Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original
Divisão de tarefas: os profissionais que trabalham juntos para criar um podcast
3a série do Ensino Médio
Arte e Mídias Digitais
Aula 9
Tecnologias e mídias digitais
6
3
7
Introdução às mídias digitais e ao podcast
Subgêneros do podcast: entrevistas, roda de conversa, storytelling
Podcast e videocast: semelhanças e diferenças
Mídias digitais e sua reverberação no contexto social e cultural
Mapa do componente
Criação do projeto: definição de elementos técnicos
Elementos da linguagem do podcast
Podcast e o universo do trabalho
1
2
5
4
Você está aqui!
2
Televisão ou projetor;
Computadores ou celulares com acesso à internet.
(EM13LP19) Apresentar-se por meio de textos multimodais diversos (perfis variados, gifs biográficos, biodata, currículo web, videocurrículo etc.) e de ferramentas digitais (ferramenta de gif, wiki, site etc.), para falar de si mesmo de formas variadas, considerando diferentes situações e objetivos. (SÃO PAULO, 2020)
Pesquisa e discussão sobre as tarefas e as possibilidades de trabalho vinculadas ao processo de produção de um podcast.
Organização dos grupos;
Definição de temas do projeto podcast.
Objetivos da aula
Recursos didáticos
Habilidades
Duração da aula
50 minutos.
Conteúdos
Quem são os profissionais que trabalham para produzir um podcast?
Produzido pela SEDUC-SP.
4
Nas aulas anteriores, vocês ouviram excertos de vários exemplos de podcast. Articulando esses referenciais com os podcasts que vocês já costumavam ouvir, reflitam sobre as seguintes questões:
Os personagens abaixo representam algumas das possíveis funções ligadas à produção de um podcast. Para você, quais funções são essas?
Dê alguns exemplos de profissionais que exercem essas funções diferentes nos podcasts que você já conhece. A partir desses exemplos, reflita: quais dessas funções são mais visíveis e quais delas são menos visíveis?
Você acredita que a divisão por tarefas contribui para a realização de um projeto? É possível participar do todo comprometendo-se com uma parte? Comente.
VIREM E CONVERSEM
Produzido pela SEDUC-SP.
Ponto de partida
A pessoa responsável pelo roteiro pesquisa o tema escolhido e estrutura um roteiro com introdução, falas, perguntas e fechamento. Claro, isso varia a depender do estilo do roteiro.
Também participa da edição, para garantir que o resultado final siga o roteiro.
Roteirista
Apresentadores (1 ou 2 pessoas)
As pessoas responsáveis por apresentar o programa conduzem a conversa, introduzem o tema, cuidam do fechamento, fazem perguntas e garantem que o tom escolhido para o podcast se mantenha.
Anote as funções em seu caderno. Isso poderá ser útil nas etapas de planejamento do projeto.
Funções envolvidas na criação de um podcast
TODO MUNDO ESCREVE
Imagens: © Getty Images
Construindo o conceito
6
Durante a execução do projeto, uma pessoa pode ficar responsável pela captação do áudio com um gravador de celular, por exemplo.
Depois, com a ajuda do grupo, essa pessoa poderá ser responsável pela edição do episódio de podcast, eliminando os ruídos, as pausas, os erros e adicionando efeitos de som, se houver.
Técnicos de gravação e edição
Produção e coordenação do projeto
O produtor ou a produtora de um projeto cultural é responsável por garantir todas as condições técnicas para a realização de cada etapa do projeto: convite da pessoa entrevistada (se houver); verificação da adequação da divisão de tarefas entre a equipe; verificação da disponibilidade dos equipamentos técnicos e dos materiais (desde microfone até garrafa de água para o convidado); reserva de espaço para a execução do projeto.
Essa pessoa, que pode participar como convidada de uma entrevista, de uma roda de conversa ou contribuir com a narração de uma história, pode ser do grupo ou não.
Vocês podem envolver outras pessoas da comunidade escolar.
Pessoa convidada e entrevistada
Imagens: © Getty Images
Construindo o conceito
7
Exemplo: o que faz um produtor cultural?
Conheça o produtor cultural Yuri de Carvalho, que atua pela promoção das expressões culturais da favela da Maré, no Rio de Janeiro.
Yuri de Carvalho escolheu ser produtor cultural por reconhecer a potência cultural do trabalho de artistas da sua comunidade. É ele, então, como produtor, quem possibilita que o trabalho desses artistas seja difundido para além da comunidade.
TV GLOBO. Conexão Favela: Yury de Carvalho é produtor cultural da Maré. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V5e_H08I9Es. Acesso em: 4 dez. 2024.
© Getty Images
Construindo o conceito
Habilidades e interesses para engajar-se em uma ou outra função
Pesquisa
No exemplo do vídeo, o produtor comenta algumas das habilidades e interesses que atravessaram sua escolha profissional com a produção cultural.
Engajamento e proximidade com questões sociais e pessoas do seu território cultural.
Busca por cursos da área e compromisso contínuo com a formação profissional.
Proatividade e capacidade de envolver e gerir pessoas na produção das várias etapas de um projeto.
Quais habilidades, motivações e interesses podem ser o ponto de partida para o surgimento de outros profissionais, como roteirista, editor e técnico de som, apresentadores e entrevistadores?
Faça uma busca de exemplos de profissionais dessas áreas que relatem as motivações de sua escolha profissional e que compartilhem os caminhos da sua formação e inserção profissional.
Construindo o conceito
Situação
Adolescentes e jovens comunicadores atuam no enfrentamento da covid-19 na Maré e na Pavuna (Rio de Janeiro)
A nova ação de comunicação popular é voltada para as comunidades e as favelas da Pavuna e da Maré, para fomentar o acesso a informações sobre direitos, saúde e prevenção à covid-19. As ações se darão por meio da produção de conteúdos e compartilhamento por redes sociais e alcançarão mais de 20 mil pessoas.
“Nosso objetivo é capilarizar o acesso às informações em saúde, em especial quanto ao coronavírus e suas implicações, formando jovens comunicadores para identificar notícias falsas, checar e compartilhar informações em saúde, além de contribuir com a geração de renda de jovens, por meio de bolsa auxílio disponibilizada pelo projeto”, explica Daniela Araujo, coordenadora da BemTv. (UNICEF, 2021).
Trecho do artigo publicado na plataforma do Unicef Brasil
Reprodução – UNICEF, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/projeto-jovens-comunicadores-pavuna-e-mare-2021. Acesso em: 4 dez. 2024.
Ser
sempre +
10
O exemplo de projeto desenvolvido pelo Unicef Brasil resgata a experiência brasileira com a desinformação no contexto da pandemia de covid-19. O objetivo do projeto apresentado é engajar as juventudes de um determinado contexto com o comprometimento social e o combate à desinformação.
Com base nesse exemplo, reflita sobre as motivações do projeto e discuta com os colegas as seguintes questões:
Ação
Você conhece algum caso em que a desinformação tenha comprometido ou reverberado negativamente em relações interpessoais? Se sim, qual?
Como você se posiciona e reage quando percebe que há desinformação sendo propagada por alguém ou alguma instituição?
Quais habilidades e informações você pensa que são importantes para promover a conscientização e oferecer ferramentas para se mover criticamente frente a esse tema?
VIREM E CONVERSEM
Ser
sempre +
Agora que vocês já sabem algumas das funções envolvidas na criação de um podcast, organizem-se em grupo e conversem sobre possíveis divisões de trabalho para produzir seu podcast. Façam um levantamento dos interesses e das habilidades de cada participante do grupo.
Lembrem-se que o projeto será desenvolvido por etapas, aula a aula, e que todos vocês poderão contribuir com cada etapa. Ao se comprometerem a assumir uma função, desafiem-se a experimentar papéis e responsabilidades que normalmente evitariam – isso ajuda a desenvolver novas habilidades e a enfrentar as dificuldades.
Divisão de tarefas
para o podcast
Exemplo
Uma pessoa mais tímida pode desenvolver habilidades comunicativas ao apresentar o podcast; uma pessoa mais comunicativa pode mobilizar suas habilidades pesquisando os conteúdos e estruturando um roteiro; alguém pode cuidar da captação de áudio e da edição para criar familiaridade com essa linguagem e suas ferramentas técnicas.
Durante a aula
Em grupo
Colocando
em prática
Conhecemos algumas funções e especialidades ligadas à linguagem do podcast.
Aprendemos sobre a formação de profissionais da comunicação e o compromisso com o combate à desinformação.
Avançamos no projeto com um levantamento de habilidades e interesses a serem aplicados no nosso podcast, que podemos entender como um aprendizado relacionado ao comprometimento e a abrir espaço para o desenvolvimento pessoal e dos colegas.
Então ficamos assim…
O que nós
aprendemos hoje?
© Getty Images
1
2
3
Ouça o episódio do podcast Fora da curva, da criadora de conteúdo e
empreendedora social e cultural Monique Evelle, sobre a produção cultural e a formação para atuar no campo da comunicação:
UOL. Vai ter trabalho no futuro para a comunidade negra? | Fora da Curva #24. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MGTZSQqxS64&list=PL5NRCopnVJUZbOzQ0RcTaC8oyAAQ21YT8. Acesso em: 3 dez. 2024.
O episódio #6 tem como foco a produção cultural, mas o conjunto do podcast apresenta diferentes tópicos do campo cultural.
Aproveite para aprender mais sobre podcasts com os cursos da Unicef:
1MIO. Podcasts e vídeos: novas formas de se expressar!, [s.d.]. Disponível em: https://1mio.com.br/node/36181. Acesso em: 3 dez. 2024.
Conheça algumas dicas para combater a desinformação em grupo nas suas atividades escolares:
THOBIAS, E. 5 dicas para combater a desinformação em sala de aula. Educa Mídia, 3 out. 2022. Disponível em: https://educamidia.org.br/5-dicas-para-combater-a-desinformacao-em-sala-de-aula/.
Acesso em: 3 dez. 2024.
Saiba mais
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). Adolescentes e jovens comunicadores atuam no enfrentamento da covid-19 na Maré e Pavuna, 4 out. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/adolescentes-e-jovens-comunicadores-atuam-no-enfrentamento-da-covid-19-na-mare-e-Pavuna.
Acesso em: 4 dez. 2024.
MARQUES, F. O papel da ciência para enfrentar a desinformação e o negacionismo. Pesquisa Fapesp, 12 mar. 2024. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-papel-da-ciencia-para-enfrentar-a-desinformacao-e-o-negacionismo/. Acesso em: 3 dez. 2024.
REVERBERA! O que ninguém te conta sobre fazer um podcast | Pare de se iludir! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5Ga2N0CwJHc. Acesso em: 3 dez. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa Ensino Médio, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/CURR%C3%8DCULO-PAULISTA-etapa-Ensino-M%C3%A9dio_ISBN.pdf. Acesso em: 3 dez. 2024.
UOL. Vai ter trabalho no futuro para a comunidade negra? | Fora da Curva #24. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MGTZSQqxS64&list=PL5NRCopnVJUZbOzQ0RcTaC8oyAAQ21YT8. Acesso em: 3 dez. 2024.
Identidade visual: imagens © Getty Images
Referências da aula
Orientações ao professor
Orientações: nessa seção, os estudantes vão conhecer brevemente algumas das funções envolvidas na produção de um podcast e conhecerão um exemplo de profissional – o produtor –, com atenção às motivações do seu engajamento na carreira e das escolhas e opções de formação que ele encontrou para consolidar sua atuação.
Tempo previsto: 20 minutos.
Gestão de sala de aula: mantenha a organização em grupos, já que, no slide 10, os estudantes deverão discutir o tópico apresentado.
Condução da proposta: leia os slides e apresente o vídeo para os estudantes. Depois de assistir ao vídeo, leia as observações sobre ele.
Depois disso, deixe um breve tempo para que os estudantes discutam as questões, situando cada função apresentada.
Slides 6 a 9 – Seção Construindo o conceito
Slides 4 e 5 – Seção Ponto de partida
Orientações: a proposta da seção é engajar os estudantes nos temas e nas indagações da aula, antecipando os conteúdos que serão trabalhados na seção Construindo o conceito.
Tempo previsto: 10 minutos.
Gestão de sala de aula: os estudantes podem se organizar em grupos desde o início da aula, organizando carteiras e cadeiras em pequenas rodas ou outro modelo adotado por vocês.
Condução da dinâmica: leia o texto e as questões com os estudantes e convoque-os a responder a elas em debate com a sala toda. Atenção ao tempo da atividade.
Expectativas de respostas:
Resposta livre. Faça uma leitura da imagem com os estudantes, com atenção aos recursos técnicos que os personagens carregam.
Resposta livre. A proposta é que os estudantes resgatem as referências trabalhadas em aula ou outras, para situar sua percepção sobre as tarefas envolvidas na criação de um podcast.
Resposta livre. A questão insere a preocupação com a melhor participação e o melhor aproveitamento do trabalho em grupo, apesar da distribuição das tarefas. É preciso que os estudantes percebam que, ao se comprometerem com uma tarefa, eles não podem deixar de contribuir e de observar o andamento da proposta em sua integralidade – ainda que, como veremos, exista uma tarefa apropriada para pensar essa articulação entre as partes, realizada pelo produtor.
17
Slides 10 e 11 – Seção Ser sempre +
Orientações: a proposta da seção é apresentar uma situação – o exemplo do curso criado para formar jovens aptos a combater a desinformação e a promover a informação situada em relação a problemas contextualizados da sua comunidade – que instaure perguntas e reflexões que contribuam para a educação socioemocional – ou seja, que tangencia os afetos e as emoções singulares dos estudantes, mas sempre em relação com a sua formação cidadã e o universo do trabalho. As questões são um caminho para engajar os estudantes em uma reflexão compartilhada sobre como transpor os elementos daquela situação para seu próprio contexto.
Tempo previsto: 10 minutos.
Gestão da sala de aula: os estudantes podem manter a mesma estrutura de sala de aula habitualmente adotada pela sua escola. Mas, nesse momento, devem virar para conversar, sem perder tempo com a reorganização do espaço da sala de aula.
Condução da dinâmica: leia o excerto da matéria sobre o projeto da Unicef e faça as perguntas aos estudantes. Eles devem refletir, a partir do exemplo apresentado e de outros que eles conheçam, sobre o combate à desinformação e sobre possibilidades de formação de pessoas capacitadas para combater a desinformação e promover um letramento relativo à aquisição de informação.
18
Slide 12 – Seção Colocando em prática
Orientações: o final da aula será dedicado à reunião dos grupos para discutir, com ênfase no projeto a ser desenvolvido, sobre as funções que eles desenvolverão no projeto. Faça um registro dessa etapa: essas imagens poderão ser retomadas posteriormente para lembrar as etapas percorridas pelos estudantes na sua avaliação. Esse é o momento dos grupos visualizarem e idealizarem o processo por vir, mesmo que, depois, alguns fatores mudem ao longo do caminho.
Tempo previsto: 10 minutos.
Gestão da sala de aula: oriente os estudantes a se reunirem com os seus grupos. Há pouco tempo, por isso, não é preciso reposicionar todas as carteiras, mas, sim, as cadeiras, para aproveitar melhor a proposta.
Condução da dinâmica: leia as orientações do slide para os estudantes e relembre algumas das sugestões de tarefas feitas pela seção Construindo o conceito: roteirista (que estará envolvido também na pesquisa dos conteúdos para pautar, referenciar e apresentar dados ou informações essenciais para a condução da conversa; apresentadores e entrevistadores, que deverão seguir o roteiro, mas fazer uso de suas habilidades comunicativas para conduzir uma entrevista, mediar uma roda de conversa, contar
uma história ou mediar uma contação de história (storytelling); técnico de captação de som e de edição, que precisará conhecer bem as ferramentas técnicas e a linguagem de edição para fazer um melhor uso dos conteúdos e tornar a escuta dinâmica e interessante; produtor e coordenador do projeto, responsável por gerir as etapas e a execução das tarefas de cada pessoa envolvida, antecipando problemas, viabilizando espaços e recursos para uma boa execução do cronograma de trabalho.
19
Slide 13 – Seção O que nós aprendemos hoje?
Orientações: professor, a seção O que nós aprendemos hoje? tem o objetivo de reforçar e esclarecer os conceitos principais discutidos na aula. Essa revisão pode ser uma ferramenta de avaliação informal do aprendizado dos estudantes, identificando áreas que podem precisar de mais atenção em aulas futuras.
Tempo previsto: 2 minutos.
Gestão de sala de aula:
Mantenha um tom positivo e construtivo, reforçando o aprendizado em vez de focar em correções.
Seja direto e objetivo nas explicações para manter a atividade dentro do tempo estipulado.
Engaje os estudantes rapidamente, pedindo confirmações ou reações breves às definições apresentadas.
Condução da dinâmica:
Explique que essa parte da seção, Então ficamos assim..., é um momento de reflexão e esclarecimento sobre os conceitos abordados na aula.
Informe que será uma rápida revisão para assegurar que os entendimentos dos estudantes estão alinhados com as definições corretas dos conceitos.
Apresente o slide com a definição sintética de cada conceito principal discutido na aula, ampliando em forma de frases completas.
Destaque se as contribuições dos estudantes estavam alinhadas com o conceito e ofereça esclarecimentos rápidos caso haja discrepâncias ou mal-entendidos.
Finalize resumindo os pontos principais e reiterando a importância de cada conceito e como ele se encaixa no contexto maior da aula.
Reforce a ideia de que essa revisão ajuda a solidificar o entendimento dos estudantes e prepará-los para aplicar esses conceitos em situações práticas.
Expectativas de respostas:
Os estudantes devem sair da aula com um entendimento claro e preciso dos conceitos principais.
A atividade serve como uma verificação rápida do entendimento dos estudantes e uma oportunidade para corrigir quaisquer mal-entendidos.
20
image1.jpg
image2.png
image3.png
image4.png
image23.png
image24.svg
image25.png
image26.png
image27.png
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.png
image16.png
image17.svg
image28.png
image29.png
image8.jpeg
image30.png
image31.png
image32.svg
image33.png
image22.jpeg
image34.jpeg
image35.jpeg
image36.png
image37.jpeg
image38.jpeg
image39.jpeg
image19.jpeg
image20.jpeg
image40.jpeg
image41.png
image14.jpeg
image15.jpeg
image11.png
image13.png
image42.png
image43.svg
.MsftOfcThm_Text1_Fill_v2 {
fill:#000000;
}
image44.png
image45.png
image46.svg
.MsftOfcThm_Text1_Fill_v2 {
fill:#000000;
}