Logo Passei Direto
Buscar

_avaliacao__ Revisão da tentativa

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Ao se falar em uso da força nas atividades de segurança pública, em determinadas situações, exige-se o vigor físico para garantir a ordem e a tutela de bens jurídicos. Sobre o assunto, marque “V” para as alternativas VERDADEIRAS e “F” para as alternativas FALSAS:
( ) Do ponto de vista formal e objetivo, a noção de monopólio legítimo da força física (violência) pelo Poder Público remete à noção da especialização de funções características do Estado moderno e se apresenta como condição de possibilidade para a construção de uma sociedade mais pacificada, ao impedir a livre circulação da violência e inibir a sua existência de forma difusa e/ou privatizada pelo conjunto da sociedade.
( ) Trata-se do domínio de procedimentos fundados no direito racional, guiado por normas e regras impessoais, de caráter mais universalistas.
( ) Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei só podem empregar a força quando estritamente necessária e na medida exigida para o cumprimento do seu dever. Descumpridas as condições prescritas na legislação, abre-se espaço para se falar em violência ilegítima.
( ) Emprega-se a força física, de forma racional, proporcional e legal para promover o bem do tecido social.
( ) Ultrapassados os limites da legalidade, violando os direitos humanos e os direitos fundamentais, o uso da força não é legítima, reclamando a adoção de providências para responsabilizar os agentes públicos.
a. F, V, V, V, V.
b. V, V, V, V, V.
c. V, F, V, F, V.
d. V, V, F, F, V.
e. F, F, F, F, F.

Não é competência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos - CIDH:

a. Fixar medida cautelar de proteção em situações de urgência ou gravidade.
b. Exercer funções quase judiciais e uma vez admitida a denúncia ou queixa, poderá a Comissão abrir um procedimento interno de processamento do Estado ou, em última análise, demandá-lo perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.
c. Receber denúncias ou queixas de violações de direitos humanos deflagradas por indivíduos ou por organizações não governamentais contra atos dos Estados.
d. Proceder ao juízo de admissibilidade das petições ou comunicações apresentadas.
e. Conhecer e julgar os casos de genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e de agressão.

Tendo em vista a previsão da legislação brasileira e da jurisprudência sobre o uso da força, marque “V” para as alternativas VERDADEIRAS e “F” para as alternativas FALSAS: Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado. ( ) É crime atribuído ao profissional de segurança pública o ato de constranger o preso ou o detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência. ( ) Nos casos em que servidores vinculados aos órgãos de segurança pública de segurança pública figurarem como investigados em inquéritos policiais, inquéritos policiais militares e demais procedimentos extrajudiciais, cujo objeto for a investigação de fatos relacionados ao uso da força letal praticados no exercício profissional, de forma consumada ou tentada, incluindo as situações dispostas no Código Penal, o indiciado poderá constituir defensor. ( ) Não há crime quando o profissional de segurança pública emprega a força em estado de necessidade, legítima defesa ou em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. ( ) Para que se cumpra a tutela dos bens e da vida de cada cidadão, sempre será necessário o emprego de força física e da algema, mesmo que não haja resistência nem tentativa.

A evolução histórica dos direitos humanos nos remete a um conjunto de preceitos de proteção que foram sistematizados, organizados e categorizados com o passar do tempo. Portanto, marque a alternativa INCORRETA:

a. A primeira geração de direitos humanos diz respeito aos direitos de liberdade ou de defesa, destinados a proteger os indivíduos contra as intervenções indevidas do Estado, o qual deve se abster de realizar determinadas práticas por constituírem violação ao âmbito essencial da dignidade humana (vida, liberdade, integridade física, honra, patrimônio, privacidade etc.).
b. Dentro do caráter de complementaridade, historicidade e proibição do retrocesso, surgindo uma nova pretensão para tutelar a dignidade humana, ela se soma aos que já existem e os detentores de poder devem respeitar o que está vigente. Contudo, diante dos eventos e crises políticas, econômicas, sociais, admite-se, no Brasil, a proposta de emenda constitucional tendente a abolir os direitos e garantias individuais que vierem a onerar os recursos financeiros e vulnerar a ordem institucional.
c. A segunda geração de direitos humanos está ligada ao dever de prestação, no sentido de que o Estado deve fazer algo para assegurar a igualdade material (não se limitando à igualdade prevista na lei – de natureza formal) entre as pessoas. Estão relacionados, dentre outros, aos direitos econômicos, sociais e culturais (ex.: saúde, educação, previdência).
d. A terceira geração de direitos humanos compreende os direitos difusos ou coletivos, relacionados à fraternidade ou solidariedade, com ênfase na garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado.
e. Os direitos humanos de quarta dimensão constituem os Direitos à Democracia, à informação, ao Pluralismo Político etc. Os direitos humanos de quinta dimensão dizem respeito ao Direito à Paz.

Trata-se de organização humanitária neutra, imparcial e independente, fundada em 1863 por Jean Henri Dunant. Sua Missão se traduz em ajudar as “pessoas afetadas por conflitos armados e outras situações de violência no mundo inteiro, fazendo todo o possível para proteger a vida e a dignidade delas e aliviar o seu sofrimento, com frequência em conjunto com os parceiros. Trabalha com as polícias estaduais desde 1998 na difusão e integração das normas internacionais de direitos humanos, no ensino, treinamento e protocolos”. Essa descrição diz respeito: Escolha uma opção: a. À Anistia Internacional. b. Organização das Nações Unidas - ONU. c. Corte Internacional Americana de Direitos Humanos - CIDH. d. Ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV. e. À Human Rights Watch - HRW.

A dignidade da pessoa humana possui amplo espectro de proteção territorial, cultural, político, jurídico e social, tanto na esfera global quanto no âmbito das nações. Com essa assertiva, leia e julgue os itens a seguir: I - O Governo brasileiro editou atos normativos com o fim de inserir pactos, convenções e tratados da ONU na ordem jurídica pátria. Porém, eles só têm aplicabilidade caso as Assembleias Legislativas aprovem Lei Orgânica para incorporar tais preceitos em cada município, momento em que terá caráter vinculado, inclusive, e principalmente, na segurança pública. II - Com o término da 2ª Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas – ONU (24/10/1945), com o fim precípuo de preservar a paz mundial, promover os direitos humanos, contribuir com o desenvolvimento econômico e com o progresso social, sem se descuidar do meio ambiente e da ajuda humanitária, em casos de desastres naturais, conflitos armados ou pobreza extrema. III - Na estrutura da ONU temos o Conselho de Direitos Humanos, cujo papel compreende o monitoramento e a recomendação de medidas para a Assembleia Geral da ONU (composta por representantes dos Estados Membros) tanto sobre a implementação de tratados como sobre os casos de violação de direitos humanos. O resultado desse amplo trabalho se instrumentaliza por meio de “comentários gerais” ou “recomendações gerais”, que não possuem caráter vinculante (denominada de soft law). IV - Os tratados e convenções sobre direitos humanos seguem uma relação de normas editadas pela ONU, voltadas para o uso da força ou detenção (portanto, de seu interesse profissional). Assim, considerando a condição de Membro da ONU, tais atos vinculam o Brasil às forças de segurança, mesmo que não estejam incorporados na ordem jurídica brasileira, devido ao caráter Universal, sendo dispensada a edição de leis, regulamentos e atos de interpretação. V - Além da ONU, a proteção dos direitos humanos é assegurada de forma regional, considerando aqui o Continente Americano (ao lado da União Africana e da União Europeia). Marque a alternativa correta: Select one: a. Estão corretos os itens I, II e IV. b. Nenhum item está correto. c. Estão incorretos os itens I e IV. d. Todos os itens estão corretos. e. Estão incorretos os itens II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Ao se falar em uso da força nas atividades de segurança pública, em determinadas situações, exige-se o vigor físico para garantir a ordem e a tutela de bens jurídicos. Sobre o assunto, marque “V” para as alternativas VERDADEIRAS e “F” para as alternativas FALSAS:
( ) Do ponto de vista formal e objetivo, a noção de monopólio legítimo da força física (violência) pelo Poder Público remete à noção da especialização de funções características do Estado moderno e se apresenta como condição de possibilidade para a construção de uma sociedade mais pacificada, ao impedir a livre circulação da violência e inibir a sua existência de forma difusa e/ou privatizada pelo conjunto da sociedade.
( ) Trata-se do domínio de procedimentos fundados no direito racional, guiado por normas e regras impessoais, de caráter mais universalistas.
( ) Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei só podem empregar a força quando estritamente necessária e na medida exigida para o cumprimento do seu dever. Descumpridas as condições prescritas na legislação, abre-se espaço para se falar em violência ilegítima.
( ) Emprega-se a força física, de forma racional, proporcional e legal para promover o bem do tecido social.
( ) Ultrapassados os limites da legalidade, violando os direitos humanos e os direitos fundamentais, o uso da força não é legítima, reclamando a adoção de providências para responsabilizar os agentes públicos.
a. F, V, V, V, V.
b. V, V, V, V, V.
c. V, F, V, F, V.
d. V, V, F, F, V.
e. F, F, F, F, F.

Não é competência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos - CIDH:

a. Fixar medida cautelar de proteção em situações de urgência ou gravidade.
b. Exercer funções quase judiciais e uma vez admitida a denúncia ou queixa, poderá a Comissão abrir um procedimento interno de processamento do Estado ou, em última análise, demandá-lo perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.
c. Receber denúncias ou queixas de violações de direitos humanos deflagradas por indivíduos ou por organizações não governamentais contra atos dos Estados.
d. Proceder ao juízo de admissibilidade das petições ou comunicações apresentadas.
e. Conhecer e julgar os casos de genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e de agressão.

Tendo em vista a previsão da legislação brasileira e da jurisprudência sobre o uso da força, marque “V” para as alternativas VERDADEIRAS e “F” para as alternativas FALSAS: Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado. ( ) É crime atribuído ao profissional de segurança pública o ato de constranger o preso ou o detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência. ( ) Nos casos em que servidores vinculados aos órgãos de segurança pública de segurança pública figurarem como investigados em inquéritos policiais, inquéritos policiais militares e demais procedimentos extrajudiciais, cujo objeto for a investigação de fatos relacionados ao uso da força letal praticados no exercício profissional, de forma consumada ou tentada, incluindo as situações dispostas no Código Penal, o indiciado poderá constituir defensor. ( ) Não há crime quando o profissional de segurança pública emprega a força em estado de necessidade, legítima defesa ou em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. ( ) Para que se cumpra a tutela dos bens e da vida de cada cidadão, sempre será necessário o emprego de força física e da algema, mesmo que não haja resistência nem tentativa.

A evolução histórica dos direitos humanos nos remete a um conjunto de preceitos de proteção que foram sistematizados, organizados e categorizados com o passar do tempo. Portanto, marque a alternativa INCORRETA:

a. A primeira geração de direitos humanos diz respeito aos direitos de liberdade ou de defesa, destinados a proteger os indivíduos contra as intervenções indevidas do Estado, o qual deve se abster de realizar determinadas práticas por constituírem violação ao âmbito essencial da dignidade humana (vida, liberdade, integridade física, honra, patrimônio, privacidade etc.).
b. Dentro do caráter de complementaridade, historicidade e proibição do retrocesso, surgindo uma nova pretensão para tutelar a dignidade humana, ela se soma aos que já existem e os detentores de poder devem respeitar o que está vigente. Contudo, diante dos eventos e crises políticas, econômicas, sociais, admite-se, no Brasil, a proposta de emenda constitucional tendente a abolir os direitos e garantias individuais que vierem a onerar os recursos financeiros e vulnerar a ordem institucional.
c. A segunda geração de direitos humanos está ligada ao dever de prestação, no sentido de que o Estado deve fazer algo para assegurar a igualdade material (não se limitando à igualdade prevista na lei – de natureza formal) entre as pessoas. Estão relacionados, dentre outros, aos direitos econômicos, sociais e culturais (ex.: saúde, educação, previdência).
d. A terceira geração de direitos humanos compreende os direitos difusos ou coletivos, relacionados à fraternidade ou solidariedade, com ênfase na garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado.
e. Os direitos humanos de quarta dimensão constituem os Direitos à Democracia, à informação, ao Pluralismo Político etc. Os direitos humanos de quinta dimensão dizem respeito ao Direito à Paz.

Trata-se de organização humanitária neutra, imparcial e independente, fundada em 1863 por Jean Henri Dunant. Sua Missão se traduz em ajudar as “pessoas afetadas por conflitos armados e outras situações de violência no mundo inteiro, fazendo todo o possível para proteger a vida e a dignidade delas e aliviar o seu sofrimento, com frequência em conjunto com os parceiros. Trabalha com as polícias estaduais desde 1998 na difusão e integração das normas internacionais de direitos humanos, no ensino, treinamento e protocolos”. Essa descrição diz respeito: Escolha uma opção: a. À Anistia Internacional. b. Organização das Nações Unidas - ONU. c. Corte Internacional Americana de Direitos Humanos - CIDH. d. Ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV. e. À Human Rights Watch - HRW.

A dignidade da pessoa humana possui amplo espectro de proteção territorial, cultural, político, jurídico e social, tanto na esfera global quanto no âmbito das nações. Com essa assertiva, leia e julgue os itens a seguir: I - O Governo brasileiro editou atos normativos com o fim de inserir pactos, convenções e tratados da ONU na ordem jurídica pátria. Porém, eles só têm aplicabilidade caso as Assembleias Legislativas aprovem Lei Orgânica para incorporar tais preceitos em cada município, momento em que terá caráter vinculado, inclusive, e principalmente, na segurança pública. II - Com o término da 2ª Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas – ONU (24/10/1945), com o fim precípuo de preservar a paz mundial, promover os direitos humanos, contribuir com o desenvolvimento econômico e com o progresso social, sem se descuidar do meio ambiente e da ajuda humanitária, em casos de desastres naturais, conflitos armados ou pobreza extrema. III - Na estrutura da ONU temos o Conselho de Direitos Humanos, cujo papel compreende o monitoramento e a recomendação de medidas para a Assembleia Geral da ONU (composta por representantes dos Estados Membros) tanto sobre a implementação de tratados como sobre os casos de violação de direitos humanos. O resultado desse amplo trabalho se instrumentaliza por meio de “comentários gerais” ou “recomendações gerais”, que não possuem caráter vinculante (denominada de soft law). IV - Os tratados e convenções sobre direitos humanos seguem uma relação de normas editadas pela ONU, voltadas para o uso da força ou detenção (portanto, de seu interesse profissional). Assim, considerando a condição de Membro da ONU, tais atos vinculam o Brasil às forças de segurança, mesmo que não estejam incorporados na ordem jurídica brasileira, devido ao caráter Universal, sendo dispensada a edição de leis, regulamentos e atos de interpretação. V - Além da ONU, a proteção dos direitos humanos é assegurada de forma regional, considerando aqui o Continente Americano (ao lado da União Africana e da União Europeia). Marque a alternativa correta: Select one: a. Estão corretos os itens I, II e IV. b. Nenhum item está correto. c. Estão incorretos os itens I e IV. d. Todos os itens estão corretos. e. Estão incorretos os itens II e III.

Prévia do material em texto

29/09/2023, 11:37 _avaliacao_: Revisão da tentativa
https://eadsegen.mj.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=1962313&cmid=10570 1/7
Painel / Meus cursos / DHCPASP-2023-6 / _avaliacao_
Iniciado em Friday, 29 Sep 2023, 11:22
Estado Finalizada
Concluída em Friday, 29 Sep 2023, 11:37
Tempo
empregado
14 minutos 45 segundos
Avaliar 50,00 de um máximo de 50,00(100%)
Comentários
Questão 1
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Conferindo especial atenção para as pessoas vulneráveis (idosos, mulheres, crianças, portadores de necessidades especiais, migrantes),
marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma opção:
a. Pessoas vulneráveis são aquelas que podem estar em risco aumentado de serem expostas a discriminação, abuso e
exploração, que não possui acesso aos meios básicos de sobrevivência e/ou que não podem cuidar de si mesmas.
b. Pessoas que sofrem dano físico, moral, emocional ou material devem ser tratadas com especial atenção, com a adoção de
providências imediatas no que concerne à assistência.
c. É importante que os funcionários responsáveis pela aplicação da lei estejam cientes de grupos com uma ou mais das
características mencionadas dentro da sociedade, dos riscos que podem enfrentar e de suas necessidades específicas de
proteção e assistência.
d. A prestação de proteção e assistência às pessoas necessitadas é um pilar essencial por ocasião da aplicação da lei.
e. A legislação brasileira é omissa sobre a especial atenção aos grupos de pessoas, razão pela qual os profissionais de
segurança pública estão dispensados de adotar qualquer providência em relação às pessoas que sofrem dano físico, moral,
emocional ou material.

Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A legislação brasileira é omissa sobre a especial atenção aos grupos de pessoas, razão pela qual os profissionais
de segurança pública estão dispensados de adotar qualquer providência em relação às pessoas que sofrem dano físico, moral,
emocional ou material.
11:18 | Central de Atendimento
SAIRMariana Falcão SoaresSistemas
http://eadsegen.mj.gov.br/my/
http://eadsegen.mj.gov.br/course/view.php?id=1595
http://eadsegen.mj.gov.br/mod/quiz/view.php?id=10570
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/logout?goto=null
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
29/09/2023, 11:37 _avaliacao_: Revisão da tentativa
https://eadsegen.mj.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=1962313&cmid=10570 2/7
Questão 2
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Questão 3
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Ao se falar em uso da força nas atividades de segurança pública, em determinadas situações, exige-se o vigor físico para garantir a
ordem e a tutela de bens jurídicos. Sobre o assunto, marque “V” para as alternativas VERDADEIRAS e “F” para as alternativas FALSAS:
(    ) Do ponto de vista formal e objetivo, a noção de monopólio legítimo da força física (violência) pelo Poder Público remete à noção
da especialização de funções características do Estado moderno e se apresenta como condição de possibilidade para a construção de
uma sociedade mais pacificada, ao impedir a livre circulação da violência e inibir a sua existência de forma difusa e/ou privatizada pelo
conjunto da sociedade.
(     ) Trata-se do domínio de procedimentos fundados no direito racional, guiado por normas e regras impessoais, de caráter mais
universalistas.
(     ) Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei só podem empregar a força quando estritamente necessária e na medida
exigida para o cumprimento do seu dever. Descumpridas as condições prescritas na legislação, abre-se espaço para se falar em
violência ilegítima.
(     ) Emprega-se a força física, de forma racional, proporcional e legal para promover o bem do tecido social.
(     ) Ultrapassados os limites da legalidade, violando os direitos humanos e os direitos fundamentais, o uso da força não é legítima,
reclamando a adoção de providências para responsabilizar os agentes públicos.
Marque a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. F, V, V, V, V.
b. V, V, V, V, V.
c. V, V, F, F, V.
d. V, F, V, F, V.
e. F, F, F, F, F.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V, V, V, V, V.
Não é competência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos - CIDH:
Escolha uma opção:
a. Fixar medida cautelar de proteção em situações de urgência ou gravidade.
b. Receber denúncias ou queixas de violações de direitos humanos deflagradas por indivíduos ou por organizações não
governamentais contra atos dos Estados.
c. Proceder ao juízo de admissibilidade das petições ou comunicações apresentadas.
d. Conhecer e julgar os casos de genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e de agressão.
e. Exercer funções quase judiciais e uma vez admitida a denúncia ou queixa, poderá a Comissão abrir um procedimento interno
de processamento do Estado ou, em última análise, demandá-lo perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Conhecer e julgar os casos de genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e de agressão.
11:18 | Central de Atendimento
SAIRMariana Falcão SoaresSistemas
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/logout?goto=null
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
29/09/2023, 11:37 _avaliacao_: Revisão da tentativa
https://eadsegen.mj.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=1962313&cmid=10570 3/7
Questão 4
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Tendo em vista a previsão da legislação brasileira e da jurisprudência sobre o uso da força, marque “V” para as alternativas
VERDADEIRAS e “F” para as alternativas FALSAS:
Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade
física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena
de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato
processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.

É crime atribuído ao profissional de segurança pública o ato de constranger o preso ou o detento, mediante
violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência. 
Nos casos em que servidores vinculados aos órgãos de segurança pública de segurança pública figurarem como
investigados em inquéritos policiais, inquéritos policiais militares e demais procedimentos extrajudiciais, cujo
objeto for a investigação de fatos relacionados ao uso da força letal praticados no exercício profissional, de
forma consumada ou tentada, incluindo as situações dispostas no Código Penal, o indiciado poderá constituir
defensor.

Não há crime quando o profissional de segurança pública emprega a força em estado de necessidade, legítima
defesa ou em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. 
Para que se cumpra a tutela dos bens e da vida de cada cidadão, sempre será necessário o emprego de força
física e da algema, mesmo que não haja resistência nem tentativa de fuga do preso. 
VERDADEIRO
VERDADEIRO
VERDADEIROVERDADEIRO
FALSO
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física
própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade
disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da
responsabilidade civil do Estado. → VERDADEIRO, É crime atribuído ao profissional de segurança pública o ato de constranger o preso
ou o detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência. → VERDADEIRO, Nos casos em que
servidores vinculados aos órgãos de segurança pública de segurança pública figurarem como investigados em inquéritos policiais,
inquéritos policiais militares e demais procedimentos extrajudiciais, cujo objeto for a investigação de fatos relacionados ao uso da
força letal praticados no exercício profissional, de forma consumada ou tentada, incluindo as situações dispostas no Código Penal, o
indiciado poderá constituir defensor. → VERDADEIRO, Não há crime quando o profissional de segurança pública emprega a força em
estado de necessidade, legítima defesa ou em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. → VERDADEIRO,
Para que se cumpra a tutela dos bens e da vida de cada cidadão, sempre será necessário o emprego de força física e da algema,
mesmo que não haja resistência nem tentativa de fuga do preso. → FALSO.
11:18 | Central de Atendimento
SAIRMariana Falcão SoaresSistemas
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/logout?goto=null
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
29/09/2023, 11:37 _avaliacao_: Revisão da tentativa
https://eadsegen.mj.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=1962313&cmid=10570 4/7
Questão 5
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Questão 6
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
A respeito da valorização, saúde, qualidade de vida dos profissionais de segurança pública e seus familiares, marque a alternativa
INCORRETA:
Escolha uma opção:
a. O Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida) tem por objetivo elaborar,
implementar, apoiar, monitorar e avaliar, entre outros, os projetos de programas de atenção psicossocial e de saúde no
trabalho dos profissionais de segurança pública e defesa social.
b. Devido à qualidade de vida dos profissionais de segurança pública a promoção da saúde integral é medida que não se
encontra no âmbito de preocupação dos gestores.

c. É assegurada a defesa técnica por parte da Defensoria Pública aos policiais militares e bombeiros militares, investigados por
fatos relacionados ao uso da força letal praticados no exercício profissional.
d. A integração sistêmica das unidades de saúde dos órgãos que compõem o Susp constitui um dos objetivos do Programa
Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida).
e. A valorização também passa pela possibilidade de proporcionar a assistência jurídica aos profissionais de segurança.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Devido à qualidade de vida dos profissionais de segurança pública a promoção da saúde integral é medida que
não se encontra no âmbito de preocupação dos gestores.
A evolução histórica dos direitos humanos nos remete a um conjunto de preceitos de proteção que foram sistematizados, organizados
e categorizados com o passar do tempo. Portanto, marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma opção:
a. A primeira geração de direitos humanos diz respeito aos direitos de liberdade ou de defesa, destinados a proteger os
indivíduos contra as intervenções indevidas do Estado, o qual deve se abster de realizar determinadas práticas por
constituírem violação ao âmbito essencial da dignidade humana (vida, liberdade, integridade física, honra, patrimônio,
privacidade etc.).
b. Dentro do caráter de complementaridade, historicidade e proibição do retrocesso, surgindo uma nova pretensão para
tutelar a dignidade humana, ela se soma aos que já existem e os detentores de poder devem respeitar o que está vigente.
Contudo, diante dos eventos e crises políticas, econômicas, sociais, admite-se, no Brasil, a proposta de emenda
constitucional tendente a abolir os direitos e garantias individuais que vierem a onerar os recursos financeiros e vulnerar a
ordem institucional.

c. A segunda geração de direitos humanos está ligada ao dever de prestação, no sentido de que o Estado deve fazer algo para
assegurar a igualdade material (não se limitando à igualdade prevista na lei – de natureza formal) entre as pessoas. Estão
relacionados, dentre outros, aos direitos econômicos, sociais e culturais (ex.: saúde, educação, previdência).
d. A terceira geração de direitos humanos compreende os direitos difusos ou coletivos, relacionados à fraternidade ou
solidariedade, com ênfase na garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado.
e. Os direitos humanos de quarta dimensão constituem os Direitos à Democracia, à informação, ao Pluralismo Político etc. Os
direitos humanos de quinta dimensão dizem respeito ao Direito à Paz.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Dentro do caráter de complementaridade, historicidade e proibição do retrocesso, surgindo uma nova pretensão
para tutelar a dignidade humana, ela se soma aos que já existem e os detentores de poder devem respeitar o que está vigente.
Contudo, diante dos eventos e crises políticas, econômicas, sociais, admite-se, no Brasil, a proposta de emenda constitucional tendente
a abolir os direitos e garantias individuais que vierem a onerar os recursos financeiros e vulnerar a ordem institucional.
11:18 | Central de Atendimento
SAIRMariana Falcão SoaresSistemas
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/logout?goto=null
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
29/09/2023, 11:37 _avaliacao_: Revisão da tentativa
https://eadsegen.mj.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=1962313&cmid=10570 5/7
Questão 7
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Questão 8
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Trata-se de organização humanitária neutra, imparcial e independente, fundada em 1863 por Jean Henri Dunant. Sua Missão se traduz
em ajudar as “pessoas afetadas por conflitos armados e outras situações de violência no mundo inteiro, fazendo todo o possível para
proteger a vida e a dignidade delas e aliviar o seu sofrimento, com frequência em conjunto com os parceiros. Trabalha com as polícias
estaduais desde 1998 na difusão e integração das normas internacionais de direitos humanos, no ensino, treinamento e protocolos”.
Essa descrição diz respeito:
Escolha uma opção:
a. À Human Rights Watch - HRW.
b. À Anistia Internacional.
c. Corte Internacional Americana de Direitos Humanos - CIDH.
d. Ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV.
e. Organização das Nações Unidas - ONU.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV.
Dentro dos principaisaspectos da Segurança pública, direitos humanos e o novo paradigma de cidadania no Brasil preconizado pela
Constituição de 1988, marque a alternativa ERRADA:
Escolha uma opção:
a. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do
preso ou à pessoa por ele indicada.
b. É assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral.
c. A pena será cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado.
d. O civilmente identificado será submetido a identificação administrativa nas hipóteses previstas em ato editado pelo Chefe
da Polícia Municipal, para dispor sobre procedimentos de contravenção judicial.

e. Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente,
salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O civilmente identificado será submetido a identificação administrativa nas hipóteses previstas em ato editado
pelo Chefe da Polícia Municipal, para dispor sobre procedimentos de contravenção judicial.
11:18 | Central de Atendimento
SAIRMariana Falcão SoaresSistemas
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/logout?goto=null
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
29/09/2023, 11:37 _avaliacao_: Revisão da tentativa
https://eadsegen.mj.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=1962313&cmid=10570 6/7
Questão 9
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
A condição de profissional de segurança pública exige aptidões moral e ética, além das capacidades física e intelectual. Sobre o tema,
assinale a alternativa INCORRETA com referência ao rol de regras de conduta ética:
Escolha uma opção:
a. O agente público fica dispensado de levar ao conhecimento da autoridade competente sobre a ocorrência de fatos ilícitos
quando o autor for seu chefe imediato, em razão dos poderes hierárquico e disciplinar.

b. Sempre que do uso da força praticada pelos agentes de segurança pública ocasionar ferimentos em pessoas, deverá ser
assegurada a imediata prestação de assistência e socorro médico aos feridos, bem como a comunicação do ocorrido à família
ou à pessoa por eles indicada.
c. As informações de natureza confidencial em poder dos funcionários responsáveis pela aplicação da lei devem ser mantidas em
segredo, a não ser que o cumprimento do dever ou das necessidades da justiça estritamente exijam outro comportamento.
d. O profissional deve representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.
e. O profissional deve levar as irregularidades das quais tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior
ou quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O agente público fica dispensado de levar ao conhecimento da autoridade competente sobre a ocorrência de
fatos ilícitos quando o autor for seu chefe imediato, em razão dos poderes hierárquico e disciplinar.
11:18 | Central de Atendimento
SAIRMariana Falcão SoaresSistemas
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/logout?goto=null
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
29/09/2023, 11:37 _avaliacao_: Revisão da tentativa
https://eadsegen.mj.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=1962313&cmid=10570 7/7
Questão 10
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
A dignidade da pessoa humana possui amplo espectro de proteção territorial, cultural, político, jurídico e social, tanto na esfera global
quanto no âmbito das nações. Com essa assertiva, leia e julgue os itens a seguir:
I - O Governo brasileiro editou atos normativos com o fim de inserir pactos, convenções e tratados da ONU na ordem jurídica pátria.
Porém, eles só têm aplicabilidade caso as Assembleias Legislativas aprovem Lei Orgânica para incorporar tais preceitos em cada
município, momento em que terá caráter vinculado, inclusive, e principalmente, na segurança pública.
II - Com o término da 2ª Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas – ONU (24/10/1945), com o fim precípuo de
preservar a paz mundial, promover os direitos humanos, contribuir com o desenvolvimento econômico e com o progresso social, sem
se descuidar do meio ambiente e da ajuda humanitária, em casos de desastres naturais, conflitos armados ou pobreza extrema.
III - Na estrutura da ONU temos o Conselho de Direitos Humanos, cujo papel compreende o monitoramento e a recomendação de
medidas para a Assembleia Geral da ONU (composta por representantes dos Estados Membros) tanto sobre a implementação de
tratados como sobre os casos de violação de direitos humanos. O resultado desse amplo trabalho se instrumentaliza por meio de
“comentários gerais” ou “recomendações gerais”, que não possuem caráter vinculante (denominada de soft law).
IV - Os tratados e convenções sobre direitos humanos seguem uma relação de normas editadas pela ONU, voltadas para o uso da
força ou detenção (portanto, de seu interesse profissional). Assim, considerando a condição de Membro da ONU, tais atos vinculam o
Brasil às forças de segurança, mesmo que não estejam incorporados na ordem jurídica brasileira, devido ao caráter Universal, sendo
dispensada a edição de leis, regulamentos e atos de interpretação.
V - Além da ONU, a proteção dos direitos humanos é assegurada de forma regional, considerando aqui o Continente Americano (ao
lado da União Africana e da União Europeia).
Marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Estão incorretos os itens II e III.
b. Nenhum item está correto.
c. Estão incorretos os itens I e IV.
d. Todos os itens estão corretos.
e. Estão corretos os itens I, II e IV.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Estão incorretos os itens I e IV.
11:18 | Central de Atendimento
SAIRMariana Falcão SoaresSistemas
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/logout?goto=null
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/private/welcome.jsf

Mais conteúdos dessa disciplina