forma, sem cominação de nulidade, o juiz considerará válido o ato
se, realizado de outro modo, alcançar-lhe a finalidade.
 
C:
anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subseqüentes que dele dependam; todavia, a nulidade
de uma parte do ato não prejudicará as outras, que dela sejam independentes.
 
D:
sob pena de preclusão as nulidades dos atos processuais devem ser alegadas na primeira oportunidade em
que couber à parte falar nos autos, mesmo que seja daquelas que o Juiz deve decretar de ofício.
 
E:
a fim de se observarem, quanto possível, as prescrições legais, o erro de forma do processo acarreta
unicamente a anulação dos atos que não possam ser aproveitados, devendo praticar-se os que forem
necessários.
 
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:07 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto às nulidades processuais, analise os enunciados abaixo.
I. Não existem nulidades de pleno direito no processo civil, pois toda invalidade
processual deve ser decretada pelo juiz. Todos os atos processuais, cuja existência se
reconheça, são válidos e eficazes até que se decretem as suas invalidades.
II. Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação
desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa.
III. Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominação de nulidade, o juiz
considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.
Está correto o que se afirma em:
 
Alternativas:
A: II e III, apenas. 
 
B: II, apenas. 
 
C: I, II e III. 
 
D: I e II, apenas. 
 
E: I e III, apenas.
 
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:08 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Acerca das nulidades no processo civil, assinale a opção correta. 
 
Alternativas:
A:
As nulidades absolutas insanáveis, que não podem ser supridas por outro ato deigual efeito, acarretam a
nulidade do processo, ainda que o ato processual tenha atingido a sua finalidade. No entanto, o juiz poderá
considerá-las para efeito de acolhimento de uma pretensão, ampliando, assim, os limites objetivos da
demanda. 
 
B:
Quando o ato processual praticado sem a observação da forma prescrita em lei, sem a cominação expressa de
nulidade, não atingir o direito material discutido na lide nem causar prejuízos às partes, o juiz deverá decretar
apenas a nulidade do ato viciado e não, de todo o processo. 
 
C:
A nulidade que possa ser retificada ou repetida deve ser conhecida de ofício pelo tribunal quando do
julgamento da apelação. Reconhecida a nulidade, o tribunal deve pronunciá-la, ordenando as providências
necessárias para a realização ou a renovação do respectivo ato processual. Cumprida a diligência e sanada a
nulidade, o julgamento da apelação deverá prosseguir. 
 
D:
A anulação dos atos processuais que contenham vícios sanáveis será requerida por qualquer das partes,
inclusive por aquela que lhe deu causa, na primeira oportunidade em que se manifestar nos autos, sob pena
de o juiz, de ofício, pronunciar a nulidade e determinar a repetição dos referidos atos.
 
E:
Em se tratando de nulidade relativa, não se aplica a regra “a nulidade deve ser alegada na primeira
oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão”;
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
24/03/2025, 15:08 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/2
24/03/2025, 15:08 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 2/2
Considerando a teoria das nulidades processuais, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando puder decidir do mérito a favor da parte a quem aproveite a declaração da
nulidade, o juiz não a pronunciará nem mandará repetir o ato ou suprir-lhe a falta. 
II. O ato processual defeituoso produz efeitos até a sua invalidação, pois toda invalidade
processual é decretada. 
III. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à
parte falar nos autos, sob pena de preclusão, não havendo exceções. 
Assinale: 
 
Alternativas:
A: se somente a afirmativa I estiver correta.
 
B: se somente a afirmativa II estiver correta.
 
C: se somente a afirmativa III estiver correta.
 
D: se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
 
E: se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:21 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto à teoria das nulidades do processo civil, assinale a afirmação correta:
 
Alternativas:
A: Mesmo quando puder decidir do mérito a favor da parte a quem aproveite a declaração da nulidade, o
juiz a pronunciará e mandará repetir o ato.
 
B: Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação desta pode ser
requerida até mesmo pela parte que lhe deu causa.
 
C:
Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes, que dele dependam; todavia, a nulidade
de uma parte do ato não prejudicará as outras, que dela sejam independentes.
 
D: A nulidade dos atos não precisa ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos
autos, tendo em vista os efeitos processuais.
E: nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:21 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Assinale a alternativa correta em relação às nulidades de acordo com o Código de
Processo Civil.
 
Alternativas:
A: Embora não resulte prejuízo à defesa, por se tratarem de normas de direito público, os atos inquinados
por nulidade não poderão ser aproveitados. 
B: É nulo o processo, quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva
intervir. 
C:
Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação desta poderá ser suscitada
pelo Ministério Público e pelas partes, inclusive a que Ihe deu causa. 
D:
Quando a lei prescrever determinada forma, mesmo que sem cominação de nulidade, o juiz não poderá
considerar válido o ato e declarará que atos são atingidos, ordenando as providências necessárias, a fim de
que sejam repetidos, ou retificados.
 
E: Se o juiz não decretar, no primeiro momento em que se manifestar nos autos, as nulidades de ofício
estarão sujeitas aos efeitos da preclusão.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:37 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Em relação às nulidades processuais:
 
Alternativas:
A: quando a lei prescrever determinada forma, sem cominação de nulidade, o juiz considerará válido o
ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.
 
B: o erro de forma do processo é inescusável e acarreta a anulação dos atos processuais anteriores, com a
ocorrência necessária de sua retificação ou repetição.
 
C: a nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos,
sob pena de perempção.
 
D: é anulável o processo, quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que
deva intervir.
 
E: mesmo quando possa decidir do mérito a favor da parte a quem aproveite a declaração da nulidade, o
juiz deverá pronunciá-la, por se tratar de matéria de ordem pública.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:39 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Sobre a nulidade no processo civil, é correto afirmar que:
 
Alternativas:
A: a nulidade pode ser requerida por qualquer uma das partes, inclusive pela parte que lhe deu causa.
 
B: quando a lei prescrever determinada forma o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo,
Ihe alcançar a finalidade.
 
C: a nulidade dos atos pode ser alegada a qualquer momento, não necessariamente na primeira
oportunidade em que couber à parte falar nos autos.
 
D:
no caso das citações e das intimações as mesmas serão válidas independentemente da forma que se realiza,
uma vez que ambas não precisam seguir nenhuma prescrição legal.
 
E: a nulidade de uma parte do ato prejudicará as outras, que dela seja dependente ou independente.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:39 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
As nulidades processuais civis:
 
Alternativas:
A: só podem ser declaradas após provocação das partes, vedado ao juiz reconhecê-las de ofício, pelo
caráter privado das normas do processo civil.
 
B: devem ser declaradas necessariamente sempre que a matéria disser respeito a questões de ordem
pública.
 
C: serão decretadas de imediato se a citação do réu for irregular, sem possibilidade de regularização por
seu comparecimento espontâneo aos autos.
 
D: por falta de intervenção do Ministério Público em processo com interesse de incapazes, são insanáveis,
haja ou não prejuízo ao incapaz.
 
E: são passíveis de sanação, pela incidência do princípio da instrumentalidade das formas.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:40 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Havendo interesses de incapazes, deverá a parte que ingressar com ação requerer a
intimação do Ministério Público e quando a lei considerar obrigatória. Neste caso, é
correto afirmarque a falta do pedido de intimação do Ministério Público acarretará
nulidade:
 
Alternativas:
A: do ato do processo. 
B: parcial do processo. 
C: relativa do processo. 
D: do processo.
E: nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:40 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Sobre o ato processual, considere: 
I. Por se tratar de preceito de ordem pública, a decretação da nulidade pode ser
requerida por quaisquer das partes, incluindo a que lhe deu causa. 
II. O juiz considerará válido o ato que alcançar sua finalidade, ainda que não atenda à
forma, legalmente prevista. 
III. A nulidade de uma parte do ato prejudica a outra, ainda que dela seja
independente. 
IV. O juiz não pronunciará a nulidade quando puder decidir o mérito a favor da parte a
quem aproveitaria a declaração. 
Está correto o que se afirma APENAS em:
Alternativas:
A: III e IV.
 
B: II e IV.
 
C: I e II.
 
D: II e III.
 
E: I, II e III.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:40 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Juízo indeferiu, imotivadamente, depoimento pessoal cuja tomada havia sido requerida
pela Procuradoria do Estado. Contra referida decisão, interpôs-se agravo de
instrumento, ao qual foi dado provimento, decretando-se a nulidade da decisão
monocrática e determinando-se que o Juízo analisasse, motivadamente, o pedido de
tomada do depoimento pessoal. Contudo, o Juízo não cumpriu a determinação e
realizou audiência de instrução, sem tomada do depoimento pessoal, prolatando
sentença contrária aos interesses do Estado, que interpôs recurso de apelação. De
acordo com disposto pelo Código de Processo Civil:
 
Alternativas:
A: não perdem a eficácia a audiência de instrução nem a sentença, por se tratarem de atos independentes
do ato nulificado.
 
B: reputam-se sem efeitos a audiência de instrução e a sentença, por se tratarem de atos subsequentes e
dependentes do ato nulificado.
 
C: a prolação da sentença convalida o ato nulificado.
 
D: reputa-se sem efeito a audiência de instrução, mas não a sentença, por se tratar de ato independente do
ato nulificado.
 
E: o Tribunal deverá necessariamente converter o julgamento do recurso em diligência, tomando o
depoimento pessoal da parte a fim de ratificar, ou não, a sentença.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:41 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
 Pedro e Caio, domiciliados em Macapá – AP, foram vítimas de acidente automobilístico
em uma rodovia. Supostamente, o acidente foi provocado por Rafael, domiciliado em
Belém – PA. As vítimas propuseram, separadamente, ações de indenização contra
Rafael na justiça comum de Macapá. A respeito dessa situação hipotética, assinale a
opção correta de acordo com disposições do CPC.
Alternativas:
A:
Pedro e Caio poderiam ter optado por ingressar em litisconsórcio ativo, caso em que seriam considerados
como litigantes distintos em suas relações com a parte adversa, por força do princípio da autonomia dos
litisconsortes.
 
B:
Pedro e Caio não teriam opção senão ingressar com uma ação em conjunto, por se tratar a hipótese
de litisconsórcio necessário, não se lhes aplicando o princípio da autonomia dos litigantes.
C:
A citação do réu deve ser feita necessariamente por oficial de justiça: o CPC veda a citação por via postal nas
ações de ressarcimento por danos causados em acidente de veículo de via terrestre.
 
D: Caso Rafael interponha oportunamente uma alegação de incompetência relativa, o juiz deve declinar
de sua competência.
 
E: Caso as ações sejam distribuídas para órgãos judicias distintos, os processos poderão ser
posteriormente reunidos em razão da existência de continência.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:41 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
José e João, acionistas de uma empresa, não foram comunicados sobre uma assembleia
que iria tratar de assuntos referentes a seus interesses. Desse modo, ajuízam ação, em
litisconsórcio, em face da empresa, pedindo a anulação da referida assembleia.
Nesse caso, formou-se um litisconsórcio:
 
Alternativas:
A: ativo, necessário e unitário; 
B: misto, facultativo e simples; 
C: ativo, facultativo e unitário; 
D: ativo, necessário e simples; 
E: ativo, facultativo e necessário.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:41 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Na ação de usucapião, o litisconsórcio que se estabelece entre a pessoa em cujo nome
estiver registrado o imóvel usucapiendo e os proprietários dos imóveis que lhe sejam
confinantes deve ser classificado como:
 
Alternativas:
A: passivo, necessário e simples; 
B: passivo, necessário e unitário; 
C: ativo, facultativo e simples; 
D: passivo, facultativo e unitário; 
E: ativo, facultativo e unitário.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:42 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
É possível ao juiz impor limitação quanto ao número de litigantes na hipótese de
litisconsórcio:
 
Alternativas:
A: necessário ou facultativo, desde que haja conveniência à rápida solução do litígio; 
B: necessário ou facultativo, desde que verificada dificuldade para o exercício da defesa; 
C: facultativo, desde que provocado pela parte interessada; 
D: facultativo; 
E: facultativo, desde que o demandado o requerer no prazo para a resposta.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:42 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Com relação ao litisconsórcio, é correto afirmar que:
 
Alternativas:
A: todo litisconsórcio necessário é também unitário. 
B: o litisconsórcio formado entre os réus de uma ação anulatória de um mesmo negócio jurídico é
unitário; 
C:
as vítimas de um mesmo acidente de trânsito podem agir em litisconsórcio contra quem o causou para exigir-
lhe perdas e danos, sendo unitário o litisconsórcio assim formado.
 
D:
consumidores que se dizem individualmente lesados em virtude do consumo do mesmo produto podem agir
em litisconsórcio contra o produtor, para exigir-lhe perdas e danos, sendo necessário o litisconsórcio assim
formado.
E: nenhuma das alternativas anteriores.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:42 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar: 
 
Alternativas:
A: O litisconsórcio será necessário por disposição de lei ou quando, pela natureza da relação jurídica
controvertida, a eficácia da sentença depender da citação de todos que devam ser litisconsortes. 
B:
Os litisconsortes sempre serão considerados, em suas relações com a parte adversa, como litigantes únicos,
motivo pelo qual os atos e omissões de um não prejudicarão nem poderão beneficiar os demais. 
C:
O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes, somente na fase de
conhecimento, quando esse número comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa. 
D: Se um dos litisconsortes passivos contestar a ação, esse fato não obstará a ocorrência dos efeitos da
revelia em relação a quem não a contestou. 
E: Cada litisconsortetem o direito de promover o andamento do processo, mas somente quem pleiteou o
andamento será intimado do ato respectivo. 
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:42 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Em relação aos sujeitos do processo, em especial sobre litisconsórcio, analise as
assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - O litisconsórcio será necessário e simples quando a sua formação for obrigatória
exclusivamente por força de lei, como ocorre nas ações de usucapião. Se a lei
determinar a sua formação, mas, além disso, o processo versar sobre relação jurídica
una e incindível, o litisconsórcio será necessário e unitário, como nas ações de
dissolução da sociedade.
II - O litisconsórcio será facultativo e simples nas hipóteses dos incisos do art. 46 do
Código de Processo Civil: comunhão, conexão e afinidade por um ponto comum. No
caso de comunhão ou co-titularidade, o litisconsórcio será facultativo e simples se a
coisa ou relação jurídica for una, mas cindível, como ocorre na solidariedade, porque,
se for incindível, haverá unitariedade.
III - O litisconsórcio será necessário e unitário quando o processo versar sobre coisa ou
relação jurídica una e incindível, que tenha vários titulares. Mas desde que se esteja no
campo da legitimidade ordinária, porque, se for extraordinária, a litisconsórcio será
facultativo e unitário. Exemplos de litisconsórcios necessários e unitários são as ações de
nulidade de casamento, ajuizadas pelo Ministério Público, e as ações de anulação de
contrato.
IV - O litisconsórcio será facultativo e unitário quando o processo verse sobre relação
jurídica una e incindível, com mais de um titular, mas que exista lei que autorize a sua
postulação ou defesa em juízo por apenas um dos titulares, o que só ocorre quando se
está no campo da legitimidade extraordinária. Se a lei faculta que a coisa ou direito seja
defendido só por um dos titulares, se eles se agruparem para o fazer, o litisconsórcio
será facultativo e unitário.
V - Enquanto o processo está em curso, verificando o juiz que há um litisconsorte
necessário ausente, mandará incluí-lo. Se o processo estiver em fase avançada, tal
determinação implicará a nulidade de todos os atos processuais até então praticados,
sem a participação do litisconsorte necessário.
 
Alternativas:
A: Apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras. 
B: Apenas as assertivas I, III e IV são verdadeiras. 
C: Apenas as assertivas I, III e V são verdadeiras. 
D: Apenas as assertivas I, II e IV são verdadeiras. 
E: Todas as assertivas são verdadeiras.
Resposta do aluno: E
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:43 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/2
27/03/2025, 15:43 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 2/2
A respeito do Litisconsórcio, assinale a alternativa correta:
 
Alternativas:
A:
Existindo litisconsórcio necessário unitário, é possível ao Juiz limitá-lo, a pedido, quanto ao número de
litigantes, quando houver prejuízo à defesa ou à célere solução do litígio. 
B: Todo litisconsórcio necessário é simples. 
C:
Em ação de investigação de paternidade movida por menor (representado por sua mãe) em face de seu
suposto pai biológico, torna-se desnecessária a citação do pai registral para integrar a lide.
 
D:
O recurso produz efeito somente ao litisconsorte que recorre, ressalvadas as hipóteses de litisconsórcio
unitário, pois nestas os efeitos do recurso interposto por um dos litisconsortes se estenderão aos demais. 
E: O litisconsórcio unitário decorre do fato dos direitos e obrigações derivarem do mesmo fundamento
fático.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:43 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Sobre Litisconsórcio, aponte a assertiva incorreta:
 
Alternativas:
A: Cada litisconsorte tem o direito de promover o andamento do processo e todos devem ser intimados
dos respectivos atos. 
B:
Os litisconsortes serão considerados, em suas relações com a parte adversa, como litigantes distintos, exceto
no listiosconsorcio unitário, caso em que os atos e as omissões de um não prejudicarão nem beneficiarão os
outros. 
C: O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes, quando este
comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa. O pedido de limitação, no entanto, não
interrompe o prazo para resposta. 
D:
Há litisconsórcio necessário, quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica controvertida,
a eficácia da sentença depender da citação de todos os que devam ser litisconsortes. 
E: O juiz ordenará ao autor que promova a citação de todos os litisconsortes necessários, dentro do prazo
que assinar, sob pena de declarar extinto o processo.
Resposta do aluno: C
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:43 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Assinale a alternativa correta sobre litisconsórcio, nos termos previstos do Código de
Processo Civil.
 
Alternativas:
A:
Para que se configure o litisconsórcio, duas ou mais pessoas em processos distintos, mas sobre o mesmo
assunto, em conjunto, ativa ou passivamente, podem litigar se entre elas houver comunhão de direitos ou de
obrigações relativamente a lides das quais participam. 
B:
O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes, quando este comprometer a
rápida solução do litígio ou dificultar a defesa. O pedido de limitação suspende o prazo para resposta, que
continua da intimação da decisão.
 
C:
Há litisconsórcio facultativo quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de
decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; sendo em que a eficácia da sentença dependerá da
citação de todos os litisconsortes no processo.
 
D: Cada litisconsorte tem o direito de promover o andamento do processo e todos devem ser intimados
dos respectivos atos. 
E:
Os litisconsortes sempre serão considerados, em suas relações com a parte adversa, como litigantes distintos;
os atos e as omissões de um não prejudicarão nem beneficiarão os outros.
Resposta do aluno: D
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:43 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou
passivamente, quando:
 
Alternativas:
A: as obrigações derivarem de diverso fundamento de direito. 
B: entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide. 
C: entre as causas houver compensação pelo objeto ou pela causa de pedir. 
D: os direitos derivarem de diverso fundamento de fato.
E: ocorrer afinidade de questões por ponto comum de direito, exclusivamente.
Resposta do aluno: B
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025, 15:44 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio 1/1
O recurso interposto por um dos litisconsortes:
 
Alternativas:
A: a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses. 
B: aproveita ao recorrente, pois os interesses nunca são comuns a todos. 
C: a todos aproveita, se não for o caso de reformatio in pejus. 
D: aproveita ao recorrente, se a natureza litisconsorcial for passiva. 
E: aproveita sempre a todos, pela natureza indistinta do litisconsórcio.
Resposta do aluno: A
Justificativa(s) do aluno:
27/03/2025,

Mais conteúdos dessa disciplina