Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

5 regras obrigatórias para esteticistas profissionais
É preciso se colocar na posição do cliente para entender o que ele espera de um profissional. Portanto, confira abaixo o que fazer e não fazer para ter sucesso na carreira de estética.
1. Nunca mascar chiclete e sempre estar com bom hálito
Para manter uma aparência profissional, nunca masque chiclete ao trabalhar com um cliente, opte por balas de menta em seu lugar. Outra dica é nunca comer alho na noite anterior quando for fazer um tratamento facial para evitar qualquer mau hálito vindo da sua boca (tomar cuidado com cafés nos intervalos, pois se não escovar os dentes após o café, além de amarelar os dentes pode causar mau hálito). Ao trabalhar com clientes, seu rosto fica sempre a poucos centímetros do rosto do cliente, por isso é muito importante manter um bom hálito fresco.
2. Nunca utilize perfume e prefira utilizar sabonetes neutros
Por trabalhar bem próximo ao cliente, é importante não usar qualquer aroma que pode ser ofensivo ao seu cliente. O perfume pode ser gostoso para você, mas para seu cliente pode ser muito ruim, afinal gosto é gosto. Ao tomar banho, prefira sabonetes neutros para manter uma boa higiene e evitar odores fortes de suor.
3. Use cores neutras de esmaltes nas mãos e mantenha as unhas limpas e curtas
Isso é importante para manter a sua aparência profissional enquanto você veste seu jaleco branco da clínica, opte por usar esmaltes cores nude (rosa pálido), o que transmitirá mais profissionalismo, limpeza e seriedade na sua imagem profssional. Sabemos que toda mulher adora usar esmaltes coloridos, esmaltes que estão na moda, mas devemos sempre nos colocar no lugar do clientes: será que ele se incomoda com uma esteticistas que possui unhas grandes e coloridas?
4. Cumpra sempre os seus horários, mantenha-se no cronograma da agenda
Programe-se para atender todos os clientes em seus devidos horários, deixe intervalo de pelo menos 15 minutos para atendimentos entre os clientes pois se ocorrer algum imprevisto você tem esse tempo extra para manter o horário de atendimento de cada cliente. Se algum cliente seu atrasar, mantenha-o informado que o tratamento pode ser interrompido mais cedo, faça ele entender que ele vai atrasar todos os demais clientes do dia, e caso ele fique ofendido, é melhor um ofendido do que deixar os demais clientes ofendidos devido o atraso no atendimento.
5. Lembre-se que os clientes estão lá para fazer o tratamento e não para conversar. Seja um bom ouvinte
Como um prestador de serviços, você está lá para atender as necessidades do seu cliente. Seja um bom ouvinte e ouça as preocupações do seu cliente com sua pele ou qualquer outro assunto que eles desejam falar. Você está lá para ouvir. É importante estar consciente do fato que este é o tempo do seu cliente e dê a eles uma boa experiência na sua clínica.
Ser esteticista tem que se levar muito a sério, você deve sempre se preocupar em dar a melhor experiência ao seu cliente para que ele possa retornar futuramente. Leve em consideração essas 5 regras para esteticistas para que você dê ao cliente um bom atendimento.
Orientações Gerais:
· Todo aluno receberá o material didático referente ao módulo, no primeiro dia de aula e deverá zelar pela sua guarda e manutenção.
· Para o recebimento do certificado é necessário o cumprimento das seguintes condições:
· Frequência mínima exigida (75% do total de aulas dadas) no módulo.
· Média obtida em avaliação teórica e prática igual ou superior a 6,0.
· Estar em dia com o pagamento das mensalidades.
· Fica PROIBIDO: Filmar, Gravar e/ou Fotografar as aulas teóricas e/ou práticas, sem autorização prévia emitida pela direção escolar.
· Fica PROIBIDO o uso de aparelho celular, MP3 e afins em sala de aula.
Designer de Sobrancelhas
A sobrancelha é um dos itens mais importantes da beleza, pois é considerada a moldura do
Rosto. 
Traçar um modelo adequado para cada tipo de rosto é o que faz a designer de
sobrancelhas.
Com o desenvolvimento da cosmetologia, encontramos vários recursos para embelezar as sobrancelhas, por meio do trabalho da designer que consegue encontrar um modelo ideal para cada tipo de rosto, tornando-o mais harmonioso e proporcionando beleza aos olhos.
Os recursos utilizados pela designer de sobrancelhas podem ser: naturais, semipermanentes ou definitivos.
 Classificação dos tipos de sobrancelhas:
 
Modelagem das Sobrancelhas e Técnica de Medida
A moldagem das sobrancelhas não é um trabalho tão simples como se imaginava e deve ser feito de maneira adequada e segura, após um estudo completo da fisionomia e da sua localização no rosto. Para isso, iniciamos pela centralização das sobrancelhas, observando, se o tamanho, o formato e o alinhamento estão em harmonia.
A seguir, passaremos as medidas e ao alinhamento das sobrancelhas. Para isso precisamos de um instrumento de medida chamado paquímetro, de um lápis para as marcações e uma escovinha, para o excesso de pelo comprido.
Hoje existem duas formas de se fazer as medidas e as marcações da Sobrancelhas.
As marcações básicas são :
- Inicio da sobrancelha: imagina-se uma linha reta, que passa pelo canto externo do nariz até o canto externo do olho.
· Término da sobrancelha: imagina-se uma linha na diagonal que vai do canto externo do nariz até o canto externo do olho.
· 
Ponto mais alto da sobrancelha: imagina-se uma linha na vertical que passa pelo canto externo da pupila e depois ligaremos os pontos com lápis branco. 
 As marcações avançadas são:
1: A Encoste o paquímetro levemente no canto externo do nariz em linha reta, e marcamos ponto A início da sobrancelha, as medidas mais usadas em media são (2.0 e 1.8 centímetros)
2: B Agora vamos encontrar o ponto alto , vamos mediar o tamanho da sobrancelha ( as medidas das sobrancelhas das mulheres Brasileiras são 5 , 5.5 ou 6 centímetros, encontrando o tamanho da sobrancelha, vamos dividir por duas partes, mas precisamos de uma parte maior que é o corpo da sobrancelha , e a parte menor que é a calda. Ex: se uma sobrancelha tem 5 centímetros 3 será para o corpo e 2 para calda.
3: C Final da sobrancelha
4: Com uma linha vamos ver se as sobrancelhas estão alinhadas na mesma altura, em uma linha reta , depois vãos fazer outro risco com alinha na parte de cima do inicio da sobrancelhas e outra na parte de baixo.
5: Precisamos saber a espessura do inicio e do ponto alto, para isso vamos usar o paquímetro, as marcações mais usadas para o inicio da sobrancelha são entre 7, 8 e 9 , milímetros, para o ponto alto sempre menos 2 milímetros.
 6: Agora vamos ligar os pontos feitos na marcação, podemos usar a régua ou a linha para ficar mais preciso, vamos tirar apenas os pelos que estão para fora da marcação. 
Observação: mostrar sempre para sua cliente se ela esta de acordo com o modelo, e se estiver falhas de pelos informar sempre a sua cliente.
Observe os desenhos que esclarecerão os procedimentos descritos:
 
Na foto a cima temos o ponto 1 que esta na mesma linha do 4, essa forma esta correta.
 
Se a ponta externa está abaixo da linha horizontal, temos uma sobrancelha caída, que dá ao rosto uma expressão de tristeza e de envelhecimento.
Agora que já conhecemos os tipos e medidas das sobrancelhas, podemos falar em sua modelagem propriamente dita, porque é a partir desses estudos que elegeremos o melhor formato para cada rosto, pois, posicionamento, altura, comprimento e espessura corretos, são indispensáveis para harmonia dos traços.
A modelagem das sobrancelhas vai definir sua expressão, através desta técnica é possível aproximar ou separar os olhos, diminuir ou aumentar as pálpebras.
Uma sobrancelha bem modelada deixa os olhos mais bonitos e o rosto mais harmonioso, melhorando a fisionomia, sugerindo ou reforçando a personalidade.
· Tipos de Pinças
Existe uma infinidadede modelos: fina, larga, chata, diagonal, ponta chata e ponta larga. O importante é ter em mãos uma pinça de boa qualidade e que possam ser esterilizadas, nos tipos diagonal, fina e quadradas.
Pinça quadrada: é a mais larga na ponta, deve ser utilizada para remover os pelos de sobrancelhas que tenham excesso.
Pinça fina (ponta de agulha): utilizada para modelar o desenho e para os fios muito curtos, após a limpeza do excesso com a pinça quadrada.
Pinça diagonal: utilizada para sobrancelhas que tenham excesso de pelos, e que seus pelos não sejam muito curtos.
· Procedimentos
Inicia-se o procedimento com a limpeza das mãos do profissional utilizando a loção Higienizam-te e do material com álcool 70%. Acomode a cliente em uma cadeira ou maca apropriada, limpe a região a ser trabalhada com a loção Higienizam-te com ajuda de um algodão. 
Retire os pelos no sentido do seu crescimento, encoste a pinça sempre na pele para retirar o pelo da raiz, caso contrário ele poderá partir e ficara mais dificultoso o trabalho. Após a retirada de todos os pelos e modelagem realizada, partiremos para o corte dos pelos compridos, que são visualizados com a ajuda de uma escovinha. Quando penteados para cima ou para baixo aparecem “pontas” estas devem ser cortadas sempre no sentido de moldura da sobrancelha, mas o corte deve ser feito sempre com cautela, para não cortar mais do que devemos.
Para finalizar limpe a região com loção calmante e aplique um gel calmante para aliviar a vermelhidão, caso ocorra.
· Influência do início da sobrancelha na modelagem
· Alongando o nariz: quando a cliente tem nariz largo e o olho muito grande, este tipo de sobrancelha (figura abaixo) é ideal para equilibrar.
Fazendo este leve bico na parte interna da sobrancelha, vai dar a impressão que o nariz afinou e o olho emendou.
· 
Para suavizar o nariz longo ou muito fino, e também aproximando os olhos separados.
Arredondando a parte interna a sobrancelha leva a impressão que o nariz é menor e os olhos mais próximos.
· Técnicas que valorizam as sobrancelhas:
Lápis: deve ser utilizado quando precisamos corrigir falhas ou para aumentar o comprimento das sobrancelhas. O lápis deve ser de boa qualidade, macio e com a ponta sempre bem feita. Deve ser aplicado em pequenos traços, no sentido dos pelos.
Sombra: deve ser utilizada quando precisamos realçar uma sobrancelha sem falhas ou que não esteja com seu comprimento alterado. A sombra deve ser aplicada com um pincel de ponta chanfrado. A tonalidade utilizada deve ser a mesma da sobrancelha e não a dos cabelos, principalmente quando tingidos.
Maquiagem Definitiva ou micro pigmentação fio a fio: esta técnica é utilizada quando as sobrancelhas apresentarem grande quantidade de falhas, quando estiverem muito curtas, muito ralas ou quisermos mudar seu formato. 
Tintura: esta técnica é utilizada quando o contraste de cor entre as sobrancelhas e os cabelos for muito grande. Deve-se usar produto adequado para sobrancelha, não use tinta para cabelos, pois contém amônia. A tinta pigmenta bem o pelo branco e dura ate 30 dias.
Tintura de Henna: esta técnica é utilizada quando há falhas leves nas sobrancelhas, este 
procedimento tinge a pele e pelo. Deve-se usar o produto adequado, cuidado com as Hennas que contenham chumbo. A Henna dura ate 07 dias, peles oleosas duram menos. Não utilizar a Henna para contorno de olhos.
· Cuidados e Curiosidades:
· Evite arrancar os fios do comprimento das sobrancelhas.
· Muito cuidado na hora de arrancar os fios da parte interna para não deixar as sobrancelhas muito afastadas.
· Não abusar da depilação com cera quente, pode causar flacidez nas pálpebras.
· Qualquer mudança no formato da sobrancelha deve ser feito com muita prudência e senso estético, e autorização da sua cliente.
· Não utilizar rímel colorido, pois fica muito artificial. Devemos usar somente o rímel incolor nas sobrancelhas
· Não arrancar o pelo no sentido contrário de seu crescimento, pois este poderá nascer.torto. Se a cliente tem uma pálpebra evidente, não deixe essa sobrancelha fina.
· Se a cliente apresentar falhas na sobrancelha passe um lápis de mesmo tom do pelo, mas
nunca use lápis preto, pois carrega muito a expressão. Nestes casos indique tintura de Henna,– para estimula o crescimento, fazer uma leve esfoliação com o Peeling de laranja, retirar o excesso com o auxilio de um algodão umedecido com loção higienizam-te e finalizar utilizando a loção Elixir fortificante (pode ser indicado para uso diário da cliente).
Proporção e uma sobrancelha
Depilação Egípcia
 Depilação Egípcia 
Desde a antiguidade que as mulheres, naturalmente, buscavam alternativas para eliminar o excesso de pelos e lanugens do corpo com fins estéticos de beleza e higiene pessoal. Embora os depilatórios químicos sejam considerados uma invenção contemporânea, o processo para remoção dos pelos através de decomposição química é bastante antigo.
A história da depilação é antiga, na realidade, durante séculos, seu desenvolvimento ficou adormecido e diversas alternativas foram introduzidas. Mudam-se as roupas, os costumes e, assim, o interesse por novos produtos e o método reapareceu. Portanto, eis que surge a DEPILAÇÃO COM LINHA, um método criado pelos egípcios, tendo relatos de que as árabes já utilizavam a linha para se depilar no Império Babilônico, na Mesopotâmia entre 900 a.C. e 600 d.C. Esta técnica veio para amenizar os efeitos da cera na pele. A depilação com linha 100% poliéster, foi criada pelos antigos egípcios e é conhecida por diversos nomes como: depilação iraniana, israelense, árabe, oriental, iraquiana e o mais correto e comumente utilizado, DEPILAÇÃO EGÍPCIA. Ela permite arrancar os pelos com maior eficiência.
Apresentamos aqui uma técnica de depilação recém-chegada ao mercado estético brasileiro, técnica essa capaz de atender exigências e padrões de higiene com grande eficiência. Trata-se de um trabalho delicado e curioso, onde é necessário conhecimento, habilidade manual (mãos firmes e ágeis) e uma linha de costura (100% poliéster), podendo eliminar até 95% dos pelos sem agredir a estrutura dos mesmos. Assim pode se oferecer qualidade e maior durabilidade para a área depilada. Quando realizada em intervalos de 30 a 40 dias, é capaz de diminuir progressivamente o número de pelos na região, não havendo a possibilidade de engrossar ou aumentar a quantidade dos mesmos, não havendo contra indicação ou risco para a cliente.
Tal técnica pode ser utilizada por qualquer pessoa, independente da quantidade de pelos, pois o atrito da linha com a pele, além de eliminar os pelos, estará eliminando células mortas e gordura, clareando e melhorando o aspecto e a qualidade da pele.
Além da face completa (que inclui as sobrancelhas, o buço, a testa, o queixo e as bochechas), a depilação egípcia pode ser aplicada no pescoço, nuca, axilas, seios, barriga e virilha, sendo mais eficaz em pelos curtos, ao contrário dos métodos tradicionais praticados comumente.
Observa-se que na maior parte das pessoas submetidas a tal procedimento não é constatada a presença de irritações cutâneas ou vermelhidão na área depilada. Desta forma, uma pessoa pode ser depilada poucas horas antes de um evento.
Uma dúvida pertinente à aplicação da técnica está relacionada à sensibilidade dolorosa na execução da mesma. Assim como em qualquer método de depilação conhecido não é possível eliminar a dor, porém no caso da depilação egípcia, não há agressão à pele, ocorre apenas a retirada do pelos. Com base nestas informações, podemos afirmar que a depilação egípcia com linha, por ser um método muito mais completo e eficaz, poderá em um futuro próximo, dominar o mercado consumidor brasileiro, assim como acontece em outros países do mundo.
Benefícios:
· Técnica mais higiênica;
· Afina os pêlos;
· Não encrava pêlos;
· Evita manchas e alergia;
· Previne contra a flacidez;
· Os pêlos são retirados pela raiz;
· Demora maistempo para crescer;
· Preserva a queratina da pele;
· Método mais rápido e eficaz;
· Retira pêlos mais curtos de até 3 mm;
· Peles que estão sob tratamento de ácido ou peeling pode ser feita após 3 dias;
· Técnica menos dolorosa; (De pessoa para pessoa)
· Não engrossa e nem aumenta a quantidade de pêlo;
· A pele fica com aspecto de porcelana;
· Facilita e realça a maquiagem;
· Rosto, Buço, Queixo, Testa, Nariz, Costeletas
· Axila, Abdômen, Mão, Virilha, Pé.
Abdômen: o abdômen também é alvo na hora da eliminação dos pelos indesejáveis.
Buço: é uma das regiões que mais se depila com a técnica da linha em mulheres, pois a constância da depilação faz-se com que estes pelos tornem-se cada vez mais finos e menos
visíveis.
Sobrancelha: pode se utilizar da técnica para limpeza e/ou designer masculino e
feminino.
Material utilizado:
· Linha de costura 100% poliéster
· Loção higienizante
· Loção e/ou gel calmante
· Algodão
· Lenço de papel
· Pinça para retoque
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
image0.wmf
image5.wmf
image6.wmf
image7.wmf
image8.wmf
image9.wmf
image10.wmf
image11.wmf
image12.wmf
image13.wmf
image14.wmf
image1.wmf
image15.wmf
image16.wmf
image2.wmf
image3.wmf
image4.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina