Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Comunicação Eletrônica I
Aluno (a): Artur Carlos Paulino 
Data:01/12/2024
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome e envie o arquivo pelo sistema.
1) Faça um apontamento geral comparando a velocidade da luz com a do som. Apresente um exemplo de como os princípios mencionados podem ser demonstrados.
R: A velocidade da luz (aproximadamente 300.000 km/s) é muito maior que a velocidade do som (aproximadamente 343 m/s). Exemplo: um relâmpago é visto quase instantaneamente, mas o som do trovão demora alguns segundos para chegar.
2) Que tipo de filtro você usaria em um aparelho de TV para evitar que um sinal de rádio na faixa do cidadão em 27 MHz interfira com um sinal de TV no canal 2 em 54 MHz?
R: Para evitar que um sinal de rádio de 27 MHz interfira com um sinal de TV no canal 2 (54 MHz), seria usado um filtro passa-faixa. Este filtro permitiria apenas sinais dentro da faixa de 54 MHz a 60 MHz, rejeitando frequências fora dessa faixa, incluindo 27 MHz.
3) Explique como capacitâncias e indutâncias podem existir em um circuito sem que os componentes capacitor e indutor estejam presentes.
R: Capacitâncias parasitas e indutâncias podem surgir devido à configuração física de um circuito. Por exemplo:
Capacitância parasita: Existe entre trilhas condutoras ou entre terminais de componentes muito próximos.
Indutância parasita: Surge em condutores devido ao efeito de autoindução, como em fios enrolados ou em trilhas longas.
Essas propriedades afetam o desempenho em frequências mais altas, onde os efeitos parasitas tornam-se significativos.
4) Um sinal de informação pode ter uma frequência maior do que a portadora? O que aconteceria se um sinal de 1 kHz modulas- se em amplitude uma portadora de 1 kH.
R: Sim, é possível que o sinal de informação tenha uma frequência maior que a da portadora. No entanto, isso pode levar a dificuldades práticas, como a incapacidade de demodular corretamente o sinal, especialmente em sistemas analógicos, pois a portadora precisa “carregar” o sinal de informação de maneira eficiente.
O que aconteceria se um sinal de 1 kHz modulasse em amplitude uma portadora de 1 kHz?
Nesse caso, a modulação em amplitude (AM) resultaria em frequências laterais que coincidem com a portadora, gerando um sinal degenerado. Assim, o espectro resultante seria inadequado para transmissão, pois as frequências laterais não seriam claramente distinguíveis da portadora. Isso causaria interferência espectral e perda de inteligibilidade.
5) Um modulador balanceado pode ser utilizado como um detector síncrono? Explique.
R: Sim, um modulador balanceado pode ser utilizado como detector síncrono. Ele funciona multiplicando o sinal recebido pela portadora local sincronizada. Isso remove a portadora, extraindo o sinal original com eficiência.
6) A banda de transmissão AM consiste de 107 canais para estações de 10 kHz de largura. A frequência de modulação máxima permitida é 5 kH. O FM pode ser utilizado com essa banda? Em caso afirmativo, explique o que seria necessário para que isso aconteça.
R: O FM poderia ser usado na banda de AM, mas seria necessário reduzir significativamente o desvio de frequência e a largura de banda do sinal FM para caber nos canais de 10 kHz. Isso, no entanto, comprometeria a qualidade do áudio devido à limitação na relação sinal/ruído.
7) Considere que podemos transmitir dados digitais em uma estação de rádio FM. A largura de banda máxima permitida é 200 kHz. O desvio máximo permitido é 75 kHz e a razão de desvio é 5. Considerando que queremos preservar até o terceiro harmônico, qual é a onda quadrada de maior frequência que pode ser transmitida?
R: 5kHz
8) Qual circuito deve ser usado à frente do discriminador Foster- -Seeley para que ele funcione adequadamente? Explique.
R: O circuito necessário é um limitador de amplitude. Ele remove variações de amplitude do sinal FM para que o discriminador responda apenas às variações de frequência, garantindo operação correta.
9) Cite os cinco blocos principais de um sintetizador de frequência com PLL. Desenhe o diagrama em bloco a partir da sua memória. A partir de qual bloco a saída é obtida?
R: 1. Oscilador de referência
2. Contador de divisão
3. Comparador de fase
4. Filtro de loop
5. Oscilador controlado por tensão (VCO)
A saída é obtida no VCO.
10) Explique como um contador digital pode ser conectado ao receptor demonstrado na Figura 9-44 do libro para que ele possa ler a frequência do sinal para o qual foi ajustado.
R: Para conectar um contador digital ao receptor demonstrado na Figura 9-44 do livro e ler a frequência do sinal ajustado, você pode seguir os seguintes passos:
Identifique os Pontos de Conexão: Localize os pontos de conexão no receptor onde você pode obter o sinal de frequência que deseja medir.
Conecte a Saída do Receptor ao Contador Digital: Utilize cabos ou conectores apropriados para conectar a saída do receptor ao contador digital. Geralmente, isso envolve conectar o sinal de frequência do receptor à entrada apropriada do contador digital.
Configure o Contador Digital: No contador digital, configure as opções de medição para garantir que ele esteja ajustado para ler a frequência do sinal proveniente do receptor. Isso pode envolver selecionar a entrada correta, ajustar a escala de medição e configurar quaisquer parâmetros adicionais necessários.
Leia a Frequência: Após a conexão e configuração adequadas, o contador digital estará pronto para ler a frequência do sinal proveniente do receptor. Siga as instruções do manual do contador digital para ler e interpretar a frequência medida.
Certifique-se de seguir as especificações e recomendações do fabricante do receptor e do contador digital ao realizar essa conexão.
Atividade de Pesquisa: Comunicação Eletrônica I 
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina