Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

A Logística 4.0 é a evolução da logística tradicional, O termo Logística 4.0 surgiu como um reflexo direto da quarta revolução industrial, que deu início a era dos dados, com a exploração de tecnologias. Essas novas tecnologias e ferramentas transformaram os meios de produção, bem como a maneira como as pessoas vivem e consomem, principalmente nos grandes centros urbanos. Logo, investir pesado na tecnologia e potencializar resultados com o uso de recursos como a análise de dados e sistemas inteligentes que tem a capacidade de auto otimização e autoconfiguração são práticas essenciais da logística 4.0, e indispensáveis para empresas que desejam sair na frente da concorrência. A logística 4.0 é ultra conectada, rápida, tecnológica e otimizada. Para tal, é necessário promover uma mudança na cultura corporativa e apostar na integração: a inclinação no momento é a adoção de sensores e programas que interliguem máquinas, pessoas, redes, entre outros elementos da cadeia de suprimentos, formando um fluxo operacional autônomo e eficiente. Podemos entender logística como uma área do conhecimento, de atuação ou mesmo um setor que tem por objetivo garantir que os produtos certos estejam no lugar certo, no momento certo e pelo menor custo possível. Para isso, envolve diversas atividades, como:  
- Aquisição;
- Transporte;
- Armazenagem;
- Embalagem;
- Distribuição;
- Entrega;
  Vale salientar que a logística 4.0 e seus impactos não são uma tendência futura, mas sim uma realidade. Para conseguir maximizar resultados, atingir a alta performance e elevar um negócio a níveis globais, esse processo de transformação e inovação é imprescindível. Modelos tradicionais de logística operam, em diversas vezes, com grandes estoques e centros de distribuição obsoletos e desconectados. Como consequência, empresas que trabalham dessa maneira experimentam problemas com erros, grandes perdas e desperdícios, o que também acomete o faturamento do negócio. Sem o uso de uma tecnologia qualificada e boas práticas, outros exemplos de desafios comuns também são:
- Falta de controle do estoque e das informações;
- Aumento do lead time;
- Falhas com entregas e atrasos;
- Processos de carregamento e acondicionamento das cargas não otimizado;
- Mau aproveitamento da frota e dos equipamentos;
 Na logística 4.0, o foco é total na estratégia de negócio. O objetivo é modernizar e otimizar a gestão da cadeia de distribuição, eliminar desperdícios e gargalos, ganhar tempo e reduzir custos da melhor maneira possível. Para isso, é preciso contar com a alta conectividade, por meio de softwares que monitorem com precisão todos os processos e atividades da empresa. As informações devem estar ao alcance de um clique e constantemente atualizadas. Devido a adventos como a Internet das Coisas, os centros de distribuição podem funcionar com mais eficácia, já que milhares de embarques, transportes e acondicionamentos acontecendo em locais distintos podem ser acompanhados e integrados em tempo real. Assim sendo, outras características importantes da logística 4.0 que podemos destacar são:
- Gestão virtual de estoque e armazéns;
- Uso de sistema que permitem o rastreamento e monitoramento da frota; 
- Roteirização dos trajetos a fim de otimizar entregas e encurtar prazos;
- Lead time reduzido;
- Estoques enxutos;
- Visão completa e integrada da cadeia de suprimentos.
Assim, vimos que a logística 4.0 é ágil, supereficiente, informativa e conectada. Sua missão é oferecer não somente entregas rápidas e de qualidade, com ausência de problemas e erros, mas sim oferecer uma experiência singular e inovadora para os clientes.

Mais conteúdos dessa disciplina