Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

2
AULA 2 MOD 7 - EVOLUÇÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL - ATÉ 1970 - sustentabilidade-responsabilidade-ambiental/
Professora
ME. ANA PAULA DUCATTI
1. Evolução da questão ambiental: até 1970
Bem-vindo à segunda aula da nossa disciplina, que está recheada de conhecimento acerca deste tema para que você possa compreender melhor como se deu o despertar da consciência ambiental nas pessoas.
Veja bem, se você olhar para todo o século XX (1901 a 2000) encontraremos diversos acontecimentos que transformaram a relação entre o homem e o planeta, inclusive a própria percepção humana  em relação à natureza e aos problemas ambientais.
É claro que em qualquer outra época sempre houve quem se preocupasse com a natureza, principalmente com o uso abusivo dos recursos naturais. Basta olharmos para os índios e sua relação com a natureza. Mas, foi no século XX que vimos grandes devastações, principalmente as duas grandes guerras e as bombas atômicas lançadas no Japão, que impulsionaram a conscientização humana a respeito dos problemas ambientais.
Apesar de já haver iniciativas e eventos ligados à preocupação com os problemas ambientais no século XX, o fim da segunda guerra foi o marco que inspirou uma série de iniciativas com foco a apresentar alternativas aos problemas causados pela degradação ambiental. Por isso é muito comum encontrarmos, na literatura, o termo Revolução Ambiental, que se constitui de um movimento social e histórico também chamado de Ambientalismo e/ou Ecologismo.
O quadro a seguir apresenta alguns dos principais acontecimentos do início do século XX até o final da segunda grande guerra, que mostravam a preocupação com a forma pela qual o homem degradava a natureza, veja:
Tabela 1 - Acontecimentos voltados para a conscientização dos problemas ambientais até 1959.
	Acontecimento
	Descrição
	Carta de Atenas, de 1933
	Crítica de um grupo de arquitetos à maioria das cidades alertava que as cidades não estavam destinadas a satisfazer as necessidades primordiais biológicas e psicológicas de seus habitantes. 1
	1a Conferência Brasileira de Proteção à Natureza, em 1934
	Propostas à questão da proteção da natureza e uma ideia mais ampla de construção da nacionalidade são destacados, da mesma maneira que a crença na ciência como guia para as políticas a serem adotadas para a conservação do patrimônio natural brasileiro e na necessidade de um Estado forte como seu executor 2
	Fundada a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945
	Tem um papel fundamental nas questões relacionadas aos problemas ambientais 1
	Criada a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), em 1948
	Com o objetivo de incentivar o crescimento da preocupação internacional em relação aos problemas ambientais 1
	Conferência Científica das Nações Unidas sobre a Conservação e a Utilização de Recursos, em 1948
	Primeiro grande acontecimento no surgimento do ambientalismo mundial 1
	Brasil a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza, em 1958
	ONG ambientalista brasileira, fundada através da iniciativa de funcionários públicos que em virtude de seu trabalho estavam ligados ao ambiente 1
	Acontecimento
	Descrição
	World Wide Fund for Nature (WWF)
	Considerada a primeira ONG ambiental mundial, fundada em 1961.
	Publicação do livro Silent Spring (Primavera Silenciosa)
	Este livro teve grande repercussão porque sua autora, Rachel Carlson, provocou grande comoção nas pessoas ao denunciar os estragos causados pelo uso do DDT (diclorodifeniltricloroetano)  e outros agrotóxicos.
	O Clube de Roma
	ONG criada em 1968, trouxe a debate a crise e o futuro da humanidade. O Clube de Roma foi pioneiro no caminho para a consciência internacional dos graves problemas mundiais.
	Conferência Intergovernamental para o Uso Racional e a Conservação da Biosfera
	Em 1968, ocorreu também a estruturada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Já na década de 1960, podemos ver o crescimento de movimentos que criticavam, além do modo de produção industrial, o próprio estilo de vida das pessoas. Foi uma década especialmente importante, pois nunca antes a sociedade parecia tão preocupada com poluição, crescimento populacional, energia, entre outros temas. Foi uma década marcada por movimentos sociais expressivos em todo o mundo, surgimento de diversos grupos e ONGs e principalmente por movimentos estudantis.
Veja na tabela 2 uma síntese desses acontecimentos.
Tabela 2 - Acontecimentos voltados para a conscientização dos problemas ambientais na década de 1960
Fonte: Camargo 2020
As preocupações e movimentos ambientais avançaram na década de 1970, sendo nesta época o surgimento da preocupação ambiental pelo sistema político. Governos e partidos incorporaram as questões ambientais em suas pautas e ocorreram a expansão das agências estatais de meio ambiente e atividades de regulamentação e controle ambiental.
Veja na tabela 3 uma síntese desses acontecimentos.
Tabela 3 - Acontecimentos voltados para a conscientização dos problemas ambientais na década de 1970
	Acontecimento
	Descrição
	Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) estimulou a criação de leis e regulamentos
	A Lei do Ar Puro, a Lei da Água Pura, a Lei de Recuperação e Conservação de Recursos, entre outros.  
	Surgimento dos  primeiros selos ecológicos
	Holanda em 1972 e na Alemanha em 1978
	Exigida a realização de Estudos de Impactos Ambientais (EIA)
	Nos Estados Unidos, como pré-requisito à aprovação de empreendimentos potencialmente poluidores
	Dia da Terra
	Em abril de 1970, com a participação de mais de 300 norte-americanos. Considerada a maior manifestação ambientalista da história, tomando o ambientalismo uma questão pública fundamental.
	Nasce o Greenpeace
	Em 1971, ONG ambiental, mundialmente conhecida pela defesa do meio ambiente.
	Painel Técnico em Desenvolvimento e Meio Ambiente
	Evento ocorrido em 1971, em Focux, na Suíça, no qual se levantou a importância de integrar o meio ambiente às estratégias de desenvolvimento.
	Publicado o relatório The Limits to growth (Os limites do crescimento)
	Em 1972, divulgado pelo o Clube de Roma, o relatório, por meio de simulações matemáticas, apresentou as projeções de crescimento populacional. poluição e esgotamento dos recursos naturais da Terra
	Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano
	Conhecida como Conferência de Estocolmo, ocorreu na Suécia, em 1972, com a participação de 113 países.  Esse evento oficializou o surgimento de uma preocupação internacional sobre os problemas ambientais.
	Primeira crise mundial do petróleo
	Entre os anos 1973 e 1974, serviu para que se repensasse o consumo desenfreado dos recursos naturais, iniciando-se nessa época as discussões acerca de os recursos naturais serem ou não renováveis.
Sobre o relatório do Clube de Roma, The limits to growth (Os limites do crescimento), vale a pena mais um comentário. Este estudo foi patrocinado pelo Clube de Roma a um grupo de cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que, por meio de projeção matemática concluíram que se mantido os níveis de industrialização, poluição, produção de alimentos e exploração dos recursos materiais, o limite de desenvolvimento do planeta será atingido no máximo em 100 anos o que provocaria uma queda na capacidade industrial e uma repentina diminuição na população mundial em decorrência de escassez de recursos, poluição, fome e doenças (FRANCO, 2002). Apesar de ter sido considerado como alarmista por grande parte dos líderes políticos, e ter sido rejeitado, este relatório causou grande impacto e serviu como um alerta à humanidade, prevendo cenários futuros.
Veja a notícia a seguir e reflita se o Relatório The Limits of growth tem algum fundamento. Na notícia, publicada em 9/7/2020, diz que a temperatura média do planeta em cada ano entre 2020 e 2024 será pelo menos 1 °C maior que a era pré-industrial, com picos prováveis superiores a 1,5 °C. Durante o período 2020-2024 quase todas as regiões, exceto algumas áreas oceânicas do sul,terão temperaturas mais altas do que as atuais.
A Conferência de Estocolmo, em 1972, é sem dúvida o grande evento da década e vale a pena falarmos mais um pouco sobre esse evento. Neste encontro, recheado de discussões acaloradas, ficou evidenciada a forma divergente como países ricos e países pobres enxergam os problemas ambientais. Foi na Conferência de Estocolmo que surgiu o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, com o objetivo de catalisar as atividades de proteção ambiental dentro do sistema das Nações Unidas. Também foi a partir da Conferência de Estocolmo, passou-se a celebrar o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Parlamento sueco, palco da Conferência de Estocolmo
Nesta aula, o nosso olhar direcionou-se aos principais acontecimentos e eventos voltados para a conscientização dos problemas ambientais ocorridos desde o início do século XX até os anos 1970. É de fundamental importância que você entenda o percurso até os dias atuais das lutas iniciais de muitas pessoas, movimentos e grupos para que o entendimento dos problemas ambientais possa ser contemplado em âmbitos internacionais.
Na próxima aula, vamos continuar a falar sobre os principais avanços das questões ambientais, em todos os contextos.
image4.jpeg
image1.png
image2.jpeg
image3.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina