Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - CAMPINAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Leonardo Garbo Rodrigues - 33277218
PROJETO INTEGRADO IV
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Campinas
2023 
SUMÁRIO
TAREFA 1 ................................................................................................... 3
TAREFA 2 ................................................................................................... 4
TAREFA 3 ................................................................................................... 5
TAREFA 4 ................................................................................................... 6
TAREFA 1:
Vamos supor que você vai iniciar uma jornada empreendedora. Junto com alguns sócios, decidiu criar um negócio a partir da ideia de uma aplicação inovadora. Esta aplicação precisa de um ambiente de TI com recursos computacionais de alto desempenho e ambiente de nuvem devido à redução de cursos e abstração da complexidade da infraestrutura. O próximo passo é determinar qual dos modelos de serviço é mais apropriado para este caso: SaaS, PaaS ou IaaS. Descreve analisando caso a caso.
RESPOSTA:
Para desenvolver em cenários de TI com recursos computacionais de alto desempenho (HP) e ambientes em nuvem (cloud computing), é necessário alugar serviços de Infraestrutura como Serviço (Infraestrutura como Serviço), ou Infraestrutura como Serviço (IaaS).
Os termos IaaS, PaaS e SaaS referem-se a modelos de entrega de soluções em nuvem.
SaaS: O modelo SaaS é ideal quando você deseja usar software pronto para uso sem se preocupar com a infraestrutura subjacente. Neste caso, a opção melhor a se fazer é escolher um aplicativo terceirizado que já esteja na nuvem, sendo assim, permitirá que você se concentre no crescimento do seu negócio sem se preocupar com manutenção de software ou infraestrutura.
IaaS: É um modelo de serviço em nuvem que fornece recursos de infraestrutura como computação, armazenamento, rede e virtualização para empresas e indivíduos sob demanda por meio da nuvem. É um modelo com mais flexibilidade, mais adequado para situações em que necessitam de um controle completo da infraestrutura TI.
PaaS: PaaS (Platform as a Service) é um ambiente completo de desenvolvimento e implantação em nuvem com recursos que permitem fornecer tudo, desde aplicativos simples baseados em nuvem até aplicativos empresariais complexos habilitados para nuvem.
TAREFA 2:
Com o desenvolvimento dos sistemas, surgiu a necessidade de, dentro de um mesmo processo, possuir trechos que executassem concorrentemente, e aí temos o conceito de thread. 
a) Definição de thread; 
Um thread é uma sequência de instruções que faz parte do processo principal. O software é organizado em processos. Cada processo é dividido em threads, e os threads formam tarefas independentes, mas relacionadas.
b) Pesquise os estados das threads; 
· Unstarted: logo após ser criada (antes do Start());
· Running: após ser ativada (Start()) ou após método Resume();
· Suspended: após método Suspended();
· Stopped: após método Abort().
c) Os benefícios da programação multithread; 
A programação multithread pode fornecer uma variedade de benefícios, incluindo maior capacidade de resposta, melhor utilização de recursos e aceleração computacional. Em um aplicativo multithread, as tarefas em segundo plano podem ser executadas simultaneamente sem afetar a capacidade de resposta do aplicativo ou o comportamento da interface do usuário.
d) Operações de thread.
Criar, terminar, thread join e thread yield.
TAREFA 3:
Descreva detalhadamente todos os métodos HTTP existentes e cite um exemplo de utilização para cada um deles.
RESPOSTA:
1. GET (READ)
Representação para leitura ou recuperação de recursos. Em caso de sucesso, uma representação XML ou JSON é retornada junto com o código de status HTTP 200 (OK). Em casos de erro geralmente retorna 404 (Not Found) ou 400 (Bad Request).
2. POST (CREATE)
Utilizado para criar novos recursos. Em caso de sucesso, retorna o status code 200 (OK) ou 201 (CREATED).
3. PUT (UPDATE)
Usado para modificar um recurso, colocando um recurso conhecido no corpo da solicitação contendo novas informações que representam o recurso original. Em caso de sucesso, ele retorna o código de status 200 (OK) ou 204 (Sem Conteúdo) quando não há conteúdo no corpo da resposta.
4. DELETE (DELETE)
Utilizado para remover um recurso identificado por uma URI. Em uma deleção bem-sucedida, retorna o status code 200 (OK) juntamente com um response body com uma representação do item deletado ou uma response customizada. O mais recomendado, entretanto, é não retornar nada com um status code 204 (NO CONTENT), sem response body, ou um JSEND-style response com status code 200.
TAREFA 4:
Em aplicações Android podemos trabalhar com a persistência de dados locais por meio da criação de bancos de dados utilizando a biblioteca SQLite. Descreva as principais características do SQLite para aplicações Android, bem como as principais vantagens e desvantagens de sua utilização.
RESPOSTA:
Características:
· É um banco de dados de código aberto compatível com a maioria dos dispositivos Android;
· Suporta a maioria dos tipos de dados, incluindo: Inteiro, Real, Texto e Blob;
· As bibliotecas SQLite suportam apenas bibliotecas de até 250kb ou 1GB no máximo. Portanto, é mais adequado para aplicações menores que exigem menor consumo de largura de banda; 
· É uma biblioteca fácil de usar e configurar que não requer muitos recursos do dispositivo.
Vantagens:
· O SQLite é um banco de dados leve, ele não requer configuração e pode ser facilmente integrado com aplicativos Android;
· Seu código é de domínio público, ou seja, não requer licenciamento, todos podem utilizar;
· o banco de dados é guardado em um único arquivo e pode ser executado em dispositivos com pouco espaço de armazenamento;
· O SQLite é um banco de dados multiplataforma e compatível com versões anteriores.
Desvantagens:
· O SQLite não é um banco de dados relacional, o que significa que ele não suporta algumas das características mais avançadas de bancos de dados relacionais, como por exemplo: as tabelas com várias chaves estrangeiras e um volume grande de informações;
· Ele não tem um modo de segurança integrado, o que significa que os dados armazenados nele não são protegidos contra acesso não autorizado;
· É mais restrito em relação aos formatos dos arquivos aceitos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CASAROTTO, Camila. SaaS: software como serviço. Software como Serviço. 2021. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/saas/. Acesso em: 29 nov. 2023.
SYOZI, Ricardo. PaaS: platform-as-a-service. Platform-as-a-Service. 2021. Disponível em: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-paas/. Acesso em: 29 nov. 2023.
PEDRO, Wagner. IaaS: infraestrutura como serviço. infraestrutura como serviço. 2021. Disponível em: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-iaas/. Acesso em: 29 nov. 2023.

Mais conteúdos dessa disciplina