Logo Passei Direto
Buscar

Trabalho Guilherme corrigido

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
JOSÉ GUILHERME BASÍLIO REIS
DANÇAS E RITMOS- AEROBICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Cidade
2020
Cidade
Capanema
2022
Cidade
Ano
JOSÉ GUILHERME BASÍLIO REIS
DANÇAS E RITMOS- AEROBICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Pitagoras Unopar, como requisito parcial à conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Física.
Docente supervisor: Prof. Ms. Bruno José Frederico Pimenta
Capanema
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
1	TEMA	5
2	JUSTIFICATIVA	6
3	PARTICIPANTES	7
4	OBJETIVOS	8
5	PROBLEMATIZAÇÃO	9
6	REFERENCIAL TEÓRICO	10
7	METODOLOGIA	15
8	CRONOGRAMA	17
9	RECURSOS	18
10 AVALIAÇÃO	19
CONSIDERAÇÕES FINAIS	20
REFERENCIAS..........................................................................................................21
INTRODUÇÃO
O projeto a ser apresentado nesse conjunto de informações é baseado na Dança e nos Ritmos. A dança é o ato de mover-se demonstrando sentimentos e emoções. É um estado de espírito, onde conseguimos uma conexão mais íntima e profunda com nós mesmos. É uma detalhada fonte de movimentos rítmicos que são ao mesmo tempo expressivos e desafiadores. Uma obra de arte desenhada pelo corpo desempenhando o método mais simples e saudável de exercitar a mente junto à matéria, tendo também como um dos principais benefícios a formação e manutenção da personalidade.
Esse Projeto terá como base informações levantadas através de pesquisas e práticas relacionadas a Dança. Este texto pretende discutir a combinação dos fatores da ação motora com o resgate das emoções despertadas pela dança, entendendo que tornará a prática um método positivo na relação mente-corpo, modificando de forma positiva a percepção corporal, tanto no seu aspecto proprioceptivo (esquema corporal), como emocional (imagem corporal).
Cronogramas e avaliações de como elaborar o Projeto serão destacados também, para que toda a informação seja passada de forma clara e concisa, para que o tema escolhido seja trabalhado de forma ampla e correta, para que o desenvolver na dança possa significar o evoluir como pessoa, seja no pessoal ou social.
21
TEMA 
DANÇAS E RITMOS- AEROBICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A dança como atividade física, favorece os princípios de qualidade de vida como uma atividade estimuladora promotora da integração e geradora de movimentos evolutivos e graciosos, e complementa os movimentos necessários para obter os benefícios que o movimento corporal pode trazer.
 A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.
 O afeto recebido, o reconhecimento, o poder de realização e as perspectivas de vida podem ser compartilhados com atividades, dando-lhe oportunidade de, não apenas conhecê-las, mas também de conhecer a si próprio, além de vencer desafios motivados pelos seus próprios atos, demonstrando possíveis potencialidades de integração com as pessoas para atender às necessidades afetivas e sociais. 
A dança como meio de promoção de saúde e sendo uma modalidade muito praticada por grupos de idade avançada, é considerada uma das mais completas formas de atividades, pois trabalha o físico, o psicológico e também o social que nessa fase da vida são afetados por vários fatores relacionados ao tempo. 
A dança aumenta a possibilidade de socialização, estimulando sentimentos de confiança, igualdade, apoio mútuo, o que permite aos praticantes da dança a melhoria nas disposições física e mental.
Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização.
A dança alivia o estresse e melhora o condicionamento físico e cardiovascular, o que contribui para o emagrecimento. Cada tipo de dança tem sua particularidade em relação aos movimentos, ritmos e intensidades. Para aprender a executar os movimentos corretamente, precisamos de dedicação, muita paciência e muitas aulas sem o dinamismo esperado, por que quando o professor começa a acelerar a aula, os alunos já não conseguem acompanhar corretamente.
JUSTIFICATIVA
A escolha do Tema para esse projeto é muito importante para o desenvolvimento escolar, a dança como Tema desse projeto relata as formas de aprender através da dança e isso é muito gratificante pra quem já trabalha na área. Dar ênfase na construção do mesmo relatando a dificuldade encontrada é pautar a importância que isso contribui na vida de todos os envolvidos.
 As atividades de dança aeróbicas são conhecidas pelo movimento constante do corpo e por promover o gasto intenso de calorias. Além disso, praticar exercícios aeróbicos regularmente, como caminhar, dançar ou nadar pode trazer uma série de benefícios à saúde, entre eles o aumento da expectativa de vida. A Associação Americana do Coração (American Heart Association) recomenda a prática semanal de pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos (1 hora e 15 minutos) de exercícios de alta intensidade. 
Com a pratica dos movimentos combinados, e com os demais fatores que contribuem para o bom desenvolvimento, praticar aeróbica traz vários benefícios para o corpo promovendo saúde e bem-estar. A junção dos movimentos listados abaixo são alguns dos benefícios que o corpo recebe.
• Combinada com uma dieta saudável, ajuda a emagrecer ou manter as medidas corporais. 
• Embora inicialmente a atividade aeróbica possa causar cansaço, a médio prazo é possível conquistar maior resistência corporal e perceber redução da fadiga. 
• Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, deixando o corpo menos suscetível a doenças virais, como gripes e resfriados. 
• Reduz o risco de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, doenças cardíacas, pressão alta, diabetes tipo 2, derrame, etc. 
• Ajuda a baixar a pressão arterial e controlar o açúcar no sangue. 
• Aumenta o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo. 
• Fortalece os músculos, ajudando a manter a mobilidade à medida que os anos vão passando. 
• Pelo menos 30 minutos de exercício aeróbico três vezes por semana ajuda a reduzir o declínio cognitivo. 
• Reduz a tensão, a ansiedade e promove o relaxamento.
 
PARTICIPANTES
Alunos com faixa etária entre 13 anos e 14 anos
Turmas de 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais
Os participantes dessa faixa etária vamos trabalhar a coordenação motora e ajudar a gastar energia para dormir melhor. Além disso, ajuda a prevenir doenças, como as doenças cardiovasculares. Reduz o risco de ansiedade e depressão, e também ajuda no controle do estresse.
Esse tipo de exercício estimula e fortalece o coração e os pulmões, melhorando o condicionamento físico. Além disso, ele trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma sincronizada, sendo excelente para coordenação motora.
OBJETIVOS
	OBJETIVO GERAL
	· Compreender e promover conhecimento através da dança e dos movimentos
	OBJETIVO ESPECIFICO
	· Instigar as pessoas a perceberem quais capacidades físicas são trabalhadas e como o corpo reage;
· Relacionar a atividade com a melhora da autoestima, bem estar, e controle do estresse;
· Aprimorar a coordenação motora e promover melhoria física e força no corpo
PROBLEMATIZAÇÃO
A música desperta emoções e os movimentos da dança ajudam a expressá-las de forma natural e sem inibição. Dançar ajuda a canalizar, inclusive, emoções negativas como a raiva e a angústia, contribuindo para um controle saudável da carga emocional.	
O grande problema encontradoé a inibição dos alunos relacionados a dança. A maior parte ainda se sente envergonhado ao praticar a danças de ritmos mais intensos, pois, não conseguem acompanhar ou se movimentar da forma correta que o exercício exige.
O Projeto de Ensino com o tema Danças e Ritmos- Aeróbica na educação física escolar traz em seu conceito uma linguagem mais livre, na qual a espontaneidade e a criatividade não têm limites, no qual o corpo ao compasso da música é uma atividade prazerosa e que ajuda a relaxar. Enquanto você dança e se concentra para coordenar os movimentos, deixa de pensar nas preocupações e problemas do dia a dia.
Com o projeto em pratica é muito importante utilizar recursos para fazer com que as pessoas se sintam mais autoconfiante, pois ajuda a vencer medos, como o da exposição. A cada novo passo aprendido, a cada nova coreografia decorada, um logro é alcançado. Isso reforça a sensação de segurança, o sentimento de ser capaz. Toda essa satisfação conseguida na dança acaba se refletindo em outras esferas da vida da pessoa.
Ser inibido ou tímido não é motivo para desistir de fazer algo, e é assim na dança. Por isso, mesmo que alguém diga algo desagradável, outra pessoa poderá ter uma opinião favorável e assim por diante. Perder a timidez não é tentar se entrosar com todo mundo, em vez disse procure estar perto de pessoas e amizades de quem lhe faz bem.
A pessoa inibida cria vários cenários desastrosos antes de enfrentar qualquer desafio, passar por imprevistos não é ruim desde que isso não faça você desistir. Perder a timidez não é enfrentar qualquer situação de maneira intempestiva, mas permitir espaço ao otimismo.
A problematização a ser melhorada através da dança é fazer com que os alunos envolvidos sejam mais expressivos e espontâneos emocionalmente, deve ser ver de outra forma, demonstrar, falar sobre ou agir libertando seus sentimentos.
REFERENCIAL TEÓRICO
O primeiro documento que apresenta um ser humano indiscutivelmente em ação de dança tem 14000 anos; o período histórico começa apenas cerca de oito séculos antes da nossa era. Esses períodos cobrem culturas bem diferentes. (SILVA,2016). Ou seja, a dança vem através do homem desde o princípio. Segundo alguns artigos, nos tempos primordiais, a dança vem como uma manifestação cultural ou como uma forma de se expressar. Para o senso comum, a dança caracteriza-se como atividade associada à expressão corporal e a arte (MONTEIRO; GREGO, 2003).
Hoje em dia existem profissionais que ministram aulas dança, trazendo várias satisfações aos envolvidos que buscam uma atividade física mais dinâmica, sem a monotonia da musculação, por exemplo, a qual proporciona ao aluno/cliente satisfação ao está praticando está forma de atividade física. 
Mas segundo Amaral, a dança passou por vários momentos até a chegada do profissionalismo, de início era usada mais para rituais, casamentos, acasalamentos, magia e até em puberdades. Nos tempos mais remotos da história, já ficou registrado, por diversos autores, que os seres humanos dançavam. A dança era parte viva e funcional das comunidades, uma verdadeira reação e interação com o universo no qual se vivia (AMARAL, 2009).
Segundo Szuster (2011, p. 29) “a dança enquanto atividade física tem muitos benefícios, melhora elasticidade muscular, melhora movimentos articulares, diminui o risco de doenças cardiovasculares, problemas no aparelho locomotor e sedentarismo, reduzindo o índice de pressão”. Já são comprovadas as progressões na qualidade de vida relacionados a dança. 
A dança é uma atividade recreativa identificadas como uma das intervenções de saúde mais significativa na vida das pessoas e idades mais avançadas. (SALVADOR, 2004), assim dança devido a sua dinâmica através dos movimentos corporais, traz benefícios à saúde de qualquer indivíduo. Então, a dança é praticada em várias gerações e em todas as idades.
 Em crianças a dança surge mais como educativa, com disciplina, através da dança, crianças crescem com a disciplina educacional como escolares, alimentares, posturais.
 Para jovens acredita-se que dança vem como uma forma de sociabilização, uma forma de se sentir bem em um grupo, autoconfiança e até por diversão. Na fase adulta a dança surge mais como uma atividade física de lazer, se socializar, interação, “sair da rotina”, enfim, acredita-se que a dança na fase adulta tem vários fatores a ser praticada. 
“Acredita-se que a dança enquanto exercício físico sistematizado e regular, melhora a condição física, das atividades diárias e psicológicas do indivíduo, tornando o idoso mais autônomo e autoconfiante” (SOUZA; METZNER,2012). Ou seja, a dança é uma atividade física prazerosa em as fases da vida de uma pessoa.
Estudos apontam que existem vários fatores como metas, intenções e interesses que mostram ser motivadores para a prática de atividade física (ARSEGO, 2012, p. 28). Segundo Arsego (2012), quando se menciona a necessidade de uma disciplina, por parte do praticante emerge a noção de que existe uma interação entre motivações de ordem pessoal associada a outras motivações exteriores a ele.
Dança aeróbica pode ser qualquer atividade física caracterizada pela prática de exercícios isotônicos, ou seja, esforços musculares em que existe a manutenção da tonicidade muscular, com modificação do comprimento e volume da mesma medida do tempo. Geralmente são exercícios em que não há uma exaustão por acúmulo excessivo de ácido láctico, onde o consumo de oxigênio pelo músculo é proporcional, e que, por conseguinte o ganho anabólico é menor quando comparado com os exercícios anaeróbios.
As ginásticas envolvendo exercícios aeróbicos foram originadas e sistematizadas a partir dos estudos do cardiologista norte-americano Kenneth Cooper, nas décadas de 1960 e 1970. Tais estudos visavam comprovar a eficiência desse tipo de exercício para a melhora de condições cardiovasculares e também para o emagrecimento. Portanto, seus estudos fundamentaram métodos de treinamento físico que usam padrões de movimento e acompanhamentos musicais para a melhora cardiorrespiratória e metabólica.
A dança aeróbica pode ter vários tipos como a step, espetacular, jump e outras, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Os elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.
A aula de ritmos é onde através dos vários tipos de músicas como, axé, funk, Reggaeton, forró, sertanejo, pop, samba, entre outros, os alunos praticam através de coreografias, com uma duração de 45 a 60 minutos trabalhando estes diversos tipos de ritmos diferentes. “Queimando calorias, tonificando os músculos, melhorando o condicionamento físico e a coordenação motora de uma forma dinâmica e muito divertida. (ARSEGO,2012).
A dança aeróbica desenvolve uma grande capacidade cognitiva, que beneficia de inúmeras formas os indivíduos que praticam essa atividade, não apenas trabalhando na prevenção e na melhoria de vida, embora nem todos tenham a ciência dos benefícios dessa modalidade. Segundo Fernandes et al. (2018), a prática da ginástica ajuda na melhora da flexibilidade, na coordenação motora, na autoestima, na musculatura do corpo, no índice de gordura, ajuda na socialização, nas funções cardiovasculares e no estresse diário, sendo evidente que no século XXI, este último, o estresse, é um dos grandes fatores que causam prejuízo à saúde. 
Anibal e Romano (2017) confirmam que no ano de 2020 o indicativo de depressão será a maior causa de doença no mundo, seguido da doença coronária. Por outro lado, a atividade física apresenta controle preventivo e eficácia na redução de sintomas, gerando um impacto positivo na saúde física e psicológica.
O exercício físico é uma ferramenta importante para a promoção da saúde, pois a sua realização de forma contínua ajuda na prevenção de doenças crônicas. Segundo Vargas (2017), para que tenha um aumento na aptidão física e se possa reduzir os riscos, são recomendados 150 minutos de exercício aeróbico em intensidademoderada, se for realizado ao longo da semana, mas para que isso tenha um resultado ainda melhor é necessário o acompanhamento de um profissional de educação física, para praticar a modalidade escolhida e realizá-lo de forma coerente, a fim de que não venha trazer prejuízo à saúde e assim oferecer as melhorias através de um planejamento e de uma prescrição independentemente da modalidade.
Por esse motivo, a educação física se torna uma área na saúde importante, pois através de suas práticas, pode interferir de forma positiva e significativa na vida daqueles que escolhem praticar uma modalidade de exercício, principalmente quando se refere à ginástica aeróbica, por ser uma das modalidades que mais trabalha o corpo em si, de uma forma total em uma única sessão. 
A atividade física é repleta de benefícios à saúde, como o auxílio no controle de doenças e prevenção. Pessoas que realizam quaisquer tipos de exercício físico só tendem a ganhar, visando o melhor para a sua saúde e para a qualidade de vida. Segundo Lemes et al. (2020), os benefícios relacionados à atividade física são fornecidos para pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. Além do mais, a atividade física age como proteção para doenças metabólicas e cardiovasculares, ajuda a prevenir a obesidade, aumenta a aptidão física e proporciona uma melhora na saúde física, mental e no desempenho cognitivo. 
Todas as modalidades caracterizadas como exercício físico são de grande desenvolvimento para a saúde. Dessa forma, a modalidade da ginástica aeróbica tem muito a oferecer com relação a quesitos físicos, psicológicos e sociais. Segundo Vieira (2013), a ginástica é uma modalidade desportiva que envolve a prática de diversos movimentos, exigindo coordenação motora, força e flexibilidade. Esses movimentos são essenciais para aprimorar as habilidades físicas já encontradas no indivíduo, assim, os elementos gímnicos irão aprimorar as capacidades e as habilidades do indivíduo.
Em sentido estrito, chama-se ginástica aeróbica as atividades físicas caracterizadas por movimentos rítmicos e intensos com elevado gasto calórico pois, exige bastante da pessoa e gera impacto sobre as articulações, deixando a pessoa mais saudável a partir do momento em que ela começa a se exercitar e criar movimentos, estes causadores de esforço físico que pode ser suprido pela oxigenação normal da respiração, quase sempre acompanhados de música, e que produzem um aumento metabólico e uso de substratos benéficos ao organismo.
A dança tornou-se mais eclética, com várias modalidades de danças para os alunos. Juntamente, com a dança aeróbica vieram as danças com equipamentos, como, STEP TRAINING que é uma aula coreografada com movimentos sobre o STEP. Outra muito parecida com esta é a aula de JUMP. Aulas de ritmos, que são coreografias mais específicas, dança do ventre, dança de salão, ZUMBA, entre outras. 
Para Goulart (2008, Apud NEVES, 2011, p. 20), “a aula de Jump não é uma atividade aberta à qualquer população: algumas patologias e lesões tornam imprópria ou impossível a prática da modalidade, como: labirintite, osteoporose, lesões ligamentares de joelho e tornozelo e hérnia de disco. ”.
Os principais benefícios de uma aula de JUMP são: aumento da resistência aeróbica; melhora de ritmo, velocidade e agilidade; aumento da resistência muscular dos membros inferiores; melhora do equilíbrio dinâmico e estático; redução do percentual de gordura corporal; redução do stress; prevenção de osteoporose; auxílio no combate à celulite. Segundo Goulart (2008, Apud NEVES, 2011, Pg. 20).
Para Sartor e Bom (2015) a Zumba é uma modalidade de exercício físico proveniente do desenvolvimento da ginástica aeróbica e se constitui como uma mistura de dança com ginástica, que incorpora músicas latinas e internacionais. A as músicas latinas com os movimentos fáceis e repetitivos, a Zumba vem atraindo até o público da terceira idade. “Enquanto os passos de dança aumentam a frequência cardíaca proporcionando um trabalho cardiovascular, as variações de fitness possibilitam o treino muscular.” (FERREIRA, 2014). Com isso, a soma da coreografia com os movimentos fitness usando mais a resistência muscular nas aulas de Zumba, utilizando energia da via aeróbica e anaeróbica ativas nos movimentos sequenciados.
De acordo com Dantas e Santos (2017), a prática de exercício físico possui uma redução estatisticamente significativa com relação à redução de alguns fatores, como a ansiedade e a depressão, fazendo assim com que os neurotransmissores contribuam para a redução dessas e de outras patologias. 
Dessa forma, Lima et al. (2016) abordam que a melhor forma para evitar ou minimizar os declínios físicos, sociais e psicológicos que acompanham o idoso é a atividade física, pela qual é demostrado resultados positivos sobre doenças, como o diabetes, doenças coronarianas, o estresse, obesidade e na melhora da aptidão funcional
METODOLOGIA
O presente projeto insere-se na área das danças, promovendo ações sociais na melhoria de vida através do ensino, pesquisa e extensão, contribuir para a formação crítica dos sujeitos envolvidos em cada etapa de todo o processo.
A intenção do projeto é que os envolvidos sintam a dança, expresse suas emoções, seus sentimentos através dela, saiba criar e recriar movimentos dando sentidos e significado para ato de dançar e apreciar esta arte. 
Nas ações do projeto desenvolvemos a dança Aeróbica como objeto de ensino, compreendendo que a mesma possibilita a experimentação de diferentes técnicas corporais para o processo de aprendizado, criação e composição, confrontando-a e dialogando com outras perspectivas e estilos de dança.
O início do estudo foi executado com a formação teórica sobre o tema, iniciando-se por uma pesquisa bibliográfica e análise preliminar sobre o tema de pesquisa, permitindo observar e analisar quais serão os benefícios do exercício físico se realizados como forma preventiva em combate às doenças crônicas não transmissíveis. Assim, a pesquisa foi realizada com análise de dados obtidos, através de referenciais teóricos já publicados. 
A pesquisa-ação possui três objetivos principais: a resolução de problemas, a tomada de consciência e a produção de conhecimentos. Nesta pesquisa e extensão esperou-se a tomada de consciência, visto que o tempo destinado à pesquisa é mínimo para se almejar resolução de problemas e a produção de conhecimentos. 
· Professor: teve a intenção de perceber, descrever e analisar o universo de conhecimentos sobre dança de todos os participantes, bem como os valores e compreensões atribuídas à mesma; facilitar e auxiliar os envolvidos a construir, trilhar, controlar e a tentar descrever suas práticas pedagógicas de dança. 
· Alunos e Professor: intervir e buscar recursos para que os alunos cheguem no objetivo de construir práticas pedagógicas utilizando a dança. 
· Alunos (as): usufruir as práticas dançantes bem como participar ativamente do processo de construção pedagógica do ensino da dança, uma vez que opinavam e traziam propostas instrumentais que possibilitaram a elaboração das mesmas. 
A implementação foi realizada com um público alvo de idade entre 13 anos e 14 anos, explicando cada movimento que seria utilizado. O trabalho foi desenvolvido durante 03 (três) aulas de 50 minutos, compostas por aulas teóricas e práticas, foi utilizado o espaço da quadra escolar.
 Em um primeiro momento apresentou-se o tema e objetivo a ser trabalhado no projeto. Em seguida, realizado um questionário diagnóstico para identificar o conhecimento e as dificuldades encontradas por cada participante.
No segundo encontro realizou-se a análise da avaliação diagnóstica e discutiu-se sobre a história da dança como quesito de integração dos movimentos do corpo, com objetivo de oportunizar o conhecimento e de como utilizar esse recurso para o bem estar. 
O terceiro encontro trabalhou os fundamentos básicos da Ginastica e da Dança Aeróbica com o objetivo dos alunos conhecerem os movimentos que fazem parte desta modalidade.
CRONOGRAMAPlanejamento
	01/08 a 10/08- No mês de Agosto/22 foi feito a escolha do Tema abordando a dança como pratica nas aulas de Educação Física.
	Planejamento
	20/08 a 30/08- Ao finalizar Agosto/22 foi realizado o levantamento de dados para trabalhar no projeto de ensino.
	Planejamento
	01/09 a 10/09- No mês de Setembro/22 foi feito a elaboração do Projeto digitando todos os assuntos relacionados a Dança nas escolas.
	Execução
	01/10 a 30/10- No mês de Outubro/22 foi feito o Planejamentos das aulas e execução ao público alvo (alunos entre 13 e 14 anos)
	
	
RECURSOS 
· Informações dos Participantes
· Pesagem
· Medição de Pressão
· Alongamento antes dos Exercícios
· Caixa de Som
· Quadra da Escola
· Apresentação de movimentos de dança
· Notebook
 
10 AVALIAÇÃO
Os resultados indicam que o programa aplicado seguiu os padrões básicos da progressividade, tendo-se em vista que a intensidade partiu da leve para a moderada, com indicação dos próprios envolvidos (Alunos).
A proposta inicial foi juntar duas turmas de 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais (alunos com idade entre 13 e 14 anos) e incluir cada um ao Projeto Danças e Ritmos. Foi realizado entre os alunos atividades que comprovam como a dança é importante no contexto escolar por que é um conteúdo diversificado, amplo para inúmeras temáticas em que o aluno possa vivenciar tal prática. Eles teriam que escolher um movimento de dança, falar um pouco sobre a mesma e depois apresentar esse movimento para todos.
· Tema- Danças e Ritmos 
· Aeróbica na Educação Física Escolar
A meta do Projeto foi obtida através dos resultados que cada indivíduo apresentou, a prática de atividade física de forma regular é obtida como uma das estratégias de maior relevância para a melhoria das condições de saúde, além de adotar outros comportamentos, como uma dieta saudável e o controle e redução do tabaco e do álcool.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A busca por atividades físicas hoje em dia é bem mais frequente, pelo fato dos benefícios que ela proporciona e o prazer antes e depois das aulas frequentadas. E pessoas de todas as idades frequentam uma sala de ginástica com seus objetivos a serem alcançados. 
Nesse Projeto de Ensino, foi demonstrado que existem várias dimensões que motivam a prática das aulas de dança nas escolas, em academias, ao ar livre e em outros ambientes e que atualmente o número de modalidades é imenso, disposto ao agrado de cada envolvido que almeja frequentá-las. 
 A pesquisa demonstrou que com as aulas de dança, ocorre a diminuição do estresse, aumenta o grau de sociabilidade entre os alunos e melhorando até o seu convívio social, ou seja, a forma de uma pessoa interagir com o próximo. A saúde que é a que mais motiva um cliente de meia-idade, pois se torna evidente a melhoria na qualidade de vida dos praticantes.
 A música animada transmite alegria para quem pratica as aulas de dança aeróbica e até o professor torna-se um ponto motivador na escolha da prática desta modalidade para todos. As pessoas que vão à procura das aulas com essas motivações citadas a cima, tornam-se mais felizes, porque além de conseguirem melhorias na saúde física e estética, a saúde mental vem como um “bônus”, recebendo assim resultados inesperados, tornado a prática da atividade física prazerosa e sendo muitas vezes a sua principal forma de lazer.
REFERÊNCIAS
ARSEGO, Nígia. Motivação á pratica regular de atividades físicas nas academia de ginástica: uma revisão de literatura. Monografia (bacharelado em Educação Física) Universidade Federal do Rio Grande do sul, Porte Alegre, 2012.
DANTAS, E. H. M.; SANTOS, C. A. S. Aspectos biopsicossociais do envelhecimento e a prevenção de quedas na terceira idade. Joaçaba: Unoesc, 2017.
FERNANDES, A. M. B. L. Efeitos da prática de exercício físico sobre o desempenho da marcha e da mobilidade funcional em idosos. Fisioterapia em Movimento, v. 25, p. 821-830, 2012.
FERREIRA, Joana. Caracterização da intensidade de esforço de uma aula de Zumba Fitness. Dissertação do mestrado de Atividade Física e Saúde - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2014.
LIMA, Alexsandro Carneiro de. et al. BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A APTIDÃO DO IDOSO NO SISTEMA MUSCULAR, NA DIMINUIÇÃO DE DOENÇACRÔNICAS E NA SAÚDE MENTAL. BIUS-Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, v. 7, n. 2, 2016.
MONTEIRO, Henrique Luiz; GREGO, Lia Geraldo. As Lesões na Dança: sintomas, causa situacional e tratamento. Revista Motriz. Rio Claro, v.9, n.2, p.63-71, 2003.
NEIVA, Gabriela; GOMES, Euza; Costa, Juliana. ACADEMIAS DE GINÁSTICA SÓ PARA MULHERES: INOVAÇÃO OU TRADIÇÃO. Trabalho de mestrado em educação física, Rio de janeiro, 2006.
SALVADOR, M.A. Importância da atividade física na terceira idade: uma análise da dança enquanto atividade física. Revista Primeiros Passos. 2004.
SARTOR, Franciele; BOM, Francine. CORRELAÇÃO ENTRE A FREQUÊNCIA CARDÍACA E A PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO EM AULAS DE ZUMBA®. Trabalho de conclusão de curso- TCC (bacharelado em educação física) Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, 2015.
SILVA, M.C. da; ROMBALDI, A.J.; AZEVEDO, M.R; HALLAL, P.C. Participação atual e passada em academias de ginástica entre adultos: prevalência e fatores associados. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. vol.13, n.1, 2008.
SOUZA; J.C.L; METZNER.A.C. Benefícios da dança no aspecto social e físico dos idosos. Revista Fafibe On-line. São Paulo, n.6, p.8-13, 2013. 
SZUSTER. Estudo qualitativo sobre a dança como atividade física em mulheres acima 50 anos. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) de Bacharel em Educação Física, Porto Alegre – RS, 2011.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_aer%C3%B3bica 
Acessado na data de 15/11/2022
https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/ginastica-aerobica
Acessado na data de 15/11/2022
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina