Logo Passei Direto
Buscar
User badge image
Macgyver

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O diodo é fabricado a partir de silício, elemento químico de símbolo Si, número atômico 14 e quatro elétrons na camada de valência, o que na forma de cristal confere ao silício característica de isolante. Para a utilização do silício na fabricação de diodos (ou transistores), ele é purificado e passa por um processo que forma uma estrutura cristalina em seus átomos. O material é preparado e passa por um processo de dopagem, no qual são introduzidas quantidades controladas de materiais selecionados que modificam a estrutura eletrônica, introduzindo-se entre as ligações dos átomos de silício, roubando ou doando elétrons dos átomos, gerando o silício P ou N, conforme ele seja positivo (tenha falta de elétrons) ou negativo (tenha excesso de elétrons). São usados para a dopagem do silício elementos químicos como o Fósforo ou Arsênio, para cristais tipo N, ou Boro e Gálio, para cristais tipo P, sendo que isso confere ao silício a capacidade de conduzir corrente elétrica. Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Você não precisa estar familiarizado com a "equação do diodo" para analisar circuitos simples de diodo.
II- A queda de tensão através de um diodo em condução, tem um valor constante de 0,4 Volts para silício e 0,9 Volts para diodos de germânio.
III- Basta entender que a queda de tensão através de um diodo condutor de corrente muda com a quantidade de corrente passando por ele, mas que essa mudança é bastante pequena para uma ampla faixa de valores de corrente.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

[Laboratório Virtual - Iluminação de Emergência com Transistor] É necessário realizar a prática para auxiliar na resolução do exercício. Ligue a fonte de alimentação e ajuste o valor do canal 1 para 9 V. Conecte a fonte de alimentação ao protoboard. Conecte o multímetro ao transistor e realize a medição da corrente do coletor. Para uma resistência do potenciômetro de 45 kΩ, a corrente do coletor com a luz ambiente acesa e com a luz ambiente apagada são, respectivamente: A) 79,66 A e 0 A. B) 79,66 mA e 0 A. C) 0 A e 79,66 mA. D) 0 A e 79,66 A.

[Laboratório Virtual - Amplificador Emissor Comum] É necessário realizar a prática para auxiliar na resolução do exercício. Ajuste o gerador de sinais para fornecer uma tensão de 0,5 Vpp (Volts pico-pico) e uma frequência de 60 Hz. Ajuste a fonte de tensão para fornecer 20 Volts. Realize a conexão do gerador de sinais e da fonte ao circuito. Realize a verificação da onda de entrada e a onda de saída (sobre o resistor de 1 Mohm). O valor de pico da tensão sobre o resistor de 1 Mohm é dado por:
A) 4,62 V.
B) 2,31 V.
C) 3,28 V.
D) 1,64 V.

O diodo como todos os outros componentes eletrônicos não possui características totalmente ideais, ou seja, no diodo ideal toda corrente reversa aplicada aos seus terminais deveria ser bloqueada, mas isso não acontece na vida real, devido as suas características construtivas.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Outra forma de entender o funcionamento do diodo é lembrar que a corrente elétrica só circula por ele no sentido inverso.
b) Outra forma de entender o funcionamento do diodo é lembrar que a corrente elétrica circula por ele em dois sentidos.
c) Outra forma de entender o funcionamento do diodo é lembrar que a corrente elétrica só circula por ele num único sentido.
d) Outra forma de entender o funcionamento do diodo é lembrar que a corrente elétrica só circula por ele pela direita.

O funcionamento básico de um diodo é permitir que a corrente flua no circuito em apenas um sentido. Os diodos possuem polaridade, portanto a passagem de corrente será de acordo com a sua polaridade no circuito. Ou seja, caso o diodo seja polarizado corretamente, ele irá permitir a passagem de corrente, porém, caso ele seja polarizado inversamente, ele atuará abrindo o circuito. Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A classificação PIV de diodos comuns é de, pelo menos, 0,8 Volts em temperatura ambiente. Diodos com classificações PIV de alguns quilovolts também podem ser encontrados no mercado sem dificuldade.
II- Esse comportamento característico do diodo gera uma curva de corrente em relação à tensão muito característica.
III- Essa curva é denominada de curva não ôhmica, já que o diodo não segue a lei de Ohm, e possui uma dependência não linear com a tensão aplicada em seus terminais.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Os diodos são dispositivos semicondutores que conduzem corrente elétrica somente em um sentido, fluindo do ânodo para o cátodo. Saber identificar corretamente a polaridade de um diodo e verificar se ele está funcionando corretamente são habilidades fundamentais na montagem e análise de circuitos práticos com esses componentes.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Se uma tensão positiva (em relação à terra) for aplicada ao diodo, ele conduz (polarização direta).
( ) Se uma tensão negativa (em relação à terra) for aplicada ao diodo, ele não conduz (polarização reversa), se comportando como um circuito aberto.
( ) Quando o diodo de silício está com polarização direta, ele conduz; entretanto, apresenta uma queda de tensão direta de 0,5 V.
( ) Quando o diodo de germânio está com polarização direta, ele conduz; entretanto, apresenta uma queda de tensão direta de 0,7 V.
a) V - F - V - F.
b) V - V - F - F.
c) F - V - F - V.
d) F - V - F - F.

O comportamento de qualquer componente eletrônico pode ser expresso através de uma curva característica ou curva VI que representa a relação entre tensão e corrente através dos terminais do componente. Dessa forma, para cada valor da tensão aplicada, pode-se, a partir dos dados da curva característica, obter o valor da corrente que flui no dispositivo e vice-versa. A curva característica do diodo serve para determinar seu comportamento real, qualquer que seja o seu estado de polarização.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Alguns circuitos intencionalmente fazem uso da relação corrente-tensão exponencial inerente da junção P-N e, portanto, só podem ser compreendidos no contexto desta equação.
II- Você precisa estar familiarizado com a "equação do diodo" para analisar circuitos simples de diodo.
III- Uma vez que a temperatura é um fator na equação do diodo, uma junção P-N com polarização direta também pode ser usada como um dispositivo de detecção de temperatura, e assim só pode ser compreendida se você tiver um entendimento conceitual desta relação matemática.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Os dois terminais de um diodo são o ânodo e o cátodo. Quando você desenha diodos, o símbolo esquemático claramente indica a direção do fluxo de corrente direta. Você não precisa de nomes para os dois terminais. No entanto, se você estiver lidando com diodos reais para construir um circuito, você tem que descobrir como direcionar o diodo. Diodos reais são tão pequenos que não há espaço para pintar um pequeno símbolo de diodo neles, então você precisa identificar os terminais de outra maneira. Usar um multímetro também ajuda nesse processo.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A classificação máxima de tensão de polarização inversa de um diodo é conhecida como Tensão Inversa de Pico, ou PIV, e pode ser obtida do fabricante.
II- Como a tensão direta, o valor da PIV de um diodo varia de acordo com a temperatura, exceto que a PIV aumenta com o aumento da temperatura e diminui à medida que o diodo se torna mais frio - exatamente o oposto do de tensão direta.
III- Como a tensão inversa, o valor da PIV de um diodo varia de acordo com a temperatura, exceto que a PIV aumenta com o aumento da temperatura e diminui à medida que o diodo se torna mais frio - exatamente o oposto do de tensão direta.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

O diodo é formado por uma junção P-N, na qual existem portadores negativos e positivos, íons fixos de dopantes ou contaminantes, átomos constituintes do material ou do substrato utilizado. Durante a formação da junção P-N, há a formação também de uma barreira de potencial, e de uma região de depleção. Considere um instante em que seja formada a junção, neste instante surgem duas correntes: a corrente de difusão, gerada pela tendência dos portadores de cada material se distribuindo, e a corrente de deriva, devido ao campo elétrico. Inicialmente, surge uma corrente de difusão maior que a corrente de deriva através da junção. Essa corrente diminui com o tempo, até que se iguala à corrente de deriva, anulando-se. Durante esse processo, a barreira de potencial e a região de depleção vão se formando, até que seja atingido o equilíbrio.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Se considerarmos o diodo como um interruptor automático (fechado quando polarizado diretamente e aberto quando polarizado inversamente), esse comportamento faz sentido.
II- A região de depleção é quase desprovida de transportadoras de carga disponíveis e atua como um isolador.
III- Se uma tensão de polarização reversa for aplicada através da junção N-P-N, esta região de depleção se expande, resistindo ainda mais a qualquer corrente através dela.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O diodo é fabricado a partir de silício, elemento químico de símbolo Si, número atômico 14 e quatro elétrons na camada de valência, o que na forma de cristal confere ao silício característica de isolante. Para a utilização do silício na fabricação de diodos (ou transistores), ele é purificado e passa por um processo que forma uma estrutura cristalina em seus átomos. O material é preparado e passa por um processo de dopagem, no qual são introduzidas quantidades controladas de materiais selecionados que modificam a estrutura eletrônica, introduzindo-se entre as ligações dos átomos de silício, roubando ou doando elétrons dos átomos, gerando o silício P ou N, conforme ele seja positivo (tenha falta de elétrons) ou negativo (tenha excesso de elétrons). São usados para a dopagem do silício elementos químicos como o Fósforo ou Arsênio, para cristais tipo N, ou Boro e Gálio, para cristais tipo P, sendo que isso confere ao silício a capacidade de conduzir corrente elétrica. Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Você não precisa estar familiarizado com a "equação do diodo" para analisar circuitos simples de diodo.
II- A queda de tensão através de um diodo em condução, tem um valor constante de 0,4 Volts para silício e 0,9 Volts para diodos de germânio.
III- Basta entender que a queda de tensão através de um diodo condutor de corrente muda com a quantidade de corrente passando por ele, mas que essa mudança é bastante pequena para uma ampla faixa de valores de corrente.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

[Laboratório Virtual - Iluminação de Emergência com Transistor] É necessário realizar a prática para auxiliar na resolução do exercício. Ligue a fonte de alimentação e ajuste o valor do canal 1 para 9 V. Conecte a fonte de alimentação ao protoboard. Conecte o multímetro ao transistor e realize a medição da corrente do coletor. Para uma resistência do potenciômetro de 45 kΩ, a corrente do coletor com a luz ambiente acesa e com a luz ambiente apagada são, respectivamente: A) 79,66 A e 0 A. B) 79,66 mA e 0 A. C) 0 A e 79,66 mA. D) 0 A e 79,66 A.

[Laboratório Virtual - Amplificador Emissor Comum] É necessário realizar a prática para auxiliar na resolução do exercício. Ajuste o gerador de sinais para fornecer uma tensão de 0,5 Vpp (Volts pico-pico) e uma frequência de 60 Hz. Ajuste a fonte de tensão para fornecer 20 Volts. Realize a conexão do gerador de sinais e da fonte ao circuito. Realize a verificação da onda de entrada e a onda de saída (sobre o resistor de 1 Mohm). O valor de pico da tensão sobre o resistor de 1 Mohm é dado por:
A) 4,62 V.
B) 2,31 V.
C) 3,28 V.
D) 1,64 V.

O diodo como todos os outros componentes eletrônicos não possui características totalmente ideais, ou seja, no diodo ideal toda corrente reversa aplicada aos seus terminais deveria ser bloqueada, mas isso não acontece na vida real, devido as suas características construtivas.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Outra forma de entender o funcionamento do diodo é lembrar que a corrente elétrica só circula por ele no sentido inverso.
b) Outra forma de entender o funcionamento do diodo é lembrar que a corrente elétrica circula por ele em dois sentidos.
c) Outra forma de entender o funcionamento do diodo é lembrar que a corrente elétrica só circula por ele num único sentido.
d) Outra forma de entender o funcionamento do diodo é lembrar que a corrente elétrica só circula por ele pela direita.

O funcionamento básico de um diodo é permitir que a corrente flua no circuito em apenas um sentido. Os diodos possuem polaridade, portanto a passagem de corrente será de acordo com a sua polaridade no circuito. Ou seja, caso o diodo seja polarizado corretamente, ele irá permitir a passagem de corrente, porém, caso ele seja polarizado inversamente, ele atuará abrindo o circuito. Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A classificação PIV de diodos comuns é de, pelo menos, 0,8 Volts em temperatura ambiente. Diodos com classificações PIV de alguns quilovolts também podem ser encontrados no mercado sem dificuldade.
II- Esse comportamento característico do diodo gera uma curva de corrente em relação à tensão muito característica.
III- Essa curva é denominada de curva não ôhmica, já que o diodo não segue a lei de Ohm, e possui uma dependência não linear com a tensão aplicada em seus terminais.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Os diodos são dispositivos semicondutores que conduzem corrente elétrica somente em um sentido, fluindo do ânodo para o cátodo. Saber identificar corretamente a polaridade de um diodo e verificar se ele está funcionando corretamente são habilidades fundamentais na montagem e análise de circuitos práticos com esses componentes.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Se uma tensão positiva (em relação à terra) for aplicada ao diodo, ele conduz (polarização direta).
( ) Se uma tensão negativa (em relação à terra) for aplicada ao diodo, ele não conduz (polarização reversa), se comportando como um circuito aberto.
( ) Quando o diodo de silício está com polarização direta, ele conduz; entretanto, apresenta uma queda de tensão direta de 0,5 V.
( ) Quando o diodo de germânio está com polarização direta, ele conduz; entretanto, apresenta uma queda de tensão direta de 0,7 V.
a) V - F - V - F.
b) V - V - F - F.
c) F - V - F - V.
d) F - V - F - F.

O comportamento de qualquer componente eletrônico pode ser expresso através de uma curva característica ou curva VI que representa a relação entre tensão e corrente através dos terminais do componente. Dessa forma, para cada valor da tensão aplicada, pode-se, a partir dos dados da curva característica, obter o valor da corrente que flui no dispositivo e vice-versa. A curva característica do diodo serve para determinar seu comportamento real, qualquer que seja o seu estado de polarização.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Alguns circuitos intencionalmente fazem uso da relação corrente-tensão exponencial inerente da junção P-N e, portanto, só podem ser compreendidos no contexto desta equação.
II- Você precisa estar familiarizado com a "equação do diodo" para analisar circuitos simples de diodo.
III- Uma vez que a temperatura é um fator na equação do diodo, uma junção P-N com polarização direta também pode ser usada como um dispositivo de detecção de temperatura, e assim só pode ser compreendida se você tiver um entendimento conceitual desta relação matemática.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Os dois terminais de um diodo são o ânodo e o cátodo. Quando você desenha diodos, o símbolo esquemático claramente indica a direção do fluxo de corrente direta. Você não precisa de nomes para os dois terminais. No entanto, se você estiver lidando com diodos reais para construir um circuito, você tem que descobrir como direcionar o diodo. Diodos reais são tão pequenos que não há espaço para pintar um pequeno símbolo de diodo neles, então você precisa identificar os terminais de outra maneira. Usar um multímetro também ajuda nesse processo.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A classificação máxima de tensão de polarização inversa de um diodo é conhecida como Tensão Inversa de Pico, ou PIV, e pode ser obtida do fabricante.
II- Como a tensão direta, o valor da PIV de um diodo varia de acordo com a temperatura, exceto que a PIV aumenta com o aumento da temperatura e diminui à medida que o diodo se torna mais frio - exatamente o oposto do de tensão direta.
III- Como a tensão inversa, o valor da PIV de um diodo varia de acordo com a temperatura, exceto que a PIV aumenta com o aumento da temperatura e diminui à medida que o diodo se torna mais frio - exatamente o oposto do de tensão direta.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

O diodo é formado por uma junção P-N, na qual existem portadores negativos e positivos, íons fixos de dopantes ou contaminantes, átomos constituintes do material ou do substrato utilizado. Durante a formação da junção P-N, há a formação também de uma barreira de potencial, e de uma região de depleção. Considere um instante em que seja formada a junção, neste instante surgem duas correntes: a corrente de difusão, gerada pela tendência dos portadores de cada material se distribuindo, e a corrente de deriva, devido ao campo elétrico. Inicialmente, surge uma corrente de difusão maior que a corrente de deriva através da junção. Essa corrente diminui com o tempo, até que se iguala à corrente de deriva, anulando-se. Durante esse processo, a barreira de potencial e a região de depleção vão se formando, até que seja atingido o equilíbrio.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Se considerarmos o diodo como um interruptor automático (fechado quando polarizado diretamente e aberto quando polarizado inversamente), esse comportamento faz sentido.
II- A região de depleção é quase desprovida de transportadoras de carga disponíveis e atua como um isolador.
III- Se uma tensão de polarização reversa for aplicada através da junção N-P-N, esta região de depleção se expande, resistindo ainda mais a qualquer corrente através dela.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Prévia do material em texto

Práticas de Eletrônica (19061)
Avaliação I - Individual  -
1- O diodo é fabricado a partir de silício, elemento químico de símbolo Si, número atômico 14 e quatro elétrons na camada de valência, o que na forma de cristal confere ao silício característica de isolante. Para a utilização do silício na fabricação de diodos (ou transistores), ele é purificado e passa por um processo que forma uma estrutura cristalina em seus átomos. O material é preparado e passa por um processo de dopagem, no qual são introduzidas quantidades controladas de materiais selecionados que modificam a estrutura eletrônica, introduzindo-se entre as ligações dos átomos de silício, roubando ou doando elétrons dos átomos, gerando o silício P ou N, conforme ele seja positivo (tenha falta de elétrons) ou negativo (tenha excesso de elétrons). São usados para a dopagem do silício elementos químicos como o Fósforo ou Arsênio, para cristais tipo N, ou Boro e Gálio, para cristais tipo P, sendo que isso confere ao silício a capacidade de conduzir corrente elétrica. Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir: I- Você não precisa estar familiarizado com a "equação do diodo" para analisar circuitos simples de diodo. II- A queda de tensão através de um diodo em condução, tem um valor constante de 0,4 Volts para silício e 0,9 Volts para diodos de germânio. III- Basta entender que a queda de tensão através de um diodo condutor de corrente muda com a quantidade de corrente passando por ele, mas que essa mudança é bastante pequena para uma ampla faixa de valores de corrente. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) Somente a sentença II está correta.
D) Somente a sentença I está correta.
2 - Um diodo é definido como um componente eletrônico de dois terminais que apenas conduz corrente em uma direção (desde que seja operado dentro de um nível de tensão especificado). Um diodo ideal terá resistência zero em uma direção e resistência infinita na direção reversa. O diodo é esquematicamente representado por um triangulo e um traço representando o cátodo. Em um diodo real, o cátodo também é representado por um traço desenhado no encapsulamento. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) Um diodo com polarização direta conduz a corrente e apresenta uma pequena queda de tensão sobre ele, deixando a maior parte da tensão da bateria ser aplicada na lâmpada.
B) Um diodo com polarização direta não conduz a corrente e apresenta uma grande queda de tensão sobre ele, deixando a maior parte da tensão da bateria ser aplicada na lâmpada.
C) Um diodo com polarização reversa não conduz a corrente e apresenta uma grande queda de tensão sobre ele, deixando a maior parte da tensão da bateria ser aplicada na lâmpada.
D) Um diodo com polarização reversa conduz a corrente e apresenta uma pequena queda de tensão sobre ele, deixando a maior parte da tensão da bateria ser aplicada na lâmpada.
[Laboratório Virtual - Iluminação de Emergência com Transistor] É necessário realizar a prática para auxiliar na resolução do exercício. Ligue a fonte de alimentação e ajuste o valor do canal 1 para 9 V. Conecte a fonte de alimentação ao protoboard. Conecte o multímetro ao transistor e realize a medição da corrente do coletor. 
Para uma resistência do potenciômetro de 45 kΩ, a corrente do coletor com a luz ambiente acesa e com a luz ambiente apagada são, respectivamente:
A) 0 A e 79,66 A.
B) 79,66 A e 0 A.
C) 0 A e  79,66 mA.
D) 79,66 mA e 0 A.
3 - [Laboratório Virtual - Amplificador Emissor Comum] É necessário realizar a prática para auxiliar na resolução do exercício. Ajuste o gerador de sinais para fornecer uma tensão de 0,5 Vpp (Volts pico-pico) e uma frequência de 60 Hz. Ajuste a fonte de tensão para fornecer 20 Volts. Realize a conexão do gerador de sinais e da fonte ao circuito. Realize a verificação da onda de entrada e a onda de saída (sobre o resistor de 1 Mohm). 
O valor de pico da tensão sobre o resistor de 1 Mohm é dado por:
A) 4,62 V.
B) 1,64 V.
C) 2,31 V.
D) 3,28 V.
O diodo como todos os outros componentes eletrônicos não possui características totalmente ideais, ou seja, no diodo ideal toda corrente reversa aplicada aos seus terminais deveria ser bloqueada, mas isso não acontece na vida real, devido as suas características construtivas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A)Outra forma de entender o funcionamento do diodo é lembrar que a corrente elétrica só circula por ele num único sentido.
B)Outra forma de entender o funcionamento do diodo é lembrar que a corrente elétrica circula por ele em dois sentidos.
C)Outra forma de entender o funcionamento do diodo é lembrar que a corrente elétrica só circula por ele no sentido inverso.
D)Outra forma de entender o funcionamento do diodo é lembrar que a corrente elétrica só circula por ele pela direita.
O funcionamento básico de um diodo é permitir que a corrente flua no circuito em apenas um sentido. Os diodos possuem polaridade, portanto a passagem de corrente será de acordo com a sua polaridade no circuito. Ou seja, caso o diodo seja polarizado corretamente, ele irá permitir a passagem de corrente, porém, caso ele seja polarizado inversamente, ele atuará abrindo o circuito. Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A classificação PIV de diodos comuns é de, pelo menos, 0,8 Volts em temperatura ambiente. Diodos com classificações PIV de alguns quilovolts também podem ser encontrados no mercado sem dificuldade. 
II- Esse comportamento característico do diodo gera uma curva de corrente em relação à tensão muito característica. 
III- Essa curva é denominada de curva não ôhmica, já que o diodo não segue a lei de Ohm, e possui uma dependência não linear com a tensão aplicada em seus terminais. Assinale a alternativa CORRETA:
A)As sentenças II e III estão corretas.
B)Somente a sentença II está correta.
C)Somente a sentença I está correta.
D)As sentenças I e III estão corretas.
Os diodos são dispositivos semicondutores que conduzem corrente elétrica somente em um sentido, fluindo do ânodo para o cátodo. Saber identificar corretamente a polaridade de um diodo e verificar se ele está funcionando corretamente são habilidades fundamentais na montagem e análise de circuitos práticos com esses componentes. Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) Se uma tensão positiva (em relação à terra) for aplicada ao diodo, ele conduz (polarização direta). 
( ) Se uma tensão negativa (em relação à terra) for aplicada ao diodo, ele não conduz (polarização reversa), se comportando como um circuito aberto.
 ( ) Quando o diodo de silício está com polarização direta, ele conduz; entretanto, apresenta uma queda de tensão direta de 0,5 V. 
( ) Quando o diodo de germânio está com polarização direta, ele conduz; entretanto, apresenta uma queda de tensão direta de 0,7 V. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)V - F - V - F.
B)F - V - F - F.
C)F - V - F - V.
D)V - V - F - F.
O comportamento de qualquer componente eletrônico pode ser expresso através de uma curva característica ou curva VI que representa a relação entre tensão e corrente através dos terminais do componente. Dessa forma, para cada valor da tensão aplicada, pode-se, a partir dos dados da curva característica, obter o valor da corrente que flui no dispositivo e vice-versa. A curva característica do diodo serve para determinar seu comportamento real qualquer que seja o seu estado de polarização. Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir: 
I- Alguns circuitos intencionalmente fazem uso da relação corrente-tensão exponencial inerente da junção P-N e, portanto, só podem ser compreendidos no contexto desta equação. 
II- Você precisa estar familiarizado com a "equação do diodo" para analisar circuitos simples de diodo. 
III- Uma vez que a temperatura é um fator na equação do diodo, uma junção P-N com polarização direta também pode ser usada como um dispositivo de detecçãode temperatura, e assim só pode ser compreendida se você tiver um entendimento conceitual desta relação matemática. Assinale a alternativa CORRETA:
A)As sentenças II e III estão corretas.
B)As sentenças I e III estão corretas.
C)Somente a sentença II está correta.
D)Somente a sentença I está correta.
Os dois terminais de um diodo são o ânodo e o cátodo. Quando você desenha diodos, o símbolo esquemático claramente indica a direção do fluxo de corrente direta. Você não precisa de nomes para os dois terminais. No entanto, se você estiver lidando com diodos reais para construir um circuito, você tem que descobrir como direcionar o diodo. Diodos reais são tão pequenos que não há espaço para pintar um pequeno símbolo de diodo neles, então você precisa identificar os terminais de outra maneira. Usar um multímetro também ajuda nesse processo. Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir: 
I- A classificação máxima de tensão de polarização inversa de um diodo é conhecida como Tensão Inversa de Pico, ou PIV, e pode ser obtida do fabricante. 
II- Como a tensão direta, o valor da PIV de um diodo varia de acordo com a temperatura, exceto que a PIV aumenta com o aumento da temperatura e diminui à medida que o diodo se torna mais frio - exatamente o oposto do de tensão direta. 
III- Como a tensão inversa, o valor da PIV de um diodo varia de acordo com a temperatura, exceto que a PIV aumenta com o aumento da temperatura e diminui à medida que o diodo se torna mais frio - exatamente o oposto do de tensão direta. Assinale a alternativa CORRETA:
A)As sentenças I e II estão corretas.
B)As sentenças II e III estão corretas.
C) Somente a sentença I está correta.
D)Somente a sentença II está correta.
O diodo é formado por uma junção P-N, na qual existem portadores negativos e positivos, íons fixos de dopantes ou contaminantes, átomos constituintes do material ou do substrato utilizado. Durante a formação da junção P-N, há a formação também de uma barreira de potencial, e de uma região de depleção. Considere um instante em que seja formada a junção, neste instante surgem duas correntes: a corrente de difusão, gerada pela tendência dos portadores de cada material se distribuindo, e a corrente de deriva, devido ao campo elétrico. Inicialmente, surge uma corrente de difusão maior que a corrente de deriva através da junção. Essa corrente diminui com o tempo, até que se iguala à corrente de deriva, anulando-se. Durante esse processo, a barreira de potencial e a região de depleção vão se formando, até que seja atingido o equilíbrio. Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir: 
I- Se considerarmos o diodo como um interruptor automático (fechado quando polarizado diretamente e aberto quando polarizado inversamente), esse comportamento faz sentido. 
II- A região de depleção é quase desprovida de transportadoras de carga disponíveis e atua como um isolador 
III- Se uma tensão de polarização reversa for aplicada através da junção N-P-N, esta região de depleção se expande, resistindo ainda mais a qualquer corrente através dela. Assinale a alternativa CORRETA:
A)As sentenças I e III estão corretas.
B)As sentenças I e II estão corretas.
C)Somente a sentença I está correta.
D)Somente a sentença II está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina