Logo Passei Direto
Buscar

TRABALHO DA DISCIPLINA DIREITO APLICADO À GESTÃO

User badge image
Livia Resende

em

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO – UNIJORGE
LIVIA DE SOUZA RESENDE
TRABALHO DA DISCIPLINA DIREITO APLICADO À GESTÃO - AVA 1
SALVADOR BA
2023
	O Lançamento Tributário e suas Modalidades
O Lançamento Tributário é um meio para que um débito possa ser cobrado. É a formalização para um credor de uma cobrança de impostos, e que a mesma possa até se tornar judicial, caso não haja o pagamento, como por exemplo o IPVA. O emissor (FUNDEB) tem um direito de cobrança sobre o veículo. Para que ele receba, ele emite a guia de pagamento, onde consta o fato gerador, a data em que a dívida foi gerada e o sujeito passivo (quem deve pagar a dívida).
Existem três modalidades do lançamento tributário, sendo eles:
· Lançamento Tributário por Ofício: é emitido exclusivamente pela parte administrativa, onde o envolvimento do sujeito passivo é mínimo, ou seja, ele não precisa fazer nada, ele simplesmente recebe a cobrança. Um exemplo é o IPVA, IPTU que somente por ter posse do bem, a cobrança é gerada automaticamente, sendo este o fato gerador.
· Lançamento Tributário por declaração: neste caso envolve ambas as partes, o emissor e o sujeito passivo, é misto. O sujeito passivo deve informar ao emissor os dados para ser emitida a cobrança. Essa informação pode ser retificada, desde que seja antes da sua validação. Um exemplo é o ITBI – Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis, onde cada imobiliária pode trabalhar com um percentual.
· Lançamento Tributado por Homologação: Neste caso o sujeito passivo tem maior participação, pois ele informa os dados e realiza toda a operação sem o conhecimento prévio da parte administrativa. Porém, é a parte administrativa que homologa ou não, pois ela pode não concordar com a operação e poderá lançar de ofício a cobrança. Um exemplo é o Imposto de Renda, onde o próprio contribuinte informa os dados e os envia para o órgão responsável. Este, por sua vez, avalia os dados e pode homologar (aceitar) ou não. Caso não aceite, ele enviará imediatamente a cobrança (sem a participação do sujeito passivo, pois eles vão cobrar o que acham devido).
REFERÊNCIAS
TUDO que você precisa saber sobre lançamento tributário. Cobre fácil, 2021. Disponível em: . Acesso em 30 de Março de 2023.
GOMES, Allan Munhoz. O Lançamento Tributário e suas Modalidades. Jusbrasil, 2018. Disponível em: . Acesso em 30 de Março de 2023.

Mais conteúdos dessa disciplina