Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, o Conselho Nacional de Saúde realizou a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. A conferência contou com a mobilização e o engajamento de mulheres dos conselhos estaduais de saúde, de direitos das mulheres e dos movimentos sociais com a agenda de resistência e lutas contra qualquer retrocesso, pela igualdade de gênero, pela vida e pela saúde das mulheres. Mulheres e homens de todo o Brasil debateram e avaliaram propostas que foram consolidadas num Relatório Nacional, a partir dos relatórios estaduais aprovados nas Conferências Estaduais de Saúde das Mulheres, que avaliou os avanços, e apontaram os desafios de propor as diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Considerando as informações apresentadas, desenvolva suas ideias sobre o assunto apresentado no texto e avalie as afirmacoes a seguir:
I. O eixo “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres” abordou o papel do Estado no desenvolvimento social, econômico e ambiental e quais os impactos na vida e na saúde das mulheres na atualidade.
II. O eixo Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres” abordou o tema de gênero que é fundamental para que se pense nas diferentes vulnerabilidades as quais as mulheres estão sujeitas nesse cenário social, cultural, econômico e político do país.
III. O eixo “Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social" abordou as oportunidades para a construção de políticas que expressem as necessidades das mulheres, além de reafirmar os princípios orientadores do SUS e da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

A Atenção Integral a Crianças com Agravos Prevalentes na Infância e com Doenças Crônicas consiste em uma estratégia para o diagnóstico precoce e a qualificação do manejo de doenças prevalentes na infância e as ações de prevenção de doenças crônicas e de cuidado dos casos diagnosticados, com o fomento da atenção e internação domiciliar sempre que possível.
Considerando as informações apresentadas, desenvolva suas ideias sobre o assunto apresentado no texto e avalie as afirmações a seguir:
I. As Linhas de Cuidado da Saúde da Família que envolve a criança com doenças ou agravos crônicos são estabelecidas como desenvoltas e transformadoras que buscam a universalização da atenção à saúde.
II. Na Atenção Integral às Crianças com Doenças Crônicas um dos principais desafios para além do tratamento específico de suas patologias elas necessitam também de acompanhamento de puericultura na Atenção Básica.
III. A Atenção na Unidade Básica de Saúde se estabelece uma modalidade de atenção substitutiva ou complementar que agrega um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.

Segundo o IBGE o estudo estatístico sobre gênero refere-se as estatísticas sobre a forma como a sociedade cria os diferentes papéis sociais e comportamentos relacionados aos homens e às mulheres, criando padrões do que é próprio para o feminino e para o masculino e a partir destas compreensões estabelecem relações diversas e/ou desiguais nas várias dimensões da vida social.
Leia as assertivas e escolha a alternativa correta.
I. Os papéis sociais vistos como femininos ou masculinos por mais que tenham sido motivo de reivindicações e lutas, ainda influenciam as escolhas de profissões e reafirmam as desigualdades salariais existentes.
II. Na maioria das sociedades, há diferenças e desigualdades entre mulheres e homens nas funções e responsabilidades atribuídas, atividades desenvolvidas, acesso e controle sobre os recursos, bem como, oportunidades de tomada de decisão.
III. Em todas as sociedades existem diferenças os gêneros entre o que é esperado, permitido e valorizado. Tais diferenças determinam as negligências familiares, as revoltas contra os gêneros, mas, ao mesmo tempo, tem trazido disputas de emprego favoráveis às mulheres.
II e III apenas
I e III apenas
I apenas
I e II apenas
I, II e III

No Brasil, em 2016, as mulheres dedicaram aos cuidados de pessoas e/ou afazeres domésticos a mais de horas do que os homens (18,1 horas contra 10,5 horas). Ao desagregar por região, verifica-se que a maior desigualdade na distribuição de horas dedicadas a estas atividades está na Região Nordeste.
PORQUE
As transformações sociais ocorridas ao longo do último século sob a perspectiva de gênero (menor participação das mulheres no mercado de trabalho, baixa escolarização, aumento da fecundidade, baixo acesso aos métodos contraceptivos).
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Pensando na mulher grávida, que vive um dos momentos intensos de sua vida, o Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, elaborou a Caderneta da Gestante, distribuída gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde no início do pré-natal. Nela, é possível encontrar vários assuntos importantes.
Quais das informações elencadas abaixo estão contidas na Caderneta da Gestante?
Informações sobre a promoção da qualidade de vida da população e intervenções sobre os fatores que colocam a saúde em risco.
Informações sobre a atenção primária de média e alta complexidade nos serviços de urgência e emergência e sobre os serviços das vigilâncias epidemiológicas.
Informações sobre a gestão das ações e dos serviços de saúde que devem ser solidária, incluindo as épocas de consultas.
Informações sobre a atuação integrada que permite realizar discussões de casos clínicos e que possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais.
Informações e orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê, alguns cuidados de saúde, o parto e o pós-parto, incluindo dicas para gravidez saudável.

A integralidade, além de um princípio constitucional defendido como prerrogativa da humanização do cuidado em saúde, busca a possibilidade de assimilar as necessidades mais abrangentes do ser humano, valorizando a articulação entre as atividades preventivas e assistenciais. A integralidade “tenta falar de um conjunto de valores pelos quais vale lutar, pois se relacionam a um ideal de uma sociedade mais justa e mais solidária”.
Considerando esse contexto, verifique as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A atenção à saúde das mulheres compreende prioritariamente a regionalização da concretização de práticas de atenção que garantam o acesso das mulheres às ações resolutivas.
II. Nesse sentido, o cuidado deve ser permeado pelo acolhimento com escuta sensível de suas demandas, valorizando-se a influência das relações.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.
Considerando as informações apresentadas, desenvolva suas ideias sobre as responsabilidades comuns a todas as esferas de governo na Política Nacional de Atenção Básica e avalie as afirmações a seguir:
I. A responsabilidade de contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos princípios e nas diretrizes contidas na portaria vigente.
II. A responsabilidade de apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica.
III. A responsabilidade de garantir a infraestrutura adequada e com boas condições para o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, garantindo espaço, mobiliário e equipamentos, além de acessibilidade de pessoas com deficiência, de acordo com as normas vigentes.
I, apenas
I, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas
II e III, apenas.

A implantação desse Pacto pela Saúde possibilita a efetivação de acordos entre as três esferas de gestão do SUS para a reforma de aspectos institucionais vigentes, promovendo inovações nos processos e instrumentos de gestão que visam alcançar maior efetividade, eficiência e qualidade de suas respostas e ao mesmo tempo, redefine responsabilidades coletivas por resultados sanitários em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social.
Considerando as assertivas apresentadas, assinale a opção correta.
I. Dentre os compromissos de prioridades de saúde assumidos no Pacto pela Vida está o controle do câncer de colo de útero e mama e as doenças emergentes e endemias como dengue, a malária, a hanseníase, a influenza e a tuberculose.
II. Dentre os compromissos de prioridades de saúde assumidos no Pacto pela Vida está a elaboração e a implementação da Política de Promoção da Saúde, cujas ações estão voltadas à mudança de comportamento da população brasileira de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regular, alimentação adequada e saudável e combate ao tabagismo.
III. O Pacto pela Vida deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde, como um movimento que retoma a Reforma Sanitária Brasileira aproximando-a dos desafios atuais do SUS; promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito.
I e II apenas
II e III apenas
I e III apenas
I, II e III
I apenas

Toda mulher tem o direto ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como as crianças têm o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Qual o nome dado ao programa com a finalidade de assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e às crianças o direito ao nascimento seguro?
Atenção Básica
Estratégia Saúde da Família.
Atenção Integral à Saúde das Pessoas.
Programa Academia da Saúde.
Rede Cegonha

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, o Conselho Nacional de Saúde realizou a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. A conferência contou com a mobilização e o engajamento de mulheres dos conselhos estaduais de saúde, de direitos das mulheres e dos movimentos sociais com a agenda de resistência e lutas contra qualquer retrocesso, pela igualdade de gênero, pela vida e pela saúde das mulheres. Mulheres e homens de todo o Brasil debateram e avaliaram propostas que foram consolidadas num Relatório Nacional, a partir dos relatórios estaduais aprovados nas Conferências Estaduais de Saúde das Mulheres, que avaliou os avanços, e apontaram os desafios de propor as diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Considerando as informações apresentadas, desenvolva suas ideias sobre o assunto apresentado no texto e avalie as afirmacoes a seguir:
I. O eixo “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres” abordou o papel do Estado no desenvolvimento social, econômico e ambiental e quais os impactos na vida e na saúde das mulheres na atualidade.
II. O eixo Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres” abordou o tema de gênero que é fundamental para que se pense nas diferentes vulnerabilidades as quais as mulheres estão sujeitas nesse cenário social, cultural, econômico e político do país.
III. O eixo “Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social" abordou as oportunidades para a construção de políticas que expressem as necessidades das mulheres, além de reafirmar os princípios orientadores do SUS e da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

A Atenção Integral a Crianças com Agravos Prevalentes na Infância e com Doenças Crônicas consiste em uma estratégia para o diagnóstico precoce e a qualificação do manejo de doenças prevalentes na infância e as ações de prevenção de doenças crônicas e de cuidado dos casos diagnosticados, com o fomento da atenção e internação domiciliar sempre que possível.
Considerando as informações apresentadas, desenvolva suas ideias sobre o assunto apresentado no texto e avalie as afirmações a seguir:
I. As Linhas de Cuidado da Saúde da Família que envolve a criança com doenças ou agravos crônicos são estabelecidas como desenvoltas e transformadoras que buscam a universalização da atenção à saúde.
II. Na Atenção Integral às Crianças com Doenças Crônicas um dos principais desafios para além do tratamento específico de suas patologias elas necessitam também de acompanhamento de puericultura na Atenção Básica.
III. A Atenção na Unidade Básica de Saúde se estabelece uma modalidade de atenção substitutiva ou complementar que agrega um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.

Segundo o IBGE o estudo estatístico sobre gênero refere-se as estatísticas sobre a forma como a sociedade cria os diferentes papéis sociais e comportamentos relacionados aos homens e às mulheres, criando padrões do que é próprio para o feminino e para o masculino e a partir destas compreensões estabelecem relações diversas e/ou desiguais nas várias dimensões da vida social.
Leia as assertivas e escolha a alternativa correta.
I. Os papéis sociais vistos como femininos ou masculinos por mais que tenham sido motivo de reivindicações e lutas, ainda influenciam as escolhas de profissões e reafirmam as desigualdades salariais existentes.
II. Na maioria das sociedades, há diferenças e desigualdades entre mulheres e homens nas funções e responsabilidades atribuídas, atividades desenvolvidas, acesso e controle sobre os recursos, bem como, oportunidades de tomada de decisão.
III. Em todas as sociedades existem diferenças os gêneros entre o que é esperado, permitido e valorizado. Tais diferenças determinam as negligências familiares, as revoltas contra os gêneros, mas, ao mesmo tempo, tem trazido disputas de emprego favoráveis às mulheres.
II e III apenas
I e III apenas
I apenas
I e II apenas
I, II e III

No Brasil, em 2016, as mulheres dedicaram aos cuidados de pessoas e/ou afazeres domésticos a mais de horas do que os homens (18,1 horas contra 10,5 horas). Ao desagregar por região, verifica-se que a maior desigualdade na distribuição de horas dedicadas a estas atividades está na Região Nordeste.
PORQUE
As transformações sociais ocorridas ao longo do último século sob a perspectiva de gênero (menor participação das mulheres no mercado de trabalho, baixa escolarização, aumento da fecundidade, baixo acesso aos métodos contraceptivos).
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Pensando na mulher grávida, que vive um dos momentos intensos de sua vida, o Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, elaborou a Caderneta da Gestante, distribuída gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde no início do pré-natal. Nela, é possível encontrar vários assuntos importantes.
Quais das informações elencadas abaixo estão contidas na Caderneta da Gestante?
Informações sobre a promoção da qualidade de vida da população e intervenções sobre os fatores que colocam a saúde em risco.
Informações sobre a atenção primária de média e alta complexidade nos serviços de urgência e emergência e sobre os serviços das vigilâncias epidemiológicas.
Informações sobre a gestão das ações e dos serviços de saúde que devem ser solidária, incluindo as épocas de consultas.
Informações sobre a atuação integrada que permite realizar discussões de casos clínicos e que possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais.
Informações e orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê, alguns cuidados de saúde, o parto e o pós-parto, incluindo dicas para gravidez saudável.

A integralidade, além de um princípio constitucional defendido como prerrogativa da humanização do cuidado em saúde, busca a possibilidade de assimilar as necessidades mais abrangentes do ser humano, valorizando a articulação entre as atividades preventivas e assistenciais. A integralidade “tenta falar de um conjunto de valores pelos quais vale lutar, pois se relacionam a um ideal de uma sociedade mais justa e mais solidária”.
Considerando esse contexto, verifique as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A atenção à saúde das mulheres compreende prioritariamente a regionalização da concretização de práticas de atenção que garantam o acesso das mulheres às ações resolutivas.
II. Nesse sentido, o cuidado deve ser permeado pelo acolhimento com escuta sensível de suas demandas, valorizando-se a influência das relações.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.
Considerando as informações apresentadas, desenvolva suas ideias sobre as responsabilidades comuns a todas as esferas de governo na Política Nacional de Atenção Básica e avalie as afirmações a seguir:
I. A responsabilidade de contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos princípios e nas diretrizes contidas na portaria vigente.
II. A responsabilidade de apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica.
III. A responsabilidade de garantir a infraestrutura adequada e com boas condições para o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, garantindo espaço, mobiliário e equipamentos, além de acessibilidade de pessoas com deficiência, de acordo com as normas vigentes.
I, apenas
I, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas
II e III, apenas.

A implantação desse Pacto pela Saúde possibilita a efetivação de acordos entre as três esferas de gestão do SUS para a reforma de aspectos institucionais vigentes, promovendo inovações nos processos e instrumentos de gestão que visam alcançar maior efetividade, eficiência e qualidade de suas respostas e ao mesmo tempo, redefine responsabilidades coletivas por resultados sanitários em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social.
Considerando as assertivas apresentadas, assinale a opção correta.
I. Dentre os compromissos de prioridades de saúde assumidos no Pacto pela Vida está o controle do câncer de colo de útero e mama e as doenças emergentes e endemias como dengue, a malária, a hanseníase, a influenza e a tuberculose.
II. Dentre os compromissos de prioridades de saúde assumidos no Pacto pela Vida está a elaboração e a implementação da Política de Promoção da Saúde, cujas ações estão voltadas à mudança de comportamento da população brasileira de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regular, alimentação adequada e saudável e combate ao tabagismo.
III. O Pacto pela Vida deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde, como um movimento que retoma a Reforma Sanitária Brasileira aproximando-a dos desafios atuais do SUS; promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito.
I e II apenas
II e III apenas
I e III apenas
I, II e III
I apenas

Toda mulher tem o direto ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como as crianças têm o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Qual o nome dado ao programa com a finalidade de assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e às crianças o direito ao nascimento seguro?
Atenção Básica
Estratégia Saúde da Família.
Atenção Integral à Saúde das Pessoas.
Programa Academia da Saúde.
Rede Cegonha

Prévia do material em texto

1 Leia o texto a seguir:
Com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, o Conselho Nacional de Saúde realizou a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. A conferência contou com a mobilização e o engajamento de mulheres dos conselhos estaduais de saúde, de direitos das mulheres e dos movimentos sociais com a agenda de resistência e lutas contra qualquer retrocesso, pela igualdade de gênero, pela vida e pela saúde das mulheres. Mulheres e homens de todo o Brasil debateram e avaliaram propostas que foram consolidadas num Relatório Nacional, a partir dos relatórios estaduais aprovados nas Conferências Estaduais de Saúde das Mulheres, que avaliou os avanços, e apontaram os desafios de propor as diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Fonte: Revista Nacional de Saúde. 2017
 
Considerando as informações apresentadas, desenvolva suas ideias sobre o assunto apresentado no texto e avalie as afirmações a seguir:
I. O eixo “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres” abordou o papel do Estado no desenvolvimento social, econômico e ambiental e quais os impactos na vida e na saúde das mulheres na atualidade.
II. O eixo Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres” abordou o tema de gênero que é fundamental para que se pense nas diferentes vulnerabilidades as quais as mulheres estão sujeitas nesse cenário social, cultural, econômico e político do país.
III. O eixo “Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social" abordou as oportunidades para a construção de políticas que expressem as necessidades das mulheres, além de reafirmar os princípios orientadores do SUS e da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
 
É correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
2 Leia o texto a seguir:
A Atenção Integral a Crianças com Agravos Prevalentes na Infância e com Doenças Crônicas consiste em uma estratégia para o diagnóstico precoce e a qualificação do manejo de doenças prevalentes na infância e as ações de prevenção de doenças crônicas e de cuidado dos casos diagnosticados, com o fomento da atenção e internação domiciliar sempre que possível.
Fonte: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Brasília. 2018.
 
Considerando as informações apresentadas, desenvolva suas ideias sobre o assunto apresentado no texto e avalie as afirmações a seguir:
I. As Linhas de Cuidado da Saúde da Família que envolve a criança com doenças ou agravos crônicos são estabelecidas como desenvoltas e transformadoras que buscam a universalização da atenção à saúde.
II. Na Atenção Integral às Crianças com Doenças Crônicas um dos principais desafios para além do tratamento específico de suas patologias elas necessitam também de acompanhamento de puericultura na Atenção Básica.
III. A Atenção na Unidade Básica de Saúde se estabelece uma modalidade de atenção substitutiva ou complementar que agrega um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio.
 
É correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
3 - Leia o texto a seguir:
 
Segundo o IBGE o estudo estatístico sobre gênero refere-se as estatísticas sobre a forma como a sociedade cria os diferentes papéis sociais e comportamentos relacionados aos homens e às mulheres, criando padrões do que é próprio para o feminino e para o masculino e a partir destas compreensões estabelecem relações diversas e/ou desiguais nas várias dimensões da vida social.
Por meio de estudo dos indicadores sociais o IBGE tem procurado abarcar uma série de informações essenciais para o mapeamento das desigualdades e seus efeitos sobre a realidade social brasileira, com vistas não só à incorporação de assuntos essenciais nas políticas públicas, mas também ao aprofundamento das análises com o olhar das desigualdades de gênero, cor ou raça e grupos de idade.
 
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Gênero. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/genero.htmlLinks to an external site.. Acesso 07 nov 2020. (Adaptado)
 
Leia as assertivas e escolha a alternativa correta.
I. Os papéis sociais vistos como femininos ou masculinos por mais que tenham sido motivo de reivindicações e lutas, ainda influenciam as escolhas de profissões e reafirmam as desigualdades salariais existentes
II. Na maioria das sociedades, há diferenças e desigualdades entre mulheres e homens nas funções e responsabilidades atribuídas, atividades desenvolvidas, acesso e controle sobre os recursos, bem como, oportunidades de tomada de decisão.
III. Em todas as sociedades existem diferenças os gêneros entre o que é esperado, permitido e valorizado. Tais diferenças determinam as negligências familiares, as revoltas contra os gêneros, mas, ao mesmo tempo, tem trazido disputas de emprego favoráveis às mulheres
Grupo de escolhas da pergunta
II e III apenas
I e III apenas
I apenas
I e II apenas
I, II e III
4 Leia o texto a seguir:
As estatísticas de gênero devem refletir, segundo informações do Manual de Gênero da Divisão de Estatísticas das Nações Unidas (United Nations Statistics Division - UNSD), as questões relacionadas aos aspectos da vida de mulheres e homens, incluindo as suas necessidades específicas, oportunidades ou contribuições para a sociedade
A mitigação de práticas danosas, como casamento forçado, precoce e infantil, mutilação genital feminina e todas as outros tipos de violência contra mulheres e meninas são questões valorizadas tanto pela Agenda 2030 como pelo Consenso de Montevidéu.
A respeito da violência contra mulher, vale ressaltar que a existência de legislação sobre violência doméstica compõe o arcabouço de indicadores qualitativos do CMIG - Conjunto Mínimo de Indicadores de Gênero - sobre direitos humanos das mulheres e meninas.
  
IBGE. Estatísticas de Gênero Indicadores sociais das mulheres no Brasil Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica  n.38 Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101551_informativo.pdfLinks to an external site.. Acesso 07 nov 2020
 
No Brasil, em 2016, as mulheres dedicaram aos cuidados de pessoas e/ou afazeres domésticos a mais de horas do que os homens (18,1 horas contra 10,5 horas). Ao desagregar por região, verifica-se que a maior desigualdade na distribuição de horas dedicadas a estas atividades está na Região Nordeste.
PORQUE
As transformações sociais ocorridas ao longo do último século sob a perspectiva de gênero (menor participação das mulheres no mercado de trabalho, baixa escolarização, aumento da fecundidade, baixo acesso aos métodos contraceptivos).
Grupo de escolhas da pergunta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
5 O Ministério da Saúde publicou a Portaria/GM nº 399, de 22 de fevereiro de 2006 cujo documento contém as Diretrizes do Pacto pela Saúde em 2006 – como uma estratégia para a Consolidação do Sistema Único de Saúde.
“Esse Pacto apresenta mudanças significativas para a execução do SUS, dentre as quais ressaltamos: a substituição do atual processo de habilitação pela adesão solidária aos Termos de Compromisso de Gestão; a Regionalização solidária e cooperativa como eixo estruturante do processo de Descentralização; a Integração das várias formas de repasse dos recursos federais; e a Unificação dos vários pactos existentes.”
 
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Departamento de Apoio à Descentralização.Diretrizes operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Departamento de Apoio à Descentralização. Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Descentralizada. Brasília, 2006
 
Sobre o Pacto pela Saúde é correto afirmar que:
Grupo de escolhas da pergunta
A reafirmação do compromisso em garantir equidade e acesso universal, integralidade para todos os trabalhadores de saúde, reformulando e valorizando as categorias
O Pacto firmado entre os usuários e gestores do SUS, possui três componentes estratégicos e operativos: federal, estadual e municipal.
No Pacto pela Vida um dos objetivos e metas para a redução da mortalidade materna foi ampliar em 5% a razão de mortalidade materna, reduzir os insumos e medicamentos para tratamento das síndromes hipertensivas no parto
A definição de prioridades em saúde deve ser estabelecida através de metas trazidas pelos Conselhos Nacionais e Estaduais de Saúde, conforme pactuação local
É operacionalizado por meio de três outros pactos (pela Vida, em Defesa do SUS e da Gestão) com prioridades expressas em objetivos e metas no Termo de Compromisso de Gestão.
6 - Leia o texto a seguir:
Pensando na mulher grávida, que vive um dos momentos intensos de sua vida, o Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, elaborou a Caderneta da Gestante, distribuída gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde no início do pré-natal. Nela, é possível encontrar vários assuntos importantes.
Fonte: Ministério da Saúde. Caderneta da Gestante.
Quais das informações elencadas abaixo estão contidas na Caderneta da Gestante?
Grupo de escolhas da pergunta
Informações sobre a promoção da qualidade de vida da população e intervenções sobre os fatores que colocam a saúde em risco.
Informações sobre a atenção primária de média e alta complexidade nos serviços de urgência e emergência e sobre os serviços das vigilâncias epidemiológicas.
Informações sobre a gestão das ações e dos serviços de saúde que devem ser solidária, incluindo as épocas de consultas.
Informações sobre a atuação integrada que permite realizar discussões de casos clínicos e que possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais.
Informações e orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê, alguns cuidados de saúde, o parto e o pós-parto, incluindo dicas para gravidez saudável.
7 - Leia o texto a seguir:
A integralidade, além de um princípio constitucional defendido como prerrogativa da humanização do cuidado em saúde, busca a possibilidade de assimilar as necessidades mais abrangentes do ser humano, valorizando a articulação entre as atividades preventivas e assistenciais. A integralidade “tenta falar de um conjunto de valores pelos quais vale lutar, pois se relacionam a um ideal de uma sociedade mais justa e mais solidária”.
Fonte: COELHO, E.A.C. Integralidade do cuidado à saúde da mulher: limites da prática profissional. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 13(1): pp. 154-160. 2009.
 
Considerando esse contexto, verifique as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A atenção à saúde das mulheres compreende prioritariamente a regionalização da concretização de práticas de atenção que garantam o acesso das mulheres às ações resolutivas.
PORQUE
II. Nesse sentido, o cuidado deve ser permeado pelo acolhimento com escuta sensível de suas demandas, valorizando-se a influência das relações.
A respeito dessas asserções, avalie e assinale a opção correta:
Grupo de escolhas da pergunta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
Leia o texto a seguir:
 
A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.
 
Fonte: Política Nacional de Atenção Básica. Ministério da Saúde. Brasília. 2012.
Considerando as informações apresentadas, desenvolva suas ideias sobre as responsabilidades comuns a todas as esferas de governo na Política Nacional de Atenção Básica e avalie as afirmações a seguir:
I. A responsabilidade de contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos princípios e nas diretrizes contidas na portaria vigente.
II.A responsabilidade de apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica.
III. A responsabilidade de garantir a infraestrutura adequada e com boas condições para o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, garantindo espaço, mobiliário e equipamentos, além de acessibilidade de pessoas com deficiência, de acordo com as normas vigentes.
 
É correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
I, apenas
I, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas
II e III, apenas.
9 - A implantação desse Pacto pela Saúde possibilita a efetivação de acordos entre as três esferas de gestão do SUS para a reforma de aspectos institucionais vigentes, promovendo inovações nos processos e instrumentos de gestão que visam alcançar maior efetividade, eficiência e qualidade de suas respostas e ao mesmo tempo, redefine responsabilidades coletivas por resultados sanitários em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social.
 
BRASIL. Portaria nº 399/GM de 22/02/2006. Divulga o Pacto pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/prtGM399_20060222.pdfLinks to an external site.. Acesso 07 nov 2020
 
I. Dentre os compromissos de prioridades de saúde assumidos no Pacto pela Vida está o controle do câncer de colo de útero e mama e as doenças emergentes e endemias como dengue, a malária, a hanseníase, a influenza e a tuberculose.
II. Dentre os compromissos de prioridades de saúde assumidos no Pacto pela Vida está a elaboração e a implementação da Política de Promoção da Saúde, cujas ações estão voltadas à mudança de comportamento da população brasileira de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regular, alimentação adequada e saudável e combate ao tabagismo.
III. O Pacto pela Vida deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde, como um movimento que retoma a Reforma Sanitária Brasileira aproximando-a dos desafios atuais do SUS; promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito
 
Considerando as assertivas apresentadas, assinale a opção correta.
Grupo de escolhas da pergunta
I e II apenas
II e III apenas
I e III apenas
I, II e III
I apenas
(Fonte: Disponível em: https://naometoque.rs.gov.br/2020/05/18/18-de-maio-dia-nacional-de-combate-ao-abuso-sexual-contra-criancas-e-adolescentes/Links to an external site.
10 - Leia o texto a seguir:
Toda mulher tem o direto ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como as crianças têm o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Fonte: Ministério da Saúde. Ações e Programas
Qual o nome dado ao programa com a finalidade de assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e às crianças o direito ao nascimento seguro?
 
Grupo de escolhas da pergunta
Atenção Básica
Estratégia Saúde da Família.
Atenção Integral à Saúde das Pessoas.
Programa Academia da Saúde.
Rede Cegonha
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina