Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considerando o atendimento em acidentes com animais peçonhentos, assinale a alternativa CORRETA.
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. Identificar o animal causador do acidente não se faz necessário.
B. Realizar apenas observação do paciente, independentemente da idade, já que a maioria dos acidentes é considerada leve.
C. Preencher a ficha de notificação do Sistema de Agravos de Notificação (SINAN) em todos os casos.
D. Retirar os ferrões com ajuda de pinça, em caso de acidentes provocados por múltiplas picadas de abelhas.
E. Lavar o local com água e sabão, realizar torniquete ou compressa local são cuidados básicos em caso de acidente com animal peçonhento.

O que caracteriza um animal peçonhento:
A. Possuir apenas glândulas produtoras de veneno.
B. Ter um aparato inoculador para injetar veneno no corpo da vítima.
C. Ser capaz de produzir veneno apenas para capturar presas.
D. Ser inofensivo aos seres humanos.

A população de escorpião vem aumentando muito nos últimos anos, no meio urbano, e sua picada pode causar dor forte e imediata no local da picada, vermelhidão discreta e sudorese fina. Dentre as ações de primeiros socorros, até chegar ao hospital, recomenda-se a
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. sugação do local da picada com aparelho ou boca para liberar o veneno.
B. incisão no local da picada e nas bordas, desde que disponha de agulha ou lâmina de bisturi estéreis, para diminuir a absorção do veneno.
C. aplicação de torniquete 5 cm acima do local da picada, quando nos membros superiores e/ou inferiores, para reduzir a distribuição sistêmica do veneno.
D. aplicação de pomadas no local para impedir a penetração do veneno.
E. limpeza do local com água e sabão.

Durante o atendimento de um paciente adulto em parada cardiorrespiratória (PCR) na unidade de emergência, o enfermeiro inicia a ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Em relação ao protocolo de atendimento, qual das alternativas abaixo representa uma conduta correta e prioritária para maximizar as chances de reversão da PCR?
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. Administrar ventilação assistida com dispositivo bolsa-válvula-máscara e manter a relação de 30 compressões para 2 ventilações.
B. Priorizar a administração de medicações intravenosas antes das compressões torácicas.
C. Aguardar a presença de um médico para iniciar as compressões torácicas.
D. Aplicar desfibrilação automática apenas se o paciente apresentar ritmo sinusal.
E. Realizar compressões torácicas intercaladas com respiração boca-a-boca a cada 30 segundos.

Quais são os ritmos de parada chocáveis, necessitando o uso do desfibrilador?
A. Atividade elétrica sem pulso e taquicardia ventricular sem pulso.
B. Fibrilação atrial e assistolia.
C. Taquicardia ventricular sem pulso e fibrilação ventricular.
D. Fibrilação ventricular e fibrilação atrial.

Sobre a atuação do enfermeiro em uma parada cardiorrespiratória em criança de um ano de idade, analise as opções abaixo e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
Analise as afirmacoes e julgue colocando V para verdadeiro e F para falso.
( ) As compressões cardíacas são realizadas na proporção de 30:2 (30 compressões para 2 ventilações)
( ) O profissional deve realizar as compressões na frequência de 100 a 120 compressões por minuto.
( ) As compressões não podem ser no intervalo 7cm - 10 cm de profundidade.
( ) Ao identificar criança inconsciente, sem respirar ou com respiração agonizante e sem pulso, deve-se iniciar abertura de via aérea, seguida das compressões torácicas e ventilação adequada.
A. V, V, V, F.
B. V, F, F, V.
C. F, F, F, V.
D. V, V, V, F.

Obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) consiste na obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia. A aspiração de corpo estranho é a quinta principal causa de morte nos EUA, com risco aumentado em pacientes idosos. Em casos de obstrução grave da via aérea em paciente responsivo, o auxiliar de enfermagem deve:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. Iniciar reanimação cardiopulmonar com duas ventilações de resgate.
B. Realizar manobra de Kristeller posicionando uma das mãos fechada, com a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide e a cicatriz umbilical; com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e para cima (em J); e repetir a manobra até a desobstrução.
C. Realizar manobra de Heimlich posicionando uma das mãos fechada, com a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide e a cicatriz umbilical; com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e para cima (em J); e repetir a manobra até a desobstrução.
D. Realizar a manobra de Chin-Lift, para o controle de vias aéreas, que consiste em posicionar os dedos de uma das mãos do examinador sob o mento, que é suavemente tracionado para cima e para frente, enquanto o polegar da mesma mão deprime o lábio inferior, para abrir a boca; a outra mão do examinador é posicionada na região frontal para fixar a cabeça da vítima.

Na manobra de ressuscitação cardiopulmonar, a relação de compressão-ventilação deve ser de 20 compressões torácicas para 2 insuflações.
A. Certo
B. Errado

Considerando acidentes com animais peçonhentos ou venenosos, uma das condutas preconizadas, de acordo com o tipo de acidente, é:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. picada por cobra: realizar o garroteamento através do uso de torniquete sobre a região afetada pela picada para impedir a disseminação do veneno.
B. contato com lonomia: aplicar vacina antirrábica.
C. picada por aranha marrom: realizar a sucção sobre a região afetada para remoção do veneno.
D. picada por escorpião: realizar a sangria sobre a região afetada para remoção do veneno.
E. picada de cobra: se possível, lavar o local com água e sabão e encaminhar ao serviço de saúde.

No que concerne aos acidentes com animais peçonhentos, é incorreto afirmar que:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. As crianças e os idosos são os que menos têm complicações decorrentes de acidentes com animais peçonhentos.
B. A principal medida a ser tomada quando acidentado é procurar atendimento médico imediato, na Unidade de Saúde mais próxima. Não tentar nenhuma outra forma de tratamento.
C. A forma mais eficaz de tratamento para vítimas de cobras, escorpiões e algumas aranhas é o soro. O tratamento é mais eficaz, quando a pessoa ferida é tratada precocemente.
D. Os soros antipeçonhentos são adquiridos pelo Ministério da Saúde e distribuídos às Unidades Federadas, chegando às unidades de saúde de referência para atendimento gratuito aos acidentados.

Uma criança de 3 anos apresenta engasgo súbito, está consciente, mas com sinais de obstrução total das vias aéreas. A conduta imediata mais adequada para este caso é:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. Realizar compressões torácicas rápidas até a expulsão do corpo estranho.
B. Posicionar a criança em decúbito ventral e iniciar ventilação assistida com bolsa-valva-máscara.
C. Executar compressões na região epigástrica para dentro e para cima até que o objeto seja expelido.
D. Pedir que a criança tente tossir vigorosamente e bater nas costas para desobstruir as vias aéreas.

O engasgo ocorre quando algum alimento ou um objeto bloqueia as vias respiratórias, impedindo a realização da respiração. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.
Está correto o que se afirma em:
I. Inicialmente, o socorrista deve acalmar a vítima e, posteriormente, aplicar a técnica conhecida como manobra de Heimlich. Nessa manobra, o socorrista posiciona-se logo atrás da vítima e coloca o braço ao redor do abdome dela. Uma mão fica fechada sobre a boca do estômago e a outra mão é posicionada em cima da primeira e a comprime. Os movimentos de compressão deverão ser feitos para dentro e para cima, permitindo que o objeto que está bloqueando a via respiratória seja eliminado.
II. Em bebês, deve-se colocar a criança com a barriga para baixo sobre seu antebraço, deixando a cabeça mais baixa que o corpo, e dar cinco pancadas utilizando o punho da mão. Vire a criança para cima apoiando sua cabeça e deixando-a mais baixa que o corpo e observe se ocorreu a saída do objeto. Caso o objeto não tenha saído, aplique cinco compressões rápidas no tórax entre a linha dos mamilos utilizando os dois dedos maiores da mão. Se as manobras não funcionarem, pedir ajuda rapidamente e continuar tentando o procedimento.
A. Apenas, a afirmativa I está correta.
B. Apenas, a afirmativa II está correta.
C. As afirmativas I e II estão corretas.
D. As afirmativas I e II estão incorretas.

A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma condição emergencial caracterizada pela cessação súbita das funções cardíacas e respiratórias, levando à falta de circulação sanguínea e oxigenação dos órgãos vitais. O atendimento imediato é importante para aumentar as chances de sobrevivência do paciente. Assinale a alternativa correta sobre o atendimento inicial em PCR.
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. O desfibrilador deve ser usado imediatamente, sem compressões.
B. A sequência correta é compressões, ventilação e desfibrilação, se necessário.
C. As compressões devem ser feitas a 100/min.
D. A ventilação é a prioridade, com compressões sendo secundárias.

Durante o atendimento em uma unidade de saúde, um paciente de 40 anos, que aguardava consulta, apresenta uma parada cardiopulmonar e você, como está mais próximo no momento, dirige-se até ele para prestar os primeiros atendimentos. Com base nos seus conhecimentos, correlacione as colunas abaixo sobre a sequência a ser realizada na ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Assinale a sequência CORRETA:
( ) Desfibrilação
( ) Recuperação
( ) Ressuscitação avançada
( ) Cuidados pós-PCR
( ) Acionamento do Serviço de Médico de Emergência
( ) RCP de qualidade
A. 2, 1, 3, 5, 4, 6.
B. 1, 2, 4, 3, 5, 6.
C. 3, 6, 4, 5, 1, 2.
D. 2, 6, 3, 4, 1, 5.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considerando o atendimento em acidentes com animais peçonhentos, assinale a alternativa CORRETA.
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. Identificar o animal causador do acidente não se faz necessário.
B. Realizar apenas observação do paciente, independentemente da idade, já que a maioria dos acidentes é considerada leve.
C. Preencher a ficha de notificação do Sistema de Agravos de Notificação (SINAN) em todos os casos.
D. Retirar os ferrões com ajuda de pinça, em caso de acidentes provocados por múltiplas picadas de abelhas.
E. Lavar o local com água e sabão, realizar torniquete ou compressa local são cuidados básicos em caso de acidente com animal peçonhento.

O que caracteriza um animal peçonhento:
A. Possuir apenas glândulas produtoras de veneno.
B. Ter um aparato inoculador para injetar veneno no corpo da vítima.
C. Ser capaz de produzir veneno apenas para capturar presas.
D. Ser inofensivo aos seres humanos.

A população de escorpião vem aumentando muito nos últimos anos, no meio urbano, e sua picada pode causar dor forte e imediata no local da picada, vermelhidão discreta e sudorese fina. Dentre as ações de primeiros socorros, até chegar ao hospital, recomenda-se a
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. sugação do local da picada com aparelho ou boca para liberar o veneno.
B. incisão no local da picada e nas bordas, desde que disponha de agulha ou lâmina de bisturi estéreis, para diminuir a absorção do veneno.
C. aplicação de torniquete 5 cm acima do local da picada, quando nos membros superiores e/ou inferiores, para reduzir a distribuição sistêmica do veneno.
D. aplicação de pomadas no local para impedir a penetração do veneno.
E. limpeza do local com água e sabão.

Durante o atendimento de um paciente adulto em parada cardiorrespiratória (PCR) na unidade de emergência, o enfermeiro inicia a ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Em relação ao protocolo de atendimento, qual das alternativas abaixo representa uma conduta correta e prioritária para maximizar as chances de reversão da PCR?
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. Administrar ventilação assistida com dispositivo bolsa-válvula-máscara e manter a relação de 30 compressões para 2 ventilações.
B. Priorizar a administração de medicações intravenosas antes das compressões torácicas.
C. Aguardar a presença de um médico para iniciar as compressões torácicas.
D. Aplicar desfibrilação automática apenas se o paciente apresentar ritmo sinusal.
E. Realizar compressões torácicas intercaladas com respiração boca-a-boca a cada 30 segundos.

Quais são os ritmos de parada chocáveis, necessitando o uso do desfibrilador?
A. Atividade elétrica sem pulso e taquicardia ventricular sem pulso.
B. Fibrilação atrial e assistolia.
C. Taquicardia ventricular sem pulso e fibrilação ventricular.
D. Fibrilação ventricular e fibrilação atrial.

Sobre a atuação do enfermeiro em uma parada cardiorrespiratória em criança de um ano de idade, analise as opções abaixo e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
Analise as afirmacoes e julgue colocando V para verdadeiro e F para falso.
( ) As compressões cardíacas são realizadas na proporção de 30:2 (30 compressões para 2 ventilações)
( ) O profissional deve realizar as compressões na frequência de 100 a 120 compressões por minuto.
( ) As compressões não podem ser no intervalo 7cm - 10 cm de profundidade.
( ) Ao identificar criança inconsciente, sem respirar ou com respiração agonizante e sem pulso, deve-se iniciar abertura de via aérea, seguida das compressões torácicas e ventilação adequada.
A. V, V, V, F.
B. V, F, F, V.
C. F, F, F, V.
D. V, V, V, F.

Obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) consiste na obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia. A aspiração de corpo estranho é a quinta principal causa de morte nos EUA, com risco aumentado em pacientes idosos. Em casos de obstrução grave da via aérea em paciente responsivo, o auxiliar de enfermagem deve:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. Iniciar reanimação cardiopulmonar com duas ventilações de resgate.
B. Realizar manobra de Kristeller posicionando uma das mãos fechada, com a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide e a cicatriz umbilical; com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e para cima (em J); e repetir a manobra até a desobstrução.
C. Realizar manobra de Heimlich posicionando uma das mãos fechada, com a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide e a cicatriz umbilical; com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e para cima (em J); e repetir a manobra até a desobstrução.
D. Realizar a manobra de Chin-Lift, para o controle de vias aéreas, que consiste em posicionar os dedos de uma das mãos do examinador sob o mento, que é suavemente tracionado para cima e para frente, enquanto o polegar da mesma mão deprime o lábio inferior, para abrir a boca; a outra mão do examinador é posicionada na região frontal para fixar a cabeça da vítima.

Na manobra de ressuscitação cardiopulmonar, a relação de compressão-ventilação deve ser de 20 compressões torácicas para 2 insuflações.
A. Certo
B. Errado

Considerando acidentes com animais peçonhentos ou venenosos, uma das condutas preconizadas, de acordo com o tipo de acidente, é:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. picada por cobra: realizar o garroteamento através do uso de torniquete sobre a região afetada pela picada para impedir a disseminação do veneno.
B. contato com lonomia: aplicar vacina antirrábica.
C. picada por aranha marrom: realizar a sucção sobre a região afetada para remoção do veneno.
D. picada por escorpião: realizar a sangria sobre a região afetada para remoção do veneno.
E. picada de cobra: se possível, lavar o local com água e sabão e encaminhar ao serviço de saúde.

No que concerne aos acidentes com animais peçonhentos, é incorreto afirmar que:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. As crianças e os idosos são os que menos têm complicações decorrentes de acidentes com animais peçonhentos.
B. A principal medida a ser tomada quando acidentado é procurar atendimento médico imediato, na Unidade de Saúde mais próxima. Não tentar nenhuma outra forma de tratamento.
C. A forma mais eficaz de tratamento para vítimas de cobras, escorpiões e algumas aranhas é o soro. O tratamento é mais eficaz, quando a pessoa ferida é tratada precocemente.
D. Os soros antipeçonhentos são adquiridos pelo Ministério da Saúde e distribuídos às Unidades Federadas, chegando às unidades de saúde de referência para atendimento gratuito aos acidentados.

Uma criança de 3 anos apresenta engasgo súbito, está consciente, mas com sinais de obstrução total das vias aéreas. A conduta imediata mais adequada para este caso é:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. Realizar compressões torácicas rápidas até a expulsão do corpo estranho.
B. Posicionar a criança em decúbito ventral e iniciar ventilação assistida com bolsa-valva-máscara.
C. Executar compressões na região epigástrica para dentro e para cima até que o objeto seja expelido.
D. Pedir que a criança tente tossir vigorosamente e bater nas costas para desobstruir as vias aéreas.

O engasgo ocorre quando algum alimento ou um objeto bloqueia as vias respiratórias, impedindo a realização da respiração. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.
Está correto o que se afirma em:
I. Inicialmente, o socorrista deve acalmar a vítima e, posteriormente, aplicar a técnica conhecida como manobra de Heimlich. Nessa manobra, o socorrista posiciona-se logo atrás da vítima e coloca o braço ao redor do abdome dela. Uma mão fica fechada sobre a boca do estômago e a outra mão é posicionada em cima da primeira e a comprime. Os movimentos de compressão deverão ser feitos para dentro e para cima, permitindo que o objeto que está bloqueando a via respiratória seja eliminado.
II. Em bebês, deve-se colocar a criança com a barriga para baixo sobre seu antebraço, deixando a cabeça mais baixa que o corpo, e dar cinco pancadas utilizando o punho da mão. Vire a criança para cima apoiando sua cabeça e deixando-a mais baixa que o corpo e observe se ocorreu a saída do objeto. Caso o objeto não tenha saído, aplique cinco compressões rápidas no tórax entre a linha dos mamilos utilizando os dois dedos maiores da mão. Se as manobras não funcionarem, pedir ajuda rapidamente e continuar tentando o procedimento.
A. Apenas, a afirmativa I está correta.
B. Apenas, a afirmativa II está correta.
C. As afirmativas I e II estão corretas.
D. As afirmativas I e II estão incorretas.

A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma condição emergencial caracterizada pela cessação súbita das funções cardíacas e respiratórias, levando à falta de circulação sanguínea e oxigenação dos órgãos vitais. O atendimento imediato é importante para aumentar as chances de sobrevivência do paciente. Assinale a alternativa correta sobre o atendimento inicial em PCR.
Qual das alternativas abaixo é a correta?
A. O desfibrilador deve ser usado imediatamente, sem compressões.
B. A sequência correta é compressões, ventilação e desfibrilação, se necessário.
C. As compressões devem ser feitas a 100/min.
D. A ventilação é a prioridade, com compressões sendo secundárias.

Durante o atendimento em uma unidade de saúde, um paciente de 40 anos, que aguardava consulta, apresenta uma parada cardiopulmonar e você, como está mais próximo no momento, dirige-se até ele para prestar os primeiros atendimentos. Com base nos seus conhecimentos, correlacione as colunas abaixo sobre a sequência a ser realizada na ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Assinale a sequência CORRETA:
( ) Desfibrilação
( ) Recuperação
( ) Ressuscitação avançada
( ) Cuidados pós-PCR
( ) Acionamento do Serviço de Médico de Emergência
( ) RCP de qualidade
A. 2, 1, 3, 5, 4, 6.
B. 1, 2, 4, 3, 5, 6.
C. 3, 6, 4, 5, 1, 2.
D. 2, 6, 3, 4, 1, 5.

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO 
III ª UNIDADE 
 
1. Não será permitido deixar a sala durante a avaliação, se necessário, vá ao banheiro 
ou beba água antes da distribuição do material de avaliação. 
2. A interpretação das questões é parte da avaliação, não serão permitidos comentários 
durante sua execução. 
3. Use caneta de tinta azul ou preta, questões rasuradas serão anuladas. 
4. Resoluções a lápis não serão corrigidas e terão pontuação zero sem 
questionamentos. 
5. Serão considerados na definição da nota da questão: Objetividade e precisão da 
resposta. 
6. Esta prova consta 16 questões, onde o valor da questão 1 a questão 15 valem 0,6 
(Decimos) e a questão 16 vale 1,0 ponto, totalizando 10,0 (dez) pontos. 
7. A prova é individual, não é permitido utilizar qualquer forma de consulta 
Questão 01: Considerando o atendimento em acidentes com animais 
peçonhentos, assinale a alternativa CORRETA. 
A. Identificar o animal causador do acidente não se faz necessário. 
B. Realizar apenas observação do paciente, independentemente da idade, 
já que a maioria dos acidentes é considerada leve. 
C. Preencher a ficha de notificação do Sistema de Agravos de Notificação 
(SINAN) em todos os casos. 
D. Retirar os ferrões com ajuda de pinça, em caso de acidentes provocados por 
múltiplas picadas de abelhas. 
E. Lavar o local com água e sabão, realizar torniquete ou compressa local 
são cuidados básicos em caso de acidente com animal peçonhento. 
 
Questão 02: O que caracteriza um animal peçonhento: 
A. Possuir apenas glândulas produtoras de veneno. 
B. Ter um aparato inoculador para injetar veneno no corpo da vítima. 
C. Ser capaz de produzir veneno apenas para capturar presas. 
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM 
Componente Curricular: Urgência e emergência Data: / / 
Valor: 10,0 Nota: 
Professor: Enfª. Karyne Amália Souza França 
Aluno (a): 
ORIENTAÇÕES 
QUESTÕES 
D. Ser inofensivo aos seres humanos. 
Questão 03: Cite no mínimo 4 tipos de animais peçonhentos. 
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________ 
Questão 04: A população de escorpião vem aumentando muito nos últimos 
anos, no meio urbano, e sua picada pode causar dor forte e imediata no local da 
picada, vermelhidão discreta e sudorese fina. Dentre as ações de primeiros 
socorros, até chegar ao hospital, recomenda-se a 
A. sugação do local da picada com aparelho ou boca para liberar o veneno. 
B. incisão no local da picada e nas bordas, desde que disponha de agulha 
ou lâmina de bisturi estéreis, para diminuir a absorção do veneno. 
C. aplicação de torniquete 5 cm acima do local da picada, quando nos 
membros superiores e/ou inferiores, para reduzir a distribuição sistêmica 
do veneno. 
D. aplicação de pomadas no local para impedir a penetração do veneno. 
E. limpeza do local com água e sabão. 
Questão 05: Durante o atendimento de um paciente adulto em parada 
cardiorrespiratória (PCR) na unidade de emergência, o enfermeiro inicia a 
ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Em relação ao protocolo de atendimento, 
qual das alternativas abaixo representa uma conduta correta e prioritária para 
maximizar as chances de reversão da PCR? 
A. Administrar ventilação assistida com dispositivo bolsa-válvula-máscara e 
manter a relação de 30 compressões para 2 ventilações. 
B. Priorizar a administração de medicações intravenosas antes das 
compressões torácicas. 
C. Aguardar a presença de um médico para iniciar as compressões 
torácicas. 
D. Aplicar desfibrilação automática apenas se o paciente apresentar ritmo 
sinusal. 
E. Realizar compressões torácicas intercaladas com respiração boca-a-boca 
a cada 30 segundos. 
Questão 06: Quais são os ritmos de parada chocáveis, necessitando o uso do 
desfibrilador? 
A. Atividade elétrica sem pulso e taquicardia ventricular sem pulso. 
B. Fibrilação atrial e assistolia. 
C. Taquicardia ventricular sem pulso e fibrilação ventricular. 
D. Fibrilação ventricular e fibrilação atrial. 
Questão 07: Sobre a atuação do enfermeiro em uma parada cardiorrespiratória 
em criança de um ano de idade, analise as opções abaixo e identifique com V 
as verdadeiras e com F as falsas. 
( ) As compressões cardíacas são realizadas na proporção de 30:2 (30 
compressões para 2 ventilações) 
( ) O profissional deve realizar as compressões na frequência de 100 a 120 
compressões por minuto. 
( ) As compressões não podem ser no intervalo 7cm - 10 cm de profundidade. 
( ) Ao identificar criança inconsciente, sem respirar ou com respiração 
agonizante e sem pulso, deve-se iniciar abertura de via aérea, seguida das 
compressões torácicas e ventilação adequada. 
A. V, V, V, F. 
B. V, F, F, V. 
C. F, F, F, V. 
D. V, V, V, F. 
Questão 08: Obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) consiste na 
obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente 
localizado na laringe ou traqueia. A aspiração de corpo estranho é a quinta 
principal causa de morte nos EUA, com risco aumentado em pacientes idosos. 
Em casos de obstrução grave da via aérea em paciente responsivo, o auxiliar de 
enfermagem deve: 
A. Iniciar reanimação cardiopulmonar com duas ventilações de resgate. 
B. Realizar manobra de Kristeller posicionando uma das mãos fechada, com 
a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide 
e a cicatriz umbilical; com a outra mão espalmada sobre a primeira, 
comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e 
para cima (em J); e repetir a manobra até a desobstrução. 
C. Realizar manobra de Heimlich posicionando uma das mãos fechada, com 
a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide 
e a cicatriz umbilical; com a outra mão espalmada sobre a primeira, 
comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e 
para cima (em J); e repetir a manobra até a desobstrução 
D. Realizar a nanobra de Chin-Lift, para o controle de vias aéreas, que 
consiste em posicionar os dedos de uma das mãos do examinador sob o 
mento, que é suavemente tracionado para cima e para frente, enquanto o 
polegar da mesma mão deprime o lábio inferior, para abrir a boca; a outra 
mão do examinador é posicionada na região frontal para fixar a cabeça 
da vítima. 
Questão 09: Considerando as manobras de suporte básico de vida (SBV) no 
adulto, analise o fluxograma abaixo e assinale a alternativa que preencha as 
lacunas corretamente: DEA: desfibrilador externo automático; RCP: 
Reanimação cardiopulmonar; SAV: Suporte Avançado de Vida. 
 
 
 
 
Questão 10: Na manobra de ressuscitação 
cardiopulmonar, a relação de compressão-ventilação deve ser de 20 
compressões torácicas para 2 insuflações. 
A. Certo B. Errado 
Questão 11: Considerando acidentes com animais peçonhentos ou venenosos, 
uma das condutas preconizadas, de acordo com o tipo de acidente, é: 
A. picada por cobra: realizar o garroteamento através do uso de torniquete 
sobre a região afetada pela picada para impedir a disseminação do 
veneno. 
B. contato com lonomia: aplicar vacina antirrábica. 
C. picada por aranha marrom: realizar a sucção sobre a região afetada para 
remoção do veneno. 
D. picada por escorpião: realizar a sangria sobre a região afetada para 
remoção do veneno. 
E. picada de cobra: se possível, lavar o local com água e sabão e 
encaminhar ao serviço de saúde. 
Questão 12: No que concerne aos acidentes com animais peçonhentos, é 
incorreto afirmar que: 
A. As crianças e os idosos são os que menos têm complicações decorrentes 
de acidentes com animais peçonhentos. 
B. A principal medida a ser tomada quando acidentado é procurar 
atendimento médico imediato, na Unidade de Saúde mais próxima. Não 
tentar nenhuma outra forma de tratamento. 
A. 1: 30 compressões + 1 respiração a 
cada 6 seg; 2: 2 ventilações 
(repetidamente), checar o pulso de 2/2 
min;3: manter ciclo até desfibrilador 
chegar; 4: choque indicado; 5: choque 
não indicado. 
B. 1: 30 compressões + 2 ventilações 
(repetidamente); 2: fornecer 1 
respiração a cada 6 seg, checar o pulso 
de 2/2 min; 3:manter ciclo até 
desfibrilador chegar; 4: choque 
indicado; 5: choque não indicado. 
C. 1: fornecer 1 respiração a cada 6 seg, 
checar o pulso de 2/2 min; 2: 30 
compressões + 2 ventilações 
(repetidamente); 3:manter ciclo até 
desfibrilador chegar; 4: choque 
indicado; 5: choque não indicado. 
D. 1: fornecer 2 ventilações 
(repetidamente), checar o pulso de 2/2 
min; 2: 30 compressões + 1 respiração a 
cada 6 seg; 3:choque não 
indicado; 4: choque indicado; 5: manter 
ciclo até desfibrilador chegar. 
 
C. A forma mais eficaz de tratamento para vítimas de cobras, escorpiões e 
algumas aranhas é o soro. O tratamento é mais eficaz, quando a pessoa 
ferida é tratada precocemente. 
D. Os soros antipeçonhentos são adquiridos pelo Ministério da Saúde e 
distribuídos às Unidades Federadas, chegando às unidades de saúde de 
referência para atendimento gratuito aos acidentados. 
Questão 13: Uma criança de 3 anos apresenta engasgo súbito, está consciente, 
mas com sinais de obstrução total das vias aéreas. A conduta imediata mais 
adequada para este caso é: 
A. Realizar compressões torácicas rápidas até a expulsão do corpo 
estranho. 
B. Posicionar a criança em decúbito ventral e iniciar ventilação assistida com 
bolsa-valva-máscara. 
C. Executar compressões na região epigástrica para dentro e para cima até 
que o objeto seja expelido. 
D. Pedir que a criança tente tossir vigorosamente e bater nas costas para 
desobstruir as vias aéreas. 
Questão 14: O engasgo ocorre quando algum alimento ou um objeto bloqueia 
as vias respiratórias, impedindo a realização da respiração. Nesse sentindo, 
analise as afirmações abaixo. 
I. Inicialmente, o socorrista deve acalmar a vítima e, posteriormente, aplicar a 
técnica conhecida como manobra de Heimlich. Nessa manobra, o socorrista 
posiciona-se logo atrás da vítima e coloca o braço ao redor do abdome dela. 
Uma mão fica fechada sobre a boca do estômago e a outra mão é posicionada 
em cima da primeira e a comprime. Os movimentos de compressão deverão ser 
feitos para dentro e para cima, permitindo que o objeto que está bloqueando a 
via respiratória seja eliminado. 
II. Em bebês, deve-se colocar a criança com a barriga para baixo sobre seu 
antebraço, deixando a cabeça mais baixa que o corpo, e dar cinco pancadas 
utilizando o punho da mão. Vire a criança para cima apoiando sua cabeça e 
deixando-a mais baixa que o corpo e observe se ocorreu a saída do objeto. Caso 
o objeto não tenha saído, aplique cinco compressões rápidas no tórax entre a 
linha dos mamilos utilizando os dois dedos maiores da mão. Se as manobras 
não funcionarem, pedir ajuda rapidamente e continuar tentando o procedimento. 
Está correto o que se afirma em: 
A. Apenas, a afirmativa I está correta. 
B. Apenas, a afirmativa II está correta. 
C. As afirmativas I e II estão corretas. 
D. As afirmativas I e II estão incorretas.
Questão 15: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma condição emergencial 
caracterizada pela cessação súbita das funções cardíacas e respiratórias, 
levando à falta de circulação sanguínea e oxigenação dos órgãos vitais. O 
atendimento imediato é importante para aumentar as chances de sobrevivência 
do paciente. Assinale a alternativa correta sobre o atendimento inicial em PCR. 
A. O desfibrilador deve ser usado imediatamente, sem compressões. 
B. A sequência correta é compressões, ventilação e desfibrilação, se 
necessário. 
C. As compressões devem ser feitas a 100/min. 
D. A ventilação é a prioridade, com compressões sendo secundárias.
Questão 16: Durante o atendimento em uma unidade de saúde, um paciente de 
40 anos, que aguardava consulta, apresenta uma parada cardiopulmonar e você, 
como está mais próximo no momento, dirige-se até ele para prestar os primeiros 
atendimentos. Com base nos seus conhecimentos, correlacione as colunas 
abaixo sobre a sequência a ser realizada na ressuscitação cardiopulmonar 
(RCP). 
1. Primeiro 
2. Segundo 
3. Terceiro 
4. Quarto 
5. Quinto 
6. Sexto 
( ) Desfibrilação 
( ) Recuperação 
( ) Ressuscitação avançada 
( ) Cuidados pós-PCR 
( ) Acionamento do Serviço de Médico de Emergência 
( ) RCP de qualidade 
Assinale a sequência CORRETA: 
A. 2, 1, 3, 5, 4, 6. 
B. 1, 2, 4, 3, 5, 6. 
C. 3, 6, 4, 5, 1, 2. 
D. 2, 6, 3, 4, 1, 5.

Mais conteúdos dessa disciplina