Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Paula Maria Batista Domingos 53534
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – GESTÃO ESCOLAR
Centro Universitário Toledo
Araçatuba/SP
2021
Paula Maria Batista Domingos 53534
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – GESTÃO ESCOLAR
Relatório de Estágio Supervisionado IV – Gestão Escolar – apresentado como requisito parcial para obtenção do Grau de Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Toledo sob orientação da Profa . Dra . Ana Claudia Celice Alves Vasconcelos.
Centro Universitário Toledo
Araçatuba/SP
2021
INTRODUÇÃO
O estágio foi realizado na escola E.M.E.F Maria Conceição de Souza de nível fundamental, que fica localizada na Rua Santa Catarina nº 152, Centro, Clementina-SP, sendo uma escola pública. A rede de ensino fundamental compete turmas do 1º ao 5º ano, atendendo nos períodos da manhã e tarde.
O objetivo do estágio é entender como funciona a gestão escolar da instituição, averiguando quais são suas práticas administrativas e pedagógicas que o gestor exerce em sua atuação. 
Ao iniciar o estágio tive como expectativa inicial observar o trabalho da gestão baseando nos princípios do P.P.P. e Regimento Escolar da unidade observada. A vice-diretora juntamente com sua equipe foram prestativas e esclareceram todas as minhas dúvidas, me mostraram a escola e me deram a liberdade para analisar os documentos da instituição. 
Neste relatório contém os dados da escola, entrevistas com a vice-diretora e a coordenadora, imagens da instituição, analise do PPP, do Regimento escolar e minha conclusão mediante a tudo que presenciei. 
 
1. Entrevista com gestor escolar.
1.1 Diretor
A entrevista foi realizada com a vice diretora Celina de Lucas, pois no dia a diretora não pode estar presente. 
Formada em vários cursos, atua 30 anos no magistério, já foi coordenadora, diretora e atualmente está aposentada, mas ainda continua trabalhando, pois recebeu um convite da primeira dama para continuar na escola. 
Juntamente com a diretora e a coordenadora, elas organizam como será o trabalho pedagógico da escola, afim de obterem bons resultados e verem o progresso dos alunos constantemente. Sua rotina de trabalho é bem agitada, pois além de cuidar da parte administrativa ela ajuda os demais funcionários na hora do intervalo, por ser muitas crianças necessitam de mais atenção e a escola não tem muitos funcionários. 
Com uma gestão caracterizada como democrática, antes de tomarem qualquer decisão a opinião dos funcionários, professores é sempre levada em consideração, para que atenda a todos da melhor forma possível, e sempre visando o aprendizado do aluno. E para isso tentam conciliar ao máximo os aspectos administrativos com o pedagógico, pois um depende do outro para um melhor desempenho da escola, mas dando maior atenção nos aspectos pedagógicos. 
Sua dificuldade é a falta de respeito de alguns funcionários, ela relata que alguns confundem muito amizade com serviço e assim acham que podem fazer de tudo e acabam passando por cima da sua autoridade. 
Sua maior satisfação é ver o desempenho dos alunos constantemente, isso dá forças para que ela continue sua caminhada. 
Por conta da pandemia ainda não foi realizada nenhuma reunião de pais, mas pretendem fazer no final do mês, pois de acordo com ela há uma necessidade muito grande, tendo como foco os alunos, principalmente aqueles que estão tendo mais dificuldades e seus rendimentos estão baixos. E na reunião, o professor juntamente dos pais, buscam estratégias para que o desempenho da criança melhore, mas infelizmente nem todos tem essa preocupação com seus filhos. 
E com essa pandemia tudo ficou mais difícil e trabalhoso, ela conta que as crianças, por ficarem muito tempo em casa se sentiam “presos” e encontraram essa “liberdade” voltando para a escola, querendo fazer tudo que não podiam fazer antes. 
Seu maior desafio da gestão na escola pública é o aprendizado dos alunos, mesmo antes de voltarem 100% para a escola, os professores mandavam atividades para serem feitas em casa, davam aulas remotamente e muitos não faziam e outras quem faziam era os pais. As crianças reclamavam que seus pais não tinham paciência para ensinar ou não sabiam fazer as atividades. Muitas crianças voltaram pra escola com dificuldades em escrever até o próprio nome e isso está sendo um desafio muito grande. 
A escolha possui APM e Conselho de Escola que estão sempre a par de tudo que está acontecendo, e participam por meio de reuniões periódicas. 
O PPP da escola é elaborado com toda equipe gestora, a opinião de todos é sempre levada em consideração. 
Muitas normas do Regimento Escolar a escola já recebe pronto e outras são elaboradas na própria instituição, seguindo sempre as normas da Diretoria de Ensino. Essas normas se destinam a todos da instituição, desde a direção até os alunos, e dificilmente os pais procuram saber como é o Regimento, mas todos tem acesso e conhecimento a esse documento.
A vice diretora acreditam sim que faz a diferença onde está, pois o que faz é com amor, prazer, entusiasmo, e quando se faz o que ama não se torna mais um trabalho, mas um amor renumerado. 
1.2 Coordenadora
A coordenadora apontou que o PPP é a identidade da escola, um instrumento orientador das ações educativas, que reúne ideias, decisões que a instituição precisa seguir, e é a partir dele que se estabelece as diretrizes básicas da linha de ensino e de atuação na comunidade. 
O processo de avaliação de aprendizagem é contínuo, o professor não faz o uso somente da avaliação escrita como ferramenta avaliativa, ele avalia o dia a dia, as atividades, as tarefas, a participação do aluno, a bagagem cultural que ele traz. Já a avaliação em larga escala municipal a escola ainda não tem, e pretendem implantar no próximo ano. As outras avaliações que realizam são o SARESP, SAEB que são propostas pelo governo. A recuperação dos alunos é feita por meio de aulas de apoio, reforço e uma nova avaliação é realizada para saber se ele progrediu. 
Durante o ano letivo é realizada varias atividades culturais e de lazer com as crianças, mas diante da pandemia nem todos foram executados.
O conselho de ciclo é realizado todo bimestre com a participação de todos os professores, alunos. Nessa reunião é relatado sobre as dificuldades, os objetivos que foram alcançados. É realizado por períodos, os professores que trabalham de manhã realizam o conselho no seu período e assim é com os professores da tarde. 
O HTPC acontece toda as terças feiras após o horário letivo as 17h30m e tem uma outra turma que realiza na parte da manhã, de terça e quinta feira as 6h10m. onde fazem bastante leituras de estudo, trocam ideias e experiencias, o professor tem algum tempinho para terminar de se organizar fazendo as fichas, organizando a caderneta, preparar sua aula. E nas reuniões pedagógicas o foco de tudo sempre é o aluno, seu bem estar, sua aprendizagem.
Todo ano os professores se reúnem e juntos elaboram o plano de ensino, é atualizado todo ano e quando ocorre alguma mudança é feita uma atualização. Essa é uma proposta, um documento que o professor segue para trabalhar durante o ano letivo, pois ali tem os conteúdos, objetivos e desenvolvimento. 
Existem vários projetos, sendo eles: 
· Projeto de Leitura na escola- Realizado em abril;
· Projeto Curiosos por natureza- Realizado em junho;
· Projeto Cultura Junina- Realizado em junho à meados de julho;
· Projeto Folclore Brasileiro- Realizado em agosto;
· Projeto Pátria- Realizado em setembro
· Projeto Vamos Fazer Arte- Realizado em outubro, antes da pandemia era feito uma exposição dos quadros dos alunos, era um avento aberto ao público que acontecia num salão de eventos a noite. Esse ano está sendo realizado na escola
Figura 1
Fonte: Arquivo Pessoal (2021)
Figura 2 
 
Fonte: Arquivo Pessoal (2021)
Figura 3 
 Fonte: Arquivo Pessoal (2021)
Figura 4
Fonte: Arquivo Pessoal (2021)
· Projeto Todas As Cores- Realizado em novembro
Cada professor decide a melhor forma de trabalhar com cada tema.
2. Coleta de dados
2.1Dados em relação ao contexto escolar e Projeto Pedagógico
A escola E.M.E.F Maria Conceição de Souza está situada na Rua Santa Catarina nº152, Centro, na cidade de Clementina-SP, tendo seu CEP 16250000, com telefone (18) 3658-1133, e-mail: emef@clementina.sp.gov.br. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 6h ás 17h30m, com aproximadamente 539 alunos, sendo no período da manhã 14 turmas e no período da tarde 11 turmas, com 200 dias letivos e 5 aulas diárias. 
Sendo uma escola pública e tendo como órgão responsável a Diretoria de Ensino de Penápolis. Sua administração é regida pela diretora Maria da Graça Garcia e vice diretora Celina Lucas de Souza
A escola está localizada no centro da cidade, onde a maioria dos alunos e professores moram na redondeza, já os alunos que moram em sítios e em alguns bairros afastados da escola, a prefeitura disponibiliza ônibus para que todas as crianças tenham acesso e permanência na escola, alguns desses ônibus são adaptados a alunos cadeirantes. 
A clientela que a escola possui é de classe média e outras bem carentes, onde a maioria que está ali é por necessidade, alguns pais mandam seus filhos para escola para poderem se alimentar. 
O nível cultural é relativamente baixo, com uma alta porcentagem de pais semianalfabetos e sem nenhuma qualificação profissional, que acabam se sujeitando a serviços de grande esforço, como lavouras, plantios, muitas vezes distante de nosso município e infelizmente acabam não tendo condições físicas e materiais para atenderem as necessidades da criança. Por isso, a instituição tem a importante tarefa de suprir ao máximo os direitos da criança, principalmente no que se refere ao amor, atenção, saúde, cuidado, educação, entre outros. 
Em relação as crianças que frequentam, são todas saudáveis, algumas são especiais sendo autistas, cadeirantes e com síndrome de down, todas essas crianças tem um cuidado e um acompanhamento especial. Dentro da sala de aula, além da professora, uma auxiliar acompanha esses alunos, ajudando nas atividades e nas suas necessidades. Todos são bem participativos, e os demais alunos da sala os respeitam, os ajudam quando necessário e os incluem nas brincadeiras e nas demais atividades que fazem na sala de aula. 
O bairro em si não dispõe de muitas áreas verdes, ao lado da escola tem uma loja de moveis e eletrodomésticos, na frente da instituição há uma pequena mercearia, todos conhecem como O senhor Pedro Guzzo. No recreio, junto com um adulto, as crianças vão até lá e compram um lanchinho para comerem no intervalo, mesmo a escola oferecendo merenda gratuita. 
O atual prédio foi construído por meio de um decreto Nº 10, em 11/07/1945, e foi instalado por Ato de 15/07/1945. Que dispõe de diretoria, secretaria, sala dos professores, sala de coordenação, um sanitário feminino e masculino adaptado para as crianças, bebedouros, torneiras de alcance as crianças, um sanitário para os funcionários, uma sala de informática, uma biblioteca, quadra coberta, pátio e as salas de aula. 
Figura 1- Entrada da escola
A área verde da escola fica em frente a secretaria, a sala dos gestores e dos professores.
Fonte: Arquivo pessoal (2021)
Figura 2- Entrada dos alunos
Essa é a entrada dos alunos, o ônibus para na frente e os alunos entram na instituição, apenas um lado do portão fica aberto que é esse lado coberto.
Fonte: Arquivo pessoal (2021) 
Figura 3 e 4- Pátio Coberto
Cozinha, refeitório, banheiros, bebedouros. Fonte: Arquivo pessoal (2021)
Figura 5- Quadra coberta e aberta
Fonte: Arquivo pessoal (2021)
Figura 6- Corredor de acesso as salas de aula 
As salas de aula ficam a esquerda, as salas dos gestores, professores e sanitários a direita. A sala de informática fica a frente. Fonte: Arquivo pessoal (2021)
A proposta pedagógica é construída no trabalho diário, visando sempre o aperfeiçoamento nas práticas educativas que são voltadas no desenvolvimento integral do aluno, sendo coerente com as suas necessidades, seus conhecimentos e suas realidades sociocultural, assegurando seu acesso, permanência e melhoria na instituição e sempre respeitando os ritmos de aprendizagem de cada aluno. 
A escola oferece propostas pedagógicas norteando-se pelas seguintes diretrizes: 
· Gestão democrática da educação;
· Reconhecimento e respeito a diversidade humana;
· Garantia da aprendizagem dos saberes e conhecimentos reconhecidos historicamente pela humanidade e os construídos e legitimados pela comunidade;
· Garantia da formação de sujeitos capazes de exercerem plenamente a cidadania;
· Garantia de uma educação humanista;
· Valorização dos trabalhadores em educação;
· Melhoramento contínuo;
· Busca de inovações;
· Agilidade no trabalho; 
A- Da Ação Administrativa:
· A gestão participativa, o fortalecimento do trabalho solidário de toda equipe escolar para busca de melhoria da qualidade de ensino.
· Implementar uma política de participação dos pais e comunidade, fortalecendo a integração do tripé família-escola-comunidade.
B- Da Ação Pedagógica: 
· Criar um clima favorável ao desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, visando a melhoria da qualidade de ensino, com atividades de recuperação paralela e reforço pra alunos com dificuldade.
· Tornar a realidade do educando como ponto de partida para toda ação educativa, reconhecendo sempre sua diversidade num trabalho interdisciplinar. 
· Promover ações que estimulem o diálogo, a tolerância a colaboração, a solidariedade ao conhecimento de seus direitos e deveres, lembrando que os próximos precisam ser respeitados. 
· Buscar o constante aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem, através do acompanhamento, da avaliação constante, da análise crítica e Reformulação da Pratica Pedagógica. 
· Conhecer e utilizar novas metodologias e aperfeiçoar a própria pratica pedagógica, se possível implementando os avanços tecnológicos. 
· Transformar a escola num espaço cultural aberto, desenvolvendo ações que despertem ou venham de encontro aos interesses dos alunos, tornando-a um lugar prazeroso e desafiador. 
C- Da Ação Assistencial:
· Promover a assistência e ou encaminhamento ao educando que dela necessitar, seja nos aspectos: material, alimentar, social, medico-odontológico, psicólogo, oftalmológico, fonoaudiólogo e Conselho Tutelar. 
· Ampliar e aperfeiçoar o atendimento à saúde do escolar, num trabalho integrado com todos os recursos assistenciais existentes na comunidade (Centro de Saúde, etc).
3- Análise dos Documentos Oficiais
Desde o início da pandemia, a escola tem seguido os decretos e as resoluções publicadas no site da Prefeitura e pelo D.O.E. (Diário Oficial do Estado).
Uma das primeiras medidas tomadas para contenção do vírus, foi fechar as escolas, determinando a suspensão das aulas. Tendo em mente a necessidade da alimentação dos alunos, foram liberada verbas onde a escola distribuía todo mês aos alunos uma cesta de verduras, frutas, legumes, ovos. 
No dia 27 de março de 2021, DOE disponibiliza o decreto n° 65.596, de 26 março de 2021, que determina o período de quarentena, onde serviços considerados não essenciais permaneceria fechado, até o dia 11 de abril de 2021. No mesmo dia publicou o decreto n° 65.597, de 26 março de 2021, determinando que as escolas, públicas e privadas, passam a ser consideradas como “serviço essencial”. Este termo foi acrescentado ao decreto nº 65.384, de 17 de dezembro de 2020, que entra em vigor novamente, a partir da data publicada. 
O decreto n° 65.384, permite que as escolas retornem ao seu funcionamento regular, atendendo presencialmente, porém de forma gradativa, referente à quantidade de alunos. Na fase amarela é concedido o atendimento de até 35% do número de alunos matriculados, depois passou a ser 50% e atualmente está 100%. Diante disse, houve o retorno das aulas presenciais seguindo os seguintes protocolos sanitários:
· Demarcação do piso nas áreas internas e externas, onde for necessário, sinalizando o espaço de distanciamentos de 1m e meio, garantindo assim o afastamento seguro entre as pessoas. 
· Tapetessanificantes: os tapetes serão usados para funcionários, alunos e visitante na entrada da Unidade Escolar.
· Uso obrigatório de máscaras.
· Disponibilizar álcool gel 70% ou borrifador álcool 70% liquido.
· Minimizar a quantidade de pessoas circulando na escola. O aluno irá adentrar a escola, preferencialmente, desacompanhado. 
· Aferir a temperatura de todos que adentrarem a unidade escolar (professores, educadores, funcionários, alunos, responsáveis e demais pessoas). com termômetro digital de testa (que não necessita de contato com a pele). Quando a temperatura for superior a 37°C, não será permitida a entrada na unidade escolar.
· A diretora da unidade escolar deverá designar funcionários da própria escola, para higienização das mãos, e aferição da temperatura, na entrada, de todos que adentrarem a unidade escolar.
· Os professores, educadores e demais funcionários da unidade escolar, deverão realizar a higienização de seus pertences.
· Professores, educadores, equipe gestora e demais funcionários deverão fazer uso de avental assim que chegarem à Unidade Escolar.
· Higienizar as mãos alunos, educadores e professores deverão higienizar suas mãos com água e sabão, e álcool em gel, antes e após as refeições, após a utilização dos banheiros, e antes de adentrarem a respectiva sala de aula.
· A família não deverá enviar a criança com qualquer sintoma (febre tosse, no escorrendo, espiro, dor de garganta, dor de cabeça, dor na barriga vómito diarreia, etc). Casa a criança apresente algum sintoma no escola será encaminhada a uma sala com um adulto para aguardar a família, que ser chamada imediatamente. A criança só retomará para a escola com atestado médico/ declaração autorizando o retorno da mesma.
· Manter a distância de dois metros entre as carteiras e mesas dos alunos. 
· Suspender a prática de levar objetos de casa para a escola e da escola para casa
· Suspender o dia do brinquedo, a sacolinha de leitura e outros.
· Cada funcionário e aluno deverão trazer a sua garrafa de água e identificada com nome. O uso do bebedouro será somente para abastecer as garrafas/copos.
Conclusão
Este estágio foi bem complexo, não só atendeu minhas expectativas, como as excedeu. Foi uma experiência bem rica, me sinto satisfeita por ter analisado uma escola onde todos estão fazendo o possível para que os parâmetros sejam sendo respeitados, mesmo diante a pandemia que está sendo um desafio. 
Observei na prática o quão complicado é a formulação das normas e objetivos de uma escola, na qual o plano pedagógico precisa alcançar a todos e atender as diversas singularidades. Antes pensava que ser diretor era fácil e que não tinha muitas responsabilidades, mas hoje pude ver que estava totalmente enganada, não é uma tarefa nada fácil e nem todos conseguem ter esse compromisso e responsabilidade que o diretor tem. 
É muito interessante e satisfatório ver que a escola tem um compromisso com as crianças e as colocam como foco de tudo. Mesmo vivendo um período difícil que é a pandemia, os professores se desdobraram para que mesmo em casa os alunos aprendessem. 
Concluo dizendo que essa experiência foi de suma importância para entender que para um bom funcionamento escolar há uma equipe que trabalha duro, dando seu melhor para que consigam fazer acontecer. 
image5.jfif
image6.jfif
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jfif
image10.jfif
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina