Logo Passei Direto
Buscar

Anotações sobre arquitetura de computadores por temas

User badge image
Victor Breia

em

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ANOTAÇÕES SOBRE ARQUITETURA DE COMPUTADORES POR TEMAS
Base computacional
1. Os sistemas autônomos e os roteadores de backbone são responsáveis por permitir a interconexão e a troca de pacotes (também chamados de datagramas) no ambiente de roteamento global.
2. As funcionalidades responsáveis do mobileOS de um celular são: Mostrar notificações, mostrar a carga restante da bateria e ler a tela touchscreen. 
3. Os SSDs e HDs são importantes em um computador pessoal PC, por conta de a memória RAM ser volátil.
4. Processadores tem medidas de Velocidade em GHz, número de núcleos e Cache em MB. A memória RAM tem medidas de velocidade em MHz, capacidade em GB e voltagem.
5. A grande vantagem do circuito integrado é a diminuição do tamanho do circuito. Essa evolução tecnológica permitiu a miniaturização dos componentes de computador.
Componentes de hardware
1. Os sistemas multiprogramáveis permitem que vários programas sejam executados simultaneamente, já os monoprogramáveis são dedicados a executar um único programa.
2. A principal função do barramento em um sistema de computação é transportar sinais de informação e controle entre componentes interligados.
3. A definição de localidade temporal é dada como: “sempre que o processador realiza um acesso de memória, é provável que, em curto tempo, ele acesse novamente o mesmo endereço”.
4. SDRAM (Single Data Rate) transfere dados somente na subida do sinal de clock. Enquanto a DDR-SDRAM (Double Data Rate) fazem transferências tanto na subida, quanto na descida do sinal.
5. Assembly é a linguagem classificada como baixo nível de abstração que está relacionada diretamente à arquitetura do processador. Também conhecida como Linguagem de Montagem.
6. Núcleo (kernel) é o conjunto de rotinas que oferece serviços aos usuários, às suas aplicações e também ao próprio sistema.
7. Implementação de Computadores é a parte do estudo da ciência da computação que trata dos aspectos relativos às partes do computador, e o seu entendimento é desnecessário para o programador.
8. A Unidade de controle (UC) é a área da UCP (processador) que realiza a movimentação de dados e instruções de E/S para o processador.
9. Exemplos de Instrução : Efetuar a soma de dois números, Mover um dado de um local para o outro, Adicionar 1 ao valor do número, Transferir 1 byte de dados da memória para uma porta de saída.
Representação de dados
1. Para calcular uma operação como (128Mbits – 2MBytes). Primeiro precisamos converter os Mbits em MBytes. Simplesmente dividimos o valor por 8. Então faríamos ((128/8)-2). Que resultaria em 14MBytes. E para ter esse valor em Kbytes, adicionamos 3 casas de zeros a direita. Assim teremos 14.000KB.
2. Para convertermos o número 1F2 que está na base 16 para a base 2, separamos cada algarismo e consideramos cada um com o valor da base 10. Ou seja (1 | F=15 | 2). Depois para cada algarismo fazemos uma tabela com os números ( 8 | 4 | 2 | 1 ). O algarismo deve dar o valor exato da soma entre esses quatro números. O(s) número(s) que foram usados nessa tabela representarão 1 e o(s) que não forem representarão o valor 0. A sequência de quatro zeros e uns substituirá a posição de cada um dos algarismos.
Em resumo: (1=0001),(F=15=1111),(2=0010). Logo, 1F2 na base 16 convertido para a base 2 é 000111110010.
3. Para realizar o cálculo 6+3 em linguagem de máquina (base binária), primeiro indicamos o tipo de cálculo (adição), depois o valor de cada um dos números em base binária. Basicamente seria representado assim: (+ 6 3). Tendo a tabela da conversão de cada um desses valores em binário, a instrução seria: 1010 0110 0011
4. A operação 4765 + 3552 na base 8 resultaria em 10537. A soma é feita da seguinte forma: Cada unidade somada da direita para a esquerda, ao ultrapassar o valor 8 representará o valor “10”, então o valor ultrapassado desce como resultado da soma unitária
5. Para convertermos o valor binário 1011 1001 1000 na base 16 (hexadecimal) podemos substituir os valores de acordo com a tabela de instruções binárias. Que resultará em B 9 8 
Lógica Digital
1. A expressão A+(B.C) é equivalente a (A+B).(A+C). Ou seja, A ou (B e C) equivale o mesmo que (A ou B) e (A ou C).
2.

Mais conteúdos dessa disciplina